You are on page 1of 99

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 1) LNGUA PORTUGUESA Albert Iglesia

Ol, prezado aluno!

Este material foi elaborado especialmente para voc que ir se submeter prova de AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO. Nele voc encontrar um verdadeiro bizu dos principais assuntos que a ESAF poder cobrar no concurso. No hora para nos prolongarmos com extensas explicaes sobre o contedo programtico. O objetivo aqui fazer voc lembrar pontos importantes do programa. Isso eu farei por meio de exerccios especficos. ORTOGRAFIA E ACENTUAO ACERCA DE x A CERCA DE x H CERCA DE a) Hoje falaremos acerca dos pronomes. (locuo prepositiva dos = de + os , equivale-se a sobre) b) Os primeiros colonizadores surgiram h cerca de quinhentos anos. (refere-se a acontecimento passado) c) Estamos a cerca de quatro meses da prova. (refere-se a acontecimento futuro; distncia)
1.

(ESAF/ANA/ANALISTA E ESPECIALISTA/2009) Assinale a opo que corresponde a erro gramatical.

O Brasil possui cerca de(1) 4 milhes de hectares irrigados: rea que pode ser triplicada em(2) anos. 20 um dos pases mais importantes(3) produo na de alimentos, mas, apesar de(4) vocao para a sua agricultura irrigada, ainda so necessrias estratgias para explorar racionalmente esse potencial. Hoje, a captao e o consumo de gua para a irrigao representa(5), respectivamente, 46% e 69% dos valores totais captados e consumidos.
(Adaptado de Denise Caputo http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/noticias)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Comentrio Entenda erro gramatical como qualquer deslize (ortografia, concordncia, regncia, emprego de pronome etc.) na construo de frases. Somente nos interessam os itens 1 e 4. A expresso cerca de indica quantidade aproximada e est escrita com correo. A grafia da expresso apesar de (de valor semntico concessivo) no deve ser associada da expresso a partir de, cuja parte inicial constituda por dois vocbulos distintos e escritos separadamente. Resposta Os itens 1 e 4 esto corretos e no correspondem ao gabarito oficial, que apontou a letra E, por haver problema de concordncia entre o sujeito composto representado pelos ncleos captao e consumo e a forma verbal representa, que deveria ser representam.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

2.

(ESAF/ANA/ANALISTA E ESPECIALISTA/2009) Em relao ao texto, assinale a opo correta.

O Rio Paraba do Sul tem cerca de 2/3 de suas guas retiradas do seu leito por uma obra de transposio em Santa Ceclia (RJ). Essas guas so utilizadas para gerar energia eltrica e para abastecer a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro (cerca de 8 milhes de pessoas). Havia conflitos pelo uso dessas guas entre as diferentes regies. Tambm nesse caso, a ao da ANA se pautou por definir um arcabouo tcnico e institucional, estabelecendo regras de operao para o reservatrio e de vazo mnima a ser liberada a jusante (rio abaixo), em determinadas pocas do ano, de forma a compatibilizar os usos.
(Jos Machado http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos/ set.2008.pdf)

A substituio de cerca de(.1) por acerca de mantm a correo gramatical do perodo. Comentrio Est claro que cerca de indica aproximadamente e acerca de significa sobre, a respeito de. Resposta Item errado.
3. (ESAF/ANA/ANALISTA E ESPECIALISA/2009) Em relao ao texto abaixo, julgue a proposio seguinte.

10

O tratamento de esgotos fundamental para qualquer programa de despoluio das guas. Em grande parte das situaes, a viabilidade econmica das estaes de tratamento de esgotos (ETE) reconhecidamente reduzida, em razo dos altos investimentos iniciais necessrios sua construo e, em alguns casos, dos altos custos operacionais. Por esses motivos que mesmo os pases desenvolvidos tm incentivado financeiramente os investimentos de Prestadores de Servios em ETE, como os Estados Unidos e pases da Comunidade Europeia. (...)
(http://www.ana.gov.br/prodes/prodes.asp)

A forma verbal tm(. 8) est no plural porque concorda com os pases desenvolvidos. Comentrio Conjugados na terceira pessoa do singular, os verbos ter e vir no recebem acento: ele tem/vem. Caso o sujeito deles seja uma expresso equivalente terceira pessoa do plural, o acento ser obrigatoriamente empregado para estabelecer a diferena que houve no nmero da expresso: ...os pases desenvolvidos tm/vm...
Eles

RESPOSTA Item certo.


4.

(ESAF/MF/ATA/2009) Em relao ao texto julgue a proposio seguinte.

(...) Os envolvem

atos pblicos, em procedimentos judiciais,

especial os tm como

que regra

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


18 20

bsica a transparncia, o acesso dos cidados. sempre a exceo.

a O

publicidade contrrio

sem restries e ou seja, o sigilo


(Zero Hora, 27/2/2009)

A forma verbal tm(.17) est no plural porque concorda com Os atos pblicos(.16). Comentrio O emprego dos verbos TER e VIR realmente merece sua ateno, portanto fique atento. Ele tem eles tm (verbo TER na 3 pessoa do plural do presente do indicativo) Resposta Item correto. VERBO
5.

(ESAF/STN/AFC/2008) Assinale a assero correta em relao aos sentidos e expresses lingsticas do


trecho.

(...) O gesto pe pendncias jurdicas que se arrastavam serve de alento para quem ainda busca benefcios funcionais. (...)

fim a havia dcadas e reaver ou manter

Reescreve-se, mantendo-se a correo gramatical e a coerncia textual, o perodo para quem ainda busca reaver ou manter benefcios funcionais. (l.6 e 7) do seguinte modo: para que se reavenham ou mantenham benefcios funcionais. Comentrio A Esaf requer de voc cuidado com a correo gramatical e a coerncia textual. Sua anlise, portanto, deve considerar esses dois aspectos. Qualquer deslize invalida a alternativa. E foi isso o que houve ao se empregar o verbo reaver no presente do subjuntivo. Tal verbo s conjugado nas formas em que o verbo haver grafado com a letra v. Observem: Haver (presente do indicativo) Eu hei Tu hs Ele h Ns havemos Vs haveis Eles ho Reaver (presente do indicativo) Ns reavemos Vs reaveis Haver (presente Reaver (presente do subjuntivo) do subjuntivo) Eu haja Tu hajas Ele haja Ns hajamos Vs hajais Eles hajam

Resposta Item errado.


6.
15

(ESAF/SEFAZ-SP/APOFP/2009 adaptada) Em relao ao texto, julgue a proposio seguinte.

(...) taxa

Sabe-se Selic nunca

que repercute

uma plenamente

reduo nas taxas

da de

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO juros dos bancos, que, sob o pretexto da elevao da inadimplncia, aumentaram os seus spreads (diferena entre a taxa de captao e de aplicao). (...)
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 16/1/2009)

Em Sabe-se(.15), o pronome -se indica voz reflexiva. Comentrio Fique de olho na estrutura formada por VTD + SE, pois ela geralmente caracteriza voz passiva, com sujeito expresso no perodo: que uma reduo da taxa Selic... Resposta Item errado. PRONOME
7.

(ESAF/STN/AFC/2008) Com base no texto, assinale a opo incorreta.

15

(...) No h medida mgica e salvadora que faa cotaes se estabilizarem e o investidor recuperar o sono. (...) Aos bilhes empenhados para permitir ao Morgan digerir o Bear Stearns, em maro; ao dinheiro sacado a fim de evitar a quebra das gigantes Fannie Mae e Freddie Mac, redescontadoras de hipotecas, o governo e o Fed, o BC dos EUA, decidiram somar US$85 bilhes para salvar a AIG. Decepcionou-se quem esperava tranqilidade. (...) Em se estabilizarem (l.6), o se indica que o sujeito indeterminado. Em Decepcionou-se (l.18), o se justifica-se porque o verbo est sendo empregado como pronominal.

a) b)

Comentrio Alternativa A: vejamos, antes, as situaes que caracterizam sujeito indeterminado.

a) Verbo na terceira pessoa do plural, sem que haja referncia a outro termo anteriormente identificado.
Telefonaram para voc. Gritaram muito.

b) Pronome oblquo SE junto a verbos de ligao, intransitivos, transitivos indiretos ou transitivos diretos cujos objetos diretos estejam preposicionados; os verbos ficam sempre na terceira pessoa do singular:
Ficou-se feliz.

Vive-se bem. Gosta-se de voc.

Bebeu-se do vinho. (caso a preposio fosse retirada bebeu-se o vinho , teramos uma voz passiva sinttica com sujeito representado pelo termo o vinho = o vinho foi bebido).

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO No h ento nenhuma das duas condies. A referncia ao termo cotaes (l. 5), sujeito do verbo estabilizar-se, do qual o se parte integrante. Ateno! Fique de olho em qualquer SE que surgir nas provas, principalmente nas da Esaf. Circule-o imediatamente e analise o verbo que o acompanha. A Esaf gosta de brincar com esse pronome. Pode esperar na sua prova uma questo sobre ele. Alternativa B: esclareo que verbos pronominais so aqueles que geralmente exprimem sentimento ou mudana de estado: admirar-se, arrepende-se, atrever-se, indignar-se, queixar-se, congelar-se, derreter-se etc. O pronome que os acompanha parte integrante do verbo e no desempenha funo sinttica. Resposta A CONJUNES E ORAES
8. (ESAF/STN/AFC/2008) Com base no texto, julgue a opo abaixo.

11

(...) O momento que amenizem internacional. (...)

oportuno para o Brasil encontrar medidas os efeitos de uma eventual tempestade


(Jornal do Brasil, 18 de setembro de 2008, Editorial)

A redao O momento oportuno para que o Brasil encontre medidas (l.11) prejudica a correo gramatical do perodo. Comentrio Preferiu o escritor usar a forma reduzida (de infinitivo) na aludida passagem. A forma desenvolvida proposta pela examinadora igualmente correta. Comparem: O momento oportuno para o Brasil encontrar medidas... O momento oportuno para que o Brasil encontre medidas... No primeiro segmento sublinhado, tem-se orao reduzida, que caracterizada pela presena de verbo nominal (gerndio, infinitivo ou particpio) e ausncia de conjuno. No segundo, surge a conjuno (que) e o verbo encontrar conjugado no modo subjuntivo (presente), o que caracteriza orao desenvolvida. Frise-se que a caracterizao do orao desenvolvida tambm possvel com verbo conjugado no indicativo. Resposta Item errado.
9.

(ESAF/ANA/Analista e Especialista/2009) Em relao ao texto abaixo, analise as proposies a seguir.

O tratamento de esgotos fundamental para qualquer programa de despoluio das guas. Em grande parte das situaes, a viabilidade econmica das estaes de tratamento de esgotos (ETE)

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO reconhecidamente reduzida, em razo dos altos investimentos iniciais necessrios sua construo e, em alguns casos, dos altos custos operacionais. Por esses motivos que mesmo os pases desenvolvidos tm incentivado financeiramente os investimentos de Prestadores de Servios em ETE, como os Estados Unidos e pases da Comunidade Europeia. No Brasil, o problema de viabilidade econmica do investimento pblico torna-se ainda mais agudo, devido elevada parcela de populao de baixa renda.No entanto, vale ressaltar que a gua de qualidade tambm um fator de excluso social, uma vez que a populao de baixa renda dificilmente tem condies de comprar gua de qualidade para beber ou at mesmo de pagar assistncia mdica para remediar as doenas de veiculao hdrica, decorrentes da ausncia de saneamento bsico.
(http://www.ana.gov.br/prodes/prodes.asp)

10

15

a)

Mantm-se a correo gramatical do perodo se a conjuno No entanto (. 11) for substituda por qualquer uma das seguintes: Porm, Todavia, Entretanto, Contudo. Estaria gramaticalmente correta a substituio de uma vez que (. 12) por porquanto.

b)

Comentrio A conjuno No entanto inicia orao de valor semntico adversativo. A substituio dela pelas conjunes sugeridas pelo examinador preserva a correo gramatical do perodo. A orao principiada pela locuo conjuntiva uma vez que exprime a causa ou o motivo de a gua de qualidade tambm ser um fator de excluso social. Porquanto tambm pode ser usada para substituir aquela locuo sem que a correo gramatical seja prejudicada. CUIDADO apenas com o fato de que porquanto pode, ainda, integrar orao coordenada sindtica explicativa. Fica aqui uma dica: porquanto = porque (subordinativa causal ou coordenativa explicativa); no deve ser trocada por conquanto (subordinativa concessiva). Parece bobagem, mas isso que os examinadores gostam de explorar em provas. Resposta As duas proposies esto corretas.
10.

(ESAF/MPOG/APO/2008) Em relao ao texto abaixo, analise a afirmao a seguir.

(...) A imagem predominante era a de que elas realizavam incurses espordicas e oportunistas em vrios mercados, sem objetivos comuns. A compra de parte do capital acionrio da Rio Tinto, entretanto, passa a mostrar um alinhamento entre os interesses do Estado e os das estatais enquanto empresas, para assegurar o suprimento de commodities que sustente a rpida expanso econmica. (...)
(Valor Econmico, 8/2/2008)

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO O termo entretanto pode, sem prejuzo para a informao original do perodo, ser substitudo por qualquer um dos seguintes: porm, contudo, todavia, conquanto, porquanto. Comentrio Textualmente, a orao integrada pela conjuno entretanto (note bem, aluno: no entanto separado e entretanto junto) denota valor semntico de oposio, que contraria a informao do pero do anterior, ou que lhe serve de obstculo. Assim se comportam as oraes em que surgem as conjunes coordenativas adversativas porm, contudo, todavia e conquanto (subordinativa concessiva). O x da questo encontra-se na sua parte final: a conjuno porquanto, que surge em oraes com valor semntico de causa ou explicao. Resposta Item errado. CONCORDNCIA
11.

(ESAF/STN/AFC/2008) Assinale o segmento inteiramente correto quanto morfossintaxe, concordncia,


regncia e coerncia textual.

a)

O esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que primava excessivamente pelo respeito s normas e procedimentos internos do setor pblico, obstavam-se a criatividade e a autonomia dos profissionais encarregados de aes que melhor atendessem s demandas da sociedade. Com o esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que se regia excessivamente pelo respeito s normas e procedimentos internos do setor pblico, fomentou-se a criatividade e a autonomia dos profissionais encarregados de aes que melhor atendessem as demandas da sociedade.

b)

Comentrio Alternativa A Percebeu o erro agora? No? Olhe para a forma verbal obstavam-se. Quem o sujeito dela? Acertou se voc disse toda a expresso O esgotamento do modelo de administrao burocrtica, cujo ncleo esgotamento encontra-se no singular, o que exige que o verbo tambm permanea no singular (obstava-se). Vou contar-lhe um segredo: a Esaf campe de empregar verbos no plural com o ncleo do sujeito no singular. Sabe qual a estratgia dela para enganar os candidatos? Primeiro ela escolhe como sujeito uma expresso longa, em que o ncleo (no singular) fique l atrs. Depois ela emprega o verbo (no plural) aps uma palavra ou expresso no plural. Toda essa engenhosidade para que o candidato se distraia e perca de vista o verdadeiro ncleo do sujeito. Cuidado! Mesmo se voc no percebeu esse problema, poderia se safar notando a ausncia do acento grave indicativo da crase (outro assunto muito exigido pela Esaf) nos termos a criatividade e a autonomia: quem se obsta, obsta-se a algo ou a algum. Empregue uma palavra masculina no lugar de criatividade e autonomia. Use, por exemplo, criador e autnomo. Lembrese da regrinha de ouro: ao(s) para o masculino, (s) para o feminino.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Alternativa B Est correta, coesa, coerente. Chamo a sua ateno para dois detalhes importantes, a saber a) a estrutura ...fomentou-se a criatividade e a autonomia.. representa voz passiva sinttica ou pronominal (formada por verbo transitivo direto seguido do pronome apassivador se). Na dvida, transforme-a em voz passiva analtica ou verbal (aquela formada com uma locuo verbal, em que o verbo auxiliar de ligao [ser, estar, ficar] e o verbo principal encontra-se no particpio): ...foi fomentada a criatividade e a autonomia...; b) o verbo fomentar foi utilizado no singular por concordar atrativamente com o ncleo mais prximo do sujeito composto: criatividade. A norma gramatical estabelece que o verbo e o sujeito de uma orao concordam em nmero e pessoa.
"O outono mais estao da alma..." (C. D. A.) "Todas estavam ainda verdes." (C. D. A.)

Quando o sujeito for composto, isto , possuir mais de um ncleo, verifica-se o seguinte:
1. representado por pessoas gramaticais diferentes a primeira pessoa (NS) prevalecer sobre as demais, e a segunda (VS) ter preferncia sobre a terceira (ELES).

Eu, tu e os cidados (Ns) samos. Tu e os cidados (Vs) sastes. (norma culta) Tu e os cidados (Vocs) saram. (norma popular ocorre que os pronomes TU e VS, no falar do portugus do Brasil, so frequentemente substitudos por VOC e VOCS, o que leva o verbo para a terceira pessoa)
2. Anteposto ao verbo o verbo ficar sempre no plural (concordncia rgida ou gramatical).

Pai e filho conversaram longamente. As imagens e o som no estavam adequados.


3. Posposto ao verbo o verbo poder ficar no plural (concordncia rgida ou gramatical) ou concordar

com o ncleo mais prximo (concordncia atrativa).

Caram uma flor e duas folhas. (ou Caiu, para concordar apenas com uma flor)

Saiu o ancio e seus amigos. (ou Saram, para concordar com todos os ncleos) Saste tu e Pedro. (ou Sastes, para concordar com todos os ncleos; ou Saram, de acordo com a norma popular)
ATENO! Quando h reciprocidade, no entanto, a concordncia deve ser feita no plural.

Agrediram-se o deputado e o senador.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


Ofenderam-se o jogador e o rbitro.

Resposta B REGNCIA E CRASE


12.
1 15

(ESAF/STN/AFC/2008) Analise a assertiva abaixo sobre aspectos lingsticos do trecho a seguir.

Em matria concernente a responsabilizao de scios (...) as quais, nessa circunstncia, e frente a determinao contundente do Judicirio, se continuam, podem dar margem a indenizaes por dano moral.
(Joo Luiz Coelho da Rocha, Direito&Justia, Correio Braziliense, 29/9/2008, com adaptaes)

Falta o acento indicador de crase em: concernente a (l.1); frente a determinao (l.16) e margem a indenizaes (l.17). Comentrio O acento indicativo de crase deve ser empregado nas duas primeiras expresses. Em concernente a responsabilizao o adjetivo (termo regente) concernente reclama preposio a ( um caso de regncia nominal) e o substantivo feminino (termo regido) responsabilizao admite o artigo feminino a. Pronto! Eis as condies ideais pra o surgimento da crase, que indicada por meio do acento grave (`). Vamos analisar a segunda expresso de forma mais simples e prtica. Experimente trocar a palavra determinao por empenho: ...frente ao empenho... Nota-se a presena concomitante da preposio e do artigo. Bem, se usamos ao diante do masculino, devemos usar para o feminino: ...frente determinao... Entretanto, a crase no surge com a seguinte estrutura: singular + plural (guarde bem essa estrutura). Logo, a expresso margem a indenizaes rejeita o emprego do acento grave indicativo de crase. Resposta: Item errado.
13.

(ESAF/STN/AFC/2008) Assinale o segmento inteiramente correto quanto morfossintaxe, concordncia,


regncia e coerncia textual.

a)

O esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que primava excessivamente pelo respeito as normas e procedimentos internos do setor pblico, tolhia a criatividade e a autonomia dos profissionais encarregados de aes que melhor atendesse as demandas da sociedade. Devido ao esgotamento do modelo de administrao burocrtica, que primava excessivamente pelo respeito as normas e procedimentos internos do setor pblico, inibiam-se a criatividade e a autonomia dos profissionais encarregados de aes que melhor atendesse as demandas da sociedade.

b)

Comentrio Epa!!! Aqui vale tudo, meu amigo. Qualquer probleminha o bastante para invalidar a alternativa.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Alternativa A Em pelo respeito as normas, omitiu-se o acento grave indicativo de crase. Perguntemo-nos: pelo respeito a que? s normas. Sim, a regncia do substantivo respeito faz surgir a preposio a. Como no mesmo segmento tambm h o artigo definido feminino plural as, a crase surge obrigatoriamente. Vamos descomplicar isso. Substitua o termo feminino as normas por outro masculino: pelo respeito aos regulamentos. Que tal? Notou a unio da preposio com o artigo? Se usamos ao(s) para o masculino, usaremos (s) para o feminino. Essa j era. Vamos para a prxima. Alternativa B U!? De novo!? Est faltando o acento grave na expresso pelo respeito as normas. Viu como no to difcil assim resolver provas da Esaf. Respostas Itens errados. PONTUAO
14.

(ESAF/STN/AFC/2008) Aponte o trecho com pontuao correta.

a)

Se o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si. Alis, porque pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia fiscal, incongruente pensar que, de um lado, o poder pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos. Se o Estado, estabeleceu o incentivo prorrogao da licenamaternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si, alis porque pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia fiscal, incongruente pensar que, de um lado, o poder pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos. Se, o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licenamaternidade s trabalhadoras de empresas privadas deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si; alis, porque pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivo realizados mediante renncia fiscal, incongruente pensar que, de um lado, o poder pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos. Se o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir desde j a obrigao para si. Alis, porque pblicos tambm so os fundos, que financiam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia fiscal, incongruente pensar, que de um lado, o poder

b)

c)

d)

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO pblico possa incentivar as empresas, com fundos pblicos, e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos. e) Se o Estado estabeleceu o incentivo prorrogao da licena-maternidade s trabalhadoras de empresas privadas, deve, bem antes, dar-lhes o exemplo e admitir, desde j, a obrigao para si, alis porque, pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia fiscal; incongruente pensar, que de um lado o poder pblico possa incentivar as empresas com fundos pblicos e, de outro, no se submeta ao objeto incentivado, arcando-o com os mesmos fundos.
(Jean P. Ruzzarin, Direito&Justia, Correio Braziliense, 29/9/2008, com adaptaes)

Comentrio Alternativa B Um erro aparece logo no incio: o emprego da vrgula separando o sujeito o Estado do verbo estabeleceu. Os estudos dos sinais de pontuao ensinam-nos que entre o sujeito e verbo da orao e entre este e o objeto (direto ou indireto) no deve haver pausa. A exceo fica por conta dos casos em que entre tais termos haja outro intercalado. Exemplo: Se o Estado, que o responsvel pela manuteno dos direitos sociais, estabeleceu... Espero, sinceramente, uma resposta satisfatria. Alm disso, o segmento alis porque pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia fiscal, incongruente pensar... melhor estaria em pargrafo distinto do anterior, conferindo ao texto clareza. Para isso, o emprego do ponto deveria ocupar o lugar da vrgula antes da palavra denotativa de ressalva alis. O uso do ponto-e-vrgula serviria para esclarecer a informao, embora desse ao contedo uma pausa menor do que o ponto. No mesmo trecho percebe-se a ausncia de uma vrgula imediatamente aps o vocbulo alis, j que a orao subordinada causal porque pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivo encontra-se antecipada sua principal. A vrgula deve ser empregada obrigatoriamente para separar oraes adverbiais antecipadas ou intercaladas (quando vierem na ordem direta, o emprego facultativo): Ao anoitecer, saram. A vrgula facultativa quando a funo adverbial for desempenhada por termo nominal: Neste momento, o peloto se ps em fuga. Aqui o aluno deve admitir certa flexibilidade, pois h muitos gramticos e escritores que no a empregam. Alternativa C Houve o que chamamos de fragmentao de frase, pois a conjuno subordinativa Se foi indevidamente separada da orao condicional que introduz. A orao realizados mediante renncia fiscal subordinada adjetiva explicativa (reduzida de particpio). Por ter carter acessrio, surge sempre destacada (por meio de vrgulas, travesses, parnteses) do termo a que se refere. Alternativa D A orao que financiam a poltica de incentivo restringe o significado do vocbulo fundos, particularizando-o. Ela equivale a

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO um adjetivo restritivo e funciona sintaticamente como orao subordinada adjetiva restritiva. Diferentemente do caso anterior, o emprego da vrgula proibido para isolar tais oraes. Comparem: Os alunos do Ponto que so inteligentes passaro. (orao subordinada adjetiva de valor semntico restritivo; admite-se que no Ponto h alunos inteligentes e no inteligentes e que apenas aqueles passaro) Os alunos do Ponto, que so inteligentes, passaro. (orao subordinada adjetiva de valor semntico explicativo; agora s h alunos inteligentes e todos passaro) Tambm a vrgula foi mal empregada no trecho ...pensar, que de um lado, o poder pblico..., pois separou indevidamente o verbo pensar do seu complemento: que (...) o poder pblico. Alternativa E Os problemas encontram-se no trecho ...alis porque, pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivo, realizados mediante renncia fiscal; incongruente pensar, que de um lado o poder pblico.... Conforme explicaes anteriores, eis a reescritura adequada: ...Alis, porque pblicos tambm so os fundos que financiam a poltica de incentivos, realizados mediante renncia fiscal, incongruente pensar que, de um lado, o poder pblico.... Ressalte-se que a utilizao do ponto-e-vrgula aps fiscal, isolando orao subordinada adverbial antecipada (e, ao mesmo, tempo isolando a adjetiva explicativa) no encontra indicaes nos estudos de pontuao. Resposta A TEXTO (COESO; COERNCIA; ORDENAO)
15.

(ESAF/STN/AFC/2008) Assinale a opo que constitui continuao coesa e coerente para o texto abaixo.

Faz vinte anos que foi promulgada a Constituio de 1988, chamada cidad pelo ento presidente da Assemblia Nacional Constituinte, Ulysses Guimares. Pode haver algum exagero nesse epteto. Mas hoje est claro que a Constituio de 1988 promoveu um avano no conceito de cidadania. Ela contribuiu para sua popularizao, diz o historiador Jos Murilo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E introduziu instrumentos legais importantes de afirmao democrtica. Ao mesmo tempo, a Constituio ficou incompleta. a) Por isso, em 1988, a Constituio trouxe inovaes que hoje parecem triviais. Durante mais de 150 anos, os analfabetos maioria ou um nmero expressivo da populao estiveram excludos da vida poltica. At hoje, sofre um aperfeioamento contnuo que leva muitos a considerla uma colcha de retalhos em eterna reforma, descolada da realidade de uma economia moderna.

b)

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO c) Pois a Constituio garantiu a eles o direito ao voto, assim como aos menores entre 16 e 18 anos. Tambm concedeu a todo cidado o direito de saber todas as informaes que o governo guarda sobre ele, um recurso conhecido como habeas data. Para atend-los, depois da Constituio, foram elaborados nos anos seguintes um novo Cdigo Civil, o Cdigo de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criana e do Adolescente e o Estatuto do Idoso. Tanto que o racismo passou a ser considerado crime inafianvel. H ainda um captulo inovador sobre meio ambiente e uma legislao sobre a questo indgena que, se no evita conflitos pontuais, pelo menos protege a minoria.
(Leandro Loyola, Revista poca, 17 de setembro de 2008)

d)

e)

Comentrio Nesse tipo de questo, voc deve atentar basicamente para dois aspectos: o assunto tratado no trecho inicial e a continuao apresentada pela banca; os elementos de coeso (conjunes e pronomes principalmente) que iniciam o trecho sugerido como continuao coesa e coerente. Perceba que o texto inicia ressaltando a importncia da Constituio de 1988 para o avano da cidadania. Em seu final, porm, o texto aponta para um aspecto negativo da Carta Magna. O que se pode esperar que a continuao do texto traga mais informaes sobre essa falha, por meio de exemplos ou explicaes mais detalhadas sobre o assunto. De uma forma ou de outra, o texto limita-se a discutir aspectos da Constituio e parece longe de uma concluso. Veja agora o que a Esaf props. Alternativa A O perodo inicial de carter conclusivo e o exemplo seguinte sobre uma inovao (quando o que se esperava era um exemplo caracterstico do problema anunciado) desviam-se da linha argumentativa do texto. Alternativa C Por meio do pronome eles (elemento de coeso), buscou-se fazer referncia a elemento anteriormente mencionado. Mas que elemento esse? Alm disso, no h motivos para se tratar do direito ao voto e do habeas data, avanos da Constituio, pois a expectativa sobre algo negativo dela. Alternativa D Incoerncia semelhante surge aqui: o emprego do pronome oblquo os (los) como elemento de referncia a termo no mencionado antes. Alternativa E Mais uma vez o mesmo problema. Falar da forma como o racismo passou a ser entendido e de outras inovaes prejudica a coerncia textual. Espera-se que a ideia final sobre o fato de a Constituio de 1988 ser incompleta seja retomada, exatamente como ocorreu na letra B. Resposta B
16.

