You are on page 1of 7

A Terra o terceiro planeta a partir do Sol.

. o quinto maior e mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar, sendo o maior e o mais massivo dos quatro planetas rochosos. Alm disso, tambm o corpo celeste mais denso do Sistema Solar. A Terra tambm chamada de Mundo ou Planeta Azul. Abrigo de milhes de espcies de seres vivos, que incluem os humanos, a Terra o nico lugar no universo onde a existncia de vida conhecida. O planeta formou-se 4,54 bilies (ou bilhes em portugus do Brasil) de anos atrs, e as primeiras evidncias de vida surgiram um bilio de anos depois. Desde ento, a biosfera terrestre alterou significantemente a atmosfera do planeta, permitindo a proliferao de organismos aerbicos, bem como a formao de uma camada de ozono. Esta, em conjunto com o campo magntico terrestre, absorve as ondas do espectro eletromagntico perigosas vida (raios gama, X e a maior parte da radiao ultravioleta), permitindo assim a vida no planeta. As propriedades fsicas do planeta, bem como sua histria geolgica e sua rbita, permitiram que a vida persistisse durante este perodo. Acredita-se que a Terra poder suportar vida durante mais 1,5 bilies de anos. Aps este perodo, o brilho do Sol ter aumentado, aumentando a temperatura no planeta, tornando o suporte da biosfera insuportvel.

Planeta Terra A crosta terrestre dividida em vrios segmentos rgidos, chamados de placas tectnicas, que migram gradualmente ao longo da superfcie terrestre com o tempo. Cerca de 71% da superfcie da Terra est coberta por oceanos de gua salgada, consistindo os restantes 29% em continentes e ilhas. A gua no estado lquido, necessria para a manuteno da vida como se conhece, no foi descoberta em nenhum outro corpo celeste no universo. O interior da Terra permanece activo, com um manto espesso relativamente slido, um ncleo externo lquido, e um ncleo interno slido, composto primariamente de ferro e nquel. A Terra interage com outros objectos no espao, incluindo o Sol e a Lua. No presente, a Terra orbita o Sol uma vez para cada 366,26 rotaes. Isto o chamado ano sideral, que equivale a 365,26 dias solares. O eixo de rotao da Terra possui uma inclinao de 23,4, em relao ao seu plano orbital, produzindo as estaes do ano. A Lua o nico satlite natural conhecido da Terra, orbitando o planeta h j 4,53 bilies de anos. A Lua

a responsvel pelas mars, e estabiliza a inclinao do eixo terrestre, alm de diminuir gradualmente a rotao do planeta. H cerca de 4,1 a 3,8 bilies de anos atrs, durante o intenso bombardeio tardio, impactos de asteroides causaram mudanas significativas na superfcie terrestre. Os recursos minerais da Terra, em conjunto com os produtos da biosfera, fornecem recursos que so utilizados para suportar uma populao humana em escala global. Os habitantes da Terra esto agrupados em cerca de 200 estados soberanos, que interagem entre si via diplomacia, viagem, comrcio e aco militar. As culturas humanas desenvolveram vrias crenas sobre o planeta, incluindo personificao como uma deidade, crena na Terra plana, ou que a Terra o centro do universo, e uma perspectiva moderna do mundo como um ambiente integrado que requer administrao adequada.

A estrutura da Terra

Estrutura interna do planeta Terra [1]

O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telricos, dividido por critrios qumicos numa camada externa de silcio, denominada crosta, um manto altamente viscoso, e um ncleo que consiste numa poro slida envolvida por uma pequena camada lquida. Esta camada lquida d origem a um campo magntico devido conveco de seu material, electricamente condutor. O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar superfcie, atravs de erupes vulcnicas e fendas ocenicas. Grande parte da superfcie terrestre relativamente nova, tendo menos de 100 milhes de anos; as partes mais velhas da crosta terrestre tm at 4,4 mil milhes de anos. As camadas terrestres, a partir da superfcie so:

Crosta (de 0 a 30/35 km) Litosfera (de 0 a 60,2 km) Astenosfera (de 100 a 700 km) Manto (de 60 a 2900 km)

Ncleo externo (lquido de 2900 a 5100 km) Ncleo interno (slido mais de 5100 km)

No seu todo, a Terra possui, aproximadamente, a seguinte composio em massa:


34,6% de Ferro 30,2% de Oxignio 15,2% de Silcio 12,7% de Magnsio 2,4% de Nquel 1,9% de Enxofre 0,05% de Titnio

O interior da Terra atinge temperaturas de 5.270 K. O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante sua formao, e calor adicional constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urnio, trio, e potssio. O fluxo de calor do interior para a superfcie pequeno se comparado energia recebida pelo Sol (a razo de 1/20 000).

