You are on page 1of 7

Cronologia das igrejas protestantes no Brasil

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ano

Data

Igreja

Eventos relacionados fundao

Observao: Chegam ao Brasil os primeiros missionrios calvinistas (huguenotes-franceses), enviados por Joo Calvino Frana Antrtica antiga colonia francesa na Baa de Guanabara atual Estado do Rio de Janeiro liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier. Realizado o primeiro culto protestante nas Amricas, oficiado pelo Reverendo Pierre Richier. No domingo, 21 de maro, houve aprimeira celebrao da Ceia do Senhor sob o rito calvinista. A Igreja Reformada Holandesa instala-se no Recife, PE. Foram fundadas 22 igrejas protestantes no Nordeste, sendo que a maior era a do Recife e contava, inclusive, com uma congregao inglesa e uma francesa. Esta se reunia no templo glico, que tinha no conde Maurcio de Nassau seu membro mais ilustre. As igrejas foram servidas por mais de 50 pastores (predicantes), alm de pregadores auxiliares (proponentes) e outros oficiais. A Igreja Reformada Holandesa batizou ndios, lutou por sua libertao e pretendia traduzir a Bblia para o tupi e ordenar pastores indgenas. Chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro - RJ, o primeiro capelo anglicano, Robert C. Crane. Inaugurada no Rio de Janeiro - RJ, a primeira capela anglicana, direcionada aos estrangeiro anglicanos na sua maioria ingleses. Chegam ao Brasil os primeiros luteranos vidos da Alemanha para a Regio Sul. Mais precisamente em So Leopoldo, RS e Blumenau, SC. Inaugurao da Igreja Luterana em Nova Friburgo (RJ). Chega ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, RJ o primeiro casal de missionrios da Igreja Congregacional, Robert Reid Kalley (escocs) e Sarah Poulton Kalley (inglesa). 1 Igreja Evanglica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil: A Igreja Evanglica Fluminense fundada pelo missionrio escocs Robert R. Kalley. Em 1913 junta-se a Unio das Igrejas Evanglicas Congregacionais do Brasil.

1557

07 de Maro

Igreja Reformada Francesa

1s Missionrios

10 de Maro 21 de Maro

Igreja Reformada Francesa Igreja Reformada Francesa

1 Culto Protestante 1 Santa Ceia

1630

ND

Igreja Reformada Holandesa

Fundao da 1 igreja

1816

ND

Igreja Anglicana

1 Capelo 1 Igreja

1822 26 de Maio

Igreja Anglicana

1824

ND

Igreja Luterana

Inicio da imigrao alem

1855 10 de Maio Igreja Congregacional

1s missionrios

1858 11 de Julho Igreja Congregacional

Fundao da 1 igreja congregacional

1859

12 de agosto Janeiro

Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

1 missionrio presbiteriano Fundao da 1 denominao 1 Jornal Evanglico do Brasil

Missionrio presbiteriano estadunidense chega ao Brasil, Ashbel Green Simonton. Fundador: Ashbel Green Simonton, missionrio americano. Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ. "Imprensa Evanglica" primeiro jornal evanglico fundado por Ashbel G. Simonton. Jos Manoel da Conceio, ex-padre foi o primeiro brasileiro a ser pastor. Junius Estaham Newman (americano) chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro, pioneiro da obra metodista permanente no Brasil, fixando-se na cidade de Saltinho, prximo a Santa Brbara d'Oeste, SP. Reverendo Newman organiza, com nove membros a 1 Igreja Metodista no Brasil em Saltinho no interior de So Paulo. Origem: Igreja Metodista Episcopal do Sul - EUA embora no apoiada oficialmente por essa organizao.

1862

1864

ND

1865

ND

Igreja Presbiteriana do 1 Brasil pastor brasileiro (IPB) Igreja Metodista (IM) 1 missionrio metodista

1867

Agosto

1871

Agosto

Igreja Metodista (IM)

Fundao da 1 denominao metodista

10 de Setembro

Igreja Batista

Em 1871 o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Brbara, onde fundaram a primeira igreja batista em solo Fundao brasileiro. da primeira igreja Os fundadores foram os Pr. Richard Ratcliff e o Pr. batista Robert Porter Thomas. Os cultos eram realizados em ingls, para servir aos imigrantes norte-americanos. Fundao do movimento dos irmos no Brasil Iniciou-se na cidade do Rio de Janeiro, em 1878, com oito irmos que sairam da Igreja Evanglica Fluminense depois de troca de correspondncias com o irmo Richard Holden que havia sido copastor daquela mesma igreja ainda na poca do Dr. Kaley. Iniciou-se na cidade do Rio de Janeiro, em 1879, com 11 membros que sairam da Igreja Presbiteriana liderados pelo doutor Miguel Vieira Ferreira. Foi organizada a primeira Igreja Batista do Brasil na cidade de Salvador - BA, pelos missionrio Willian Buck Bagby e sua esposa Anne Luther Bagby. Onde vinte cinco anos depois seria fundada a Conveno Batista Brasileira. Bernardo de Miranda o primeiro brasileiro nomeado como pastor metodista. Organizado o Snodo Rio-Grandense da Igreja Evanglica Alem, que em 1968 se tornaria a Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil. Fundadores: missionrios Lucien Lee Kinsolving e

