You are on page 1of 2

BENEFCIOS DA NATAO PARA PEQUENOS

PUBLICADO ORIGINALMENTE NA REVISTA PERSONARE

Considere que em algum momento de nossas infncias deparamo-nos com a tarefa de aprender a utilizar nossos membros, agitando braos e pernas. Divertamo-nos com aquela exploso de movimentos descontrolados, que ns decidamos quando comear e parar... era genial! Aos poucos, com um pouco de esforo, percebemos que era possvel agarrar algumas coisas e, mais interessante ainda, zuni-las longe. Hoje fazemos o que queremos com nossos membros, sem pensar em como era complicado relaxar certos msculos e contrair outros durante um certo tempo para sustentar uma posio. Mas, acredite, tivemos de aprender. Cada pequeno feito como esse dava uma satisfao danada e, assim, adquiramos confiana para tentar mais e mais coisas. Se voc pegou o esprito da coisa nessa curta ilustrao, cognitivamente falando, fica claro como importante a relao entre nossa psicologia e nossa motricidade: a disposio para fazer coisas depende de nossa habilidade para realiz-las"a disposio para fazer coisas depende de nossa habilidade para realiz-las" . A isso chamamos psicomotricidade, uma cincia que compreende o homem pelo movimento a partir do corpo e pelo movimento do homem em relao aos desejos que o cercam. Indicadores de um desenvolvimento motor saudvel influenciam num desenvolvimento psicosocial saudvel e vice-versa. Pode parecer surpreendente mas, no raro, crianas com dificuldades sociais foram indivduos pouco ou inadequadamente estimulados no perodo do beb. Vamos entender como a gua pode atuar a favor desse processo. Que tal facilitarmos a vida futura de nossas crianas?

AUTOCONFIANA DESDE CEDO


No caso da autoconfiana, fundamental para uma vida social saudvel, devemos ter em mente que ela construda justamente no bero. O conforto que uma criana dispe nesse perodo est ligado diretamente ao grau de segurana que apresentar nas etapas futuras de sua vida. Esse conforto traduz-se pela satisfao de suas necessidades fisiolgicas e afetivas que a pessoa materna deve suprir, bem como na manuteno de uma presena slida e numa rotina constante do dia-a-dia. A ajuda nessa etapa importante, na qual a aquisio da confiana est se desenvolvendo (tanto em si como na relao com o outro) pode ser feita atravs de uma das ferramentas mais recomendadas por psicomotricistas e educadores: atividades ldicas dentro dgua.

Este meio, tantas vezes comparado com o universo intrauterino, impulsiona a criana a explorar habilidades em que j possui um domnio prprio, permitindo que se expresse com mais autonomia. Isso ocorre porque todo aquele difcil processo de contrair, relaxar e manter posturas especficas facilitado no ambiente aqutico, que reduzindo a ao da gravidade funciona dando suporte ao aparelho locomotor. Menos esforo para coisas simples gera oportunidade para participarmos de mais coisas, como espirrar gua noutros bebs, pais e professores que nadam conosco. Assim, a identidade psicosocial vai sendo exercitada, desde cedo. Natao para bebs uma das boas dicas que podemos adotar visando a desinibio precoce de nossos rebentos. A desinibio motora acompanha a desinibio psicolgica numa atividade que trabalha tanto a construo individual de uma imagem corporal sadia quanto o sentido de conexo com um mundo ao nosso redor. A percepo envolvente e estimulante que a gua proporciona faz com que a criana sinta-se parte integrante de um todo"A percepo envolvente e estimulante que a gua proporciona faz com que a criana sinta-se parte integrante de um todo" , menos dependente e mais confiante para colaborar com as dinmicas sociais. Quantas oportunidades poderemos aproveitar quando no tivermos mais que pensar nesta complexa tarefa de lidar com pessoas, ou pelo menos quando chegarmos ao estgio onde isso no parea to intimidador? AUTOR: GUSTAVO LUNZ

You might also like