You are on page 1of 8

A ARCA DE NO

Autor: Adaptado por Liane Haacke - Texto original: Diante do Trono 5 Tema: Cantata infantil (as msicas podem ser declamadas) Personagens: Tartaruga, Macaco, Elefante, Girafa, Leo, Porco, Jacar, Pastor ou narrador. Tempo aproximado: 40 a 50 minutos Sinopse: Animais contam de forma animada a histria da Arca de No.

Tudo escuro. Somente raios e troves. Os animais esto assustados correndo de um lado para o outro, at encontrarem um lugar seguro (l na frente, no altar). Somente a tartaruga, que est vindo pelo correndo, ainda no conseguiu chegar. GIRAFA Ai! Meu Deus, que medo! LEO - Fique tranqila. s um trovo. GIRAFA Eh! Desculpa ai, galera. que eu me assustei! Neste momento se aproxima a tartaruga. TARTARUGA Uau! Vai cair um p d'gua! ANIMAIS Olha quem chegou! Dona tartaruga! TARTARUGA E ai, moada? Paz e alegria! Uh!! Maior temporal!! Faz tempo que eu no encaro uma chuva dessa. T me lembrando o dilvio.! MACACO Di...di... di... di o qu? TARTARUGA Dilvio, macaco! MACACO Macaco? Eu sou um Mico Leo Dourado. Interfere. ELEFANTE Pelo jeito voc tem mais uma histria para nos contar ? E parece que tem a ver com DILVIO. TARTARUGA ...! Esta no mais uma histria. muito mais. uma histria do tempo do meu tatatatatatatatatatatatatatarav! Eles foram salvos por No. MACACO Agora eu bolei! Quem esse No? Voc no estava lembrando era do Dilvio?

Quantos amigos heim? Bem relacionada voc! ELEFANTE Ah, seu mico leo dourado, s pra te esclarecer. Dilvio no uma pessoa. Dilvio foi uma grannnnnnnde chuva que aconteceu h muito tempo atrs. Mas cada coisa a seu tempo. MACACO Ahhhh. Eu sabia. S queria ver se vocs sabiam. ELEFANTE ... No foi escolhido por DEUS para marcar a sua gerao. Ser corajoso para fazer o que certo e no simplesmente o que todos fazem. LEO- E as pessoas no tempo de No faziam muitas coisas erradas? TARTARUGA Oh yes, my friend! Faziam tantas coisas erradas que Deus decidiu acabar com tudo! JACAR OH... O pecado terrvel! Ele destri a vida das pessoas. ELEFANTE Vocs querem mesmo conhecer esta histria? ANIMAIS Hum, hum... Eu quero... ah, eu quero,... Vamos l... ELEFANTE ... Ento vamos mergulhar no conhecimento da Palavra de Deus! TODOS Uau!!!

05 TODO MUNDO ERA MAU Todo mundo era mau E todos os membros levados Ningum obedeciam ao papai e a mame S existem filhos malcriados. Ningum compartilhava o

po Nem abraava seu irmo Em cada esquina, em cada quarteiro S dava briga e confuso. Todo mundo era mau E todos os membros levados Ningum respeitava o vov e a vov

S existiam filhos malcriados. Ningum falava a verdade S havia enganao Tanta mentira e competio Faltava amor no corao E resolveu Destruir tudo.

LEO - Ah, no! Tudo ia ser destrudo? JACAR E No? ELEFANTE Calma! Deixem-me continuar contando. Eu no disse que No nasceu com o propsito de marcar sua gerao?

ANIMAIS Hum, hum... Voc disse. ELEFANTE Ele era diferente! A Bblia diz que ele cresceu e se tornou um homem integro e que andava com Deus! No e toda sua famlia amavam a Deus! E por isso Deus os livraria! PORCO ... O cara era legal demais!

07 UM HOMEM LEGAL No era um homem justo e bom Ele andava com Deus Um homem legal! Muito especial! Ele andava com Deus.

No seu corao ele tinha amor E perdo No fazia mal nem a um animal Que legal era o Seu No.

Dentro do seu lar, um pai exemplar Para Sem, Co e Jaf Sempre carinhoso, um bom esposo Legal! Era o Seu No.

TARTARUGA ... Todo mundo ia ser destrudo, mas No e sua famlia iriam ser salvos! LEO E como que o mundo ia ser destrudo? ELEFANTE Bem, Deus contou para seu amigo No que Ele iria mandar uma chuva to forte que destruiria tudo. MACACO Ahhh! Entendi. A chuva forte era o dilvio. LEO Hum, hum. PORCO ,mas pera ai... E como No e sua famlia seriam salvos? TARTARUGA Deus disse a No exatamente o que fazer. E ele e seus 3 filhos: Sem, Co e Jaf, obedeceram direitinho. 09 UMA ARCA O Senhor disse a No Construa um barco Um barco grande, muito grande ser sua salvao. Uma Arca de madeira Pra salvar voc e sua famlia inteira Quando a chuva comear Este barco grando ir flutuar. Mandarei os animais Ajunte muito alimento Pois eles comem demais. Este barco grando ir flutuar Este barco grando ir te salvar.

