You are on page 1of 9

ALUNOS: ALLAN ALVES ABRAO PASSOS FERNANDO DE FREITAS

Histria
O primeiro disco rgido foi construdo pela IBM em 1956, e foi lanado em 16 de Setembro de 1957. Era formado por 50 discos magnticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanumricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrvel para a poca. Este primeiro disco rgido foi chamado de 305 RAMAC e tinha dimenses de 152,4 centmetros de comprimento, 172,72 centmetros de largura e 73,66 centmetros de altura. Em 1973 a IBM lanou o modelo 3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. Assim criou-se o termo 30/30 Winchester (uma referncia espingarda Winchester 30/30), termo muito usado antigamente para designar HDs de qualquer espcie. Ainda no incio da dcada de 1980, os discos rgidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 4 mil reais, enquanto em 2009 compramos modelos de 1.5 terabyte por pouco mais de 250 reais. Ainda no comeo dos anos 80, a mesma IBM fez uso de uma verso pack de discos de 80 megabytes, usado nos sistemas IBM Virtual Machine. Os discos rgidos foram criados originalmente para serem usados em computadores em geral. Mas no sculo 21 as aplicaes para esse tipo de disco foram expandidas e agora so usados em cmeras filmadoras, ou camcorders nos Estados Unidos; tocadores de msica como Ipod, mp3 players; PDAs; videogames, e at em celulares. Para exemplos em videogames temos o Xbox360 e o Playstation 3, lanados em 2005 e 2006 respectivamente, com esse diferencial, embora a Microsoft j tivesse lanado seu primeiro Xbox (em 2001) com disco rgido convencional embutido. J para celular os primeiros a terem essa tecnologia foram os da Nokia e da Samsung. [4] E tambm devemos lembrar que atualmente o disco rgido no s interno, existem tambm os externos, que possibilitam o transporte de grandes quantidades de dados entre computadores sem a necessidade de rede.

Como os dados so gravados e lidos


Os discos magnticos de um disco rgido so recobertos por uma camada magntica extremamente fina. Na verdade, quanto mais fina for a camada de gravao, maior ser sua sensibilidade, e conseqentemente maior ser a densidade de gravao permitida por ela. Poderemos, ento, armazenar mais dados num disco do mesmo tamanho, criando HDs de maior capacidade. Os primeiros discos rgidos, assim como os discos usados no incio da dcada de 80, utilizavam a mesma tecnologia de mdia magntica utilizada em disquetes, chamada coated media, que alm de permitir uma baixa densidade de gravao, no muito durvel. Os discos atuais j utilizam mdia laminada (plated media), uma mdia mais densa, de qualidade muito superior, que permite a enorme capacidade de armazenamento dos discos modernos. A cabea de leitura e gravao de um disco rgido funciona como um eletrom semelhante aos que estudamos nas aulas de cincias e fsica do colegial, sendo composta de uma bobina de fios que envolvem um ncleo de ferro. A diferena que, num disco rgido, este eletrom extremamente pequeno e preciso, a ponto de ser capaz de gravar trilhas medindo menos de um centsimo de milmetro de largura. Quando esto sendo gravados dados no disco, a cabea utiliza seu campo magntico para organizar as molculas de xido de ferro da superfcie de gravao, fazendo com que os plos positivos das molculas fiquem alinhados com

