You are on page 1of 2

Colgio Municipal 3 de Agosto

Atividade Avaliativa de Lngua Portuguesa - Data: _____/_____/_____ Prof. Ericson Santos Aluno(a): _______________________________________________________ Srie: ___________ Tatuagem

Enfermeira inglesa de 78 anos manda tatuar mensagem no peito pedindo para no proceder a manobras de ressuscitao em caso de parada cardaca.

(Mundo Online, 4, fev., 2003)

Ela no era enfermeira (era secretria), no era inglesa (era brasileira) e no tinha 78 anos, mas sim 42; bela mulher, muito conservada. Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa. Foi procurar um tatuador, com o recorte da notcia. O homem no comentou: perguntou apenas o que era para ser tatuado. bom voc anotar disse ela porque no ser uma mensagem to curta como essa da inglesa. Ele apanhou um caderno e um lpis e disps-se a anotar. Em caso de que eu tenha uma parada cardaca ditou ela , favor no proceder ressuscitao. Uma pausa, e ela continuou: E no procedam ressuscitao, porque no vale a pena. A vida cruel, o mundo est cheio de ingratos. Ele continuou escrevendo, sem dizer nada. Era pago para tatuar, e quanto mais tatuasse, mais ganharia. Ela continuou falando.(...). quela altura o tatuador, homem vivido, j tinha adivinhado como terminaria a histria (...). E antes que ela contasse a sua tragdia resolveu interromp-la. Desculpe, disse, mas para eu tatuar tudo o que a senhora me contou, eu precisaria de mais trs ou quatro mulheres. Ela comeou a chorar. Ele consolou-a como pde. Depois, convidou-a para tomar alguma coisa num bar ali perto. Esto vivendo juntos h algum tempo. E se do bem. (...). Ele fez uma tatuagem especialmente para ela, no seu prprio peito. Nada de muito artstico (...). Mas cada vez que ela v essa tatuagem, ela se sente reconfortada. Como se tivesse sido ressuscitada, e como se tivesse vivendo uma nova, e muito melhor, existncia.
(Moacyr Scliar, Folha de S. Paulo, 10/03/2003.)

1- O trecho da crnica que mostra que o cronista inspirou-se em um fato real (A) a notcia, retirada da Internet, que introduz a crnica. (B) as manobras de ressuscitao praticadas pelos mdicos. (C) a reproduo da conversa entre a secretria e o tatuador. (D) a histria de amor entre a secretria e o tatuador. 2- O fato gerador do conflito que constri a crnica a secretria (A) ser mais jovem que a enfermeira da notcia. (B) concluir que a vida no vale a pena. (C) achar romntica a histria da enfermeira (D) ter se envolvido com o tatuador. 3- Um trecho do texto que expressa uma opinio (A) Mesmo assim, decidiu fazer a mesma coisa. (B) O homem no comentou; perguntou apenas o que era para ser tatuado. (C) A vida cruel, o mundo est cheio de ingratos. (D) Ela comeou a chorar. Ele consolou-a como pde. 4- O trecho do texto que retrata a consequncia aps o encontro da secretria com o tatuador (A) Foi procurar um tatuador, com o recorte da notcia. (B) Ele apanhou um caderno e um lpis e disps-se a anotar. (C) E antes que ela contasse a sua tragdia resolveu interromp-la. (D) Esto vivendo juntos h algum tempo. E se do bem. preciso se levantar cedo? A partir do momento em que a lgica popular desenrola diante de ns sua sequncia de surpresas, inevitvel que vejamos surgir a figura do grande contador de histrias turco, Nasreddin Hodja. Ele o mestre nessa matria. Aos seus olhos a vida um despropsito coerente, ao qual fundamental que ns nos acomodemos.

Deste modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse: Voc devia se levantar cedo, meu filho. E por qu, pai? Porque um hbito muito bom. Um dia eu me levantei ao amanhecer e encontrei um saco de ouro no meu caminho. Algum o tinha perdido na vspera, noite? No, no disse o pai. Ele no estava l na noite anterior. Seno eu teria percebido ao voltar para casa. Ento disse Nasreddin , o homem que perdeu o ouro tinha se levantando ainda mais cedo. Voc est vendo que esse negcio de levantar cedo no bom para todo mundo.
(CARRIRE, Jean-Claude. O crculo dos mentirosos: contos filosficos do mundo inteiro. So Paulo: Cdex, 2004.)

5- O dilogo entre pai e filho permite entender que (A) pai e filho no se do bem. (B) pai e filho tm os mesmos hbitos. (C) pai e filho encontraram um saco de ouro. (D) pai e filho pensam de forma diferente. 6- O uso do vocbulo ento, que abre a fala final de Nasreddin, serve para que apresente ao seu pai (A) a concluso que tirou da resposta. (B) a hora de encerrarem aquela conversa. (C) a justificativa para acordar mais tarde. (D) a hiptese de que estava com a razo. O silncio do rouxinol [...] Na poca de Salomo, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possua uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pssaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhana. Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pssaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparvel rouxinol emudeceu. Desesperado, o homem levou seu pssaro presena do profeta Salomo, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pssaro o motivo de seu silncio. O rouxinol disse a Salomo: Antigamente eu no conhecia nem caador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e ca nela, levado pelo meu desejo. O caador de pssaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha famlia, e fui parar na gaiola deste homem que a est. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratido e alegria. At o dia em que outro pssaro veio me dizer: Pare de chorar, porque por causa dos seus gemidos que eles o mantm nessa gaiola. Ento, decidi me calar. Salomo traduziu essas poucas frases para o proprietrio do pssaro. O homem se perguntou: De que adianta manter preso um rouxinol, se ele no canta?. E lhe devolveu a liberdade.
CARRIRE. Jean-Claude. O crculo dos mentirosos: contos filosficos do mundo inteiro. So Paulo: Cdex, 2004.

7- O fato que gera o conflito na histria o pssaro (A) possuir uma voz excepcional. (B) ter emudecido. (C) ser um rouxinol.

(D) encantar a vizinhana.

8- No trecho ...cantava, horas a fio, para encanto da multido., a expresso horas a fio tem o sentido de (A) de vez em quando. (B) durante muito tempo. (C) pousado em um fio. (D) sem cobrar por isso. 9- A deciso de no mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomo, que a traduziu para o homem, teve, como consequncia, o homem (A) no entender a traduo. (B) ficar desesperado. (C) libertar o rouxinol. (D) silenciar o rouxinol. 10- O trecho do texto que contm uma opinio (A) Na poca de Salomo, o melhor dos reis,... (B) Pediu que perguntasse ao pssaro o motivo de seu silncio.... (C) Comecei a me lamentar noite e dia,... (D) E lhe devolveu a liberdade.

You might also like