1878 junho/julho

Casa de Orao (IM)

11 de 1879 Setembro

Igreja Evanglica Brasileira

Fundao de denominao

1882

ND

Igreja Batista do Brasil

Fundao da 1 denominao batista 1 pastor metodista

1885

ND

Igreja Metodista (IM)

1886

ND

Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Fundao Brasil de denominao (IECLB) Igreja Episcopal Fundao

1890 01 de Junho

Anglicana do Brasil

de denominao anglicana 1 missionrio adventista Fundao de denominao Fundao de denominao Fundao de denominao

James Watson Morris. Fundada na cidade de Porto Alegre, RS. Albert B. Stauffer, primeiro missionrio enviado ao Brasil pela liderana mundial da Igreja Adventista, chega em So Paulo, SP. A primeira igreja adventista do Brasil estabelecida com a inaugurao de seu templo na cidade de Gaspar Alto, Santa Catarina. Fundador: Reginaldo Young (canadense). Fundada na cidade de So Paulo, SP. Sede: Anpolis, GO. Fundador: Reverendo Eduardo Carlos Pereira. Fundada na cidade de So Paulo, SP. Sede: So Paulo, SP. Dissidncia: Igreja Presbiteriana do Brasil. Fundador: diversos pastores luteranos. Fundada na cidade de So Pedro do Sul, RS. Sede: Porto Alegre, RS. Origem: Igreja Luterana - Snodo de Missouri. Fundada por 32 delegados que representavam 39 igrejas, reunidos na cidade de Salvador, BA Fundador: Louis Francescon (italiano). Fundada na cidade de Santo Antnio da Platina, PR. Sede: So Paulo, SP. Chegam ao porto de Belm, capital do Estado do Par os missionrios suecos batistas Gunnar Vingren e Daniel Berg vindos dos EUA, ao chegarem naquela cidade so acolhidos pela Igreja Batista local. Fundadores: Missionrios Gunnar Vingren e Daniel Berg (suecos). Fundada na cidade de Belm, PA. Adotando o nome de Misso da F Apostlica. Fundada na cidade de Guarani das Misses, RS, pelo missionrio Erik Jansson (sueco). Treze igrejas locais originarias do trabalho do casal Kalley, se reuniram e formaram a UIECB - Unio das Igrejas Evanglicas Congregacionais do Brasil. Por sugesto de Gunnar Vingren, passou a chamarse Assembleia de Deus. Chega ao Brasil o missionrio e pastor japons Takeo Monobe, dando inicio ao trabalho de visitao e evangelizao no estado de So Paulo.

1893

ND

Igreja Adventista do Stimo Dia

Igreja Adventista do 1895 08 de Junho Stimo Dia 25 de Agosto Igreja Crist Evanglica do Brasil (ICEB) Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI) Igreja Evanglica Luterana do Brasil (IELB) Conveno Batista Brasileira (CBB) Congregao Crist no Brasil (CCB)

1901

1903 31 de Julho

1904 24 de Junho

Fundao de denominao Fundao de denominao Fundao da 1 denominao pentecostal Primeiros missionrios assembleianos

1907

Julho

1910

ND

19 de Novembro

Igreja Evanglica Assembleia de Deus (IEAD)

Igreja Evanglica 1911 18 de Junho Assembleia de Deus (IEAD) 3 de 1912 Setembro Conveno das Igrejas Batistas Independentes (CIBI) Unio das Igrejas Evanglicas Congregacionais do Brasil (UIECB) Igreja Evanglica Assembleia de Deus (IEAD) Igreja Evanglica Holiness do Brasil

