You are on page 1of 2

LIVRO DIRIO

O Livro Dirio constitui o registro bsico de toda a escriturao contbil e, por isso mesmo, a sua utilizao indispensvel. Os livros ou fichas do Dirio, bem como os livros auxiliares, devero conter termos de abertura e de encerramento, e ser submetidos autenticao no rgo competente do Registro do Comrcio, e, quando se tratar de sociedade civil, no Registro Civil de Pessoas Jurdicas ou no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos (Lei n 3.470, de 1958, art. 71, e Decreto-lei 486/69, art. 5, 2).

REGISTRO O Livro Dirio deve ser registrado em idioma ptrio, em ordem cronolgica de dia, ms e ano; no devem conter emendas, rasuras, borres ou entrelinhas. O Livro Dirio, dever conter, respectivamente, na primeira e ltima pgina, termos de abertura e de encerramento, e ser registrado e autenticado pelas Juntas Comerciais ou registrado em cartrio, conforme o caso. Entretanto, deve-se observar que a opo pela tributao com base no lucro real trimestral obriga que ao final de cada trimestre a pessoa jurdica apure seus resultados com base em demonstraes financeiras transcritas no livro Dirio, bem como efetue a demonstrao do lucro real devidamente transcrita no LALUR. O Livro Dirio poder ser escriturado por sistema de processamento eletrnico de dados, em formulrios contnuos cujas folhas devero ser numeradas em ordem seqencial, mecnica ou tipograficamente, e contero termos de abertura e encerramento, sendo obrigatria a sua autenticao no rgo competente (RIR/99, art. 255). ______________________________________________________________________________ APRESENTAO Livros Encadernados: folhas/pginas seqencialmente numeradas (tipograficamente, eletronicamente, mecanicograficamente ou por processamento de dados); termo de abertura no anverso da 1 (primeira) folha/pgina numerada termo de encerramento no verso da ltima folha/pgina numerada.
Conjunto de fichas ou folhas soltas: fichas ou folhas seqencialmente numeradas (tipograficamente, eletronicamente, mecanicograficamente ou por processamento de dados); termo de abertura no anverso da 1 (primeira) ficha ou folha numerada; termo de encerramento no verso da ltima ficha ou folha numerada. Conjunto de folhas contnuas: folhas seqencialmente numeradas (tipograficamente, eletronicamente, mecanicograficamente ou por processamento de dados); termo de abertura no anverso da 1 (primeira) folha numerada; termo de encerramento no verso da ltima folha numerada. Microfichas: microfichas numeradas; fotogramas numerados seqencialmente; termo de abertura no 1 (primeiro) fotograma numerado da 1 (primeira) microficha numerada; termo de encerramento no ltimo fotograma numerada da ltima microficha numerada.

PENALIDADES As penalidades variam de acordo com a legislao regente, nos mbitos federal, estadual e municipal. No mbito federal, a regra geral que a falta de escriturao do livro Dirio implicar no arbitramento do lucro da empresa, que a forma de tributao mais onerosa. Para as empresas enquadradas no SIMPLES e no Lucro Presumido, apenas para efeito fiscal, permitida a escriturao somente do Livro Caixa, desde que esta englobe toda sua movimentao financeira e bancria. Na prtica, isto significa que a fiscalizao somente poder exigir a apresentao do Livro Caixa. No entanto, alm de inmeras outras legislaes, a da Previdncia Social exige que as empresas registrem, mensalmente, os valores relativos s suas folhas de salrios, os encargos, as contribuies e demais tributos incidentes sobre a mesma, inclusive o IR/Fonte retido. Estas obrigaes que, geralmente, so quitadas no ms seguinte, somente podem ser lanadas no Livro Dirio, uma vez que o Livro Caixa se destina apenas ao registro dos valores recebidos e pagos. Nas licitaes tambm exigido que as empresas participantes comprovem a sua qualificao econmico-financeira pelo Balano Patrimonial e a Demonstrao de Resultados dos ltimos exerccios. Pela legislao comercial, a falta de escriturao contbil completa, que inclui a do livro Dirio, impede que as empresas utilizem o recurso da concordata e no caso de falncia, esta pode ser considerada fraudulenta.

CONTEDO 1. Requerimento preenchido corretamente, com assinatura do representante da empresa; 2. Termo de abertura e encerramento, contendo: razo social, NIRE, inscrio estadual e CNPJ; endereo; nmero de folhas; nmero de ordem; assinatura do contador com o nmero do CRC; assinatura do representante da empresa, com identificao: nome e CPF; recolhimento da taxa atravs de GARE - taxa R$ 13,00 por autenticao, ou por conjunto de 500 notas fiscais.

PRAZOS Admite-se a autenticao do livro Dirio em data posterior ao movimento das operaes nele lanadas, desde que o registro e a autenticao tenham sido promovidos at a data da entrega tempestiva da declarao, correspondente ao respectivo perodo (IN SRF 16/84). Empresas LUCRO REAL - SPED Contbil
Perodo de Escriturao 01.01.2010 A 31.12.2010 Prazo de Entrega 30.06.2011

- Empresas LUCRO PRESUMIDO


Perodo de Escriturao 01.01.2010 A 31.12.2010 Prazo de Entrega 30.06.2011

- Empresas SIMPLES NACIONAL


Perodo de Escriturao 01.01.2010 A 31.12.2010 Prazo de Entrega 31.03.2011

Fontes: RFB/Junta Comercial SP/ Portal da Contabilidade

08/12/2010

E.Brito

You might also like