You are on page 1of 13

Captulo II O Direito Pblico Moderno e o Estado Europeu

Formao 15. O sistema poltico medieval A ausncia de Estado neste perodo deve-se tanto fora dos vnculos feudais, senhoriais e corporativos que no interior de cada reino limitam e repartem o poder central, quanto fora dos vnculos de subordinao do Rei ao Papa e ao Imperador. O Ocidente aparece como uma unidade de civilizao e de f, e tambm poltica e social Respublica Christiana. Neste sistema existiam fraquezas, tais como: a) b) c) d) O localismo da vida social; A precariedade das estruturas econmicas; A grosseira tutela dos direitos dos indivduos; A deficincia interna resultante da contraposio entre o Papa e o Imperador.

16. A substituio do sistema poltico medieval Desde os sculos XIII XIV ocorre a crise do sistema poltico medieval, sendo de papel muito importante dois factos: o despontar das naes europeias e a recepo do Direito romano. Despontar das naes europeias as naes, comunidades de laos novos e especiais assentes em afinidades de esprito e de interesses e num sentimento comum, transformam a geografia da Europa. As naes vo-se formando durante sculos. O primeiro sinal da tomada de conscincia de uma comunidade de si mesma dar-se um nome, separando os que a ela pertencem dos outros. A este elemento vm-se juntar a lngua, a procura de origem comum, a idntica vivncia da religio, os interesses comuns, a prpria ideia de sujeio ao rei. Recepo do Direito romano estudado e divulgado pelos legistas preparados nas Universidades, ir por em causa as concepes jurdico-polticas de origem germnica. As categorias jurdicas romanas vo largamente enformar todas as novas construes polticas. 17. O processo de criao dos Estados europeus Em virtude da situao poltica existente, o processo de criao dos Estados modernos europeus consiste na realizao concomitante de esforos dos reis para se libertarem dos vnculos internos e externos ao desenvolvimento da plenitude do seu poder.

Internamente centralizao do poder, ou seja, reintegrao das faculdades jurisdicionais, ou outras, dispersas pelos senhores feudais e da extino das imunidades e dos privilgios atribudos as estamentos ou comunidades locais. Externamente no sentido de emancipao poltica em relao ao Papa e Imperador. 18. A soberania e a organizao do Estado A moderna ideia de Estado tem o seu expoente na ideia de soberania. Boudin define a soberania como: potncia soberana absoluta e perptua. A soberania implica ainda a ligao directa entre o Estado e o indivduo. Doravante, tanto o nobre como o plebeu so igualmente sbditos do Rei porque esto igual e imediatamente sujeitos ao seu poder. Para isso o poder por definio no apenas concentrado no Rei mas tambm centralizado dota-se dos necessrios rgos e servios. So os tribunais do Rei e o correspondente processo que aparecem: uma administrao burocrtica em sentido moderno que progressivamente se substitui administrao feudal e so novas funes que ela se vai propor. 19. Variedade dos momentos de aparecimento do Estado No fcil divisar quando surge o Estado, quando se passa de organizao poltica medieval para a nova forma de organizao poltica. O que se pode afirmar que surge em diversos momentos, nas vrias partes da Europa. Pennsula Ibrica o Estado encontra-se relativamente cedo, uma vez que as lutas da reconquista crist favorecem a unidade de comando poltico no interior dos reinos que se vo formando e onde os reis nunca deixam de se afirmar independentes do Sacro Imprio. Inglaterra e Siclia mais cedo que a Pennsula Ibrica e em moldes mais modernizados devido ao regime burocrtico-militar imposto pelos normandos. Frana emerge lentamente ao longo dos sculos XIV e XV, pela reunio Coroa de terras e direitos de grandes feudatrios. Uma importncia decisiva tem a guerra dos Cem Anos, acentuando a conscincia da nacionalidade francesa e soltado os laos feudais entre a Inglaterra e a Frana. Pases Nrdicos define-se nos sculos XVI e XVII, em grande parte em ligao com a Reforma protestante, aproveitada pelos monarcas para, com a formao de Igrejas nacionais, afirmarem e aumentarem o seu poder. Alemanha e Itlia prolongada fase transitria, porque se encontravam dispersas por diversos principados e repblicas e sem conseguirem fugir presso das potncias estrangeiras. O processo de criao dos Estados europeus culmina nos tratados de Vesteflia (1648) que pem termo guerra dos Trinta Anos e, simultaneamente, selam a ruptura religiosa da Europa, o fim da supremacia do Papa e a diviso da Europa em diversos Estados independentes, cada qual com fronteiras precisas.

