You are on page 1of 56

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA AFO E ORAMENTO PBLICO

O PARA TRIBUNAIS FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 Prof. ERICK MOURA Ol pessoal, Bom rev-los aqui para mais um encontro. Espero que tenham gostado da aula anterior. Nessa aula vamos abordar os seguintes tpicos para a disciplina de AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC: => Processo oramentrio => Mtodos, tcnicas e instrumentos do Oramento Pblico. => Normas legais aplicveis ao Oramento Pblico. => Noes de Execuo Oramentria e Financeira. Eventualmente irei inserir alguns temas relacionados para que possamos cercar o assunto da melhor forma possvel, assim como questes de outras Bancas que se aproximam da tcnica da FCC, ok ? Todos prontos? Ok pessoal, mas antes, uma pequena introduo com a evoluo histrica do Oramento.

INTRODUO

EVOLUO HISTRICA Vamos a um breve resumo histrico sobre os oramentos pblicos. Fareoms isso, pois se observa que ultimamente as bancas de prova tm colocado questes com o enfoque histrico. Houve necessidade de se organizar um oramento desde que os governos, entre outras atribuies, se constituram como arrecadadores de receitas para fazerem frente s exigncias demandadas, muitas vezes em benefcio prprio. No entanto, sabe-se que, historicamente, o marco jurdico do oramento pblico foi o artigo 12 da conhecida Magna Carta de 1215, outorgada pelo Rei Joo Sem Terra da Inglaterra.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Tal artigo dizia assim: No lanaremos taxas ou tributos sem o consentimento do Conselho Geral do Reino, a no ser para resgate da nossa pessoa, para armar cavaleiro o nosso filho mais velho e para celebrar, mas uma nica vez o casamento da nossa filha mais velha; e esses tributos no excedero limites mais razoveis. De igual maneira se proceder quanto aos impostos da cidade de Londres. Neste embrio, percebe-se que j havia certa preocupao em limitar o poder discricionrio do Rei, por meio do Conselho Comum ou Conselho Geral do Reino. Em termos de matria tributria, percebe-se que o enfoque ainda se dava no controle das receitas pblicas. Isso a essncia do que vemos hoje: o Governo apresenta o oramento e os parlamentares aprovam, emendam ou rejeitam a proposta. Esse tipo de controle poltico do Legislativo sobre o Executivo, implica em deixar nas mos dos representantes do povo a discusso principal: O que a sociedade quer desembolsar para atender as necessidades do governo ? Ainda na Inglaterra, depois do conflito entre o Rei Carlos II e o Parlamento na chamada Revoluo Gloriosa surge o Bill of Rights ou a Declarao de Direitos de 1689. Este documento, em seu item 4, veio reforar o que fora pactuado em 1215 pelo Rei Joo Sem Terra da Inglaterra, seno vejamos: ilegal toda cobrana de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em poca e modo diferentes dos designados por ele prprio. Neste mesmo Bill of Rights, estabeleceu-se a distino entre as finanas do Estado (no caso, o Reino ingls) e as finanas da Coroa. As primeiras passaram a serem organizadas, para o perodo de uma ano, na chamada Lista Civil sob aprovao do Parlamento. Legal, Erick, mas onde entram as despesas pblicas nesse assunto ? verdade que at aqui no h uma concepo completa sobre o oramento pblico, pois s colocamos o assunto sob o enfoque das receitas.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA No entanto, em 1822, o Chanceler do Errio da Inglaterra apresentou ao Parlamento uma exposio que FIXAVA A RECEITA E A DESPESA. Segundo a doutrina, temos a o marco inicial do oramento pblico desenvolvido em sua plenitude. tambm o primeiro registro histrico sobre a autorizao/controle sobre as despesas pblicas.

EVOLUO HISTRICA DO ORAMENTO PBLICO NO BRASIL Em 1808, com a abertura dos portos no Brasil, foi preciso disciplinar a cobrana de tributos alfandegrios. Assim se criou o regime de contabilidade e o Errio Pblico ou Tesouro. Mas somente com a Constituio de 1824 que surge a obrigatoriedade para a elaborao de oramentos formais por parte do governo. Observem quanto que o art. 172 dessa Carta representou um preceito avanado para a poca: Art. 172. O Ministro de Estado da Fazenda, havendo recebido dos outros Ministros os oramentos relativos s despezas das suas Reparties, apresentar na Camara dos Deputados annualmente, logo que esta estiver reunida, um Balano geral da receita e despeza do Thesouro Nacional do anno antecedente, e igualmente o oramento geral de todas as despezas publicas do anno futuro, e da importancia de todas as contribuies, e rendas publicas. No decorem o texto negritado. Apenas assimilem que o destaque se fez com o intuito de se observarem os pontos relevantes para nosso estudo. Alguns doutrinadores consideram a Lei de 14/12/1827 como a primeira lei oramentria brasileira, mas que apresentava muitas deficincias de comunicao, em razo das longas distncias entre as provncias. Desta forma, a maior parte dos autores considera o Decreto Legislativo de 15/12/1830 como o precursor das Leis Oramentrias no Brasil. Neste, se FIXAVA A DESPESA e se ORAVA A RECEITA das provncias imperiais para o perodo de 01/01/1831 a 30/06/1832. Com a Constituio Republicana de 1891, ocorreram algumas alteraes relevantes. A primeira delas se refere elaborao do oramento

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA que passou a ser competncia privativa do Congresso Nacional, com a iniciativa da Cmara dos Deputados. Nela tambm se legitimou a necessidade de Tomada de Contas do Poder Executivo, alm do surgimento de um Tribunal de Contas, em auxlio ao Congresso, com roupagem de controle. E, ainda, os Estados e Municpios ganharam autonomia at mesmo no aspecto oramentrio. Com o passar do tempo, o costume demonstrou que o Executivo precisava auxiliar o Congresso na elaborao do oramento. Em 1922, sob a aprovao do Legislativo, surge o Cdigo de Contabilidade da Unio. Tal pea tcnica organizou vrios procedimentos de natureza contbil, patrimonial, financeiro e oramentrio, alm de legitimar o que acontecia na prtica: o Poder Executivo passava ao Legislativo os subsdios, as informaes e os dados para elaborar o oramento. Com a Revoluo de 1930, surge a Carta outorgada de 1934 que destacou o oramento em um espao particular. Esta Constituio Republicana colocou o Executivo encarregado pela elaborao do projeto de lei oramentria. Ela tambm colocou o Legislativo livre para propor emendas proposta do Executivo e isso fez com que ambos os poderes participassem em conjunto do processo de elaborao. Com o Estado Novo, decreta-se uma nova Constituio em 1937 que, em seu texto, manteve destaque ao tema oramentrio. Pelo carter ditatorial do regime, tirou-se a autonomia dos Estados e Municpios. Na prtica, durante a gide desta Carta, o oramento se elaborava por um departamento administrativo ligado Presidncia da Repblica. Por fim, o Chefe do Poder Executivo decretava o oramento para coloc-lo em execuo. Com o advento da Constituio de 1946, o oramento retorna ao tipo misto, assim como era a de 1934. Em um momento de redemocratizao, esse novo ordenamento permitiu que o Executivo elaborasse e encaminhasse o projeto de lei oramentria para que o Legislativo pudesse discuti-lo e vot-lo. Ela tambm destacou o papel do Tribunal de Contas e permitiu que as emendas parlamentares dessem um tom de co-participao entre os poderes. Nela surgem as primeiras referncias aos princpios oramentrios.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Na Constituio autoritria de 1967, que fora outorgada, deu-se destaque matria oramentria com incluso de novos princpios e regras quanto fiscalizao e elaborao do oramento. No entanto, esta Carta limitou o poder de proposta de alterao por parte dos legisladores. Desta forma, no havia possibilidade de rejeio pelo Legislativo, nem de possvel proposio de emendas durante a fase de elaborao da proposta. Com isso, o Congresso Nacional tinha funo meramente de aprovao da proposta do Executivo, pois no havia como comear um perodo oramentrio sem um oramento aprovado. Apesar do enrijecimento do regime militar, a Emenda Constitucional n 1, de 1969, considerada por muitos autores como uma nova Carta, manteve as limitaes impostas ao Legislativo na promulgada de 1967. Na Carta Cidad de 1988, recuperaram-se as prerrogativas retiradas pelo regime militar. Incorporaram-se novos conceitos e regras, bem como se consagraram normas e princpios tradicionais da matria oramentria. Houve a devoluo ao Congresso da possibilidade de emenda nas despesas pblicas, aps o encaminhamento da proposta do Executivo. Tambm merece destaque o fato de se deixar clara a diversidade organizacional da Administrao Pblica. Isso fez com que se ampliasse o universo de aplicao de receitas e despesas no oramento pblico brasileiro. Outra novidade na Carta atual foi prescrever ao Executivo para que, ano a ano, se encaminhe projeto de lei de diretrizes oramentrias ao Legislativo, com o intuito de orientar a elaborao da lei do oramento, entre outras determinaes. Ao longo dos anos, as Constituies brasileiras apresentaram os seguintes tipos de oramento: Tipo misto (1934 e 1946), Tipo Executivo (1937, 1967 e 1969) e Tipo Legislativo (1891 e 1988). No aspecto infraconstitucional, merecem destaque a Lei n 4.320/1964, o Decreto-Lei n 200/1967 e a Lei Complementar n 101/2000, mais conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal LRF. No se preocupem que essas normas sero inseridas em nosso curso, conforme o tema que iremos abordar.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA No podamos perder essa oportunidade de conhecermos a evoluo histrica do Oramento, pois as tcnicas ou mtodos ou instrumentos do Oramento Pblico decorrem dessas evolues pelas quais passou o tema Aproveitamos essa introduo para destacar que o tpico relativo ao Processo Oramentrio foi abordado inicialmente quando estvamos nos tpicos regimes oramentrios, elaborao, acompanhamento e fiscalizao. Veremos tambm que durante essa aula prepararemos os conceitos essenciais sobre a prxima aula, quando iremos abordar as Consideraes sobre a Execuo Oramentria e Financeira. Desta forma, o tpico Processo Oramentrio est diludo ao longo do curso de forma a ficar mais adequado didtica que adotamos. Bem, agora vamos adiante ! AULA 4 ROTEIRO DA AULA TPICOS 1 - Mtodos, tcnicas e instrumentos do Oramento Pblico. 2 - Normas legais aplicveis ao Oramento Pblico. 3 - Noes de Execuo Oramentria e Financeira. 4 - Reviso em Tpicos e Palavras-Chave. 5 Questes de Prova.

