You are on page 1of 7

2.1.

Noes de Administrao Financeira e Oramentria AFO

Receitas Pblicas so todos os ingressos de carter no devolutivo para alocao e cobertura das despesas pblicas Os ingressos de disponibilidades no podem ser confundidos com as receitas pblicas, pois representam arrecadaes por parte do Poder Pblico independentemente da sua destinao. Estes ingressos podem ser oramentrios ou extra-oramentrios As receitas publicas podem ser: Receita Pblica Efetiva - alteram a situao patrimonial lquida Receita Pblica No-Efetiva no alteram a situao patrimonial lquida. Classificao conforme 4320 Receitas correntes tributa com pais- financeiros oriundos das atividades operacionais, visando o atingimento dos objetivos constantes dos programas e aes de governo. Receitas de Capital opera ali amor oriundos de atividades operacionais ou no operacionais, visando ao atingimento dos objetivos traados nos programas e aes do governo. Outras Definies do Manual de Receitas Pblicas (Portaria STN n 219/2004) So efetivas e correntes: RECEITA PBLICA ORIGINRIA - As Receitas Originrias tambm so denominadas como Receitas de Economia Privada ou de Direito Privado. Ex: Receitas Patrimoniais, Receitas Agropecurias, Receitas Comerciais, Receitas de Servio, etc. Advm do ativo RECEITA PBLICA DERIVADA a Receita Pblica Efetiva obtida pelo Estado em funo de sua soberania, por meio de Tributos, Penalidades, Indenizaes e Restituies. Estgios da Receita Pblica 1 - Previso: est dividida em 2 partes: previso em LOA e lanamento ... o ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta Pelo cdigo tributrio: verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do

tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Complementando o princpio da Universalidade, temos o Princpio do Oramento Bruto, atravs do qual todas as receitas e despesas so apresentadas pelos seus valores totais, vedadas quaisquer dedues. Assim, mesmo os recursos que transitam dentro do prprio Ente, como as operaes intra-oramentrias e transferncias, so contabilizados. A aplicao do princpio do oramento bruto visa impedir a incluso, no oramento, de importncias lquidas, isto , a incluso apenas do saldo positivo ou negativo resultante do confronto entre as receitas e as despesas de determinado servio pblico. 5. O princpio oramentrio da especificao ou especializao no est explicitado no texto da CF. O Princpio da Especializao, Discriminao ou Especificao probe que a Lei de Oramento consigne dotaes globais, conferindo maior transparncia ao processo oramentrio, facilitando a fiscalizao dos recursos pelos parlamentares, rgos de controle e sociedade O Princpio da No-Afetao est previsto na CF/88 e veda a vinculao da receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, admitidas certas excees. As ressalvas so estabelecidas pela prpria Constituio e esto relacionadas repartio do produto da arrecadao dos impostos (Fundos de Participao dos Estados FPE e dos Municpios FPM e Fundos de Desenvolvimento das Regies Norte, Nordeste e Centro- Oeste), destinao de recursos para as reas de sade e educao, alm do oferecimento de garantias s operaes de crdito por antecipao de receitas. A vedao da aprovao de emendas ao projeto de LOA sem a indicao dos recursos necessrios, admitindo os provenientes de anulao de despesas, refora o princpio do equilbrio. Esta certo! So oriundos do principio do equilbrio oramentrio: So vedadas: a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais (artigo 167, II); a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou = Regra de Ouro; a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes (artigo 167, V); e a concesso ou utilizao de crditos ilimitados

O Princpio da Exclusividade assevera que a Lei de Oramentos no conter dispositivo estranho a previso de receitas e fixao de despesas. A despeito disso, est autorizada a abertura de crditos suplementares e a contratao de operaes de crdito, inclusive (isso quer dizer tambm) por antecipao de receita.

