You are on page 1of 2

1) A operacionalizao do Termo de Cooperao deve ter instrumento detalhado das obrigaes das partes anlogas aos convnios?

Resposta: O documento deve conter o mnimo possvel de clusulas que definam as obrigaes de cada partcipe. Alm disso, a descentralizao dever ser realizada atravs do modelo disponibilizado por meio das diretrizes da Comisso Gestora do SICONV, no Portal de Convnios, e no Comunica SIASG n 051.233, de 31 de dezembro de 2008". 2) Para realizar uma descentralizao de crdito oramentrio para uma Unidade Gestora externa, atravs de DESTAQUE ORAMENTRIO e com a utilizao do Termo de Cooperao, preciso um Plano de Trabalho que detalhe os equipamentos que sero adquiridos e todos os elementos de despesas? Resposta: Sim, ainda que simplificado e sem o rigor dos convnios, o Plano de Trabalho necessrio para definir o que ser executado e os elementos de despesas a serem detalhadas na NC. Alm disso, possvel inferir do art. 3 do Decreto 825/93, que para ocorrer a descentralizao, necessrio que esta esteja atrelada a um plano de trabalho.

3) O Termo de Cooperao um ato jurdico ou um ato de gesto de execuo oramentria? Resposta: O destaque oramentrio viabilizado pelo Termo um ato de gesto de execuo oramentria, o que no impede que o ato gere conseqncias na esfera jurdica. 4) Existe prestao de contas financeira por parte de quem recebe o destaque para o rgo repassador? Resposta: No. Ser necessria apenas a prestao de contas financeira para os rgos de controle junto com as contas do rgo recebedor ao final do exerccio. 5) De quem a responsabilidade por efetuar a prestao de contas financeira aos rgos de controle? Resposta: A responsabilidade do rgo que recebe os recursos atravs de destaque. 6) Que tipo de prestao de contas pode ser exigido pelo rgo repassador do crdito oramentrio? Resposta: Poder ser exigida apenas a prestao de contas da execuo fsica do objeto.

7) A responsabilidade do cumprimento do objeto que consta do Termo de Cooperao celebrado do rgo repassador ou do recebedor do crdito oramentrio? Resposta: A responsabilidade pela execuo fsica e financeira do rgo que recebe os recursos por meio de destaque oramentrio. Porm, no isenta o rgo repassador que realize a gesto quanto ao cumprimento dos produtos previstos na lei oramentria. 8) A devoluo dos valores, eventualmente impugnados ou as sobras de dotao dos recursos financeiros necessria? Resposta: Sim, desde que esteja estabelecido no Termo celebrado. Fica a critrio dos participantes determinar que sejam devolvidos os recursos impugnados ou as sobras. Alm disso, cumpre ressaltar que, de acordo com o art. 3 do Decreto n 825/1993, os recursos descentralizados sero integralmente e obrigatoriamente empregados na consecuo do objeto previsto no Plano de Trabalho.

9) possvel efetuar descentralizao de crdito para empresa pblica federal que efetue atividade de agente financeiro governamental e que no integre o oramento fiscal e da seguridade social? Resposta: No. De acordo com o art. 4 do Decreto n 825/1993, as empresas pblicas federais que efetuam atividade de agente financeiro governamental e que no integram o oramento fiscal e da seguridade social podero receber crditos em descentralizao, desde que seja para viabilizar a consecuo de objetivos previstos na lei oramentria.

10) Os rgos vinculados ou externos precisam estar previamente habilitados junto ao rgo repassador? Resposta: No. 11) A inadimplncia do rgo recebedor impede a realizao da descentralizao de crdito oramentrio e a liberao do financeiro? Resposta: Inexiste impedimento legal que impea o rgo inadimplente receber descentralizaes de outros rgos. 12) A execuo de obras ou aquisio de equipamentos necessita da prvia aprovao do rgo repassador? Resposta: No necessrio, tendo em vista que qualquer obra ou aquisio de equipamentos obrigatoriamente deve estar prevista no plano de trabalho.

You might also like