You are on page 1of 13

Joana adquiriu um aparelho de telefone em loja de eletrodomsticos e, juntamente com o manual de instrues, foi- lhe entregue o termo de garantia

do produto, que assegurava ao consumidor um ano de garantia, a contar da efetiva entrega do produto. Cerca de um ano e um ms aps a data da compra, o aparelho de telefone apresentou comprovadamente um defeito de fabricao. Em face dessa situao hipottica, assinale a opo correta acerca dos direitos do consumidor. a) Aps o prazo de um ano de garantia conferida pelo fornecedor, Joana no poder alegar a existncia de qualquer defeito de fabricao. b) X Joana poder reclamar eventuais defeitos de fabricao at o prazo de noventa dias aps o final da garantia contratual conferida pelo fornecedor. c) O prazo para Joana reclamar dos vcios do produto de apenas noventa dias, a partir da entrega efetiva do produto, independentemente de prazo de garantia. d) O prazo para Joana reclamar dos vcios do produto de apenas noventa dias, a partir da entrega efetiva do produto, independentemente de prazo de garantia.

a) Aps o prazo de um ano de garantia conferida pelo fornecedor, Joana no poder alegar a existncia de qualquer defeito de fabricao. b) Joana poder reclamar eventuais defeitos de fabricao at o prazo de noventa dias aps o final da garantia contratual conferida pelo fornecedor. c) O prazo para Joana reclamar dos vcios do produto de apenas noventa dias, a partir da entrega efetiva do produto, independentemente de prazo de garantia. d O prazo para Joana reclamar dos vcios do produto de apenas noventa dias, a partir da entrega efetiva do produto, independentemente de prazo de garantia.
Resolver

Voc errou. A alternativa (B) a resposta. Com base no Cdigo de Defesa do Consumidor, assinale a opo correta acerca da responsabilidade na prestao de servios.

a) O fornecedor de servio responder pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios ou decorrentes de informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos somente se comprovada a sua culpa.

b) A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais deve ser apurada independentemente da verificao de culpa. c) O servio considerado defeituoso pela adoo de novas tcnicas. d) O fornecedor de servios s no ser responsabilizado quando provar culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, ou quando provar que, tendo prestado o servio, o defeito inexiste.

Resolver

Parabns! Voc acertou a questo! Resposta D Acerca das prticas comerciais dispostas no Cdigo de Defesa do Consumidor, assinale a opo correta.

a) Considera-se publicidade abusiva a comunicao de carter publicitrio inteiramente falsa que induza a erro. b) O consumidor que receber produto em sua residncia, mesmo sem solicitao, e no devolv-lo, deve efetuar o pagamento do respectivo preo. c) lcito que o fabricante de produtos durveis condicione o fornecimento de seus produtos prestao de determinados servios. d) O consumidor tem o direito de receber o dobro do que tenha pago em excesso, acrescido de juros e correo monetria, no caso de cobrana indevida, salvo hiptese de engano justificvel.

Resolver

Voc errou. A alternativa (D) a resposta. Assinale a opo que no est de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor.

a) direito do consumidor a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, o que inclui a especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo e a explicitao dos riscos relacionados a produtos e servios. b) O consumidor tem direito efetiva reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.

c) direito do consumidor a facilitao da defesa de seus direitos, incluindo-se a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando ele for hipossuficiente. d) O consumidor tem direito modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais, mas no reviso delas em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.

Resolver

Voc errou. A alternativa (D) a resposta. A respeito do tema relaes de consumo, disciplinada pela Lei 8.078/90, correto afirmar que

a) a ignorncia do fornecedor sobre os vcios de qualidade por inadequao do produto para o consumo o exime da responsabilidade solidria para com os demais fornecedores. b) o servio ser considerado defeituoso quando no fornecer a segurana que o consumidor dele espere, ainda que se trate de adoo de novas tcnicas. c) no fornecimento de servios que tenham por objetivo a reparao de qualquer produto, considera-se implcita a obrigao do fornecedor de empregar componentes de reposio novos e originais. d) fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica privada, excetuando-se as pblicas, que exeram atividades como produo, montagem e construo de produtos e prestao de servios. e) nas compras realizadas por telefone, assiste ao consumidor o direito de desistir do contrato no prazo de cinco dias contados do recebimento do produto.

Resolver

Voc errou. A alternativa (C) a resposta. A respeito do Cdigo de Defesa do Consumidor, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. estabelecida a facilitao da defesa dos direitos do consumidor, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias.

II. A definio legal de produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial, enquanto que a de servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, e as decorrentes das relaes de carter trabalhista. III. O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao, porm, no ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica, em virtude da atrao do juzo universal. IV. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio, sempre que a contratao de fornecimento de produtos e servios ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domiclio. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores eventualmente pagos, a qualquer ttulo, durante o prazo de reflexo, sero devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. V. Contrato de adeso aquele cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu contedo.