20. O caso portugus: fundao e consolidao do reino de Portugal Principais eventos que assinalaram a formao do reino de Portugal, sucessor do Condado Portucalense: a) Governo de D. Afonso Henriques (1128); b) Reconhecimento interno do ttulo de Rei (1140); c) Prestao de vassalagem ao Papa como reforo e como prova da emancipao relativamente a Leo (1143); d) O reconhecimento da dignidade real pela Santa S (1179); e) Posteriormente, as crises polticas de 1383 e 1438; f) As manifestaes do sentimento nacional desde o sc. XIV; g) A guerra da independncia; h) As conquistas; i) E as navegaes alm-mar. Do estatuto medieval evoluir-se-ia para o estatuto moderno do poder real, atravs do desenvolvimento dos impostos gerais, da interferncia na administrao local e da afirmao do poder civil perante a Igreja, bem como atravs da preponderncia da funo legislativa e da reivindicao do exclusivo da funo jurisdicional tudo acompanhado da ideia de que o prncipe deveria ser considerado o representante dos interesses gerais da Nao. Evoluo 21. Condies gerais do desenvolvimento do Estado europeu O Estado europeu move-se, do sc. XVI aos nossos dias, num mundo em transformao e ele prprio um poderoso agente de transformao do mundo. Estado sofre o influxo de condies:

Espirituais: (Renascimento, Reforma e Contra-reforma) Crises psicolgicas e morais conexas; Do humanismo ao racionalismo, do racionalismo ao romantismo; Progresso tcnico; Difuso da cultura

Socioeconmicas: Decadncia da nobreza e aristocracia; Ascenso da burguesia; Desenvolvimento do capitalismo; Revoluo industrial; Aparecimento da classe operria; Sindicalismo

Exteriores: Descobrimentos martimos; Expanso colonial; Sistema de Estados

22. Perodos de evoluo So diferentes as perspectivas porque pode ser tomada a evoluo do moderno Estado europeu. Perspectiva de natureza cultural: toma o Estado em cada poca como expresso da civilizao dessa poca. A tende sobretudo concepes filosficas, sociais e jurdicas que legitimam o poder pelas quais so avaliados o carcter e os mbeis de aco dos governantes. Os perodos correspondentes so o Estado do Renascimento (sculos XV e XVI), O Estado da Ilustrao (XVII e XVIII) e o Estado do Romantismo (XIX). Perspectiva de natureza poltica e jurdico-positiva: reconduz o Estado a um processo poltico e jurdico de agir. Logo, volta-se para a legitimidade poltica, a organizao e a tcnica de limitao de poder dos governantes e para os direitos e deveres atribudos aos governados. Perodos demarcados so: Estado estamental, Estado absoluto e Estado constitucional (representativo ou de Direito). Numa terceira perspectiva so ligados Direito, economia e poltica. Os Estados demarcados so: Estado de poder soberano, Estado comercial, Estado liberal e constitucional e o Estado nacional. A perspectiva adoptada a segunda. 23. O Estado estamental O Estado estamental ou monarquia limitada pelas ordens forma poltica de transio. No existe em toda a parte e no exista da mesma maneira e ao mesmo tempo. A ideia bsica que nele se encontra a dualidade poltica rei estamentos, sucessora do dualismo rei reino medieval. O rei e as ordens ou estamentos criam a comunidade poltica. O rei tem no s a legitimidade como a efectividade do poder central; mas tem de contar com os estamentos, corpos organizados ou ordens vindos da Idade Mdia. Rei e estamentos exprimem, de certa maneira, um enlace entre Estado e sociedade. E fala-se tambm em Estado corporativo, por causa do factor poltico presente nessa sociedade complexa de unidades sociais e territoriais. Tal como na Idade Mdia, os direitos das pessoas esto a fragmentados e estratificados. A principal forma de participao dos estamentos encontra-se nas assembleias estamentais (Parlamentos, Estados gerais, Dietas e Cortes) com particulares formas de composio, divididas ou no em mais de uma cmara e com faculdades ora deliberativas ora consultivas. Como se trata de um momento de equilbrio, o Estado estamental no dura seno at ao Rei ganhar fora para levar a unificao do poder s suas ltimas consequncias. De resto, a Coroa, que representa o todo, mais progressiva que as ordens, as quais acabam ficar confinadas defesa dos seus interesses de classe. A monarquia vai converter-se em absoluta.