o plo negativo da cabea e, conseqentemente, com que os plos negativos das molculas fiquem alinhados com o plo positivo da cabea. Usamos, neste caso, a velha lei "os opostos se atraem". Como a cabea de leitura e gravao do HD um eletrom, sua polaridade pode ser alternada constantemente. Com o disco girando continuamente, variando a polaridade da cabea de gravao, variamos tambm a direo dos plos positivos e negativos das molculas da superfcie magntica. De acordo com a direo dos plos, temos um bit 1 ou 0 (sistema binrio). Para gravar as seqncias de bits 1 e 0 que formam os dados, a polaridade da cabea magntica mudada alguns milhes de vezes por segundo, sempre seguindo ciclos bem determinados. Cada bit formado no disco por uma seqncia de vrias molculas. Quanto maior for a densidade do disco, menos molculas sero usadas para armazenar cada bit, e teremos um sinal magntico mais fraco. Precisamos, ento, de uma cabea magntica mais precisa. Quando preciso ler os dados gravados, a cabea de leitura capta o campo magntico gerado pelas molculas alinhadas. A variao entre os sinais magnticos positivos e negativos gera uma pequena corrente eltrica que caminha atravs dos fios da bobina. Quando o sinal chega placa lgica do HD, ele interpretado como uma seqncia de bits 1 e 0. Desse jeito, o processo de armazenamento de dados em discos magnticos parece ser simples, e realmente era nos primeiros discos rgidos (como o 305 RAMAC da IBM), que eram construdos de maneira praticamente artesanal. Apesar de nos discos modernos terem sido incorporados vrios aperfeioamentos, o processo bsico continua sendo o mesmo.

Formatao do disco
A formatao de um disco magntico realizada para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco, criando assim estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada e recuper-los mais tarde. Existem dois tipos de formatao, chamados de formatao fsica e formatao lgica. A formatao fsica feita na fbrica ao final do processo de fabricao, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcaes funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo cabea de leitura saber em que parte do disco est, e onde ela deve gravar dados. A formatao fsica feita apenas uma vez, e no pode ser desfeita ou refeita atravs de software. Porm, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, necessria uma nova formatao, chamada de formatao lgica. Ao contrrio da formatao fsica, a formatao lgica no altera a estrutura fsica do disco rgido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, atravs do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatao quase automtico; basta executar o programa formatador que fornecido junto com o sistema operacional.

Exemplos de sistemas de arquivos


Os sistemas de arquivos mais conhecidos so os utilizados pelo Microsoft Windows: NTFS, FAT32 e FAT 16. O FAT32 uma verso evoluda do FAT16 introduzida a partir do MS-DOS 4.0. A partir do Windows NT foi introduzido o NTFS, que trouxe novos recursos.

Setor de boot

Quando o computador ligado, o POST (Power-on Self Test), um pequeno programa gravado em um chip de memria ROM na placa-me, que tem a funo de dar a partida, tentar inicializar o sistema operacional. Independentemente de qual sistema de arquivos se esteja usando, o primeiro setor do disco rgido ser reservado para armazenar informaes sobre a localizao do sistema operacional, que permitem ao BIOS ach-lo e iniciar seu carregamento. Uma seo transversal da superfcie magntica em ao. Neste caso, os dados binrios so codificados utilizando modulao de freqncia. O setor de boot o primeiro setor do HD, lido pelo BIOS durante o Boot. Apesar de ter apenas 512 bytes, o setor de boot essencial, pois nele esto as instrues de qual sistema est instalado e quais arquivos devem ser carregados para inicializa-lo. Se setor de boot, tambm chamado de "trilha 0", escrito pelo sistema operacional durante a instalao.

Capacidade de HD
A capacidade de um disco rgido atualmente disponvel no mercado para uso domstico/comercial varia de 40 a 500 GB, mas um HD para empresas pode variar at 1 TB. O HD evoluiu muito. O mais antigo possua 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrs), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lanou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lanado no mercado um de 20 GB, at os atuais HDs de 60GB a 1TB. As empresas usam maiores ainda: variam de 40 GB at 1 TB, mas a Seagate informou que em 2010 ir lanar um HD de 200 TB (sendo 50 TB por polegada quadrada, contra 70 GB dos atuais HDs). No entanto, as indstrias consideram 1 GB = 1000 * 1000 * 1000 bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades (SI), que trabalha com potncias de dez, o prefixo giga quer dizer * 10003 ou * 109, enquanto os sistemas operacionais consideram 1 GB = 1024 * 1024 * 1024 bytes, j que os computadores trabalham com potncias de dois e 1024 a potncia de dois mais prximos de mil. Isto causa certa disparidade entre o tamanho informado na compra do HD e o tamanho considerado pelo Sistema Operacional, conforme mostrado na tabela abaixo.