GIRAFA Uau! Era um barco muito grande mesmo, n? JACAR Claro! Para caber No, sua mulher, seus 3 filhos e as esposas deles... TARTARUGA ... E mais! Os animais que Deus mandaria e a comida para todos eles! ELEFANTE Hum, hum... Est escrito na Bblia que Deus deu todos os detalhes para No construir a Arca. Ela deveria ser feita de madeira de uma rvore chamada cipreste, dividida em 3 compartimentos e revestida de piche por dentro e por fora. LEO - ... Esse cara manda bem. TARTARUGA isso mesmo. E mais Deus mandou at as medidas certas para a construo do barco! ELEFANTE Faa-a com 135 metros de comprimento, 22 metros e meio de altura. Faa um teto com um vo de 45 centmentros entre o teto e o corpo da Arca. PORCO Hum... E essa abertura no teto? Era para entrar ar fresco e luz? TARTARUGA isso ai! Com tanta gente e tanto bicho vivendo junto l dentro, luz e ar fresco iam bem! JACAR E porta? Tinha porta? ELEFANTE Hum, hum... Tinha sim. Uma porta lateral. E a Bblia diz que No fez tudo exatamente como Deus havia ordenado. TARTARUGA Vocs nem imaginam como foi difcil para No e sua famlia obedecerem a Deus. GIRAFA Ah, d para imaginar sim, porque deve ter dado um trabalho construir a Arca. ELEFANTE No apenas isso. As outras pessoas no entendiam, No. Eles achavam uma loucura o que ele estava fazendo. E quando No falava que ia chover muito e que Deus iria destruir tudo por causa do pecado deles, ningum acreditava! MACACO mesmo. As pessoas deviam passar e ver aquela coisa enorme, e rir da cara de No e de seus filhos! TARTARUGA .. Mas eles que estavam certos. E foram corajosos para obedecerem a Deus, apesar das crticas dos outros. JACAR Quando a gente ouve a voz de Deus nos mandando fazer alguma coisa, ainda que

parea difcil, podemos confiar e obedecer! PORCO verdade. verdade! 11 EU VOU OBEDECER Mesmo quando parece difcil E as pessoas dizem que impossvel Obedecer a Deus sempre o melhor Pois Ele fiel e cumpre o que diz. Quando penso: No vou TARTARUGA ... Assim que a Arca ficou pronta, Deus falou de novo com No. Ele avisou que No, sua famlia e os animais podiam entrar nela porque o dilvio estava para chegar em apenas 7 dias. PORCO T bom, t bom. Mas como No conseguiu levar os bichos pra dentro da Arca? GIRAFA J pensou? Carregar um elefante? ELEFANTE Um s no. Era dois de cada! Um casal! Um macho e uma fmea de cada animal, Deus falou com os animais escolhidos, e eles, obedientes, foram at No. conseguir D vontade de parar e desistir Obedecer a Deus sempre o melhor Pois Ele fiel e cumpre o que diz. Em tudo o que Deus fala Ele nunca falha Posso confiar E em meio tempestade Comigo Ele estar Eu vou obedecer.

13 BICHOS GRANDES E PEQUENOS Deus mandou os animais De dois a dois, belos casais Para entrar na Arca Bichos grandes e pequenos Todos os que conhecemos E muito, muito, muito mais Muitos outros animais Na Arca de No.

Tinha elefante? Tinha! Tinha macaco? Tinha! Tinha gatinho? Tinha! Tinha ovelhinha? Tinha! E muito, muito, muito mais Muitos outros animais Na Arca de No. Tinha leo? Tinha! Tinha cachorrinho? Tinha!

Tinha vaca? Tinha! Tinha cavalinho? Tinha! Tinha pato? Tinha! Tinha galinha? Tinha! Tinha passarinho? Tinha! Tinha porco? Tinha! E muito, muito, muito mais Muitos outros animais Na Arca de No.

TARTARUGA Quando No, sua famlia e os casais de bichos entraram, Deus fechou a porta da Arca e abriu as comportas do cu. E choveu, e choveu, e choveu... Por 40 dias e 40 noites. ELEFANTE Hum, hum. E todas as montanhas foram cobertas de gua. Tudo foi destrudo, menos No e os que estavam na Arca com ele.

