You are on page 1of 7

INVENTRIO E PARTILHA PELA VIA ADMINISTRATIVA ELIANA PEREIRA PRADO VIEIRA1

Resumo: O ordenamento jurdico h muito reclama por procedimentos que sejam cleres e contribuam para desafogar o judicirio. Este trabalho tem como escopo mostrar as alteraes que a Lei 11.441 de 04 de Janeiro de 2007, introduziu no ordenamento jurdico, possibilitando a realizao de inventrio e partilha, pela via administrativa. A presente lei evidencia-se em um verdadeiro marco histrico no tocante ao direito sucessrio brasileiro, vez que, possibilita via administrativa, qual seja, escritura pblica de inventrio e partilha, um procedimento anteriormente determinado somente pelas vias judiciais. Pr-requisitos legais: no haver incapaz (interdio, tutela, curatela, etc), incapacidade civil (relativa ou absoluta), testamento e/ou litgio entre os herdeiros. Palavras-chave: inventrio e partilha - via administrativa - tabelionato de notas - escritura pblica celeridade. Introduo: O presente artigo enfocar as inovaes trazidas ao ordenamento jurdico com a introduo do inventrio e da partilha atravs de procedimento administrativo. A Lei 11.441 editada em 04 de janeiro de 2007, alterou, os artigos 982, 983 e 1.031, e acrescentou o artigo 1.124-A da Lei 5.869 de 11 de janeiro de 1973 do Cdigo de Processo Civil, possibilitando a realizao de inventrio e partilha por via administrativa. A introduo da Lei 11.441/07 se coaduna com o principio constitucional da razovel durao do processo (art. 5, LXXVIII da CF), eis que possibilita que os inventrios e partilha sejam promovidos de maneira e procedimentos mais rpidos. Neste trabalho sero analisados os requisitos, os procedimentos, as finalidades e as conseqncias introduzidas pela nova lei.

Aluna do 8 Perodo da Faculdade de Direito do Promove.

At janeiro de 2007, a nica forma, de se proceder ao inventrio e a partilha era pela via judicial, mesmo que as partes fossem capazes e concordes. A nova lei veio de encontro s reformas processuais e a efetividade do processo, permitindo uma maior celeridade processual e o descongestionamento do judicirio sendo ideal, perquirido no s pelos operadores do direito, mas por todos os jurisdicionados descontentes com a morosidade do Poder Judicirio. A Constituio Federal/88, em seu artigo 5, inciso LXXVIII, assegura a todos os cidados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. Dessa forma, a nova lei introduzida no ordenamento brasileiro, cumpre esse papel adotado possibilitando maior agilidade e presteza no tocante ao tema ora abordado. O inventrio, portanto, poder ser efetivado pela via extrajudicial, mediante escritura pblica, lavrada em serventias notariais, de livre escolha das partes, no sendo aplicada dessa forma a competncia estabelecida pelo Cdigo de Processo Civil, que no artigo 96, dispe:
Art. 96. O foro do domicilio do autor da herana, no Brasil, o competente para o inventrio, a partilha, a arrecadao, o cumprimento de disposies de ltima vontade e todas as aes em que o esplio for ru, ainda que o bito tenha ocorrido no estrangeiro. Pargrafo nico. porm, competente o foro: I da situao dos bens, se o autor da herana no possua domicilio certo; II do lugar em que ocorreu o bito se o autor da herana no tinha domicilio certo e possua bens em lugares diferentes.

Dessa forma, configurado est tratar-se de uma vantagem e inovao da escritura pblica de inventrio e partilha, em virtude da facilidade de celebrao do ato quando as partes tm o domicilio em local distante daquele em que situado o antigo domicilio do autor da herana. O aspecto negativo no tocante facilidade acima determinada, diz respeito possibilidade de ocorrncia de risco para os interesses de terceiros, notadamente credores, por no disporem de meios para uma pronta verificao da ocorrncia de lavraturas de escrituras celebradas em cartrios de outras comarcas. Assim, preenchidos os requisitos legais, quais sejam, no havendo testamento, se todas as partes forem capazes, (sendo permitido a emancipao), presena de todos os interessados

pessoalmente ou por procurador, assistncia de advogado comum ou de cada uma das partes, poder ser feito o inventrio e a partilha pela via administrativa. O caput do artigo 982 da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973, CPC, foi alterado, passando a ter a seguinte redao:
Art. 982. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se- ao inventrio judicial; se todos forem capazes e concordes, poder fazer-se o inventrio e a partilha por escritura pblica, a qual constituir ttulo hbil para o registro imobilirio. (grifo nosso).