Fundao de denominao

Inicio de misso

1913

ND

Fundao de denominao

1918

18 de Janeiro

Alterao de nome

1925 15 de Julho

Inicio de misso

Dia em que comemorado o inicio da Misso Holiness no Brasil. Igreja Evanglica Holiness do Brasil Com a chegada da esposa do Pastor Takeo Monobe ao Brasil, Fundao estabelecida na cidade de So Paulo, na rua de denominao Conde de Sarzedas no bairro da Liberdade a sede da denominao. Fundao de denominao Na Igreja Metodista Central da cidade de So Paulo, foi organizada a Igreja Metodista do Brasil . O primeiro bispo eleito foi o missionrio John Willian Tarboux. Fundador: Pastor Joo Augusto da Silveira. Fundada na cidade de Paulista, PE. Dissidncia: Igreja Adventista do Setimo Dia Fundadores: membros oriundos da Assemblia de Deus destacando-se o Pastor Manoel Higino de Souza. Fundada na cidade de Mossor, RN. Dissidncia: Igreja Evanglica Assemblia de Deus. Chega ao Brasil no porto do Rio de Janeiro - RJ, capital da nao na poca o 1 missionrio da "A Igreja de Cristo Pentecostal" Reverendo Horace S. Ward oriundo dos EUA. Fundadores: Reverendos Daniel Masayoshi Nishizumi e Hiroyuki Hayashi (japoneses). Fundada na cidade de So Paulo, SP. Sede: descentralizada. Origem: Igreja Metodista Livre do Japo Fundador: Reverendo Horace S. Ward (americano). Fundada na cidade de Serra Talhada, PE. Sede: Mogi Guau, SP. Origem: A Igreja de Cristo Pentecostal - EUA.

1926

ND

1930

02 de Setembro

Igreja Metodista do Brasil Igreja Adventista da Promessa (IAP) Igreja de Cristo no Brasil (IC)

1932

24 de Janeiro

Fundao de denominao

13 de Dezembro

Fundao de denominao

1935

09 de Janeiro

Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil

Inicio de misso

1936

01 de Igreja Metodista Livre Fundao Novembro (IMEL) de denominao

1937

24 de Janeiro

Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil

Fundao de denominao

1939

ND

Misso Evanglica Pentecostal do Brasil (MEPB)

Fundadores: missionrios Harland e Hazel Graham (americanos). Fundao Fundada na cidade de Manaus, AM. de denominao Sede: Natal, RN. Origem Igreja da Beira da Estrada - Seattle, EUA. Fundao de denominao Fundadores: membros da Liga Conservadora da IPI, sob a liderana do Reverendo Bento Ferraz. Sede: So Paulo, SP. Origem: Igreja Presbiteriana Independente. Fundador: Pastor Karl Spittler dentre outros. Fundada na cidade de Panambi, RS. Sede: Panambi, RS. Origem: A IECB foi apoiada pela Igreja Evanglica Congregacional da Argentina e dos EUA. Chega na cidade do Rio de Janeiro - RJ, o primeiro casal de missionrios americanos Lloyd David Sanders e Ruth Sanders

1940

11 de Fevereiro

Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil

1942

11 de Janeiro

Igreja Evanglica Congregacional do Brasil (IECB)

Fundao de denominao

1948 25 de Igreja de Cristo no Inicio

Maro

Brasil

de misso

com a misso de estabelecer a "Igreja de Cristo" no Brasil. Fundador: Missionrio e Pastor Lloyd David Sanders. Fundada na cidade de Goinia, GO. Sede: descentralizada. Origem: Igreja de Cristo - EUA

1949

ND

Igreja de Cristo no Brasil

Fundao de denominao

1951

15 de Novembro

Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ)

Fundador: Missionrio Harold Edwin Willians (americano). Fundao Fundada na cidade de So Joo da Boa Vista, SP. de denominao Sede: descentralizada. Origem: Igreja do Evangelho Quadrangular - EUA Primeira conveno das igrejas batistas independentes. Fundador: Missionrio Manoel de Mello e Silva. Fundada na cidade de So Paulo, SP. Sede: So Paulo. Dissidncia: Igreja do Evangelho Quadrangular.

1952

22 de fevereiro

Conveno das Igrejas Batistas Fundao Independentes de denominao (CIBI) Igreja Evanglica Pentecostal O Brasil Para Cristo (OBPC) Igreja Pentecostal Deus Amor (IPDA) Fundao de denominao

1955

ND

1962 03 de Junho

Fundador: Missionrio David M. Miranda. Fundada na cidade de So Paulo, SP. Fundao Sede: "Templo da Glria de Deus" na cidade de de denominao So Paulo. Dissidncia: Igreja Evanglica Pentecostal O Brasil para Cristo. Fundador: Pastor Luiz Schilir. Fundada na cidade de So Paulo, SP. Fuso das Igrejas: Igreja Crist Pentecostal de Evangelizao e Cura Divina Maravilha de Jesus"; Igreja Evanglica do Povo e Igreja Crist Evanglica Unida.

