You are on page 1of 19

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

Os acidentes ou leses no-intencionais so as principais causas de morte de crianas de at 14 anos no Brasil. A boa notcia que estudos mostram que pelo menos 90% dessas leses poderiam ser evitadas com atitudes simples. DICAS DE PREVENO
Conhea a seguir as principais causas de acidentes com crianas e as melhores formas de como evit-los.

Mantenha sempre os nmeros dos telefones de emergncia (SAMU: 192 e Corpo de Bombeiros: 193) prximos aos aparelhos de telefone de sua casa. Pea para os avs, parentes e amigos fazerem o mesmo.

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

O afogamento acontece de forma rpida e silenciosa: Ao deixar a criana na banheira para pegar uma toalha: cerca de 10 segundos so suficientes para que a criana afunde. Ao atender ao telefone: apenas 2 minutos so suficientes para que uma criana coberta pela gua na banheira perca a conscincia. Sair para atender a porta da frente: uma criana afundada na banheira ou na piscina entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no crebro. Um adulto deve sempre supervisionar as crianas e os adolescentes, onde houver gua, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos. Alarmes e capas de piscina garantem mais proteo, mas no eliminam o risco de acidentes. Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante superviso dos adultos. A criana deve usar sempre um colete salva-vidas quando estiver em embarcaes, prximas a rios, represas, mares, lagos e piscinas, e praticando esportes aquticos. Crianas devem aprender a nadar com instrutores qualificados ou em escolas de natao especializadas. Se os pais ou responsveis no sabem nadar, devem aprender tambm.

Ensine a criana a:

AFOGAmENtO
Para uma criana que est comeando a andar, por exemplo, trs dedos de gua representam um grande risco. Assim, elas podem se afogar em piscinas, cisternas e at em baldes, banheiras e vasos sanitrios.

Sempre nadar com um companheiro. Nadar sozinho muito perigoso. Respeitar as placas de proibio nas praias. No brincar de empurrar, dar caldo dentro da gua ou simular que est se afogando.
Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

ARmA DE FOGO
No tenha armas. A no ser que sua profisso exija esse tipo de equipamento, desarme-se. Sempre guarde as armas de fogo descarregadas, travadas e fora do alcance das crianas. Guarde as munies em um lugar trancado, separado da arma. Mantenha armas guardadas com chaves e lacres de combinao escondidos em lugares separados.

AtROPElAmENtO
No permita que uma criana menor de 10 anos ande sozinha pela rua. Segure sempre sua mo, firme, pelo pulso, enquanto estiverem caminhando na rua.

Ensine a criana a:
Utilizar sempre a faixa de pedestres. Mesmo na faixa, a criana deve olhar vrias vezes para os dois lados e atravessar em linha reta. Quando no houver faixa de pedestre, a criana deve procurar outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou prximo a lombadas eletrnicas. Entender e obedecer aos sinais de trnsito. No atravessar a rua por trs de carros, nibus, rvores e postes. Nunca correr para a rua sem antes parar e olhar se vem carro - seja para pegar uma bola, o cachorro ou por qualquer outra razo. Esperar que o veculo pare totalmente para descer e aguardar que ele se afaste para atravessar a rua.

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

BICIClEtA, SKAtE E PAtINS


Ao andar de bicicleta, skate ou patins, um dos maiores perigos a leso na cabea, que pode levar morte ou deixar sequelas permanentes. A maneira mais eficaz de reduzir leses na cabea usar o capacete. Para andar de bicicleta, as crianas devem sempre usar sapatos fechados e evitar cadaros folgados ou soltos. A brincadeira com a bicicleta deve acontecer em locais seguros, como parques, ciclovias e praas, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas. Segundo o Cdigo de Trnsito Brasileiro, a bicicleta um veculo, no um brinquedo. Andar de bicicleta, especialmente no trnsito, exige responsabilidade.

Ensine a criana a:
Andar direita dos veculos no sentido do trnsito, no contra ele. Usar sinais de mo apropriados. Respeitar os sinais de trnsito e parar em todos os sinais vermelhos. Parar e olhar para a esquerda, direita e esquerda novamente antes de entrar em uma rua. Usar os reetores, o espelho e a buzina na bicicleta.