S em Inglaterra os estamentos, mais evoludos que no Continente, sobrevivem como grupos polticos, e no como meros estratos sociais. Mas para tal tm de lutar contra o rei pelas garantias individuais e pela representao nacional. 24. O Estado absoluto. O Estado de polcia O termos Estado absoluto pode reportar-se menos preciso. Nenhum Estado existe margem do Direito e nenhum governante deixa de estar vinculado s normas jurdicas que o titulam como tal (sendo estas normas a leis fundamentais da altura e enquanto no as mudar s leis que faa e que asseguram a continuidade institucional). O sentido prprio s pode ser o de Estado absoluto como aquele em que se opera a mxima concentrao de poder no rei e em que, portanto, a vontade do rei lei e as regras jurdicas definidoras do poder so exguas, vagas, parcelares e quase todas no reduzidas a escrito. Expediente tcnico-jurdico muito caracterstico desde ambiente vem a ser o desdobramento do Estado: Estado propriamente dito (dotado de soberania) e em Fisco (entidade de Direito privado em sem soberania). Apenas o Fisco entra em relaes jurdicas com os particulares, contrata, se obriga, comparece em juzo, s contra ele podem os particulares reivindicar direitos subjectivos. usual distinguir dois subperodos na evoluo do absolutismo. Num primeiro, que se estende at princpios do sc. XVIII, a monarquia afirmase de direito divino. O rei pretende-se escolhido por Deus, governa pela graa de Deus, exerce uma autoridade que se reveste de fundamento ou sentido religioso. Numa fase subsequente vai procurar-se atribuir ao poder uma fundamentao racionalista dentro do ambiente de iluminismo dominante. o Despotismo Esclarecido, ou noutra perspectiva em alguns pases, o Estado de polcia (o Estado passa a ser como uma associao para a consecuo do interesse pblico e devendo o prncipe ter plena liberdade nos mis para o alcanar). O critrio principal de aco poltica torna-se a razo de Estado, a convenincia, o bem pblico, e no a justia ou a legalidade, apesar de a religio crist, oficialmente professada, necessariamente contrariar o maquiavelismo. E enaltece-se o poder pelo poder, posto ao servio do Estado soberano. A funo histrica do Estado absoluto consiste em reconstituir (ou construir) a unidade do Estado e da sociedade, em passar de uma situao de diviso com privilgio das ordens, para uma situao de coeso nacional, com relativa igualdade de vnculos ao poder. Sobretudo no sc. XVIII, a lei prevalece sobre o costume como fonte de Direito e esboa-se o movimento de codificao, reforma-se a justia, consolida-se a funo pblica, criam-se exrcitos nacionais e o Estado intervm em alguns sectores at a ignorados da cultura, da economia e da assistncia social. Incrementa-se ento o capitalismo, primeiro comercial e depois industrial e a burguesia revela-se como sector mais dinmico da sociedade. (ler pg 86 e 87 caso portugus)

