You are on page 1of 10

Roteiro do teatro Auto da barca do inferno Narrador: Aps a morte as almas vo para o paraso ou para o inferno o juzo final.

Em um rio encontram-se duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo e a outra com destino ao paraso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que so almas que seguiro para o inferno ou o paraso.Os mortos comeam a chegar! Diabo: Que belo dia, com guas tranqilas... Muito bem!Coloca a corda para iar a vela e um banco para as pessoas que viro. tempo de partir e dar louvores a Belzebu! Servo: Sim meu senhor! Em boa hora... Tirano: Esta barca vai para onde? Diabo: Para a ilha do inferno e partir logo. Tirano: Porm a que terra passars? Diabo: Vai para o inferno senhor. Tirano: Essa terra sem graa . Diabo: O qu? Veio at aqui para zombar? Tirano: Ser que achars passageiros para a embarcao? Diabo: Vejo-o com perfil para ir ao nosso cais... Tirano: No, deixo na outra vida pessoas que rezam por mim. Diabo: Pessoas que rezam por ti?...(risos)

Viveu s para o prazer da carne e ainda confia nos que rezam por ti? (risos). Suba rpido e contente-se, pois passaste pela morte e tambm passars pelo rio. Tirano: No tem outro navio?Vou procurar... Tirano: Oh! Senhor do navio para onde vai?Responde-me. Anjo : Quem mandou voc? Tirano: Me diga o navio do Paraso?Deixe-me embarcar. Anjo: No se embarca com tirania, desprezaste os pequenos por ser de famlia rica. Diabo: barca, venham...Que mar com brilho de prata! Um ventinho que mata os valentes remadores!(risos) Tirano: Oh tristeza! Enquanto vivi no cuidei da minha alma, tive fantasias, folgava ser adorado, confiei na minha riqueza e no vi que me perdia.

Diabo: Venham at a barca, boa gente que queremos navegar neste mar de aquarela. Muitos so de boa gente! Oh que barca to valente! Agiota: Oh, que barca to valente!Para onde vais? Diabo: Oh, que pssima hora chegaste, meu parente!Que demora, estou espantado por no ter livrado o seu dinheiro. Agiota: No sobrou nenhum vintm, nem para pagar a viagem. Diabo: Temos de partir para o inferno. Agiota: Livra-me disso! No vou a tal barca. Vou buscar outra que me oferea vantagens. Oh da barca! Que horas partirs? Anjo: Para onde queres ir? Agiota: Ao paraso. Anjo: A outra barca te levar para onde deves ir ..... Agiota: Porque fala isso? Anjo: Porque esse bolso tomaria todo o espao do navio. Agiota: Juro a Deus que vai vazio!De modo inesperado fiquei sem a minha fortuna. Anjo: Com seus juros abusivos, explorou as pessoas. Agiota: Ol, embarcao maldita,quero tornar ao mundo terreno para buscar meu dinheiro: Entra e remars para no perder mais mar. Irs servir ao satans, pois que sempre te ajudou. Cala-te. Agiota: Dona Joana...A senhora aqui tambm.

Joana: Sou aquela. Diabo:Quem ? Joana:Estou aqui tambm nesse navio dos tolos. Diabo:De que morreste? Joana: Morri de bobeira. Diabo: Ento pare de falar besteira...sua maluca!E rema a favor da mar. Joana: Espere! Onde chegaremos? Diabo: Ao porto de Lcifer. Joana: O que?Deixe-me sair, lano-te uma praga que no encontrars descanso em lugar algum e vivers somente na escravido. Joana: Oh da barca! Anjo:O que tu queres?Quem s tu ? Joana:No sou ningum. Anjo: Tu passars, se quiseres, porque em todos teus fazeres por malcia no erraste, tua simplicidade basta para viver com prazer.

Sapateiro:Oh da barca! Diabo:Quem est a?Sapateiro honrado, como vens to carregado! Sapateiro: Mandaram-me vir assim ...Mas para onde a viagem? Diabo: Para o lago dos danados. Sapateiro:Os que morrem no pecado, ganham a passagem, no pergunte mais, esta a tua barca! Sapateiro: Renego esta barca e todos que aqui esto! Diabo: Tu morreste excomungado, esperava de viver, calaste dois mil enganos, roubaste o povo com teu ofcio.Embarca que h muito te espero ! Sapateiro:Pois digo que no quero!Quantas missas eu ouvi, ser que no vo me ajudar? Diabo: Ouvir missa e depois roubar, o caminho por aqui. Sapateiro: E as ofertas que dei? E os dias dedicados aos finados?Juro que de agradecimento!

Diabo: Dinheiro mal intencionado com orgulho e pura satisfao pessoal. Sapateiro:Oh da barca santa! Anjo: Essa carga te atrapalha. Sapateiro:Deus no vai me desmerecer . Isso cabe em qualquer lugar. Anjo: V a barca daqueles que roubam dos outros, almas perdidas!Se tivessem vivido direitas elas seriam recusadas. Escrito estais no caderno dos pecadores. Sapateiro: Oh barqueiro que me aguarda, me leva ao fogo do inferno, no quero esperar mais. Frade: Vem cantando. Diabo: Que isso padre? Frade:Graas a Deus, sou grato. Diabo: Danas tambm o funk? Frade:Porque no? V como sei! Diabo: Entra e farei um sero, e a dama quem ? Frade:Minha amiga.Sempre fomos amigos l no convento. Diabo:Fizeste bem, muito bonita!Eu no vou censur-lo e nem colocar em dvida o convento santo. Que coisa preciosa, entre padre! Frade: Para onde levais a gente? Diabo: Para aquele fogo ardente que no temeste vivendo. Frade: E este hbito no vale? Diabo: Gentil padre mundano, estais encomendado ao Belzebu!No demora mais, embarque e partiremos. Frade:No estava no contrato! Diabo: J foi dado a sentena! Frade:Como? Por ser namorado e folgar com uma mulher h um frade perder com tanto salmo rezado! Diabo: Lamento padre, sers pingado no corpo gordura fervendo. Frade:Mantenha Deus essa coroa ! Diabo:Oh que valente gestos! Frade: Sai pra l seu fedente a enxofre! Diabo:Vamos padre!

