You are on page 1of 5

ELEMENTOS DO TEXTO

1. CONCEITO DE TEXTO CONTEXTO INTERTEXTO ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TEXTO 2. RESUMO 3. RESENHA RESENHA CRTICA

CONCEITO DE TEXTO
Texto um tecido verbal estruturada de tal forma que as idias formam um todo coeso, uno coerente. A imagem de tecido contribui para esclarecer que no se trata de feixe de fios entrelaados (frases que se inter-relacionam). Todas as partes de um texto devem estar interligadas e manifestar um direcionamento nico. Assim, um fragmento que trata de diversos assuntos no pode ser considerado texto. Da mesma forma, se lhe falta coerncia, se as idias so contraditrias, tambm no constituir um texto. Se os elementos da frase que possibilitam a transio de uma idia para outra no estabelecem coeso entre as partes expostas, o fragmento no se configuram texto. Essas trs qualidades - unidade, coerncia e coeso - so essenciais para a existncia de um texto. Um texto mais ou menos eficaz dependendo da competncia de quem o produz, ou da interao de autor-leitor, ou emissor-receptor. O texto exige determinadas habilidades do produtor, como conhecimento do cdigo, das normas gramaticais que regem a combinao dos signos. A competncia na utilizao dos signos possibilita melhor desempenho.

CONTEXTO
Define-se como informaes que acompanham o texto. Por isso, sua compreenso depende da compreenso do contexto. Assim sendo, no basta a leitura do texto, preciso retomar os elementos do contexto, aqueles que estiveram presentes na situao de sua construo. O contexto deve ser visto em suas duas dimenses: estrutura de superfcie e estrutura de profundidade. A estrutura de superfcie considerada os elementos do enunciado, enquanto a estrutura de superfcie considera os elementos do enunciado, enquanto a estrutura de profundidade considera a semntica das relaes sintticas. Num caso, o leitor busca o primeiro sentido pelo produzido pelas oraes; no outro, vasculha a viso do mundo que enforma o texto. O Contexto pode ser imediato ou situacional. O contexto imediato relaciona-se com os elementos que seguem ou precedem o texto imediatamente. So os chamados referentes textuais. O contexto situacional formado por elementos exteriores ao texto. Esse contexto acrescenta informaes, quer histricas, quer geogrficas, quer sociolgicas, quer literrias, para maior eficcia da leitura que se imprime ao texto.

INTERTEXTO
Alm do contexto, a leitura deve considerar que um texto ode ser produto de relaes com outros textos. Essa referncia e retomada constante de textos anteriores recebe o nome de parfrase, pardia, estilizao. A parfrase pode ser ideolgica ou estrutural. No primeiro caso. O desvio mnimo: varia a sintaxe, mas as idias so as mesmas. H apenas uma recriao das idias. Pode-se entender a parfrase ideolgica como simples traduo de vocbulos, ou substituio de palavras por outras de significado equivalente. No segundo caso h uma recriao do texto e do contexto. O comentrio crtico, avaliativo, apreciativo, o resumo, a resenha, a recenso so formas parafrsticas estruturais de um texto. A estilizao exige recriao do texto, considerando sobretudo procedimentos estilsticos. O desvio em relao ao texto, original maior do que no caso da parfrase. Na pardia, o desvio total; s vezes invertem-se as idias, vira-se o texto do avesso. H uma ruptura, uma deformao propositada, tendo em vista mostrar a inocncia do texto original ou simplesmente apresentar outras idias que o texto original omitiu ou no se interessou em expor.

ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TEXTO


Os elementos estruturais do texto so: o saber partilhado, a informao nova, as provas, a concluso. Por saber partilhado entende-se a informao antiga, do conhecimento da comunidade. De modo geral, o saber partilhado aparece na introduo, um local privilegiando para a negociao com o leitor. O emissor negocia com o leitor, coloca-se num nvel de entendimento, estabelece um acordo, para em seguida, expor informaes novas. A informao nova serve para desenvolver o texto, expandi-lo. O autor considera como no sendo do conhecimento de todos e, portanto, capaz de estimular o leitor a continuar na leitura. A existncia de um texto implica ter algo de novo para dizer. O saber partilhado mais a informao nova no so suficientes para a realizao de um texto. preciso acrescentar provas, fundamentos das afirmaes expostas. O autor do texto cita como prova de suas afirmaes o livro. Se o leitor duvidar de suas asseres, poder recorrer ao livro e chegar s mesmas concluses que ele. Ao saber partilhado, informao nova, s provas o autor junta seus objetivos, pois todo texto visa chegar a algum lugar.

RESUMO
A Norma NBR 6028, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, define resumo como "apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto". Uma apresentao Sucinta. Compacta, dos pontos mais importantes de um texto. Esta definio pode, no entanto, ser melhorada: resumo uma apresentao sinttica e seletiva das idias de um texto, ressaltando a progresso e a articulao delas. Nele devem aparecer as principais idias do autor do texto. O resumo abrevia o tempo dos pesquisadores; difunde informaes de tal modo que pode influenciar e estimular a consulta do texto completo. Deve destacar:

O assunto do trabalho. O objetivo do texto. A articulao das idias. As concluses do autor da obra resumida. Ser redigido em linguagem objetiva. No apresentar juzo crtico. Ser inteligvel por si mesmo (isto , dispensar a consulta ao original). Evitar a repetio de frases inteiras do original. Respeitar a ordem em que as idias ou fatos so apresentados.

Para o pesquisador o resumo um instrumento de trabalho. So partes constantes de um resumo: natureza da pesquisa realizada, resultados e concluses. Tambm devem ser destacados o valor e a originalidade das descobertas realizadas. Um resumo pode Ter variadas formas: apresentar apenas um sumrio das idias do autor , narrar as idias mais significativas condensar o contedo de tal modo que dispense a leitura do texto original. Um resumo tambm pode ser interpretativo, apresentar crtica das idias do autor. Neste caso, ser chamado de resenha. Os procedimentos para realizar um resumo incluem, em primeiro lugar descobrir o plano da obra a ser resumida. Em segundo lugar, a pessoa que est realizando-o deve responder, no resumo, a duas perguntas; o que o autor pretende demonstrar? De que trata o texto? Em terceiro lugar, deve-se ater s principais do texto e a sua articulao. Muito importante nesta fase distinguir as diferentes partes do texto. A fase seguinte a de identificao de palavras-chaves. Finalmente, passa-se redao do resumo. A norma da ABNT classifica os resumos em indicativo, informativo, informativo/indicativo, crtico ou recenso. O resumo indicativo caracteriza-se como sumrio narrativo que elimina dados qualitativos e quantitativos, mas no dispensa a leitura do original. conhecido tambm como descritivo. Refere-se s partes importantes do texto. Exemplo: O resumo informativo tambm conhecido como analtico. Pode dispensar a leitura do texto original. Deve salientar objetivo da obra, mtodos e tcnicas empregados, resultados e concluses. Evitem-se comentrios pessoais e juzos de valor.