1 Mtodos, tcnicas e instrumentos do Oramento Pblico.

1.1 ORAMENTO PBLICO MTODOS, TCNICAS E INSTRUMENTOS Conforme apresentamos no tpico sobre a evoluo histrica, percebe-se que o oramento pblico evoluiu ao longo do tempo. Isto decorreu da maior ateno que se deu economia como um todo, bem como no aumento do tamanho da participao dos governos na vida do pas.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Em termos conceituais, existem dois gneros de oramento: o TRADICIONAL e o MODERNO. O ORAMENTO TRADICIONAL tem como funo principal o controle poltico e destaque nos aspectos contbil e financeiro, pois tal controle decorre desses aspectos. De acordo com alguns doutrinadores, o oramento pblico apresenta algumas caractersticas. Estas variam sob os enfoques administrativo, tcnico, jurdico, poltico, econmico, financeiro, contbil, etc. Desses aspectos, o mais relevante o jurdico, que se divide em 3 elementos: o cunho material da lei oramentria; demonstrar a diferena entre o cunho autorizativo ou impositivo do oramento; confirmar se se criam direitos subjetivos na lei do oramento. A maioria da doutrina converge no sentido de que a Lei do Oramento uma Lei formal, pois passa por um processo legislativo especfico. Como vimos em aula passada, a Lei do Oramento uma Lei cuja natureza jurdica de efeitos concretos. Desta forma, ela no Lei Material, pois no tem carter genrico e abstrato como o caso do Cdigo Civil. No podemos esquecer que o projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo, passa pelo Poder Legislativo e volta para sano, a fim de se tornar Lei do Oramento. Sob outro aspecto, a maior parte dos doutrinadores defende que a lei oramentria ato-administrativo ou ato-condio. Entende-se por ato-condio aquele que em nada amplia o que contm a lei e que no d base para se obrigar a obter receita ou a realizar gastos. Assim, o oramento apenas indicativo, ou seja, um rumo a se seguir. Vamos fazer um alongamento em Direito Constitucional e rever um assunto. Para atacarmos atos administrativos, temos o Mandado de Segurana. J para Leis de natureza jurdica MATERIAL, ou seja, com carter abstrato e genrico, utilizamos as ADINs, ok ? A LOA predominantemente uma lei de efeitos concretos, mas o PPA e a LDO possuem alguns aspectos de Lei Material.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Desta forma, temos que ficar atentos a esse aspecto e verificarmos o comando da questo, antes de respondermos na prova. Queremos dizer que possvel recair uma ADIN sobre as leis oramentrias, desde que o objeto impugnado da lei tenha carter abstrato e genrico, apesar delas possurem natureza predominante de lei de efeitos concretos. Vamos seguir adiante. Das corrente que temos, ora se discute o carter autorizativo, ora o impositivo. No Brasil, o pensamento dominante a de que as autorizaes que constam na lei do oramento so fronteiras que o administrador ou gestor pblico possui para a obedincia quanto aplicao dos recursos em prol da sociedade. Mas h outros autores que defendem que somente uma lei poderia desautorizar um gasto, j que uma lei o autorizou. Assim, seria necessrio outro processo legislativo inverso para desabonar o que se autorizou anteriormente. A doutrina, na parte final do aspecto jurdico do oramento, define que a lei oramentria no gera direitos subjetivos para os que sejam seus destinatrios. Assim, no h como se socorrer ao Judicirio se determinada autorizao no oramento no se cumprir. E para a prova ? importante estar atento ao comando da questo. Poderamos assentar o seguinte, quanto ao aspecto jurdico do ORAMENTO TRADICIONAL: A Lei Oramentria : Lei Formal; Ato-Condio; e No cria Direitos Subjetivos.

Interessante destacar que o ORAMENTO TRADICIONAL definiu o Oramento Pblico como a Lei dos Meios, termo muito usado nas provas de concursos.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Erick, mas por que esse nome ? que o oramento possui um carter de inventrio dos meios que os governos possuem para poderem alcanar suas tarefas. Em outras palavras, como se utilizam os meios para se atingirem os devidos fins. E o ORAMENTO MODERNO ? Os Estados evoluram de tal forma que passaram a intervir no sistema para corrigir distores e impulsionar programas de desenvolvimento. Como o oramento era disposto em uma pauta de autorizaes, o modelo tradicional no acompanhava essa nova funo do Estado. Assim, alguns pases desenvolveram a linha do ORAMENTO MODERNO. Sua funo principal passou a ser a de um instrumento de administrao. Surge ento o conceito do Oramento de Desempenho. Nele se apresentam: intenes e objetivos para os quais os crditos se fazem necessrios; os custos dos programas propostos para o alcance dos respectivos objetivos; e informaes quantitativas que possam mensurar as realizaes e a efetividade de cada programa.

No ORAMENTO MODERNO, d-se muita importncia ao aspecto econmico do pas, pois o oramento passou a ser constantemente usado como instrumento da poltica fiscal dos governos. Em sntese, age-se para que se estabilizem ou se ampliem os ndices da atividade econmica de um pas. E como se integrar planejamento e oramento ? Com o surgimento, na dcada de 1960, do que se chamou de PPBS, sigla de Program-Planning-Budgeting System, que se traduz em Sistema de Planejamento, Programao e Oramento. O PPBS trabalha com Programao e Oramentao. trs elementos: Planejamento,

Estes constituem os procedimentos pelos quais os objetivos e os recursos, e suas inter-relaes, so considerados, a fim de se obter um

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA programa de ao coerente e compreensvel para toda a Administrao do governo. Apesar da semente de idias, o PPBS fracassou, mas no significou um retrocesso ao Oramento Tradicional, nem abalou o conceito de oramento moderno. Para os governos ficou a idia de que se a fase for expansionista, o planejamento ganha importncia. Se a fase de contrao, d-se nfase para o controle. Reparem que este aspecto deve compor qualquer processo oramentrio, mas em pocas de retrao, ele ganha maior importncia. O conceito de Oramento Base-Zero OBZ surge nos EUA. Ele foca na avaliao e na tomada de decises sobre as despesas. Desta forma, o OBZ no significa uma tcnica de organizar ou apresentar o oramento pblico pura e simplesmente. No incio da dcada de 1990, surge o Novo Oramento de Desempenho em que se d importncia aos resultados alcanados sob os aspectos econmicos e sociais. Nesta tcnica, tambm se d nfase na responsabilizao dos agentes. Vejamos os 2 elementos bsicos desta tcnica: a) a compreenso de programa e o delineamento da estrutura programtica; e b) os mecanismos de mensurao de custos. Aps essa explanao, vamos nos deter em 4 tipos ou tcnicas de oramento mais cobradas nas provas de concurso, conforme resumimos nos quadros a seguir. CARACTERSTICAS DO ORAMENTO TRADICIONAL verso refeita do oramento do ano anterior; ocasiona diversos vcios administrativos; a alocao de recursos tem como referncia as demandas financeiras das unidades administrativas; dissociao do conceito de planejamento e alocao de recursos; inexistncia de desenvolvidas; mensurao dos resultados das atividades

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

10

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA alocam-se recursos para se obterem os meios; foco nos aspectos contbeis da gesto e no controle externo das despesas; despesas se classificam sob os aspectos institucional e por elementos; no se medem os resultados; objetivo do controle: avaliao da probidade dos agentes pblicos e da legalidade ao seu cumprir o oramento; direitos adquiridos sobre verbas oramentrias anteriormente outorgadas; aumentam-se os gastos em relao ao oramento anterior.

CARACTERSTICAS DO ORAMENTO DE DESEMPENHO busca identificar as realizaes do governo, no que feito; uma evoluo do Oramento Tradicional; as despesas se classificam de acordo com funes, atividades e projetos; foco na realizao, no processo, no objetivo; instrumentalizar a ao gerencial dos governos; apresenta: informaes quantitativas que mensuram o que fora realizado e o esforo para realizar cada programa. a ligao e os objetivos para a utilizao dos recursos necessrios. o esforo/dispndio dos programas para alcanar os objetivos estabelecidos.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

11

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA CARACTERSTICAS DO ORAMENTO BASE-ZERO OBZ justificativa, em cada ano, de todas as atividades a serem desenvolvidas; reviso crtica oramentria; dos gastos tradicionais de cada unidade

cada unidade da Administrao Pblica deve justificar anualmente por que deve gastar os recursos que esto sendo pleiteados; benefcios: melhoria do processo oramentrio; aperfeioamentos posteriores; e desenvolvimento de pessoal. s precisa justificar o aumento que esto pedindo em relao dotao do ano anterior; o que j se gasta geralmente aceito como necessrio; a no existncia de direitos adquiridos da unidade oramentria em relao s verbas autorizadas no oramento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolver no exerccio corrente.