(ESAF/STN/AFC/2008) Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial do Jornal do Brasil,


15/09/2008, que esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e assinale a opo correspondente.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO ( ) O resultado desse levantamento aponta para uma elevao da temperatura e para a reduo das chuvas em parte da Floresta Amaznica, o que poderia transformar, nas prximas dcadas, a maior e mais importante reserva de biodiversidade mundial num imenso semirido. ( ) Estudo apresentado em Belm pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revela dados alarmantes sobre a devastao em dois Estados da Federao: o Par e o Maranho, que, somados, correspondem a 18% do territrio brasileiro e a 30% da Amaznia Legal. ( ) Explicando melhor esse resultado: o documento mostra que o clima da regio se tornar cada vez mais quente e seco, com redues de chuva que podem ficar entre 2 e 4 milmetros por dia, no perodo de 2071-2100, quando comparado com o atual clima da regio. ( ) Se no plano interno o pas conseguir reverter o cenrio dramtico antecipado pelos relatrios, alcanar um relativo grau de crescimento sustentvel e mantiver a poltica de incentivo aos biocombustveis, o pas ter um enorme handicap na hora de cobrar das naes mais ricas, historicamente as maiores responsveis pela poluio global, mas tambm as mais reticentes quanto aceitao de metas de reduo de gases poluentes, o uso racional dos recursos naturais. ( ) A temperatura deve aumentar em toda a regio leste do Par at o Nordeste, chegando a at 7 graus nas regies do leste da Amaznia e no norte do Maranho (levando-se em considerao um cenrio mais pessimista, com alta concentrao de gases do efeito estufa) ou a at 4 graus acima do atual, em condies mais otimistas. a) 2, 3, 1, 5, 4 e) 4, 1, 2, 3, 5 Comentrio Nesse tipo de questo, vale a dica que dei ao comentar a questo anterior. Comece analisando a possibilidade de o pargrafo 3, 4, 5 ou 2 iniciar o texto. Por qu? Porque, de acordo com as alternativas, somente um deles pode ser o pargrafo de abertura. No 3 pargrafo, por meio do elemento de coeso esse, h uma referncia a certo resultado que, sendo ele mesmo o incio do texto, no encontra precedente. Portanto esta hiptese est descartada. Elimine a opo A. O 4 pargrafo faz meno a um cenrio dramtico antecipado pelos relatrios. Convm indagar que cenrio e que relatrios so esses, j que antes (sendo este o pargrafo inicial) no h informaes sobre eles e depois essa ideia no desenvolvida no 3 nem no 1 pargrafos. As ideias nele contidas exprimem muito mais a concluso de um ponto de vista sobre determinado assunto do que a introduo dele. Portanto as alternativas B, C e E devem ser descartadas. b) 4, 3, 2, 1, 5 c) 4, 5, 3, 2, 1 d) 2, 1, 3, 5, 4

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Para confirmar a resposta, perceba que nas alternativas A, B, C e E o 3 pargrafo vem antes do 1 (recebe uma numerao menor do que a dele). Ocorre que o 3 pargrafo apresenta uma explicao melhor sobre o resultado dos estudos do INPE. Ora, que lgica teria a retomada (no 1 pargrafo) de tal resultado se sobre ele j fosse dada uma melhor explicao? Isso prejudicaria a progresso textual. Na verdade, o 3 pargrafo detalha as informaes contidas no 1 pargrafo e deve, por isso, vir depois dele. Apenas na alternativa D essa situao contemplada. Resposta D So esses os bizus que julgo importantes neste momento que antecede a prova. Desejo que Deus o abenoe e que o seu desempenho seja excelente. Professor Albert Iglsia

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2) INGLS Carlos Augusto USEFUL TIPS DICAS TEIS I. READING A principal finalidade destas useful tips tranqilizar voc, ao mximo, quanto ao que voc provavelmente enfrentar na sua prova que se aproxima. Num dos livros que eu escrevi eu brinquei na resposta pergunta: Quais as trs coisas mais importantes na preparao de Ingls para Concursos? Respondi: Read, read and read. However, por mais que possa soar engraado a pura verdade. Voc dever ler, ler & ler, no h outra sada. Tambm sei que no possvel ler uma poro de textos em ingls todos os dias. Ento, leia um por semana, o mais impregnado do technical jargon que voc vai enfrentar, mas no deixe de ler. Habitue-se a registrar as principais manchetes do noticirio released by Associated Press (AP), Reuters, Agncia France Press (AFP), BusinessWeek, TIME, The New York times. Voc perceber que a essncia da reportagem a mesma, mas o vocabulrio usado muito diverso, o que favorece a sua consolidation. Por motivos de copyright no posso usar artigos destas publicaes. Usarei aqui trechos dos textos que caram nas provas para AFT elaboradas pela ESAF para provar meus pontos essenciais. II. SOME ESSENTIAL TOPICS A) Por que voc deve estudar os principais IRREGULAR VERBS? Simples. Porque algumas past forms destes verbos diferem bem do infinitivo a ponto de travar sua leitura, e fazer voc perder tempo. Imagine esbarrar na past form sought, como voc chegaria ao infinitivo to seek (= procurar, buscar) se voc no souber by heart (= de cor) as 3 formas deste verbo. SEEING IS BELIEVING (Ver para crer) We made the mistake of transferring the industrial model of unionism of the last country to the 21st. We lost market share: in 1960, one in four workers was in a union; now its one in 12. [Source: Newsweek Special Edition Task: Write the infinitive form of the verbs in bold + the translation: a) made - ________ // b) lost - _________ // c) was - ___________

Dec 2005 - Feb 2006 (Adapted)] - ESAF/ AFT / 2006]

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO B) DISCOURSE MARKERS MARCADORAS DO DISCURSO Nunca demais enfatizar a importncia destas palavras de que o autor se vale para fazer a transio de uma frase para outra ou de um pargrafo para outro. Recorra lista dos principais discourse markers da aula inicial sempre que precisar. Leia o fragmento seguinte: Midway through the first decade of the 21st century, economic growth is pulling millions out of poverty. Growth, so devoutly desired yet often so elusive for developing countries, is occurring in China and India on a heroic scale. Yet once affluence is achieved, its value is often questioned. In the 1960s and 1970s, economists started worrying about environmental and social limits to growth. [Source: The Economist April 27th 2006 (Adapted) ESAF / AFT / 2006] Task: As a discourse marker, o que indica a palavra yet above? ____________________________________________________ C) AFFIXES Sempre chamo a ateno dos meus alunos e alunas para os principais prefixos e sufixos em ingls. Por que? Simplesmente porque permitem a voc aumentar seu vocabulrio consideravelmente e, in the long run, ler com mais fluncia. Aproveito o fragmento acima para destacar: a) environmental (adj.) relativo ao meio ambiente. Suponhamos que voc esbarrou nas suas leituras no substantivo environment (= meio ambiente). No texto voc tem environmental limits (= limites ambientais). Por que no se familiarizar logo com outras palavras da mesma famlia, ou seja derivadas: environmentalist (= ambientalista). Aproveito o fragmento inicial para destacar: b) union (n.) sindicato. Se voc descobriu que union significa, alm de unio, no jargo trabalhista: sindicato; por que no se familiarizar com outras. Se at nosso Presidente da Repblica foi um importante union leader (= lder sindical). Besides these, voc tem unionism (= sindicalismo) D) MODAL VERBS Esses verbos auxiliares merecem ateno especial pois so encarregados de transmitir nuances de sentido aos verbos principais. Analise o trecho a seguir e explique o que would & will indicam:

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO What would a global union look like? Think more corporate partnership than class struggle. Today, capital is global and employers are global. Companies, not countries, make the rules. To survive, unions need to find their niche. Global companies are going to need an organization that, in a sense, will manage their labor and protect workers' rights. A global union would set standard practices and codes of conduct - perhaps even minimum wages and work hours. [Source: Newsweek Special Edition Dec 2005 - Feb 2006
(Adapted)] - ESAF/ AFT / 2006]

Task: O que indicam os modal verbs will & would acima? ____________________________________________________ E) TRUE & FALSE COGNATES J confessei em vrias ocasies que cometi o erro de super enfatizar os falsos cognatos em detrimento dos verdadeiros cognatos, grupo muito mais numeroso de palavras, que por causa da raiz latina ou grega, nos auxiliam na leitura de textos tcnicos. In a nutshell, ou seja, em resumo: estude false cognates (como pretend que no significa pretender e sim, fingir; ou actually que no significa atualmente e, sim de fato, na verdade, e outros campees de incidncia), porm, no perca tempo em decorar longas listas (e existem dezenas delas disponveis na Internet) de false cognates. Jamais deixe de organizar o seu estudo das palavras transparentes, ou true cognates. "The Challenge of Affluence" accepts that the populations of poor countries gain from growth, but says that the main benefits of prosperity are achieved at quite modest levels. Its central thesis is that rising living standards in Britain and America have engendered impatience, which undermines well-being. The fruits of affluence are bitter ones, and include addiction, obesity, family breakdown and mental disorders. [Source: The
Economist April 27th 2006 (Adapted) ESAF / AFT / 2006

Task: Traduza a palavra affluence no texto acima? ........................ F) PHRASAL VERBS Por que dar tanta importncia ao estudo dos phrasal verbs? Porque no se consegue chegar ao significado da maioria deles mesmo quando se conhece o significado do verbo principal. Uma coisa saber que o verbo regular to call sozinho normalmente significa chamar e outra coisa completamente diferente saber o significado de call + adv particle. Task: Procure a one-word synonym para os seguintes phrasal verbs: call on (...........); call off (.........), call down (..........); call up (...........).

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO impossvel saber todos os phrasal verbs do ingls, h dicionrios volumosos s tratando deste assunto; mas, a meu ver, voc no pode ir para sua prova sem saber alguns dos principais deles. No caso especfica da prova para AFT, quantas vezes voc encontrou durante o nosso curso o phrasal verb to lay off (= demitir); to set up (= instalar, estabelecer uma empresa), etc. Uma vez mais, seja seletivo! G) TECHNICAL JARGON Voc h de convir comigo que quem vai fazer concurso para AFT precisa conhecer uma poro de expresses do economs e do jargo trabalhista. fundamental que voc organize suas anotaes com os termos mais usuais. Eis aqui um simples exerccio de traduo. Task: Verifique o quanto voc est familiarizado com technical jargon: Outsourcing -______________________________________________ employment - _____________________________________________ unemployment rate -_______________________________________ union workers - ____________________________________________ raise in pay - ______________________________________________ market share -_____________________________________________ H) IDIOMS & COLORFUL EXPRESSIONS Alm do estudo das principais function words (palavras que, como o prprio nome indica, exercem uma funo na frase) e das content words (ou seja, as palavras de que nos utilizamos para identificar objetos, coisas, sentimentos, etc); alm do vocabulrio do economs, para estudar para uma prova da Banca ESAF, quase sempre necessrio desenvolver uma espcie de olho clnico para saber anotar as expresses-chave do textos que estiver estudando. Normalmente so idioms de difcil traduo para o portugus, ou expresses mais incomuns. Tenha certeza de que o examinador, direta ou indiretamente, ir explor-las. Ainda do trecho inicial da prova para AFT / 2006 elaborada pela ESAF: We made the mistake of transferring the industrial model of unionism of the last country to the 21st. We lost market share: in 1960, one in four workers was in a union; now its one in 12. According to the text, the number of workers affiliated to a union has a) soared. b) stabilized. c) fallen. d) not decreased. e) gone up.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO ANSWERS / TASKS A) IRREGULAR VERBS: a) To make (made, made) fazer // b) to lose (lost, lost) perder // to be (was/were, been) ser, estar B) DISCOURSE MARKERS Yet (= entretanto, contudo), neste texto, est indicando contraste e poderia ser substitudo por but, however, ... D) Will, como verbo modal, quase sempre indica tempo futuro e would indica o condicional, nosso futuro do pretrito. E) TRUE & FALSE COGNATES Seria um erro confundir affluence (= riqueza, opulncia) com influence (= influncia, influenciar). F) PHRASAL VERBS call on (= visitar); call off (= cancelar), call down (= repreender); call up (= telefonar). G) TECHNICAL JARGON Outsourcing (= terceirizao); employment (= emprego); unemployment rate (= taxa de desemprego); union workers (= trabalhadores sindicalizados); raise in pay (= aumento da remunerao, do pagamento); market share (= fatia de mercado) H) IDIOMS & COLORFUL EXPRESSIONS Quer me parecer que o conhecimento da expresso to lose market share (= perder fatia de mercado) seja fundamental aqui. Answer: C Segundo o texto, o nmero de trabalhadores sindicalizados caiu (has fallen). E no: (a) soared (= aumentou), (*) Voc deve se lembrar deste verbo no grupo dos indicativos do rise & fall, ou (b) stabilized (= estabilizou-se); ou (d) has not decreased (= no diminuiu); ou (e) has gone up (= elevou-se). I wish you all good luck! Prof. Carlos Augusto

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 3) ESPANHOL Gerardo Sanmarco


Os antecedentes da ESAF e as circunstncias em que se desenvolve o atual concurso de AFT nos levam a aconselhar aos concursandos a uma reviso especial dos seguintes conhecimentos e habilidades: 1.- Os textos informativos sobre estatsticas de Emprego e Economia vm com muitos nmeros e percentuais. fundamental amarrar esses nmeros aos conceitos medidos, aos perodos abrangidos, e aos territrios referidos. Cuidado com as trocas de preposies que alteram as referncias: no a mesma coisa subir el 10% que subir a 10%. A ESAF vem testando persistentemente a dificuldade de reconhecer a terminologia de nmeros grandes: 1 billn (1 trilho), mil millones = millardo (1 bilho). 2.- A ESAF hierarquiza o conhecimento semntico e gramatical dos nexos. O concursando precisa decorar os nexos por famlia (causal, consecutiva, concessiva, adversativa, condicional, temporal) e ainda no se confundir com nexos de famlia similar mas classe gramatical diferente. Por exemplo: pese a (locuo prepositiva) de classe gramatical diferente que pese a que(locuo conjuncional) mas as duas so nexos concessivos. 3.- A ESAF vem cobrando conhecimentos cada vez mais profundos sobre o sistema verbal do Espanhol. O concursando deve revisar especialmente as diferenas com o do Portugus: o Pretrito Perfecto Compuesto Del Indicativo (ellos han declarado) e o Imperfecto del Subjuntivo e suas duas terminaes opcionais (si ellos declararan = si ellos declarasen). 4.- A ESAF costuma testar os conhecimentos especficos de vocabulrio nas reas temticas da vaga procurada, Na atual conjuntura, e bom revisar os grupos de vocabulrio especfico do trabalho que contm termos decisivos como Aportes = contribuies //// cotizacin = contribuio ///// jubilacin = aposentadoria //// ahorro = poupana ///// cesantas = demisses //// paro = desemprego ///// aliento = estmulo //// escollo=obstculo //// tipo de interes = tasa de juros ///// mermar = diminuir ///// rebasar = ultrapassar /////// deuda = dvida ////// duda = dvida ///// aadir = acrescentar//// ralentizacin = desacelerao ///// subasta = leilo ///// desplome = despencar ///// previsional = previdencirios ///// Assim como os tradicionais termos gramaticais com grafia diferente do portugus, como: Sin embargo = porm //// aunque = embora ///// mientras = enquanto ///// a lo mejor = talvez ////// a menudo = freqentemente ///// todavia = ainda ///// aun = at ///// temprano = cedo ///// ello = isso ///// em cambio = ao contrario ///// 5.- A ESAF considera que as principais habilidades que constituem a interpretao adequadamente decodificada de um texto esto: a) as relaes de igualdade ou equivalncia de significados, entre uma alternativa e alguma informao do texto, o que implica saber excluir as informaes distorcidas, intrusas, ou alheias ao texto principal; b) as relaes de causalidade e conseqncia determinadas por nexos ou expresses verbais pertinentes e explcitas; c) as relaes de comparao, que incluem a habilidade de no confundir comparativos de superioridades (es ms que) com superlativos ( el mayor de) d) as relaes de inferncia, que exigem a presena no texto de pelo menos duas afirmaes Ou conceitos que possam ser relacionados obrigatoriamente, produzindo uma terceira afirmao verdadeira. 6.- As questes classificatrias da ESAF so de tal complexidade que exigem um DOMINIO do CAMPO TEMTICO de conjuntura. O desconhecimento dos assuntos informados pelo texto

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


multiplica exponencialmente a dificuldade de processamento dos dados e de suas relaes invisveis. O estudo das provas e procedimentos anteriores da Banca nos levam a supor que o pano de fundo das questes a resolver sero alguns dos seguintes temas de conjuntura: a) O cenrio econmico mundial, especialmente em relao s conseqncias sobre o mercado de trabalho; b) O impacto da crise mundial sobre os sistemas previdencirios tanto no que se refere arrecadao quanto ao que se refere s despesas da Seguridade Social. c) As alternativas de polticas pblicas e privadas que vo dando certo diante da crise trabalhista e previdenciria (Chile) d) O combate especfico a economia informal (sumergida) e) Os informes da OIT e outros rgos sobre a situao trabalhista em situao prejudicada: jovens, mulheres, idosos, migrantes, informais e deficientes (discapacitados) Em relao a estes assuntos chamamos a ateno para uma leitura atualizada com base em alguns textos das fontes e do perodo em que o autor costuma escolher seus textos;

1.-(Espanha) El mercado laboral(de trabalho) espaol ha vuelto (voltou) a mostrar que destruye demasiado empleo en la recesin. Entre el segundo trimestre de 2008 y el segundo trimestre de 2009, la cada de la tasa de crecimiento de la UE a 27 ha sido del 4,9% y, sin embargo(no entanto), el empleo ha cado slo un 1,9%. Por el contrario, en Espaa el crecimiento ha cado un 4,25%, y el empleo, un 7,2%, es decir, 1,7 veces ms que su crecimiento y 3,7 veces ms que en la UE, a pesar de sufrir una recesin menor. La primera propuesta de "reactivacin laboral en Espaa" propone : en cuanto a la dualidad laboral, propone que, a su entrada en vigor, slo exista un contrato laboral indefinido(por tempo indeterminado), cuyas indemnizaciones por despido(demisso) sean crecientes por cada ao de servicio, desapareciendo la maraa (confuso) de los 16 contratos laborales actuales. Este contrato nico unificara las causas de despido, manteniendo slo la tutela judicial para despidos por razones discriminatorias. Las indemnizaciones por despido podran empezar(comear), a ttulo de ejemplo, por los ocho das por ao trabajado de los actuales contratos temporales los primeros dos aos, y seguiran aumentando cada ao hasta llegar a un mximo a partir del quinto ao que debera aproximarse al de la media europea, es decir, bastante por debajo de los 45 das actuales. En todo caso, propone que no deberan superarse los costes medios actuales al disear su escalado anual. Esta propuesta permitira reducir la dualidad laboral, aumentar la productividad, reducir el paro en las recesiones y servir de base del nuevo modelo productivo. Segunda, en cuanto a la proteccin por desempleo, propone, a corto plazo, seguir aumentando transitoriamente el gasto en prestaciones, alargando (estendendo) su duracin hasta que la situacin econmica mejore, siempre que los recursos del presupuesto lo permitan. A medio plazo, propone aumentar el nivel de la prestacin por desempleo durante los primeros seis meses a cambio de reducir su duracin posterior, para que no desincentive la bsqueda de empleo. Asimismo, propone revisar sus topes mximos que, al ser relativamente bajos, no permiten mantener decisiones de consumo, ya comprometidas y, al ser escasamente decrecientes, desincentivan la bsqueda de empleo. Tambin propone aplicar el modelo austriaco a las cotizaciones que financian dichas prestaciones, mediante el cual pueden acumularse parte de las cotizaciones en un fondo de ahorro al que el trabajador tenga acceso si queda parado o

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO si necesita formacin y, adems, puede acumular lo que quede en un fondo de pensiones hasta el momento de su jubilacin (aposentadoria). Asimismo, propone reducir las cotizaciones (contribuies) sociales a las empresas que tiendan a despedir menos y aumentarlas a las que suelan(costumam) despedir ms. La segunda propuesta es la del servicio de estudios econmicos del BBVA que es similar pero complementaria de la anterior y que propone las tres medidas siguientes: Primera, respecto a la dualidad del mercado laboral, opta tambin por una solucin mixta: por un lado, aplicar el modelo austriaco de un seguro de despido individual, pagado con las cotizaciones sociales, que tiene la ventaja (vantagem)de que puede llevarlo consigo a otra empresa, facilitando la movilidad. Texto 2 .- Argentina Por el impacto de la crisis, y a pesar del blanqueo (regularizao) del personal en negro (informal) que rigi a comienzos de ao, en los primeros nueve meses de 2009 la cantidad de trabajadores registrados del sector privado se redujo en 227.646 empleados. Segn los datos del INDEC del tercer trimestre, en base a lo que declararon las empresas ante la Seguridad Social, hay 5.691.711 asalariados privados registrados cuando a fines de 2008 sumaban 5.919.357. Representa una cada del 3,8%. En cambio(ao contrario), aumentaron en 73.166 los puestos de trabajo en el sector pblico nacional y en las Provincias que transfirieron sus Cajas jubilatorias (previdencirias): pasaron de 1.256.869 a 1.330.035 empleos. Este achique (reduo) de la ocupacin privada anul el crecimiento del empleo de los primeros meses del ao pasado y retrotrajo(retornou) el nmero de empleados registrados a los niveles de 2007. Estos nmeros incluyen al personal suspendido que, aunque (embora) por montos(quantias) menores, sigue registrando aportes(contribuies) a la Seguridad Social. En el sector pblico pas lo contrario y, a pesar de la crisis, los puestos de trabajo siguieron creciendo en forma ininterrumpida a lo largo de 2008 y en los tres primeros trimestres de 2009. Un parte de este incremento corresponde al personal desplazado (deslocado) de las ex AFJP (fundos previdencirios privados) que pas a la ANSeS y a la AFIP. En el nico sector que cay fuerte el empleo pblico fue entre los Bancos Nacionales que redujeron la dotacin de personal de 20.393 a fines de 2008 a 18.987 en el tercer trimestre de 2009. Y hubo un leve retroceso entre los medios comunicacin del Estado, en tanto se mantuvo estable en el Poder Legislativo y entre las Empresas Pblicas. En proporcin a la gente empleada, la mayor contraccin laboral privada se registr entre los bancos, compaas de seguros y financieras con una cada del 8,1%, la construccin con una baja del 7,1%, hoteles y restaurantes con una merma (queda) del 5,3% y transporte y comunicaciones con una reduccin del 2,9%. En la Industria la cada laboral fue del 2,7%, pero con una reduccin muy fuerte en algunos sectores claves(chave) como autopartes (autopeas), industria automotriz y plsticos. En cambio, aument la ocupacin en Calzados y en Fertilizantes y Agroqumicos. Todo esto engloba al personal en blanco (registrado) y es consecuencia de la menor actividad que se produjo por la crisis, que llev a muchas empresas a achicar (reducir) sus dotaciones de personal. Aunque no hay datos de la evolucin del empleo en negro (informal) se estima que debe haber retrocedido en la misma proporcin o con mayor intensidad, por la precariedad de ese tipo de ocupacin.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Por su parte, y antes de los descuentos(contribuies) de jubilacin y salud, el sueldo promedio de los asalariados privados en blanco(registrados), al tercer trimestre, fue de $ 3.091, un 18,7% ms que un ao atrs. Luego de los descuentos se redujo a $ 2.703. En el sector pblico, en promedio, los salarios superan al de los privados. El sueldo promedio bruto fue de $ 3.831, tambin un 18,7% ms que un ao atrs. Y luego de los descuentos se redujo a $ 3.478. Texto 3 Chile Presin parlamentaria para reajustar jubilaciones(aposentadorias). El diputado (DC) Pablo Lorenzini ha liderado una verdadera cruzada en el Parlamento para exigir al Gobierno algn cambio (mudana) normativo que permita reajustar este ao las pensiones de ms de 600 mil jubilados. Esto, porque al producirse el primer IPC acumulado negativo de la historia en Chile durante 2009, las jubilaciones no sufrirn reajuste en trminos nominales, lo que ha sido calificado por Lorenzini y otros parlamentarios como injusto e inadecuado. Segn el parlamentario, existen ciertos mecanismos legales que permitiran ofrecer el reajuste. Por ejemplo, la Superintendencia de Pensiones podra interpretar el decreto Ley 3.500 que regula el sistema previsional administrado por las AFP, precisando que la inflacin negativa no debiera (deveria) implicar una cada (reduao) del monto(montante) de las jubilaciones (aposentadorias). Adems, seal(assinalou) que el mismo cuerpo legal incluye un mecanismo de reajustabilidad cuando la inflacin acumulada en 12 meses es negativa, tal como suceder en este ao.

Texto 4 Chile Cuentas de APV alcanzan mximo desde su creacin El nmero de cuentas de Ahorro (poupana) Previsional (previdenciria) Voluntario (APV) lleg a 704.142, la cifra ms alta desde la creacin de este instrumento. De este modo, el saldo acumulado asciende (chega) a septiembre del presente ao a US$ 4.267 millones. El monto total de los depsitos realizados en dicho mes lleg a los US$ 49 millones. En cambio, la cifra del total retirado del sistema fue de US$ 7 millones. Las AFP controlan el 70% del mercado del APV en septiembre, pero cedieron terreno a los fondos mutuos (15%) y las compaas de seguros (11,2%). Texto 5 APV en Fondos Mutuos Creci 50% Durante 2009 Esta industria representa ms del 20% del mercado total del Ahorro Previsional Voluntario. Un fuerte crecimiento de 50% mostr el patrimonio administrado del Ahorro Previsional Voluntario (APV) en la industria de los fondos mutuos durante 2009, al totalizar $512.878 millones, unos US$1.030 millones. As, segn los datos de la Asociacin de Administradoras de Fondos Mutuos de Chile (AAFM), en diciembre se observ una expansin de 6,7% frente al mes inmediatamente anterior. En tanto, mayo del ao pasado fue el mes en que hubo un mayor avance en montos. Por otra parte, el nmero de personas que ahorran(poupam) bajo(sob) el concepto de APV gestionado por los fondos mutuos alcanz a los 99.769 partcipes en diciembre, lo que se traduce en un aumento de 3,9% respecto a noviembre 2009 (3.755), y en un incremento de un 35,4% en relacin a igual mes del 2008. A medida que las personas se informan sobre APV en fondos mutuos se incorporan,

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO el tema es que se informen, dado que no son pocos los que an(ainda) piensan que APV slo se hace a travs de AFP y no saben que en fondos mutuos tienen ms alternativas, lo que les permite acercarse(aproximar-se) ms a su objetivo de inversin(investimento), dado que tienen ms combinaciones de carteras, explic Mnica Cavallini, gerente general de la AAFM. Para este ejercicio, Cavallini dijo que espera continuar con la positiva tendencia del ao pasado, con tasas de crecimiento de patrimonio semejantes y abarcando cada vez ms mercado, recordemos que hace unos aos representbamos el 2% de la Industria APV y hoy ya tenemos ms del 20% de dicho mercado, demostrando que cuando la gente se informa prefiere APV en fondos mutuos. A diciembre de 2009, la industria manejaba (administrava) en su totalidad un patrimonio efectivo de $17.368.462 millones, por lo que los recursos administrados bajo(sob) concepto APV representan slo el 2,95%.

Texto 6.- Chile Subsecretario apoya el aumento de cotizacin(contribuio) de afiliados de las AFP El subsecretario de Previsin Social, Claudio Reyes, apoy subir la cotizacin de los afiliados al sistema de pensiones (10% del sueldo imponible), idea planteada (proposta) esta semana en "El Mercurio" por AFP Cuprum y que caus diversas reacciones en el sector. La autoridad destac el alza en el tope mximo imponible (taxvel) desde 60 UF hasta 64,7 UF -anunciada por la Superintendencia de Pensiones la semana pasada-, lo que ayudar a que personas de mayores ingresos incrementen el saldo en sus cuentas de capitalizacin individual. Sin embargo(no entanto), agreg, la medida tiene un efecto limitado ya que favorece slo a 277 mil trabajadores, de un sistema que tiene ms de 3,6 millones de cotizantes y ms de 8,5 millones de afiliados. "En el caso de las rentas inferiores a las 64,7 UF, para que tengan un mejoramiento real en sus pensiones, habra que aumentar la tasa de cotizacin por sobre el 10% exigido hasta ahora. Un tema que nosotros hemos puesto (colocamos) en el debate desde hace meses y que est teniendo sus repercusiones en distintos sectores", dijo. Reyes hizo un llamado a discutir, debatir y profundizar sobre este tema para mejorar las pensiones de los trabajadores. Visiones antagnicas Pero las visiones en el Gobierno no son unnimes. La Superintendenta de Pensiones, Solange Berstein, plante que la Reforma Previsional ya contempla medidas para aumentar los aportes de las personas en una AFP. Entre ellos(eles), el subsidio a la cotizacin (contribuio) de los jvenes que comienza a regir en 2011, la obligacin de cotizar para los independientes (que se inicia en 2012) y los incentivos para el ahorro previsional voluntario (APV) de la clase media. Por eso, agrega, hay que esperar el impacto que tengan estos beneficios para analizar futuros cambios al sistema. "Hay medidas que tendrn un impacto ms temprano(cedo) y hay que ir monitorendolas permanentemente", finaliza. Texto 7.- OIT La crisis se cobr (engoliu) 2.2 millones de puestos de trabajo el pasado ao en Latinoamrica y el Caribe, cifra que hizo (fez) subir la tasa de desempleo casi un punto porcentual, de 7.5% a 8.4%, segn un informe de la Organizacin Internacional del Trabajo (OIT).