Resolver

a) Somente uma afirmativa est correta. b) Somente duas afirmativas esto corretas. c) Somente trs afirmativas esto corretas. d) Somente quatro afirmativas esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

Voc errou. A alternativa (C) a resposta. A respeito de publicidade, propaganda e das prticas abusivas nas relaes de consumo, assinale a opo correta.

a) vedada ao fornecedor de produtos ou servios, entre outras prticas abusivas, a execuo de servios sem a prvia elaborao de oramento e autorizao expressa do consumidor, ainda que decorrentes de prticas anteriores entre as partes.

b) Consoante entendimento do STJ, a cobrana, pela mesma mercadoria, de preos distintos de acordo com a forma de pagamento um para o efetuado em espcie e outro para o efetuado com carto de crdito no constitui prtica abusiva. c) Incluem-se entre os princpios da publicidade previstos no CDC o princpio da identificao da mensagem publicitria; o da vinculao contratual da publicidade; o da veracidade da publicidade; o do nus da prova a cargo do fornecedor; o da transparncia da fundamentao da publicidade; e o da correo do desvio publicitrio. d) Caracteriza-se como enganosa a publicidade capaz de induzir o consumidor a erro, seja por comisso, quando nela se afirme algo que, na verdade, no existe, seja por omisso, quando nela se deixe de informar dado do produto ou servio; considera-se abusiva a publicidade que, falsa, fira a vulnerabilidade do consumidor, mediante elementos e circunstncias que ofendam valores bsicos de toda a sociedade. e) Os termos publicidade e propaganda so tratados, no mbito do direito do consumidor, como sinnimos, j que se relacionam atividade voltada a tornar conhecido produto ou servio a fim de aproximar consumidor e fornecedor e promover lucro na atividade comercial.

Resolver

Voc errou. A alternativa (C) a resposta De acordo com a sistemtica adotada no CDC em relao responsabilidade do fornecedor, assinale a opo correta.

a) O comerciante responde solidariamente pelo fato do produto juntamente com o fabricante, ainda que este possa ser identificado pelo consumidor. b) O produto ser considerado defeituoso, ensejando-se a responsabilidade do fornecedor, pelo fato de produto equivalente, porm de melhor qualidade, ter sido colocado no mercado. c) No que concerne a vcio do produto, a responsabilidade do fornecedor, em regra, no ultrapassa o limite do valor do prprio produto ou servio, no se impondo tal limitao em caso de responsabilidade pelo fato do produto. d) Os profissionais liberais equiparam-se aos fornecedores para efeito de responsabilidade pelos servios prestados.

e) Em razo da responsabilidade objetiva, o fornecedor responde pelo dano causado pelo uso do produto, ainda que a culpa seja de terceiro.

Resolver

Voc errou. A alternativa (C) a resposta. A Lei 8.078/1990 define os elementos que compem a relao jurdica de consumo, em seus artigos 2 e 3, elementos subjetivos, consumidor e fornecedor; elementos objetivos, produtos e servios. Dado esse contexto, avalie as proposies a seguir: I) Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. II) Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria e as decorrentes das relaes de carter trabalhista. III) Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo. IV) Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. Est(o) CORRETA(S):

Resolver

a) Apenas as proposies I, III e IV. b) Apenas as proposies II e III. c) Todas as proposies. d) Apenas a proposio I. e) Apenas a proposio III.

Voc errou. A alternativa (A) a resposta.

Acerca da responsabilidade pelo fato do produto e por vcios do produto e servio nas relaes de consumo, sob a sistemtica do Cdigo de Defesa do Consumidor, assinale a opo correta.

a) A constatao dos vcios de inadequao se faz por um critrio objetivo, bastando a verificao de que a informao sobre a qualidade ou quantidade no corresponde verdadeiramente ao que o produto proporciona. Verificada a existncia desses vcios, ainda que sem a presena do dano efetivo, surge para o fornecedor a responsabilizao civil, com a conseqente indenizao pecuniria, alm das sanes administrativas e penais. b) O consumidor pode sofrer danos por defeitos relativos prestao de servios e por informao inadequada ou insuficiente que com ele seja fornecida. O servio presume-se defeituoso quando mal apresentado ao consumidor, quando sua fruio capaz de suscitar riscos acima do nvel razovel de expectativa, bem como quando, em razo do decurso do tempo, desde a sua prestao, de se supor que no ostente sinais de envelhecimento. c) O comerciante, a pessoa ou a empresa que vendeu ou fez a entrega do produto ao consumidor responde solidariamente com o fornecedor pelo defeito do produto e por sua colocao no circuito comercial, ainda que receba o produto embalado e sem possibilidade de test-lo, ou que o fornecedor esteja perfeitamente individualizado, ou que o produto tenha a identificao de seu fabricante. d) Prescreve em cinco anos a pretenso reparao de danos causados por fato ou por vcio do produto ou do servio, iniciando-se a contagem a partir do momento do conhecimento pelo consumidor do defeito ou do vcio e de seu causador.