CARACTERSTICAS DO ORAMENTO-PROGRAMA o objetivo da classificao econmica deste tipo de oramentoprograma indicar a natureza do gasto, se despesa corrente ou de capital; constitui um dos instrumentos do planejamento governamental; o objetivo da classificao funcional no oramento-programa indicar a ao do governo que se pretende implantar com o recurso; o controle oramentrio tem por objetivo avaliar a eficincia e a eficcia das atividades; integra-se ao processo administrativo e de planejamento; alocam-se recursos para o atingimento de metas e objetivos; www.pontodosconcursos.com.br 12

Prof. Erick Moura

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA tomam-se decises baseadas alternativas disponveis; na avaliao de todas as

enfatizam-se, nas decises, os custos dos programas, includos os que passam do exerccio financeiro; despesas se classificam sob o aspecto funcional-programtico; possui indicadores e padres de medio dos esforos, bem como dos resultados; quantificam-se metas e objetivos; permite uma relao entre o fator de produo (insumo) e o produto; estudam-se alternativas para o alcance dos objetivos dos programas; h acompanhamento fsico-financeiro e avaliao de resultados; atribuem-se responsabilidades ao gestor pblico; objetivo do controle: avaliar a eficncia, eficcia e efetividade das aes de governo.

CAIU NA PROVA ! 79 - (FCC/ANALISTA REA ADMINISTRATIVA MPU/2007) caracterstica do oramento base-zero: a) nfase no acrscimo de gastos em relao ao oramento anterior. b) decises operacionais. considerando as necessidades financeiras das unidades

c) justificativa, em cada ano, de todas as atividades a serem desenvolvidas. d) dissociao do conceito de planejamento e alocao de recursos. e) inexistncia de mensurao dos resultados das atividades desenvolvidas. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (c). A questo queria verificar os aspectos que caracterizam o OBZ ou Oramento Base-Zero. Os itens a, b, d e e so caractersticas que predominam no Oramento Tradicional. 13 Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA O item c, resposta da questo, a essncia do OBZ, pois uma inovao doutrinria trazida pelos autores. Observa-se que se d nfase na avaliao e na tomada de decises sobre as despesas.

80 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO - MPU/2007) O tipo de oramento cujas principais caractersticas so a deciso de alocaes de recursos baseada no volume de necessidades financeiras das unidades administrativas e o controle da legalidade do cumprimento do disposto na lei oramentria anual o oramento: a) tradicional. b) base-zero. c) programa. d) de desempenho. e) pragmtico. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (a). Como vimos em nossos quadros, o ORAMENTO TRADICIONAL possui, PREDOMINANTEMENTE, as caractersticas citadas na questo. Por fim, cabe ressaltar que no existe o oramento pragmtico. Isso foi criao da Banca !

81 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO - MPU/2007) O objetivo da classificao econmica no oramento-programa indicar: a) o tipo de receita que financiar o gasto. b) a unidade oramentria beneficiria do recurso. c) a natureza do gasto, se despesa corrente ou de capital. d) a ao do governo que se pretende implantar com o recurso. e) as pessoas encarregadas de gerir os projetos. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (c). Temos aqui uma questo que se baseou em nossos quadros e em nossa Aula Demonstrativa.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

14

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Cabe aqui citarmos quais so as despesas correntes e quais so as despesas de capital, segundo a Lei n 4.320/64.

DESPESAS CORRENTES Despesas de Custeio Transferncias Correntes DESPESAS DE CAPITAL Investimentos Inverses Financeiras Transferncias de Capital Podemos defini-las inicialmente assim: Despesas Oramentrias Correntes So as que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. Despesas Oramentrias de Capital So aquelas que contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. Bem de capital: aquele que, em sntese, serve para a produo de outro bem.

82 - (FCC/ANALISTA REA ORAMENTO - MPU/2007) caracterstica da tcnica de elaborao oramentria denominada oramento base-zero: a) dissociao dos processos de planejamento e programao. b) reviso crtica dos gastos tradicionais de cada unidade oramentria. c) nfase aos aspectos contbeis da gesto e controle externo dos gastos. d) avaliao da integridade dos agentes governamentais e legalidade no cumprimento do oramento. e) direitos adquiridos sobre verbas oramentrias anteriormente outorgadas.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

15

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (b). Vamos comentar os demais itens, com o resumo a seguir. ITEM (a) (b) (c) (d) (e) ORAMENTO TRADICIONAL BASE-ZERO TRADICIONAL TRADICIONAL TRADICIONAL

83 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO - MPU/2007) Em relao ao oramento-programa, correto afirmar que: a) seu nico critrio administrativas. de classificao de despesas so as unidades

b) totalmente dissociado do processo de planejamento. c) sua estrutura enfatiza os aspectos contbeis da gesto. d) sua prioridade respeitar as necessidades financeiras das unidades oramentrias. e) constitui um dos instrumentos do planejamento governamental. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (e). Mais uma questo em que todos os itens se referem ao ORAMENTO TRADICIONAL, exceto o item (e) que a sntese de um ORAMENTOPROGRAMA. O ORAMENTO-PROGRAMA se constitui em um dos instrumentos do planejamento governamental, cujo mdulo integrador o PROGRAMA.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

16

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA 84 - (FCC/TCNICO REA ORAMENTO - MPU/2007) O tipo de oramento cuja principal caracterstica a no existncia de direitos adquiridos da unidade oramentria em relao s verbas autorizadas no oramento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolver no exerccio corrente o oramento: a) tradicional. b) financeiro. c) de desempenho. d) pragmtico. e) base zero. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (e). Observem que essa tcnica trouxe como uma de suas inovaes a necessidade de se justificarem todas as atividades que a se desenvolverem no exerccio corrente. Por ser uma inovao em relao ao Oramento Tradicional, a tcnica do OBZ apresentou como principal caracterstica a no existncia de direitos adquiridos da unidade oramentria em relao s verbas autorizadas no oramento anterior.

85 - (FCC/TCNICO REA ORAMENTO - MPU/2007) Em relao ao oramento-programa, correto afirmar que: a) totalmente dissociado do processo de planejamento. b) seu nico critrio administrativas. de classificao de despesas so as unidades

c) sua estrutura enfatiza os aspectos contbeis da gesto. d) o controle oramentrio tem por objetivo avaliar a eficincia e a eficcia das atividades. e) sua prioridade respeitar as necessidades financeiras das unidades oramentrias. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (d).

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

17

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Os itens (a), (b), (c) e (e) so caractersticas que predominam no ORAMENTO TRADICIONAL. Assim, no item (d) temos que o ORAMENTO-PROGRAMA preconiza, entre outras caractersticas, que o controle oramentrio tem por objetivo avaliar a eficincia e a eficcia das atividades. Desta forma, o ORAMENTO-PROGRAMA inovou ao adicionar a eficincia, a eficcia, a efetividade e a economicidade das atividades ao carter tradicionalista que apenas avaliava a integridade dos agentes governamentais, bem como a legalidade no cumprimento do oramento.

86 - (FCC/ANALISTA JUDICIRIO CINCIAS CONTBEIS TJPA/2009) Os movimentos de transformao do Estado e, mais especificamente, da administrao pblica, inevitavelmente, foram acompanhados por mudanas significativas na concepo do oramento pblico, cuja trajetria evolutiva evidencia que em cada momento histrico foi enfatizada uma de suas funes ou instrumentalidades: controle, gerncia ou planejamento. O oramento-programa reflete a concepo moderna do oramento pblico e se caracteriza: a) pela utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados. b) por sua estrutura dar nfase aos aspectos contbeis de gesto. c) por usar como principais critrios de classificao das despesas unidades administrativas e elementos. d) por estar dissociado dos processos de planejamento e programao das aes pblicas. e) pela alocao de recursos visar aquisio de meios e s necessidades das unidades organizacionais. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (a). Como dissemos antes, ao pregar pela inovaes decorrentes da evoluo dos oramentos, a tcnica do ORAMENTO-PROGRAMA estabeleceu como uma de suas caractersticas a eficincia, a eficcia, a efetividade e a economicidade das atividades.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

18

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA S para lembrarmos: ECONOMICIDADE: Menor custo, com qualidade EFICINCIA: Gastar bem Controle de desperdcios Aprimoramento de prticas administrativas e operacionais EFICCIA: Atingir os objetivos e metas programados EFETIVIDADE: Impacto quantitativo e qualitativo gerado na comunidade e se as suas necessidades foram satisfeitas Continuidade dos resultados alcanados Avaliao custo/benefcio(grau de sucesso do programa) Ainda nessa questo, o item (b) se refere ao ORAMENTO TRADICIONAL. Os itens (c), (d), e (e) esto incorretos, pois apresentam, respectivamente, as seguintes imprecises em relao ao ORAMENTO TRADICIONAL: por usar como principais critrios de classificao das despesas os aspectos institucional e por elementos. por estar dissociado dos processos de planejamento e programao dos recursos pblicos. pela alocao de recursos visar aquisio de meios e s necessidades financeiras das unidades administrativas.

