You are on page 1of 8

Sistemas de Informao Internos

2012 - FERNANDO MIGUEL COSTA

ndice
Sistema de informao.................................................................................................................. 3 Outras definies .......................................................................................................................... 3 A Informao, o Ser Humano e o Computador ............................................................................. 4 Atividades envolvidas .................................................................................................................... 4 Vantagens de um Sistema de Informao .................................................................................... 5 Sistemas de Informao nas empresas ......................................................................................... 5 Classificao .................................................................................................................................. 6 Funcionamento de um SI .............................................................................................................. 6 Profissional de Sistemas de Informao ....................................................................................... 8 Gesto de Projetos ........................................................................................................................ 8

Pg. 2

Sistema de informao
Sistema de Informao a expresso utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informao Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, mquinas, e/ou mtodos organizados para recolher, processar, transmitir e divulgar dados que representam informao para o utilizador e/ou cliente. Todo o sistema que manipula dados e gera informao, utilizando ou no recursos das tecnologias de informao, pode ser genericamente considerado como um sistema de informao. Por exemplo, o sistema de informao organizacional pode ser definido como a organizao e seus vrios subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo. Para Laudon e Laudon um sistema de informao pode ser definido como um conjunto de componentes interrelacionados trabalhando em conjunto para recolher, recuperar, processar, armazenar e distribuir informaes com a finalidade de facilitar o planeamento, o controle, a coordenao, a anlise e o processo de deciso nas organizaes.

Outras definies
Alm disso, o termo tambm utilizado para descrever a rea de conhecimento encarregada do estudo de Informtica, Tecnologia da Informao e as suas relaes com as organizaes. Um terceiro uso para a expresso Sistemas de Informao refere-se a um curso de graduao cujo foco o desenvolvimento e aplicao de sistemas de informao computadorizados nas organizaes. O contedo deste curso abrange aspetos tcnicos, gerenciais e sociolgicos, abrangendo, em linhas gerais, os contedos relevantes estudados na rea de conhecimento Sistemas de Informao. As concees mais modernas de Sistemas de Informao contemplam tambm os Sistemas de telecomunicaes e Sistemas para internet/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interligados que utilizam equipamentos na aquisio, armazenamento, manipulao, gesto, movimento, no controle, na exposio, na troca, no intercmbio, na transmisso, ou na receo da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relao a esta ltima definio, comum nos meios acadmicos a utilizao do termo Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC). Um sistema de informao pode ser ento definido como todo o sistema utilizado para fornecer informao (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informao.

Pg. 3

Um sistema de informao possui vrios elementos interrelacionados que recolhem (entrada), manipulam e armazenam (processo), difundem (sada) os dados e informaes e fornecem um mecanismo de feedback. Um Sistema de Informao de Marketing pode ser definido como um conjunto de procedimentos e mtodos para o planeamento, recolha, anlise e apresentao regulares de informao para o uso no processo de tomada de deciso de marketing. O SIM um complexo estruturado e interligado de pessoas, mquinas e procedimentos construdo para gerar um fluxo ordenado de informaes relevantes, recolhidas de ambas as fontes intra e extra-empresa, para serem utilizadas como base da atividade de tomada de deciso em reas de responsabilidade especfica da administrao de marketing.

A Informao, o Ser Humano e o Computador


Ao relacionarmos a informao com o ser humano e o computador, verificamos que estamos numa sociedade que recorre intensivamente ao uso de computadores para uma maior troca de informao til digital, e que se estrutura em organizao em rede. Esta a situao atual da sociedade de informao. Mas, os sistemas de informao no surgiram com o aparecimento dos computadores. Muito antes disso, j os seres humanos organizavam as suas atividades, recorrendo aos mais variados tipos de estratgias para estruturarem a informao de modo a ser um apoio tomada de deciso. Ou seja, um ser humano, enquanto indivduo, consome informao para tomar decises e, desta forma, concretizar em ao as suas intenes. Com a introduo do computador, o indivduo obtm um dispositivo de mediao de comunicao ao qual recorre para lidar com a informao, quer para uso pessoal, quer para interagir com os outros indivduos. Desta forma, aumenta a sua capacidade de potenciar a informao, separando claramente os planos abstrato e subjetivo.

