You are on page 1of 2

COMPETNCIA EMOCIONAL Por Jos Silveira Passos Segundo Goleman (1), a Competncia Emocional, " uma capacidade adquirida,

baseada na inteligncia emocional, que resulta num desempenho destacado no trabalho" p. 38. A Inteligncia Emocional (IE) ir determinar o potencial de um indivduo para aprender as habilidades prticas que esto baseadas no seguintes itens: auto percepo; motivao; auto regulao; empatia; aptido natural para os relacionamentos.

O indivduo que possui um alto grau de IE no assegura que ele adquiriu as competncias emocionais que tem importncia para o trabalho. Pode significar to somente que ele possui um excelente potencial para adquirir essas competncias. Exemplo: Pel se no tivesse tido treinamento e orientao adequadas possivelmente no teria sido o atleta do sculo; Pavaroti se no tivesse tido aulas de canto, no desabrocharia, etc. Temos hoje cerca de 300 estudos patrocinados por diversas empresas em todo o mundo que demonstram que o caminho para a excelncia atribui peso muito maior s competncias emocionais do que s capacidades cognitivas. Cientistas e profisses eminentemente tcnicas, o pensamento analtico aparece em terceiro lugar, aps a capacidade de influenciar e a vontade de realizar. Ou seja, o brilhantismo por si s no ir impulsionar um cientista para o topo, sem que ele tenha desenvolvido a sua capacidade de influenciar e persuadir outras pessoas bem como a disciplina interior de se empenhar em metas desafiadoras. Exemplo (1): "um gnio preguioso ou reticente pode ter todas as respostas em sua cabea, mas de pouco valero se ningum as conhece ou se ningum se importar com ela!" p. 43. Susan Ennis (Bank Boston) certa vez relatou a Daniel Goleman (1), referindo-se aos tcnicos dos tcnicos (engenheiros consultores de empresas): "o que se destacava no era sua capacidade intelectual, pois quase todos nessas companhias tem praticamente o mesmo grau de inteligncia, mas sim a sua competncia emocional. sua capacidade de ouvir, de influenciar, de colaborar e de fazer com que as pessoas fiquem motivadas e trabalhando bem em conjunto", p. 43. O gerente de um banco privado suo foi categrico em sua afirmao: "Meu trabalho algo parecido com o de um padre ou mdico de famlia. No se pode trabalhar num banco privado sem utilizar a inteligncia emocional, especialmente a empatia. Tem-se de presentir o que o cliente espera ou receia, mesmo que ele no seja capaz de traduzir isso em palavra". (2), p. 148/49. Em um universo de 181 modelos de competncia, extrados de 121 organizaes diferentes em todo o mundo, pode-se verificar que 2 entre 3 das capacidades julgadas essenciais para um desempenho eficaz eram competncias emocionais. Comparando o QI e conhecimento especializado, a competncia emocional tinha o dobro da importncia. Como afirma o Dr. Goleman: "Para o xito nos mais altos nveis em posio de liderana, a competncia emocional responde por praticamente toda a margem de vantagem". Um profissional de Primeira Grandeza tem preo? O Dr. Goleman cita em sua obra (2) vrios exemplos de pesquisas, experimentos, relatos, etc., que comprovam a eficincia de profissionais com QE (Quociente Emocional) elevado. Dentre outros cita o caso dos gerentes de contas da RCA que conseguiram aumentar em dezenas de milhes de dlares ,

anos aps anos, o tamanho das contas de seus clientes. Conseguiram isto no por terem maiores e melhores conhecimentos tcnicos do que os concorrentes, mas somente porque tinham maior habilidade para lidar com pessoas (alto QE). Uma pergunta importante a se fazer ao pesquisador Lyle Spencer Jr., responsvel pelas coletas de dados referentes aos gerentes de contas : Qual foi a razo do notvel sucesso desses gerentes de conta? Spencer confidenciou ao Dr. Goleman (2) que na verdade aqueles gerentes de desempenho mediano, se limitavam em se dispor do mnimo de tempo com os seus clientes, somente o tempo suficiente para verificarem se eles estariam satisfeitos. J os gerentes de topo, despendiam muito mais tempo com seus clientes, seduzindo-os, tomando alguns drinques com eles, conversando com eles sobre as novidades em termos de tecnologia e das possibilidades de melhoria dos produtos e servios fornecidos, etc. Assim sendo, eles no se davam por satisfeitos apenas em manter as contas estveis, eles efetuavam mais vendas. Podemos notar que este procedimento com os clientes, os gerentes buscavam construir relacionamentos, captando intuitivamente os pontos sensveis e os entusiasmos de seus clientes, conseguindo com isso, manejar adequadamente as suas necessidades com os produtos e servios oferecidos. Agora responda voc mesmo indagao acima (Um profissional de Primeira Grandeza tem preo?). Agora o mais importante ser responder a seguinte pergunta: E como se consegue capacitar um gerente para que ele seja um Gerente de Primeira Grandeza? A resposta a esta indagao : desenvolvendo a sua Competncia Emocional. E como fazer isto? Inserindo os seus profissionais em um "Programa de Capacitao Emocional". Bibliografia: 1) Goleman, D., Inteligncia Emocional - A Teoria Revolucionria que Redefine o que ser Inteligente (traduo de Marcos Santarrita), Editora Objetiva Ltda (www.objetiva.com), Rio de Janeiro, 15. Edio, 1995. 2) Goleman, D., Trabalhando com a Inteligncia Emocional (traduo de M. H. C. Crtes), Editora Objetiva Ltda (http://www.objetiva.com), Rio de Janeiro, 1999.

You might also like