87 - (FCC/ANALISTA JUDICIRIO ECONOMIA TJ-PA/2009) Analise as informaes abaixo em relao ao oramento pblico. I. No oramento tradicional, a deciso da alocao dos recursos toma por base as necessidades financeiras das unidades organizacionais. II. O principal objetivo do oramento-programa permitir que o Poder Legislativo autorize e controle adequadamente a receita e o gasto pblico. www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Erick Moura

19

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA III. No oramento base zero, os gestores das unidades oramentrias somente precisam justificar os acrscimos e os decrscimos dos gastos realizados no exerccio anterior. IV. Uma das caractersticas do oramento-programa a nfase dada aos objetivos do planejamento governamental e as metas que se pretende alcanar com a alocao dos recursos pblicos. correto o que se afirma APENAS em: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (d). O erro do item I est na parte final do texto, pois, no Oramento Tradicional, a base nas necessidades financeiras das UNIDADES ADMINISTRATIVAS. Em AFO, no existe o termo que consta na questo, at porque em Administrao Geral, os significados so diferentes. O item III, estaria correto se dissesse que no oramento base zero, os gestores das unidades oramentrias somente precisam justificar os acrscimos dos gastos realizados no exerccio anterior.

1.2 ORAMENTO-PROGRAMA PRINCIPAIS CONCEITOS ASSOCIADOS: PROGRAMA AES PROJETOS ATIVIDADES OPERAES ESPECIAIS Para no perder a oportunidade, vamos rever e ampliar esses conceitos, a fim de nos preparamos para o tema final dessa aula. Vamos sintetizar ORAMENTO-PROGRAMA. Programa instrumento de organizao da atuao do Governo o qual une um conjunto de aes de forma a se concretizar um objetivo comum estabelecido previamente.
Prof. Erick Moura

os

principais

conceitos

associados

ao

www.pontodosconcursos.com.br

20

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA por indicadores disciplinados em um plano, com o intuito de solucionar um problema ou para atender uma demanda ou necessidade estabelecida pela sociedade. o mdulo comum integrador entre o plano e o oramento, pois conferem certa integrao desde a origem. Assim, o plano termina no programa e o oramento comea no programa. as aes so instrumentos de realizao dos programas. organizar as aes governamentais em programas, tem como objetivo propiciar mais racionalidade e eficincia. amplia a visibilidade dos resultados e benefcios gerados para a sociedade. eleva a transparncia na aplicao dos recursos pblicos.

Problema situao no desejvel declarada como evitvel, por alguma autoridade. alguma necessidade que a sociedade identifica e que, no momento, no est sendo atendida. formula-se em condio negativa, evitando-se enunciar a ausncia de alguma soluo especfica.

Objetivo do programa expressa o resultado que se almeja, ou seja, a mudana na situao a qual o programa se props modificar. deve-se expressar de modo conciso, sem generalidades. passa a ideia do que pretendido de forma determinante, categrica e firme. Exemplo: Programa - Acesso Alimentao Objetivo: Garantir populao em situao de insegurana alimentar o acesso alimentao digna, regular e adequada nutrio e manuteno da sade humana.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

21

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Pblico-alvo segmento especfico da sociedade a que se destina o programa e que se beneficia legtima e diretamente com sua execuo. grupos de pessoas, instituies, comunidades ou setores os quais se atingiro diretamente pelos resultados do programa. importante defini-lo, a fim de se identificar e focar as aes que devem compor o programa. Exemplo: Programa - Acesso Alimentao Pblico Alvo: Famlias com renda familiar per capita menor ou igual a salrio mnimo. Indicador instrumento para medir o desempenho do programa. deve ser: afervel; coerente com o objetivo definido; flexvel contribuio das principais aes; apurvel a posteriori. A depender da situao, permite medir a eficcia, eficincia ou efetividade atingida com a execuo do programa. obrigatria a existncia de haver ao menos um indicador, para cada um dos programas finalsticos. em relao aos programas de apoio s polticas e reas especiais, facultada a presena de indicadores. Exemplo: Objetivo: "Reduzir o analfabetismo no Pas" Indicador: "Taxa de analfabetismo" (relao populao no-alfabetizada e a populao total). O indicador possui os seguintes atributos: Denominao Unidade de medida
Prof. Erick Moura

percentual

entre

www.pontodosconcursos.com.br

22

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA ndice de referncia ndices esperados ao longo do PPA ndice ao final do programa (s em casos de programas temporrios) Fonte Periodicidade Base geogrfica Frmula de clculo. Ao so operaes que resultam produtos, ou seja, bens ou servios, a fim de contribuir para o atendimento do objetivo de um programa. tambm so aes, nesse contexto, as transferncias obrigatrias ou voluntrias a outros entes da federao e a pessoas fsicas e jurdicas, na forma de subsdios, subvenes, auxlios, contribuies, etc, bem como os financiamentos. de acordo com a situao, as aes oramentrias se classificam em: Atividade: instrumento de programao utilizado com o intuito de alcanar o objetivo de um programa. Envolve um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente e que resulta em um produto ou um servio necessrio manuteno da ao de Governo. Exemplo: Fiscalizao e Monitoramento das Operadoras de Planos e Seguros Privados de Assistncia Sade. Projeto: instrumento de programao utilizado com o intuito de alcanar o objetivo de um programa. Envolve um conjunto de operaes, limitadas no tempo, cujo resultado um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo. Exemplo: Implantao da rede nacional de bancos de leite humano. Operao Especial: so despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

23

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA governo, das quais no resulta um produto, nem gera contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Produto servio ou bem resultante da ao, destinado a um pblico-alvo. investimento para a produo de um servio ou bem. cada ao deve ter um nico produto. em situaes especiais, expressa a quantidade de beneficirios atendidos pela ao. Exemplos: "Servidor treinado" e "Estrada construda".

CAIU NA PROVA ! 88 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO MPU/2007) O instrumento de ao governamental que utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, necessrias manuteno da referida ao, denominado: a) subfuno. b) funo. c) operao especial. d) projeto. e) atividade. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (e). Acabamos de comentar os itens (c), (d) e (e). Muito cuidado apenas para no confundir os conceitos de POA. Em relao s Operaes Especiais, no h como confundir o conceito, ou seja, estas no servem para nada, pois no resulta um produto, nem gera contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Exemplo: a ao "Contribuio Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura - UNESCO". Segue um mnemnico para no confundirmos o PoA. www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Erick Moura

24

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA

= PARA (do verbo parar)

PROJETO

limitadas no tempo (que Param no tempo)

exPanso ou o aPerfeioamento da ao

= AINDA NO PARA (do verbo parar)

ATIVIDADE

modo contnuo e permanente (que Ainda no param no tempo)

mAnuteno da ao

Os itens (a) e (b) se referem Classificao Funcional da Despesa, que se divide por funes e subfunes. Esta classificao busca responder a pergunta em que rea de ao governamental a despesa ser realizada ? Cada atividade, projeto e operao especial identificaro a funo e a subfuno s quais se vinculam. Trata-se de uma classificao independente dos programas. A classificao funcional vigente instituiu-se pela Portaria n 42/1999, do ento Ministrio do Oramento e Gesto. Este documento normativo se compe de uma lista de funes e subfunes prefixadas que orientam a agregao dos gastos pblicos por rea de ao governamental nas trs esferas de Governo. Por fim, essa Portaria permite a consolidao nacional dos gastos do setor pblico, pois de aplicao comum e obrigatria, no mbito dos Municpios, dos Estados, do Distrito Federal e da Unio.

Vamos adiante com nossa aula... Funo o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico. relaciona-se com a misso institucional do rgo.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

25

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA deve-se adotar como funo aquela que tpica ou principal do rgo. Exemplo: cultura, educao, sade, defesa => guardam relao com os respectivos Ministrios. Subfuno representa um nvel de agregao imediatamente inferior funo e deve evidenciar cada rea da atuao governamental, por intermdio da agregao de determinado subconjunto de despesas e identificao da natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. as subfunes podem ser combinadas com funes diferentes daquelas s quais esto relacionadas na Portaria n 42/1999. as aes devem estar sempre representam sua rea especfica. conectadas s subfunes que

PRINCPIO DA MATRICIALIDADE (no um princpio oramentrio): a possibilidade de matricialidade na conexo entre funo e subfuno, ou seja, combinar qualquer funo com qualquer subfuno, mas no na relao entre ao e subfuno. assim, em regra, a programao de um rgo se classifica em uma nica funo, ao passo que a subfuno alocada de acordo com a especificidade de cada ao. h exceo essa matricialidade, conforme encontramos, por exemplo, na funo 28 Encargos Especiais e suas subfunes tpicas, pois elas s podero ser utilizadas de forma conjugada.

89 - (FCC/TCNICO REA ORAMENTO MPU/2007) O objetivo da classificao funcional no oramento-programa indicar: a) a unidade oramentria beneficiria do recurso. b) a natureza do gasto, se despesa corrente ou de capital. c) as pessoas encarregadas de gerir os projetos. d) o tipo de receita que financiar o gasto. e) a ao do governo que se pretende implantar com o recurso. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (e).

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

26

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Como vimos em questo anterior, o objetivo desta classificao , em sntese, responder a pergunta em que rea de ao governamental a despesa ser realizada ?, ou seja, em que ao o governo pretende implantar o recurso.