Segundo a NBR 6028, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, deve-se evitar o uso pargrafos no meio do resumo. Portanto, o resumo constitudo de um s pargrafo. O resumo informativo/indicativo combina os dois tipos anteriores. Pode dispensar a leitura do texto original quanto s concluses, mas no quanto aos demais aspectos tratados. O resumo crtico, tambm denominado recenso ou resenha, redigido por especialistas e compreende anlise e interpretao de um texto. objetivo de um captulo deste livro. O resumo deve salientar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. No desejvel que se esquea de apresentar os objetivos e os assuntos do texto original, bem como os mtodos e tcnicas de abordagem, mas sempre de forma concisa. Tambm ser objetivo do resumo de descrio das concluses, ou seja, as conseqncias dos resultados. A norma da ABNT recomenda que o resumo tenha at 100 palavras se for de notas e comunicaes breves. Se se tratar de resumo de monografias e artigos, sua extenso ser de at 250 palavras. Resumo de relatrios e teses podem Ter at 500 palavras. Quanto ao estilo, deve ser composto com frases concisas, evitando-se a categoria tpicos. A primeira frase explica o assunto do texto. Em seguida indica-se a categoria do tratamento. Do que se trata? De estudo de caso, de anlise da situao? Preferencialmente, sero escritos os resumos em terceira pessoa do singular e com verbos na voz ativa. O resumo deve destacar: Elementos bibliogrficos do texto; sua ficha tcnica

Sobrenome do autor, nome. Ttulo da obra. Local de publicao do texto Editora. Ano. Pginas.

Tipo de texto, o gnero a que se filia (literrio, didtico, acadmico). Resumo do contedo: assunto do texto, objetivo, mtodos, critrios utilizados. Concluses do autor da obra resumida. Resumir selecionar as partes principais de um texto. Por partes principais entende a apresentao de uma situao inicial, a colocao de uma informao nova, as justificativas, a concluso, a pratica do resumo adequada quando inicialmente se determina a referncia (assunto do texto) e o tema (enfoque) do original. No se dispensa a recuperao das relaes lgicas existentes entre as partes. A funo bsica dos resumos instrumental, e, por isso, devem-se fazer quando as obras (ou as partes das mesmas) utilizadas pertencem a uma biblioteca pblica, qual devero ser devolvidas depois de lidas. sntese - que no deve ser confundida com o nome - o trabalho mais importante, mas tambm o mais difcil; o fim ideal da documentao. Consiste em expor as idias centrais de um texto, de um texto, sua significao e sua unidade de sentido. O trabalho de sntese intervm na parte bsica do trabalho de pesquisa, sobretudo no desenvolvimento, na fundamentao e na concluso. As referncias - breves e concisas - devem consignar-se quando se trata de obras conhecidas e de fcil acesso. A situao inicial afirma em que consiste a documentao: transcries, resumos, sntese, referncias, isto , define as vrias modalidades pelas quais se pode valer de informaes colhidas em uma obra. Trata-se de um conhecimento partilhado pela comunidade que realiza pesquisa. A informao nova do texto e o esta estabelecimento do uso de um ou outro tipo de documentao: quando usar a transcrio, o resumo, a sntese, a simples referncia. A transcrio textual justifica-se quando se tem necessidade de uma prova. O resumo tem funo instrumental e usado quando no se tem na prpria biblioteca a obra utilizada. As referncias so utilizadas no caso de obras conhecidas e de acesso fcil. As justificativas para a realizao de pesquisa documental resumem-se em: necessidade de provas (transcrio); obras de bibliotecas pblicas devem ser resumidas, justamente porque no tem acesso a elas com facilidade; realizao do objetivo da pesquisa (sntese das idias fundamentais); no caso de obras de fcil acesso e conhecidas, basta uma simples referncia. A concluso ressalta que o trabalho cientfico no deve limitar-se uma coleo de fichas que deixa o autor sem saber que fim tem em vista. As regras mais comumente aplicadas para a prtica do resumo so:

Apagamento de elementos redundantes e suprfluos ou no relevantes. Incluem-se neste caso supresso de adjetivos e advrbios. Generalizao de idias do texto. O leitor deve ser capaz de desprezando idias particulares, registrar informaes de ordem geral. Este conceito aproxima-se de tematizao. Seleo das idias principais.

Combinao de dois ou trs tpicos fraseais de diferentes pargrafos quando Repetem a mesma idia. Dispensvel, j que pode ser feita pela inveno do novo texto. Inveno ou construo. Deve o leitor construir frases que incluam vrias idias expostas no texto, e faze-lo de forma sinttica.