Informado na Compra 10 GB 15 GB

Considerado pelo Sistema 9,31 GB 13,97 GB

20 GB 30 GB 40 GB 80 GB 120 GB 160 GB 200 GB 300 GB 500 GB 1 TB

18,63 GB 27,94 GB 37,25 GB 74,53 GB 111,76 GB 149,01 GB 186,26 GB 279,40 GB 465,66 GB 931,32 GB

Tipos de Arquivo
Muitos sistemas operacionais suportam vrios tipos de arquivo. Por exemplo, o Unix e o MS-DOS tm; Arquivos regulares so aqueles que contm a informao do usurio. Arquivos de diretrio so arquivos do sistema usados na manuteno do sistema de arquivos. Arquivos Especiais de Caracteres esto diretamente ligados entrada/sada e so usados para a modelagem de dispositivos seriais de entrada/sada, tais como, terminais, impressoras e redes. Arquivos Especiais Blocados so usados para modelar disco. Em geral, os arquivos regulares so arquivos ASCII, ou binrios. De regra os arquivos ASCII so constitudos por linhas de texto e os arquivos binrios so simplesmente os arquivos que no so ASCII. Apesar de tecnicamente o arquivo ser uma seqncia de bytes no caso do Unix e MS-DOS, o sistema operacional s executar um arquivo que esteja num dado formato, ou seja, baseado numa estrutura. A estrutura de um arquivo binrio executvel, no caso do Unix, formado por 5 partes distintas: cabealho, texto, dados, bits de relo cao e tabela de smbolos.

Diferenas entre sistemas de arquivos


Didaticamente explicando, sistema de arquivos a forma de organizao de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnticos, ou seja, nos seus HDs. O sistema de arquivos consiste em duas partes distintas: uma coleo de arquivos, cada um deles armazenando dados relacionados, e uma estrutura de diretrios, que organiza e fornece informao sobre todos os arquivos do sistema. Alguns sistemas de arquivos tm uma terceira parte, as parties, utilizadas para separar fsica ou logicamente grandes colees de diretrios. O sistema FAT considerado como relativamente simples, e por isso um formato popular para discos diversos. Alm disso, suportado por virtualmente todos os sistemas operativos/operacionais existentes para computadores pessoais, e assim, usado frequentemente para compartilhar dados entre diversos sistemas operativos instalados num computador (um ambiente multiboot ou multiarranque). usado tambm em cartes de memria de estado slido (conhecidos como discos flash ou pendrives) e em outros dispositivos semelhantes. As implementaes mais comuns tm um inconveniente srio: quando ficheiros so apagados e novos ficheiros so escritos no suporte, as suas partes tendem a dispersar-se, fragmentando-se por todo o espao disponvel, tornando a leitura e a escrita um processo lento. O NTFS (New Technology File System) o sistema de arquivos padro para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, Server -- 2003 e 2008) [CARRIER, 2005].

Caractersticas
Desenvolvido para superar as limitaes do sistema FAT, o NTFS utiliza algumas estruturas em 64 bits (p.ex., para endereamento de blocos -- clusters). Em teoria o NTFS poderia suportar volumes com at 16 EiB, mas a implementao atual limita um volume a 256 TiB, se forem usados blocos de 64 KiB, ou 16 TiB, quando o tamanho do bloco for de 4 KiB; o tamanho mximo de um arquivo de 16 TiB [MICROSOFT, 2003; RUSSINOVICH e SOLOMON, 2005].. Os mais famosos so: HSF+ (Apple), Ext4 (Linux), Fat32 (no padro de nenhum OS, mas continua em uso) e NTFS (Windows). Algumas peculiaridades j so conhecidas: Como o HSF+ consegue ler, mas no escrever em NTFS (utilizado pelo Windows). O sistema de Bill Gates usou o Fat32 por um tempo e passou para o NTFS, pois este sistema menos vulnervel a falhas, seu poder de recuperao e melhor desempenho, entre outros. Mas o Fat32 no deixou de ser usado, por ser mais rpido e lidar melhor com menores informaes ele continuou sendo usado em grande escala nos pendrives. Um dos problemas do Fat32 de no suportar arquivos maiores que 4Gb, ento em pendrives maiores que isso mais recomendvel usar o NTFS, mesmo mais lento.