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

CARRO
Como transportar a criana com segurana em um automvel: A melhor proteo para a criana no carro o uso de cadeiras e assentos de segurana. O cinto de segurana projetado para adultos com, no mnimo, 1,45 m de altura e, por isso, no protege os pequenos dos traumas de um acidente. Nunca saia de carro com crianas sem estes sistemas de reteno, mesmo que seja para ir at a esquina. Muitas colises acontecem prximo ao local de destino e origem ou em ruas com baixos limites de velocidade. Por isso, importante usar a cadeira sempre, mesmo em pequenas distncias.

BRINquEDOS
Quando escolher os brinquedos, considere a idade, o interesse e o nvel de habilidade da criana. Siga as recomendaes do fabricante e procure brinquedos com selo do Inmetro. Cuidado com aquelas partes pequenas de brinquedos que oferecem risco de engasgamento para crianas de at 4 anos. Evite utilizar bales coloridos de ltex (bexigas). Evite brinquedos que produzem sons altos, com pontas e bordas afiadas e que apresentem projteis, como dardos e flechas. Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento. Ensine a criana a guardar os brinquedos aps a brincadeira. Um local seguro para armazen-los previne quedas e outros acidentes.

10

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

11

CRIANA SOzINhA NO CARRO


O acesso da criana ao veculo quando sozinha e sem superviso de um adulto pode coloc-la em risco. Para a criana, o carro pode ser um verdadeiro brinquedo a ser explorado e o porta-malas, o local perfeito para a brincadeira de esconde-esconde. A criana pode acabar ficando presa no veculo, correndo perigos, como asfixia e queimaduras, ou sofrer um acidente ao soltar o freio de mo intencionalmente. A mudana de rotina tambm pode levar o adulto a esquecer o beb dentro do carro por horas, o que pode ter consequncias muito graves. No deixe a criana sozinha dentro do carro, mesmo com o vidro levemente aberto. Nunca deixe o carro sozinho com o motor ligado e as portas destravadas. Crianas curiosas podem entrar e engatar o veculo. Assim como qualquer corda ou cabo, os cintos do carro tambm podem representar riscos para a criana. No permita que elas brinquem com eles. Crianas no devem brincar dentro de veculos. Explique para elas que os porta-malas so usados apenas para transporte de carga e no so locais seguros para brincar. Ensine as crianas mais velhas como desabilitar as travas das portas de trs pela porta do motorista. Mostre para as crianas mais velhas como localizar e usar a trava de emergncia do porta-malas.

12

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

13

CuIDADOS COm BEBS


Corte os alimentos em pedaos bem pequenos na hora de alimentar a criana. Seja muito cuidadoso com o bero. Procure beros certificados pelo Inmetro, conforme as normas de segurana da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Remova do bero todos os brinquedos, travesseiros e objetos macios quando o beb estiver dormindo para reduzir o risco de asfixia. Compre somente brinquedos apropriados para o beb. Objetos pequenos e partes pequenas de brinquedos podem causar sufocao. Tenha certeza de que materiais de limpeza, remdios e vitaminas esto em um armrio trancados e longe do beb. Considere a compra de cortinas ou persianas sem cordas para evitar que crianas menores corram o risco de estrangulamento. Nunca deixe as crianas, sem vigilncia, prximas a pias, vasos sanitrios, banheiras, baldes e recipientes com gua. Esvazie-os logo depois de us-los. Guarde baldes e recipientes de cabea para baixo. A maioria das queimaduras com bebs, especialmente entre as idades de seis meses a dois anos, causada por comidas e lquidos quentes derramados na cozinha. Sempre teste a temperatura da gua do banho, usando o dorso da mo ou o cotovelo, movimentando a gua de um lado para o outro para misturar toda a gua quente com a fria. Evite carregar comidas ou bebidas quentes quando estiver prximo ao beb;

14

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

15

No use toalha comprida na mesa. O beb pode pux-la e derrubar utenslios e lquidos quentes sobre ele. No use andador ou andaj com rodas, prefira o cercado (chiqueirinho). Instale telas ou grades nas janelas e sacadas. Nunca coloque beros ou outros mveis prximos de uma janela. Procure adquirir mveis com pontas arredondadas ou use pontas de silicone (protetores de quinas), vendidas em lojas de artigos infantis. Evite mveis com vidro ou outro material que possa quebrar e cortar. Mantenha uma mo no beb enquanto troca as fraldas. No deixe o beb sozinho em mesas, camas ou outros mveis.

