You are on page 1of 40

Afastamento dental, matrizes e cunhas.

UNINOVE - DENTSTICA 4 Semestre - 2012 Tamires de Oliveira Silva.

Afastamento Interdental

um procedimento mecnico empregado para propiciar visibilidade e acesso s faces proximais dos dentes, quando existir entre estas intima relao de contato, com o fim de permitir interveno de forma eficiente naquelas regies.

Finalidade da separao

Obter livre acesso s superfcies proximais, para fins de exame e diagnstico; Restaurar o dente sua posio original ou normal; Conseguir desgaste lingual mnimo para acesso, nos preparos da face proximal de dentes anteriores; Possibilitar um polimento satisfatrio de superfcies proximais das restauraes.

Mtodos de separao dos dentes

Mtodo Mediato - A separao dos dentes lenta e gradual, implicando em uma espera de no mnimo 24 horas e em alguns casos dias para se completar. Mtodo imediato - Mtodo no qual o afastamento dos dentes realizado em poucos minutos.

Fatores os quais dependem a separao dos dentes


Sensibilidade dor do afastamento do paciente; Tolerncia do paciente; Habilidade do operador; Zona envolvida; Condies do periodonto; Idade do paciente.

Materiais Utilizados para o Mtodo de Separao Mediato

Por embebio de saliva: Algodo hidrfilo, fio de seda tranado e cunhas de madeira. Por resistncia : Tiras de borracha.

Por compresso: Fio de bronze-lato e guta-percha.

Materiais Utilizados para o Mtodo Imediato


Separadores mecnicos aplicveis em dentes anteriores e posteriores que atuam pelos princpios de: Ao de cunha separador de Elliot separador simples de Ivory separador de harper

Ao de trao separador de Perry separador de True separador de Ferrier


Ao de trao e cunha - separador universal da Ivory.

Vantagens Separao Mediata


O procedimento no causa dano pulpar, se corretamente realizado; Mnima probabilidade de lesar o ligamento periodontal; Quase indolor.

Desvantagem Separao Mediata


Desconforto e irritao dos tecidos moles; Os materiais so rugosos e, assim no deveriam ser usados por longos perodos de tempo; Processo lento, no mnimo 24 horas.

Vantagens Separao Imediata


Os separadores mecnicos podem ser utilizados rapidamente, no momento da operao; Uma quantidade mnima de desconforto sentida quando do uso dos separadores mecnicos; No traumatiza tecidos moles pois o afastamento executado em poucos minutos; Constitui o mtodo mais rpido e seguro e o que causa menos incmodo ao paciente.

Desvantagem da Separao Imediata


A separao imediata quando no usada criteriosamente dentro da tcnica pode causar traumatismos tais como: Dor; Leses permanentes a polpa e pericemento; Ruptura das fibras periodontais; Luxao dentria.

Matrizes

um dispositivo metlico ou de polister, disponveis em espessuras que variam entre 0,03mm a 0,05mm, que substitui uma ou mais paredes ausentes em uma cavidade, possibilitando a reconstruo correta do contorno atravs de uma restaurao plstica.

Tipos de Fita Matriz


Ao Inoxidvel Polister Nylon Celulide Cobre Lato Celofane

Finalidades da Matriz

Conservar a integridade do periodonto; Facilitar a tcnica restauradora; Deslocar o dique de borracha e a gengiva; Facilitar a reconstruo do ponto de contato proximal e contorno da restaurao afim de evitar impactao alimentar; Contribuir para restaurao da face ausente; Impedir o extravasamento do material restaurador.

Requisitos de uma boa matriz


Ser de fcil aplicao e remoo; Superfcie lisa e polida para facilitar o acabamento e polimento da face reconstruda; Ser pouco flexvel e delgada; No se deslocar durante a condensao; Permanecer estvel durante a polimerizao; Possibilitar o contorno adequado; Estender-se abaixo da parede gengival e acima pelo menos 1mm acima da face oclusal do dente.

Indicao das Matrizes


Classes I com extenso vestibular ou lingual; Classe II OD, MO, MOD; Classe III; Classe IV; Classe V extensas.

Porta-Matriz

Conceito: Dispositivo que fixa a matriz e a torna ajustvel ao dente. Posicionamento: Deve ser voltado para vestibular e anterior, com exceo de cavidades na face vestibular.

Classificao das Matrizes

Universais: Adquiridas prontas e presas ao porta-matriz, adaptando-se para vrios casos, permitindo o seu uso para mais de uma restaurao. Podem apresentar tamanho de 5 a 7mm. Individuais: So preparadas pelo prprio dentista para cada caso particular.

Matrizes Universais

Porta matriz de Tofflemire; Porta matriz circular de Ivory (n 8); Porta matriz de Ivory (n1); Porta matriz separador de McKean; Porta matriz separador de Harper; Porta matriz de Siqveland; Palodent.

