You are on page 1of 4

CONCEITOS DE RESPOSABILIDADE CIVIL

1- O Que a Responsabilidade Jurdica? A responsabilidade considerada jurdica quando h o prejuzo. Ela s se revela quando ocorre a infrao da norma jurdica que acarrete dano ao individuo ou coletividade. Neste caso o Autor da leso ser obrigado a recompor o direito atingido, reparando em espcie ou em pecnia o mal causado. 2- O que vem a ser a Teoria Subjetiva, aplicvel na Responsabilidade Civil, prevista nos arts. 186, 187 e 188 do CC? O Direito Brasileiro se manteve fiel Teoria Subjetiva, conforme se depreende nos arts. 186 e 927. Para que haja responsabilidade, preciso que haja culpa. A reparao do dano tem como pressuposto a prtica de um ato ilcito. Sem a prova de culpa, inexiste a obrigao de reparar o dano 3- Quem toma um nibus, tacitamente celebra um Contrato, chamado de Adeso, com a empresa de transporte. Esta, implicitamente assume a obrigao de conduzir o passageiro ao seu destino, so e salvo. Se no trajeto ocorrer um acidente e o passageiro ficar ferido, d-se o inadimplemento contratual, que acarreta a responsabilidade de indenizar as perdas e danos, nos termos do art. 389 a 395 do CC. Neste caso estamos da: Responsabilidade contratual. 4- Todo aquele que causar dano a outrem, por culpa em sentido stricto ou dolo fica obrigado a repar-lo. a responsabilidade derivada de um ilcito, tambm conhecida como responsabilidade aquiliana. Ela est prevista nos arts. 186 a 188 E 927 a 954 do CC, e denominada: Responsabilidade extracontratual. 5- Nos denominados Meios Eletrnicos, a responsabilidade extracontratual (art. 186 a 187, c/c o art. 927 CC) pode derivar de inmeros atos ilcitos, sendo de destacar os que dizem respeito concorrncia desleal, violao da propriedade intelectual, ao indevido desrespeito intimidade, ao envio de mensagens no desejadas e ofensivas honra, divulgao de boatos, infamantes, invaso de caixa postal, ao envio de vrus. Uma vez identificado ao Autor, ele responder civilmente pelos prejuzos causados, decorrente do dano material ou moral, nos termos do inciso X, do art. 5, da CF. Questiona-se: Quanto ao Provedor da Rede de Acesso a Internet, a responsabilidade ser objetiva ou subjetiva? Quanto ao provedor a responsabilidade ser sempre subjetiva, pois apenas ele disponibiliza o acesso a internet. 6. Diferencie a responsabilidade contratual da responsabilidade extracontratual.

A Responsabilidade Civil Contratual, como o nome mesmo j sugere, ocorre pela presena de um contrato existente entre as partes envolvidas, agente e vtima. Assim, o contratado ao unir os quatro elementos da responsabilidade civil (ao ou omisso, somados culpa ou dolo, nexo e o consequente dano) em relao ao contratante, em razo do vnculo jurdico que lhes cerca, incorrer na chamada Responsabilidade Civil Contratual. Em relao Responsabilidade Civil Extracontratual, tambm conhecida como aquiliana, o agente no tem vnculo contratual com a vtima, mas, tem vnculo legal, uma vez que, por conta do descumprimento de um dever legal, o agente por ao ou omisso, com nexo de causalidade e culpa ou dolo, causar vtima um dano. Ambas as figuras de responsabilidade civil esto fundamentadas, genericamente, nas palavras do artigo 186 do Cdigo Civil, in verbis: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Desse modo, pode-se verificar que a nica diferena entre as duas figuras de responsabilidade civil encontra-se no fato de a primeira existir em razo de um contrato que vincula as partes e, a segunda surge a partir do descumprimento de um dever legal. 7. Quais os pressupostos da responsabilidade civil? (a) ao ou omisso do agente; (b) culpa do agente; (c) relao de causalidade; (d) dano. 8. Quem responde pela queda de objetos dos apartamentos, causando danos a terceiros? Nos termos do art. 938 do novo Cdigo Civil, "aquele que habitar prdio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele carem ou forem lanadas em lugar indevido". Assim, se for possvel a identificao, ser do condmino causador da queda a responsabilidade civil da oriunda. Caso contrrio, no sendo possvel a identificao do agente causador da queda, a responsabilidade civil ser do condomnio 9. Ocorrendo os crimes contra a honra, h obrigao de reparar o dano, nos termos do art. 953 do Cdigo Civil. Assim, quando se imputa falsamente a algum fato ofensivo sua reputao. Ex: Se A disser que B foi trabalhar bbado estar afetando sua reputao, estar, nos termos do art. 139 do Cdigo Penal, cometendo crime de: Difamao, espcie de crime contra a honra que importa em mcula moral, honra objetiva, reputao de algum. mister ressaltar que a consumao do crime se d a partir do momento em que um terceiro toma conhecimento do fato ofensivo imputado a outrem por algum que objetiva, com o ato, tornar o ofendido passvel de descrdito na opinio pblica.