Saiba mais:
Sufocao pode ocorrer enquanto o beb est dormindo, quando seu rosto fica encoberto pelo lenol, travesseiro ou outro objeto macio. Afogamento grande parte dos afogamentos com bebs acontece em banheiras. Na faixa etria at dois anos, mesmo vasos sanitrios e baldes podem ser perigosos. A primeira causa de afogamento com crianas a falta de superviso, geralmente por questo de segundos.

ENVENENAmENtO E INtOXICAO
Colocar objetos na boca ou tentar pegar frascos com lquidos coloridos so comportamentos caractersticos das crianas, mas que tambm podem coloc-las em grande risco de envenenamento e intoxicao no intencional. Quando exposta ao veneno, a criana sofre consequncias mais srias do que um adulto, pois tem uma estrutura corporal menor e seu metabolismo mais rpido. Alm disso, seu organismo menos capaz de lidar com toxinas qumicas. Como proteger a criana de um envenenamento (intoxicao): Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, fora da vista e do alcance das crianas.

16

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

17

Mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto txico em outra embalagem que no a de origem. Isso pode confundir a criana. Produtos comuns, como enxaguantes bucais, podem ser nocivos se a criana engolir em grande quantidade. D preferncia a embalagens com tampas prova de abertura por crianas. Essas tampas de segurana no garantem que a criana no abrir a embalagem, mas podem dificultar bastante, a tempo de que algum intervenha. Nunca deixe produtos venenosos sem ateno enquanto estiver usando. Nunca se refira a um medicamento como doce. Isto pode levar a criana a pensar que no perigoso ou que agradvel de comer; Como as crianas tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas. Quando adquirir um brinquedo para a criana, certifique-se que ele atxico, ou seja, no contm componentes txicos. Jogue fora medicamentos com data de validade vencida e outros venenos potenciais. Crianas podem ser envenenadas por muitos produtos domsticos comuns, incluindo produtos de limpeza, cosmticos, bebidas alcolicas, plantas, corpos estranhos, brinquedos, pesticidas, produtos de arte, tintas, lcool, medicamentos e vitaminas.

ESPORtE E RECREAO
Leses so sempre possveis durante uma atividade fsica. As leses no esporte podem ocorrer como resultado de quedas, batidas, boladas, tores etc. As crianas tm mais tendncia a sofrer esses tipos de leses do que os adultos. Equipamentos de proteo, segurana nos lugares da prtica de esportes e regras voltadas para a preveno de acidentes so elementos importantes para reduzir a frequncia e a seriedade das leses.

18

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

19

Cuidados ao praticar esporte:


Antes do jogo: Cheque os nveis de dificuldade de cada esporte para ver se eles so indicados para a idade e o tamanho da criana. Por exemplo: uma bicicleta de adulto no serve para uma criana. Garanta que a criana, ao andar de bicicleta, patins ou skate, usar roupas adequadas e proteo apropriada, como capacete, joelheiras e cotoveleiras. Garanta tambm que a prtica dessas atividades ocorrer em locais prprios e seguros. Antes de comear qualquer esporte, as crianas devem passar por um exame mdico completo. importante que a criana alongue a musculatura antes da prtica de esportes. Verifique se a pessoa que treina a criana est capacitada a prestar os primeiros socorros em caso de acidentes. Durante o jogo: Tenha certeza de que a criana ser supervisionada por um adulto. A desidratao sempre preocupante. Garanta que a criana esteja ingerindo bastante lquido antes, durante e depois da prtica esportiva. As crianas devem ter um tempo adequado de intervalo entre as atividades e no devem continuar a jogar se estiverem machucadas. Os pais, responsveis e treinadores devem ser modelos para as crianas na prtica de esportes seguros, pois so os exemplos mais importantes de como respeitar regras. Deixe com o treinador da criana informaes teis em caso de emergncia: telefone para contato, endereo e qualquer informao mdica que possa ser fundamental no trato com a criana.