Porta- matriz de Tofflemire

Possibilita a utilizao de fitas de diferentes larguras e em trs posies distintas, alm de possibilitar o uso de fitas curvas; Indicada principalmente para cavidades de classe II complexas em dentes posteriores, mas tambm para cavidades de classe I composta e classe II complexa.

Porta-matriz circular de Ivory n8

Este dispositivo composto basicamente por dois parafusos, presos uma haste.Um deles tem a funo de prender as extremidades da matriz e o outro de movimentao, o que faz com que o dimetro da matriz possa ser aumentado ou diminudo; Pode ser utilizado em qualquer cavidade classe II, com limitada abertura vestbulo-lingual, pois do contrrio, no momento da fixao que se dar por trao da fita metlica, estaremos deformando o contorno proximal.

Porta-matriz de Ivory n1

Somente indicado para cavidades classe II compostas, pois substitui apenas uma parede (mesial ou distal), e necessita de bandas especiais.

Porta-matriz separador de McKean

um dispositivo que tem a forma de um arco, com duas barras verticais. Ao mesmo tempo que fixa a matriz, separa os dentes; Tem o incoveniente de no poder ser usado em cavidades muito extensas vestbulolingualmente, pois precisa apoiar-se em tecido dental; Este porta matriz colocado em posio com o auxlio da pina de Brewer.

Porta-matriz separador de Harper


um aparelho de trplice ao: Separa os dentes, mantm a matriz em posio e proporciona adaptao da matriz na regio gengival.

Porta-matriz de Siqveland

de tal forma construdo que proporciona dois dimetros ao mesmo tempo: dimetro maior correspondente superfcie oclusal e, menor, regio do colo do dente. Possui uma pea corredia que segura e aperta a tira-matriz na posio desejada.

Palodent

mais uma alternativa dentro das matrizes universais, em cavidade de classe II envolvendo somente duas faces. A tira metlica prpria do porta matriz e se apresenta mais rgida do que as matrizes comerciais, fornecendo um melhor contato proximal e contorno.

Matrizes individuais

Matriz de Hollemback; Matrizes rebitadas e matrizes soldadas; Matriz em T ou em forma de cinta; Matriz de Barton; Automatriz.

Matriz de Hollemback

De posse de uma fita matriz metlica, so feitas as prvias adaptaes necessrias; Depois, confeccionase orifcios para a passagem do fio dental e ainda fixao com godiva.

Matrizes rebitadas e matrizes soldadas

So importantes no caso de molares muito destrudos, que necessitam de restaurao extensas.

Matriz em T ou em forma de cinta

usada duas tiras, sendo um de aproximadamente 7cm e a outra de 4cm;

Matriz de Barton

Utilizada para restauraes da superfcie palatina de molares superiores e superfcie vestibular de molares superiores; Neste sistema sero utilizadas duas matrizes. A primeira delas poder ser confeccionada por qualquer uma das tcnicas individuais.

Automatriz

Indicadas para preparos de Classe II extensos, especialmente quando houver a necessidade de substituio de duas ou mais cspides; Vantagem: que sua ala pode ser posicionada tanto pela vestibular quanto pela lingual com a mesma facilidade; Desvantagem: as bandas no so pr-contornadas, e o reestabelecimento do contorno proximal fisiolgico dificultado.

Cunhas

Conceito: So utilizadas para adapatar as matrizes nas faces proximais, apresentando forma triangular ou trapezoidal, sendo o terceiro componente do sistema matriz. Posicionamento: Abaixo do ponto de contato e parede gengival. So colocadas geralmente de lingual para vestibular.

Tipos de Cunha

Madeira de laranjeira ou nogueira; Nylon; Plstico refratrio.

Cunhas de madeira devem ser preferidas devido a: -Melhor adaptao devido a embebio; -Permanecem estveis durante a condensao.

Funes da Cunha

Impedir extravasamento do material ao periodonto; Fixar a matriz; Possibilitar melhor adaptao margem gengival; Promover ligeiro afastamento dental para compensar a espessura da fita matriz; Afastar a gengiva, protegendo-a.

Preparao da cunha

Desenho adequado favorecendo um contato adequado atravs da meia proximal;


Cunha afilada com pouco contato na ameia proximal; Cunha grossa a qual no conseguir penetrar na ameia adequada.

Preparao da Cunha

Posicionamento da Cunha

Desenho e encaixe correto da cunha restaurao com contorno correto; Cunha pequena e mal posicionada gera uma restaurao com mal contorno; Ou a cunha pode se deslocar durante a condensao gerando excesso de amlgama.

Posicionamento da cunha

Cunha demasiadamente grossa oclusalmente gerando um contorno inadequado; Cunha posicionada acima da parede gengival no exercendo a sua funo; Cunha demasiadamente grande e falta de fora de condensao.

Referncias
www.ccs.ufpb.br/dor/dentistica/templates/grassy/Documentos/Dentistica/Aulas%20PDF%2 0Dentistica/Aula_Matriz_Afastamento_Interdental.pdf

www.forp.usp.br/restauradora/dentistica/temas/amalgama/amalgama_09/amalgama_09.ht ml

You might also like