A lei clara ao dizer que uma faculdade das partes e no obrigatoriedade de se optar pela via administrativa. O art. 982 do CPC, ao mencionar que poder fazer-se o inventrio e a partilha por escritura pblica, aponta de forma indiscutvel, o carter facultativo desse procedimento. Essa faculdade que a nova lei possibilita s partes vem sendo questionada por alguns Juzes, que entendem ser uma obrigao das partes e no uma faculdade. O Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais em recentes julgamentos, decidiu que a nova lei no impede a utilizao pela via judicial pelos interessados, apenas faculta a opo pela via extrajudicial ou judicial. Esse o entendimento do tribunal:
EMENTA: INVENTRIO E PARTILHA - PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL - ART. 982 CPC (REDAO DADA PELA LEI 11.441/07) - FACULDADE DA PARTE - INTERESSE PROCESSUAL - CARACTERIZAO.- A realizao do inventrio e da partilha atravs de procedimento extrajudicial uma faculdade conferida parte pela nova redao dada ao art. 982 do cpc pela lei 11.441/2007, em razo do que, a opo pela via judicial nos casos em que possvel a sua realizao na forma prevista na segunda parte do aludido dispositivo, no configura ausncia de interesse processual.- No h que se falar em ausncia de interesse processual, quando se encontra presente o binmio necessidade-utilidade do provimento jurisdicional." (Apelao Cvel n 1.0549.07.007675-3/001. Relator: Des. Ddimo Inocncio de Paula).

Dessa forma, o Relator deu provimento ao recurso para cassar a sentena, determinando o retorno dos autos instncia inferior para seu regular prosseguimento. Em outro julgamento o Tribunal, entendeu da mesma forma:
ARROLAMENTO/INVENTRIO DE BENS - HERDEIROS CAPAZES E CONCORDES - VIA ADMINISTRATIVA - OPO DA PARTE INTELIGNCIA DO ART. 982 DO CPC, COM A NOVA REDAO CONFERIDA PELA LEI 11.441/07 - EXTINO SEM RESOLUO DE MRITO - CASSAO DA SENTENA. O art. 982 do CPC, com a nova redao conferida pela Lei 11.441/07, dispe, expressamente, que a via administrativa uma opo/faculdade da parte interessada, e no uma obrigao. assim, se a parte autora optou pelo trmite do inventrio em juzo porque assim o quis, no podendo o

Juiz extinguir o feito por inexistncia de interesse processual." (TJMG, Ap. 1.0686.07.192112-2/001, Rel. Des. Geraldo Augusto, j. 22 maio. 2007)

O CNJ, com o escopo de unificar, disciplinar, prevenir e evitar conflitos dessa natureza, em todo o territrio nacional, editou a Resoluo n 35, de 24 de abril de 2007, considerando que a lei tem gerado diversas divergncias entre os operadores do Direito, os notrios pblicos e os Juzes. Em Minas Gerais, a Corregedoria Geral de Justia, em 28 de fevereiro de 2007, baixou o provimento n 164, que prov que compete aos Servios de Notas e Registro a responsabilidade pela lavratura das escrituras pblicas de inventrio e partilha, e relacionam alguns dispositivos que devem ser seguidos pelos responsveis pelos servios, a fim de garantir a publicidade, autenticidade, segurana e eficcia da aplicao da nova lei. No tocante ao prazo, para abertura da sucesso, de acordo com a nova redao do art. 982 do CPC, o processo de inventrio e partilha dever ser aberto dentro de 60 dias, a contar da abertura da sucesso, ultimando-se nos 12 meses subseqentes. No inventrio extrajudicial, no h necessidade de nomeao de inventariante, somente obrigatrio nomeao de um dos interessados, com poderes de inventariante para o cumprimento de obrigaes ativas ou passivas pendentes, sem necessidade de seguir a ordem prevista no art. 990 do CPC. Na lavratura da escritura, o tabelio dever observar as formalidades exigidas pela lei, devendo constar obrigatoriamente a qualificao das partes e de seus cnjuges, qualificao completa do autor da herana, regime de bens do casamento, pacto antenupcial e seu registro imobilirio se houver, data de falecimento e local do falecimento do autor da herana, a meno ou declarao dos herdeiros de que o autor no deixou testamento e outros herdeiros sob penas da lei. O tabelio dever fazer constar todos os documentos que foram apresentados pelas partes, tais como: certido de bito do autor da herana, documentos de identidade e CPF das partes e do autor da herana, certides de registros atualizada dos imveis a serem inventariados e partilhados, etc. A escritura o documento que substitui o processo, no depende de homologao judicial, dessa forma constitui documento hbil para o registro imobilirio, para a transferncia de bens e direitos, bem como para a promoo de todos os atos necessrios materializao das transferncias e bens.

