You are on page 1of 2

Aluno ( a) : Curso: Cincia da computao Disciplina: Web / Projeto de Sistemas Professor(a): Moiss Seiffert Simes ANO: 2012 - 2.

NPC - Simulado N: Turma: Sala: Data: Nota: Turno:

Prezado(a) aluno(a), Esta prova composta de sete questes objetivas e duas discursivas, onde cada questo ter o peso de um ponto. Por favor, leia atentamente sua prova e responda as questes com muita ateno. Utilize caneta azul ou preta para responder sua prova. No sero aceitas respostas rasuradas (ou de lpis).

QUESTO 1: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: A) As tcnicas de programao orientada a objetos recomendam que a estrutura de um objeto e a implementao de seus mtodos devem ser to privativos como possvel. B) Encapsulao o princpio de projeto pelo qual cada componente de um programa deve agregar toda a informao relevante para sua manipulao como uma unidade. C) Herana um mecanismo que permite que caractersticas comuns a diversas classes sejam fatoradas em uma classe base, ou superclasse. D) A subclasse estende a superclasse, acrescentando novos membros (atributos e/ou mtodos). E) A superclasse estende a subclasse, acrescentando novos membros (atributos e/ou mtodos). QUESTO 2: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: A) A criao de uma classe d-se atravs da aplicao do operador new. B) O mtodo construtor apenas invocado no momento da criao do objeto. C) A assinatura de um construtor diferencia-se das assinaturas dos outros mtodos por no ter nenhum tipo de retorno nem mesmo void. D) Usando o mecanismo de sobrecarga, mais de um construtor pode ser definido para uma classe. E) O nome do construtor deve ser o prprio nome da classe. QUESTO 3: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: A) Um pacote uma unidade de organizao de cdigo que congrega classes, interfaces e excees relacionadas. B) Em Java, classes so definidas atravs do uso da palavra-chave class. C) O tipo um indicador do valor de retorno, sendo void se o mtodo no tiver um valor de retorno; D) Mtodos de mesmo nome podem co-existir em uma mesma classe desde que a lista de argumentos Boa Sorte!

QUESTO 4: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: A) Uma classe definida como pblica pode ser utilizada por qualquer objeto de qualquer pacote. B) Um atributo pblico de uma classe pode ser diretamente acessado e manipulado por objetos de outras classes. C) A palavra-chave private restringe a visibilidade do membro modificado, mtodo ou atributo, exclusivamente a objetos da prpria classe que contm sua definio. D) A forma bsica de herana em Java a extenso simples entre uma superclasse e sua classe derivada. Para tanto, utiliza-se na definio da classe derivada a palavra-chave extends seguida pelo nome da superclasse. E) Utiliza-se tambm na definio da classe derivada a palavra-chave implements seguida pelo nome da superclasse. QUESTO 4: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: A) Uma classe abstrata no pode ser instanciada, ou seja, no h objetos que possam ser construdos diretamente de sua definio. B) Uma classe final, por outro lado, indica uma classe que no pode ser estendida. C) Java oferece uma estrutura denominada interface, que contm apenas a especificao da funcionalidade que uma classe deve conter, sem determinar como essa funcionalidade deve ser implementada. D) Interfaces e classes abstratas so sinnimos. E) A palavra-chave final pode tambm ser aplicada a mtodos e a atributos de uma classe. Um mtodo final no pode ser redefinido em classes derivadas.

1. public class Empregado { 2. ... 3. public void aumentarSalario(double valor) { 4. salario = salario + valor; 5. }} QUESTO 5: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA: A) O mtodo aumentarSalario o construtor da classe Empregado. B) O mtodo aumentarSalario do tipo double. C) A varivel valor um atributo da classe empregado. D) Se a linha 4 fosse alterada para: salrio += valor. No se altera o funcionamento do programa. E) O tipo da varivel valor void. 1. public class Conta{ 2. ... 3. public void debitar(double v){ 4. saldo = saldo v; 5. } 6. public void debitar(int v){ 7. saldo = saldo v; 8. } } QUESTO 6: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA: A) Esse programa apresenta um erro, pois temos 2 (dois) mdotos com o mesmo nome. B) Os mtodos apresentados nas linhas 5 e 6 no so considerados sobrecarga, pois tm parmetros com tipos diferentes. C) Esse programa apresenta um erro, pois a varivel v (linhas 3 e 6) esto definidas com tipos diferentes. D) Um possvel erro pode ocorrer se a linha 7 for executada, pois o compilador Java no saber qual tipo utilizar para a varivel v. E) Tanto a linha 4 como a linha 7 podem ser substitudas por: saldo-=v; que no se altera o funcionamento do programa. 1. public class Livro { 2. private int anoDePublicacao; 3. private String titulo; 4. public int getTitulo(){ return this.titulo; } 5. public void setTitulo(String titulo){ this.titulo = titulo; } 6. } QUESTO 7: Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA: A) H uma inconsistncia na classe Livro, pois classes public no podem ter atributos private. B) O uso da palavra reservada this (linhas 4 e 5) obrigatrio, pois o atributo titulo foi definido como private. C) O mtodo getTitulo apresenta um erro, pois deveria ter pelo menos um parmetro. D) REVISO AUTOMTICA: O mtodo setTitulo apresenta um erro, pois o
Boa Sorte!

1. public class PrimeiraAplicacao extends JFrame{ 2. public PrimeiraAplicacao(){ 3. super("Primeira Aplicao"); 4. } 5. public static void main(String[] args){ 6. new PrimeiraAplicacao(); 7. } 8. } QUESTO 8 Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA: A) O mtodo main o construtor da classe PrimeiraAplicacao. B) O comando super (linha 3) utilizado para imprimir a string passada como parmetro. C) A classe PrimeiraAplicacao um exemplo de super classe, pois utiliza o comando super. D) JFrame subclasse da classe PrimeiraAplicacao. E) A linha 6, quando executada, cria um objeto, mas no cria uma referncia para esse objeto. QUESTO 9: Use os requisitos abaixo e faa o que se pede: 1. Crie uma classe Ponto2D contendo como atributos x e y. 2. Cria um mtodo construtor dessa classe tendo x e y como parmetros. 3. Crie uma classe Ponto3D contendo como atributos x, y e z. 3. Essa classe Ponto3D deve ser subclasse de Ponto2D. 4. O mtodo construtor de Ponto3D deve utilizar o mtodo construtor de Ponto2D.

QUESTO 10: Use os requisitos abaixo e faa o que se pede: 1. Crie uma classe Cliente contendo como atributos o cpf e o nome do cliente 2. O atributos devem ser privados 3. Criar os mtodos de acesso 4. Criar dois construtores com sobrecarga, um sem parmetro e outros com o cpf como parmetro

Lista de Termos que devem saber: Classe Objeto Vantagens Da compilao Vantagens da Interpretao 2

ALUNO(A)_____________________________________________________________________________DATA:_____/____

You might also like