25. O Estado constitucional, representativo ou de Direito As correntes filosficas do contratualismo, do individualismo e do iluminismo (Locke, Montesquieu, Rosseau, Kant) e importantssimos movimentos econmicos, sociais e polticos conduzem ao Estado constitucional, representativo ou de Direito. Ponto culminante de viragem a Revoluo francesa (1789 1799), mas tambm muito importantes so: a Revoluo industrial na Inglaterra e as primeiras Constituies modernas que apareceram nos Estado Unidos. Em larga mediada, a mquina do Estado constitucional a mesma do Estado de polcia. E por outra banda dir-se-ia que algumas das suas caractersticas aparentemente correspondem ao desenvolvimento de caractersticas vindas de trs: as Constituies escritas reforam a institucionalizao jurdica do poder poltico, a soberania nacional, una e indivisvel, a sua unidade. O povo como conjunto de cidados iguais em direitos e deveres. Nem por isso, menos ntida a divergncia no plano das ideias e das regras jurdicas positivas: a) Em vez de tradio, o contrato social; b) Em vez de soberania do prncipe, a soberania nacional e a lei como expresso da vontade geral; c) Em vez do exerccio do poder por um s ou seus delegados, o exerccio por muitos eleitos pela comunidade; d) Em vez da razo do Estado, o Estado como executor de normas jurdicas; e) Em vez de sbditos, cidados, e atribuio a todos os homens os direitos consagrados na lei. Os instrumentos tcnico-jurdicos principais tornam-se doravante: a) b) c) d) e) A Constituio; O princpio da legalidade; As declaraes de direitos, A separao de poderes; A representao poltica.

A Constituio traduz algo de diverso e original. Traz consigo uma nova fundao e uma nova limitao e evolve todo um modo de ser concebido o poder. Na Constituio se plasma um determinado sistema de valores da vida pblica, dos quais depois indissocivel. Um conjunto de princpios filosfico-jurdicos e filosfico-polticos vmna justificar e criar. Os mais significativos textos desta nova concepo so americanos e franceses: a) A Declarao de Direitos de Virgnia; b) A Declarao de Independncia dos Estados Unidos; c) A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado.

Estado constitucional (Estado assente numa Constituio fundadora e reguladora tanto de toda a sua organizao como da relao com os cidados e tendente limitao do poder)

Governo representativo: Titularidade do poder pertence ao povo; Exerccio do poder incumbido as governantes que foram eleitos pelo povo e que representam a colectividade

Estado de Direito: Para a garantia dos direitos dos cidados, estabelece-se juridicamente a diviso do poder e o respeito pela legalidade se eleva a critrio de aco dos governantes.

26. O Estado constitucional no sc. XIX como Estado liberal burgus O Estado constitucional, representativo ou de Direito surge como Estado liberal, assente na ideia de liberdade e, em nome dela, empenhado em limitar o poder poltico tanto internamente, pela sua diviso, como extremamente, pela reduo ao mnimo das suas funes perante a sociedade. Esta ideologia defendida entre outros por: Kant Adam Smith, Paine, Costant e Alexandre Herculano. Exibe-se tambm como Estado burgus identificado com os valores e interesses da burguesia, que ento conquista, quase todo o poder poltico e econmico. As transformaes registadas no se do s no campo da poltica, as revolues liberais so ainda de cunho social, com o derrubar do antigo governo morrem velhos hbitos, h valores que se perdem, outros que se adquirem. D-se uma nova organizao de sociedade. Da o realce das liberdades jurdicas do indivduo, como a liberdade contratual, a absolutizao da propriedade privada junto das liberdades, a recusa da liberdade de associao por se entender que a associao reduz a liberdade, e a incrementao do sufrgio censitrio. (?) Por imitao, por meios revolucionrios ou por cedncia rgia vo-se implementando os regimes liberais ao longo da primeira metade do sc. XIX. Ao mesmo tempo com base no princpio das nacionalidades, avana-se para a unificao da

Itlia e da Alemanha e d-se a independncia da Grcia de dos demais pases balcnicos. Os pases da Amrica Latina tambm se separam de Portugal e Espanha. Num primeiro momento, os grandes conflitos sociais opem liberais e conservadores, num segundo momento, liberais e radicais (democratas, republicanos, socialistas, anarquistas). Por outro lado o liberalismo vai enfrentar crticas doutrinais provenientes de vrios quadrantes: a) Pensamento reaccionrio (Maistre) b) Pensamento catlico (Rerum Novarum) c) Pensamento socialista (Marx, Engles, Saint-Simon) Aquisies trazidas pelo liberalismo directamente: a) b) c) d) Abolio da escravatura; Humanizao do Direito e dos processos penais; Progressiva supresso de privilgios de nascimento; Liberdade de imprensa.