Ncleo
A massa especfica mdia da Terra de 5,515 toneladas por metro cbico, fazendo dela o planeta mais denso no Sistema Solar. Uma vez que a massa especfica do material superficial da Terra apenas cerca de 3000 quilogramas por metro cbico, deve-se concluir que materiais mais densos existem nas camadas internas da Terra (devem ter uma densidade de cerca de 8.000 quilogramas por metro cbico). Em seus primeiros momentos de existncia, h cerca de 4,5 bilhes de anos, a Terra era formada por materiais lquidos ou pastosos, e devido ao da gravidade os objetos muito densos foram sendo empurrados para o interior do planeta (o processo conhecido como diferenciao planetria), enquanto que materiais menos densos foram trazidos para a superfcie. Como resultado, o ncleo composto em grande parte por ferro (80%), e de alguma quantidade de nquel e silcio. Outros elementos, como o chumbo e o urnio, so muitos raros para serem considerados, ou tendem a se ligar a elementos mais leves, permanecendo ento na crosta. O ncleo dividido em duas partes: o ncleo slido, interno e com raio de cerca de 1.250 km, e o ncleo lquido, que envolve o primeiro. O ncleo slido composto, segundo se acredita, primariamente por ferro e um pouco de nquel. Alguns argumentam que o ncleo interno pode estar na forma de um nico cristal de ferro. J o ncleo lquido deve ser composto de ferro lquido e nquel lquido (a combinao chamada NiFe), com traos de outros elementos. Estima-se que realmente seja lquido, pois no tem capacidade de transmitir certas ondas ssmicas. A conveco desse ncleo lquido, associada a agitao causada pelo movimento de rotao da Terra, seria responsvel por fazer aparecer o campo magntico terrestre, atravs de um processo conhecido como teoria do dnamo. O ncleo slido tem temperaturas muito elevadas para manter um campo magntico (veja temperatura Curie), mas provavelmente estabiliza o campo magntico gerado pelo ncleo lquido.

Evidncias recentes sugerem que o ncleo interno da Terra pode girar mais rpido do que o restante do planeta, a cerca de 2 graus por ano. Tanto entre a crosta e o manto como entre o manto e o ncleo existem zonas intermedirias de separao, as chamadas descontinuidades.

Manto
O manto estende-se desde cerca de 30 km e por uma profundidade de 2900 km. A presso na parte inferior do mesmo da ordem de 1,4 milhes de atmosferas. composto por substncias ricas em ferro e magnsio. Tambm apresenta caractersticas fsicas diferentes da crosta. O material de que composto o manto pode apresentar-se no estado slido ou como uma pasta viscosa, em virtude das presses elevadas. Porm, ao contrrio do que se possa imaginar, a tendncia em reas de alta presso que as rochas mantenham-se slidas, pois assim ocupam menos espao fsico do que os lquidos. Alm disso, a constituio dos materiais de cada camada do manto tem seu papel na determinao do estado fsico local. O manto superior pode deslocar-se vagarosamente. As temperaturas do manto variam de 100 graus Celsius (na parte que faz interface com a crosta) at 3500 graus Celsius (na parte que faz interface com o ncleo).

Crosta
A crosta (que forma a maior parte da litosfera) tem uma extenso varivel de acordo com a posio geogrfica. Em alguns lugares chega a atingir 70 km, mas geralmente estende-se por aproximadamente 30 km de profundidade. composta basicamente por silicatos de alumnio.

A superfcie Terrestre

O terreno da superfcie terrestre varia significantemente de regio para regio. Cerca de 70,8% da superfcie terrestre coberta por gua, com muito da plataforma continental localizado abaixo do nvel do mar. A superfcie submergida possui caractersticas montanhosas, incluindo um sistema dorsal ocenica global, bem como vulces ocenicos, fossas ocenicas, vales ocenicos, planaltos ocenicos e plancies abissais. Os 29,2% restantes no coberto por gua consistem de montanhas, desertos, plancies, planaltos e outras geomorfologias. O formato da superfcie da Terra muda gradualmente ao longo de perodos geolgicos, devido aos efeitos da eroso e das placas tectnicas. Caractersticas geolgicas criadas ou deformadas pelas placas tectnicas esto sujeitos a condies tais como precipitao, ciclos termais e efeitos qumicos, bem como a geleiras, eroso

litoral, recifes de corais e impactos de grandes meteoritos, que constantemente modelam o terreno da superfcie terrestre. A pedosfera a camada mais externa da Terra que composta por solo, e sujeita a pedognese. A pedosfera modelada atravs da interao da litosfera, da atmosfera, da hidrosfera e da biosfera. No presente, cerca de 13,31% da superfcie de terra firme do planeta arvel, com apenas 4,71% suportando cultivos permanentes. Cerca de 40% da terra firme utilizada para pastura e cultivo, com 3,4107 km utilizados para pastura e 1,3107 km utilizados para cultivo. A elevao dos terrenos em terra firme variam a um mnimo de ?418 m no Mar Morto para 8 848 m no topo do Monte Everest. A altura mdia da superfcie localizada acima do nvel do mar de 840 m.. Caractersticas principais do planeta Terra A formao do planeta Terra