Gravar daqui

A prpria CF/88 refora comanda: vedado o incio de programas ou projetos no includos na LOA (artigo 167, I); e Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso. A despeito de ser dividido nas trs peas apresentadas, o oramento anual nico e vlido para os trs poderes, em respeito ao Princpio da Unidade ou totalidade As garantias s operaes de crdito so excees ao princpio oramentrio da no afetao. So: (Fundos de Participao dos Estados FPE e dos Municpios FPM e Fundos de Desenvolvimento das Regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste), destinao de recursos para as reas de sade e educao, alm do oferecimento de garantias s operaes de crdito por antecipao de receitas. Oramento Programa integrao entre planejamento e oramento atravs de programas de governo. As aes so os instrumentos de realizao dos programas.

Oramento Base-Zero anlise, reviso e avaliao de todas as despesas propostas e no apenas das solicitaes que ultrapassam o nvel de gasto j existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo oramentrio.

Oramento Incremental oramento feito atravs de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. 4. (CESPE/ACRP/MPS 2010) A interveno direta do setor pblico na produo de bens e servios privados, principalmente nos setores de infraestrutura, est em consonncia com a funo alocativa do governo. Certo. O Oramento Pblico possui trs funes tpicas: a alocativa (fomento), a distributiva e a estabilizadora. Alocativa O Estado promove ajustamentos na alocao de recursos. A alocao de recursos pelo Estado se justifica naqueles casos em que o mercado no se mostrar eficiente. Exemplo: investimentos em infra-estrutura, subsdio (fomento). Distributiva O Estado promove ajustamentos na distribuio da riqueza, corrigindo falhas de mercado. Exemplo: tributos progressivos com a transferncia de riqueza das classes mais altas para as mais baixas. Estabilizadora O Estado mantm a estabilidade econmica, principalmente no controle de variveis macroeconmicas. Exemplo: controle da inflao e do desemprego.

Ciclo Oramentrio.

1. Elaborao : 1.1 Cada unidade gestora d sua proposta inicial e elas so consolidadas em um proposta setorial nos seus respectivos ministrios 1.2 As propostas setoriais de todos os poderes sero consolidadas na Secretaria de Oramento federal do MPOG (rgo central do sistema de oramento federal)

1.3 A SOF ento elabora o projeto da LOA e submete ao Presidente da republica que tem competncia privativa para envi-lo ao congresso nacional. 1.4 Obs: Caso algum dos poderes ou o Ministrio Pblico no encaminhe a proposta oramentria dentro do prazo
estabelecido na LDO, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta da LOA, os valores aprovados na LOA vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na LDO. 1.5 Obs 2 o poder executivo tambm ajusta se no de acordo com a LDO 1.6 Se o executivo no encaminha em tempo a proposta, o congresso considera a vigente e crime de responsabilidade fiscal.

2. Aprovao: 2.1 O PLOA ser apreciado nas 2 casas, pela comisso mista de planos, oramento pblico e fiscalizao (CMO) e emitir parecer sobre o mesmo. 2.2 A CMO pode criar emendas, estas emendas sofrem restries e
somente podem ser aprovadas caso: I sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Obs: O Presidente da Repblica tambm pode solicitar a alterao do projeto, mas dever enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor a modificao enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta.

2.3 Aps aprovao do congresso a LOA enviada para o

presidente para sano ou veto, se sancionada publicada. vo fazer para executar suas despesas? As LDOs tm trazido a soluo. o mecanismo do duodcimo. Atravs dele, os rgos podem utilizar, a cada ms, um doze avos dos valores previstos no projeto da LOA, de maneira a no prejudicar a execuo oramentria.

2.4 Se a LOA no for publicada no devido tempo, como os rgos

A liberao dos crditos oramentrios ocorre de uma s vez, ao passo que os recursos financeiros so liberados medida que a receita vai sendo arrecadada De acordo com a CF, os recursos correspondentes s dotaes oramentrias, compreendidos os crditos suplementares e especiais, destinados aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica, ser-lhes-o entregues at o dia 20 de cada ms, em duodcimos. No confunda este duodcimo com aquele previsto na LDO como forma de corrigir problemas na tramitao da LOA. A descentralizao dos crditos oramentrios pode ocorrer da seguinte maneira:

Cota = Dotao. Repasse = Destaque. Sub-repasse = Proviso

You might also like