Aquisies trazidas pelo liberalismo indirectamente: a) A prescrio de princpios que, ainda quando no posto logo em prtica, viriam, pela sua prpria lgica, a servir a todas as classes e no apenas classe burguesa que comeara por os defender em proveito prprio: b) A partir da liberdade de associao se deu a liberdade sindical; c) A partir do princpio da soberania nacional, a do sufrgio universal. Mais ainda: independentemente das fundamentaes dos movimentos polticos dos sculos XVIII e XIX, foram as Constituies que deles saram e os regimes que depois se objectivaram que, pela primeira vez na histria, introduziram a liberdade poltica simultaneamente como liberdade - autonomia e liberdade - participao.

27. A situao do Estado no sc. XX O sculo XX marcado por convulses blicas, crises econmicas, mudanas sociais e culturais e progressos tcnicos sem precedentes. Desemborcam neste sculo todas as grandes correntes filosficas e acelera-se o ritmo das mudanas polticas e sociais. So seis as linhas de fora dominantes, na sequncia imediata das duas guerras mundiais: 1. As transformaes do Estado num sentido democrtico, intervencionista, social, bem contra posto ao laissez faire liberal; 2. O acesso igualdade e a luta por este por parte das mulheres;

3. O aparecimento e depois o desaparecimento de regimes totalitrios e autoritrios de diversas inspiraes; 4. A emancipao dos povos coloniais; 5. A institucionalizao da comunidade internacional, atravs de organizaes a nvel mundial ou s continental ou regional; 6. A proteco internacional dos direitos do Homem. Assim revela-se de alcance quase universal: a) b) c) d) e) f) g) h) i) Direitos econmicos; Direitos sociais; Direitos culturais; O sufrgio universal; Os partidos em massa; A tendencial substituio das formas monrquicas por republicanas; A generalizao das Constituies e o seu enriquecimento; O alargamento dos fins do Estado; A multiplicao dos grupos sociais e de interesses e o papel poltico que procuram desempenhar; j) O crescimento da funo administrativa; k) O realar do poder executivo. Surgem no sc. XX diversos regimes totalitrios. Tal como no Estado absoluto, h neles uma concentrao do poder poltico, mas muito mais do que isso: O Estado absoluto no intervinha na vida privada das pessoas, no pretendia absorver a sociedade civil, ao passo que o Estado totalitrio assume todo o poder na sociedade e identifica a liberdade humana como a prossecuo dos seus fins. A emancipao dos povos ultramarinos , simultaneamente, uma consequncia das modificaes operadas nas relaes internacionais e na economia mundial e um corolrio dos princpios de liberdade declarados na Europa. E no de surpreender que, libertando-se do domnio colonial europeu, do mesmo passo os povos de vrios continentes adoptarem uma forma europeia de Estado como nica estrutura jurdicopoltica apta a permitir-lhes o rpido acesso vida moderna. Ao mesmo tempo que o Estado atinge a sua mxima expanso, desenvolve-se a estruturao da comunidade internacional, atravs de agrupamentos de Estados com funes especficas que adquirem autonomia relativamente a eles as organizaes internacionais. Muto diversas pelos fins, pelo mbito e pelos poderes, elas assinalam uma nova fase do Direito das Gentes. A Carta das Naes Unidas no s estabelece o princpio da soluo pacfica de conflitos internacionais e apenas admite a legtima defesa como se impe mesmo a Estados no membros. Ligada organizao da comunidade internacional nasce a proteco internacional dos Direitos do Homem, ou seja, a promoo, por meios jurdico-internacionais, da garantia dos direitos fundamentais relativamente ao prprio Estado de que cada um cidado.

Causas dessa proteco: a) b) c) d) Tendncia para a humanizao do Direito internacional; Alargamento da noo de sujeito de Direito internacional; O repdio da opresso feita por regimes polticos de vrios sinais ideolgicos; Conscincia universal da dignidade da pessoa humana que se vai formando.

