You are on page 1of 5

2012

Formadora: Madalena Magalhes Formando: Misael Vieira

[ERGONOMIA]
Curso com durao de 50 horas

Plano Reflexivo de Aprendizagem Objetivos


Conceito, objetivos e metodologia de estudo; Organizao do trabalho Carga do trabalho; Noes de fisiologia; Antropometria; Conceo de postos de trabalho; Interface Homem Maquina; Fatores ambiente de incomodidade: rudo, ambiente trmico, qualidade do ar e sistemas de iluminao.

Plano Reflexivo de Aprendizagem Reflexo


Foram os temas mencionados nos objetivos que abordamos na formao de ergonomia com durao de 50 horas, pela formadora Madalena Magalhes. Ergonomia uma cincia que estuda o bem-estar fsico, mental e social, por outras palavras, trabalha na origem de combater profissionalmente o que sempre fomos habituados durante anos, a falta de conforto, adaptao, anatomia, segurana e design. No entanto existem vrios casos em que o trabalhador est exposto a situaes de falta de conforto, como por exemplo: bancadas de servios, devem ter vrias alturas, consoante a altura do trabalhador e o trabalho que se est a executar. Tambm as cadeiras para trabalhar num escritrio nem sempre so as mais apropriadas, principalmente quando estas trazem apoio para os cotovelos, sendo que faz com que a pessoa fique muito afastada da secretria provocando leses na coluna, pelo motivo desta no ter afinao na altura (deve haver sempre uma combinao entre a cadeira e a secretria. A iluminao geral deve ser uniformemente distribuda e difusa, a iluminao geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos. O ar condicionado importante para sectores onde a temperatura ambiente seja quente e cause desconforto, sensao que pode ser melhorada pelo calor irradiado dos computadores. No entanto, temperaturas muito baixas, produzidas por equipamentos de ar condicionados com defeitos ou mal ajustados, favorecem o aparecimento de dores articulares. O manuseamento da carga manual nem sempre o mais correto, existem posturas corretas para se manusear a carga, como por exemplo: deve-se usar mais a fora das pernas e menos das costas, saber quais so as limitaes em geral, ou seja, saber o limite de peso que o homem e a mulher devem pegar. O esforo mental uma das causas mais problemticas para compreenso dos empregadores. Esforo mental pode provocar stress ansiedade e depresso, por causa de excesso de informao a tratar, complexidade de informao necessrio, diagnstico de situao no estereotipadas, constrangimento temporal devido urgncia das decises a tomar, elevado risco de erros e elevado nvel de gravidade das consequncias de uma deciso incorrecta. A relao interpessoal tambm um fator importante. Pessoas que trabalham em grupos cujos componentes se suportam e auxiliam mutuamente, tendem a adoecer menos. Competio acirrada e medo de demisso, quando potencializados pela ao de um chefe de setor no treinado na arte de conduzir pessoas e de influenci-las, de maneira positiva, tendem a ser fontes potenciais de epidemias de leses por esforo repetitivo. O bem-estar social pode ficar em causa devido a falta de todos estes fatores mencionados entre outros. Entende-se por bem-estar o conjunto de factores de que uma

Plano Reflexivo de Aprendizagem


pessoa precisa para gozar de uma boa qualidade de vida. Estes factores levam o sujeito a gozar de uma existncia tranquila e de um estado de satisfao. O bem-estar social engloba portanto as coisas que incidem de forma positiva na qualidade de vida: um emprego digno, recursos econmicos para satisfazer as necessidades, um lar para viver, acesso educao e a sade, tempo para o lazer, etc. Apesar da noo de bem-estar ser subjectiva (aquilo que bom, favorvel para uma pessoa pode no s-lo para outra), o bem-estar social est associado a factores econmicos objectivos. Todos estes processos, entre outros que irei mencionar noutros planos reflexivos sero importantes para o bem-estar do trabalhador tanto fsico, mental como social.

Plano Reflexivo de Aprendizagem CONCLUSO


Concluo que, apesar de a ergonomia ser um conceito ainda muito difcil de interiorizar na mente das pessoas de uma forma positiva, sem dvida, uma rea importante a ser desenvolvida na higiene e segurana no trabalho, porque as pessoas precisam de estabilidade profissional e longo prazo, de capacidade tanto fsico como mental para adquirir todas as suas funes. A ergonomia um conceito que tem muitos aspectos a desenvolver, sendo que o que eu mencionei foi s uma breve reflexo de alguns aspectos importantes. Como profissional de electricista e vontade de exercer a profisso por muito tempo, irei ter em conta toda a formao que me foi abordada deste mdulo. Sendo que, o meu projecto ser empreendedor na rea de manuteno e trabalhos temporrios na rea de electricista e outras irei ter em conta um aspeto importante em ergonomia que o esforo mental.

You might also like