RESENHA
Para Andrade (1995:60), resenha um tipo de trabalho que "exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparao com outras obras da mesma rea e maturidade intelectual para fazer avaliao e emitir juzo de valor". A mesma autora (1995:61), define resenha como "tipo de resumo crtico, contudo mais abrangente: permite comentrios e opinies, inclui julgamentos de valor, comparaes com outras obras da mesma rea e avaliao da relevncia da obra com relao s outras do mesmo gnero". Por isso, afirma ser a resenha tarefa de professores e especialistas no assunto da obra que costuma ser pedida em cursos de psgraduao como exerccio para a realizao de trabalhos complexos (monografia). Resenha , portanto, um relato minucioso das propriedades de um objetivo, ou de suas partes constitutivas; um tipo de redao tcnica que inclui variadas modalidades de textos: descrio, narrao e dissertao. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrio fsica da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas concluses e metodologia empregada, bem como expe um quadro de referncias em que o autor se apoiou ( narrao) e, finalmente, apresenta uma avaliao da obra e diz a quem a obra se destina (dissertao). Alm dos objetivos gerais da resenha ( instrumento de pesquisa bibliogrfica, atualizao bibliogrfica , deciso de consultar ou no o texto original), acrescenta-se os de desenvolvimento da capacidade de sntese, interpretao e crtica. Ela contribui para desenvolver a mentalidade cientfica e levar o iniciante pesquisa e elaborao de trabalhos monogrficos. A resenha crtica inclu-se entre os textos que t6em por objetivo conduzir o leitor para informaes puras, afirma Vanoye (1985:7475). Nesses textos, no se percebe nem a presena do emissor nem a do receptor. Da a linguagem em terceira pessoa. Implicando com isso certa neutralidade, que e, no entanto, limitada, uma vez que na seleo e organizao do texto j ocorre inteno de quem escreve. Analisando as mensagens referenciais, divide-as em dois tipos: a resenha e o informe: Resenha: configura-se como texto que se prope prestar informaes sobre o elementos complexos. A resenha pode referir-se a elementos reais elementos complexos. A resenha pode referir-se a elementos reais (reunies) ou a referentes textuais (livros, peas teatrais, filmes). H aqui resumo crtico. Informe assim definido o texto cujo objetivo e indicar ao leitor referentes reais, concretos. Envolve fatos, circunstncias, cifras. So exemplos: comunicados, informes administrativos, boletins de ocorrncia. H aqui descrio. Para criar condies de abordagem e inteligibilidade de qualquer texto, alguns recursos so a seguir sugeridos. Antes, porm so precondies: compreender o processo de comunicao: emissor, receptor, cdigo, mensagem, referente, repertrio, e notar tambm que em um texto ocorrem interferncia culturais e pessoais, o que pe em risco a objetividade da anlise. Agora passemos s condies. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Delimitaes da unidade de leitura. Anlise textual. Anlise temtica. Anlise interpretativa. Problematizao. Sntese pessoal.

O primeiro passo , portanto, delimitar a extenso da leitura, que realizada considerando-se sua natureza e familiaridade do leitor com o assunto tratado. A leitura de um texto feita por etapas. Evitem-se intervalos longos entre uma leitura e outra que prejudiquem a compreenso do texto. A anlise textual compreende:

Estudo do vocabulrio. Verificao das doutrinas expostas. Sondagem de fatos apresentados. Autoridade dos autores citados. Esquema das idias expostas no texto.

Nesta fase da leitura, busca-se responder s questes: quem o autor do texto? Que mtodos utilizou? Estudam-se o vocabulrio e os conceitos, a leitura fica prejudicada. Examinam-se tambm as referncias histricas, a referncias histricas, a referncia a outras doutrinas e a outros autores.