Principais instrumentos em que esta proteco traduzida: a) Declarao Universal dos Direitos do Homem; b) Pactos Internacionais de Direitos Econmicos, Sociais, e Culturais e de Direitos Civis e Polticos; c) Conveno Europeia da Salvaguarda dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais d) Conveno Interamericana dos Direitos do Homem.

28. A diversidade de tipos constitucionais Considerando mais de perto o fenmeno constitucional, avultam trs aspectos. Consiste um na perda da crena liberal individualista na Constituio; o outro na generalizao das Constituies escritas por todos os Estados; outro ainda na rpida sucesso das Constituies e das suas vicissitudes. Fica ultrapassado um modo de encarar a Constituio, extingue-se a f que fora apangio do constitucionalismo liberal e lhe fizera atribuir o nome. No se espera mais que os problemas sejam resolvidos pela simples decretao das suas normas e numa postura crtica ou de pessimismo substitui com veemncia o anterior optimismo. E existem razes para ser assim: a) As deficincias internas das prprias Constituies liberais; b) A sua dificuldade de conformar o poder e a vida em tempos de acelerao e impacincia; c) Os reflexos da chamada crise da lei ou do Direito; d) A tenso dialctica de liberalismo, democracia e socialismo. Quanto propagao das Constituies escritas tanto pode ter-se como uma aquisio positiva como negativa. Positiva ficarem os cidados e a doutrina habilitados a reconhecer com recurso s Constituies as linhas primordiais do ordenamento de cada um dos Estados. Negativa a generalizao, visto que, para as Constituies se enxertarem em quaisquer Estados, teriam de esvaziar o valor dos seus preceitos. Durante o sculo XIX era fcil fora olhas ideia de Constituio para definir o sistema poltico. No sculo XX tudo se modifica, admitem-se as formas sem se admitirem os princpios, votam-se compromissos entre foras que no se podem neutralizar, os mesmos princpios adquirem significados diferentes e quando se inscrevem nos textos nem sempre conseguem concitar o acordo dos intrpretes.

Triunfa a unanimidade formal, perde-se a unanimidade material. Ao contrrio do perodo monrquico absoluto, agora todos os Estados se preocupam com dotar-se de Constituies em perfeito sentido formal. E, ao contrrio do perodo liberal, nessa forma solene nica inserem-se matrias e institutos divergentes. Por outras palavras e em sntese: devemos supor vrios, e no um, tipos constitucionais. O primeiro desses tipos vem a ser o Estado Social de Direito ou modelo de organizao constitucional que sucede ao Estado liberal sem soluo de continuidade e que, muito em resumo, pode reconduzir-se a um esforo de aprofundamento e alargamento concomitantes da liberdade e da igualdade em sentido social, com integrao poltica de todas as classes sociais. O Estado social de Direito uma segunda fase do Estado constitucional representativo ou de Direito, porque: para l das fundamentaes que se mantm ou se superam e do individualismo que se separa, a liberdade das pessoas continua a ser o valor bsico da vida colectiva e a limitao do poder poltico um objectivo permanente e porque continua a ser o povo como unidade e totalidade dos cidados, conforme proclama a Revoluo francesa, o titular do poder poltico. Do que se trata de articular: a) b) c) d) Direitos, liberdades e garantias com direitos sociais; Igualdade jurdica com igualdade social; Segurana jurdica com segurana social; Recproca implicao entre liberalismo poltico e democracia, retirando-se do principio da soberania nacional todos os seus corolrios.

Do que se trata ainda, para tornar efectiva a tutela dos direitos fundamentais, de reforar os mecanismos de garantia da constituio; e da a afirmao de um princpio de constitucionalidade a acrescer ao princpio da legalidade da actividade administrativa e a instituio de tribunais constitucionais ou rgos anlogos. As Constituies de onde arranca esta linha directriz so (entre outras): a mexicana de 1917, a alem de 1919, a italiana de 1947, a alem de 1949, a portuguesa de 1976. Dois outros modelos constitucionais so o sovitico ou marxista leninista e o fascista. Resultam de agravados conflitos polticos e sociais, de irradiantes ideologias antiliberais e de partidos ou movimentos vitoriosos que se identificam depois, com o prprio Estado. Estado sovitico recebe esse nome por se assentar e se inspirar nas ideias de Revoluo russa de 1917. Revoluo sovitica feita em nome dos sovietes (classe operria, camponeses e soldados) e Revoluo marxista leninista, feita em nome dos princpios defendidos por Marx e Lenine. Nunca surgiu em concreto contar o Estado constitucional representativo, mas em ruptura com a monarquia absoluta ou ditadura de direita. Estado fascista tem este nome devido ao regime instaurado em Itlia em 1922 pelo partido fascista e que com feies ora extremas (nacional socialismo na Alemanha) ora moderadas, foi transplantado ou seguido, na dependncia de

