You are on page 1of 9

CONDUO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCCIOS EM SALA

1) Uma casa possui uma parede composta com camadas de madeira, isolamento base de fibra de vidro e gesso, conforme indicado na figura. Em um dia frio de inverno, os coeficientes de transferncia de calor por conveco so he=60 W/m2K e hi=30 W/m2K. A rea total da superfcie da parede de 350 m2. a) Para as condies dadas, determine uma expresso simblica para a resistncia trmica total da parede, incluindo os efeitos da conveco trmica nas superfcies interna e externa da parede. b) Determine a perda total de calor atravs da parede (4.21 KW) c) Se o vento soprasse violentamente, aumentando o valor de he para he=300 W/m2K, determine o aumento percentual da perda de calor (0.5%) d) Qual a resistncia que controla o processo trmico, ao ser a mais importante na determinao da quantidade de calor que atravessa a parede? (a maior resistncia, fibra de vidro)
gesso (kg) compensado de madeira (km)

Interior 20oC

fibra de vidro (kf)

Exterior -15oC

10mm

100mm kg=0,17 W/mK kf=0,038W/mK km =0,12W/mk

20mm

2) (3.6) Uma tcnica para medir o coeficiente de transferncia de calor por conveco envolve a adeso de uma das superfcies de uma folha metlica delgada a um material isolante e a exposio da outra superfcie ao fluido escoando nas condies de interesse.
h,Too folha metlica (Tsup ) L isolamento (k)

Tb

Ao passar uma corrente eltrica atravs da folha metlica, calor dissipado uniformemente e o fluxo correspondente, P, pode ser deduzido a partir da medida da voltagem e da corrente eltrica. Se a espessura da camada de isolamento trmico L e a sua condutividade trmica k forem conhecidas, e as temperaturas do fluido, da folha metlica e da base do isolamento (T, Tsup e Tb) forem medidas, o coeficiente de transferncia de calor por conveco pode ser determinado. Considere condies para as quais T = Tb =25oC, P = 2000 W/m2, L = 10 mm e k = 0,040 W/mK. a) Com o escoamento de gua sobre a superfcie, a medida da temperatura da folha fornece Tsup = 27oC. Determine o coeficiente de transferncia de calor por conveco (h=996 W/m2 K) b) Qual seria o erro percentual cometido se fosse considerado que toda a potncia dissipada transferida por conveco para a gua? (h=1000W/m2 K 0.4% de erro) c) Com o escoamento de ar sobre a superfcie, a medida da temperatura da folha fornece Tsup = 125oC. Determine o coeficiente de transferncia de calor por conveco e comente sobre este resultado em relao ao obtido na letra (a). (h=16 W/m2 K). Avaliar o erro percentual cometido se fosse considerado que toda a potncia dissipada transferida por conveco para o ar (h=20W/m2 K 25% de erro)

3) (3.39) Um tubo de ao inoxidvel (AISI 304) utilizado para transportar produtos farmacuticos resfriados tem dimetro interno de 36 mm e espessura da parede de 2 mm. As temperaturas dos produtos farmacuticos e do ar ambiente so de 6oC e 23oC, respectivamente, enquanto os coeficientes convectivos correspondentes s superfcies interna e externa so de 400 W/m2K e 6 W/m2K, respectivamente. a) Qual o ganho de calor por unidade de comprimento do tubo? (12.6 W/m) b) Qual o ganho de calor por unidade de comprimento do tubo se uma camada de isolamento de silicato de clcio com 10mm de espessura (kis=0,050 W/mK) for aplicada ao tubo? (7.7 W/m) 4) (3.57) Uma esfera oca de alumnio (k=237 W/mK), com um aquecedor eltrico em seu centro, utilizada em testes para determinar a condutividade trmica de materiais isolantes. Os raios interno e externo da esfera so 0,15 e 0,18m, respectivamente, e o teste feito em condies de regime estacionrio com a superfcie interna do alumnio mantida a 250oC. Para um teste em particular, uma casca esfrica de isolamento de 0,12 m de espessura fundida na superfcie externa de uma esfera. O sistema encontra-se em um ambiente no qual a temperatura do ar de 20oC e o coeficiente de conveco na superfcie externa do isolamento de 30 W/m2K. Se so dissipados 80W pelo aquecedor em condies de regime estacionrio, qual a condutividade trmica do isolamento? (k=0.06 W/mK)

5) (3.73) Seja a conduo trmica unidimensional em uma parede plana composta. Suas superfcies externas esto expostas a um fluido a 25oC com um coeficiente de transferncia de calor por conveco de 1000 W/m2K. Na parede intermediria B h gerao uniforme de calor (qB) enquanto no existe gerao nas paredes A e C (qA = qC = 0). As temperaturas nas interfaces so de T1=261oC e T2=211oC. Supondo resistncia de contato desprezvel nas interfaces, determine a taxa volumtrica de gerao de calor ( q& ) e a condutividade trmica kB. & ( q B = 4002 W / m 3 ; k B = 15,4W / m 2K )
B

kA = 25 W/mK

T1

T2

kC = 50 W/mK

30 mm

60mm

20mm

6) A superfcie exposta (x=0) de uma parede plana com condutividade trmica k encontra-se sujeita a radiao de microondas que causa um aquecimento volumtrico que varia conforme

x & & q x = q e 1 L
& onde q (W/m3) uma constante. A fronteira em x=L est perfeitamente isolada, enquanto a superfcie exposta mantida a uma temperatura constante Te. Determine a distribuio de
e