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO La OIT pronostica que ese porcentaje, que refleja los 18.1 millones de desempleados actuales, podra bajar en 2010, hasta situarse en 8.2%, segn el documento Panorama laboral 2009. El organismo indic que la tasa de desempleo aument en 2009 en 12 de los 14 pases estudiados. Solo se salvaron Per y Uruguay, donde hubo (houve) una leve disminucin, de 8.6% y 7,9% en 2008 a 8.5% y 7.5%, respectivamente. Los mayores aumentos se observaron en Barbados, que subi de 8.3% en 2008 a 10% en 2009; Costa Rica pas de 4.9% a 7.8%); Chile, de 7.9% a 10%; Ecuador, de 6.85% a 8.7%, y Mxico aument su tasa de desempleo de 3.9% en 2008 a 5.5% el ao pasado. Los menores incrementos de la tasa de desempleo se registraron en Brasil, Trinidad y Tobago y Venezuela. En Colombia la tasa de desempleo aument entre 2008 y 2009 de 11.5% a 12.3%, mientras (enquanto) que en este mismo perodo aument en Argentina de 8.1% a 8.8% y Panam de 5.6% a 6.6%. La crisis financiera mundial no golpe(castigou) a Latinoamrica y el Caribe como se esperaba en un inicio, pero (porm) la tasa de desempleo de este ao supuso (sups) un retroceso en la regin, donde sta se haba reducido de 11.4% en 2002 a 7.5 en 2008. El director regional de la OIT, Jean Maninat, expres que se ha incrementado en la regin el trabajo informal (sin proteccin social, ni derechos laborales), una forma de trabajo que sigue siendo una manera de refugio frente al desempleo. De cada 10 empleos que se crearon en 2009, seis fueron en el sector informal, puntualiz Maninat, al insistir en que el mercado laboral de la regin se caracteriza por su alta informalidad. Maninat subray que antes de la crisis ya haba otra crisis, de pobreza, informalidad y sub empleo, de desarrollo insostenible (desenvolvimento insustentvel) y de dficit de trabajo decente. Por ello Jean Maninat recomend que los estados de la regin pongan (coloquem) el empleo como centro de las polticas econmicas y fomenten el dilogo social y la creacin de empresas sustentables, dado que la mano invisible del mercado no es suficiente para que haya desarrollo de empresas sustentables. El director del Sistema de Informacin Laboral para la regin, Miguel Del Cid, dijo que se observ en muchos pases un debilitamiento de la capacidad de sus economas para crear empleo asalariado. Dijo (disse) que la tasa de ocupacin cay de 54.9% a 54.3% entre 2008 y 2009. Agreg que en 2009 el desempleo juvenil fue de 2.3 veces mayor que la tasa de desempleo total, mientras que la tasa de desempleo femenina contina siendo superior a la de los hombres para el lapso analizado. Sin embargo, los varones (homens) se han visto ms afectados por el aumento del desempleo. Indic que el empleo informal se increment en 2.1% en 2009 respecto al ao anterior, mientras que el empleo informal en empresas formales disminuy en 1.6% y el empleo formal cay en 0.5%. El informe de la OIT tambin indic que en 2010 la regin crecer en promedio 4.1% (segn la Comisin Econmica para Amrica Latina y el Caribe-Cepal), por lo que se pronostica que el desempleo ceder de manera paulatina este ao y se podr situar en torno a 8.2% de la fuerza laboral. (EFE) Texto 8. Europa.
Uno de cada diez trabajadores en la eurozona est desempleado. Las figuras publicadas ayer muestran que el crecimiento de la economa an (ainda) no impacta (afeta) en el mercado laboral. La situacin confirma las preocupaciones en Bruselas de que se estaba produciendo un crecimiento sin empleos. En el 2009, la economa de la eurozona se achic (reduziu) un 4,0

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


por ciento. Muchos esperaban que el fin de la recesin y el crecimiento de 0,7 para este ao sirviera (servisse) para generar nuevos puestos de trabajo. Sin embargo (no entanto), el desempleo no slo no retrocede sino que sigue creciendo y ya alcanza a un 10 por ciento de la poblacin activa. Los economistas de la oficina de Eurostat encargada de dar los datos explican que de la misma forma que un descenso del PBI no impacta inmediatamente en el empleo, lo mismo sucede a la inversa. La situacin en algunos pases es dramtica. En Espaa, duea (dona) de la quinta economa ms grande en la UE, el desempleo sigue creciendo y ya alcanza el 19,5 por ciento. En Letonia llega al 22,8 y en Estonia al 15,2 por ciento. Otros pases han sabido (souberam) soportar los efectos de la crisis econmica de mejor manera. Alemania, por ejemplo, pudo (conseguiu) sobrellevar su peor recesin econmica desde el fin de la Segunda Guerra Mundial que encogi la economa un 5 por ciento gracias a una reduccin en los horarios de trabajo, la cual evit despidos (demisses) masivos. De esa forma el desempleo tan slo creci de 7,1 a 7,5 por ciento. Las cifras de desempleo se suman a los problemas de los gobiernos de la eurozona para controlar las cuentas pblicas. El Pacto de Estabilidad adoptado en 1997 cuando se introdujo el euro establece que ningn Estado miembro puede tener un dficit fiscal superior al 3 por ciento y una deuda (dvida) pblica mayor al 60 por ciento de su PBI. Pero luego de la crisis econmica, 13 de los 16 pases de la eurozona no cumplen con las condiciones del pacto, lo cual ha provocado la reaccin de funcionarios en Bruselas que presionan para que los Estados recorten gastos. Aunque (embora) las medidas de recorte del presupuesto (oramento) podran aumentar an ms el desempleo, la lgica de asegurar la estabilidad del euro parece primar(predominar) en Bruselas. Los pases que debern hacer los mayores sacrificios son Grecia, Espaa, Irlanda y Portugal por los desequilibrios en sus cuentas fiscales. Actualmente Grecia tiene un dficit fiscal de 12,7 por ciento y una deuda pblica de 113 por ciento del PBI. El sucesivo aumento del riesgo pas de Grecia promete desequilibrar las cuentas an ms, ya que Atenas debe pagar mayores intereses(juros) a sus acreedores (credores). En los crculos de Bruselas se teme que la misma desconfianza se extienda a otros pases de la eurozona, lo cual podra provocar una reaccin en cadena que acabara con la estabilidad del euro.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 4) RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO Moraes Junior


Prezado(a) aluno(a), O contedo programtico imenso e sero apenas 10 (dez) questes. Portanto, vou procurar destacar os pontos que considero mais importantes para a prova. 1. Estruturas Lgicas: bem provvel que tenha, pelo menos, uma questo de estrutura lgica em sua prova. Logo, temos que conhecer os tipos de conectivos, suas tabelas-verdade, suas negaes e as proposies equivalentes. Conectivo Notao Denominao E ^ Conjuno Disjuno Ou v Ou...ou v Disjuno exclusiva ou Ou Exclusivo Condicional ou Implicao Se...ento Se, e somente se Bicondicional ou Dupla Implicao No ~ Negao Tabelas-Verdade: p q p^q pvq pvq p q p q ~(p ^ q) ~(p v q) ~(p v q) = ~p v ~q = ~p ^ ~q = p q V V V V F V V F F V F V V F F V F F V F F V F V V V F V F F F F F V V V V V F F ~(p q) ~(p q) = p ^ ~q p q (proposio condicional) =pvq F F V V (i) p condio suficiente para q V V V F (ii) q condio necessria para p F V F V F F F F Outros Conceitos Importantes: Tautologia: ltima coluna ter somente linhas com V (verdadeiro). Contradio: ltima coluna ter somente linhas com F (falso). Contingncia: Corresponde a toda proposio composta que no se caracteriza como tautologia ou contradio. Proposies Equivalentes p q ~q ~p p q ~p v q p q q p q) ^ (q p) p q (p pvq p ~q pvq ~p q Dica: Se cair questo de estrutura lgica, verifique todas as proposies dadas do enunciado da questo e ache as suas proposies equivalentes, pois, deste modo, ser mais fcil achar a resposta da questo. Veja um exemplo de questo sobre o tema, cobrada no ltimo concurso para AFRFB-2009: 1.(AFRFB-2009-Esaf) Considere a seguinte proposio: Se chove ou neva, ento o cho fica molhado. Sendo assim, pode-se afirmar que: a) Se o cho est molhado, ento choveu ou nevou. b) Se o cho est molhado, ento choveu e nevou. c) Se o cho est seco, ento choveu ou nevou. d) Se o cho est seco, ento no choveu ou no nevou. e) Se o cho est seco, ento no choveu e no nevou. p q Resoluo 1. Se chove ou neva, ento o cho fica molhado. Tipo de Proposio: Condicional Proposies Equivalentes: p q ~q ~p

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


p = Chove ou neva q = O Cho fica molhado p q => Chove ou neva O cho fica molhado ~p = No choveu e no nevou ~q = O cho no fica molhado = O cho est seco Proposio Equivalente: ~q ~p => O cho est seco No choveu e no nevou Resposta: Se o cho est seco, ento no choveu e no nevou. Gabarito: E 2. Lgica da Argumentao e Diagramas Lgicos: Neste item, importante saber os quantificadores e suas negaes. Quantificador Caracterstica Negao Qualquer que seja x, se x pertence a P, Algum P no Q; ou Todo P Q tambm pertence necessariamente a Q Pelo menos um P no Q. No h elemento comum entre P e Q Algum P Q; ou Nenhum P Q Pelo menos um P Q. Existe um elemento x que pertena a P e Nenhum P Q. Algum P Q tambm pertena a Q Existe um elemento x tal que x pertence a P e Todo P Q Algum P no Q x no pertence a Q 3. Trigonometria: Voc precisa saber as relaes trigonomtricas e os valores dos principais ngulos: Sen2 a + Cos2 a = 1 cos (a + b) = cos a . cos b - sen a . sen b cos (a b) = cos a . cos b + sen a . sen b sen (a + b) = sen a . cos b + sen b . cos a sen (a - b) = sen a . cos b - sen b . cos a

90
b

c
C a te to O p o s to b = H ip o te n u s a a C a te to A d ja c e n te c = cos = H ip o te n u s a a sen =
tg = tg cot cot tg C a te to O p o s to b = C a te to A d ja c e n te c b = sen = a = b c c cos a C a te to A d ja c e n te c g = = C a te to O p o s to b c c cos g = = a = b sen b a 1 = cot g

Teorema de Pitgoras: a2 = b2 + c2 => (seno )2 + (cosseno )2 = 1 Partindodonguloparaacharovalor:(=infinito) ngulo Seno 0 0 30 45 60

1 2

2 2

3 2

90 1

180 0

270 -1

360 0

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


Cosseno Tangente Cotangente 1 0

3 2 3 3 3

2 2 1

1 2

0 0

-1 0 -

0 - 0

1 0

3 3 3

4.Matrizes,DeterminanteseSoluodeSistemasLineares:Pararesolveramaioriadasquestes,voc precisasaberdaspropriedadesdosdeterminantes.Destacoasseguintes. I) det A = det At (matriz transposta) II) Se os elementos de uma fila qualquer (linha ou coluna) de uma matriz A, de ordem n, forem todos nulos, ento det A = 0. III) Se multiplicarmos uma fila qualquer de uma matriz A, por um nmero k, o determinante na nova matriz A ser o produto de k pelo determinante de A. det A= k . det A. Tambm vlida para diviso por um nmero k. Neste caso, teramos: det A= (1/k) . det A. Nota: Como conseqncia da propriedade acima, se multiplicarmos toda a matriz por um nmero k, det (kA) = kn . det A, onde n a ordem da matriz quadrada A. IV) Seja A uma matriz de ordem n (maior ou igual a 2). Se trocarmos de posio duas filas paralelas (duas linhas ou duas colunas), obteremos uma nova matriz A, tal que: det A= - det A. V) Seja A uma matriz de ordem n (maior ou igual a 2) que possui duas filas paralelas (duas linhas ou duas colunas) formadas por elementos respectivamente iguais. Portanto, det A = 0. VI) Seja A uma matriz de ordem n (maior ou igual a 2) que possui duas filas paralelas (duas linhas ou duas colunas) formadas por elementos respectivamente proporcionais. Portanto, det A = 0. VII) Seja A uma matriz de ordem n (maior ou igual a 2) que possui uma fila que uma combinao linear das outras filas. Portanto, det A = 0. VIII) Seja A uma matriz de ordem n (maior ou igual a 2) que possui todos elementos acima ou abaixo da diagonal principal iguais a zero. Neste caso, o determinante de A o produto dos elementos dessa diagonal. IX) Seja A uma matriz de ordem n (maior ou igual a 2) que possui todos elementos acima ou abaixo da diagonal secundria iguais a zero. Neste caso, o determinante de A o produto dos elementos dessa diagonal (secundria) multiplicado por: (-1)n.(n-1)/2, onde n a ordem da matriz quadrada. X) Teorema de Binet: Sejam A e B matrizes quadradas de mesma ordem n. det (AB) = det (A).det(B). Como A . A-1 = In (matriz identidade) temos: det(A.A-1)= det(In) => det A . det A-1 = 1 (o determinante da matriz inversa o inverso do determinante da matriz). Para resoluo de sistemas lineares, importante saber a Regra de Cramer: Para todo sistema normal, possvel obter a sua soluo por meio do procedimento abaixo: x = Dx/D; y = Dy/D e z = Dz/D e, assim sucessivamente, para as demais variveis, se houver. No nosso caso, iremos concentrar nossas resolues em sistemas normais de duas ou trs variveis. D => determinante da matriz incompleta. Dx => determinante da matriz obtida substituindo-se, na matriz incompleta, a coluna dos coeficientes de x pelos termos independentes. Dy => determinante da matriz obtida substituindo-se, na matriz incompleta, a coluna dos coeficientes de y pelos termos independentes. Dz => determinante da matriz obtida substituindo-se, na matriz incompleta, a coluna dos coeficientes de z pelos termos independentes. S2: x + y + z = 4 (I) x y + 2z= 2 (II) 3x + y 2z = 3 (III)

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 1 1 3

1 1 1

1 x 4 3 y = 2 2 z 3

Termos Independentes

Matriz das Incgnitas

Matriz Incompleta

Anlise de um sistema 1) Sistema possvel e determinado: D 0 (uma nica soluo) 2) Possvel e indeterminado: se D = 0 e todos os determinantes Dx, Dy e Dz forem iguais a zero 3) Impossvel: D = 0 e (Dx ou Dy ou Dz) forem diferentes de zero. Sistema linear Homogneo: os termos independentes de todas as equaes so nulos. Todo sistema linear homogneo admite pelo menos a soluo trivial, que a soluo identicamente nula. Assim, todo sistema linear homogneo possvel. Este tipo de sistema poder ser determinado se admitir somente a soluo trivial ou indeterminado se admitir outras solues alm da trivial. 5. lgebra: Em lgebra, o universo de possibilidades de questes to vasto que preferi selecionar uma questo possvel de aparecer novamente em prova: (Auditor do Tesouro Municipal-Prefeitura de Natal/RN2008-Esaf) Uma funo definida no conjunto dos nmeros inteiros satisfaz a igualdade: f(x) (x + 1) f( 2 x) = 3 x , para todo x inteiro. Com estas informaes, conclui-se que f(0) igual a (retirei as alternativas): Resoluo Para resolver a questo, temos que saber duas propriedades de potncias: I) xn : xm = xn m diviso de potncias de mesma base conserva a base e subtrai os expoentes. Ex: 24 : 22 = 22 II) (xn)m = xn . m potncia de potncia multiplica os expoentes. f(x) (x + 1) f(21/2 x) = x1/3 x = 0 => f(0) (0 + 1) f(21/2 0) = 01/3 => f(0) f(21/2) = 0 => f(0) = f(21/2) x = 21/2 => f(21/2) (21/2 + 1) f(21/2 21/2) = (21/2)1/3 => => f(21/2) (21/2 + 1) f(0) = 2 (1/2).(1/3) = 21/6 Como f(0) = f(21/2), temos: f(0) (21/2 + 1) . f(0) = 21/6 => f(0) 21/2 . f(0) f(0) = 21/6 => => -21/2 . f(0) = 21/6 => f(0) = - 21/6/21/2 = - 21/6 1/2 = - 2 (1-3)/6 => f(0) = - 2 -2/6 = - 2 -1/3 6.Combinaes,ArranjosePermutao:nesteitem,destacoosseguintespontos: Arranjos Simples: Os agrupamentos diferem entre si pela natureza e pela ordem em que os elementos so dispostos. An,p = n!/(n p)! => nmero de arranjos de n elementos tomados p a p. n! = n.(n-1)! = n.(n-1).(n-2)! = n.(n-1).(n-2).(n-3)! = ... PermutaesSimples(P):osarranjossodiferentesentresisomenteemfunodaordemdeseuselementos. Almdisso,osagrupamentosseroformadosportodososelementosdoconjuntodado.Pn=n! An,n = n!/(n n)! = n!/0! = n!/1 = n! Logo, Pn = An,n Nota 1: Anagrama: palavra ou frase formada de outra por meio de transposio de letras como em Alice, Clia; Roma, amor; Pedro, poder; ou Amrica, Iracema. Nota 2: Permutaes Circulares: Pn = n!/n = (n-1)! => normalmente, so problemas que envolvem n pessoas em torno de uma mesa circular. Nota 3: Permutaes com elementos repetidos: neste caso, h um conjunto de n elementos, com q elementos repetidos do tipo 1, r elementos repetidos do tipo 2, s elementos repetidos do tipo 3, etc. Pn (q,r,s,...) = n!/(q!.r!.s!...) Combinaes Simples: corresponde ao nmero de subconjuntos possveis de n elementos do conjunto A, tomados p a p, considerando p elementos distintos escolhidos entre n elementos dados (p n).

C n, p =

A n! = n, p p !.( n p ) ! Pp

ou

n n! (*) p = p !.( n p ) !

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


7.Probabilidade,VariveisAleatrias,PrincipaisDistribuiesdeProbabilidade:nestetpicogostariade destacaroteoremadeBayeseadistribuiodePoisson,cobradanaltimaprovadeAFRFB: ProbabilidadeCondicional:CorrespondeprobabilidadedeocorreroeventoA,sabendosequeoeventoBj ocorreu,sendorepresentadaporp(A/B).

p(A/B) = n(A B)/n(B) => p(A B) = p(A/B).P(B) => Teorema de Bayes (AFRFB-2009) O nmero de petroleiros que chegam a uma refinaria ocorre segundo uma distribuio de Poisson, com mdia de dois petroleiros por dia. Desse modo, a probabilidade de a refinaria receber no mximo trs petroleiros em dois dias igual a (retirei as alternativas): Resoluo Distribuio de Poisson:

f (k ) = e .

= parmetro da distribuio de Poisson (valor esperado ou nmero mdio de ocorrncias em um intervalo); e = nmero de Euler ou neperiano = 2,71828
= 2 petroleiros por dia x 2 dias = 4 petroleiros Probabilidade = f(0) + f(1) + f(2) + f(3) => => Probabilidade =
1 2 3 40 16 64 4 4 4 4 4 4 e . + e . + e . + e . = e 4 . 1 + 4 + + 0! 1! 2! 3! 2 6 32 3 + 12 + 24 + 32 71 4 e4 . 1 + 4 + 8 + = e 4 . = .e 3 3 3

onde: X = varivel aleatria de Poisson;

k!

k = nmero de petroleiros por dia;

=> Probabilidade =

8.EstatsticaDescritiva,TestesdeHipteseeAnlisedeRegresso:nesteitem,tambmdeixoumexemplo comobizu,relacionadosaostestesdehiptese,almdeumquadroresumo. n < 30 e varincia Nmero de Elementos da n < 30 e varincia n 30 populacional ( ) conhecida Amostra (n) populacional ( ) no conhecida Distribuio Normal Distribuio Normal Distribuio t-Student Testes

H0 = X H1 > X

Unilateral Direita

H0 = X H1 < X

Unilateral Esquerda

H0 = X H1 X

Bilateral

Distribuio Normal

z (calculado) =
Distribuio t-Student

utilizar o nvel de significncia ( ) dado.

utilizar o nvel de significncia ( ) dado.

dividir o nvel de significncia ( ) por 2.

n t (calculado) = X s n
multiplicar o nvel de significncia ( ) por 2 (caso a tabela fornecida seja bicaudal). multiplicar o nvel de significncia ( ) por 2 (caso a tabela fornecida seja bicaudal). utilizar o nvel de significncia ( ) dado(caso a tabela fornecida seja bicaudal).

Graus de liberdade = n 1 (para utilizar a tabela) Exemplo: Suponha que, em pessoas normais quanto capacidade respiratria, a presso arterial seja uma varivel aleatria normalmente distribuda com mdia 12 e varincia 4. Kevin, um renomado cardiologista brasileiro, querendo provar que o diabetes causa aumento da

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


presso arterial, observou a presso arterial de 20 pacientes portadores de diabetes, obtendo uma mdia igual a 16. A hiptese de Kevin ou no vlida, ao nvel de significncia de 0,005? Primeiramente, vamos montar nosso teste de hipteses: Hipteses:

H 0 = 12 H1 > 12

=> teste unilateral direita

Bom, com as hipteses definidas, precisamos verificar qual distribuio utilizar. Repare que n = 20, que menor que 30. Deste modo, pode ser utilizada a distribuio normal ou t-student, a depender se a varincia populacional ou no conhecida. H que se ressaltar que a questo fornece a varincia populacional (varincia = 4) . Portanto, para n < 30 e varincia populacional conhecida => distribuio normal. Clculos:

= 0,005 (nvel de significncia)

rea da Curva = 0,500 (*) 0,005 => rea sob a curva = 0,495 => Z (tabelado) = 2,58 ( esquerda) (*) lembre que 0,500 (50%) para cada lado da curva. Desenhando a curva, teramos:

Aceita H0

Rejeita H0

0,995
= 0,005

Z = 2,58
Clculos: n = 20 Xm = 16 (mdia amostral) (desvio-padro populacional)

= 12 (mdia populacional) 2 = 4 = 2 = 0,005 (nvel de significncia) X 16 12 = z (calculado) = = 8,94 2


n

20

Como z(calculado) > Z(tabelado) => rejeita H0 => dizer que o diabetes aumenta a presso arterial.

> 12 ,

ou seja, Kevin est correto ao

9.GeometriaBsica:aquitambm,pelagrandequantidadedecontedo,deixoumexercciosdeprovaanterior comobizu. (ANA-2009-Esaf) Trs esferas rgidas esto imveis em uma superfcie plana horizontal, sendo que cada esfera esta encostada nas outras duas. Dado que a maior delas tem um raio de 4cm e as outras duas tem raios de 1cm, os pontos em que as esferas tocam o cho formam um triangulo cuja rea (retirei as alternativas): Resoluo

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


A questo descreve que as trs esferas se tocam, duas a duas. Logo, o tringulo formado pelos pontos que as esferas tocam o cho seria: I Vista frontal: base do tringulo (b)

b=r+r=1+1=2

II Vista lateral: lados do tringulo (a): as duas esferas menores esto sobrepostas.

R+r = =1+4=5 r=1

Rr=41=3

a Teorema de Pitgoras: 52 = 32 + a2 => a2 = 25 9 = 16 => a = 4 Logo, o tringulo formado um tringulo issceles de lados iguais a 4 e base igual a 2. Como um tringulo issceles, a sua altura (h), divide a base em duas partes iguais, conforme abaixo: 4 h

DoTeoremadePitgoras:42=h2+12=>h2=161=15=>h= rea do Tringulo = Base x Altura/2 = 2 x

15
cm2

15 /2 = 15

10.JurosSimpleseCompostos,TaxasdeJuros,Desconto,EquivalnciadeCapitais,AnuidadeseSistemas deAmortizao:nesteitem,devemosteratenodiferenaentredescontosracionaisecomerciais.Veja: DescontosSimples Desconto (D): diferena entre o valor nominal e o valor atual. Valor Nominal ou Valor de Face (N): valor do ttulo na data do vencimento. Valor Atual ou Valor Descontado (AD): valor do ttulo na data do desconto. Desconto Comercial, Bancrio ou por Fora (D): corresponde aos juros calculados sobre o valor nominal. D = N.iD.t = N AD AD = N D = N N.iD.t = N.(1 iD.t) Taxa efetiva ou Taxa Implcita da Operao (ief): corresponde taxa que deve ser aplicada ao valor atual para obter o valor nominal. ief > iD => N = AD.(1 + ief.t) Desconto Racional, Matemtico ou por Dentro (d): o desconto que determina um valor atual (Ad) que, corrigido nas condies de mercado, resulta em um montante igual ao valor nominal. N = Ad.(1 + id.t) id = ief

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


DescontosCompostos Desconto Comercial Composto: um desconto que incide sobre o valor nominal (N), perodo a perodo. A = N.(1 d)n A = valor atual; N = valor nominal; d = taxa de desconto comercial; n = nmero de perodos de antecipao Desconto Racional Composto: neste desconto, deve-se calcular o valor atual (A), de modo que N seja o seu montante. N = A.(1 + i)n => A = N/(1 + i)n 11. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de: raciocnio matemtico (que envolvam, entre outros, conjuntos numricos racionais e reais operaes, propriedades, problemas envolvendo as quatro operaes nas formas fracionria e decimal; conjuntos numricos complexos; nmeros e grandezas proporcionais; razo e proporo; diviso proporcional; regra de trs simples e composta; porcentagem); raciocnio sequencial; orientao espacial e temporal; formao de conceitos; discriminao de elementos: neste item, o meu bizu refere-se a uma questo de regra de trs direta e inversa. (Assistente Tcnico-Administrativo-MF-2009-Esaf) Com 50 trabalhadores, com a mesmo produtividade, trabalhando 8 horas por dia, uma obra ficaria pronta em 24 dias. Com 40 trabalhadores, trabalhando 10 horas por dia, com uma produtividade 20% menor que os primeiros, em quantos dias a mesma obra ficaria pronta (retirei as alternativas)? Resoluo I O nmero de dias para terminar a obra inversamente proporcional ao nmero de trabalhadores, ou seja, quanto maior o nmero de trabalhadores, menor o nmero de dias, e vice-versa. II O nmero de dias para terminar a obra inversamente proporcional jornada de trabalho, ou seja, quanto maior a jornada de trabalho, menor o nmero de dias, e vice-versa. III O nmero de dias para terminar a obra inversamente proporcional produtividade, ou seja, quanto maior produtividade, menor o nmero de dias, e vice-versa. Dias 24 X Trabalhadores 50 40 Jornada 8 10 Produtividade P (P 20%.P) = 0,8P

24 4 0 1 0 0 , 8 .P 5 .0 , 8 = = = 0,8 0,8.X = 24 . . X P 50 8 5 24 X = = 3 0 d ia s 0,8

Boa prova, Moraes Junior moraesjunior@pontodosconcursos.com.br

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 5) ADMINISTRAO PBLICA Rafael Encinas

Ol Pessoal, Este o Bizu de Administrao Pblica. Nele, o objetivo rever os conceitos mais importantes do edital e que a ESAF tem usado em suas provas.

Vamos ver agora um dos itens mais importantes do edital: Modelos tericos de Administrao Pblica: patrimonialista, burocrtico e gerencial. Para Bresser, so trs as caractersticas bsicas que traduzem o carter racional das burocracias. So sistemas sociais: (1) formais, (2) impessoais, (3) dirigidos por administradores profissionais. Bresser afirma ainda que estes administradores tendem a control-los cada vez mais completamente. Com a maior complexidade e a burocratizao da sociedade moderna, os burocratas tendem a retirar poder dos polticos. O surgimento do estado burocrtico implicaria a renncia de responsabilidade pela liderana poltica e na usurpao das funes polticas por parte dos administradores. O termo usurpao pode parecer forte, mas correto. muito importante diferenciarmos a teoria burocrtica, que nasce voltada para a eficincia, de suas disfunes, que so os problemas que surgem de sua aplicao. Entre as disfunes temos: a centralizao excessiva do processo decisrio; o formalismo exagerado; a transformao da obedincia norma no prprio objetivo, esquecendo os resultados; a resistncia inovao e s mudanas; a despersonalizao do relacionamento. Podemos dividir a evoluo da Nova Gesto Pblica em trs momentos:
Gerencialismo Puro Economia / eficincia produtividade Contribuintes Consumerism Public Service Orientation (PSO)

Efetividade / qualidade

Accountability / eqidade

Clientes / consumidores

Cidados

No incio, perodo do Managerialism, ou gerencialismo puro, o foco das reformas estava na busca pela eficincia. Em virtude das revoltas dos contribuintes que vinham acontecendo, pessoas insatisfeitas com a falta de resultados da burocracia e que no queriam mais pagar impostos, decidiu-se por privilegiar a conscincia de custos, o entendimento de que os recursos so do contribuinte e este quer v-los gastos com eficincia. Realizava-se a privatizao, desregulamentao, devoluo de atividades governamentais iniciativa privada ou comunidade. Num segundo momento, alm da valorizao do contribuinte, acrescenta-se a noo de que as pessoas so tambm clientes dos servios pblicos, por isso querem qualidade. O consumerism, que pode ser traduzido como satisfao do consumidor, introduziu a perspectiva da qualidade como uma estratgia voltada para a satisfao do consumidor, atravs de medidas que visavam tornar o poder pblico mais leve, gil e competitivo: descentralizao administrativa, criao de opes de atendimento, como incentivo competio entre organizaes pblicas e adoo de um novo modelo contratual.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

No terceiro momento, o foco muda do cliente para o cidado. O Public Service Orientation est baseado na noo de eqidade, de resgate do conceito de esfera pblica e de ampliao do dever social de prestao de contas (accountability). Os princpios da administrao gerencial so: descentralizao administrativa, descentralizao poltica, organizaes horizontalizadas, pressuposto da confiana limitada, controle por resultados, a posteriori, administrao voltada para o atendimento do cidado, ao invs de autoreferida.