Processo de inicializao
Windows: Todas as parties existentes no disco so "descobertas" e iniciadas no momento do boot do computador e cada uma recebe uma letra para representao, como C:, D:, etc. O Windows NT (incluindo W2k) vem com o NT Loader, que referencia o setor de boot incluindo mltiplos sistemas operacionais, para parties NTFS. Linux: No Linux as parties no so conhecidas at que algum as monte. Talvez isso no seja a melhor maneira, porm bem mais flexvel do que os demais sistemas operacionais. O

Linux conta com ferramentas como o LILO (LInux LOader) e GRUB (GRand, Unified Bootloader) para gerenciar o setor de boot e fazer a carga no s do Linux, mas de outros sistemas operacionais que possam existir no HD. O NT Loader, o LILO e o GRUB so chamados de bootloaders, que ao p da letra traduzem-se carregadores de boot. O NT Loader reside na PBR (Partition Boot Record), enquanto o LILO e GRUB residem na MBR (Mster Boot Record) do HD. No caso do Linux, seus bootloaders so responsveis por carregar o kernel do sistema operacional, que por sua vez carrega os drivers, parties e outros aspectos necessrios ao funcionamento do sistema operacional do pinguim.

Sistemas de Arquivos
O layout conhecido como Sistema de Arquivos Unificado, do Linux, nos permite enumerar algumas das vantagens sobre o modelo utilizado pelo Microsoft Windows. Um exemplo a pasta /usr do Linux. Esta pasta utilizada para armazenar alguns executveis utilizados na administrao do sistema Com o sistema de arquivos do Linux voc pode escolher entre montar o /usr em uma outra partio ou at mesmo dentro de outra mquina na sua rede corporativa. O sistema operacional no ir ver a diferena, porque para ele o diretrio /usr montado localmente e no interessa que esteja em outra partio ou em outra mquina. Agora tente mover o diretrio C: \Winnt\System32 ou C: \windows\system para outra partio, disco ou mquina da rede. Outro ponto que pode gerar confuso para os navegantes de primeira viagem a troca da famosa contra barra "\" pela barra comum "/". Mas no se preocupe isto apenas uma questo de tempo e de adaptao a este novo ambiente. Outra questo que gera alguns transtornos a questo do Linux ser case-sensitive, onde "Isso" diferente de "isso". Este tambm outro ponto que depende apenas de uma questo de tempo para se acostumar.

Diferenas entre os tipos de HD e suas conexes


HD IDE (Integrated Drive Electronics) ou PATA Padro j em uso a algum tempo que deve ser substitudo totalmente em breve, pelos padres SATA, SATA2, cuja velocidade de transferncia mxima terica de 133 MB/s, os bits nesse padro so transferidos de forma paralela (vrios ao mesmo tempo), por esta razo que os cabos so largos. Estes so os discos mais antigos e utilizam um cabo maior para a transmisso de dados cabos com 40 ou 80 vias. Os discos IDE utilizam cabos de energia de quatro pinos, presentes na maioria das fontes padro. Os HDs do tipo PATA so grandes e pesados, confira na imagem abaixo como identific-los.