PARquINhO
Conhea os parquinhos onde as crianas brincam. Procure equipamentos apropriados para a idade das crianas e verifique se os equipamentos esto enferrujados, quebrados ou contm superfcies perigosas. Denuncie qualquer problema escola ou ao rgo responsvel. O parquinho dever ser instalado em piso que absorva impacto, como um gramado, um piso emborrachado ou areia fina. Jamais deve ser instalado em piso de concreto ou pedra. Tire o capuz e o cachecol de todas as crianas para evitar perigos de estrangulamento nos parquinhos. Ensine para as crianas as regras de comportamento nos parquinhos, como no empurrar, no dar encontres e nem se amontoar. Mostre quais so os equipamentos apropriados para a idade delas.
Preveno de Acidentes na Infncia

20

Preveno de Acidentes na Infncia

21

quEDAS
Entre as principais causas de queda com bebs, esto os mveis, escadas e andadores. A queda de objetos pesados sobre a criana, como televisores e tanques de roupas, por exemplo, tambm pode causar leses graves e at a morte. As crianas devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes no so lugares para brincar. Use portes de segurana no topo e na base das escadas. Instale grades ou redes de proteo nas janelas, sacadas e mezaninos. As redes devem ter espaos de, no mximo, 6 cm. Crianas com menos de 6 anos no devem dormir em beliches. Se no tiver escolha, coloque grades de proteo nas laterais. Mantenha camas, armrios e outros mveis longe das janelas, pois podem facilitar que crianas escalem e se debrucem para fora do prdio ou casa. Alm disso, verifique se os mveis e o tanque da lavanderia esto estveis e fixos. O capacete fundamental para andar de bicicleta, skate ou patins. Ele pode reduzir o risco de leses na cabea em at 85%. Cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes. Crianas devem ser sempre observadas quando estiverem brincando nos parquinhos. O uso de andadores no aconselhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Alm de comprometerem o desenvolvimento saudvel da criana, causam srias quedas. Mantenha uma mo segurando o beb durante a troca de fraldas. Nunca deixe um beb sozinho em mesas, camas ou outros mveis, mesmo que seja por pouco tempo. Crianas no devem brincar perto de barreiras e barrancos.

22

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

23

quEImADuRAS
Entre os acidentes com crianas, um dos mais devastadores a queimadura, que deixa milhares de crianas com sequelas permanentes. Na maioria das vezes, o tratamento dolorido e demorado. Mantenha a criana longe da cozinha e do fogo, principalmente, durante o preparo das refeies. Cozinhe nas bocas de trs do fogo e sempre com os cabos das panelas virados para dentro para evitar que as crianas derramem os contedos sobre elas. O uso de protetores de fogo um cuidado a mais para evitar que a criana tenha acesso s panelas. Evite carregar as crianas no colo enquanto mexe em panelas no fogo ou manipula lquidos quentes. At um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um beb. Durante o banho do beb: coloque primeiro a gua fria e depois a gua morna. Verifique a temperatura da banheira com o cotovelo ou o dorso da mo. No deixe as crianas brincarem por perto quando voc estiver passando roupa nem largue o ferro eltrico ligado sem vigilncia. Fogos de artifcio devem ser manipulados por profissionais e NUNCA por crianas. Nas festas juninas, no permita brincadeiras com bales ou de saltar fogueira.

24

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

25

ElEtRICIDADE
Verifique sempre o estado das instalaes eltricas. Fios desencapados podem ser muito perigosos. Fios eltricos devem estar isolados e longe do alcance das crianas. Evite ligar vrios aparelhos eletrnicos em uma mesma tomada. As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas ou mesmo cobertas por mveis. S deixe que as crianas empinem pipas em campos abertos, com boa visibilidade, sem a presena de fios e postes de eletricidade. Oriente-as quanto aos riscos do uso do cerol e de retirar a pipa caso enrosque na rede. Cuidados com eletrodomsticos em mau estado de conservao, como ventiladores e geladeiras, que podem causar choque e curto-circuito. Desligue o chuveiro antes de mudar a chave Vero/Inverno. No coloque objetos metlicos como facas e garfos dentro de equipamentos eltricos.