No podemos deixar de dar uma olhada nos itens 3. Experincias de reformas administrativas e 4. O processo de modernizao da Administrao Pblica, que se referem Evoluo da Administrao Pblica no Brasil. A partir da dcada de 1930 tem incio o desenvolvimento industrial do pas. Segundo o Plano Diretor: A implantao da administrao pblica burocrtica uma conseqncia clara da emergncia de um capitalismo moderno no pas. iniciado um amplo processo de criao de estatutos e normas para as reas fundamentais da administrao pblica, principalmente em trs reas que so consideradas o trip da implantao da administrao burocrtica no pas: administrao de materiais, de pessoal e financeira. O Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP) foi o grande rgo responsvel por modernizar a administrao pblica. Criado no incio do Estado Novo, um momento em que o autoritarismo brasileiro ganhava fora, nasce com o objetivo de realizar a revoluo modernizadora do pas, industrializ-lo, e valorizar a competncia tcnica. Representou, assim, no plano administrativo, a afirmao dos princpios centralizadores e hierrquicos da burocracia clssica. Juscelino Kubitschek tomou posse em 1956 e tentou implantar no Brasil a Administrao para o Desenvolvimento, consubstanciada no Plano de Metas. Trata-se de um conjunto de idias que defendia que era necessrio reformar o sistema administrativo para transform-lo em instrumento de modernizao da sociedade. A sua aplicao no Brasil, tanto no governo de JK quanto na ditadura, resultou no crescimento exagerado da administrao indireta, com vistas a fugir da burocracia da direta. A estratgia de JK direciona-se ento para as estruturas paralelas, dotadas de maior autonomia. Ganha vulto a autarquizao de rgos da administrao direta, mediante a criao de vrias autarquias e sociedades de economia mista, mecanismos mais geis e flexveis. Com o incio da Ditadura em 1964, h um aprofundamento da busca pela flexibilizao. Para Bresser, em sntese o Decreto-Lei 200 foi uma tentativa de superao da rigidez burocrtica, podendo ser considerado como um primeiro momento da administrao gerencial no Brasil. A reforma tinha um carter nitidamente descentralizador e buscava modernizar a administrao pblica atravs da utilizao de instrumentos gerenciais de gesto utilizados pela iniciativa privada. O decreto estabelece cinco princpios fundamentais que iro estruturar a administrao pblica: Planejamento, Descentralizao, Delegao de autoridade, Coordenao e Controle. No entanto, segundo Bresser, o aspecto mais marcante da Reforma Desenvolvimentista de 1967 foi a desconcentrao (sic) para a administrao indireta, particularmente para as fundaes de direito privado criadas pelo Estado, as empresas pblicas e as empresas de economia mista, alm das autarquias, que j existiam desde 1938. A estratgia de descentralizao do governo autoritrio possua semelhana com a criao da administrao paralela de JK. A criao e expanso da administrao indireta foi uma tentativa de escapar dos rgos centralizados para que se instalassem novos princpios de uma nova onda de eficincia no setor pblico.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

Em 1979 registrou-se uma nova tentativa de reformar a burocracia e orient-la na direo da administrao pblica gerencial, com a criao do Ministrio da Desburocratizao e do Programa Nacional de Desburocratizao. Podemos afirmar que esta nova reforma de 1979 apresentava trs principais linhas: (1) desburocratizao da administrao direta; (2) desestatizao: papel suplementar do Estado no campo da iniciativa privada; (3) maior controle das empresas estatais. Como reao ao loteamento de cargos aps a redemocratizao e por considerar que o excesso de flexibilizao concedido administrao indireta era uma das causas da crise fiscal do Estado, a CF88 d um passo atrs na caminhada rumo administrao gerencial, representando um retrocesso, trazendo de volta a rigidez burocrtica. Segundo Bresser Pereira: A Constituio ir sacramentar os princpios de uma administrao pblica arcaica, burocrtica ao extremo. Uma administrao pblica altamente centralizada, hierrquica e rgida, em que toda a prioridade ser dada administrao direta ao invs da indireta. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, ir criticar esta burocratizao excessiva promovida pela CF88 e ir novamente tentar a administrao gerencial no pas. O PDRAE identificou quatro segmentos de organizao do Estado, formas de relacionamento com a sociedade, no que concerne distribuio de responsabilidades. O Plano previa: a valorizao do servidor pblico e o fortalecimento do ncleo estratgico; a qualificao de autarquias e fundaes que exeram atividades exclusivas em agncias executivas; a publicizao dos servios no exclusivos com a transformao de fundaes pblicas em organizaes sociais; e a privatizao da produo de bens e servios para o mercado.

Accountability. Esse um conceito muito importante para a Administrao Pblica. Esse termo abrange pelo menos trs aspectos

Obrigao em prestar contas Responsabilizao pelos atos e resultados Responsividade O termo accountability abrange a relao entre o administrador pblico, encarregado da gerncia dos bens da coletividade, e a sociedade civil. Como ele administra bens pertencentes a terceiros, deve prestar contas desta administrao. O segundo aspecto a responsabilizao do administrador pblico pelos seus atos e pelos resultados alcanados. J a responsividade refere-se sensibilidade dos representantes vontade dos representados; ou, dito de outra forma, disposio dos governos de adotarem as polticas preferidas por seus governados. A accountability pode ser classificada em trs tipos: vertical, horizontal e societal. A ESAF j usou algumas vezes a seguinte definio da accountability horizontal:
A existncia de agncias estatais que esto legalmente capacitadas e autorizadas, e realmente dispostas e aptas, a tomar aes que ultrapassem da vigilncia rotineira a sano criminal ou impedimento em relao s aes ou omisses por outros agentes ou agncias do estado que podem ser qualificadas como ilegais.

J a accountability vertical pressupe a vigilncia e sanes que eleitores exercem sobre os governantes. Implica a existncia de um agente de controle externo, o eleitorado, retirando do poder aqueles que no tenham cumprido com seu papel.

R-FISCAL DO TRABALHO

Por fim, mais recentemente ganhou importncia o conceito de accountability societal, que surgiu para propiciar uma participao mais ativa da sociedade nas decises governamentais, uma participao direta. Este conceito surgiu da insatisfao em relao s duas outras formas, que no estavam permitindo uma participao real da sociedade nas decises governamentais. A accountability societal pode ser definida como:
Um mecanismo de controle no eleitoral, que emprega ferramentas institucionais e no institucionais (aes legais, participao em instncias de monitoramento, denncias na mdia etc.), que se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos, ou mdia, objetivando expor erros e falhas do governo, trazer novas questes para a agenda pblica ou influenciar decises polticas a serem implementadas pelos rgos pblicos.

Governabilidade X Governana. Vincius de Carvalho elaborou o seguinte quadro com os conceitos de trs autores, e que a ESAF usa recorrentemente nas questes:
Autores Bresser Pereira Governabilidade Governana

Capacidade de governar derivada da relao Capacidade financeira/gerencial de de legitimidade do Estado e do seu governo formular e implementar polticas com a sociedade civil. pblicas. Condies sistmicas de exerccio do poder pelo Estado e seu governo em uma determinada sociedade. Condies de legitimidade de um determinado governo para empreender as transformaes necessrias. Capacidade da ao do Estado na formulao e implementao de polticas pblicas e consecuo das metas coletivas. Capacidade tcnica, financeira e gerencial de implementar estas transformaes.

Eli Diniz

Caio Marini

Novas tecnologias gerenciais: Reengenharia o redesenho radical dos processos organizacionais, buscando melhorias drsticas. Ela busca redefinir os processos de forma a agregar valor ao cliente, mudando a forma departamentalizada para uma gesto por processos. Aqui importante separar a teoria da prtica. Muitas empresas usaram a reengenharia como desculpa para demitir pessoal, terceirizar. Mas a reengenharia redesenho de processos. No automatizao e enxugamento de pessoal, no terceirizao, privatizao, no reestruturao organizacional

O planejamento estratgico define os caminhos que a organizao deve seguir para alcanar a situao desejada. Ele volta-se para a organizao como um todo, para o longo prazo e de responsabilidade de alta cpula. As fases bsicas segundo Djalma de Oliverira so: diagnstico estratgico, definio da misso, definio dos instrumentos prescritivos e quantitativos e controle e avaliao. A Qualidade Total tem como princpios: a qualidade deve ser entendida como satisfao do cliente; deve ser um compromisso de toda a organizao; o controle deve ser feito de forma descentralizada

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

e por equipes; a qualidade deve ser buscada continuamente; deve-se buscar custos menores e eliminao de desperdcio. O Balanced Scorecard focaliza o desempenho da organizao sob quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Contudo, este modelo no obrigatrio, cada organizao pode desenvolver as suas prprias perspectivas. No setor pblico, a perspectiva financeira transforma-se em oramentria e vai para a base do mapa estratgico, j que dar suporte s demais. O downsizing pode ser traduzido como achatamento e constitui a busca pela flexibilidade organizacional, eliminando nveis hierrquicos (delayering) ou terceirizando atividades acessrias (outsourcing). A SWOT uma ferramenta usada no diagnstico estratgico e sua sigla traz as variveis do ambiente interno foras e fraquezas e do ambiente externo oportunidades e ameaas. A diferena entre o ambiente interno e o externo que o primeiro refere-se aquilo que est sob o controle do gestor, o segundo traz variveis incontrolveis.

O Brasil caracteriza-se por ser um Estado Federal. A CF88 realizou uma ampla descentralizao poltica, transferindo autonomia e poder para os governos estaduais e municipais. No entanto, o federalismo brasileiro descentralizado em termos fiscais, mas isso no acompanhado pela descentralizao de competncias, principalmente nas polticas sociais, que foram definidas pela CF88 como de competncia comum entre Unio, estados e municpios. Adotamos como sistema de governo o Presidencialismo. Os autores identificam o nosso presidencialismo de duas maneiras: Presidencialismo plebiscitrio: o presidente, usualmente mediante apelos populistas, estabelece um vnculo de legitimidade diretamente com a populao, enfraquecendo a representao parlamentar. Suposio de que o capital poltico eleitoral do Presidente da Repblica uma fora capaz de imprimir coerncia a este sistema altamente fragmentado. Essa suposio tem como base a comunicao direta dos candidatos presidncia com o grande eleitorado nacional, a crena de que a adeso desse grande eleitorado estvel e propicia ao presidente, de maneira contnua, o poder poltico de que ele carece. Presidencialismo de Coalizo: devido grande quantidade de partidos, forma-se um padro de barganha fisiolgica com o objetivo de formar maiorias. A "coalizo" est relacionada aos acordos feitos entre partidos, geralmente por meio da ocupao de cargos no governo e alianas entre foras polticas para alcanar determinados objetivos.

Todos os eventos do ciclo de gesto devem estar ligados a programas. O programa conceituado no PPA como:
Instrumento de organizao da atuao governamental com vistas ao enfrentamento de um problema. Articula um conjunto coerente de aes (oramentrias e no-oramentrias) que concorrem para objetivos setoriais preestabelecidos, constituindo uma unidade bsica de gesto com responsabilidade pelo desempenho e transparncia das aes de Governo.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

O ciclo est baseado na tecnologia gerencial PDCA, cuja sigla se refere a: Planejar, Implementar, Avaliar e Agir Corretivamente. uma ferramenta que busca a melhoria contnua, alimentando o processo de planejamento com as informaes geradas pela avaliao e pela identificao de necessidades de melhorias.

O controle externo est a cargo do Poder Legislativo, que tem como rgo auxiliar o Tribunal de Contas da Unio, mas que independente, no estando subordinado ao Congresso. Alm disso, os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 6) DIREITO CONSTITUCIONAL Vitor Cruz Ol pessoal, Vamos relembrar os pontos cruciais para a prova do AFT. A ESAF adora cobrar conceitos relacionados teoria da Constituio. Lembrem-se que o conceito de Constituio que temos atualmente fruto do chamado constitucionalismo moderno, aquele que comeou no sculo XVIII com a Revoluo Francesa e a Independncia dos Estados Unidos. Segundo a doutrina, o constitucionalismo moderno legitimou o aparecimento da chamada constituio moderna que justamente definida como sendo a organizao da comunidade poltica em um documento escrito no qual se asseguram as liberdades e os direitos e se fixam os limites do poder poltico. Esse o chamado conceito ocidental de constituio ou conceito ideal de constituio. Constituio, ento, pode basicamente ser definida como a norma escrita suprema em um ordenamento jurdico que serve para organizar o Estado e limitar os poderes do governantes face ao povo. Quadro resumo sobre as concepes (sentidos da Constituio): Autor Ferdinand Lassale Sentido ou Sentido Sociolgico concepo Perceberam? de Constituio LaSSaLe SocioLgico O que dizia: Obra: A Essncia da Constituio - O que uma Constituio? Constituio um fato social. No adianta tentar colocar uma norma escrita, pois a constituio escrita = mera folha de papel a Constituio formada pelas "Foras Dominantes da Sociedade" = soma dos fatores reais de poder. Asism para Lassale tinhamos 2 constituies = a constituio real e a folha de papel. Carl Schimitt Sentido poltico Perceberam? SchimiTT - PolTico Obra: O conceito poltico. A constituio uma deciso poltica fundamental "decisionimo". Por deciso poltica fundamental entende-se a deciso base, concreta que organiza o Estado. Assim, s constitucional aquilo que organiza o Estado e limita o Poder, o resto so meras "leis constitucionais". Influncia na Constituio da ustria . Contemporneo e rival de Schimitt - defendia o "positivismo". Conceito formal de constituio - tudo que est na constituio capaz de se impor sobre o ordenamento. Constituio tem 2 sentidos: Lgico-jurdico: norma hipottica (imaterial, pensada - como deveria ser) que serve base para o sentido JurdicoPositivo: Constituio efetiva, escrita, capaz de se impor sobre o resto do ordenamento. Hans Kelsen Sentido Jurdico

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Classificao das Constituies:


Tipos Outorgada Promulgada Conceito Imposta pelo governante. Legitimada pelo povo atravs de uma Assemblia Constituinte. No Brasil (CF/88) CF/88 = Promulgada

Critrio de classificao

Origem Cesarista

Imposta pelo governante, mas posteriormente levada aprovao popular (no deixa de ser outorgada).

No Brasil tivemos 8 Constituies 4 promulgadas e 4 Outorgadas. Foram outorgadas as Constituies de 1824, 1937, 1967 e 1969 (dica: A primeira um nmero par, as demais so mpares). Por outro lado, foram promulgadas as de 1891, 1934, 1946 e 1988 (dica: A primeira um nmero mpar, as demais so pares).

Escrita Forma No-Escrita

Sinttica Extenso Analtica

Formal Contedo Material

Elaborao

Dogmtica

Documento Escrito (se nico = codificada/se vrios = legal). Consuetudinria (costumeira). O que importa o contedo e no como ele tratado. Dispe apenas sobre matrias essenciais (organizao do Estado e limitao do poder). extensa tratando de vrios assuntos, ainda que no sejam essenciais. Independe do contedo tratado. Se estiver no corpo da Constituio ser um assunto constitucional, j que o importante to somente a forma. O importante apenas o contedo. No precisa estar formalizado em uma constituio para ser um assunto constitucional. Necessariamente escrita. Reflete a realidade presente na sociedade em um determinado momento.

Escrita e Codificada.

Analtica

Formal

Dogmtica

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


Histrica Consolidada ao longo do tempo. Pode ser alterada por leis de status ordinrio. Prescinde de procedimento especial para ser alterada. Somente pode ser alterada por um procedimento especial, mais dificultoso do que o de elaborao das leis ordinrias. Possui uma parte rgida e outra flexvel. No podem ser alteradas ignorada. Efetivamente aplicada. Criada apenas para justificar o poder de um governante. Possui normas programticas traando um plano para o governo. Constituio negativa, sinttica. No traa planos, apenas limita o poder e organiza o Estado. Utilizada para ser aplicada em um determinado estgio poltico de um pas.

Flexvel

Alterabilidade ou estabilidade.

Rgida

Rgida (ou super-rgida j que possui clusulas ptreas). Em 1824 era semi-rgida.

Ontolgica ou conexo com a realidade

Semi-rgida ou semiflexvel Imutvel Nominalista Normativa Semntica

Normativa

Dirigente

Finalidade

Garantia

Dirigente

Balano

Normas de eficcia plena - Possuem aplicao imediata, no dependem da edio de uma lei para mediar os seus efeitos e no h previso constitucional para que uma lei possa restringir os seus efeitos. Normas de eficcia contida - Possuem aplicao imediata assim como as plenas, mas h previso constitucional para que leis possam fazer uma conteno dos seus efeitos. Normas de eficcia limitada - Possuem aplicao "mediata", ou seja, somente so aplicveis aps a elaborao de uma lei que venha mediar os seus efeitos. Toda norma constitucional, independentemente da eficcia, possui fora jurdica, pois ainda que no seja aplicvel, deve ser observada por todo o ordenamento jurdico. E no existe hierarquia entre elas. Prembulo no norma constitucional central. No possui fora jurdica. Poder Constituinte Originrio (PCO) - o poder inicial do ordenamento jurdico, um poder poltico. Todos os outros (poderes

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO constituintes derivados) so poderes jurdicos, pois foram institudos pelo originrio. Poder Constituinte Derivado Reformador - o poder de fazer emendas constitucionais. Trata-se da reforma da Constituio (CF, art. 60). Poder Constituinte Derivado Revisor - o poder que se manifestou em 1993 e aps isso acabou. Responsvel pela reviso constitucional, que era um procedimento bem mais simples que a reforma. Bastava maioria absoluta em sesso unicameral (CF, art. 3 ADCT). Poder Constituinte Derivado Decorrente - o poder que os Estados possuem para elaborarem as suas Constituies Estaduais. a faceta da autonomia estatal chamada de "auto-organizao". O Poder Constituinte Originrio possui caractersticas e cada uma dessas caractersticas possui um conceito. A ESAF costuma colocar o nome de uma com o conceito de outra. CUIDADO. CADA CARACTERSTICA TEM O SEU PRPRIO CONCEITO. So caractersticas do PCO: 1- Poder poltico - Como vimos ele que organiza e institui todos os outros poderes; 2- Inicial ele que d incio a todo o novo ordenamento jurdico, a base da ordem jurdica; 3- Ilimitado, irrestrito, ou soberano - No reconhece nenhuma limitao MATERIAL ao seu exerccio. Uma parte da doutrina que resgata o pensamento "jusnaturalista" diz que o PCO deve ser limitado pelos direitos humanos supranacionais. Porm, para fins de concurso esta afirmao no vlida, a no ser que se mencione expressamente a doutrina jusnaturalista. 4- Autnomo - Ele no se submete a nenhum outro poder. 5- Incondicionado No existe nenhum PROCEDIMENTO prestabelecido para que ele se manifeste. 6 - Permanente porque no se esgota no momento de seu exerccio. Da mesma forma, so caractersticas do Poder Constituinte Derivado: 1- Poder Jurdico - Pois foi institudo pelo PCO dentro da ordem jurdica. 2- Derivado Pois no o inicial, e sim deriva do PCO. 3- Condicionado - Pois sua manifestao se condiciona ao rito estabelecido pelo art. 60. 4- Limitado - Deve respeitar os limites impostos pelo art. 60 CF. Assim temos as seguintes limitaes: Circunstancial - art. 60 1 (Estado de stio, defesa ou interveno);

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Procedimental - art. 60 2 (3/5 dos votos em 2 turnos em cada Casa); Material - art. 60 4 que traz as chamadas "clusulas ptreas" expressas. OBS 1 - Alm das expressas, temos tambm clausulas ptreas implcitas: O Povo como titular do PCO e a vedao dupla reviso, ou seja, proibido alterar o prprio art. 60. OBS 2 - No Brasil no tivemos a chamada "limitao temporal", tal limitao pode ser encontrada em constituies de outros pases. Essa limitao ocorre quando somente depois de decorrido certo lapso temporal a Constituio poder ser reformada. No se deve tambm confundir os institutos de organizao poltica. No Brasil temos: Forma de Estado - Federao; Forma de Governo - Repblica (res publica = coisa pblica); Regime Poltico - Democracia mista ( ou semi-direta ou ainda semirepresentativa); Sistema de Governo - Presidencialismo. Monarquia Caractersticas: a) Vitaliciedade; b) Hereditariedade; Repblica Caractersticas: a)Temporariedade; b) Eletividade; c) Transparncia na gesto pblica e prestao de contas, levando a uma responsabilidade dos governantes; Facetas da autonomia poltica dos entes da federao: 1- Autogoverno: capacidade de os entes governantes sem interferncia de outros entes; escolherem seus

2- Auto-organizao: capacidade de institurem suas prprias constituies (no caso dos estados) ou leis orgnicas (no caso dos municpios e do DF); 3- Autolegislao: capacidade de elaborarem suas prprias leis atravs de um processo legislativo prprio, embora devam seguir as diretrizes do processo em mbito federal. 4- Auto-administrao: capacidade de se administrarem de forma independente, tomando suas prprias decises executivas e legislativas. OBS - Para alguns autores, a auto-organizao engloba a autolegislao. O Presidente da Repblica tem a competncia privativa de tudo que est disposto no art. 84. Deste artigo, porm, existem 3 matrias que podem ser delegas aos Ministros de Estado, bem como ao PGR e ao AGU, devido disposio do art. 84 pargrafo nico: 1- Decreto Autnomo (inciso VI);

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 2- Conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei (inciso XII); 3- PROVER cargos pblicos na forma da lei (inciso XXV, primeira parte). Observe que apenas PROVER os cargos, a extino de cargos pblicos no poder ser delegada, salvo se vagos, quando podero, ento, ser feita por decreto autnomo que integralmente delegvel. Julgamento do Presidente da Repblica: Tipo de crime Admisso Julgamento

sim Crime de Responsabilidade Crime comum correlato com suas atividades A Cmara dos Dep. admitiu a acusao contra o Presidente por 2/3 de seus membros? Pelo Senado sim Pelo STF

no Crime comum estranho s suas atividades (4)


Lembrando que no caso do julgamento pelo Senado: Funcionar como Presidente (da sesso de julgamento) o do STF; A condenao somente ser proferida por 2/3 dos votos do Senado; Suspenso das funes do Presidente: O Presidente ficar suspenso (por 180 dias) de suas funes: Nas infraes penais comuns - quando o STF receber a denncia ou queixa-crime; Nos crimes de responsabilidade - aps o Senado instaurar o processo. A homologao da sentena estrangeira e a concesso do exequatur s cartas rogatrias competncia do STJ. Quem cumpre o exequatur o Juiz Federal. Tratados internacionais: Em regra, aps serem internalizados sero equivalentes s leis ordinrias, mas, o art. 5 3 diz que os tratados e convenes internacionais sero equivalentes s emendas constitucionais, se versarem sobre direitos humanos; e forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, da mesma forma que uma emenda constitucional. Atualmente, o STF entende que os tratados internacionais sobre direitos humanos, caso no passem pelo rito de votao de uma EC, no ir adquirir o status constitucional, porm, por si s j possuem um

Aps o mandato

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO status de supralegalidade podendo revogar leis anteriores e devendo ser observados pelas leis futuras. Atualmente, no existe no Brasil, priso civil por dvida do depositrio infiel. Somente existe priso por dvida por motivo de obrigao alimentcia. Cuidado!!! Se a questo pedir expressamente que seja dada a resposta "SEGUNDO A CONSTITUIO", dever colocar que o depositrio infiel pode ser preso. Atualmente a posio do judicirio na deciso de um mandado de injuno, a posio concretista, ou seja, ele far com que desde logo o impetrante possa exercer o seu direito que est sendo frustrado.
Controle de Constitucionalidade:

Conceito No Legislativo

Controle Preventivo Realizado sobre projetos de lei ou propostas de emendas constitucionais Feito pelas cmaras de constituio e justia (CCJ).