& temperatura T(x) em termos de x,L, q e Te. Resposta:


e

& qe x3 T( x) = x 2 + Lx + Te 2k 3L

7) (3.95) Resduos radioativos (krr= 20W/mK) so armazenados em um tanque esfrico de ao inoxidvel (kai=15W/mK) de raios interno e externo iguais a 0,5 e 0,6m, respectivamente. Calor gerado volumetricamente no interior dos resduos a uma taxa uniforme
3 & q = 105 W/m

e a

superfcie externa do tanque encontra-se exposta a uma corrente de gua a 25oC (h=1000 W/m2K). a) Encontre o valor da temperatura da parede externa do tanque em regime estacionrio (36.6 oC) b) Encontre o valor da superfcie interna do tanque em regime estacionrio (129.4 oC) c) Partindo da equao geral de conduo de calor, obtenha uma expresso para a distribuio de temperatura nos resduos radioativos em funo do raio. Qual o valor da temperatura em r=0? (337,7 oC)
5

8) Uma barra retangular de combustvel slido nuclear de 30 mm de espessura (2L) recoberta por um revestimento de ao de 3mm de espessura, conforme mostrado na figura a seguir. O combustvel apresenta gerao uniforme de calor, a uma taxa de 2,5 x107 W/m3. O revestimento interno de ao isolado, e o revestimento externo est exposto a um fluido de resfriamento a 150oC (h=20000 W/m2K). As condutividades trmicas do combustvel e do ao so iguais a 60 e 15 W/mK, respectivamente. Avalie as temperaturas interna (Ti) e externa (Te) do revestimento de ao em contato com o fluido. Obtenha uma expresso para a variao da temperatura ao longo de x no interior do combustvel. Qual o ponto de temperatura mais elevada no combustvel e qual o valor desta temperatura?
ao

fluido

combustvel x Te

Ti

9) Bastes circulares de cobre (k=398 W/mK), com dimetro D=1mm e comprimento L=25mm, so usados para aumentar a transferncia de calor em uma superfcie que mantida a 100oC. Uma extremidade do basto presa a essa superfcie e a outra extremidade mantida a 0oC. Ar, que escoa entre as superfcies (e sobre os bastes), tambm se encontra a 0oC (h=100 W/m2K). a) Qual a taxa de transferncia de calor por conveco entre um nico basto de cobre e o ar? b) Qual a taxa total de transferncia de calor dissipada de uma seo da superfcie a 100oC de 1m por 1m. Os bastes encontram-se posicionados com uma distncia entre centros de 4mm.

10) Devido ao grande nmero de componentes nos chips dos pcs atuais, sorvedouros de calor aletados so usados com freqncia para manter os chips a uma temperatura de operao aceitvel. Dois projetos de sorvedouros aletados devem ser analisados, ambos com a rea da base (sem aletas) de dimenses de 53mm X 57 mm. As aletas possuem seo reta quadrada e so fabricadas em uma liga de alumnio que possui condutividade de 175 W/mK. Ar para o resfriamento pode ser suprido a 25oC, e a temperatura mxima permissvel para o chip de 75oC. Outras caractersticas do projeto e das condies operacionais so apresentadas na tabela. Projeto Dimenses das Aletas Nmero de aletas na matriz h (W/m2K)

Seo reta Comprimento w X w (mm) (mm) A B 3X3 1X1 30 7 6X9 14 X 17 125 375

Determine o melhor arranjo de aletas. Na sua anlise, calcule a taxa de transferncia de calor e a eficincia de uma nica aleta, bem como a taxa total de transferncia de calor e a eficincia global do conjunto de aletas.
8

Projeto A: o calor total dissipado 114W Projeto B: o calor total dissipado 160W corresponde ao melhor arranjo 11) Uma parede de um aquecedor eltrico blindado feita de uma placa de cobre (k=400 W/mK), 160 mm x 160mm de largura e 5 mm de espessura. Para aumentar o calor transferido atravs da placa, 400 aletas de cobre em forma de pinos, cada uma com 4 mm de dimetro e 20 mm de comprimento, so integralmente fixadas nas duas superfcies da placa (200 em cada lado). Ar quente na blindagem est a uma temperatura de 65C, e a circulao natural fornece um coeficiente de conveco mdio de 5 W/m2K, na superfcie interior da placa. Um escoamento forado de ar ambiente a 20C desenvolve um coeficiente de conveco mdio de 100 W/m2K na face externa da placa. a) Estime a taxa de transferncia de calor atravs da placa (Dicas: monte o circuito trmico do problema; avalie as resistncias trmicas de cada conjunto de aletas). (q = 16,2 W) b) Considerando o mesmo coeficiente de conveco sem aletas, determine a elevao do calor removido fornecido pelos pinos (194% - a taxa de transferncia de calor sem os pinos 5,5W)

You might also like