You are on page 1of 4

Confeco de um vaso de barro - Mtodo e Processo

2 Corintios 4:7 - Temos, porm, este tesouro em vasos de barro, para que a excelncia do poder seja de Deus, e no de ns.

PRIMEIRA FASE Deus escolhe o barro! Dentre 200 tipos de barros conhecidos, somente 8 servem para fazer o jarro! Sabe o que isso significa? Se voc foi escolhido por Deus, isso significa que voc um barro bom. SEGUNDA FASE Fase do curtimento: aquela poca em que parece que Deus fala com todo mundo, menos com voc. uma das fases mais importantes, porque o vaso tem que ficar no curtimento. Quanto mais tempo curtindo, maior liga ter. Um vaso grande passa por um longo curtimento. Esta fase depende do tamanho do vaso que Deus quer fazer de voc! TERCEIRA FASE Fase do Pisamento: quando o barro retirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, e colocado em um local para ser pisado, para que todo ar seja retirado. Deus permite que voc seja humilhado, pisado para poder tirar todo orgulho, vaidade... Sabe como ? Parece que todos falam mal de voc, ningum lhe entende, julgam suas atitudes, etc. QUARTA FASE Agora o vaso precisa ser misturado com a palha fina, pedra triturada e o resto de cermica. Um vaso sem esses implementos um vaso fraco e quebra fcil. Deus no quer vaso fraco. Quer vaso forte. Sem o Esprito Santo, humildade, disposio, f e confiana, o vaso fica fraco. Ele quer vaso para uso dirio, no vaso de porcelana que usado s de vez em quando. QUINTA FASE Chegou a hora do barro virar vaso. Agora depois de todo este processo, o oleiro leva o barro para ser moldado e virar vaso. Depois de Deus ter nos escolhido, nos ter deixado criando liga, ter tirado o nosso orgulho, depois de nos ter fortalecido, Ele finalmente nos comea a moldar. Ento quando estivermos definitivamente prontos, Ele nos enche com Seu Esprito e nos usa de acordo com a Sua vontade. Coloquemo-nos nas mos do Senhor, e sejamos vasos de bnos!
Jeremias 18:1 a 6 1. A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:

2. Levanta-te, e desce casa do oleiro, e l te farei ouvir as minhas palavras.

3. E desci casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

4. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mo do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

5. Ento veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

6. No poderei eu fazer de vs como fez este oleiro, casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mo do oleiro, assim sois vs na minha mo, casa de Israel.

INTRODUO

Este umas das mensagens mais lindas que Jeov traz a um de seus profetas para que fosse levada para todos os povos. E olhando para ela vejo a preocupao de Deus como a pessoa do homem que nada mais do que o barro, pois a "primori" devemos entender que existem trs tipos de linguagem que devemos dominar para termos uma maior concepo intelectual das mensagens contidas na bbliasagrada, e so elas a linguagem literria, linguagem figurativa e linguagem.

Nesta mensagem veremos como se nasce um verdadeiro vaso, pois ningum pode negar que tambm h somente um oleiro que tem o domnio da verdadeira tcnica para se fazer um vaso, mas no um vaso qualquer, e sim um vaso resistente que suporte as intempries da vida.

Diante dessas palavras gostaria que voc abrisse o seu corao e se deixasse ler tocado pelo oleiro, pois s Ele pode fazer de voc uma nova pessoa.

Mas para que se nasa um verdadeiro vaso novo h de se levar em consideraes os quatro passos tomados pelo oleiro que sabemos ser Ele, Jeov, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis.

1 PASSO

A SEPARAO DO BARRO Talvez voc no saiba, mas existem cerca de duzentos tipos de barro existentes na natureza. Tipos diferentes de barro, alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros, alguns com mais liga e outro sem ou com menos liga, e sendo assim o verdadeiro oleiro deve ir a te o local onde se encontra o barro, e barro no se compra no supermercado, ou na farmcia, e muito menos em um mercadinho a beira da estrada. Barro se encontra no lamaal, no meio do mato longe da cidade, longe do convvio da sociedade, o local bem dentro do lodo. Se voc pensar um pouco ver que o barro tem um cheiro muito forte, e no um cheiro perfumado, ou que se diga, que cheiro bom, mas s o oleiro tem a capacidade para ver em um monte de barro, no meio do lodo.

E l vai o oleiro, seu nome JEOV, saiu a procurar um barro para que se faa um bom vaso e no fundo do lodo viu sem cor e sem cheiro um monte de barro feio e mal cheiroso, era eu e voc, ento o oleiro enfiou a sua mo e retirou o barro.