No Executivo

Feito pelo veto JURDICO do presidente.

atravs de Feito mandado de segurana impetrado por parlamentar (somente o parlamentar legitimado) que considera que um projeto de lei inconstitucional est sendo levado votao e no foi barrado pela CCJ. No existe controle sobre normas originrias. No Judicirio

Controle Repressivo Realizado sobre a lei ou emenda j promulgadas Ocorre quando o CN usando sua prerrogativa do art. 49, V susta leis delegadas exorbitantes ou quando o CN aprecia os pressupostos constitucionais da medida provisria. Pela prerrogativa que o Presidente tem (somente o Presidente) de ordenar que seus subordinados no apliquem certa lei que ele considera inconstitucional Feito atravs das vias concentradas ou pelas vias difusas.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 7) ECONOMIA DO TRABALHO Heber Carvalho Ol caros alunos, Seguem os assuntos que eu acho mais importante em relao Economia do Trabalho. O objetivo que este material sirva como fonte de reviso e direcionamento para os assuntos mais importantes. Nesse sentido, este BIZU no conter todos os assuntos do edital, somente os mais importantes sero abordados. CONCEITOS BSICOS 1. PIA a populao em idade ativa. No Brasil, a idade ativa comea aos 10 anos (inclusive). A PIA subdividida em PEA e PNEA. 1.1. PEA a populao economicamente ativa (fora de trabalho). A PEA subdividida em: ocupados e desocupados. 1.1.1. OCUPADOS Compreendem as pessoas que exerceram trabalho, remunerado ou sem remunerao, durante pelo menos uma hora completa na semana de referncia ou que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas nessa semana. Temos como ocupados: os empregados, os conta-prpria (autnomos), empregadores, no remunerados (desde que trabalhem pelo menos 01 hora na semana de referncia). 1.1.2. DESOCUPADOS - So classificadas como desocupadas na semana de referncia as pessoas sem trabalho na semana de referncia, mas que estavam disponveis para assumir um trabalho nessa semana e que tomaram alguma providncia efetiva para conseguir trabalho no perodo de referncia de 30 dias, sem terem tido qualquer trabalho ou aps terem sado do ltimo trabalho que tiveram nesse perodo. Nota: os que trabalham sem remunerao, em regra, no so classificados como ocupados. No entanto, se a questo, explicitamente, fizer aluso ao fato de que os no remunerados tralharam pelo menos 01 hora completa na semana de referncia, estes no remunerados sero considerados ocupados. 1.2. PNEA - a populao no economicamente ativa. constituda pelas pessoas em idade ativa (PIA) que no foram classificadas como ocupadas nem como desocupadas. A PNEA inclui aqueles que no trabalham e no buscam emprego (estudantes, donas de casa, desalentados, presos, rus, invlidos, preguiosos, playboys, etc), e aqueles que exercem atividade no remunerada por menos de 01 hora na semana de referncia e no buscam emprego. Conceito de desalentados: so pessoas que no possuem trabalho e que procuraram trabalho por um tempo, mas desistiram por no encontrar qualquer tipo de trabalho, trabalho com remunerao adequada ou trabalho de acordo com as suas qualificaes, desta forma, ficaram desestimuladas, desalentadas ou desencorajadas. Pertencem PNEA. 2. SUBEMPREGO - Subemprego significa subutilizao da mo-de-obra. Tal subutilizao deve-se a vrias causas, entre elas, podemos destacar a insuficincia de demanda agregada da Economia, atraso econmico e social, alm de questes estruturais e conjunturais (mercados sazonais ou de

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO poca, como o agrcola, por exemplo). Temos dois tipos de subocupao/subemprego: 2.1. Pessoas subocupadas por insuficincia de horas trabalhadas: definem-se subocupadas por insuficincia de horas trabalhadas as pessoas que trabalharam efetivamente menos de 40 horas na semana de referncia, no seu nico trabalho ou no conjunto de todos os seus trabalhos, mas gostariam de trabalhar mais horas que as efetivamente trabalhadas na semana de referncia e estavam disponveis para trabalhar mais horas no perodo de 30 dias, contados a partir do primeiro dia da semana de referncia. 2.2. Pessoas sub-remuneradas: definem-se subremuneradas as pessoas ocupadas na semana de referncia cuja relao do rendimento mensal habitualmente recebido de todos os trabalhos por horas semanais habitualmente trabalhadas em todos os trabalhos inferior relao do salrio mnimo por 40 horas semanais. 3. INDICADORES DO MERCADO DE TRABALHO 3.1 - Taxa de atividade - Tambm chamada de taxa de participao na fora de trabalho, o percentual de pessoas economicamente ativas (PEA) na semana de referncia em relao s pessoas em idade ativa (PIA). Algebricamente temos: Taxa de atividade = PEA/PIA = (OCUPADOS+DESOCUPADOS)/PIA a taxa de atividade/participao masculina maior que a feminina. a taxa de atividade/participao adulta maior que a participao jovem ou idosa. medida que a economia e o pas cresam e se desenvolvam, uma forte tendncia a taxa de atividade/participao feminina atingir valores mais prximos taxa masculina. 3.2 - Taxa de inatividade - o contrrio da taxa de atividade. o percentual de pessoas no economicamente ativas em relao s pessoas em idade ativa. Algebricamente temos: Taxa de inatividade = PNEA/PIA 3.3 - Nvel de ocupao - o percentual de pessoas ocupadas (empregadas) em relao s pessoas de 10 anos ou mais de idade (PIA). Assim: Nvel de ocupao = Ocupados/PIA 3.4- Nvel de desocupao - o contrrio do nvel de ocupao. o percentual de pessoas desocupadas em relao s pessoas em idade ativa (PIA). Ento: Nvel de desocupao = Desocupados/PIA 3.5- Taxa de desocupao - Tambm chamada de taxa de desemprego, ou ainda taxa de desemprego aberto, ela certamente o indicador mais importante e tambm o mais conhecido da populao em geral. o percentual de pessoas desocupadas em relao s pessoas economicamente ativas (PEA). Assim: Taxa de desocupao/desemprego = Desocupados/PEA A taxa de desocupao dos homens menor que a das mulheres, no entanto, com o avano econmico a tendncia cada vez mais esta diferena diminuir. E a taxa de desocupao dos adultos menor que a de jovens e idosos.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 3.6- Taxa de ocupao - Tambm chamada de taxa de emprego, o contrrio da taxa de desocupao. Reflete o percentual de ocupados em relao s pessoas economicamente ativas (PEA): Taxa de ocupao/emprego = Ocupados/PEA 5. MERCADO DE TRABALHO FORMAL E INFORMAL O mercado informal aquele que vive marginalidade da legislao, e mercado formal seria aquele que vive de acordo com a legislao vigente. Dentro do mercado de trabalho formal estariam aqueles trabalhadores que, sendo empregados, possuem carteira de trabalho assinada, os servidores pblicos civis e militares, e aqueles que trabalham por contra prpria e contribuem para a previdncia social. J o mercado de trabalho informal seria constitudo por aqueles empregados sem carteira assinada, o conta prpria no contribuinte, o trabalhador no remunerado e o envolvido em construo para o prprio uso e produo para autoconsumo. DEMANDA POR TRABALHO DEMANDA POR TRABALHO EM MERCADOS COMPETITIVOS No modelo simplificado (para mercados competitivos) da demanda de mo-de-obra suposto que as firmas trabalham em mercados competitivos (ningum forte/grande o suficiente para influir nos preos dos bens), tanto sob a tica do mercado de produtos, quanto sob a tica do mercado de trabalho. Supomos tambm que estamos no curto prazo (somente o insumo mo-de-obra varia). Por ltimo, feita a suposio de que as firmas buscam a maximizao de lucros. A deciso de contratar ou no mo-de-obra passa pelo valor da produo de um trabalhador adicional. Assim, o raciocnio do empresrio o seguinte: eu s vou contratar este trabalhador se a receita que ele me trouxer for maior que a despesa. De forma oposta, ele vai demitir quando o custo do trabalhador demitido for maior que a receita que este trabalhador aufere para a empresa, de tal forma que, se ele demiti-lo, o seu lucro (receita despesa) aumentar. De forma tcnica, o empresrio s estar em equilbrio (no contrata, nem demite) quando a receita gerada por um trabalhador adicional for igual ao custo gerado por um trabalhador adicional. Neste nvel de emprego, o lucro maximizado. Ou seja, quando: RmgL = CmgL (1) A RmgL, tambm chamada de Produto da Receita marginal da mode-obra (PRmgL), o valor da produo de um trabalhador adicional. So os produtos adicionais produzidos pelo trabalhador contratado (PmgL) multiplicados pelos acrscimos na receita total em virtude das vendas destes produtos (Rmg). Como estamos em um mercado competitivo, a firma tomadora de preos, e estes produtos adicionais sero vendidos no mercado exatamente ao preo de equilbrio do mercado (P), que constante e no varia. Desta forma, para mercados competitivos Rmg=P, de forma que a RmgL = P.PmgL. O CmgL o custo adicional de cada trabalhador contratado. o salrio (W). Ento, reescrevendo a expresso (1): P.PmgL = W A expresso do lado esquerdo, somente quando estamos em mercados competitivos, tambm chamada de Valor do Produto marginal da mo-de-

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO obra (VPmgL) e define a demanda de mo-de-obra em funo dos salrios nominais (W). Caso passemos o P para o outro lado da equao, temos: PmgL = W/P Se a demanda de mo-de-obra for em funo dos salrios reais (W/P), o PmgL ser a prpria expresso que define esta demanda. A curva de demanda da mo-de-obra decrescente, indicando que, quanto maiores forem os salrios, menor ser o nmero de trabalhadores contratados. Isto acontece porque quando aumentamos a quantidade de trabalhadores (L), pela lei dos rendimentos marginais decrescentes, o PmgL decresce. Como o PmgL decresce com o aumento de trabalhadores, os salrios (tanto os nominais W, quanto os reais W/P) tambm decrescem, j que PmgL = W/P. Quando uma varivel do grfico cresce e outra decresce, temos uma relao inversa, ocasionando inclinao decrescente da curva de demanda por trabalho. DEMANDA POR TRABALHO EM UM MONOPLIO NO MERCADO DE PRODUTOS Em um monoplio no mercado de produtos, o monopolista deve reduzir os preos caso queira aumentar a sua produo. Isto acontece porque o monopolista enfrenta uma curva de demanda de bens decrescente, indicando preos menores medida que se aumenta a quantidade produzida. Desta forma, a Receita marginal, para o monopolista, ao contrrio do que ocorre para a firma competitiva, ser menor que o preo. Assim, temos: Rmg . PmgL = W (funo dos salrio nominais) No monoplio temos o PRmgL (Rmg.PmgL=Produto da Receita marginal da mo-de-obra) igualando o salrio nominal (W). Na concorrncia perfeita temos o VPmgL (P.PmgL=Valor do produto marginal da mo-deobra) igualando o salrio nominal. Note que o PRmgL (Rmg.PmgL) ser sempre menor que o VPmgL (P.PmgL), porque a Rmg sempre menor que P. Logo, pelo fato do PRmgL ser menor que o VPmgL, a curva de demanda de mo-de-obra do monopolista estar esquerda da curva de demanda da firma competitiva. Este fato indicar um equilbrio da firma monopolista em um nvel de emprego menor que aquele praticado em mercados competitivos. Assim, mantendo-se os outros fatores constantes, o nvel de emprego e a produo so mais baixos no monoplio do que sob a competio. J os salrios pagos pelos monopolistas no so necessariamente menores que aqueles pagos pelas firmas competitivas, pois o monopolista pode enfrentar um mercado competitivo no mercado de trabalho. MONOPSNIO NO MERCADO DE TRABALHO Em um monopsnio no mercado de trabalho, o monopsonista deve aumentar salrios caso queira contratar mais mo-de-obra. Isto acontece porque o monopsonista enfrenta uma curva de oferta de trabalho crescente, indicando salrios maiores medida que se aumenta a mo-de-obra empregada.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Desta forma, o custo marginal da mo-de-obra, para o monopsonista, ao contrrio do que ocorre para a firma competitiva, ser maior que o salrio. Assim, temos: PRmgL = CmgL Como para um monopsonista, CmgL > W e PRmgL = CmgL, ele ir parar de contratar funcionrios quando o PRmgL tambm for maior que W. Esquematizando o raciocnio, conforme vemos na figura abaixo, ficamos assim: dadas as curvas de demanda e oferta em mercados competitivos a um salrio de equilbrio WE e a um emprego de equilbrio EC; no monopsnio, a curva do CmgL ficar esquerda da curva de oferta (indicando salrios maiores para a mesma quantidade de trabalhadores, isto porque CmgL > W). O equilbrio do monopsonista ocorre quando a curva do CmgL encontra a curva de demanda (que dada pelo PRmgL). Ou seja, quando CmgL = PRmgL.

No ponto X, a curva do CmgL encontra a curva de demanda, que dada pelo PRmgL. Ou seja, no ponto X, CmgL = PRmgL, condio de maximizao dos lucros. Neste ponto, o monopsonista demanda/contrata LE1 trabalhadores. Note que, se estivssemos em mercados competitivos, a firma contrataria LE2 trabalhadores. Da, conclumos que no monopsnio os nveis de emprego so menores que em mercados competitivos. Ao nvel de emprego LE1, emprego que maximiza os lucros, a firma consegue uma oferta de trabalhadores necessrios pagando somente WM (ponto Y da curva de oferta de trabalho). este salrio WM que ser pago aos trabalhadores no nvel de emprego LE1. Assim, conclumos tambm que no monopsnio os salrios so menores que aqueles pagos em mercados competitivos. DEMANDA POR TRABALHO NO LONGO PRAZO No longo prazo, quando os insumos capital e mo-de-obra so variveis, a firma, dado um nvel de produo pr-determinado, minimizar o custo de produo quando ela utilizar capital e mo-de-obra at o ponto em que seus custos marginais relativos (W/C) sejam apenas iguais s suas produtividades marginais (PmgL/PmgK). Algebricamente, temos: PmgL = W PmgK C Elasticidade salrio da demanda A elasticidade salrio da demanda para uma categoria de mo-de-obra definida como a variao percentual no emprego (E) induzida por um aumento de 1% em sua taxa salarial (W). Segue a expresso da elasticidade

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO salrio da demanda, tambm chamada de elasticidade da demanda do prprio salrio: = A elasticidade salrio da demanda segue as mesmas propriedades da elasticidade preo da demanda. Caso >1, temos demanda elstica, se <1, demanda inelstica, se =1, elasticidade unitria. As leis Hicks-Marshall da demanda derivada Essas leis afirmam que, mantendo-se os outros fatores constantes, a elasticidade da demanda do prprio salrio para uma categoria de mo-deobra elevada sob as seguintes condies: 1. Quando a elasticidade preo da demanda do produto que produzido por esta categoria de mo-de-obra elevada; 2. Quando outros fatores de produo podem substituir facilmente a categoria da mo-de-obra; 3. Quando a oferta de outros fatores de produo altamente elstica (isto , o emprego de outros fatores de produo pode ser aumentado sem aumentar substancialmente seus preos); e 4. Quando o custo de empregar a categoria de mo-de-obra constitui uma grande parcela dos custos totais de produo. Demanda por mo-de-obra: curto x longo prazo - doutrinariamente aceito que a demanda por mo-de-obra tende a ser mais elstica no longo prazo. Isto , aumentos de salrios causam maiores redues no emprego no longo prazo do que no curto prazo. OFERTA DE MO-DE-OBRA Anlise da oferta de trabalho Qual o efeito do aumento de renda sobre a oferta de trabalho? A teoria econmica estatui que, medida que a renda aumenta, coeteris paribus, a demanda por um bem aumenta. Assim, se a renda aumenta, mantidos os outros fatores constantes, a demanda por lazer aumenta (j que o lazer um bem). Logo, podemos reescrever a afirmao da seguinte maneira: se a renda aumenta, e os salrios mantm-se constantes, a oferta de trabalho cair (a oferta de trabalho o outro lado da moeda da demanda por lazer). Esta resposta das horas de lazer demandadas s mudanas na renda, com os salrios mantidos constantes, chamada de efeito renda. Qual o efeito do aumento de salrios sobre a oferta de trabalho? A teoria sugere que se a renda for mantida constante, um aumento na taxa salarial reduzir a demanda pelo lazer, aumentando assim os incentivos ao trabalho. O raciocnio este: o aumento de salrios (W) aumenta o custo do lazer, j que este igual aos salrios. A lei da demanda nos diz que aumento de preos/custos provocam redues nas quantidades demandadas. Desta forma, o aumento do custo do lazer, diminui a demanda pelo mesmo, o que o mesmo que dizer que a oferta de trabalho aumenta. (de maneira igual, um declnio na taxa salarial, com a renda constante, reduzir o custo de oportunidade do lazer, aumentar a demanda por lazer, e diminuir os incentivos ao trabalho.)

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO A resposta das horas de lazer demandadas s mudanas nos salrios, mantendo-se a renda constante, chamada de efeito substituio. OS DOIS EFEITOS. Imaginemos qual a implicao sobre a oferta de trabalho de uma pessoa que receba um aumento salarial. A resposta da oferta de trabalho a uma simples mudana salarial envolver tanto o efeito renda como o efeito substituio. Caso o efeito substituio seja dominante, aumentos salariais aumentaro a oferta de trabalho (curva positivamente inclinada). Caso o efeito renda seja dominante, aumentos salariais reduziro a oferta de trabalho (curva negativamente inclinada). Tal mudana nas inclinaes das curvas nos levar a uma curva de oferta curvada para trs, indicando um trecho positivamente inclinado a baixos nveis salariais e um trecho negativamente inclinado a altos nveis salariais. timo (Equilbrio) do trabalhador - O trabalhador atinge o seu timo ou equilbrio quando a razo das utilidades marginais do lazer e consumo igual razo da taxa salarial e do preo do bem a ser consumido. UmgL = W UmgC C Salrio de reserva - Salrio de reserva o salrio que torna o indivduo indiferente entre ofertar ZERO horas de trabalho ou ofertar algumas horas de trabalho. Seguem outras definies possveis: 1 o salrio abaixo do qual se oferta ZERO horas de trabalho; 2 o salrio acima do qual se oferta horas positivas de trabalho. Rendas econmicas - Renda econmica pode ser definida coma a quantia em que o salrio de mercado supera o salrio de reserva em um emprego particular. OS DIFERENCIAIS DE SALRIOS Os Diferenciais de Salrios e a Diferenciao Compensatria - O salrio extra que deve ser pago para atrair os trabalhadores a ofertar sua mo-de-obra a trabalhos ruins chamado de diferencial de salrio compensatrio porque o salrio mais elevado pago para compensar os trabalhadores pelas condies indesejveis de trabalho. Se tal diferenciao no existisse, a empresa que oferecesse empregos com aspectos indesejveis no poderia atrair os trabalhadores que deseja contratar. CALCULANDO O DIFERENCIAL DE SALRIOS COMPENSATRIO AFT/2006 ESAF Suponha que todas as pessoas tenham a mesma preferncia quanto a trabalhar num emprego que oferea um ambiente poludo. Em particular, a funo utilidade para todos os trabalhadores dada por: onde W a taxa de salrio oferecida pelo emprego e X a proporo do ar da firma afetada pela poluio. Existem somente dois tipos de empregos na economia, trabalho "limpo" (X=0) e trabalho "sujo" (X=1). Seja W0 a taxa de salrio paga por um emprego "limpo" e W1 a taxa de salrio paga por um emprego "sujo". Se W0=16, qual o diferencial de salrios compensatrio de mercado? a) 11 b) 25 c) d) 9 e) 15 COMENTRIOS:

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO A questo quer o diferencial de salrios compensatrio. Ou seja, a diferena. o salrio do emprego sujo (que ser maior para compensar o aspecto indesejvel da sujeira) subtrado do salrio do emprego limpo. Ou seja: Diferencial compensatrio = W1 W0 Diferencial compensatrio = W1 16 Pela teoria dos salrios compensatrios, o trabalhador deve apresentar a mesma utilidade no emprego sujo e no emprego limpo. O que ir garantir que o trabalhador permanea no mesmo nvel de utilidade (mesma curva de indiferena) mesmo trabalhando no emprego sujo justamente o diferencial compensatrio positivo (salrio maior). Ento, vamos aos clculos: A utilidade dada por: Ns possumos o W0 e X para emprego limpo (X=0 e W0=16). Assim, podemos calcular a utilidade U0 quando o emprego limpo: Utilidade emprego limpo:

A utilidade para o emprego limpo igual a 4. Ao trabalhar no emprego sujo, o nvel de utilidade deve ser o mesmo. Assim, podemos calcular o salrio W1 que ser pago quando o emprego sujo, pois sabemos a utilidade U=4 e sabemos tambm que X para emprego sujo igual 1. Ento: Utilidade emprego sujo:

(salrio compensatrio do emprego sujo) Assim, temos as seguintes concluses: Salrio compensatrio do emprego sujo: W=25 Diferencial de salrio compensatrio: W=25-16 Diferencial = 9 GABARITO: D MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL Tendncias do mercado de trabalho, que certamente so muito teis na hora de resolver as questes. Tais tendncias so, na verdade, decorrncias da discriminao que as minorias (mulheres, jovens, negros) sofrem: 1. A taxa de ocupao e participao das minorias (negros, mulheres, jovens, idosos) menor que aquelas verificadas para os homens adultos (grupo considerado como referncia de comparao). 2. A taxa de desocupao e inatividade das minorias maior que aquelas verificadas para os homens adultos. 3. A tendncia que estas diferenas venham a diminuir com o passar dos anos. 4. O nvel de escolaridade est aumentando. 5. O trabalho infantil est diminuindo. 6. A informalidade est diminuindo. 7. Distribuio de renda est melhorando.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO O caso da informalidade Malefcios da informalidade: Gerao de empregos de baixa qualidade e remunerao; Ineficincias e custos econmicos adicionais; Evaso de recursos do Estado (sonegao de encargos trabalhistas e previdencirios); A possibilidade de permanncia no mercado de firmas menos produtivas, o que tolhe a expanso de firmas mais produtivas que respeitam a legislao e, conseqentemente, tm custos de produo majorados; A menor tributao provocada pela sonegao do setor informal cria a tendncia supertributao sobre as firmas produtivas, da gerando incentivos ao aumento da informalidade; Fomento cultura da sonegao e desrespeito s normas legais; Banalizao de princpios e valores, o que gera perda de credibilidade das instituies, propicia o alastramento da marginalidade e at mesmo tolerncia em relao a ela. Apesar dessa srie de aspectos indesejveis associada informalidade, o fato que ela existe e abrange grande parte do mercado de trabalho. Ela , inclusive, bem vista por alguns, na medida em que o setor informal tem capacidade de absorver mo-de-obra no qualificada que no encontra colocao no setor formal, contribuindo, assim, para a reduo da taxa de desemprego. Do ponto de vista das firmas, o incentivo informalidade deve ser tanto maior: quanto menor o tamanho das firmas, menos qualificada a mode-obra demandada e pior o desempenho da economia. Quanto evoluo da informalidade no mercado de trabalho brasileiro, podemos asseverar que, apesar dela estar caindo nos ltimos anos, ainda considerada bastante alta. Clssicos x Keynes Segue um quadro com as diferenas entre as abordagens clssica e keynesiana:
Varivel/Teoria Salrio nominal Salrio real Equilbrio Determinante da renda Aplicao Clssicos Flexvel Flexvel Keynes Fixo Flexvel Pode ocorrer no pleno emprego, mas a Pleno emprego maior probabilidade de que ocorra havendo desemprego. Lei de Say: oferta Lei da demanda efetiva: demanda cria a cria a demanda oferta. Curto prazo Longo prazo

TIPOS DE DESEMPREGO E SUAS CAUSAS Desemprego friccional (Conjuntural) - Mesmo quando o mercado est em equilbrio ou em situao de pleno emprego, ainda haver algum desemprego friccional, j que algumas pessoas estaro entre empregos, ou seja, estaro em trnsito de um emprego para outro. Neste caso, a busca por emprego e o tempo gasto nesta atividade sero a causa do desemprego friccional. Este tipo de desemprego inevitvel em uma

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO economia que esteja sempre em transformao. Dois tipos de polticas pblicas se destacam, no que tange influencia sobre o desemprego friccional:seguro-desemprego (aumenta o desemprego friccional) e servio de informaes (reduz o desemprego friccional). Desemprego estrutural - O desemprego estrutural, como o prprio nome diz, decorrente de mudanas na estrutura do emprego. Ele surge quando mudanas no padro da demanda de trabalho fazem com que surja diferena entre as qualificaes requeridas e as fornecidas em uma determinada regio. Neste caso, teremos um desequilbrio ocupacional. O desemprego estrutural ainda pode surgir quando h um desequilbrio entre a oferta e a demanda por mo-de-obra em algumas reas. Neste caso, teremos um desequilbrio geogrfico. Outro conceito para o desemprego estrutural diz que ele o desemprego decorrente da rigidez salarial. Desta forma, podemos concluir que os desempregos surgidos da rigidez salarial devem ser considerados um tipo de desemprego estrutural. Logo, o desemprego causado pela legislao do salrio mnimo, pelo poder de monoplio dos sindicatos e pelos salrios de eficincia so tipos de desemprego estrutural, j que esses trs fatores so causadores de rigidez salarial. O salrio mnimo e os sindicatos j foram vistos, vejamos agora os salrios de eficincia: Desemprego cclico - Quanto acontece alguma flutuao na atividade econmica (um ciclo econmico) que provoca reduo, deficincia ou insuficincia na demanda agregada da economia, e essa reduo na demanda agregada da economia provoca reduo na demanda agregada pela mo-de-obra, ns temos o desemprego cclico, tambm chamado de desemprego por deficincia de demanda, por insuficincia de demanda, ou, ainda, desemprego keynesiano. A adoo de polticas expansionistas, expansivas, inflacionrias, anticclicas ou anticrises, reduzem o desemprego keynesiano/cclico. J as polticas restritivas, antiinflacionrias, pr-cclicas ou pr-crises aumentam o desemprego cclico. Desemprego sazonal - O desemprego sazonal decorrente da sazonalidade da produo. Como principal exemplo, temos o emprego agrcola e suas diversas fases de produo durante o ano. A TAXA NATURAL DE DESEMPREGO Vrios conceitos so possveis:
Taxa natural de desemprego : taxa de desemprego em direo qual a economia gravita no longo prazo taxa de desemprego de pleno emprego taxa de desemprego em que as vagas de emprego igualam o nmero de trabalhadores desempregados (haver desemprego friccional) taxa de desemprego em que aumentos na demanda agregada no causaro novas redues no desemprego a taxa de desemprego em que todo desemprego voluntrio (friccional e talvez sazonal) taxa em que o nvel de desemprego no muda e em que tanto os fluxos rumo ao desemprego como sua durao so normais taxa em que a inflao de salrios e preos estvel ou em nveis aceitveis

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 8) DIREITO CIVIL Lauro Escobar DIREITO CIVIL Prof. Lauro Escobar Meus amigos e alunos. Quando vamos prestar algum concurso, a primeira coisa a fazer uma anlise do Edital. Este o nosso mundo. Nosso edital (AFT/2009) pode ser considerado simples em relao a outros concursos na rea fiscal. Sabemos que no so muitas questes que iro cair. Mas, no sendo muito extenso, o estudo torna-se mais fcil e o acerto destas questes pode fazer toda a diferena. As ltimas provas realizadas pela ESAF em relao do Direito Civil so bem abrangentes. Ou seja, o examinador procura exigir um pouquinho de tudo o que est no edital, at porque, como vimos, ele no muito extenso. No entanto, dentro deste panorama, alguns itens so mais exigidos do que outros e, exatamente por isso, tm maior probabilidade de cair. Vejamos. A) Lei de Introduo ao Cdigo Civil (Decreto-Lei n 4.657/42) Trata-se de uma lei pequena, com apenas 19 artigos. Neste item aconselho o aluno a se preocupar mais com os seis primeiros artigos, que so os mais usados na prtica, bem como tm maior incidncia nos concursos pblicos. No que os outros artigos no possam cair. Mas que em termos de estatsticas e importncia prtica, eles se destacam. Com certeza pelo menos uma questo referente a este tema deve cair na prova. A LICC um conjunto de normas sobre normas; considerada como um Cdigo de Normas, ultrapassando o mbito do Direito Civil, atingindo tanto matria de ordem privada, quanto pblica. Ela trata dos seguintes temas: vigncia e eficcia das normas jurdicas pblicas e privadas; apresenta solues aos conflitos de normas no tempo e no espao; fornece critrios de interpretao (hermenutica); estabelece mecanismos de integrao das normas quando houver lacunas e contm tambm normas de Direito Internacional. Em relao ao tema vigncia das leis devemos nos preocupar com os seus princpios: obrigatoriedade (art. 3o, LICC) e continuidade das leis (art. 2o, LICC). Quando uma lei comea a vigorar? A regra geral (terica) de 45 dias aps a publicao (art. 1o, caput, LICC). Chamamos este perodo de vacatio legis. No entanto, na prtica, a lei entra em vigor na data em que ela mesmo determinar. J nos estados estrangeiros o prazo de trs meses aps a publicao. Se houver alguma alterao da lei durante o prazo de vacatio, o prazo recomea a contar da republicao (art. 1o, 3o da LICC). Se alterao se deu aps o prazo de vacatio, tratase de lei nova (art. 1o, 4o da LICC). A contagem feita incluindo-se o dia do comeo e tambm o ltimo dia do prazo, entrando a lei em vigor no dia subsequente sua consumao integral (art. 8o, 1o, LC n 95/98, alterado pela LC n 107/01). Outros dois temas que costumam cair muito: a) Repristinao ou seja, uma lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia, salvo disposio em contrrio art. 2o, 3o da LICC; b) Lei Especial que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica lei anterior (art. 2o, 2o da LICC).