10. De acordo com o civilista Ren Savatier, jurista francs, o ato ilcito praticado pelo inimputvel, tal como na denominada responsabilidade dos Amentais (o louco

ou demente) acarreta a responsabilidade substitutiva ou coexistente de outra pessoa, a quem incumbe a sua guarda. Tal condio se equipara : Fora maior ou ao caso fortuito, situaes que, segundo o Cdigo Civil Brasileiro ocorrem quando uma determinada ao gera consequncias, efeitos imprevisveis, impossveis de evitar ou de impedir. Embora existam vrias divergncias na doutrina ptria acerca da conceituao de tais institutos, segundo a saudosa civilista Maria Helena Diniz, a fora maior est ligada a um fenmeno da natureza/ fato da natureza, motivo pela qual possvel identificar/conhecer o motivo ou a causa que deu origem ao evento danoso. Reverbera a autora, ainda, que a seu turno, no caso fortuito o mesmo no ocorre, uma vez que o evento danoso tem origem em causa desconhecida, a exemplo de um cabo eltrico areo que se rompe e cai sobre fios telefnicos causando incndio exploso de caldeira de usina, provocando morte e outros sem saber o motivo. 11. Sabemos que a responsabilidade do dono do animal , portanto, presumida. Basta que a vtima prove o dano e a relao de causalidade entre o dano por ela sofrido e o ato do animal. Assim, tratando-se de acidente de veculo ao atropelar uma rs, em estrada comum, isto , que no foi privatizada, ao dono do carro cabe apenas provar o fato e o dano. O proprietrio da rs s poder: Provar que existe alguma das excludentes de responsabilidade elencadas no artigo 936 do Cdigo Civil do evento, ou assumir as consequncias e indenizar a vtima dado o seu dever de vigilncia, de cuidado, de guarda ou de incolumidade, j que este detm, como proprietrio do animal, a responsabilidade garantida, a responsabilidade pelo fato do animal.

12. A Teoria do Risco teve o seu desenvolvimento acentuado a partir da introduo das mquinas no processo industrial e com problemas relacionados aos acidentes do trabalho. O surto industrial do incio do sculo XX provocou a disseminao do uso de mquinas, criando risco maior para certas atividades. O Art. 927 CC dispe Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. Na Teoria do Risco, estamos falando da: Responsabilidade decorrente do exerccio de atividade perigosa que objetiva.

13. No termos do art. 186 do Cdigo Civil, a obrigao de indenizar assenta-se na pratica de um ato. Ex. O motorista que tem que pagar despesas mdicohospitalares e os lucros cessantes da vtima que ele atropelou, por ter agido de forma imprudente, praticou um:

Ato ilcito, decorrendo da o seu dever de indenizar a vtima.

14. De acordo com o art. Art. 12, do Cdigo de Defesa do Consumidor, CDC, o fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricao, construo, montagem, frmulas, manipulao, apresentao ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua utilizao e riscos:

Independentemente da existncia de culpa, sendo adotada, pois, a teoria da responsabilidade objetiva, apurando-se, neste caso, apenas se houve ato, dano e nexo de causalidade entre esses elementos.

15. A Responsabilidade civil se assenta, segundo a Teoria Clssica em trs pressupostos: O dano, a culpa do autor e a relao de causalidade entre ambos, entre o fato culposo e o mesmo dano. necessrio ressaltar que nos primrdios no se cogitava da culpa, sendo, que, ocorrendo dano, a reao do ofendido era imediata, baseada no que se denominou de vingana privada, dada a inexistncia do direito e a plena aplicabilidade do inesquecvel provrbio de Hamurbi, o qual apregoava que na guerra olho por olho e dente por dente.

You might also like