2 Normas legais aplicveis ao Oramento Pblico. Ao longo de nosso curso, estamos a tratar das principais normas legais aplicadas ao Oramento Pblico. Nesse momento, vamos dar uma ampliada nas demais normas, onde incluiremos portarias e outros atos normativos, mas que produzem efeitos em matria de Oramento Pblico. Erick, mas tenho que decorar isso tudo ? No necessrio. Estamos a trabalhar as legislaes mais recorrentes em prova, e s colocamos essa coletnea completa para eventuais consultas, ok ? CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 Seo II DOS ORAMENTOS, Artigos 165 a 169. LEIS COMPLEMENTARES: Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000 Lei de Responsabilidade Fiscal Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. Lei n 4320, de 17 de Maro de 1964 Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do DF. ATENO ! A Lei n 4320/64 tambm tem matria e forma de Lei Ordinria. A Lei n 4320/64 no atende na sua plenitude o dispositivo previsto no art. 165, 9, da CF/88. As Bancas gostam de dizer DE FORMA ERRADA que a Lei n 4320/64 no de aplicao a todos os entes da Federao.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

27

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Observe que ela estabelece Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do DF. LEIS ORDINRIAS: PPAs, LDOs, LOAs e LCAs. Lei n 10.180 de 6 de fevereiro de 2001. Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Oramento Federal, de Administrao Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e d outras providncias. Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispe sobre a organizao da Administrao Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e d outras providncias.

DECRETOS: Decretos anuais que dispem sobre a programao oramentria e financeira e estabelecem o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para o exerccio financeiro Exemplo: Decreto n 6.752, de 28 de janeiro de 2009 Decreto n 93.872/86 Dispe sobre a unificao dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislao pertinente e d outras providncias. Decreto n 3.590/2000 Dispe sobre o Sistema de Administrao Financeira Federal e d outras providncias.

PORTARIAS ESPECFICAS DO MPOG E MIN. DA FAZENDA: Portaria SOF n 9, de 27 de junho de 2001 Dispe sobre a classificao oramentria por natureza de receita. 28 www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Erick Moura

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Portaria Interministerial STN/SOF n 163, de 4 de maio de 2001 Dispe sobre normas gerais de consolidao das Contas Pblicas no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios e d outras providncias. Portaria SOF n 1, de 19 de fevereiro de 2001 Dispe sobre a classificao oramentria por fontes de recursos. Portaria MOG n 42, de 14 de abril de 1999 Atualiza a discriminao da despesa por funes de que tratam o inciso I do 1o do art. 2o e 2o do art. 8o, ambos da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, estabelece os conceitos de funo, subfuno, programa, projeto, atividade, operaes especiais, e d outras providncias.

MANUAIS Manual Tcnico do Oramento MTO Manual de Despesa Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008.) Manual de Receita Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008.) Manual de Procedimentos das Receitas Pblicas da Secretaria do Tesouro Nacional - 4 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 2007.) Manual de Demonstrativos Fiscais - 2 Edio (Portaria STN n 462, de 2009.) Manual de Contabilidade Aplicada no Setor Pblico - 2 (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 2009.)

Como que estamos ? Vamos adiante....

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

29

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA

3 Noes de Execuo Oramentria e Financeira.

3.1 A PROGRAMAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA E O ESTABELECIMENTO DO CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO DO PODER EXECUTIVO PARA UM EXERCCIO FINANCEIRO. Vamos comear pelos assuntos polmicos que constam no art. 47, da Lei n 4.320/64, mas que devem ser interpretados de acordo com o art. 8 da LRF. Vejamos os textos legais: Art. 47. Imediatamente aps a promulgao da Lei de Oramento e com base nos limites nela fixados, o Poder Executivo aprovar um quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade oramentria fica autorizada a utilizar. Art. 8o At trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias e observado o disposto na alnea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso. As primeiras consideraes que faremos se referem ao veto alnea c do inciso I do art. 4o, da LRF. Como h essa lacuna (na verdade no existe partes em branco na Lei, mas sim vetos), o que ocorre na prtica a previso que cada LDO faz anualmente. Destacamos em negrito os pontos polmicos. Observem que o texto da LRF o que est em vigor. O que temos visto que algumas Bancas fazem questes literais do art. 47, da Lei n 4.320/64. No entanto, questes mais comuns trocam os prazos e os termos, ou seja, alguma coisa parecida com: Imediatamente aps a publicao dos oramentos, nos termos em que dispuser a LDO, os Poderes estabelecero a programao financeira e o cronograma de execuo trimestral de desembolso.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

30

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Vamos aos erros: 1. at trinta dias aps a publicao (e no promulgao); 2. o PODER EXECUTIVO que estabelece a programao financeira e o cronograma de desembolso; 3. o cronograma de desembolso mensal. Afinal, quais os objetivos de se fixarem cotas mensais de desembolso: assegurar s unidades oramentrias em tempo til a soma de recursos necessrios e suficientes a melhor execuo do seu programa anual de trabalho; manter, durante o exerccio, na medida do possvel, o equilbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, de modo a reduzir ao mnimo eventuais insuficincias de tesouraria. Interessante destaque ao art. 85 da Lei n 4.320/64 quando estabelece, entre outras atribuies, que os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria. Erick, mas por que voc falou isso ? o que veremos no tpico seguinte.

3.2 O DECRETO DE PROGRAMAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA. 3.2.1 INTRODUO A Administrao Pblica buscou, ao longo dos tempos, realizar a programao oramentria e financeira, assim como a execuo das suas despesas. Isso se fez em atendimento aos dispositivos previstos em lei que estabeleceram metas fiscais, bem como maior controle em cima dos gastos pblicos. O objetivo principal se deu tanto para equilibrar os oramentos como para indicar transparncia dos compromissos governamentais com a dvida pblica. Assim, deve-se ter o pronto conhecimento e correo das discrepncias entre receita e despesas primrias, assim como deve-se monitorar o cumprimento das metas de supervit primrio.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

31

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Supervit primrio, em resumo, o quanto de receita a Unio, os Estados, os Municpios e as empresas estatais economizam, sem computarmos os gastos com os juros da dvida. Lembrar que juros da dvida so gastos financeiros. J Supervit Primrio a diferena positiva entre as Receitas NO-FINANCEIRAS e as Despesas NO-FINANCEIRAS. RP = RF DF
Onde: RP => RESULTADO PRIMRIO RF => RECEITAS NO-FINANCEIRAS DF => DESPESAS NO-FINANCEIRAS

A Lei n 4.320/64 evidenciou previamente a preocupao do legislador quanto ao fiel cumprimento do equilbrio entre receitas e despesas no oramento. Desta forma, ao estipular cotas para a execuo da despesa, ela permitiu que o Poder Executivo se organizasse, a fim de se prevenirem eventuais oscilaes que aconteceriam ao longo de um exerccio financeiro. No ano 2000, a LRF incorporou a necessidade de se estabelecerem metas de resultado fiscal. Ainda, em razo de possveis descompassos entre receitas e despesas, estabeleceu mecanismos, com o intuito de equilibrar o oramento em tempo hbil e no prejudicar o desempenho do governo nas esferas federal, estadual e municipal. Por fim, as LDOs complementam a LRF e a Lei n 4.320/64, em especial quanto determinao do controle fiscal e dos recursos disponibilizados. Elas estabelecem, entre outras caractersticas: qual ser a base de conteno; as despesas que no so passveis de contingenciamento; demonstrativos das metas de resultado primrio e sua periodicidade.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

32

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA 3.2.2 ESTRUTURA E OBJETIVOS PROGRAMAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA. DO DECRETO DE

O Decreto de Programao Oramentria e Financeira ou Decreto de Contingenciamento o instrumento que o Governo Federal utiliza para se limitarem os gastos. Os valores autorizados para movimentao e empenho, assim como para pagamentos ao decorrer de um exerccio financeiro so detalhados por meio de uma Portaria Interministerial. Os principais assuntos que o Decreto traz so os seguintes: Programao e Execuo Oramentria; Execuo Financeira; Operaes de Crdito; Competncia para alteraes de limites; Despesas com Pessoal; Vedaes, Esclarecimentos e Informaes; e Metas Fiscais. No podemos nos esquecer de que esses assuntos que o Decreto traz so interdependentes. Por fim, seus objetivos so: estabelecimento de normas especficas de execuo oramentria e financeira para um exerccio financeiro; estabelecimento de um cronograma de compromissos (empenhos) e de liberao (pagamento) dos recursos financeiros relativos ao Governo Federal; cumprimento da Legislao Oramentria (Lei 4.320/1964 e LRF); e assegurar o equilbrio entre receitas e despesas ao longo do exerccio financeiro, assim como proporcionar o cumprimento da meta de resultado primrio.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

33

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA 3.3 A LIMITAO DE EMPENHO. Falamos no incio do curso que as fases ou estgios da despesa so o FELP: FIXAO EMPENHO LIQUIDAO PAGAMENTO. Ento, como estamos a tratar de programao oramentria e financeira, iremos destacar o que se preconiza no art. 9, 1 e 2, da LRF. Em relao a esse assunto, devemos relembrar o art. 165, 3, da CF/88 que tratou do Relatrio Resumido de Execuo Oramentria - RREO: O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. Assim, com o RREO de parmetro, o Governo verifica se, ao final de cada bimestre, a realizao da receita comportar ou no o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais AMF. Se ocorrerem problemas com essas metas, os Poderes e o Ministrio Pblico promovem limitao de empenho e de movimentao financeira, de acordo com os critrios estabelecidos na LDO. Observemos que so 2 atitudes: limitar o empenho; limitar a movimentao financeira. Dessa forma, podem existir crditos disponveis para a Unidade Gestora, mas os valores no podem ser movimentados financeiramente quando ocorrer alguma limitao. Em outro vis, tambm no pode ser feito empenho de qualquer espcie de despesa. IMPORTANTE ! A limitao se faz por ato prprio e nos valores necessrios, nos 30 dias seguintes. Se for restabelecida a previso de receita, mesmo que em valores parciais, ou seja, em razo da tendncia de arrecadao

as dotaes cujos empenhos foram limitados sero recompostas de forma proporcional s redues realizadas pela limitao anterior
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

34

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA No podem ser limitadas as despesas que constituam obrigaes constitucionais e legais do ente, inclusive as relacionadas ao pagamento do servio da dvida,bem como as ressalvas que a LDO estabelecer.