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO s vezes, o legislador no consegue prever todas as situaes que uma norma pode criar. E um Juiz no pode deixar de julgar um caso alegando lacuna da lei. Por isso o art. 4o da LICC prev: quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Finalmente a antinomia, que a presena de duas normas conflitantes, sem que se possa afirmar qual delas dever ser aplicada a um caso concreto. Critrios para soluo do conflito aparente de normas: a) hierrquico (uma norma hierarquicamente superior outra); b) especialidade (uma norma especial em relao a outra) e c) cronolgico (baseado no princpio de que a norma jurdica mais nova revoga a mais velha) B) Cdigo Civil. Em relao a ele, o edital exige basicamente conhecimentos sobre sua Parte Geral: Pessoas Naturais e Jurdicas (arts. 1o at 78) e os Fatos, Atos e Negcios Jurdicos (arts. 104 at 232). Neste item inserem-se a Prescrio/Decadncia, o Ato Ilcito e o Abuso de Direito e a sua repercusso na Parte Especial do Cdigo, ou seja, a Responsabilidade Civil (arts. 927/954). O primeiro tema se refere Pessoa Natural (todo ser humano considerado como sujeito de obrigaes e direitos, sem qualquer distino). O incio da personalidade se d com o nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro (o que est por nascer). Em relao ao fim da personalidade, o item de maior relevncia o da morte presumida. Isto depende de um processo, que passa por trs fases: a) Ausncia (arrecadando-se os bens que sero administrados por um curador); b) Sucesso Provisria ( feita a partilha de forma provisria, aguardando-se por 10 anos o retorno do ausente); c) Sucesso Definitiva na abertura j se concede a propriedade plena dos bens e se declara a morte (presumida) do ausente. Seu cnjuge reputado vivo. Aguarda-se mais dez anos, no comparecendo neste perodo encerra-se o processo. Em relao capacidade o mais importante saber a classificao: 1) Absolutamente Incapazes: a) menores de 16 anos; b) enfermidade ou deficincia mental sem discernimento; c) pessoas que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. 2) Relativamente Incapazes: a) maiores de 16 e menores de 18 anos; b) brios habituais, viciados em txico e os que por deficincia mental tenham discernimento reduzido; c) excepcionais, sem desenvolvimento completo; d) prdigos (pessoas que dissipam seus bens). Lembramos que os ndios so regulados por legislao especial (Lei n 6.001/73 Estatuto do ndio). 3) Capacidade Plena maiores de 18 anos ou emancipadas. A emancipao a aquisio da capacidade plena antes dos 18 anos. Hipteses: a) concesso dos pais (na falta de um deles, apenas a do outro), por instrumento pblico, independentemente de homologao judicial 16 anos; b) sentena do Juiz (ouvido o tutor, nos casos em que no h poder familiar) 16 anos; c) casamento idade nbil 16 anos; d) exerccio de emprego pblico efetivo; e) colao de grau em curso de ensino superior; f) estabelecimento civil ou comercial ou pela existncia de relao de emprego, com economia prpria 16 anos.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Em relao Pessoa Jurdica, a dica saber o seu conceito, a classificao principal e a desconsiderao da personalidade. Vejamos. Conceito: unidade de pessoas naturais ou de patrimnios, que visa a consecuo de certos fins, reconhecido como entidade com aptides de direitos e obrigaes. Corrente majoritria Teoria da Realidade Tcnica. Smula 227 do Superior Tribunal de Justia: A pessoa jurdica pode sofrer dano moral. Classificao principal: A) Pessoas Jurdicas de Direito Pblico: 1) Externo Regulamentadas pelo Direito Internacional Ex: outros pases, organismos internacionais (ONU, OEA). 2) Interno O Estado: a) Administrao Direta: Unio, Estados Membros, Distrito Federal, Territrios e Municpios. b) Administrao Indireta: Autarquias, Associaes Pblicas e demais entidades de carter pblico criadas por lei (Fundaes Pblicas). B) Pessoas Jurdicas de Direito Privado: 1) Fundaes Particulares; 2) Partidos Polticos; 3 Organizaes Religiosas; 4) Associaes unio de pessoas, sem finalidade lucrativa; 5) Sociedades Simples ou Empresrias ambas visam finalidade lucrativa; no entanto a diferena est no seu objeto: exerccio (ou no) de atividade mercantil. Palavras chaves: organizao e atividade. Obs. Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista so consideradas como Pessoas Jurdicas de Direito Privado. Desconsiderao da personalidade jurdica (disregard of the legal entity) Art. 50, CC atinge e vincula responsabilidades dos scios (atingindo seus bens particulares), com intuito de impedir abuso da personalidade jurdica, desvio de finalidade ou confuso patrimonial. Em relao ao Negcio Jurdico, a dica saber bem os elementos essenciais e os defeitos de consentimento. Os Elementos Essenciais dizem respeito existncia e validade do Negcio Jurdico, dando-lhe a estrutura e a substncia. Dividem-se em: 1) Gerais so comuns a todos os negcios jurdicos: a) capacidade das partes; b) objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel e c) consentimento (que diz respeito vontade das partes). 2) Especiais dizem respeito forma prescrita ou no defesa em lei, aplicveis a apenas alguns negcios. Defeitos do Negcio Jurdico (arts. 138 a 165, CC). Em regra o ato anulvel (art. 171, II, CC), devendo ser alegado no prazo decadencial de 4 anos (art. 178, II, CC) 1. Ignorncia ou Erro Essencial recai sobre circunstncias e aspectos principais, relevantes do negcio de forma que se eu soubesse do defeito jamais teria praticado o ato. 2. Dolo Essencial. Emprego de manobras ardilosas ou maliciosas, para levar algum prtica de um ato que o prejudica, beneficiando o autor do dolo ou terceiros. 3. Coao. a presso fsica (ato nulo) ou moral (anulvel) exercida sobre algum para obrig-lo a praticar (ou deixar de praticar) determinado ato. 4. Estado de Perigo. Configura-se quando algum, premido da necessidade de salvar a si, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. 5. Leso (art. 157, CC). Ocorre quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. 6. Fraude contra credores. Prtica maliciosa, pelo devedor, de atos que desfalcam seu patrimnio, com o fim de coloc-lo a salvo de uma execuo por dvidas em detrimento dos direitos creditrios alheios. 7. Simulao (art. 167, CC). a declarao enganosa da vontade,

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO visando a obter resultado diverso do que aparece, com o fim de criar uma aparncia de direito, para iludir terceiros ou burlar a lei. importante notar que o novo Cdigo Civil no trata mais a simulao como um defeito social. Alm disso, determina que a simulao hiptese de nulidade absoluta do ato. A seguir forneo alguns grficos comparativos que reputo importantes.
Quadro comparativo entre nulidade a anulabilidade Ato Nulo (nulidade absoluta) Ato anulvel (nulidade relativa anulabilidade)

1. Interesse do prejudicado; matria de 1. Interesse da coletividade; matria de ordem pblica. Eficcia erga omnes ordem privada. Os efeitos so extensveis apenas para quem alegar. (extensveis a todos). 2. Somente pode ser alegada 2. Pode ser arguida por qualquer interessado ou pelo Ministrio Pblico. prejudicado, legtimo interessado. pelo

3. No pode ser suprida pelo juiz. No 3. O juiz no pode reconhec-la de ofcio. entanto ele pode reconhec-la de ofcio. No entanto, alegada, ele pode san-la. 4. O vcio no pode ser sanado pela 4. O vcio pode ser sanado pela confirmao, nem se convalesce pelo confirmao (expressa) ou pelo decurso do decurso do tempo. tempo (tcita). 5. Prescreve em prazos mais ou menos 5. Em regra no prescreve. Excees: quando a lei assim o permitir, negcios de exguos ou em prazos decadenciais. fundo patrimonial, etc. 6. Efeito ex tunc (desde aquele 6. Efeito ex nunc (de agora em diante). momento). A declarao de nulidade No retroage. Os efeitos se operam somente a retroage data da celebrao do negcio. partir da anulao.

Distines entre Prescrio e Decadncia PRESCRIO 1) Extingue apenas a pretenso (ao). No interfere no direito material. 2) Os prazos so estabelecidos somente pela lei. 3) Atualmente pode ser declarada de ofcio pelo Juiz, mesmo nas aes patrimoniais. O art. 194, CC foi revogado. 4) A parte pode no aleg-la. renuncivel. Porm, somente aps a sua consumao. A renncia pode ser expressa ou tcita, mas nunca em prejuzo de terceiros. DECADNCIA 1) Extingue o direito material pela falta de exerccio dentro do prazo. Atinge indiretamente a ao. 2) Os prazos so estabelecidos pela lei ou pela vontade das partes. 3) Na decadncia decorrente de prazo legal o Juiz deve declar-la de oficio, independente de arguio. 4) A decadncia decorrente de prazo legal no pode ser renunciada pelas partes: nem antes e nem depois de consumada.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


5) No corre contra determinadas pessoas. O prazo pode ser impedido, suspenso ou interrompido. Ex: cnjuges, poder familiar, tutela, curatela, absolutamente incapazes, etc. de impedimento ou 6) Causas suspenso arts. 197, 198, 199 e 200, CC. Causas de interrupo art. 202 CC. As causas esto expressamente previstas em lei, no se admitindo analogia. 5) Corre contra todos (efeito erga omnes), como regra. No se suspende e nem se interrompe. Exceo no corre contra os absolutamente incapazes (art. 208, c.c. art. 198, I ambos do CC). 6) No se admite suspenso ou interrupo em favor daqueles contra os quais no corre prescrio. S pode ser obstada pelo exerccio efetivo do direito ou da ao.

7) No h regra geral para os prazos. 7) Regra Geral Prazo de 10 anos (art. 205, CC). Prazos Especiais 01, 02, 03, Eles podem ser de dias, meses e anos. 04 e 05 anos (conforme a hiptese do art. Previstos em dispositivos esparsos pelo Cdigo e Leis Especiais. 206 e seus pargrafos, CC).

Finalmente agora algumas palavras sobre a responsabilidade civil e seu impacto no direito do trabalho A regra que vigora em nosso ordenamento acerca da responsabilidade civil a subjetiva (art. 186 c.c. 927, caput). No entanto admite-se uma srie de situaes em que a responsabilidade objetiva, como na hiptese da atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para os direitos de outrem (pargrafo nico do art. 927, CC). Vejamos agora a aplicabilidade dos dispositivos sobre a responsabilidade civil na relao trabalhista. a) Responsabilidade do empregador por ato do empregado O art. 932, CC arrola diversas hipteses de responsabilidade civil por atos praticados por terceiros (chamada de responsabilidade indireta). Uma delas a do seu inciso III. Ou seja, o empregador ou comitente so responsveis pelos atos de seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho ou em razo dele. Esta situao, prevista anteriormente pela Smula n 341 do STF, era de responsabilidade subjetiva, pois presumia culpa. No entanto o atual art. 933, CC determina que o empregador e o comitente ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. Assim, a responsabilidade passa a ser da natureza objetiva. E isso independentemente de quem seja o sujeito vitimado pela conduta do empregado (outros empregados, terceiros estranho, como clientes, fornecedores, transeuntes, etc.). b) Responsabilidade do empregado em face do empregador Se por um lado a responsabilidade do empregador indireta e objetiva, o empregado, por fora do art. 934, CC pode ser demandado de forma regressiva. Exemplificando: o empregado, no exerccio da atividade, de forma culposa, causou danos a uma terceira pessoa. Como o empregador responde de forma objetiva, ele deve reparar os danos suportados pela vtima. No entanto, logo a seguir pode acionar o empregado para reaver o

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO que pagou vtima, uma vez que houve culpa (sentido amplo) do empregado. Entende a doutrina, embora no haja previso expressa, que o empregador somente pode agir regressivamente contra o empregado se este tiver causado o dano com dolo ou culpa. Ou seja, o direito de regresso somente se aplica no caso de responsabilidade subjetiva do empregado. No campo das relaes de trabalho o dispositivo deve ser interpretado em consonncia com o art. 462 da CLT: Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. 1o Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado. Assim, no caso de culpa (sentido estrito) do empregado necessria uma pactuao especfica para os descontos em folha de pagamento; j no caso de dolo dispensa-se o pacto, podendo o desconto ser efetuado de forma automtica. evidente que qualquer abuso por parte do empregador pode ser submetido a controle judicial. c) Responsabilidade civil do empregador por dano ao empregado Uma situao interessante ocorre quando o dano causado ao empregado (e no pelo empregado). Neste caso no h uma norma expressa disciplinando matria. A doutrina soluciona a questo da seguinte forma. Se o dano do empregado foi causado por outro empregado, a responsabilidade objetiva (do empregador), cabendo ao regressiva. No entanto, no caso de dano causado por um terceiro, ainda que no ambiente de trabalho, aplica-se a regra geral da responsabilidade subjetiva. Ex: um cliente do empregador, ao manobrar seu prprio veculo, colide com o carro do empregado que estava no estacionamento da empresa. Neste caso a responsabilidade do cliente, sendo que o empregador no deve ser responsabilizado. Situao diferente aquela em que o prprio empregador colide seu veculo com o do empregado. Neste caso ele deve indenizar. Outro ponto que deve ser abordado neste item o ASSDIO MORAL, tambm chamado de manipulao perversa ou terrorismo psicolgico. Tratase de um ato ilcito. No dizer da Dra Margarida Maria Silveira Barreto, a exposio do empregado a situaes humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exerccio de suas funes, sendo mais comuns em relaes hierrquicas autoritrias e assimtricas, em que predominam condutas negativas, relaes desumanas e aticas de longa durao, de um ou mais chefes dirigida ao subordinado, desestabilizando a relao da vtima com o ambiente de trabalho e a organizao, forando-o a desistir do emprego. Caracteriza-se pela degradao deliberada das condies de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relao a seus subordinados. A vtima isolada do grupo sem explicaes, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo de perderem o emprego e da vergonha de tambm serem humilhados, associado ao estmulo constante competitividade, acabam rompendo os laos afetivos com a vtima e, instaurando o pacto da tolerncia e do silncio no coletivo, enquanto a

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO vitima vai gradativamente se desestabilizando, fragilizando e perdendo sua autoestima. d) Responsabilidade civil decorrente de acidente de trabalho. Acidente do trabalho aquele acontecimento mrbido, relacionado diretamente com o trabalho capaz de determinar a morte do obreiro ou a perda total ou parcial, seja por um determinado perodo de tempo, seja definitiva, da capacidade para o trabalho. Assim, integram o conceito de acidente do trabalho: a) perda ou reduo da capacidade laborativa; b) fato lesivo sade (fsica ou mental) do trabalhador; c) nexo entre o trabalho desenvolvido e o acidente e entre o acidente e a perda ou reduo da capacidade de trabalho. Trs espcies de responsabilidade podem decorrer de um acidente do trabalho: Responsabilizao contratual (reconhecimento da estabilidade acidentria prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91, com eventual suspenso do contrato de trabalho). Benefcio previdencirio do seguro de acidente do trabalho, financiado pelo empregador, mas cumprido pelo Estado. Reparao dos danos (natureza civil), prevista no art. 7o, XXVIII da Constituio Federal: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social (...) seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. Assim, optou-se pela responsabilizao subjetiva, devendo o empregado, no trmite da ao, provar alguma conduta culposa (em sentido amplo) do empregador. Neste ponto h uma crtica muito grande da doutrina. Como vimos, o empregador, que exerce uma atividade que por sua prpria natureza implica em riscos para os direitos de outrem, responde perante terceiros de forma objetiva pelos danos causados. No entanto, o mesmo empregador, naquela mesma situao de risco responde de forma subjetiva perante seu funcionrio...

e) Responsabilidade civil em relaes triangulares Atualmente muito comum a chamada terceirizao de servios, pois possibilita uma reduo de custos com mo de obra e tambm a especializao dos servios prestados. Na realidade esta uma relao jurdica de natureza dplice: um sujeito (tomador de servios) contrata os servios de outro (prestador de servios) em um pacto de natureza civil e este contrata empregados, que iro trabalhar nas atividades-meio do tomador, liberando este para concentrar seus esforos gerenciais em seu negcio principal. So s quatro as hipteses lcitas de terceirizao no ordenamento jurdico ptrio: a) trabalho temporrio, nos termos da Lei n 6.019/77; b) servios de vigilncia patrimonial; c) servios de conservao e limpeza; d) servios relacionados com a atividade-meio da empresa tomadora. Neste aspecto a matria encontra-se sumulada no Enunciado n 331 (atualizado) do Tribunal Superior do Trabalho, que prescreve:

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS. LEGALIDADE - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003.

I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividademeio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial (art. 71 da Lei n 8.666, de 21.06.1993). 5) Dano Moral Entendemos que, havendo uma Justia especializada para apreciar as aes trabalhistas, deve ela tambm apreciar as leses aos direitos personalssimos do empregado, com vista a manter a harmonia e o respeito entre as partes contratantes. De forma inversa entende-se que a Justia do Trabalho tambm deve apreciar eventuais desrespeitos do empregado para com o empregador, numa relao de emprego. A Emenda Constitucional n 45, a chamada Reforma do Judicirio trouxe uma srie de modificaes no texto constitucional referente a todo Poder Judicirio, e em especial Justia do Trabalho. Atualmente, o texto se refere expressamente que parte integrante de sua competncia as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de emprego (art. 114, inciso VI, CF/88). Finalizo, desejando a todos os votos de pleno xito em seus objetivos, com muita tranquilidade e paz, durante os estudos e na hora da prova. Um forte abrao.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 9) DIREITO PENAL Pedro Ivo Futuro Auditor Fiscal do Trabalho, Fazendo uma anlise detalhada das provas da ESAF e seguindo a lgica do que vem sendo exigido nos concursos, trs assuntos sero essenciais ao candidato para garantir uma boa pontuao em Direito Penal. So eles: OS TPICOS REFERENTES AO CRIME, PRESENTES NA PARTE GERAL DO CDIGO PENAL; OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA; OS CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO;

Digo isto porque se pegarmos todas as questes da ESAF j exigidas na matria Direito Penal chegamos a um percentual de 36% das questes versando sobre o crime e 34% tratando dos crimes contra a Administrao Pblica. Mas professor, e os crimes contra a organizao do trabalho, so muito exigidos? A reposta negativa, mas como a prova para Fiscal do TRABALHO, acho quase impossvel que a banca no aborde o tema. Dito isto, vamos analisar os tpicos do edital, dando ateno especial aos trs temas. 1 DA APLICAO DA LEI PENAL Este primeiro ponto do edital no vem sendo muito exigido pela ESAF, entretanto, 90% das vezes que o tema cobrado a banca testa o candidato quanto aos conceitos de tempo e lugar do crime. Lembre-se que o cdigo penal adota para o tempo do crime a teoria da ATIVIDADE, segundo a qual se considera praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Diferentemente, para o lugar do crime adota-se a teoria da UBIQUIDADE e, assim, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Com relao a este tpico os artigos que voc no pode deixar de ler so: ART. 3 / ART. 4 / ART. 6 / ART. 7, I. 2-DO CRIME Este tema, sem dvida, ter uma ateno especial por parte do examinador. Vamos analis-lo! Logo no incio do Cdigo, quando o texto legal comea a tratar do crime, temos o assunto relao de causalidade. Este tema bem extenso, mas no muito exigido em prova. Sendo assim, tenha algum conhecimento, mas no recomendo que perca muito tempo. Logo depois, nos artigos 14, 15 e 16 temos importantes assuntos que juntamente com o artigo 23 (excludentes de ilicitude) disputam a preferncia do examinador. No deixe

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO de conhecer bem a diferena entre a desistncia voluntria, o arrependimento eficaz e o arrependimento posterior.

Alm disso, d ateno especial para a diferenciao entre legtima defesa e estado de necessidade. Com relao a este tpico os artigos que voc no pode deixar de ler so: ART. 14,II / ART. 15 / ART. 16 / ART. 17 / ART.18,II / ART.20,caput, / ART.21 / ART.23 3-DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA Este tema com certeza estar presente em sua prova e merece uma ateno especial. Como voc sabe, os crimes contra a administrao so classificados em trs grupos: 1. CRIMES COMETIDOS POR ADMINISTRAO EM GERAL; FUNCIONRIO PBLICO CONTRA A

2. CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL; E 3. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA. Dentre os trs, nesta reta final de estudos, atenha-se aos delitos tratados nos artigos 312 a 326, ou seja os cometidos por funcionrio pblico contra a administrao em geral. Cerca de 80% das questes da ESAF so exigidas da. Alm disso, d tambm ateno especial ao conceito de funcionrio pblico previsto no artigo 327. importantssimo!!! Em relao aos demais grupos, no deixe de ler os seguintes artigos: 331 / 333 e 337-A 4-DOS CRIMES CONTRA A PREVIDNCIA O edital de retificao especificou bem quais delitos contra a previdncia precisam ser estudados. No acredito em uma profundidade grande nas questes e normalmente a ESAF exige a literalidade.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Sendo assim, o bizu aqui : Nesta reta final no perca tempo com a doutrina e preocupe-se em ler os artigos 168-A e 327-A em especial, no que diz respeito aos requisitos para a excluso da punibilidade.. 5-DOS CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO Em minha opinio, este um tema questo quase certa em sua PROVA e aqui sequem algumas dicas em relao a este tpico: 1 - A ESAF, normalmente, no se aprofunda no assunto. Via de regra, exige do candidato o conhecimento exato do que est disposto no Cdigo Penal. Sendo assim, no perca muito tempo com aprofundamentos e sim com a leitura dos dispositivos presentes no Cdigo Penal. 2 - Por diversas vezes a ESAF apresenta questes nas quais cita cinco nomes de crimes e pergunta qual no se enquadra nos delitos contra a organizao do trabalho. Desta forma, faz-se necessrio conhecer os NOMES dos crimes e no s as condutas. Para ficar bem claro, no basta saber, por exemplo, que constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa crime. necessrio o conhecimento de que se trata do Atentado contra a liberdade de trabalho. 3 A ESAF no costuma ser muito criativa nas questes sobre este tema e, normalmente, a cobrana recai sobre os seguintes crimes:

CRIME

CONDUTA
Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa: I- A exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias II- A abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional. Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho.

CONSUMAO
Na primeira modalidade, com o EFETIVO exerccio ou com a suspenso do exerccio de arte, ofcio, profisso ou indstria. Na segunda, com suspenso deste. o trabalho ou ou

ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE TRABALHO

Na terceira, com a abertura fechamento do estabelecimento.

Na quarta, com a paralisao da atividade econmica. Consuma-se o delito no momento em que a pessoa constrangida passa ou no a fazer farte de sindicato ou associao profissional.

ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE ASSOCIAO

FRUSTRAO DE DIREITO ASSEGURADO POR LEI TRABALHISTA

Obrigar ou coagir algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida. Impedir algum de se desligar de servios de qualquer natureza,

Consuma-se o delito no instante em que o empregado no pode exercer direito assegurado pela legislao trabalhista. A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. Aliciar trabalhadores com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional. ALICIAMENTO DE TRABALHADORES DE UM LOCAL PARA OUTRO DO TERRITRIO NACIONAL Recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador ou, ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem. Consuma-se o delito com o aliciamento, independente-mente da emigrao de um local para outro dentro do territrio nacional. A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

5 - LEI N. 2.860, DE 31/08/56 Esta lei presente no edital to pequena que no h nem como resumir. Trata da legislao sobre Priso Especial para os Dirigentes de Entidades Sindicais e para o Empregado do Exerccio de Representao Profissional ou no Cargo de Administrao Sindical e exige a simples leitura sem qualquer aprofundamento. 6-DOS CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA O edital extremamente restritivo quanto a este ponto sendo assim relembre apenas os delitos funcionais contra a ordem tributria presentes no artigo 3 da lei n 8.137/90: 1. Extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social; 2. Exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente. 3. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. 7 - LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS (LEI N. 9.099/95 E LEI N. 10.259/2001) At hoje a ESAF limitou-se a exigir 3 questes sobre o tema. Sendo assim, pela amplitude do assunto, de forma bem objetiva, uma opinio: No perca tempo com este assunto na reta final de seus estudos. ************************ Caro aluno, Desejo sinceramente que seu esforo seja recompensado e que Deus ilumine sua mente no dia da prova. Acredite em voc e lembre-se que no importa a quantidade de candidatos, pois se h uma vaga aberta ela pode e ser sua!!! No dia da prova estarei torcendo pelo seu sucesso! Abraos e bons estudos, Pedro Ivo

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 10) SEGURANA E SADE NO TRABALHO Erick Moura Ol Estimados(as) Concurseiros(as), Estamos de volta para nosso BIZU em mais uma reta final...... J esto se imaginando sentados em sua baia como AFT do MTE? Imaginem a mesa de vocs cheia de processos, mas com uma conta bancria mais gorda...... Vocs chegaro l. Tenham f ! E mais. No se preocupem em que colocao vocs vo estar, o importante entrar, nem que seja voc a pessoa que ficou com a maaneta na mo para fechar a porta. comum vermos a histria de sucesso Concurseira(o)s, sempre dos primeiros colocados, certo ? de muita(o)(s)

Pois . Elas so motivantes, mas podem criar um bloqueio em muitos. Provavelmente a maioria de vocs tenha passado por essa Sndrome do Patinho Feio, no ? E a esse grupo de no-primeiros colocados a que me dirijo: no se impressione, voc pode chegar l. No importa ser um dos primeiros, pois isso conseqncia natural para 1 ou outro. Procurem histrias de no-primeiros, elas so maioria e so to felizes quanto as outras. Tenho filhos pequenos e consegui passar em mais de um concurso cuidando deles junto com a me, a qual devo minha imensa gratido. No precisamos ser o 1 lugar, precisamos DA VAGA. Fomos 1 colocados quando fomos gerados, pois, em regra, at em nossa concepo da vida disputamos UMA vaga. E nessa vaga conseguimos sucesso no ventre de nossas mes. Para mim, o mais importante na vida ser o 1 lugar no corao dos meus filhos e da mulher amada. A vaga no concurso algo que almejamos para melhorarmos nossas vidas e a dessas pessoas as quais me referi. No transforme essa jornada em uma guerra, por mais que tenham que lutar contra vocs. A verdade que somos nossos maiores adversrios. Procurem fazer dessa preparao uma viagem prazerosa e de persistncia. O importante no desistir. Todos prontos ? Ento vamos nessa ! Vamos comear pelas siglas. Precisamos saber de toda elas ?

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO No ltimo concurso, a ESAF colocou no incio da prova uma Lista de Siglas e Abreviaturas da disciplina Segurana e Sade no Trabalho. Quem acompanhou nossos trabalhos j deve ter se acostumado, mas mesmo assim, no h motivos para preocupao. Erick, gostei de suas palavras, mas no fiz seu curso, podemos ir adiante ? Ok. Vamos adiante colocando as orientaes sobre esse BIZU. Estamos a trabalhar com o seguinte cenrio em conjunto com Direito Previdencirio: 15 QUESTES DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO. Ressalto que essa uma estimativa razovel em relao aos tpicos das duas disciplinas em conjunto, ok ? Temos 11 Normas Regulamentadoras e mais um trecho da CLT que podemos consider-la como sendo a NORMA DAS NORMAS. Avalio ser razovel uma questo para cada NR, sendo algumas relacionadas com a CLT e as NRs em conjunto. A ideia do nosso BIZU apresentar um roteiro para reviso dos principais tpicos a revisar nessa Reta Final. Vamos a eles. Ateno que no sou vidente, mas apenas um orientador, ok ? Desta forma, colocaremos nossas orientaes em quadros. CLT ARTs. 154 a 201 Competncias da SIT, das SRTEs, Empresas e Empregados em matria de Sade e Segurana no Trabalho. Interdio de estabelecimentos, setores de servio, mquinas ou equipamentos Embargo de obras A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA: composio e regras previstas na CLT O Equipamento de Proteo Individual EPI na CLT Medidas Preventivas de Medicina do Trabalho na CLT Atividades Insalubres ou Perigosas na CLT e respectivos adicionais Preveno da Fadiga

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Pessoal, nossas prximas abordagens se referem s NRs e o MANTRA que passo a vocs ter o conhecimento dos OBJETOS e CAMPO DE APLICAO DE TODAS AS NRs DO EDITAL. Assim, nos prximos quadros, no vamos colocar o tpico referente ao objeto e campo de aplicao, pois tomaremos como regra a obrigatoriedade de cada um saber do que as NRs tratam. NR 01 - DISPOSIES GERAIS Competncias da SIT e das SRTEs na NR 01 Definies de Empregado, Empresa, Empregador, Estabelecimento, Setor de Servio, Canteiro de Obra, Frente de Trabalho e Local de Trabalho NR 06 - EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL - EPI Responsabilidades das Empresas, dos Empregadores, dos Empregados e dos Fabricantes Nacionais ou Importadores em matria de Equipamentos de Proteo Individual - EPIs Certificado de Aprovao CA: prazos de validade Competncias da SIT e das SRTEs em relao aos EPIs Tipos e exemplos dos principais EPIs constantes do Anexo I NR 07 - PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL Responsabilidades do Empregador e do Mdico Coordenador em relao ao Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO Obrigatoriedade ou no das empresas possurem Mdico Coordenador do PCMSO Exames Mdicos: tipos, periodicidade e obrigatoriedade Atestado de Sade Ocupacional ASO: emisso, composio e requisitos mnimos Relatrio Anual do PCMSO Exames Audiomtricos: procedimentos bsicos tipos, periodicidade, princpios e

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO NR 09 - PROGRAMA DE PREVENAO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA Conceitos aplicados ao PPRA Estrutura do PPRA Etapas do PPRA Reconhecimento dos Riscos Ambientais Registro de Dados no PPRA Responsabilidades de Empregadores e Trabalhadores no PPRA

NR 10 - SEGURANA EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE Pronturio de Instalaes Eltricas: obrigatoriedade e contedo Medidas de Proteo Individual e Coletiva Sequncias de Desenergizao e de Reenergizao de Instalaes Eltricas Habilitao, qualificao, capacitao e autorizao dos trabalhadores Responsabilidades dos envolvidos nas atividades relacionadas com a NR - 10 Glossrio da NR - 10

NR 12 - MQUINAS E EQUIPAMENTOS Instalaes e reas de Trabalho: recomendaes e requisitos Funes e Requisitos Bsicos dos dispositivos de Acionamento e Parada Normas sobre proteo de Mquinas e Equipamentos Recomendaes em relao manuteno, operao, fabricao, importao, venda e locao de mquinas e equipamentos Motoserras: dispositivos e respectivas funes

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO NR 13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSO Definio de Caldeiras e Vasos de Presso Definio de Profissionais Habilitados e requisitos para qualificados na operao de caldeiras e vasos de presso Placa de Identificao de Caldeiras e Vasos de Presso Documentao obrigatria e atualizada de Caldeiras e Vasos de Presso Informaes que constam no Pronturio da Caldeira e no Pronturio do Vaso de Presso Dcumentao que segue com a caldeira e com o vaso de presso em caso de venda ou de transferncia de estabelecimento As 3 categorias de caldeiras Requisitos exigidos para as instalaes de caldeiras, ou seja, Casas de Caldeiras e reas de Caldeiras Condies de Segurana na operao de caldeiras e de vasos de presso Requisitos para ser operador de caldeiras ou profissional com treinamento de segurana na operao de unidades de processo dos vasos de presso Estgio prtico para operadores de caldeiras e para profissionais com treinamento de segurana na operao de unidades de processo dos vasos de presso Inspeo de Segurana de Caldeiras e de Vasos de Presso e respectivos prazos mximos Servio Prprio de Inspeo de Equipamentos SPIE Instalao de Vasos de Presso serem

NR 17 ERGONOMIA Principais termos e respectiva definies: Transporte Manual de Cargas, Transporte Manual Regular de Cargas, Trabalhador Jovem e Pesos Mximos para mulheres e trabalahdores jovens no Transporte Manual de Cargas Requisitos mnimos para os assentos utilizados nos Postos de Trabalho

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Ergonomia nos Equipamentos dos Postos de Trabalho Disposies principais sobre as atividades de Processamento eletrnico de Dados PED Condies ambientais de trabalho Iluminao do ambiente de trabalho Requisitos mnimos sobre a Organizao do Trabalho de checkouts Requisitos mnimos para o mobilirio dos checkouts Treinamento para os operadores de checkout Modalidades de teleatendimento/telemarketing Requisitos mnimos para o mobilirio do posto de trabalho em matria de teleatendimento/telemarketing Condies ambientais em matria de teleatendimento/telemarketing Capacitao para os trabalhadores de teleatendimento/telemarketing