Quando o padre embarcou veio a alcoviteira que diz: Brgida: Ol da barca! Diabo: Quem chama? Brgida: Brgida Vaz. Diabo: Entra e rema. Brgida: No quero entrar.No essa barca que eu quero. Diabo: a que deve entrar. Brgida:U... eu vou ao paraso. Diabo: Quem te disse que l deves ficar? Brgida:Eu sou uma sofredora, bastante suportei as dores que ningum sentiu igual e por isso vou a outra barca que mais real aos meus sentimentos. E chegando barca da Glria, diz ao anjo: Brgida: Barqueiro aquela preciosa mulher que dava as moas e vendia prazer. Anjo: Ora vai embarcar em outra, no me incomoda! Brgida:Que mal eu fiz que no pode me aproveitar! Torna Brgida Vaz ao inferno. Brgida: Oh barqueiro da m hora! Diabo:Entrai minha senhora e serei bem recebida.

Veio um Judeu, com um bode s costas, diz: Judeu:Onde vais marinheiro? Diabo: Oh! Que m hora vieste! Judeu: De quem esta barca? Diabo: Esta barca do barqueiro. Judeu: O bode tambm h de ir. Diabo: Oh que honrado passageiro! Judeu: Sem bode como irei l? Diabo: Eu no passo cabres!Nenhum bode pode vir aqui. Judeu:Porque no ir o judeu onde vai Brgida Vaz? O judeu fala ao fidalgo. Diabo: Quem pode mandar nessa barca se no eu?

Judeu: Castigai senhor fidalgo esse desgraado! Diabo: Judeu passars teus dias na escurido! Joane:Ele desprezou os santos e comia carne na sexta- feira santa!

Vem o corregedor, carregado de processos e chegando a barca com sua vara diz: Corregedor: Oh da barca! Diabo: O que queres? Corregedor: Est aqui um juiz? Diabo: Oh amador, quantos feitos trazeis? Corregedor: No meu ar conhecereis que sem gostos trago aqui. Diabo: O que diz esse papel? Corregedor: E onde vai a barca? Diabo: Para o inferno. Corregedor: Para a terra dos demos h de ir um corregedor? Diabo: Santo descorregedor, embarcai. Corregedor: No norma do direito. Diabo: Suba, d a sua mo, fazei conta que nascestes para nossa companhia. E voltando-se autoritariamente para seu companheiro: Corregedor: Vejo que seu poder est acima da autoridade do direito. Diabo: (risos)Por acaso no recebestes propina?Esses teus papis serviro como iscas para acender sua fogueira. J tempo Bacharel, embarque nesta barca, porque sentenciaste com malcia, suborno. Corregedor: No so pecados meus, minha mulher que pecava. Diabo: E tu pecavas com ela e no temia a Deus.Ireis ao lago dos ces e vereis os escravos por seus pecados. Estando o Corregedor no dilogo com o diabo, chegou um procurador. Corregedor: Oh senhor procurador! Procurador: Que diz esse senhor?

Diabo: Que ele ser bom remador. Entra Bacharel doutor e cuidars da bomba que elimina a gua da barca. Procurador: Este barqueiro ta zombando?Essa gente que est a, para onde levars ? Diabo: Para o inferno. Procurador: No vou pra l. Diabo: estais bem arrumados!Entra infeliz de hora m! Corregedor: Confessa doutor? Brgida:Diz juiz, que levou a vida toa e ir nesta barca. Vem um homem que chegou enforcado na barca dos mal-aventurados e disse: Enforcado: Pois eu digo que ele sentenciou para eu morrer enforcado e dizem que o fato faz eu ser canonizado. Diabo: Entra aqui e remars at as portas do inferno. Enforcado: No quero entrar nessa barca. Diabo: Entre j. Enforcado: Os que morrem como eu so livres de satans. E que em boa hora eu nasceria para o Senhor. Diabo: Consola-te com esse esforo?Entra na barca que para o inferno que h de ir. Enforcado: No sei o que isto, ningum me falou em barqueira, seno logo o paraso. Foram rezadas missas para mim para aliviar minha pena. Diabo:Quero-te desenganar:No quiseste te salvar! Vem os cavaleiros trazendo uma cruz com f morreram em poder dos mouros. Cavaleiros: A barca da vida seguro estais, vivendo para a eternidade guarnecido sers...Vigiais os pecadores, que depois da sepultura esta aventura tambm passars... Diabo: Cavaleiros, passam e no perguntem aonde vo!

Cavaleiros: satans no atento!Quem morre por Jesus Cristo no entra nessa barca! Continuaram cantando....E foram as barcas da glria... Anjo: cavaleiros de Deus estava esperando por quem morre pelejando por Cristo, Senhor dos cus!Sero livres de todo mal e merecem paz eterna. E continuaram cantando...E assim embarcaram. Diabo:

You might also like