You are on page 1of 4

O conceito antropolgico de cultura

O tema cultura uma preocupao bem viva nos tempos atuais, visando entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos, sendo marcado por diferentes modos de organizar a vida social. Sendo assim, cultura diz respeito humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, naes, sociedades e grupos humanos, sendo de extrema importncia entender os sentidos que uma realidade cultural faz para aqueles que a vivem. Cada realidade tem sua lgica interna, que devemos conhecer para que faam sentido as suas prticas, costumes, concepes e transformaes pelas quais estas passam. A discusso sobre cultura nos ajuda a pensar sobre nossa prpria realidade social, uma maneira estratgica de pensar sobre nossa sociedade repleta de equvocos e armadilhas. Cultura resultado de uma histria particular, e isso inclui tambm suas relaes com outras culturas, as quais podem ter caractersticas bem diferentes. Cada cultura tem seus prprios critrios de avaliao, e para uma suposta hierarquizao ser constituda necessrio subjugar uma cultura aos critrios de outra. Muito j se discutiu sobre maneiras de ordenar essas culturas de tanta variao, coloca-las em um nico e rgido esquema de etapas, no foi bem sucedido. Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e dignidade nas relaes humanas. Com o estudo da cultura podemos ver vrias etapas e vises sobre o que cultura. No sculo XIX, o pensamento de que deveria hierarquizar todas as culturas criando uma evoluo em linha nica, onde a cultura ocidental prevalecia, mas, a idia de uma linha de evoluo nica para as sociedades humanas , pois, ingnua e esteve ligada ao preconceito e discriminao raciais. As concepes de evoluo linear foram atacadas com a idia de que cada cultura tem sua prpria verdade e que a classificao dessas culturas em escalas hierarquizadas era impossvel, dada multiplicidade de critrios culturais. Verifica-se assim que a observao da cultura se faz segundo pontos de vista definidos pela cultura do observador, que os critrios que se usa para classificar uma cultura so tambm culturais. Ou seja, segundo essa viso, na avaliao de culturas e traos culturais tudo relativo.

Vemos que, no h superioridade ou inferioridade de culturas ou traos culturais de modo absoluto, no h nenhuma lei natural que diga que as caractersticas de uma cultura a faam superior as outras. Existem, no entanto, processos histricos que as relacionam e estabelecem marcas verdadeiras e concretas estre elas. As cultuas e sociedades humanas se relacionam de modo desigual. As relaes internacionais registram desigualdades de poder em todos os sentidos, impondo aos povos e naes. No h como refletir sobre cultura ignorando essas desigualdades, e necessrio reconhec-las e buscar superao. Uma sociedade identificada por classes e grupos sociais, com caractersticas bem diferentes, como, por faixas de idade; grau de escolarizao, com a imigrao de pessoas de vrias partes do mundo, tudo isso se reflete no plano cultural. Isso nos mostra que a diversidade existe, e que devemos entender as realidades culturais no contexto da histria de cada sociedade, das relaes sociais dentro de cada qual e das relaes entre elas. As preocupaes com cultura se voltaram tanto para a compreenso das sociedades modernas e industriais quanto das que iam desaparecendo ou perdendo suas caractersticas originais em virtude daqueles contatos. Um sentido muito comum de cultura est associado a estudo; educao; formao escolar, e referem tambm manifestaes artsticas. Por vez, pode-se tambm dizer que est ligado a lendas e crenas de um povo; a seu modo de vestir; a sua comida; a seu idioma. Ambas as concepes, nos levam a pensar em cultura como algo fechado, acabado, estagnado. Cultura era ento uma preocupao em pensadores engajados em interpretar a histria humana, sendo assim, definido cultura como totalidade das caractersticas e condies de vida de um povo. Com a dominao poltica e social, os ocidentais impuseram suas prprias concepes culturais aos povos, permitia que fosse considerado superior, tudo aquilo que fosse ocidental, marcas legitimadoras da dominao colonial. importante pensarmos a nossa realidade cultural entendermos o processo histrico que a produz, as relaes de poder e o confronto de interesses dentro da sociedade. Cultura compeliu com a idia de civilizao, ora civilizao, ora cultura serviam para significar os aspectos materiais da vida social, o mesmo ocorrendo com o universo de idias, concepes, crenas. O estudo da sociedade e cultura andam muitas vezes separados, mas nada impede que pensemos conjuntamente. O

relacionamento dessas duas concepes uma maneira fcil de entender o que cultura, comparao de realidades sociais; resultados de experincias; organizao da vida social; relaes de parentesco; casamento; reproduo; produo do necessrio pra sobrevivncia; nas tcnicas, nos instrumentos; utenslios... E em tantos outros aspectos. Ou seja, em vez de se falar em cultura como a totalidade de caractersticas, fala-se agora em cultura como totalidade de uma dimenso da sociedade. Cultura uma dimenso do processo social, uma construo histrica, e no algo natural, no decorrncia de leis fsicas ou biolgicas, cultura um produto coletivo da vida humana. Cultura um territrio bem atual das lutas sociais por um destino melhor, uma realidade e uma concepo que precisam ser apropriadas em favor do progresso social e da liberdade, a favor da luta contra a explorao de uma parte da sociedade por outra, em favor da superao da opresso e da desigualdade. Nada do que cultural pode ser parado, fechado, acabado, porque a cultura faz parte de uma realidade onde a mudana um aspecto fundamental.

Faculdade Metodista Granbery


Pedagogia

O conceito antropolgico de cultura

Bruna Moura Santos

Prof. Lus Henrique Eiterer

2012

You might also like