NR 18 - CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO CANTEIRO DE OBRA: rea de trabalho FIXA E TEMPORRIA, onde se desenvolvem operaes de apoio e execuo de uma obra FRENTE DE TRABALHO: rea de trabalho MVEL E TEMPORRIA, onde se desenvolvem operaes de apoio e execuo de uma obra Comunicao Prvia nas Atividades da Indstria da Construo Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo PCMAT: documentos e principais caractersiticas REAS DE VIVNCIA: instalaes sanitrias; vestirio; alojamento; local de refeies; cozinha, quando houver preparo de refeies; lavanderia; rea de lazer; ambulatrio, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores Pecuiaridades e requisitos de cada um dos componentes das reas de vivncia Consideraes relevantes sobre Demolio na indstria da construo Consideraes sobre Escavaes, Fundaes e Desmonte de Rochas na indstria da construo

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO Estruturas metlicas e de concreto Escadas, Rampas e Passarelas: tipos e caractersticas Medidas de Proteo contra Quedas de Altura: Sistema Limitador de Quedas de Altura composio mnima, consideraes relevantes; Bandejes obrigatoriedade ou no de seu uso; Telas de Proteo Movimentao e Transporte de Materiais e Pessoas: peculiaridades e requisitos de segurana de TORRES DE ELEVADORES, ELEVADORES DE TRANSPORTE DE MATERIAIS, ELEVADORES DE PASSAGEIROS, GRUAS e ELEVADORES DE CREMALHEIRA Andaimes e Plataformas de Trabalho: tipos e caractersticas Ancoragem: obrigatoriedade e pontos de ancoragem Consideraes relevantes sobre Cabos de Ao e Cabos de Fibra Sinttica; telhados e coberturas; servios em flutuantes; Instalaes Eltricas Treinamento, Acidente Fatal e Dados Estatsticos A CIPA nas empresas da Indstria da Construo: obrigatoriedade e composio Comits Permanentes Sobre Condies e Meio Ambiente do Trabalho na Indstria da Construo: CPN e CPRs Composio, Consideraes Relevantes e principais Atribuies Recomendaes Tcnicas de Procedimentos RTPs Aspectos relevantes sobre a FUNDACENTRO em matria de CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO

NR 31 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECURIA SILVICULTURA, EXPLORAO FLORESTAL E AQICULTURA Competncias da Secretaria de Inspeo do Trabalho SIT, atravs do Departamento de Segurana e Sade no Trabalho DSST Competncias do EMPREGADOR RURAL OU EQUIPARADO em matria de Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e Aquicultura Competncias e Direitos dos Trabalhadores Rurais

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

Comisses Permanentes de Segurana e Sade no Trabalho Rural: CPNR CPRR Composio, Consideraes Relevantes e principais Atribuies Gesto de Sade no Obrigatoriedade e Prazos Trabalho Rural: Exames mdicos

Atestado de Sade Ocupacional ASO na NR 31 Servio Especializado em Segurana e Sade no Trabalho Rural SESTR: composio, atribuies e profissionais legalmente habilitados que o compe Modalidades de SESTR Comisso Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho Rural CIPATR: objetivo, composio mnima, obrigatoriedade, representatividade, consideraes relevantes e processo eleitoral de uma CIPATR Treinamento e cuidados com os equipamentos de aplicao dos agrotxicos, adjuvantes e produtos afins Mquinas, equipamentos e implementos AGRCOLAS: requisitos e consideraoes relevantes Secadores e Silos Agrcolas: caractersticas e funes Pecuiaridades e requisitos de cada um dos componentes das reas de vivncia em relao s atividades previstas na NR 31 Moradias familiares e suas peculiaridades em relao s atividades previstas na NR - 31

NR 32 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM SERVIOS DE SADE Principais conceitos previstos na NR 32: Servioes de Sade, Riscos Biolgicos, Agentes Biolgicos O Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA e a NR 32: fases, periodicidade de reavaliao, reconhecimento dos riscos ambientais O Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO e a NR 32: contedo e observaes relevantes

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

Medidas de Proteo: recomendaes gerais, responsabilidades dos empregadores, Medidas de Segurana, Vacinao dos Trabalhadores Medicamentos, Drogas de Risco, Gases e Vapores Anestsicos: descrio dos riscos no PPRA Quimioterpicos Antineoplsicos: rea exclusiva, proibies, acidentes Radiaes Ionizantes: Plano de Proteo Radiolgica PPR: obrigatoriedade, caractersitcas, recomendaes, responsabilidades do empregador Pronturio Clnico Individual: tempo de registro e guarda Instalaes radioativas e Servio de Proteo Radiolgica Braquiterapia e o Princpio da Otimizao Servios de Radiodiagnsticos Mdicos e Radiologia Intra-Oral Resduos e seu acondicionamento Condies de conforto por ocasio das refeies, conforme o previsto na NR 32 Lavanderias, Limpeza e Conservao Classificao dos Agentes Biolgicos: Classes de Risco 1, 2, 3 e 4 Glossrio da NR - 32 Prezadas(os) colegas Concurseiras(os), chega ao fim esse nosso BIZU de Segurana e Sade no trabalho para o Concurso de AFT - 2010. No se esqueam de que a leitura das NRs fundamental. Para quem adquiriu o curso no PONTO, sugerimos uma reviso com especial ateno em nossos quadros e esquemas. Bons estudos e boa prova para todos ! Tenham f ! Um abrao do Prof Erick Moura

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 11) LEGISLAO PREVIDENCIRIA Fbio Zambitte


Prezados, nossa inteno aqui apresentar, com maior brevidade possvel, os temas mais relevantes para a prova de AFT. Boa sorte! I. Beneficirios O art. 9 do Regulamento da Previdncia Social descreve melhor este ponto, em detrimento da prpria regulamentao prevista nas leis 8212/91 e 8213/91. Aconselho que vocs estudem este assunto pelo RPS. O beneficirio sempre ser tido como sendo pessoa fsica que faz jus a prestaes previdencirias, que podero ser benefcios ou servios. O benefcio a prestao previdenciria dotada de contedo pecunirio (por exemplo, uma aposentadoria), enquanto o servio no possui essa caracterstica (por exemplo habilitao profissional e servio social). Naturalmente, as prestaes mais importantes so os benefcios. Veremos todas as prestaes em detalhes no futuro. O beneficirio tanto poder ser o segurado como o seu dependente, sendo que o segurado aquele que efetivamente contribui para a manuteno do regime, enquanto o dependente no recolhe qualquer contribuio nesta condio, mas beneficiado pela contribuio feita pelo segurado, j que esta no vertida em seu benefcio exclusivo. A contribuio do segurado objetiva tambm manter um sistema protetivo para as pessoas que dele dependem economicamente, lembrando que existem benefcios que so exclusivos do dependente, como por exemplo, a penso por morte. Segurados Os segurados possuem uma diviso, que de suma importncia para o sistema de custeio e maior ainda para o benefcio. Os segurados possuem duas subespcies que so: segurados obrigatrios, que so as pessoas que exercem a atividade remunerada e, por isso, a partir do momento em que passam a exercer atividade remunerada lcita, ingressaro no regime geral. Em outras palavras, a filiao ser compulsria, e apenas a atividade lcita gera essa compulsoriedade de filiao (O traficante no segurado obrigatrio da previdncia...). Segurados facultativos so as pessoas que ingressam no regime geral por mero ato volitivo, sendo aqueles que no exercem atividade remunerada. Por exemplo, o desempregado, o estudante, a dona-de-casa, sendo apenas necessrio que a pessoa seja maior de 16 anos e que no seja segurado obrigatrio, ou seja, que no exera atividade remunerada vinculante ao regime geral. impossvel que uma pessoa seja segurado obrigatrio e facultativo ao mesmo tempo. Dessa forma, caso o segurado obrigatrio queira aumentar o seu benefcio futuro, dever contribuir para um regime de previdncia complementar. A pessoa, para ser filiada como segurado facultativo ao regime geral, no dever fazer parte de um regime prprio de previdncia social, ou seja, se a pessoa for servidor no poder ser tida como segurado facultativo do regime geral, pois j esta filiada a um regime prprio (salvo se licenciada, sem contribuio ao RPPS). A filiao como segurado facultativo no poder ter feitos retroativos, o que s possvel quanto ao segurado obrigatrio, uma vez que este tem filiao compulsria. Para tanto, o mesmo dever provar ao INSS que trabalhava em data anterior sua inscrio, e neste caso a sua inscrio como segurado obrigatrio ser retroagida, pois j estava filiado o tempo todo.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


Feita essa prova pelo segurado surge para a previdncia o direito de cobrar os valores devidos pelo segurado obrigatrio. importante estudar todos os segurados no art. 9 do RPS. II) Carncia A carncia est prevista nos Art.24 a 27 da Lei 8213/91, e conceitua-se sendo o nmero mnimo de contribuies mensais para obteno de beneficio. Ou seja, para recebimento de alguns (e no todos) benefcios, o segurado dever comprovar o perfazimento de um certo nmero de contribuies mensais. Lembre-se que previdncia social deve atender o equilbrio financeiro e atuarial, e por isso a exigncia de um mnimo contributivo nos principais benefcios. Cuidado: no so todos os benefcios que requerem carncia, somente as quatro aposentadorias (por idade, invalidez, tempo de contribuio e especial), o auxlio- doena e o salrio maternidade (este ltimo, para CI, facultativa e segurada especial). Imagina o segurado que comea a trabalhar hoje e morre no primeiro dia de trabalho. O falecido vai deixar penso para os seus dependentes, pois penso por morte no precisa de carncia. Observa-se que ambos os benefcios so prestaes de risco, benefcios no programados, cujo evento determinante imprevisvel, e por isso que a carncia de ambos baixa, somente de 12 contribuies mensais. Pode ainda essa carncia ser dispensada no caso da incapacidade temporria ou permanente ter sido gerada por acidente de qualquer natureza ou causa (incluindo acidente do trabalho). Alm dos acidentes, dispensam carncia as doenas relacionadas ao trabalho (j que so equiparadas a acidentes do trabalho), e algumas doenas relacionadas pela legislao. III) Manuteno da Qualidade de Segurado O perodo de manuteno da qualidade de segurado tambm conhecido como perodo de graa. O fato deflagrador da filiao do segurado previdncia social , em regra, o exerccio de atividade remunerada. Este pressuposto e requisito para a obteno e manuteno, respectivamente, da filiao. Entretanto, o legislador, reconhecendo as peculiaridades de determinadas situaes, e a dificuldade de retorno ao trabalho para os desempregados, criou o chamado perodo de graa, no qual o segurado, por determinado perodo de tempo, mantm sua vinculao previdncia social, com todos os direitos inerentes esta, mesmo no exercendo qualquer atividade remunerada (e mesmo sem contribuir da o nome de perodo de graa). Vejam, a filiao do segurado se d como? Em regra, com o incio da atividade remunerada (para os segurados obrigatrios). A pessoa comeava a trabalhar e, automaticamente, se filiava Previdncia. Dentro desta tica, como seria a desfiliao? A partir do momento em que deixasse de exercer atividade remunerada, ou seja, a partir do momento que deixasse de trabalhar, seria excluda do sistema previdencirio. A lgica seria esta, mas no assim que funciona. A Previdncia no abandona o segurado no momento em que deixa de exercer atividade remunerada. At por que na maioria das vezes, o segurado deixa de trabalhar, no por vontade

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


prpria, mas sim porque forado pelas circunstncias, demitido, perde o emprego, fica doente, etc. Ento h hipteses em que o segurado no exerce atividade remunerada, mas, ainda assim, mantm a qualidade de segurado. E manter a qualidade de segurado significa manter todos os direitos inerentes a esta condio, ou seja, o indivduo faz jus ainda proteo previdenciria. Ultrapassado tal perodo de graa, a sim, o segurado perde esta qualidade. E uma vez perdida a qualidade de segurado, perde todos os direitos inerentes a esta condio, ou seja, no tem mais vnculo com a Previdncia e no ter mais direito a benefcio de espcie alguma, salvo direitos adquiridos, naturalmente (h excees, como veremos). Assim, o perodo de graa, em regra, limitado no tempo e no conta para coisa alguma. So os seguintes prazos: I - sem limite de prazo, quem est em gozo de benefcio; II - at doze meses aps a cessao de benefcio por incapacidade (1) ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdncia social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao (2); III - at doze meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; IV - at doze meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso; V - at trs meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; e VI - at seis meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. A exceo ao que acabei de dizer justamente a primeira hiptese, na qual tem-se um perodo de graa, que no tem prazo mximo de durao, e at pode contar como tempo de contribuio. Ocorre quando o segurado est em gozo de benefcio. Ex.: Segurado trabalhando. Sofre acidente e fica afastado, recebendo benefcio previdencirio. Enquanto est recebendo benefcio por incapacidade, obviamente no est trabalhando. Se no est trabalhando, no est exercendo atividade remunerada. Mas ainda assim mantm a qualidade de segurado sem atividade remunerada, pois est em gozo de benefcio. Enquanto ele mantm benefcio, ele mantm a qualidade de segurado. E se o benefcio durar 10 anos? No interessa, ele mantm a qualidade de segurado. A ele tem alta e volta a trabalhar. O perodo de afastamento contar at como tempo de contribuio, mas no conta como carncia, pois no teve contribuio mensal. Ento este primeiro um perodo de graa atpico, porque esse prazo pode at contar como tempo de contribuio, quando intercalado entre perodos de atividade, alm de ser ilimitado. Se no retornar ao trabalho (ficou afastado de vez), vai contar como tempo de contribuio somente se for decorrente de acidente do trabalho (o que conta e o que no conta como tempo de contribuio est no art. 60 do RPS). Todavia, isto mudou em parte com o advento da Lei 10.666/03 para: Aposentadoria por idade, Aposentadoria por tempo de contribuio e Aposentadoria Especial. Esta lei acabou com a perda da qualidade de segurado para esses 3 benefcios citados acima. No existe mais perda da qualidade de segurado para estes. Para os outros benefcios, a perda continua valendo. IV) Aposentadoria por Invalidez

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


V. Lei n 8.213/91, art. 42 a 47. V. RPS, art. 43 a 50. Evento determinante incapacidade permanente para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. Beneficirios todos os segurados Carncia 12 CM (ou nenhuma) Renda Mensal do Benefcio 100% SB Incio do pagamento: I - ao segurado empregado a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade ou a partir da data da entrada do requerimento, se entre o afastamento e a entrada do requerimento decorrerem mais de trinta dias; e II - ao segurado empregado domstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, especial ou facultativo, a contar da data do incio da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias. Durante os primeiros quinze dias de afastamento consecutivos da atividade por motivo de invalidez, caber empresa pagar ao segurado empregado o salrio (exceto o domstico). O aposentado por invalidez que retornar voluntariamente atividade ter sua aposentadoria automaticamente cessada, a partir da data do retorno. V) Aposentadoria Especial V. Lei n 8.213/91, art. 57 e 58. V. RPS, art. 64 a 70. Evento determinante exposio contnua e habitual a agentes nocivos fsicos, qumicos ou biolgicos, durante 15, 20 ou 25 anos (homem ou mulher). Beneficirios em tese, todos os segurados. Porm, s INSS s admite o empregado, avulso e cooperado (CI). Carncia 180 CM. Renda Mensal do Benefcio 100% SB. Incio do pagamento idem aposentadoria por idade. A empresa deve manter laudo tcnico e perfil profissiogrfico previdencirio atualizado. Uma cpia do ltimo deve ser entregue ao empregado em caso de resciso de contrato. A comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante o perfil profissiogrfico previdencirio, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho. Considera-se perfil profissiogrfico previdencirio o documento histrico-laboral do trabalhador, que, entre outras informaes, deve conter registros ambientais, resultados de monitorao biolgica e dados administrativos. vedado o retorno ao trabalho com agentes nocivos do segurado percipiente da aposentadoria especial. possvel a converso de tempo de atividade sob condies especiais em tempo de atividade comum (ver nota ao art. 70 do RPS). As disposies legais sobre aposentadoria especial do segurado filiado ao Regime Geral de Previdncia Social aplicam-se, tambm, ao cooperado filiado cooperativa de trabalho e de produo que trabalha sujeito a condies especiais que prejudiquem a sua sade ou a sua integridade fsica.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


VI) Auxlio-Doena V. Lei n 8.213/91, art. 59 a 63. V. RPS, art. 71 a 80. Evento determinante incapacidade temporria para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos. Beneficirios todos os segurados. Carncia 12 CM. Renda Mensal do Benefcio 91% SB. Incio do pagamento idem aposentadoria por invalidez. No ser devido auxlio-doena ao segurado que se filiar ao RGPS j portador de doena ou leso invocada como causa para a concesso do benefcio, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progresso ou agravamento dessa doena ou leso. Durante os primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doena, incumbe empresa pagar ao segurado empregado o seu salrio. Se concedido novo benefcio decorrente da mesma doena dentro de sessenta dias contados da cessao do benefcio anterior, a empresa fica desobrigada do pagamento relativo aos quinze primeiros dias de afastamento, prorrogando-se o benefcio anterior e descontando-se os dias trabalhados, se for o caso. Se o segurado empregado, por motivo de doena, afastar-se do trabalho durante quinze dias, retornando atividade no dcimo sexto dia, e se dela voltar a se afastar dentro de sessenta dias desse retorno, far jus ao auxlio doena a partir da data do novo afastamento. O segurado empregado em gozo de auxlio-doena considerado pela empresa como licenciado (+ pagamento da diferena, se for o caso). VII) Auxlio-Acidente V. Lei n 8.213/91, art. 86. V. RPS, art. 104. Evento determinante acidente + seqela definitiva, com reduo da capacidade de trabalho ( pago quando do retorno ao trabalho, como indenizao, at a aposentadoria). Beneficirios empregado (exceto o domstico), avulso, segurado especial. Carncia no h. Renda Mensal do Benefcio 50% SB (pode ser inferior a 1 SM). Incio do pagamento a partir do dia seguinte ao da cessao do auxliodoena. O recebimento de salrio ou concesso de outro benefcio, exceto de aposentadoria, no prejudicar a continuidade do recebimento do auxlio-acidente. Na aposentadoria, o valor do auxlio-acidente entrar no clculo do SB, como se fosse remunerao. A perda da audio, em qualquer grau, somente proporcionar a concesso do auxlio-acidente, quando, alm do reconhecimento de causalidade entre o trabalho e a doena, resultar, comprovadamente, na reduo ou perda da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. A causalidade entre doena x trabalho

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


necessria, pois somente assim seria um acidente (doenas relacionadas ao trabalho so equiparadas a acidentes) VIII) Salrio-Famlia V. Lei n 8.213/91, art. 65 a 70. V. RPS, art. 81 a 92. Evento determinante filho ou equiparado (tutelado ou enteado) menor de 14 anos ou invlido e segurado com remunerao inferior ou igual R$ 798,30. Beneficirios empregado (exceto o domstico), avulso, o aposentado por invalidez ou por idade e os demais aposentados com 65 anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou 60 anos ou mais, se do feminino. Carncia no h. Renda Mensal do Benefcio R$ 27,24 para o segurado com remunerao mensal no superior a R$ 531,12; ou R$ 19,19 para o segurado com remunerao mensal superior a R$ 531,12 e igual ou inferior a R$ 798,30 (por filho). Incio do pagamento a partir da data da apresentao da certido de nascimento do filho ou da documentao relativa ao equiparado, estando condicionado apresentao anual de atestado de vacinao obrigatria, at seis anos de idade, e de comprovao semestral de freqncia escola do filho ou equiparado, a partir dos sete anos de idade. Quando o pai e a me so segurados empregados ou trabalhadores avulsos, ambos tm direito ao salrio-famlia. O direito ao salrio-famlia cessa automaticamente: por morte do filho ou equiparado, a contar do ms seguinte ao do bito; quando o filho ou equiparado completar quatorze anos de idade, salvo se invlido, a contar do ms seguinte ao da data do aniversrio; pela recuperao da capacidade do filho ou equiparado invlido, a contar do ms seguinte ao da cessao da incapacidade ou pelo desemprego do segurado. IX) Salrio maternidade As hipteses de recebimento do salrio maternidade so: gestao, nascimento, aborto no criminoso, adoo ou guarda judicial para fins de adoo (as adotantes passaram a ter este direito somente em 2002). S as mulheres podem receber o salrio maternidade. Nem mesmo o homem adotante tem direito. Todas as seguradas tm direito ao salrio maternidade. H carncia no salrio maternidade para trs seguradas: contribuinte individual, facultativa (ambas 10 contribuies mensais); e segurado especial (10 meses de atividade rural). Para empregada, avulsa e domstica no h carncia. A lei diz que o benefcio salrio maternidade se inicia 28 dias antes do parto e se estende por mais 91 dias, totalizando 120 dias para a gestante. Mas imaginem que a gestante est no 1 ms e adquiriu uma incapacidade. O que acontece? Receber o auxlio-doena. Quando chegar a poca do recebimento do salrio maternidade, suspende-se o auxlio-doena e inicia-se o pagamento deste ltimo. Se acabar o perodo do salrio maternidade e ela ainda estiver incapacitada, voltase a pagar o auxlio-doena. Se a mulher conseguir levar a gestao at o dia do parto, ter direito aos mesmos 120 dias. Estes 120 dias podero ser antecipados e/ou prorrogados em mais duas semanas, dependendo do risco ou recuperao da mulher. Tal prorrogao ou antecipao ter que ser atravs de atestado mdico especfico.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


Se a mulher possui dois empregos, ter direito a um salrio maternidade que compreender os dois. Se a mulher for requerer o salrio maternidade aps o nascimento da criana, o documento apresentado ser a certido de nascimento. Dentro do prazo prescricional de cinco anos, a mulher poder requerer o benefcio. No caso de aborto no criminoso, o prazo de licena de duas semanas. Salvo se ocorrido aps o sexto ms de gestao, que ser integral (120 dias). Na adoo ou guarda judicial vai variar de acordo com a idade da criana: 0 a 1 ano - 120 dias; 1 a 4 anos - 60 dias; 4 a 8 anos - 30 dias. Se adotar mais de uma criana de uma s vez, utiliza-se o prazo referente criana de menor idade. Se a me biolgica j recebeu, a adotante tambm ter direito ao auxlio. A renda para a empregada e a avulsa a remunerao mensal, podendo ultrapassar o teto de R$ 3416,54. Se a mulher recebe R$ 5.000,00, receber este valor a ttulo de salriomaternidade. J o valor do salrio maternidade da empregada domstica igual ao seu salrio contribuio. Se a domstica ganha R$5.000,00, o salrio maternidade ser de R$ 3416,54. Para segurado especial o valor padro de um salrio mnimo. Para o contribuinte individual e o facultativo ser 1/12 do somatrio dos 12 ltimos salrios de contribuio em perodo no superior a 15 meses. Se a mulher pagou 10 salrios de contribuio, ainda assim ter direito, pois j fechou a carncia, mas o benefcio ser calculado sobre a soma dos 10 salrios-de-contribuio, mais dividido por 12. O salrio maternidade no pode ser menor que um salrio mnimo. Regra geral, quem paga o salrio maternidade o INSS. A exceo para empregada na hiptese de gestao, de nascimento e de aborto no criminoso, pois quem paga a empresa e abate na guia de recolhimento (reembolso). Para a empregada adotante quem para a previdncia/INSS. A desempregada tem direito ao salrio maternidade, desde que esteja em perodo de graa. Nesta situao, o valor do benefcio ser calculado como CI (1/12 do somatrio dos 12 ltimos salrios-de-contribuio). Atualmente, a lei prev a possibilidade da licena maternidade, para a empregada, ser estendida em mais 60 dias, totalizando 180 dias, mas isso nada influi no salriomaternidade. Caso o empregador, por mera liberalidade, assim proceda, arcar com esse nus, podendo deduzi-lo do imposto de renda devido nada se altera na legislao previdenciria.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 12) TICA NA ADMINISTRAO PBLICA Leandro Cadenas
Ol amigo concurseiro. Na parte de tica, o edital para o AFT tambm est muito abrangente. Aqui vamos destacar os pontos principais relativos aos itens 11 a 18 da parte que constou como sendo Direito Administrativo. CDIGO PENAL - DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA 1. Em geral, as questes citam uma situao qualquer e perguntam qual o crime praticado, sempre indicando um verbo ncleo da ao. Assim, voc tem que procurar esse verbo para bem definir o crime praticado. Os mais cobrados so apropriar, desviar, exigir, solicitar, receber, inserir, modificar, facilitar... O campees so os crimes praticados por servidores pblicos contra a Administrao Pblica. Vamos ao principais: a) PECULATO: Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. Espcies: I peculato-apropriao (art. 312, caput, 1 parte). II peculatodesvio (art. 312, caput, 2 parte). III peculato-furto (art. 312, 1). IV peculato-culposo (art. 312, 2): o peculato o nico crime deste Captulo que admite a modalidade culposa. No admite tentativa, consumando-se no momento em que se consuma o crime do outro, que se aproveita da falha do funcionrio. Se reparado o dano antes da sentena irrecorrvel, extinta a punibilidade; se posterior, a pena imposta fica reduzida metade. V peculato mediante erro de outrem ou peculato-estelionato (art. 313). Cabvel a aplicao do princpio da insignificncia ao peculato (STF, HC 87.478/PA, 29.8.2006, Informativos 418 e 438). b) CONCUSSO: Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Sendo crime formal, sua consumao independe do efetivo recebimento da vantagem indevida, sendo este o exaurimento do crime. Pode haver tentativa. c) EXCESSO DE EXAO: Exigir tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. d) CORRUPO PASSIVA: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Distino: I corrupo ativa: particular que oferece ou promete vantagem indevida; II corrupo passiva: funcionrio pblico que solicita, recebe ou aceita promessa vantagem indevida. Tipo privilegiado: se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional (corrupo passiva prpria privilegiada), cedendo a pedido ou influncia de outrem. e) FACILITAO DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO: Facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho. Contrabando importar ou exportar mercadoria proibida; descaminho iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria, dizer, importar/exportar/consumir produto lcito sem pagar os valores devidos. Crime do particular: contrabando ou descaminho; crime do funcionrio pblico: facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho. Cabvel a aplicao do princpio da insignificncia ao descaminho, desde que o valor do tributo sonegado no ultrapasse R$ 10.000,00 (STF, RHC 96.545/SC, DJ 26/06/2009, e HC 96.661/PR, DJ 03/08/2009, Informativo 552). (ESAF/AFRFB/2009) luz da aplicao da lei penal, julgue as afirmaes abaixo relativas ao fato de Marcos, funcionrio pblico concursado, ao chegar na sua nova repartio, pegar computador da sua sala de trabalho e levar para casa junto com a impressora e resmas de papel em uma sacola grande com o fim de us-los em casa para fins recreativos: I. Na hiptese, Marcos comete crime contra a Administrao Pblica. II. Marcos comete crime contra a Administrao da Justia. III. Marcos comete o crime de peculato-furto, previsto no 1 do art. 312 do Cdigo Penal Brasileiro, pois se valeu da facilidade que proporciona a qualidade de funcionrio. IV. Marcos no cometeria o crime de peculato, descrito no enunciado do problema, se o entregasse para pessoa da sua famlia utilizar, pois o peculato caracteriza-se pelo proveito prprio dado ao bem. a) Todas esto incorretas. b) I e III esto corretas. c) I e IV esto corretas. d) Somente I est correta. e) II e IV esto corretas. Gab.: D Comete peculato-apropriao, pois levou computador de que tinha posse em razo do cargo. Se levasse computador de outra sala na repartio, a sim poder-se-ia dizer que teria se valido da facilidade que proporciona a qualidade de funcionrio. Por fim, peculato quando a apropriao d-se em proveito prprio ou alheio. 2. Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. A pena ser

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. LEI N 8.137/1990 DOS CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA PRATICADOS POR FUNCIONRIOS PBLICOS. 3. Nessa Lei, parte dos crimes so parecidos com os antes vistos, com a peculiaridade de serem especficos contra a administrao fazendria. Assim, se na questo for expresso que se trata de crime tributrio, aplica-se esta lei e no o cdigo penal. Veja essa questo da ESAF que representa bem o que estou enfatizando: (AFT/ESAF/2006) O funcionrio pblico que, valendo-se dessa qualidade, patrocina interesse privado perante a administrao fazendria, comete: a) crime funcional contra a ordem tributria. b) crime de advocacia administrativa. c) crime de prevaricao. d) crime de peculato. e) crime de insero de dados falsos em sistema de informaes. Gab. A Pratica o crime descrito na Lei n. 8137/90, art. 3, III - Constitui crime funcional contra a ordem tributria, alm dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal (Ttulo XI, Captulo I): III - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. Pelo princpio da especialidade, no se aplica o CP, art. 321 - Advocacia administrativa. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio... 4. Veja os crimes: I extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social; II exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou cobr-los parcialmente (note que esse tipo engloba tanto a concusso quanto a corrupo passiva). III patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. REGIME DISCIPLINAR DOS SERVIDORES PBLICOS CIVIS DA UNIO: LEI N 8.112/90. 5. A ESAF adora essas duas listas: guarde-as bem. So deveres do servidor: I exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II ser leal s instituies a que servir; III observar as normas legais e regulamentares; IV cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica; VI levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VII zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; VIII guardar sigilo sobre assunto da repartio; IX manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X ser assduo e pontual ao servio; XI tratar com urbanidade as pessoas; XII representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. 6. O servidor proibido de (com a conseqente punio pelo descumprimento): I casos de advertncia: I.I ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; I.II retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; I.III recusar f a documentos pblicos; I.IV opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; I.V promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; I.VI cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; I.VII coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; I.VIII manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil; I.IX recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado; II casos de suspenso: II.I cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; II.II exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho; II.III recusar-se obrigatria inspeo mdica determinada pela autoridade competente; III casos de demisso: III.I valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; III.II participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio (redao dada pela MP n 431/2008); III.III atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; III.IV receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; III.V aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; III.VI praticar usura sob qualquer de suas formas; III.VII proceder de forma desidiosa; III.VIII utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


