You are on page 1of 3

Assinala se a afirmao verdadeira (V) ou falsa (F). 1. As lnguas romnicas so aquelas que derivaram do latim.

2. Os celtas (povo que habitava a Pennsula Ibrica antes da chegada

dos romanos) falavam diversas lnguas, de que restam alguns vocbulos na toponmia. 3. O portugus derivou do latim clssico. 4. Os visigodos e suevos, que invadiram a Pennsula Ibrica por volta do sculo V d. C., impuseram a sua lngua ao povo vencido.
5. Os rabes deixaram-nos muitas palavras comeadas por ch-.

6. A partir dos finais do sculo IX, na Galiza e no Norte de Portugal, nasce o galaico-portugus.
7. O latim foi usado como lngua escrita, nos documentos jurdicos, pelo

clero e pela nobreza, at ao sculo XII. 8. No sculo XIII, D. Dinis deu um grande impulso lngua portuguesa, ordenando que, da em diante, passassem a ser escritos em portugus todos os livros e documentos.
9. A lngua portuguesa enriqueceu imenso, nos sculos XV e XVI, pelo

contacto dos navegadores portugueses com os povos nativos de frica, sia e Amrica. 10. Os estrangeirismos so vocbulos de outras lnguas adotadas e adaptadas fontica da lngua portuguesa.

Escolha a hiptese correta. 1. Que nome damos s transformaes de sons, quer voclicos, quer consonnticos, operadas nos vocbulos atravs de uma lenta evoluo? a. Fenmenos fonticos. b. Fenmenos lingusticos. 2. Quais so os quatro grupos de fenmenos fonticos que existem? a. Queda, adio e semntica. b. Queda, adio e permuta. 3. Quais so os trs fenmenos de queda? a. Afrese, sncope e apcope. b. Prtese, sncope e apcope. 4. Quais so os trs fenmenos de adio? a. Mettese, prtese e epntese. b. Prtese, epntese e paragoge. 5. Como se designa o fenmeno que consiste na mudana de um som dentro da slaba ou palavra? a. Mettese. b. Metfora. 6. Que nome tem o fenmeno contrrio assimilao? a. Contaminao. b. Dissimilao.

7. Qual o fenmeno que consiste na passagem de um som oral a nasal, por influncia de um som nasal que lhe prximo? a. Nasalao. b. Desnasalao. 8. Identifica o fenmeno fontico ocorrido na evoluo de mi/mim. a. Nasalao. b. Desnasalao. 9. Identifica o fenmeno fontico ocorrido na evoluo de absente/ausente. a. Vocalizao. b. Contrao. 10. Identifica o fenmeno fontico ocorrido na evoluo de leer/ler. a. Vocalizao. b. Contrao.

You might also like