HD SATA Padro j em uso, a algum tempo, mais que tambm deve ser substitudo totalmente em breve, pelo seu irmo SATA 2, tendo como velocidade mxima terica de 150 MB/s, os bits nesse padro so transferidos de forma serial (um por vez), por esta razo que os cabos so mais finos. O novo padro de HD o SATA e reconhec-lo bem simples, porque ele utiliza um cabo de oito vias bem fino. Relembra-se ainda que apesar de j existir os discos SATA 2 (a segunda verso desses HDs), fisicamente no h diferenas. Na figura abaixo h um exemplo de HD SATA e os respectivos cabos (de dados e de energia) que ele utiliza. SATA 2: Padro a pouco lanado, que deve substituir os padres anteriores, em razo de sua velocidade mxima terica de 300 MB/s, os bits nesse padro so transferidos de forma serial (um por vez), por esta razo que os cabos so mais finos. SATA 3: A nova especificao contm as seguintes alteraes: 6 Gbit/s para a performance quando usado com SSDs Continuao compatibilidade com o SAS, incluindo SAS 6 Gbit / s. Uma pequena fora de insero baixa (LIF) conector para mais dispositivos mais compacto. Um conector projetado para acomodar unidades de disco ptico de sete milmetros para notebooks finos e leves. SSD (solid state drive). O novo tipo de discos para armazenamento so bem compactos, ultrafinos e leves. Um disco do tipo SSD super simples e no tem partes eletrnicas visveis. O cabo dos SSD exatamente o mesmo utilizado em HDs SATA, visto que ele tem o mesmo padro de transferncia. Confira na imagem abaixo como identificar se o seu disco um SSD. Interno Os trs tipos de disco exibidos acima, so discos internos, que devem ser instalados dentro do gabinete e no so portteis. No colocamos imagens dos discos internos, pois voc acabou de conferir exemplos de cada um. Externo Para usurios que precisam levar dados para todos os lugares e precisam de facilidade surgiram os discos externos. Os discos externos normalmente so conectados atravs da USB ou de uma porta eSATA (external SATA), mas na realidade eles so idnticos aos discos internos, com a diferena de que eles vm protegidos numa gaveta uma espcie de caixinha onde voc no enxerga o disco.

Qual o melhor tipo de HD para qual aplicao (Para servidor, qual HD, para desktop, qual melhor HD, etc.).
SERVIDOR J nos HDs para Servidor, os fabricantes assumem que o produto ter o regime de trabalho 247, e por isto criam componentes mais resistentes. Outro fator muito importante nos HDs para Servidor, que eles so desenvolvidos para serem utilizados com a aplicao da tecnologia RAID, que permite a criao de um volume de dados a partir de um conjunto de discos, trazendo mais segurana e performance ao servidor. Marcas => Dell, IBM, HP, Seagate, Maxtor, Western Digital. DESKTOP

Nos HDs para Desktop, os fabricantes levam em considerao o custo final do produto e para isto consideram que o Desktop (computador de uso pessoal) ter um regime de trabalho dirio de aproximadamente 8 horas. A partir disto, os componentes so projetados para esta aplicao de carga de trabalho diria. Uma grande diferena esta no tio de usurio que ira utilizar o HD.

Usurio Home: O usurio Home aquele usurio que como o nome j sugere o domstico, usurio de casa ou como preferir chamar, esse usurio aquele que usa a internet para ler e-mails, usar o MSN, baixar algumas msicas e filmes, estudar, fazer downloads simples e utilizar programas no muito complexos, esses usurios no necessitam de um HD muito grande por algumas razes, uma delas o uso limitado do PC, eles no costumam baixar muitas coisas pesadas porque geralmente no necessitam os arquivos mais pesados que talvez eles baixem so filmes ou vdeos da internet, mais vamos ver um usurio que usa o PC pra acessar os e-mails, usar MSN ou ler e editar arquivos de texto e planilhas. Usurio PRO: O usurio PRO pode ser considerado o usurio profissional ou at mesmo aquele que mexe em certos programas por diverso, o usurio com esse perfil pode ser um editor de udio, um editor de vdeos ou at mesmo profissionais de design, esses no usam o computador apenas para acessar e-mails, MSN ou algo do tipo, esses usurios utilizam o PC pra coisa sria, trabalham com eles e muitas vezes utilizam programas que utilizam muito espao em disco, um exemplo pode programa desse tipo pode ser o PHOTOSHOP CS5. Usurio MASTER: O usurio mster aquele que utiliza programas incrivelmente pesados e que exigem muito espao em disco para tudo, pessoas que trabalham com edio de grficos 3D, manipulao de vdeos Full HD, Gamers, Designers de games, Arquitetos e Engenheiros, esses necessitam de um grande espao em disco, imagine voc uma pessoa que trabalha com vdeos em FULL HD. Marcas => Samsung, Western Digital, Seagate, Seagate Barracuda, Maxtor, Hitachi, Western Digital Raptor.

You might also like