A anlise temtica apreende o contedo da mensagem sem intervir nele. Responde a vrias perguntas. 1. 2. 3. 4. 5. 6. De que trata o texto? E assim obtm-se o assunto (a referncia) do texto. Sob que perspectiva o autor tratou do assunto? (tema) Quais os limites do texto? Qual problema foi focalizado? Como foi o assunto problematizado? Como o autor soluciona o problema? Que posio assume? E, assim, toma-se posse da tese do autor. Como o autor demonstra seu raciocnio? Quais so seus argumentos? H outros assuntos paralelos idia central?

A anlise interpretativa objetiva apresentar uma posio prpria a respeito das idias do texto. Fora-se aqui a dialogar com o leitor. s vezes, com as de outro. A problematizao a penltima etapa da anlise de textos. Que questes o texto levanta? Feita a reflexo sobre o texto, possibilita pelas fases anteriores de leitura passa-se sntese, que a fase de elaborao de um texto pessoal, que reflita sinteticamente as idias do texto original.

RESENHA CRTICA
Fiorin e Savioli, em Para entender o texto ( 1990:426), partem da conceituao de resenha e dividem-na em descritiva e crtica. O objeto de uma resenha pode ser um acontecimento, ou textos, ou obras culturais, como romance , pea de teatro, filme. O procedimento do resenhista ser seletivo, uma vez que no pode abarcar a totalidade das propriedades de um texto. O que relatar numa resenha depende da finalidade que tem em vista. A resenha descritiva dispensa a apresentao do resenhista; j a critica exige-a Na descritiva, ressalta-se a estrutura da obra ( partes, nmero de pginas, captulos, assuntos tratados, ndices). Se traduo, informar o nome do tradutor. Contm ainda um resumo da obra, a perspectiva terica, o gnero ( crtica literria, livro de negcios, esotrico, romance, teatro, ensaio), o mtodo adotado. Na resenha crtica, colocam-se comentrios e julgamentos do resenhista. Fundamentos para a prtica de resenhas cientficas: 1. Referncia Bibliogrfica:

Autor. Ttulo da Obra. Elementos de imprensa (local de edio, editora, data). Nmero de Pginas. Formato.

2. 3.

Credenciais do Autor:

Informaes sobre o autor, nacionalidade, formao universitria, ttulos, livro ou artigo publicado. Resumo da Obra (digesto):
Resumo das idias principais da obra. De que trata o texto? Qual sua caracterstica principal? Exige algum conhecimento prvio para entend-la? Descrio do contedo dos captulos ou partes da obra. Concluses da Autoria:

4. 5. 6. 7.

Quais as concluses a que o autor chegou? Metodologia da Autoria: Que mtodos utilizou? Dedutivo? Indutivo? Histrico? Comparativo? Estatstico? Quadro de referncia do autor: Que teoria serve de apoio ao estudo apresentado? Qual o modelo terico utilizado? Crtica do Resenhista (apreciao):
Julgamento da Obra. Qual a contribuio da obra? As idias so originais? Como o estilo do autor: conciso, objetivo, simples? Idealista? Realista? Indicaes do resenhista:

8.

A quem dirigida a obra? A obra endereada a que disciplina? Pode ser adotada em algum curso? Qual?

A resenha no , pois, um resumo. Este apenas um elemento da estrutura da resenha. Alm disso, acrescente-se: se, por um lado, o resumo no admite o juzo valorativo, o comentrio, a crtica; a resenha, por outro, exige tais elementos. Em alguns casos, no possvel dar resposta a todas as interrogaes feitas; outras vezes, se publicada em jornais ou revistas no especializados, pode-se omitir um ou outro elemento da estrutura da resenha. Numa publicao cientfica, porm, observar com rigor os pontos salientados. Acrescente-se: se bem redigida, a resenha um valioso instrumento de pesquisa; se, no entanto, a crtica apresentada impressionista (gosto/ no gosto), a resenha deixa de ter interesse para o pesquisador.

You might also like