No importa de que lamaal voc veio o importante que o Senhor Jeov te separou e olhando para voc como os olhos de um oleiro, viram algo no fundo de seu corao que o atraiu e lhe fez retirar um monte de lama do lodo comear a imaginar que lindo vaso voc daria. Alegre o seu corao e jubile de emoo, pois Ele te escolheu. No aceite palavras que os outros tentam te intitular, voc escolhido de Deus, e isso ningum pode negar, pois todo vaso s chega a vaso se for barro.

2 PASSO

O AMASSAMENTO DO BARRO

Bem, aps separar o barro da lama e ter imaginado que lindo vaso ele daria, ento o oleiro far que o barro passe por alguns processos indispensveis, ou se no for assim o barro nunca chegar a ser um bom vaso e a histria de que vaso ruim no quebra pura mentira do diabo, quem no quebra vaso bom.

Bom, agora que o oleiro tem o barro, ele comea o processo, e o primeiro processo o amassamento do barro, mas por que o barro deve ser amassado pelo oleiro? Eu te explico. Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e s assim o oleiro consegue retira-las, atravs do amassamento.

por isso que vejo muitas pessoas carem na sarjeta. por no deixarem o oleiro lhes amassarem e retirar toda a sujeira, pois o processo do amassamento di, no fcil, mas necessrio, pois temos impurezas que devem ser retiradas, como dio, rancores, vaidades, orgulhos, lascvias, vcios, pois estas coisas no podem ter em um vaso mesmo.

Deixe Jeov te colocar as mos e ento ver que sua vida ainda tem coisas que devem ser retiradas para que voc possa ter comunho com o oleiro, e assim o prprio oleiro depositar em voc a confiana de que realmente voc dar um bom vaso.

3 PASSO

O MOLDE DO BARRO Depois de separar o barro, o tirando do lodo sujo e fedorento, e aps o processo do amassamento limpando o barro das coisas ruins, o oleiro comea a moldar o barro. Ento o oleiro o coloca na roda e comea a girar a roda, e com as suas mos ele vai apertando e moldando, apertando e moldando, e o barro vai comeando a ter forma.

Este tambm um processo dolorido, pois tudo parece girar em nossas vidas, no comeo ficamos confusos, tudo gira, e algumas dvidas comeam a surgir, mas ningum disse que ser crente era fcil!

Primeiro o oleiro comea de dentro para fora, e com as suas mos vai nos dando forma por dentro,a bblia diz que a boca fala do que o corao est cheio, por isso que ele via de dentro para fora, apertando e apertando, assim o resto de deformidades vo indo embora, e no mesmo momento que molda por dentro ele molda por fora e depois desse

tambm doloroso processo o vaso adquire sua forma e aos olhos do oleiro agora o vaso est quase pronto. As vezes achamos que estamos pronto mas ao oleiro nos lembra do ltimo processo.

4 PASSO

A FORNALHA DE FOGO

Chegamos ao ltimo processo, esse processo fogo. Depois de tudo que vimos acima, agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, ento leva o vaso e o coloca dentro da fornalha que j estava acesa e fecha o forno deixando o vaso l dentro por cerca de vinte e quatro horas.

Isso no magnfico. Sei que parece ser desnecessrio, mas o fogo tira o mau cheiro e o calor da fornalha tambm fecham o processo de purificao, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior o que chamamos de "quilate".

O fogo que precisamos passar no a provao, as lutas, as dificuldades como muitos pensam, mas a bblia diz que quando os trs jovens foram jogados no fogo, eles passeavam, ento no tenha medo.

Mas o fogo que devemos nos deixar sermos levado pelo oleiro o fogo do Esprito Santo, este o fogo que todo crente tem que ter em sua vida. Hoje vemos falar de o culto foi fogo puro, a pastor fogo puro, mas o verdadeiro fogo do oleiro no se passa ou se acaba, duradouro e desejado, pois o fogo do oleiro nos prepara para tudo.

Depois de deixar o vaso pelo tempo certo dentro da fornalha, o oleiro volta e retira o vaso da fornalha, e agora ele v que o vaso est resistente e j no tem mais aquele mau cheiro, e muito menos possui impurezas. Agora o oleiro olha para sua obra prima e fica contente, pois o vaso passou por todos os processos e venceu e verdadeiramente um vaso novo. Assim se nasce um vaso.

CONCLUSO Muitos queremos ter cargos dentro da igreja, queremos estar nos plpitos, desejamos algo em nossas vidas, mas no queremos passar pelos processos que nos levaro a ser algum preparado para realizar a tarefa, pois sem passar pelos processos de nascimento de um vaso, voc nunca estar apto para fazer coisa alguma na casa do oleiro.

Deixe o oleiro te pegar, te tocar, te levar ao fogo e vers como maravilhosa a vida de um vaso que servir para honra, e no pra desonra. Talvez agora possamos entender por que muitos caem durante a vida.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/039-como-se-nasce-um-vaso-039/15553/#ixzz26fLwVEHn

You might also like