3.4 A NECESSIDADE DE FINANCIAMENTO PELO GOVERNO FEDERAL. Monitora-se continuamente o cumprimento das metas fiscais e ocorre ao longo de todo o processo de elaborao e execuo oramentria. Desta forma, faz-se necessrio calcular a NECESSIDADE DE FINANCIMANTO PELO GOVERNO FEDERAL, a fim de se ter um parmetro que evidencie a trajetria dos principais itens de receita e despesa primrias, ou seja, sem considerar os juros. Repercute-se em todo processo alocativo do Governo, quando ocorrem fatos supervenientes que implicam alterao dos valores estimados previamente. Assim, de forma usual, demanda-se uma reviso dos limites oramentrios da programao da despesa. Se ocorrer uma reduo da receita estimada em determinado momento, faz-se necessrio um rearranjo da despesa, para que no se comprometam as metas previamente assumidas na LDO O clculo das Necessidades de Financiamento serve como rumo para acompanhamento dos principais agregados de receita e despesa pblicas primrias, ao longo do ciclo oramentrio. Em sntese, o que limita a fixao do nvel das demais despesas pblicas so os seguintes fatores: meta de resultado primrio; previso das receitas contabilizadas; e as estimativas das despesas primrias obrigatrias (ou despesas compulsrias).

3.5 AS ALTERAES FINANCEIRA. A flexibilidade ORAMENTO-PROGRAMA.

NA

PROGRAMAO uma das

ORAMENTRIA caractersticas

E do

principais

Assim, ao longo de um exerccio financeiro, necessita-se acompanhar a arrecadao das receitas primrias, alm de se verificar o nvel
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

35

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA de execuo das despesas primrias, de forma a se monitorar o processo de cumprimento das metas de supervit primrio. Se esse acompanhamento indicar o no cumprimento das metas fixadas, o Governo providencia a reduo dos limites oramentrios e financeiros, pois isso evita extrapolar as metas. No caso de j existir alguma limitao de empenho logo aps a sano da LOA ou ao final de determinado bimestre, os limites estabelecidos pelo Decreto sero recompostos na mesma proporo dos cortes efetivados por Poder e pelo Ministrio Pblico, conforme disposto no art. 9, 1, da LRF. No entanto, os rgos Setoriais podem solicitar a flexibilizao dos limites oramentrios no decorrer do exerccio, com o intuito de atender s suas programaes. As solicitaes enviadas pelos rgos Setoriais devem conter todas as informaes indispensveis para a anlise do pedido de aumento de limite. Alm disso, o Poder Executivo analisa o cenrio fiscal no exerccio corrente e verifica se vivel ou no o atendimento solicitao.

3.6 CONSIDERAES RELEVANTES. Como vemos em nosso dia-a-dia, o cumprimento das metas de supervit primrio uma preocupao constante da rea econmica do Governo. uma poltica que visa minimizar os efeitos negativos da dvida pblica, alm de racionalizar os gastos pblicos. Essa atuao governamental propicia a melhoria constante das condies macroeconmicas, alm de aumentar a credibilidade e a segurana. Assim, criam-se condies favorveis para atrao de investidores internos e externos. Destaque especial para a Secretaria de Oramento Federal SOF cujo papel essencial nesse cenrio. a SOF que gerencia os recursos oramentrios de maneira eqitativa Desta forma, ela destina os recursos aos diversos rgos governamentais, com o intuito de possibilitar as realizaes essenciais de cada Pasta e na busca de se atingirem as metas estabelecidas.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

36

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA 3.7 A DESCENTRALIZAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA. Para executarmos o oramento, DESCENTRALIZAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA. preciso realizar a

Ela consiste em 2 planos, com as seguintes ideias: DESCENTRALIZAO CRDITOS ORAMENTRIA => descentralizam-se

DESCENTRALIZAO FINANCEIRA => descentralizam-se RECURSOS FINANCEIROS ($)

Devemos atentar que pelo Princpio da Segregao de Funes, os rgo e pessoas responsveis por cada um desses PLANOS so distintos, ou seja, no podem acumular suas funes. Teceremos comentrios sobre os conceitos de RGO SETORIAL, UNIDADE ORAMENTRIA, UNIDADE ADMINISTRATIVA e UNIDADE GESTORA.

3.7.1 RGO SETORIAL Desempenha o papel de articulador no seu mbito ao atuar de forma vertical no processo decisrio, alm de integrar os produtos gerados no nvel subsetorial, que so coordenados pelas unidades oramentrias.

3.7.2 UNIDADE ORAMENTRIA - UO Coordena o processo de elaborao da proposta oramentria no seu mbito de atuao, assim como integra e articula o trabalho das unidades administrativas componentes. de suma importncia a consistncia da proposta do rgo, no que se refere a metas, valores e justificativas que fundamentam a programao. As UOs so responsveis pela apresentao da programao oramentria detalhada da despesa por programa, ao oramentria e subttulo.

3.7.3 UNIDADE ADMINISTRATIVA - UA a componente da estrutura da Administrao Pblica.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

37

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA 3.7.4 UNIDADE GESTORA - UG a que efetivamente realiza o gasto, ou seja, a que executa a despesa oramentria.

CAIU NA PROVA ! 90 - (ESAF/ANALISTA TRIBUTRIO RFB/2009) Assinale a opo que indica uma exceo aos objetivos do decreto de programao financeira, no mbito federal. a) Cumprir a Legislao Oramentria. b) Estabelecer normas especficas de execuo oramentria e financeira para o exerccio. c) Limitar o volume de recursos destinados a investimentos colocados disposio das unidades oramentrias. d) Estabelecer um cronograma de compromissos (empenhos) e de liberao (pagamento) dos recursos financeiros para o Governo Federal. e) Assegurar o equilbrio entre receitas e despesas ao longo do exerccio financeiro e proporcionar o cumprimento da meta de resultado primrio. Comentrios: O gabarito da questo a alternativa (c). O Decreto de Programao financeira, no mbito federal, possui os seguintes objetivos: estabelecimento de normas especficas de execuo oramentria e financeira para um exerccio financeiro; estabelecimento de um cronograma de compromissos (empenhos) e de liberao (pagamento) dos recursos financeiros relativos ao Governo Federal; cumprimento da Legislao Oramentria 4.320/1964 e LC n 101/2000 LRF); e (Lei

assegurar o equilbrio entre receitas e despesas ao longo do exerccio financeiro, assim como proporcionar o cumprimento da meta de resultado primrio.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

38

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Assim, o item (c) peca pelo fato de que a limitao do volume de recursos destinados a investimentos colocados disposio das unidades oramentrias implica em uma paralisia do Estado. O que se prega no Decreto, entre outros aspectos, que se assegure o equilbrio entre receitas e despesas ao longo de um exerccio financeiro, alm de proporcionar o cumprimento da meta de resultado primrio. Chegou a hora de nossa reviso !

4 Reviso em Tpicos e Palavras-Chave. A partir deste momento vamos rever os principais tpicos desta aula, por meio de quadros ou colocao de tpicos e palavras-chave. marco jurdico do oramento pblico foi o artigo 12 da conhecida Magna Carta de 1215, outorgada pelo Rei Joo Sem Terra da Inglaterra; Constituies brasileiras apresentaram os seguintes tipos de oramento: Tipo misto (1934 e 1946), Tipo Executivo (1937, 1967 e 1969) e Tipo Legislativo (1891 e 1988); aspecto jurdico do ORAMENTO TRADICIONAL: A Lei Oramentria : Lei Formal; Ato-Condio; e No cria Direitos Subjetivos.

ORAMENTO MODERNO => funo principal => instrumento de administrao => importncia ao aspecto econmico do pas => instrumento da poltica fiscal dos governos Oramento de Desempenho => apresentam: intenes e objetivos para os quais os crditos se fazem necessrios; os custos dos programas propostos para o alcance dos respectivos objetivos; e informaes quantitativas que possam mensurar as realizaes e a efetividade de cada programa.

Oramento Base-Zero OBZ => avaliao e na tomada de decises sobre as despesas.


Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

39

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA CARACTERSTICAS DO ORAMENTO TRADICIONAL verso refeita do oramento do ano anterior; ocasiona diversos vcios administrativos; a alocao de recursos tem como referncia as demandas financeiras das unidades administrativas; dissociao do conceito de planejamento e alocao de recursos; inexistncia de mensurao dos resultados das atividades desenvolvidas; alocam-se recursos para se obterem os meios; foco nos aspectos contbeis da gesto e no controle externo das despesas; despesas se classificam sob os aspectos institucional e por elementos; no se medem os resultados; objetivo do controle: avaliao da probidade dos agentes pblicos e da legalidade ao seu cumprir o oramento; direitos adquiridos sobre verbas oramentrias anteriormente outorgadas; aumentam-se os gastos em relao ao oramento anterior.