A Resoluo n 35 do CNJ, dispe que o recolhimento dos tributos incidentes sobre o inventrio dever obrigatoriamente ser anterior lavratura da escritura, dessa forma, cabe ao tabelio fiscalizar o recolhimento de tais tributos, e em caso de atraso as multas que incidirem. Outro ponto importante destacado pela Resoluo 35 do CNJ que a escritura pblica poder ser retificada atravs de outro ato notarial, denominado, escritura pblica de reratificao. Tal fato ocorrer quando dados e/ou elementos significativos da escritura pblica de inventrio e partilha forem consubstanciados na mesma, de forma incorreta e sem espelhar a verdade sobre determinado ato jurdico. Tambm pode ser efetivado via administrativa a sobre partilha, vale dizer, quando algum bem mvel ou imvel que no tinha sido relacionado como sendo objeto de herana, por erro, omisso ou qualquer outro fato, tambm possvel lavrar-se escritura pblica de sobre partilha para inserir e nomear o bem faltante. Interessante notar e frisar que, mesmo uma ao que esteja tramitando sob o rito judicial, desde que, obedecidos os requisitos legais (capacidade, concordes, ausncia de testamento) pode vir a ser adotada via administrativa. Nesse caso, deve-se elaborar petio ao Juzo que se processa a ao de inventrio e partilha e comunic-lo da ocorrncia da mudana de rito, qual seja judicial para extrajudicial, requerendo seja extinto e arquivado o processo, promovendo-se a baixa no respectivo cartrio judicial, do aludido processo. Concluso A Lei 11.441/07, de forma objetiva quebra um procedimento secular, no tocante ao processo de inventrio e partilha no direito sucessrio brasileiro, visto que tais atos processuais, somente eram admitidos via procedimento judicial. O referido diploma legal acontece no mundo jurdico das sucesses em um momento de enorme concentrao de processos em todos os mbitos do judicirio. Como toda lei inovadora, no seria diferente tambm com relao ao diploma 11.441/07, nas enormes controvrsias e questionamentos sobre a edio da nova lei, mormente em se tratando de extremada importncia, qual seja, a transmisso da herana aos herdeiros. A possibilidade e opo dos herdeiros em promover a abertura do inventario e partilha via administrativa, procurando um notrio pblico determinante na averiguao de que tal procedimento administrativo bem mais clere e simplificado do que aquele adotado pela via judicial.

Evidentemente que inmeras e variadas dvidas ainda pairam na sociedade jurdica brasileira, principalmente na cabea dos juristas ligados ao direito sucessrio, mas, atravs da sedimentao em torno das jurisprudncias que iro sendo criadas, mais ainda, atravs de novas doutrinas introduzidas nova lei, as pacificaes acerca dos questionamentos iro tendo ocorrncia, e em breve lapso temporal o aludido diploma legal ser de uma excepcional valia para o direito sucessrio brasileiro. Resta lembrar, conforme expresso e saliente o prprio texto legal que se trata de uma opo, livre escolha pelas partes, a adoo da abertura de inventrio e partilha pela via administrativa. Caso as partes queiram, ainda que no exista litgio, incapazes, menores e nem testamento, ainda assim, a menos que nossos Tribunais com o passar dos anos, atravs de construo jurisprudencial determinem o contrrio, possvel, ainda ser a abertura do inventario via judicial. Referncias Bibliogrficas BRASIL. Lei n. 11.441. 04 jan. 2007. Altera dispositivos da Lei n. 5.869, de 11 jan. 1973 Cdigo de Processo Civil, possibilitando a realizao de inventrio, partilha, separao consensual e divrcio consensual por via administrativa. BRASIL. Resoluo n. 35, de 24 abr. 2007. Disciplina a aplicao da lei 11.441/07 pelos servios notariais e de registros. BRASIL, TJMG, Apelao Cvel n. 1.0151.08.024522-9/001. Apelante Nancy Leal de Castro. Relator. Des. Carreira Machado. Minas Gerais. 26 ago. 2008. Disponvel em <http://www.tjmg.gov.br/juridico/jt_/inteiro_teor?Tribunal=1&comrCodigo=151&ano=8&txt _pro> Acessado em 15 out. 2008. BRASIL, TJMG, Apelao Cvel n. 1.0686.07.192112-2. Apelante Carmem Ferreira de Souza. Relator. Ds. Geraldo Augusto. Minas Gerais. 22 mai. 2007. Disponvel em <http://www.tjmg.gov.br/juridico/tj_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal=1&comrCodigo=686&ano =7&txt_pro...> Acessado em 15 out. 2008. CARVALHO, Dimas Messias de. Inventrio e Partilha Extrajudicial Luz da Lei 11.441/2007 e Resoluo 35 do CNJ. Del Rey Jurdica. ago./dez. 2007. Belo Horizonte, v. 9. n.18 , p. 62-64.

CARVALHO, Dimas Messias de; CARVALHO Dimas Daniel de. Direito das Sucesses Inventrios e Partilha: Teoria, Jurisprudncia e Esquemas Prticos, Atualizado Conforme a Lei 11.441/2007. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. 372 p. CRUZ, Maria Luiza Pvoa Cruz. Separao, Divrcio e Inventrio por Via Administrativa: Implicaes das Alteraes no CPC Promovidas pela Lei 11.441/2007. 2 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008. 155 p. OLIVEIRA, Euclides. Aspectos Prticos da Lei n. 11.441/07 com Relao ao Inventrio e Partilha. Instituto brasileiro de Direito de Famlia, fev. 2007. Disponvel em <http://www.ibdfam.org.br/?artigo&artigo=272> acessado em 15 out. 2008. WAGNER JUNIOR, Luiz Guilherme da Costa. As Reformas Processuais e a Efetividade do Processo. Del Rey Jurdica. jan./jul. 2007. Belo Horizonte, v. 9. n.17, p.64-66.

You might also like