1963 12 de Julho

Igreja Unida (IU)

Fundao de denominao

1964 09 de Junho

Igreja Tabernculo Evanglico de Jesus Casa da Beno (ITEJ) Conveno Batista Brasileira (CBB) Conveno Batista Nacional (CBN)

Fundador: Doriel de Oliveira. Fundada na cidade de Belo Horizonte, MG. Fundao Sede: Catedral da Beno na cidade de Taguatinga, de denominao DF. Dissidncia: Igreja Evanglica Pentecostal O Brasil para Cristo. Excluso de igrejas Em Niteri - RJ, a CBB exclui 32 igrejas de seu rol, por terem aceitado a doutrina pentecostal dos dons do Esprirto Santo em sua liturgia. Sobem para 52 as igrejas recm desligadas da CBB devido a aceitao da doutrina pentecostal. Devido aos fatos os pastores Ilton Quadros e Artue Freire criam a Ao Missionria Evanglica. Fundador: diversos pastores da Igreja Metodista do Brasil que aderiram ao movimento de renovao. Fundada na cidade de Nova Friburgo, RJ. Sede: Nova Friburgo, RJ. Dissidncia: Igreja Metodista do Brasil. Fundadores: diversos pastores oriundos da UIECB. Sede: Joo Pessoa, PB.

1965

Janeiro

1966

Janeiro

Fundao de misso independente

1967

05 de Janeiro

Igreja Metodista Wesleyana (IMW) Aliana das Igrejas Evanglicas Congregacionais do

Fundao Denominao

10 de

Fundao

Agosto

Brasil (AIECB) Conveno Batista Nacional (CBN)

de denominao

Dissidncia: Unio das Igrejas Evanglicas Congregacionais do Brasil.

16 de Setembro

Por ocasio da primeira Assemblia Geral, realizada na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Fundao Horizonte - MG, de denominao com a presena de 43 representantes de 19 igrejas a AME - Ao Misssionria Evanglica passa a se chamar Conveno Batista Nacional. Fundada na cidade de Vila Velha, ES. Sede: Vila Velha, ES. Dissidncia: Igreja Presbiteriana do Brasil.

Outubro

Igreja Crist Maranata Fundao (ICM) de denominao

1968

ND

Surge a partir da unio dos: Snodo Rio-Grandense da Igreja Evanglica Igreja Evanglica de Alem (1886); Snodo Evanglico Luterano de Confisso Luterana no Fundao Santa Catarina, Paran e outros Brasil de denominao Estados da Amrica do Sul (1905); Associao de (IECLB) Comunidades Evanglicas de Santa Catarina e Paran (1911); Snodo Evanglico do Brasil Central. Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) Fundadores: Bispo Edir Macedo e Romildo R. Soares (R. R. Soares). Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Sede: "Templo da Glria do Novo Israel" - Rio de Janeiro, RJ. Dissidncia: Igreja de Nova Vida. Fundadores: diversos pastores oriundos da IPB. Fundada na cidade de Atibaia, SP. Sede: Vitria, ES. Dissidncia: Igreja Presbiteriana do Brasil.

1977 09 de Julho

Fundao de denominao

10 de 1978 Setembro

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU)

Fundao de denominao

1980

ND

Fundador: Romildo Ribeiro Soares mais conhecido como Missionrio R.R. Soares. Igreja Internacional da Fundao Fundada na cidade de Duque de Caxias, RJ. Graa de Deus de denominao Sede: So Paulo, SP. Dissidncia: Igreja Universal do Reino de Deus. Igreja Apostlica Renascer em Cristo Fundadores: Apstolo Estevam Hernandes e Bispa Snia Hernandes. Fundao Fundada na cidade de So Paulo, SP. de denominao Sede: So Paulo, SP. Dissidncia: Igreja Crist Pentecostal da Bblia. Fundadores: Bispos Robson Rodovalho e Maria Rodovalho. Fundada na cidade de Braslia, DF. Sede: Braslia, DF. Fundador: Apstolo Csar Augusto M. de Sousa. Fundada na cidade de Goinia, GO. Sede: Goinia, GO. Fundador: Apstolo Valdemiro Santiago. Fundada na cidade de Sorocaba, SP. Sede: Templo dos Milagres na cidade de So Paulo, SP. Dissidncia: Igreja Universal do Reino de Deus.

1986

ND

Comunidade Evanglica Sara Nossa Fundao 1992 Fevereiro Terra de denominao (SNT) 1994 ND Igreja Apostlica Fonte da Vida Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) Fundao de denominao

1998 9 de Maro

Fundao de denominao

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php? title=Anexo:Cronologia_das_igrejas_protestantes_no_Brasil&oldid=30399092" Categorias: Denominaes evanglicas Igrejas neopentecostais Igrejas protestantes Cronologias do Brasil

Cronologias de religio

You might also like