You are on page 1of 4

FACULDADE DE AMERICANA

CURSO: EDUCAO FSICA

DISCIPLINA: GINSTICA GERAL

PROFESSORA: ERIKA DA SILVA MACIEL

ALUNOS: ADRIANA LEONE VICTORINO

CASSIA SILVA

FERNANDO TONHON

MILTON ROCHA

RENAN CAMPACCI

AMERICANA SP, MAIO DE 2011

Plano de Aula Aula de Iniciao a Ginstica Geral Elemento trabalhado: Equilbrio Pblico Alvo: Terceira Idade (Acima de 60 anos de idade) Introduo O ndice de quedas de idosos tem aumentado significativamente a cada ano. Pode-se assim dizer que este fato conseqncia do processo normal de envelhecimento, no qual o idoso tem enfraquecimento dos ossos, reduo de mobilidade, habilidade e capacidade. Outro fator de grande importncia a falta de atividade fsica regular e intervenes voltadas aos aspectos preventivos. A Ginstica Geral tem um papel de suma importncia nesse processo de preveno, manuteno e recondicionamento fsico.

Objetivo De acordo com as dificuldades enfrentadas pelos idosos no cotidiano, dentre elas: subir e descer do nibus, guias das caladas e degraus de estabelecimentos e carregar as compras, identificamos como grande dificuldade para executar tais tarefas, o equilbrio. Desta forma desenvolvemos uma aula de iniciao a Ginstica Geral focada no elemento identificado acima, objetivando uma melhoria no equilbrio de pessoas idosas com o intuito de prevenir quedas dos mesmos. As atividades desenvolvidas foram planejadas dentro do elemento proposto, porm com um foco especfico de acordo com a dificuldade identificada, sendo assim alm do equilibro com as duas pernas, o objetivo principal ser a obteno do equilibro do corpo com o apoio de apenas uma perna . Metodologia e Aplicao das atividades

A primeira aula ser de iniciao, com durao de 10 a 15 minutos. Iniciaremos com um breve dilogo com os alunos para explicar o objetivo da aula e a finalidade das atividades ministradas. Sero aplicados brevemente alguns alongamentos de mmss utilizando a Bola Sua e de mmii em duplas. Sero ministradas trs atividades que descreveremos a seguir: 1 Atividade: Circuito com Trave. Material utilizado: 2 estepes, 1 trave e 4 cordas Descrio da atividade: Sero dispostas no solo 02 cordas de cada lado da trave formando um circuito, sendo que entre estes dois materiais tero dois estepes que serviro de apoio, simulando um degrau. As cordas sero dispostas de forma curvilnea, formando um caminho. O aluno iniciar a atividade caminhando sobre as duas primeiras cordas, dever subir na trave usando o step como degrau, caminhar sobre a trave at a sua outra extremidade e descer do mesmo utilizando novamente o segundo step de apoio antes e chegar novamente ao solo e caminhar sobre as outras duas cordas, finalizando assim sua primeira atividade.

2 Atividade: Pndulo Material utilizado: 03 bolas de tnis, 02 bolas pequenas de borracha, 02 bolas grandes de borracha, 02 cordas, 02 sacolas plsticas e um giz branco de lousa. Descrio da atividade: Sero distribudas as bolas de maneira diferente dentro de cada sacola plstica, para que o peso fique levemente desigual. Os alunos devero segurar uma sacola em casda mo. Sero demarcados no solo com o giz branco, marcas semelhantes a pegadas em formato de S, onde um aluno de cada vez dever caminhar de uma extremidade a outra segurando as sacolas com os pesos, finalizando assim sua segunda atividade. As extremidades do tragto sero demarcadas com as duas cordas.

3 Atividade: Amarelinha Esttica

Material utilizado: 10 bambols, 01 giz branco de lousa e 02 cordas. Descrio da atividade: Sero dispostos os bambols na forma de amarelinha de maneira que cada bambol represente uma casa das dez que compem uma amarelinha e as 02 cordas sero o ncio e o fim, respectivamente o terra e o paraso. No centro de cada bambol ser demarcado o ponto onde o aluno dever apoiar um ou os dois ps, de acordo com a forma indicada na demarcao. Um aluno de cada vez iniciar a atividade na terra e finalizar a mesma chegando ao paraso.

Concluso Durante toda a aula os alunos sero observados no decorrer de cada atividade, onde os mesmos sero avaliados a todo tempo, de maneira que no apenas haja a execuo correta de cada atividade, mas que haja evoluo na execuo e que o objetivo das mesmas sejam alcanados, identificando as dificuldades e habilidades de cada um deles para alcanar o objetivo principal estipulado pelo professor. O resultado desta avaliao servir como base para a elaborao da segunda aula de iniciao e/ou a reelaborao de uma didtica mais apropriada de acordo com as dificuldades identificadas.

You might also like