condicionalismos internos e externos, em vrios pases. Este encontra-se em ruptura com o Estado constitucional liberal. Comuns ao fascismo em Itlia e na Alemanha eram: a) b) c) d) e) f) A inspirao filosfica de Hegel e Nietzsche; A admisso e exaltao da fora: O culto do chefe; O governo da minoria, justificado pela pureza da raa; O partido nico; A ditadura ideolgica.

29. Os problemas no incio do sc. XXI Neste incio de sculo e de milnio, o panorama poltico-constitucional , de novo, de grandes transformaes e instabilidade. Neste sculo existem fundos sintomas de crise como: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) Causas financeiras; Causas comerciais; Causas administrativas; A degradao do ambiente e da natureza; As desigualdades econmicas entre pases industrializados e industrializados; Fluxos de migrao do Sul para o Norte que no se do sem problemas; Situaes de excluso social; Manipulao comunicacional; Corrupo; Cultura consumista de massas; Eroso de valores ticos familiares e polticos; Tenses tnicas e religiosas; Terrorismo.

no

Mesmo nos pases mais avanados, as pessoas defrontam-se com aquilo que vem ser denominado de sociedade de risco. Atravs do sistema jurdico, o Estado havia-se tornado o principal garante da confiana em massa de que necessitava a sociedade moderna. Mas a dimenso sem precedentes, do risco e do perigo, desgastou a credibilidade dessa confiana. Nesta situao, o prprio Estado dir-se-ia ameaado pela dificuldade ou pela impossibilidade de satisfazer maiores e mais diversificadas necessidades colectivas, por tendncias centrfugas de diversa natureza, por diversos processos de integrao regional ou continental e pela globalizao. No entanto, no parece que to cedo ele v desaparecer e que v emergir um modelo poltico alternativo porque: a) O Estado, enquanto Estado de Direito continua a revelar-se indispensvel para a garantia das liberdades frente aos poderes fcticos,

b) As organizaes supra-estatais at agora no conseguiram assegurar a participao poltica e enfermam de dfice democrtico; c) Na Europa o Estado nacional continua a mostrar surpreendente capacidade de resistncia e, noutros continentes, a sua formao e a sua autoridade se tm revelado condies de desenvolvimento contra mpetos localistas e tribalistas. O Estado tem sim de coexistir com outras estruturas, acima e abaixo do seu mbito; e de representar as suas funes e meios de agir. Com efeito, no Direito internacional contemporneo, marcado pela substituio das concepes voluntaristas e dualistas por factores de institucionalizao e de monismo nas relaes com as ordens internas, no so poucos os fenmenos de supremacia de determinadas normas em relao a outras, designadamente: - O jus congens ou o conjunto de normas imperativas que se impem a todos os Estados e organizaes internacionais e que determinam a nulidade das normas contrrias entre as quais, os princpios gerais de Direito como o da boa f e da responsabilidade por actos danosos e os de igualdade dos Estados, da soluo pacfica dos conflitos e da no ingerncia nos assuntos internos; - A prevalncia das obrigaes derivadas da Carta das Naes Unidas sobre as obrigaes resultantes de qualquer outro tratado; - O regime dos tratados constitutivos de organizaes internacionais, no referente s reservas, interpretao, durao e s modificaes; e, quanto Naes Unidas, a sujeio s emendas da Carta, aprovadas de acordo com as suas regras, de Estados membros que as no tenham aprovado; - A integrao europeia, com a edio de um nmero considervel de normas pelos rgos comunitrios com primazia sobre as normas internas.

You might also like