Resolver

Voc errou. A alternativa (B) a resposta Acerca da responsabilidade pelo fato do produto e por vcios do produto e servio nas relaes de consumo, sob a sistemtica do Cdigo de Defesa do Consumidor, assinale a opo correta.

a) A constatao dos vcios de inadequao se faz por um critrio objetivo, bastando a verificao de que a informao sobre a qualidade ou quantidade no corresponde verdadeiramente ao que o produto proporciona. Verificada a existncia desses vcios, ainda que sem a presena do dano efetivo, surge para o fornecedor a responsabilizao civil, com a conseqente indenizao pecuniria, alm das sanes administrativas e penais.

b) O consumidor pode sofrer danos por defeitos relativos prestao de servios e por informao inadequada ou insuficiente que com ele seja fornecida. O servio presume-se defeituoso quando mal apresentado ao consumidor, quando sua fruio capaz de suscitar riscos acima do nvel razovel de expectativa, bem como quando, em razo do decurso do tempo, desde a sua prestao, de se supor que no ostente sinais de envelhecimento. c) O comerciante, a pessoa ou a empresa que vendeu ou fez a entrega do produto ao consumidor responde solidariamente com o fornecedor pelo defeito do produto e por sua colocao no circuito comercial, ainda que receba o produto embalado e sem possibilidade de test-lo, ou que o fornecedor esteja perfeitamente individualizado, ou que o produto tenha a identificao de seu fabricante. d) Prescreve em cinco anos a pretenso reparao de danos causados por fato ou por vcio do produto ou do servio, iniciando-se a contagem a partir do momento do conhecimento pelo consumidor do defeito ou do vcio e de seu causador.

Resolver

Voc errou. A alternativa (B) a resposta. Leonardo firmou contrato de compra e venda de imvel residencial com a construtora Construl Empreendimentos Imobilirios Ltda. Posteriormente, constatou que a piscina do imvel apresentava infiltraes e vazamentos que comprometiam o imvel, causando-lhe danos materiais e morais. Em razo disso, provocou a construtora a se manifestar quanto aos vcios do imvel e os danos experimentados, mas a mencionada pessoa jurdica quedou-se inerte acerca das solicitaes de Leonardo. Tendo como referncia a situao hipottica acima, assinale a opo correta, acerca de direitos do consumidor.

a) Havendo ao de reparao de danos proposta contra a construtora mencionada, Leonardo estar incumbido, em qualquer caso, de provar os fatos constitutivos do seu direito. b) Se as prestaes assumidas em razo do contrato de compra e venda do imvel se tornarem excessivamente onerosas por fatos supervenientes data da celebrao da avena, Leonardo poder pleitear a modificao das clusulas contratuais, mas as alteraes somente tero validade aps homologao judicial. c) A referida construtora somente estar obrigada a reparar os danos porventura experimentados por Leonardo se provada a sua culpa na causao dos mencionados danos.

d) No curso de processo judicial, o juzo competente poder desconsiderar a pessoa jurdica Construl Empreendimentos Imobilirios Ltda. se a sua personalidade for obstculo reparao dos prejuzos porventura causados a Leonardo.

Resolver

Voc errou. A alternativa (D) a resposta. Isabel adquiriu aparelho televisor da revendedora Nacional Utilidades para o Lar S.A. No contrato, ficou assentado que o pagamento seria efetuado em 12 parcelas iguais e sucessivas e que a responsabilidade por eventuais vcios no aparelho seria exclusiva de CK Eletrnicos Ltda., que nenhuma relao jurdica possui com Isabel. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo incorreta, acerca das normas que regem as relaes de consumo, referentes s clusulas abusivas e s infraes penais.

a) Caso a revendedora mencionada se abstenha de entregar para Isabel termo de garantia do televisor, adequadamente preenchido e com claras especificaes de seu contedo, estar incorrendo em prtica de infrao penal. b) A clusula que estabelece que a responsabilidade por eventuais vcios no aparelho seria exclusiva de pessoa jurdica que nenhuma relao jurdica tem com Isabel abusiva e pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdio. c) Havendo inadimplemento das prestaes, se a revendedora do aparelho televisor demandar pela resoluo do contrato e a devoluo do produto, Isabel perder as parcelas j pagas, em benefcio de Nacional Utilidades para o Lar S.A. d) O consumidor no est obrigado a cumprir clusula contratual de renncia ou de disposio de seus direitos, mesmo que tenha concordado com sua insero quando da assinatura do contrato.