CARACTERSTICAS DO ORAMENTO DE DESEMPENHO busca identificar as realizaes do governo, no que feito; uma evoluo do Oramento Tradicional; as despesas se classificam de acordo com funes, atividades e projetos; foco na realizao, no processo, no objetivo; instrumentalizar a ao gerencial dos governos; apresenta: informaes quantitativas que mensuram o que fora realizado e o esforo para realizar cada programa.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

40

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA a ligao e os objetivos para a utilizao dos recursos necessrios. o esforo/dispndio dos programas para alcanar os objetivos estabelecidos.

CARACTERSTICAS DO ORAMENTO BASE-ZERO OBZ justificativa, em cada ano, de todas as atividades a serem desenvolvidas; reviso crtica oramentria; dos gastos tradicionais de cada unidade

cada unidade da Administrao Pblica deve justificar anualmente por que deve gastar os recursos que esto sendo pleiteados; benefcios: melhoria do processo oramentrio; aperfeioamentos posteriores; e desenvolvimento de pessoal. s precisa justificar o aumento que esto pedindo em relao dotao do ano anterior; o que j se gasta geralmente aceito como necessrio; a no existncia de direitos adquiridos da unidade oramentria em relao s verbas autorizadas no oramento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolver no exerccio corrente.

CARACTERSTICAS DO ORAMENTO-PROGRAMA o objetivo da classificao econmica deste tipo de oramentoprograma indicar a natureza do gasto, se despesa corrente ou de capital; constitui um dos instrumentos do planejamento governamental;

o objetivo da classificao funcional no oramento-programa 41 Prof. Erick Moura www.pontodosconcursos.com.br

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA indicar a ao do governo que se pretende implantar com o recurso; o controle oramentrio tem por objetivo avaliar a eficincia e a eficcia das atividades; integra-se ao processo administrativo e de planejamento; alocam-se recursos para o atingimento de metas e objetivos; tomam-se decises baseadas alternativas disponveis; na avaliao de todas as

enfatizam-se, nas decises, os custos dos programas, includos os que passam do exerccio financeiro; despesas se classificam sob o aspecto funcional-programtico; possui indicadores e padres de medio dos esforos, bem como dos resultados; quantificam-se metas e objetivos; permite uma relao entre o fator de produo (insumo) e o produto; estudam-se alternativas para o alcance dos objetivos dos programas; h acompanhamento fsico-financeiro e avaliao de resultados; atribuem-se responsabilidades ao gestor pblico; objetivo do controle: avaliar a eficncia, eficcia e efetividade das aes de governo. DESPESAS CORRENTES X DESPESAS DE CAPITAL DESPESAS CORRENTES Despesas de Custeio Transferncias Correntes DESPESAS DE CAPITAL Investimentos Inverses Financeiras Transferncias de Capital

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

42

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Despesas Oramentrias Correntes No contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. Despesas Oramentrias de Capital Contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. Bem de capital: serve para a produo de outro bem.

Programa instrumento de organizao da atuao do Governo o qual une um conjunto de aes de forma a se concretizar um objetivo comum estabelecido previamente.

Problema situao no desejvel declarada como evitvel, por alguma autoridade. alguma necessidade que a sociedade momento, no est sendo atendida. identifica e que, no

Objetivo do programa expressa o resultado que se almeja, ou seja, a mudana na situao a qual o programa se props modificar.

Indicador instrumento de medio do desempenho do programa. deve ser: afervel; coerente com o objetivo definido; flexvel contribuio das principais aes; apurvel a posteriori.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

43

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA atributos: Denominao Unidade de medida ndice de referncia ndices esperados ao longo do PPA ndice ao final do programa (s em casos de programas temporrios) Fonte Periodicidade Base geogrfica Frmula de clculo.

Ao so operaes que resultam produtos, ou seja, bens ou servios, a fim de contribuir para o atendimento do objetivo de um programa. se classificam em: Atividade => Exemplo: Fiscalizao e Monitoramento das Operadoras de Planos e Seguros Privados de Assistncia Sade. Projeto => Exemplo: Implantao da rede nacional de bancos de leite humano. Operao Especial.

= PARA (do P verbo parar) = AINDA NO PARA (do verbo parar)

PROJETO

limitadas no tempo (que Param no tempo) modo contnuo e permanente (que Ainda no param no tempo)

exPanso ou o aPerfeioamento da ao

ATIVIDADE

mAnuteno da ao

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

44

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Produto servio ou bem resultante da ao, destinado a um pblico-alvo.

Classificao Funcional da Despesa Funo o maior nvel de agregao das diversas reas de atuao do setor pblico.

Subfuno evidencia cada rea da atuao governamental, por intermdio da agregao de determinado subconjunto de despesas e identificao da natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. PRINCPIO DA MATRICIALIDADE (no um princpio oramentrio) => conexo entre funo e subfuno => combinam qualquer funo com qualquer subfuno => MAS no na relao entre ao e subfuno.

Portaria n 42/1999 => consolidao nacional dos gastos do setor pblico => obrigatria, no mbito dos Municpios, dos Estados, do Distrito Federal e da Unio. ATENO ! A Lei n 4320/64 tambm tem matria e forma de Lei Ordinria. A Lei n 4320/64 no atende na sua plenitude o dispositivo previsto no art. 165, 9, da CF/88. As Bancas gostam de dizer DE FORMA ERRADA que a Lei n 4320/64 no de aplicao a todos os entes da Federao. Observe que ela estabelece Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do DF.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

45

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA PROGRAMAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA E O ESTABELECIMENTO DO CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO DO PODER EXECUTIVO PARA UM EXERCCIO FINANCEIRO. At trinta dias aps a publicao dos oramentos => Poder Executivo estabelecer => programao financeira + o cronograma de execuo mensal de desembolso. Objetivos para se fixarem as cotas mensais de desembolso: 1) assegurar s unidades oramentrias em tempo til a soma de recursos necessrios e suficientes a melhor execuo do seu programa anual de trabalho; 2) manter, durante o exerccio, na medida do possvel, o equilbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, de modo a reduzir ao mnimo eventuais insuficincias de tesouraria. servios de contabilidade => acompanhamento da execuo oramentria. RP = RF DF
Onde: RP => RESULTADO PRIMRIO RF => RECEITAS NO-FINANCEIRAS DF => DESPESAS NO-FINANCEIRAS

Decreto de Programao Oramentria e Financeira ou Decreto de Contingenciamento => instrumento que o Governo Federal utiliza para se limitarem os gastos. Objetivos do Decreto de Contingenciamento: estabelecimento de normas especficas de execuo oramentria e financeira para um exerccio financeiro; estabelecimento de um cronograma de compromissos (empenhos) e de liberao (pagamento) dos recursos financeiros relativos ao Governo Federal;

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

46

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA cumprimento da Legislao Oramentria (Lei 4.320/1964 e LRF); e assegurar o equilbrio entre receitas e despesas ao longo do exerccio financeiro, assim como proporcionar o cumprimento da meta de resultado primrio. Se ocorrerem problemas com as metas => Poderes e o Ministrio Pblico => limitao de empenho e de movimentao financeira => critrios da LDO. 2 atitudes: limitar o empenho; limitar a movimentao financeira.

IMPORTANTE ! A limitao se faz por ato prprio e nos valores necessrios, nos 30 dias seguintes. Se for restabelecida a previso de receita, mesmo que em valores parciais, ou seja, em razo da tendncia de arrecadao

as dotaes cujos empenhos foram limitados sero recompostas de forma proporcional s redues realizadas pela limitao anterior. No podem ser limitadas as despesas que constituam obrigaes constitucionais e legais do ente, inclusive as relacionadas ao pagamento do servio da dvida,bem como as ressalvas que a LDO estabelecer.

Necessidades de Financiamento do Governo => rumo para acompanhamento dos principais agregados de receita e despesa pblicas primrias.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

47

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA fatores que limitam a fixao do nvel das despesas pblicas: meta de resultado primrio; previso das receitas contabilizadas; e as estimativas das despesas primrias obrigatrias (ou despesas compulsrias). No entanto => rgos Setoriais podem solicitar a flexibilizao dos limites oramentrios no decorrer do exerccio, com o intuito de atender s suas programaes. DESCENTRALIZAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA. DESCENTRALIZAO ORAMENTRIA descentralizam-se CRDITOS =>

DESCENTRALIZAO FINANCEIRA => descentralizam-se RECURSOS FINANCEIROS ($)

RGO SETORIAL => gerados no nvel subsetorial.

articulador

=>

integrar

os

produtos

UNIDADE ORAMENTRIA UO Coordena a elaborao da proposta oramentria; integra e articula o trabalho administrativas componentes. das unidades

apresenta a programao oramentria detalhada da despesa por programa, ao oramentria e subttulo.

UNIDADE ADMINISTRATIVA UA => componente da estrutura da Administrao Pblica.

