You are on page 1of 3

ENTREVISTA DA 2 DOUG LEMOV S conhecimento terico no forma bom professor -------------------------------------------------------------------------------DOCENTES TAMBM PRECISAM DE TCNICAS PARA TRANSMITIR CONHECIMENTO,

INSPIRAR CRIANAS E MANEJAR SALA DE AULA -------------------------------------------------------------------------------ANTNIO GOIS DO RIO Quando, aos 21 anos, comeou a dar aulas, Doug Lemov, 42, conta que ouviu conselhos como "espere o mximo dos seus alunos todo dia" ou "tenha altas expectativas sobre seu desempenho". No momento em que ficava em frente aos estudantes em sala de aula, porm, isso lhe parecia pouco til. No meio de tantas frases de efeito, um professor mais experiente lhe falou algo bastante concreto: "Quando precisar dar instrues aos alunos, no faa isso caminhando pela sala enquanto distribui papis. Eles precisam entender que o que voc fala mais importante do que qualquer outra tarefa". Foi a partir de dicas prticas como essa que Lemov, hoje diretor de uma rede de escolas nos EUA, passou a prestar ateno nas tcnicas dos melhores professores. Sua obsesso em descobrir o que faz o docente top quando fecha a porta de sua classe o levou a filmar por seis anos aulas de profissionais que conseguiam, mesmo em situaes adversas, que seus alunos aprendessem. Este trabalho virou livro de repercusso nos EUA, com 150 mil cpias vendidas, e que ser lanado em outubro no Brasil, com o nome "Aula Nota 10" (Fundao Lemann e editora Da Boa Prosa). Nele, Lemov descreve em termos bem prticos 49 tcnicas de bons professores. Podem no ser frases glamourosas, mas funcionam. Em entrevista Folha, o autor diz que seu livro no menospreza o conhecimento terico. Apenas argumenta que, em vez de aprender apenas a partir de teorias, professores precisam olhar para o que fazem seus colegas com melhor desempenho. Folha - Seu livro pode ser entendido tambm como crtica ao modo como se formam professores hoje nos EUA, com currculos que enfatizam demasiadamente teorias pedaggicas e deixam pouco espao para o ensino de questes prticas de sala de aula. Como foi a repercusso? Doug Lemov - Pela resposta que tive, percebi que o problema na formao de professores nos EUA mais profundo do que imaginava.

Alguns me disseram que as ideias do livro eram muito intuitivas. Outros, que no havia nenhuma grande revelao e que o livro era at bvio. Sinceramente, considerei elogio, pois isso revela que h mais pessoas que pensam da mesma maneira. Eu tinha tambm algum receio de o livro no ser bem recebido por professores de escolas pblicas, j que trabalho numa organizao que mantm escolas "charters" [geridas pela iniciativa privada, mas financiadas pelo poder pblico para atender gratuitamente alunos pobres] e, nos EUA, tem havido muita disputa em torno deste tema. Mas acho que os professores entenderam que o livro pode ser til para seu trabalho, no importa em que tipo de escola eles ensinam. S no tive resposta nenhuma das autoridades educacionais, responsveis pela poltica de formao de professores. Deles, percebi um silncio retumbante. O que explicaria isso? Talvez achem que eles estejam certos e eu, equivocado. Talvez porque estejam numa postura defensiva, se sentindo ameaados com os que criticam a poltica atual de formao. No estou certo de que as pessoas responsveis pela formao de professores tenham em mente que o aprendizado das crianas tem que ser a prioridade. Ao enfatizar a importncia de aprender tcnicas de manejo de turma em sala de aula, voc no estaria menosprezando a formao terica? Em nenhum momento digo que o conhecimento terico no importante. Pelo contrrio, dramaticamente importante. Se voc vai ensinar matemtica, voc tem que ter uma boa formao em matemtica. Mas meu ponto que s isso no faz de algum um bom professor. Acho que as tcnicas que descrevo so teis inclusive para docentes que tm amplo conhecimento da disciplina que lecionam. Imagine uma escola pblica em rea pobre que esteja precisando de um professor de fsica. Hoje em dia, j difcil achar algum que conhea bem a disciplina e esteja disposto a dar aulas. Mas, se as pessoas com boa formao em fsica souberem tambm tcnicas para fazer boas perguntas, inspirar crianas e manejar uma sala de aula, triplicaramos o nmero de pessoas capazes de dar boas aulas. Meu livro trata muito mais de como transmitir o conhecimento para os alunos. Quando voc especialista em algo, seu conhecimento sobre o tema quase intuitivo. Isso pode significar que no seja natural para voc pensar em formas de transmitir isso para estudantes.

No Brasil, h muitas crticas aos formatos tradicionais da sala de aula, pouco atrativos para jovens do sculo 21. No entanto, muitos professores reagem argumentando que a sala de aula no um circo, e que aprender nem sempre divertido. Qual sua opinio?

No acho que tenha que se escolher entre um modelo ou outro. certo que voc deve inspirar os alunos e atrair sua ateno, mas preciso tambm faz-los trabalhar duro. S no entendo como algumas pessoas resistem tanto em melhorar. Se voc me disser que h coisas que possa fazer para ser um pai melhor, eu vou querer aprender, mesmo que eu j me considere o melhor pai do mundo. Se em sua escola h uma maioria de professores desmotivados ou desinteressados em melhorar, difcil ser o que dar o primeiro passo. Mas, se voc d esse passo, outros o seguiro, e isso se tornar uma bola de neve. Mas, no Brasil, professores muitas vezes do aulas em situaes precrias. Como cobrar entusiasmo de um profissional nessa situao? certamente mais fcil ser um timo professor numa escola maravilhosa. Mas, mesmo nas piores escolas dos Estados Unidos, h sempre um, dois ou trs que se destacam, e, no meu livro, eu destaco principalmente o trabalho de professores que do aulas para alunos mais pobres. Mesmo no conhecendo bem o Brasil, tenho certeza de que h bons profissionais mesmo em escolas de pior desempenho. Meu ponto que, em vez de aprender s com teorias, tambm deveramos aprender com exemplo dos timos professores. H, porm, escolas que facilitam o trabalho desses bons professores e outras que dificultam. Quais caractersticas voc identifica nas que apresentem bons resultados? Em primeiro lugar, so escolas preocupadas, acima de tudo, no aprendizado do aluno. Parece bobo dizer isso, mas, na prtica, nem sempre o que acontece. Em segundo, h tambm uma constante anlise de resultados, para identificar os pontos fracos e corrigi-los. Por ltimo, so locais onde o professor se sente valorizado e respeitado. E o que um diretor precisa fazer para motivar a equipe? Sei que comum o ceticismo de professores em relao a aperfeioamento. Em parte, eles tm razo, pois muitos conselhos ou treinamentos do em nada. Mas fazer os professores confiarem no seu trabalho um resultado, e no uma pr-condio. preciso mostrar que voc capaz de ajud-los a serem melhores. Se voc consegue fazer isso ao menos com uma minoria, natural que outros vejam o resultado e passem a acreditar em voc.

You might also like