Resolver

Parabns! Voc acertou a questo! Resposta C

Determinada pessoa jurdica que atua no ramo de venda de mveis e eletrodomsticos ao consumidor iniciou campanha publicitria denominada Queimo de Estoque, em que anunciava a venda de produtos com preos equivalentes a menos da metade do valor de mercado. No mbito dessa campanha, anunciou: TELEVISO DE PLASMA, R$ 1.000,00. Com base no direito das relaes de consumo e considerando que no

anncio no se fazia qualquer meno a marca, caractersticas ou outra especificao do produto, assinale a opo correta.

a) suficiente, para atender ao direito do consumidor informao adequada, a meno ao produto e ao preo, sendo desnecessria a apresentao de outros dados caractersticos ou especificaes do produto. b) Ser abusiva a publicidade veiculada pela referida pessoa jurdica, se no houver em seus estoques nenhum produto com o preo informado. c) Havendo discusso a respeito da veracidade e da correo da informao publicitria, o nus da prova ser do patrocinador da veiculao da informao. d) considerada enganosa a publicidade que induza o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa sua sade ou segurana. e) Havendo discusso quanto veracidade das informaes publicitrias veiculadas, o nus da prova poder ser conferido ao consumidor quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao do fornecedor, segundo as regras ordinrias de experincia.

Resolver

Voc errou. A alternativa (C) a resposta. Assinale a alternativa onde aparece uma atividade que no se encontra entre aquelas praticadas por algum que considerado fornecedor pelo Cdigo de Defesa do Consumidor.

Resolver

a) produo, criao e transformao. b) importao e exportao. c) prestao de servios bancrios, securitrios e de crdito. d) montagem, relaes trabalhistas e construo. e) comercializao e prestao de servios.

Parabns! Voc acertou a questo!resposta D

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio e pleitear a devoluo dos valores pagos, quando

a) se tratar de produtos durveis. b) se tratar de produtos industrializados. c) tiver efetivado o pagamento vista. d) tiver notificado previamente o respectivo fornecedor. e) o respectivo contrato tiver sido celebrado fora do estabelecimento fornecedor, especialmente pela internet.

Resolver

Voc errou. A alternativa (E) a resposta A prescrio da pretenso relativa reparao dos danos causados pelo fato do produto ou do servio

a) consuma-se no prazo de noventa dias contados do respectivo fornecimento. b) consuma-se no prazo de cinco anos contados do conhecimento do dano. c) consuma-se no prazo de cinco anos contados do momento em que ficar evidenciado o defeito. d) no ocorre. e) depende de prvia reclamao formulada pelo consumidor.


Resolver

Voc errou. A alternativa (B) a resposta Constatado vcio no funcionamento de produto durvel (geladeira), sessenta dias aps sua aquisio, o consumidor

a) no poder exigir o saneamento do vcio.

b) poder exigir saneamento do vcio, no prazo mximo de trinta dias. c) poder exigir, imediatamente, a substituio do produto por outro da mesma espcie. d) poder exigir, imediatamente, a substituio do produto por outro, ainda que de espcie, marca ou modelo diversos. e) poder exigir, imediatamente, a substituio do produto, a restituio da quantia paga ou o abatimento do preo.

Resolver

Voc errou. A alternativa (B) a resposta. Na hiptese de dano causado ao consumidor por defeito de fabricao de veculo importado, a responsabilidade pela sua reparao

Resolver

a) depende da existncia de culpa. b) do comerciante, em primeira inteno. c) exclusiva do importador do veculo. d) do fabricante estrangeiro e do importador nacional em carter solidrio. e) exclusiva do fabricante estrangeiro.

Voc errou. A alternativa (D) a resposta O fornecedor, ao cobrar supostos dbitos do consumidor, o faz mediante a cobrana via telefone ao trabalho do consumidor, exigindo que este pague por uma dvida vencida e paga, sendo que essa dvida vem sendo cobrada reiteradamente por dois meses consecutivos. Sobre a cobrana de dvidas, INCORRETO afirmar:

a) Na cobrana de dbitos, o consumidor inadimplente no ser exposto a ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa.

b) Em todos os documentos de cobrana de dbitos apresentados ao consumidor, devero constar o nome, o endereo e o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas - CPF - ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica - CNPJ - do fornecedor do produto ou servio correspondente. c) O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito repetio do indbito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correo monetria e juros legais, ainda que o fornecedor demonstre o engano justificvel. d) vedado ao fornecedor utilizar, na cobrana de dvidas, de ameaa, coao, constrangimento fsico ou moral, afirmaes falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, ao ridculo ou interfira no seu trabalho, descanso ou lazer, sob pena de responder civil e criminalmente.

Resolver

Voc errou. A alternativa (C) a resposta

You might also like