You are on page 1of 3

Uma das primeiras conquistas da mulher foi obtida no sculo XVIII atravs das idias iluministas que visavam

melhorar as condies scio-intelectuais por meio da cultura favorecendo o acesso da mulher escola. Essse avano ainda que pequeno e importante tambm carrega em si um empecilho, j que esse acesso dependia da condio scio-econmica da mulher. A revoluo francesa considerada, por muitos, o bero do feminismo moderno porm as revolues feministas s tiveram incio nos anos de 1830 e 1840 na Frana, afim de suprir as desigualdades sociais, polticas e econmicas que as mulheres enfrentavam. Em pleno sculo XIX quando a Inglaterra vivia a Primeira Revoluo Industrial despontou neste pas o primeiro movimento feminista que reivindicava os direitos de cidadania que eram oprimidos pela sociedade liberal. Na Europa os movimentos feministas ganharam fora aps a Primeira Guerra Mundial quando depois de quatro anos de insero da mulher na produo industrial os homens retornam dos campos de guerra e retomam seus empregos impulsionando a revoluo feminista.N0os EUA os movimentos ganharam fora na dcada de 60 e 70. No Brasil a primeira conquista das revolues feministas foi a conquista do direito ao voto feminino em 1934.Devido modernizao, ditadura militar e o progressivo capitalismo dentre outros fatores as mulheres comearam a ganhar espao no mercado de trabalho ainda que em pequenas propores. Nos anos de 1960 e 1970 quando o Brasil estava sofrendo a ditadura militar houve a represso dos movimentos feministas que foram colocados na clandestinidade e at mesmo perseguidos. Consequentemente o modelo tradicional do ser mulher entrou em crise e um novo perfil feminino comeou a se esboar.

1930-1940

1950

1970

1960
No Brasil Getlio Vargas No dia 7 de setembro de 1968 A ONU oficializa no ano instituiu o voto feminino Alguns grupos feministas no EUA ocorreu um protesto de 1975 o dia 8 de maro no ano de 1934 ganhando desafiavam os cientistas por aproximadamente 400 como Dia Internacional apoio das mulheres em a inventar uma plula mulheres Mulher em integrantes do da gravidez que geral, principalmente das contra WLM(womens Liberation homenagem s operrias operrias e enfermeiras. fosse fcil de usar, Movement) que colocaram no carbonizadas no ano de e barata. Posteriormente com a eficiente 1857 aps terem sido Sntese do primeiro cho os smbolos femininos da trancadas instaurao do Estado dentro da poca como sutis e sapatos Novo, um governo anti- anticoncepcional no ano de salto ameaando atear fbrica de Nova York. 1951, quando democrtico, que destituiu de comearam a ser feitos fogo.Elas protestavam entre este direito as mulheres e outras coisas a queda dos colocou os movimentos testes em mulheres para padres de beleza. feministas na comprovar sua eficcia. clandestinidade. Atualmente pertinente a sobrevivncia do preconceito e da inadmissibilidade por parte de uma parcela considervel da populao que agrega homens e mulheres para com a igualdade de gnero tanto no mercado de trabalho como na vida domstica ,o universo feminino em todos os setores sociais no valorizado conforme sua importncia e capacidade. Em resposta a esta vida dupla que a maioria das mulheres enfrentam ocupando o mercado de trabalho, exercendo as funes domsticas e sendo responsabilizadas pela integridade e pela prosperidade da famlia, os movimentos feministas possuem objetivos diferentes daqueles manifestados nos sculos XIX e XX como por exemplo a luta contra a violncia praticada mulher, a legalizao do aborto e outros que lutam pela igualdade poltica e profissional com os homens perante a lei tendo como foco o bem-estar da mulher apesar da mudana do contexto social. Para acabar com as desigualdades entre sexos e afirmar o potencial da mulher no mercado de trabalho preciso mudar a supraestrutura cultural e psicolgica da sociedade como por exemplo os padres e os conceitos pr-existentes que colocam o homem como modelo a ser seguido pela mulher. Apesar da longa caminhada dos movimentos feministas as conquistas so insignificantes se comparadas ao avano dos setores industriais, tecnolgicos e da comunicao, isso se deve ao fato da perpetuao dos padres sociais que comprometem tanto a viso dos homens quanto a das mulheres que ainda hoje vivem conforme os requisitos impostos culturalmente. intelecto para discernir, uma alma para viver livremente e a possibilidade de desenvolver sua potencialidade".

Atrves dos movimentos feministas que reivindicaram desde direitos jurdicos at a afirmao da mulher no decorrer dos anos suas conquistas foram importantes porm contraditrias j que para garantir seu espao foram necessrias leis que regulamentem seus direitos.A criao de leis que garantam os direitos da mulher gera uma contradio j que ocasiona a diferenciao de gnero figurando a existncia da fragilidade feminina enquanto a mulher tenta atravs de suas conquistas demonstrar sua fora. So exemplos atuais da opresso feminina: a mutilao do clitris na adolescncia utilizada em algumas regies da frica para que a mulher entenda o sexo somente como prtica reprodutiva a no como prazer e evitando assim sua reao contra a poligamia; a censura da exibio do rosto da mulher em pases islmicos;na sia as mulheres so submetidas condio de escravas e prostitutas; o aborto dos fetos do sexo feminino praticado na China e alguns pases rabes.

Figura 1-"A mulher precisa no de agir ou dominar como mulher e sim de uma natureza para evoluir, um intelecto para discernir, uma alma para viver livremente e a possibilidade de desenvolver sua potencialidade".

1980

1990

2000

2010

O seriado Malu Mulher Com o fim das ditaduras e As mulheres apesar apresentado pela Rede da Guerra Fria surgem de tantas lutas e de partidos polticos liderados tanto tempo Globo, pioneira na pelos grupos feministas continuam sendo demonstrao da violncia fsica e verbal e nos conflitos ganhando maior interao transformadas em mulher-objeto pela vividos pela mulher com a vida pblica. Surgimento do ONGs e mdia que compara exemplificada na instituies ao produto divulgado. personagem de Regina governamentais que Ainda assim a mulher Duarte teve grande repercusso na sociedade defendem os direitos das submete-se aos mulheres e o seu papel. padres de beleza brasileira j que expunha tornando-se isca de vrias das questes consumo. discutidas pelos movimentos feministas da poca.

Pela primeira vez a Estao Espacial Internacional(ISS) receber duas mulheres como moradoras

You might also like