26

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

27

INFlAmVEIS
No deixe fsforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianas. Guarde todos os lquidos inamveis em locais altos e trancados, longe do alcance das crianas. Muito cuidado com o lcool. Ele responsvel por um grande nmero de queimaduras graves em crianas. Nunca jogue lcool engarrafado sobre chamas ou brasas nem use este produto para cozinhar. O lcool poder explodir, provocando queimaduras graves ou at fatais. Velas ou candeeiros acesos em mveis de madeira, perto de cortina, mosquiteiro ou colches podem causar incndio em poucos minutos. Apague velas e candeeiros quando sair de casa, mesmo que seja uma ida casa da vizinha.

Ensine a criana a:
Arrastar-se embaixo da fumaa durante o incndio para evitar intoxicao. Muitas mortes so causadas pela inalao de fumaa e gases txicos. Nunca voltar a um prdio em chamas. Pare, caia e role. Se pegar fogo nas roupas da criana pare, faa-a cair no cho e rolar de um lado para o outro rapidamente para apagar as chamas.

28

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

29

tRANSPORtE ESCOlAR
Na hora de contratar um transporte escolar, dedique um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de servio para garantir a segurana e o bem-estar da criana. Os veculos autorizados a transportar alunos so: nibus, vans, VW Kombi e embarcaes. Em alguns municpios, onde as estradas so precrias, o DETRAN (Departamento de Trnsito) autoriza o transporte de alunos em carros menores, desde que os veculos sejam adaptados para isso. Esses veculos autorizados extraordinariamente so, normalmente, caminhonetes. As motocicletas, carros de passeio e caminhes no so recomendados para transportar alunos.

Antes de contratar um prestador de servios, verifique:


As condies do veculo e a documentao pessoal do motorista. As suas referncias na escola e com outros pais, no sindicato dos motoristas ou no DETRAN. E exija que o embarque e desembarque das crianas sejam feitos com um monitor que as acompanha dentro da van e sempre pelo lado da calada. Se as crianas so deixadas em frente escola sem necessidade de atravessar ruas.

30

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

31

Pr-requisitos do condutor:
O condutor deve ter: Idade superior a 21 anos; Habilitao para dirigir veculos na categoria D; O exame psicotcnico com aprovao especial para transporte de alunos; Curso de Formao de Condutor de Transporte Escolar; Matrcula especfica no DETRAN ou Capitania dos Portos; Sua carteira de motorista isenta de faltas graves ou gravssimas nos ltimos doze meses.

nibus, vans e VW Kombi devem possuir:


Cintos de segurana em boas condies e para todos os passageiros; Grade separando os alunos da parte onde fica o motor, no caso da VW Kombi; Seguro contra acidentes; Apresentao diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e na traseira, contendo a palavra ESCOLAR na cor preta.

EmBARCAES (BARCOS)
Os alunos podem ser transportados em embarcaes nas localidades onde o transporte fluvial ou martimo (rios, lagos, lagoas ou oceano) for mais eficiente. Todos os alunos devem usar as boias salva-vidas e a embarcao, motorizada ou no, dever estar registrada na Capitania dos Portos e ter a autorizao para trafegar exposta em local visvel.

32

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

33

O condutor deve ser habilitado na Capitania dos Portos.

A embarcao dever possuir:


Cobertura para proteo contra o sol e a chuva; Grades laterais para proteo contra quedas; Menos de sete anos de uso e ser de boa qualidade.

Ensine a criana a:
Ficar sentada enquanto o veculo estiver em movimento. Afivelar o cinto de segurana. No falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo. Respeitar o monitor do veculo. Falar com os pais sobre o que acontece durante a viagem. Descer do veculo somente depois que ele parar totalmente. Manter-se sentada com a boia salva-vidas afivelada.

34

Preveno de Acidentes na Infncia

Preveno de Acidentes na Infncia

35

Secretaria de Secretaria Assuntos Estratgicos da Criana

36

Preveno de Acidentes na Infncia

You might also like