Atividades envolvidas
"Combinao de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a recolha, o armazenamento, a recuperao, a distribuio e o uso de dados com o objetivo de eficincia generalizada (planeamento, controle, comunicao e tomada de deciso) nas organizaes. Podem tambm ajudar os gestores e os utilizadores a analisar problemas, criar novos produtos e servios e visualizar questes complexas". O tipo de trabalho previsto para um analista em Sistemas de Informao abrange a administrao do fluxo de informaes geradas e distribudas por redes de computadores dentro de uma organizao. As suas responsabilidades numa empresa podem abranger o planeamento e a organizao do processamento, armazenamento,

Pg. 4

recuperao e disponibilizao das informaes presentes nos sistemas computacionais. Este trabalho tambm abrange funes relacionadas a suporte aos utilizadores e infraestrutura tecnolgica. abrangente em reas de Cincia da Computao-Software e Engenharia da Computao-Hardware. No mbito do desenvolvimento de sistemas (software), o trabalho do analista em Sistemas de Informao inclui gesto de projetos, levantamento de requisitos, anlise, especificao, projeto/desenho (no sentido de design) do sistema, programao, testes, homologao, implantao e acompanhamento dos sistemas solicitados pelos seus utilizadores/clientes.

Vantagens de um Sistema de Informao


Num Sistema, vrias partes trabalham em conjunto visando um objetivo em comum. Num Sistema de Informao no diferente, porm o objetivo um fluxo mais confivel e menos burocrtico das informaes. Num Sistema de Informao bem construdo, as suas principais vantagens so: Otimizao do fluxo de informao permitindo mais agilidade e organizao; Reduo de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Mais integridade e veracidade da informao; Mais estabilidade; Mais segurana de acesso informao. Informaes de boa qualidade so essenciais para uma boa tomada de deciso. Observaes: Um Sistema de Informao no precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter vrias partes trabalhando entre si para gerar informaes. Pode ser tanto manual como baseado em TI, ou uma combinao dos dois. Acontece que um Sistema de Informao complexo dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si s no elimina o fator humano no processo. a interao dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informao tenha funcionalidade e utilidade para a organizao.

Sistemas de Informao nas empresas


escala das organizaes, a informao um fator decisivo na gesto por ser um recurso importante e indispensvel tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais vivel, oportuna e exaustiva for essa informao, mais coesa ser a empresa e maior ser o seu potencial de resposta s solicitaes da concorrncia. Alcanar este objetivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importncia da informao e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informao. A revoluo da Informao exige, assim, mudanas profundas no modo como vemos a sociedade na organizao e a sua estrutura, o que se traduz num grande desafio:

Pg. 5

aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes ou submeter-se aos riscos com todas as incertezas que acarretam. Na chamada Sociedade de Informao, esta possui um efeito multiplicador que dinamizar todos os sectores da economia, constituindo, por sua vez, a fora motora do desenvolvimento poltico, econmico, social, cultural e tecnolgico. O acesso informao e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos so vitais para o aumento da capacidade da concorrncia e o desenvolvimento das atividades comerciais num mercado sem fronteiras. As vantagens competitivas so agora obtidas atravs da utilizao de redes de comunicao e sistemas informticos que interrelacionam empresas, clientes e fornecedores.

Classificao
Podemos ter a classificao dos Sistemas de Informao baseados em TI de acordo com o tipo de informao processada:

Sistemas de Informao Operacional: tratam das transaes rotineiras da organizao; vulgarmente encontrados em todas as empresas automatizadas; Sistemas de Informao Gerencial (SIG): agrupam e sintetizam os dados das operaes da organizao para facilitar a tomada de deciso pelos gestores da organizao; Sistemas de Informao Estratgicos (BI - Business Intelligence): integram e sintetizam dados de fontes internas e externas organizao, utilizando ferramentas de anlise e comparao complexas, simulao e outras facilidades para a tomada de deciso da cpula estratgica da organizao. Sistemas de Informao Comerciais/Negociais (CRM - Customer relationship management): referem-se ao processo de recolha, anlise, partilha e monitorizao de informaes que oferecem suporte gesto de negcios de uma organizao, tanto em relao ao comrcio e colaborao com outras empresas, como ao atendimento direto com o cliente.