Raio orbital mdio

Perilio

Aflio

Perodo orbital

Velocidade orbital mdia

Satlites naturais

Dimetro equatorial

rea da superfcie

O planeta poder ter-se formado pela agregao de poeira csmica em rotao, aquecendo-se depois, por meio de violentas reaes qumicas. O aumento da massa 147 054 agregada e da gravidade catalisou impactos de 706 km corpos maiores. Essa mesma fora gravitacional possibilitou a reteno de gases 152 141 constituindo uma atmosfera primitiva. Os processos de formao do planeta Terra so a 033 km acreo, diferenciao e desintegrao radioactiva. 365 dias, 6 O envoltrio atmosfrico primordial actuou como isolante trmico, criando o ambiente na horas e 9 minutos qual se processou a fuso dos materiais terrestres. Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o nquel, migraram 29,7847 para o interior; os mais leves localizaram-se km/s nas proximidades da superfcie. Dessa forma, constituiu-se a estrutura interna do planeta, com a distino entre o ncleo, manto e crosta Lua (litosfera). O conhecimento dessa estrutura deve-se propagao de ondas ssmicas 12 756,27 geradas pelos terremotos. Tais ondas, medidas por sismgrafos, variam de velocidade ao km longo do seu percurso at a superfcie, o que 5,10072 prova que o planeta possui estrutura interna heterognea, ou seja, as camadas internas 108 km possuem densidade e temperatura distintas. 149 597 871 km 5,515 g/cm A partir do arrefecimentp superficial do magma, consolidaram-se as primeiras rochas, chamadas magmticas ou gneas, dando 5,9742 origem a estrutura geolgica denominado

Densidade Mdia

Massa

1024 kg Variao de Temperatura -84,15 a 59,85 C

escudos cristalinos ou macios antigos. Formou-se, assim, a litosfera ou crosta terrestre. A liberao de gases decorrente da volatizao da matria slida devido a altas temperaturas e tambm, posteriormente, devido ao resfriamento, originou a atmosfera, responsvel pela ocorrncia das primeiras chuvas e pela formao de lagos e mares nas reas rebaixadas. Assim, iniciou-se o processo de intemperismo (decomposio das rochas) responsvel pela formao dos solos e conseqente incio da eroso e da sedimentao. As partculas minerais que compem os solos, transportados pela gua, dirigiram-se, ao longo do tempo, para as depresses que foram preenchidas com esses sedimentos, constituindo as primeiras bacias sedimentares (bacias sedimentares so depresses da crosta, de origem diversa, preenchidas, ou em fase de preenchimento, por material de natureza sedimentar), e, com a sedimentao (compactao), as rochas sedimentares. No decorrer desse processo, as elevaes primitivas (pr-cambrianas) sofreram enorme desgaste pela ao dos agentes externos, sendo gradativamente rebaixadas. Hoje, apresentam altitudes modestas e formas arredondadas pela intensa eroso, constituindo as serras conhecidas no Brasil como serras do Mar, da Mantiqueira, do Espinhao, e, em outros pases, os Montes Apalaches (EUA), os Alpes Escandinavos (Sucia e Noruega), os Montes Urais (Rssia), etc. Os escudos cristalinos ou macios antigos apresentam disponibilidade de minerais metlicos (ferro, mangans, cobre), sendo por isso, bastante explorados economicamente.

Nos dobramentos tercirios podem haver qualquer tipo de minrio. O carvo mineral e o petrleo so comumente encontrados nas bacias sedimentares. J os dobramentos modernos so os grandes alinhamentos montanhosos que se formaram no contato entre as placas tectnicas em virtude do seu deslocamento a partir do perodo Tercirio da era Cenozica, como os Alpes (sistema de cordilheiras na Europa que ocupa parte da ustria, Eslovnia, Itlia, Sua, Liechtenstein, Alemanha e Frana), os Andes (a oeste

da Amrica do Sul), o Himalaia (norte do subcontinente indiano), e as Montanhas Rochosas. CONSTITUIO: A parte mais superficial da Crosta est representada por rochas, que so agregados naturais de um ou mais minerais que, por diferentes motivos geolgicos acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes dura, a rocha no homognea!!! Minerais so elementos ou compostos qumicos com composio definida, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geolgicos inorgnicos, na Terra ou em corpos extraterrestres. Minrio toda rocha ou mineral apresenta importncia economina

You might also like