ELEFANTE Por 150 dias a Terra ficou cheia de gua. E ento, Deus se lembrou de No e dos bichos na Arca e mandou um vento soprar bem forte para baixar as guas. E durante outros 150 dias as guas foram secando, secando e escoando de sobre a Terra. ELEFANTE A Arca parou sobre as montanhas de Ararate. E depois de esperar mais 40 dias, No abriu a janela da Arca e soltou um corvo, que ia e voltava, at que as guas secaram totalmente. TARTARUGA Depois soltou uma pomba que no encontrou lugar onde pousar. GIRAFA Ento, ainda havia gua sobre a Terra, certo? ELEFANTE Hum, hum. Sim, certinho. No esperou mais 7 dias e de novo soltou a pomba que voltou tardinha com uma folha de oliveira. JACAR Uau! Um sinal de vida! TARTARUGA ! Ento soltou a pomba outra vez e ela no voltou mais. MACACO Hnnn? Ento aconteceu o qu, desta vez? TARTARUGA Take it ensy, my friend! Voc t muito apressado! J vamos saber o que aconteceu!. ELEFANTE T, deixa eu terminar. No removeu a cobertura da Arca e viu que o solo estava quase seco. E esperou mais 1 ms e 27 dias, e ento viu que a terra estava completamente seca. MACACO Ahhh... Que luta! No sei se eu ia conseguir esperar tanto... JACAR Mas voc tem que aprender!

17 ESPERAR, ESPERAR, ESPERAR Tudo na vida tem a hora certa No adianta querer apressar Mesmo nas coisas simples de criana Temos que aprender a esperar.

Esperar pela hora certa de brincar De comer, de sair para passear Esperar pela hora certa de acordar Ver Tv, estudar, e at namorar Esperar, esperar, esperar, esperar

Tudo na vida tem a hora certa No adianta querer apressar Espera em Deus e em Suas promessas Quem nEle espera no vai se frustrar Esperar, esperar, esperar, esperar

TARTARUGA Ento, depois de tanta espera, Deus falou para todos sarem da Arca.

MACACO At que enfim! No agentava mais, meu Pai! GIRAFA - Ah, que alegria! No devia estar feliz! PORCO mesmo, pessoal! Deus teve misericrdia de No e da famlia dele! LEO E todos os animais estavam felizes tambm! JACAR Ah... E eu posso at ver os bezerrinhos, os cachorrinhos, correndo pelos campos depois de tanto tempo em um lugar to apertado! ELEFANTE Sim, com certeza eles correram muitos. Mas, antes de qualquer coisa, No fez um culto para adorar e agradecer a Deus por Sua bondade e fidelidade! ANIMAIS Ah... legal... Graas a Deus! NO 19 MUITO OBRIGADO Muito obrigado! importante saber agradecer A quem me fez bem A quem me abenoou Quem esteve comigo Na hora da alegria e da dor.

Meu Deus nunca me abandonou E amigos fiis no meu lado colocou Por isso eu quero agradecer Muito obrigado, Senhor Muito obrigado!

Eu te agradeo, meu Senhor Por todas as bnos Tu s o meu Deus, meu Salvador Eu te agradeo.

LEO Pessoal, j est na hora de voltarmos para a floresta. MACACO Mas j? PORCO Ah,! GIRAFA - Ah, no, eu no quero voltar! L tava chovendo muito! TARTARUGA Fica na boa! Nunca mais Deus vai destruir o mundo com gua. MACACO - Pera ai! Quem te garante isso? ELEFANTE Deus! Foi Deus quem disse isso quando viu a gratido do corao de No enquanto O adorava. MACACO Ah bom...

TARTARUGA Se liga ai, macaquinho. Deus abenoou a No e seus filhos e fez uma aliana com ele e com os animais, de que no haveria mais dilvio sobre a Terra. ELEFANTE Hum, hum. E o sinal desta aliana o arco-ris, que Deus chama de meu arco. JACAR Ento o arco-ris aparece para nos lembrar da bondade e da fidelidade de Deus, no ? ELEFANTE Isso mesmo! ANIMAIS Glria a Deus!!! Aleluia!!!

21 O ARCO-RIS Olhe pra o cu num dia de chuva Quando o sol raiar voc vai ver O arco-ris pintado nas nuvens

Para nos lembrar do que Deus fez Celebramos Tua bondade, Senhor Que nos salvou. Vamos comemorar

A misericrdia do nosso Deus Vamos nos alegrar Na aliana que conosco Ele fez.

PORCO - Que bom que No obedeceu a Deus, no pessoal? TODOS Hum, hum. ! Foi mesmo! Foi legal! LEO Agora ele est salvo, com toda sua famlia, comemorando a bondade de Deus! TODOS Que bom que ele obedeceu. ELEFANTE E voc amiguinho? Voc vai ser obedecer a Deus? A Bblia diz que Jesus vai voltar em uma poca muito parecida com a que No viveu. O mundo mais uma vez ser destrudo! Mas Deus vai salvar aqueles que crerem e andarem com Ele, assim como No! JACAR Que legal! Andar com Deus mesmo muito bom. Enquanto o mundo est perdido voc tem um Salvador. Que legal! MACACO ... Acima de tudo, com No, eu aprendi que devO obedecer a Deus, mesmo que seja difcil, ou parecer impossvel. Porque Deus fiel! ELEFANTE isso mesmo! Os animais saem. Entra o Pastor. PASTOR Legal a histria de No, no crianas ?

You might also like