Funcionamento de um SI
Como qualquer outro sistema, o SI inclui a entrada (input) que envolve a captao ou recolha de fontes de dados brutos de dentro da empresa ou de um ambiente externo. O processamento envolve a converso dessa entrada bruta numa forma mais til e apropriada. A sada (output) envolve a transferncia de informao processada s pessoas ou atividades que a utilizaro (processa os inputs e produz outputs, que so enviados para o utilizador ou para outro sistema). Pode conter tambm um mecanismo de feedback que controla a operao.

Pg. 6

Um SI pode ser dividido em 3 partes: Entrada que recebe todos os problemas e dados da empresa, como dados, informaes, regra de negcios, todos eles podem ser interno ou externo (jornais, revistas, pesquisa) (este enquadra-se como um SI de BI - Business Intelligence) Processamento / Controle que faz todo o processamento para transformar esses dados, informaes e regras de negcios em informao. Sada que gera os resultados para que possa dar um apoio na tomada de decises de gesto da empresa. Entrada

Dados; Informao; Regras de Negcio.

Processamento/Controle

Tomadores de deciso; Auto Controle.

Sada

Relatrios; Grficos; Clculos; Tticas.

Segundo Turban ,McLean e Wetherbe, um sistema de informao baseado num computador (genericamente chamado de sistema da informao) um mtodo que utiliza tecnologia de computao para executar algumas de todas as tarefas desejadas. Pode ser composto em apenas num computador pessoal e software, ou incluir milhares de computadores de diversos tamanhos com centenas de impressoras e outros equipamentos, bem como redes de comunicao e bases de dados. De acordo com O'Brien os SI so relacionados da seguinte forma:

Hardware: computadores e perifricos como: impressora, processadores, monitores, teclados, dispositivos de leitura externo, etc. Juntos, aceitam dados e informao, processam-nos e permitem a sua visualizao. Software: um conjunto de programas que permite que o hardware processe dados. Exemplos: Software de sistema (sistema operativo); Software de aplicao (conjunto de programas que realizam as funes necessrias para dar

Pg. 7

suporte s atividades empresariais, como gerar folha de pagamento, emitir nota fiscal, etc.).

Pessoas: so aqueles indivduos que trabalham com o sistema ou utilizam sua sada. So utilizadores e operadores de hardware e software. Base de Dados: uma coleo de ficheiros, tabelas e outros dados interrelacionados que armazenam dados e respetivas relaes. Redes: um sistema de ligao que permite a partilha de recursos entre diversos computadores. Procedimentos: um conjunto de instrues sobre como combinar os elementos mencionados de forma a processar as informaes e gerar sadas desejadas. Tambm podemos dizer que so as funes que o sistema deve executar.

Profissional de Sistemas de Informao


O profissional formado em Sistemas de Informao deve analisar, planear e organizar o processamento, armazenamento e recuperao da informao, disponibilizando-a ao utilizador. A sua funo principal analisar e entender os problemas de uma organizao, procurando solues com o uso da tecnologia computacional, atravs de ferramentas disponveis no mercado ou produzindo os seus prprios sistemas. Um site com contedo de qualidade para a rea de Sistemas de Informao um Sistema de Informao

Gesto de Projetos
O Universo do Conhecimento na Gesto de Projetos (PMBOK) uma denominao que representa todo o somatrio de conhecimentos dentro da profisso de gesto de projetos. Como qualquer outra profisso - advocacia, medicina ou contabilidade - o conjunto de conhecimentos baseia-se na contribuio daqueles profissionais e estudantes que aplicam esses conhecimentos no dia a dia, desenvolvendo-os. Este Conjunto Completo de Conhecimentos na Gesto de Projetos (Full PMBOK) inclui os conhecimentos j comprovados atravs de prticas tradicionais que so amplamente utilizadas, assim como conhecimentos de prticas mais inovadoras e avanadas que tm tido uma aplicao mais limitada.

Pg. 8

You might also like