UNIDADE GESTORA UG => efetivamente realiza o gasto => executa a despesa oramentria.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

48

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA

5 QUESTES DESTA AULA 79 - (FCC/ANALISTA REA ADMINISTRATIVA MPU/2007) caracterstica do oramento base-zero: a) nfase no acrscimo de gastos em relao ao oramento anterior. b) decises operacionais. considerando as necessidades financeiras das unidades

c) justificativa, em cada ano, de todas as atividades a serem desenvolvidas. d) dissociao do conceito de planejamento e alocao de recursos. e) inexistncia de mensurao dos resultados das atividades desenvolvidas. 80 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO - MPU/2007) O tipo de oramento cujas principais caractersticas so a deciso de alocaes de recursos baseada no volume de necessidades financeiras das unidades administrativas e o controle da legalidade do cumprimento do disposto na lei oramentria anual o oramento: a) tradicional. b) base-zero. c) programa. d) de desempenho. e) pragmtico. 81 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO - MPU/2007) O objetivo da classificao econmica no oramento-programa indicar: a) o tipo de receita que financiar o gasto. b) a unidade oramentria beneficiria do recurso. c) a natureza do gasto, se despesa corrente ou de capital. d) a ao do governo que se pretende implantar com o recurso. e) as pessoas encarregadas de gerir os projetos. 82 - (FCC/ANALISTA REA ORAMENTO - MPU/2007) caracterstica da tcnica de elaborao oramentria denominada oramento base-zero: a) dissociao dos processos de planejamento e programao. b) reviso crtica dos gastos tradicionais de cada unidade oramentria.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

49

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA c) nfase aos aspectos contbeis da gesto e controle externo dos gastos. d) avaliao da integridade dos agentes governamentais e legalidade no cumprimento do oramento. e) direitos adquiridos sobre verbas oramentrias anteriormente outorgadas. 83 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO - MPU/2007) Em relao ao oramento-programa, correto afirmar que: a) seu nico critrio administrativas. de classificao de despesas so as unidades

b) totalmente dissociado do processo de planejamento. c) sua estrutura enfatiza os aspectos contbeis da gesto. d) sua prioridade respeitar as necessidades financeiras das unidades oramentrias. e) constitui um dos instrumentos do planejamento governamental. 84 - (FCC/TCNICO REA ORAMENTO - MPU/2007) O tipo de oramento cuja principal caracterstica a no existncia de direitos adquiridos da unidade oramentria em relao s verbas autorizadas no oramento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolver no exerccio corrente o oramento: a) tradicional. b) financeiro. c) de desempenho. d) pragmtico. e) base zero. 85 - (FCC/TCNICO REA ORAMENTO - MPU/2007) Em relao ao oramento-programa, correto afirmar que: a) totalmente dissociado do processo de planejamento. b) seu nico critrio administrativas. de classificao de despesas so as unidades

c) sua estrutura enfatiza os aspectos contbeis da gesto. d) o controle oramentrio tem por objetivo avaliar a eficincia e a eficcia das atividades.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

50

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA e) sua prioridade respeitar as necessidades financeiras das unidades oramentrias. 86 - (FCC/ANALISTA JUDICIRIO CINCIAS CONTBEIS TJPA/2009) Os movimentos de transformao do Estado e, mais especificamente, da administrao pblica, inevitavelmente, foram acompanhados por mudanas significativas na concepo do oramento pblico, cuja trajetria evolutiva evidencia que em cada momento histrico foi enfatizada uma de suas funes ou instrumentalidades: controle, gerncia ou planejamento. O oramento-programa reflete a concepo moderna do oramento pblico e se caracteriza: a) pela utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados. b) por sua estrutura dar nfase aos aspectos contbeis de gesto. c) por usar como principais critrios de classificao das despesas unidades administrativas e elementos. d) por estar dissociado dos processos de planejamento e programao das aes pblicas. e) pela alocao de recursos visar aquisio de meios e s necessidades das unidades organizacionais. 87 - (FCC/ANALISTA JUDICIRIO ECONOMIA TJ-PA/2009) Analise as informaes abaixo em relao ao oramento pblico. I. No oramento tradicional, a deciso da alocao dos recursos toma por base as necessidades financeiras das unidades organizacionais. II. O principal objetivo do oramento-programa permitir que o Poder Legislativo autorize e controle adequadamente a receita e o gasto pblico. III. No oramento base zero, os gestores das unidades oramentrias somente precisam justificar os acrscimos e os decrscimos dos gastos realizados no exerccio anterior. IV. Uma das caractersticas do oramento-programa a nfase dada aos objetivos do planejamento governamental e as metas que se pretende alcanar com a alocao dos recursos pblicos. correto o que se afirma APENAS em: a) I e II. b) I e IV.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

51

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. 88 - (FCC/TCNICO REA CONTROLE INTERNO MPU/2007) O instrumento de ao governamental que utilizado para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, necessrias manuteno da referida ao, denominado: a) subfuno. b) funo. c) operao especial. d) projeto. e) atividade. 89 - (FCC/TCNICO REA ORAMENTO MPU/2007) O objetivo da classificao funcional no oramento-programa indicar: a) a unidade oramentria beneficiria do recurso. b) a natureza do gasto, se despesa corrente ou de capital. c) as pessoas encarregadas de gerir os projetos. d) o tipo de receita que financiar o gasto. e) a ao do governo que se pretende implantar com o recurso. 90 - (ESAF/ANALISTA TRIBUTRIO RFB/2009) Assinale a opo que indica uma exceo aos objetivos do decreto de programao financeira, no mbito federal. a) Cumprir a Legislao Oramentria. b) Estabelecer normas especficas de execuo oramentria e financeira para o exerccio. c) Limitar o volume de recursos destinados a investimentos colocados disposio das unidades oramentrias. d) Estabelecer um cronograma de compromissos (empenhos) e de liberao (pagamento) dos recursos financeiros para o Governo Federal. e) Assegurar o equilbrio entre receitas e despesas ao longo do exerccio financeiro e proporcionar o cumprimento da meta de resultado primrio.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

52

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA

CARTO RESPOSTA 79 80 81 82 83

84

85

86

87

88

89

90

DESEMPENHO

VALOR ACERTOS EQUVOCOS TOTAL RESPONDIDO

GABARITO

79 C 84 E 89 E

80 A 85 D 90 C

81 C 86 A

82 B 87 D

83 E 88 E

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

53

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

A) MANUAIS - Manual Tcnico do Oramento MTO; - Manual de Despesa Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008.); - Manual de Receita Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional - 1 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 3, de 2008.); - Manual de Procedimentos das Receitas Pblicas da Secretaria do Tesouro Nacional - 4 Edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 2007.); - Manual de Demonstrativos Fiscais - 2 Edio (Portaria STN n 462, de 2009.); - Manual de Contabilidade Aplicada no Setor Pblico - 2 (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 2009.);

B) LIVROS - ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA PARA CONCURSOS AFO DIREITO FINANCEIRO SIMPLIFICADO Fbio Furtado Editora Ferreira 1 Edio; - ORAMENTO PBLICO James Giacomoni Editora Atlas 14 Edio; - AFO & FINANAS PBLICAS - Antnio Dvila Jr. Editora FDK 1 Edio; - GESTO DE FINANAS PBLICAS Claudiano Albuquerque, Mrcio Medeiros e Paulo Henrique Feij Editora Gesto Pblica - 2 Edio. - LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL COMENTADA. Flvio Cruz. Editora Atlas. - COMENTRIOS LEI n 4320. Flvio Cruz. Editora Atlas. - FUNDAMENTOS DE ORAMENTO PBLICO E DIREITO FINANCEIRO. Fernando Lima Gama Jnior. Editora Campus Concursos 1 Edio; - DIREITO FINANCEIRO E ORAMETO PBLICO. Srgio Jund. Editora Campus Concursos 2 Edio.

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

54

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA C) LEGISLAO - CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 - Lei n 4.320/64 - Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. - Decreto-Lei n 200/67 - Dispe sobre a organizao da Administrao Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e d outras providncias. - Decreto n 93.872/86 - Dispe sobre a unificao dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislao pertinente e d outras providncias. - Lei complementar n 101/01 - Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. - Portaria MPOG n 42/1999 - Atualiza a discriminao da despesa por funes de que tratam o inciso I do 1 do art. 2 e 2 do art. 8, ambos da Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, estabelece os conceitos de funo, subfuno, programa, projeto, atividade, operaes especiais, e d outras providncias. - Decreto n 3.590/2000 - Dispe sobre o Sistema de Administrao Financeira Federal e d outras providncias. - Lei n 10.180/2001 - Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Oramento Federal, de Administrao Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e d outras providncias. - Portaria Interministerial STN/MPOG n 163/2001 - Dispe sobre normas gerais de consolidao das Contas Pblicas no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, e d outras providncias. Prezadas(os) colegas Concurseiras(os), chega ao fim esta nossa AULA 4. Gostaram ? Espero que tenham gostado e coloco-me disposio para eventuais dvidas e sugestes, pois elas sero de muita valia para nosso trabalho em conjunto.
Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

55

AFO E ORAMENTO PBLICO PARA TRIBUNAIS - FCC TEORIA E EXERCCIOS AULA 4 PROFESSOR: ERICK MOURA Lembrem-se de que com o corpo e a mente em equilbrio, o sucesso chegar em breve! Coloco-me disposio para debatermos qualquer dvida em nosso frum ou no email erick@pontodosconcursos.com.br Mos obra e saudaes a todos. Bons estudos ! Erick Moura

Prof. Erick Moura

www.pontodosconcursos.com.br

56

You might also like