7. A responsabilidade civil decorre tanto de ato omissivo quanto de comissivo, seja ele doloso ou culposo, desde que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. 8. As sanes civis, penais e administrativas so independentes, podendo cumular-se. Afasta-se a responsabilidade administrativa do servidor no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. 9. Penalidades disciplinares: I advertncia; II suspenso; III demisso; IV cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V destituio de cargo em comisso; VI destituio de funo comissionada; VII multa, como substituta da suspenso. 10. Ser aplicada a demisso nos seguintes casos: I crime contra a Administrao Pblica; II abandono de cargo; III inassiduidade habitual; IV improbidade administrativa; V incontinncia pblica e conduta escandalosa na repartio; VI insubordinao grave em servio; VII ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; VIII aplicao irregular de dinheiros pblicos; IX revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; X leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; XI corrupo; XII acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; XIII valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; XIV participar de gerncia ou administrao de empresa privada, sociedade civil, salvo a participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao do capital social, sendo-lhe vedado exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio; XV atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; XVI receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XVII aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; XVIII praticar usura sob qualquer de suas formas; XIX proceder de forma desidiosa; XX utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares. 11. Quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso, a ao disciplinar prescrever em 5 (cinco) anos da data em que o fato se tornou conhecido. 12. No poder ter nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos, o exservidor demitido ou destitudo de cargo em comisso, por infringncia das seguintes proibies: I valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; II atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro. 13. No poder retornar ao servio pblico federal o servidor que for demitido ou destitudo do cargo em comisso por cometer: I crime contra a Administrao Pblica; II improbidade administrativa; III aplicao irregular de dinheiros pblicos; IV leso aos cofres pblicos; V dilapidao do patrimnio nacional; VI corrupo. LEI N 8. 429, DE 02/6/1992 LEI DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. 14. Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Essa uma das regras mais cobradas em concursos, especialmente trocando por perda dos direitos polticos e suspenso da funo pblica: (AFRE-CE/ESAF/2007) So conseqncias da prtica de ato de improbidade pelo agente pblico infrator, exceto: a) a perda da funo pblica, aps sentena condenatria transitada em julgado. b) a perda dos direitos polticos, aps sentena condenatria transitada em julgado. c) ressarcimento integral do dano, se houver. d) pagamento de multa civil. e) proibio de contratar com o Poder Pblico. Gab. B - A suspenso dos direitos polticos. (ESAF/MPOG/EPPGG/2009) A Constituio da Repblica previu consequncias graves para os administradores que praticam atos de improbidade administrativa. Assinale, entre as opes abaixo, aquela que no se coaduna com as consequncias pela prtica dos atos de improbidade administrativa. a) Suspenso dos direitos polticos. b) Indisponibilidade dos bens. c) A perda da nacionalidade. d) Ressarcimento ao errio. e) Perda da funo pblica. Gab. C - CF/88, art. 37, 4. 15. agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas. Mesmo aquele que no agente pblico pode ser alcanado, no que couber, pelas sanes da lei de improbidade administrativa. 16. Classificao dos atos de improbidade administrativa: so atos que: I importam enriquecimento ilcito; II causam prejuzo ao errio; III atentam contra os princpios da Administrao Pblica. 17. Outra coisa importante de guardar a lista das sanes. Decore esse quadro. Antes de comear a fazer a prova, escreva-o em algum lugar disponvel da prova. Faa o mesmo com todas as frmulas que voc precisa e tudo aquilo que voc teve que decorar pra prova. Depois disso, relaxe e comece a ler as

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


questes, sem se preocupar com essas informaes, que j estaro anotadas na prova e podero ser consultadas quando necessrio. Enriquecimento Prejuzo ao errio Violao dos ilcito princpios ressarcimento integral do dano SIM SIM SIM perda dos bens ou valores acrescidos SIM SIM NO ilicitamente ao patrimnio perda da funo pblica SIM SIM SIM suspenso dos direitos polticos 8 a 10 anos 5 a 8 anos 3 a 5 anos pagamento de multa civil At 3 x At 2 x At 100 x enriquecimento prejuzo remunerao proibio de contratar com o Poder 10 anos 5 anos 3 anos Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios 18. A aplicao das sanes independe: I da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico; II da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. 19. Prescrio das sanes: I em cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana; II dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL DECRETO N 1.171/1994. 20. Praticamente todas as questes que cobram este Decreto e o seguinte, bem como a Resoluo e a Portaria que constam do edital, reproduzem a literalidade das normas. Assim, no tem outra opo: tem que ler, reler e guardar suas regras. Apontarei algumas com maior probabilidade de serem cobradas. 21. Regras deontolgicas (regem o comportamento dentro de uma determinada profisso): a) A DIGNIDADE, O DECORO, O ZELO, A EFICCIA E A CONSCINCIA DOS PRINCPIOS MORAIS so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele. b) ELEMENTO TICO: no basta decidir entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno. Deve tambm considerar entre o honesto e o desonesto. c) MORALIDADE da Administrao Pblica: no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade poder consolidar a moralidade do ato administrativo. d) REMUNERAO do servidor pblico: custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia, em fator de legalidade. e) Como regra, a PUBLICIDADE de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade. f) DIREITO VERDADE: o servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. g) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela DISCIPLINA. h) Filas, ou qualquer outra espcie de ATRASO NA PRESTAO DO SERVIO: caracteriza atitude contra a tica ou ato de desumanidade e grave dano moral aos usurios dos servios pblicos. 22. D muita ateno aos deveres e quilo que vedado ao servidor pblico. 23. Comisses de tica: criada (em 60 dias) em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal. encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. Penalidade aplicvel pela comisso de tica: censura, apenas. SISTEMA DE GESTO DA TICA DO PODER EXECUTIVO FEDERAL (DECRETO N 6.029/2007) 24. Compete s comisses de tica: i - atuar como instncia consultiva de dirigentes e servidores no mbito de seu respectivo rgo ou entidade; ii - aplicar o cdigo de tica devendo, entre outras competencias, dirimir dvidas a respeito da interpretao e apurar, mediante denncia ou de ofcio, conduta em desacordo com as normas ticas pertinentes. 25. Princpios: i - proteo honra e imagem da pessoa investigada; ii - proteo identidade do denunciante, que dever ser mantida sob reserva, se este assim o desejar; e iii - independncia e

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


imparcialidade dos seus membros na apurao dos fatos, com as garantias asseguradas neste decreto. 26. Qualquer cidado, agente pblico, pessoa jurdica de direito privado, associao ou entidade de classe poder provocar a atuao da cep ou de comisso de tica, visando apurao de infrao tica imputada a agente pblico, rgo ou setor especfico de ente estatal. 27. O processo de apurao ser instaurado, de ofcio ou em razo de denncia fundamentada, garantidos o contraditrio e a ampla defesa. o investigado ser notificado para manifestar-se, por escrito, no prazo de dez dias. CONFLITO DE INTERESSES NO SERVIO PBLICO (RESOLUO N 08/2003) 28. Leia e guarde as atividades que suscitam conflito de interesses, lembrando que as regras tambm se aplicam no caso de trabalho voluntrio em organizaes do terceiro setor sem finalidade de lucro. PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL (LEI N 9.784/99) 29. As questes relativas Lei n 9.784/99 so quase sempre literais. Assim, importante uma boa leitura dela, memorizando suas regras. Relembre os princpios que a Administrao Pblica dever obedecer: I legalidade; II finalidade; III motivao; IV razoabilidade; V proporcionalidade; VI moralidade; VII ampla defesa; VIII contraditrio; IX segurana jurdica; X interesse pblico e XI eficincia. 30. Critrios a serem adotados: I atuao conforme a lei e o Direito; II atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; IV atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f; V divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio; VI adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico; VII indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso; VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados; IX adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados; X garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; XI proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; XII impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados; XIII interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. (ESAF/ATA-MF/2009) Quanto aos critrios a serem observados no trmite do processo administrativo da administrao pblica federal, conforme disposto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, pode-se afirmar corretamente: a) em regra, cabe aos administrados o pagamento das despesas processuais, independente de previso expressa na lei. b) os atos praticados no processo administrativo so, em regra, sigilosos, ressalvadas as hipteses de divulgao oficial previstas na Constituio. c) a impulso do processo administrativo compete, primeiramente, aos interessados. d) nova interpretao dada norma administrativa deve ser aplicada a todos os casos sujeitos quela regulamentao, inclusive retroativamente. e) garantem-se aos administrados, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, os direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos. Gab. E Lei n 9.784/99, art. 2o, pargrafo nico, V, X, XI, XII, XIII. 31. Impedimento e suspeio precisam ser bem entendidos: a) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I tenha interesse direto ou indireto na matria; II tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau (de bisav a bisneto, irmo, sobrinho, tio); III esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. b) Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. 32. Do indeferimento da suspeio cabe recurso, sem efeito suspensivo. BOA PROVA!!! ESTAMOS TORCENDO POR VOC!!! SUCESSO!!! LEANDRO CADENAS PRADO

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO 13) DIREITO ADMINISTRATIVO Leandro Cadenas


Ol amigo concurseiro. O edital para o AFT est bem abrangente. Tentaremos destacar os pontos com maior probabilidade de incidncia nessa prova, com base em concursos anteriores da ESAF. Coloquei tambm algumas questes para voc treinar e ver como a ESAF tem cobrado. Vamos a eles. PRINCPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO 33. Os princpios devem sempre ser valorados, ou seja, no tm uma aplicao fixa e constante devem ter incidncia na maior medida possvel, evitando-se anular completamente um em face de outro. O segredo est em sempre coloc-los numa balana, aplicando-se mais ou menos cada um deles a depender do caso concreto. 34. Entre os princpios mais cobrados pela ESAF temos: a) Princpios basilares do Direito Administrativo: supremacia do interesse pblico sobre o particular e indisponibilidade do interesse pblico. b) Impessoalidade: em duas vertentes. Na primeira, qualquer ato da Administrao Pblica deve zelar pelo interesse pblico nunca pelo interesse pessoal do agente pblico. Na outra, os atos so imputados entidade a que se vincula o agente pblico, no a ele prprio. Segundo Celso A. B. de Mello, esse princpio tambm se relaciona diretamente com o princpio da isonomia. c) Moralidade: diz respeito moral interna da instituio, que deve pautar os atos dos agentes pblicos, como complemento lei. Os atos devem ser, alm de legais, honestos e conformes aos bons costumes e boa administrao. d) Eficincia: prega a otimizao dos procedimentos em qualquer ao da Administrao Pblica, que deve ser rpida, til, econmica, voltada para o alcance dos melhores resultados possveis. Privilegia o binmio qualidade x economicidade. e) Razoabilidade e da proporcionalidade: qualquer ao tomada dentro da esfera pblica deve ser pautada nesses princpios, implicando em coerncia entre os meios e os fins, considerando-se todas as situaes e circunstncias que afetem a soluo. f) Contraditrio: assegura que a parte tem o direito de se manifestar sobre todas as provas produzidas e sobre as alegaes feitas pela parte adversa. Alm disso, tem o direito de, com essa atuao, poder interferir no julgamento da questo. g) Ampla defesa entende-se a possibilidade que o acusado tem de usar todos os meios lcitos admitidos para provar o que alega, inclusive manter-se calado (art. 5, LXIII, CF/88) e no produzir provas contra si. (AFRE-CE/ESAF/2007) Sobre os princpios constitucionais da Administrao Pblica, marque a nica opo correta. a) O princpio da impessoalidade apresenta duas formas de abordagem. A primeira relaciona-se finalidade pblica. A segunda indica que os atos administrativos no devem ser imputados ao agente que os praticou, mas ao rgo ou entidade administrativa a que est vinculado. b) A discricionariedade atribuda autoridade administrativa, consubstanciada pela liberdade de atuao, autoriza a edio de resoluo que crie direitos e obrigaes aos administrados. c) Na situao em que a autoridade administrativa pratica ato com desvio de poder, pode-se afirmar que ocorreu atentado ao princpio da moralidade, e no ao princpio da legalidade. d) A publicidade no se constitui elemento formador do ato administrativo, mas requisito de eficcia e moralidade. Portanto, no se faz possvel a restrio dos atos de publicidade, sob o risco de se ferir o interesse pblico. e) O princpio da eficincia, inserido no texto constitucional pelo legislador derivado, indica Administrao Pblica a prestao de servios pblicos de forma racional e transparente. Todavia, no possvel a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo que deixe de observ-lo. Gab. A 35. O julgado a seguir j foi cobrado algumas vezes, e o STJ acaba de editar uma smula sobre isso: A exigncia de depsito ou arrolamento prvio de bens e direitos como condio de admissibilidade de recurso administrativo constitui obstculo srio (e intransponvel, para considerveis parcelas da populao) ao exerccio do direito de petio (CF, art. 5, XXXIV), alm de caracterizar ofensa ao princpio do contraditrio (CF, art. 5, LV) (STF, ADI 1.976/DF, DJ 18/05/2007, Informativo 461). 36. Guarde as Smulas Vinculantes, muito importantes pra prova: a) STF, Smula Vinculante 3: Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. b) STF, Smula Vinculante 5: A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


c) STF, Smula Vinculante n 13: A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at 3 grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou ainda de funo gratificada da administrao pblica direta, indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal. STF, Informativo 516 (27/08/2008), ADC 12/DF: A vedao ao nepotismo constante da Resoluo CNJ 7/2005 est em sintonia com os princpios constantes do art. 37, em especial os da impessoalidade, da eficincia, da igualdade e da moralidade, que so dotados de eficcia imediata, (...) visto que as restries por ela impostas so as mesmas previstas na CF, as quais, extradas dos citados princpios, vedam a prtica do nepotismo. (ESAF/AFC-CGU/2008) Quanto aplicao de princpios constitucionais em processos administrativos, entendimento pacificado no Supremo Tribunal Federal, constituindo smula vinculante para toda a administrao e tribunais inferiores, que, nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio, asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa a) mesmo quando da deciso no resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, inclusive a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. b) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, sem exceo. c) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. d) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, inclusive na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. e) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, inclusive a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, exceto reforma e penso. Gab. C ADMINISTRAO PBLICA 37. Alguns conceitos so fundamentais. Fixe-os: a) Estado = pessoa com personalidade jurdica, regida pelas normas do direito pblico. Suas funes so subdivididas entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. permanente. b) Estado = povo + territrio + soberania + finalidade. c) Governo = centro de decises do Estado, seu comando e direo. Nas democracias, transitrio. d) rgos = entes despersonalizados. Por exceo, os rgos tambm podem ter capacidade judiciria (=capacidade de ser parte numa ao judicial, capacidade para estar em juzo). So criados atravs de lei de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo. e) Descentralizao: repasse de atividades de uma pessoa para outra. Pode ser via outorga (por lei, da titularidade e da execuo), ou delegao (por contrato/ato, da execuo somente). f) Desconcentrao: repasse de atividades dentro da mesma pessoa jurdica. (ESAF/ANA/2009) Quanto s caractersticas da administrao pblica federal brasileira e sua forma de organizao, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. ( ) Os rgos so compartimentos internos da pessoa pblica que compem sua criao bem como sua extino so disciplinas reservadas lei. ( ) A realizao das atividades administrativas do Estado, de forma desconcentrada, caracteriza a criao de pessoas jurdicas distintas, componentes da administrao pblica indireta. Gab. V, F. 38. Tambm muito relevante guardar as caractersticas mais cobradas de cada uma das entidades da Administrao Indireta: a) Autarquias: criao por lei especfica; personalidade jurdica de direito pblico; autoadministrao; atuao em nome prprio; especializao dos fins ou atividades; exercem atividades tpicas de Estado; dotadas de patrimnio prprio, inalienvel, impenhorvel e imprescritvel; prazos processuais privilegiados: em dobro para recorrer e em qudruplo para contestar (art. 188, CPC) e garantia do duplo grau de jurisdio obrigatrio, quando a sentena lhe for desfavorvel (art. 475, II, CPC e Lei n 9.469/97, art. 10); responsabilidade objetiva e possibilidade de ao de regresso contra seus servidores (art. 37, 6, CF/88); sujeita s regras licitatrias (Lei n 8.666/93). a autarquia ordinria. Agncia Reguladora uma autarquia criada sob regime especial, com a atribuio de exercer o poder normativo das concesses e permisses de servios pblicos, competncia essa que, originalmente, do Poder Pblico.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


Agncia Executiva uma qualidade ou atributo de pessoa jurdica de direito pblico que celebre contrato de gesto, cujo princpio orientador o da eficincia. Tal qualidade pode ser atribuda tanto s autarquias quanto s fundaes, desde que cumpram os requisitos legais. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) A Agncia executiva a qualificao dada autarquia ou fundao que celebre contrato de gesto com o rgo da Administrao Direta a que se acha vinculada, introduzida no direito brasileiro em decorrncia do movimento da globalizao. Destarte, assinale qual princpio da administrao pblica, especificamente, que as autarquias ou fundaes governamentais qualificadas como agncias executivas visam observar nos termos do Decreto n. 2.487/98: a) eficincia b) moralidade c) legalidade d) razoabilidade e) publicidade. Gab. A b) Fundao instituda pelo poder pblico um patrimnio dotado de personalidade jurdica, destinado prestao de atividades pblicas na rea social. Segundo STF, espcie do gnero autarquia, diat autarquia fundacional. (Analista Jurdico-CE/ESAF/2007) Assinale a opo que contenha a pessoa jurdica de direito pblico que pode se apresentar nas formas ordinria, de regime especial e fundacional. a) Empresa Pblica b) Fundao Pblica c) Autarquia d) Sociedade de Economia Mista e) Servio Social Autnomo. Gab. C c) Caractersticas comuns s empresas pblicas e s sociedades de economia mista: criao e extino por lei; personalidade jurdica de direito privado; sujeio parcial ao direito pblico e ao controle do Estado; atividade de natureza econmica, sujeio fiscalizao do Tribunal de Contas. Caractersticas prprias das empresas pblicas: capital integralmente pblico; sob qualquer forma admitida em direito. Caractersticas prprias das sociedades de economia mista: capital misto pblico/privado, com participao majoritria daquele; exclusivamente sob a forma de sociedade annima. Enquanto a empresa pblica tem foros diferentes (Justia Federal, no caso das empresas pblicas federais, e Justia Estadual, no caso das estaduais e municipais), as sociedades de economia mista tm como foro, em geral, a Justia Estadual. No entanto, a ao, neste segundo caso, poder ser processada perante a Justia Federal, a depender da matria ou das partes envolvidas. 39. Especificamente quanto aos Correios empresa pblica federal, por ser prestadora de servio pblico de prestao obrigatria e exclusiva do Estado, tem tratamento diferenciado: I imunidade tributria recproca. Idem com relao Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroporturia INFRAERO, tambm empresa pblica federal e Companhia de guas e Esgotos de Rondnia sociedade de economia mista II impenhorabilidade de seus bens III regime de precatrio (art. 100, CF/88). 40. Quanto ao terceiro setor, vamos aos pontos de maior destaque pra prova: a) Organizaes Sociais (OS): pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos, voltadas ao desempenho de atividades de interesse pblico. Declaradas de interesse social ou de utilidade pblica, celebram contratos de gesto com a Administrao Pblica. Sujeitas ao controle do Tribunal de Contas. Licitao: esto dispensadas se se referir a atividades contempladas no contrato de gesto. b) Organizao da sociedade civil de interesse pblico (OSCIP) so organizaes no governamentais (ONGs) que cumpriram os requisitos da lei, em especial os relativos transparncia administrativa. Tm finalidades semelhantes s OSs. A Administrao firma Termo de Parceria com a OSCIP para executar um plano de modernizao da Administrao. Sujeitamse ao controle do Tribunal de Contas e s regras de licitao. c) Entidades de apoio so tambm pessoas jurdicas de direito privado, que contribuem, em geral, com universidades e hospitais pblicos, sem integrar a Administrao Pblica, geralmente criadas pelos prprios servidores. So sem fins lucrativos, e auxiliam o Estado, exercendo atividades de interesse pblico. A natureza jurdica mais comum de fundao, mas podem ser tambm associaes ou cooperativas. d) Convnios de cooperao so ajustes entre pessoas pblicas entre si ou entre elas e particulares para realizao de servios ou obras pblicas (art. 241, CF/88). No tm personalidade jurdica. e) Consrcio pblico o ajuste entre pessoas pblicas para consecuo de interesse comum entre as partes (art. 241, CF/88). Tm personalidade jurdica. ATOS ADMINISTRATIVOS 41. Normalmente um dos pontos com maior nmero de questes nos concursos. Guarde o conceito: Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 42. Elementos e atributos so sempre cobrados. Vamos relembrar alguns detalhes dos mais importantes. 43. Elementos: competncia; finalidade; forma; motivo; objeto.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


a) Competncia: aqui o ponto sempre cobrado refere-se possibilidade de delegao ou avocao. Delegar corresponde ao repasse de atribuies administrativas de responsabilidade do superior para o subalterno, e avocar representa o caminho contrrio da delegao, dizer, acontece a avocao quando o superior atrai para si a tarefa de responsabilidade do subordinado. O que a ESAF mais pede o rol de hipteses onde proibida a delegao: edio de atos de carter normativo, deciso de recursos administrativos, matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Vcio = excesso de poder. b) Finalidade interesse pblico impessoalidade. Vcio = desvio de poder ou de finalidade. c) O motivo a circunstncia de fato ou de direito que determina ou autoriza a prtica do ato. Motivao a srie de motivos externados que justificam a realizao de determinado ato. Pela teoria dos motivos determinantes, o motivo alegado integra a validade do ato. 44. Mrito administrativo = oportunidade e convenincia ao praticar o ato. 45. No h controle judicial do mrito administrativo, quando ato praticado dentro dos limites impostos pela lei. Pode ser apurado o atendimento aos princpios da razoabilidade e proporcionalidade. 46. Atributos dos atos administrativos: presuno de legitimidade e veracidade; imperatividade; auto-executoriedade. a) Diz-se que se presume legtimo determinado ato administrativo baseado no princpio de legalidade. Se ao administrador s cabe fazer o que a lei admite, e da forma como nela previsto, ento, se produziu algum ato, presume-se que o fez respeitando a lei. A presuno de veracidade refere-se aos fatos citados pela Administrao Pblica. A presuno relativa, ou seja, admite prova em contrrio. b) Os atos administrativos so imperativos, se impem aos destinatrios independentemente de concordarem ou no com ele. tambm chamado esse atributo de Poder Extroverso. Esse no um atributo comum a todos os atos, mas to somente aos que impem obrigaes aos administrados. c) A auto-executoriedade garante que a Administrao Pblica possa fazer executar o ato, por si mesma e imediatamente, independente de ordem judicial. No significa dizer que esse ato escapa ao controle judicial: poder ser levado ao crivo desse Poder, se houver provocao da parte interessada. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Em se tratando dos atos administrativos, analise os itens a seguir e marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando ao final a opo correspondente: ( ) Entre os atributos do ato administrativo, encontra-se a presuno de veracidade a qual diz respeito conformidade do ato com a lei; em decorrncia desse atributo, presume-se, at prova em contrrio, que os atos administrativos foram emitidos com observncia da lei; ( ) A auto-executoriedade consiste em atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia; ( ) Entre os elementos do ato administrativo, encontra-se a finalidade a qual o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo; ( ) O objeto ou contedo do ato administrativo consiste no efeito jurdico imediato que o ato produz. a) F, V, F, F b) F, V, V, F c) V, F, V, V d) F, F, F, V e) V, V, F, F Gab. D 47. CLASSIFICAO. A ESAF costuma cobrar algumas classificaes com mais freqncia. Veja quais: a) Ato complexo: para que seja formado, necessita da manifestao de vontade de dois ou mais rgos diferentes. b) Ato composto: aquele que nasce vontade de apenas um rgo, porm, para que produza efeitos, depende da aprovao de outro ato, que o homologa. c) Vlido: o que atende a todos os requisitos legais: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. Pode estar perfeito, pronto para produzir seus efeitos ou estar pendente de evento futuro. d) Nulo: o que nasce com vcio insanvel, ou seja, um defeito que no pode ser corrigido. e) Anulvel: o ato que contm defeitos, porm, que podem ser sanados, convalidados. f) Perfeito: aquele que completou seu processo de formao, estando apto a produzir seus efeitos. g) Imperfeito: no completou seu processo de formao, portanto, no est apto a produzir seus efeitos. Pendente: para produzir seus efeitos, sujeita-se a condio ou termo, mas j completou seu ciclo de formao, estando apenas aguardando o implemento desse acessrio. Condio evento futuro e incerto; termo evento futuro e certo. h) Consumado: o ato que j produziu todos os seus efeitos, nada mais havendo para realizar.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


48. Anulao e revogao so assuntos campees de questes. Voc precisa saber bem suas caractersticas: a) Um ato nulo quando afronta a lei, quando foi produzido com alguma ilegalidade. Pode ser declarada pela prpria Administrao Pblica, no exerccio de sua autotutela, ou pelo Judicirio. Opera efeitos retroativos, ex tunc. b) Revogao a forma de desfazer um ato vlido, legtimo, mas que no mais conveniente, til ou oportuno. Como um ato perfeito, que no mais interessa Administrao Pblica, s por ela pode ser revogado, no cabendo ao Judicirio faz-lo, exceto no exerccio de sua atividade secundria administrativa, ou seja, s pode revogar seus prprios atos administrativos. Seus efeitos so proativos, ex nunc. (Analista-MPOG/ESAF/2006) A prtica de ato administrativo, com vcio insanvel de legalidade (ato ilegal), motivo suficiente, para a prpria Administrao declarar a sua a) anulao b) convalidao c) inexistncia d) presuno de legalidade e) revogao Gab. A 49. Outras 3 hipteses de extino do ato eventualmente so cobradas: a) Cassao: retirada do ato porque o destinatrio descumpriu condies que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade situao jurdica. b) Caducidade: retirada do ato em face da supervenincia de norma que incompatibiliza sua permanncia. c) Contraposio: edio de um ato que impede que o anterior siga produzindo seus efeitos. 50. A convalidao ser sempre retroativa, ex tunc, lanando seus efeitos sempre data da realizao inicial do ato. A finalidade, o motivo e o objeto nunca podem ser convalidados. A forma pode ser convalidada, desde que no seja fundamental validade do ato. Com relao competncia, possvel a convalidao dos atos que no sejam exclusivos de uma autoridade, quando no pode haver delegao ou avocao. Assim, desde que no se trate de matria exclusiva, pode o superior ratificar o ato praticado por subordinado incompetente. (ESAF/ANA/2009) Quanto ao regime jurdico a que se submetem os atos administrativos no ordenamento brasileiro, assinale a opo incorreta. a) Configura desvio de finalidade a prtica de ato administrativo visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. b) Em virtude de sua presuno de legitimidade, at prova em contrrio, presume-se que os atos administrativos foram emitidos em conformidade com a lei. c) A convenincia e a oportunidade da prtica do ato constituem o mrito administrativo e apenas estaro passveis de ponderao nos atos discricionrios. d) De acordo com a teoria dos motivos determinantes, a situao ftica que determinou e justificou a prtica de ato administrativo passa a integrar a sua validade. e) Todos os atos administrativos nulos ou anulveis so passveis de convalidao ou saneamento, desde que a prtica do novo ato supra a falta anterior. Gab. E SERVIOS PBLICOS 51. Em geral, a ESAF no cobra muitas questes quanto a servios, limitando-se s regras legais e constitucionais. Assim, aqui tambm vale a pena uma ltima leitura na Lei 8.987/95. As caractersticas principais voc deve memorizar: a) concesses e concessionrios: delegao de servio pblico, obra ou uso de bem pblico, feita pelo poder concedente em cuja competncia se encontra o servio delegado; feita atravs de contrato bilateral, precedido de licitao, na modalidade concorrncia; contrato de natureza administrativa; cabe Unio fixar normas gerais de contratao, em todas as modalidades; a execuo do servio pelo concessionrio por sua conta e risco, e paga mediante tarifa, com natureza de preo pblico; concedente fixa normas de prestao do servio ou uso do bem pblico, fiscaliza, impe sanes e reajusta tarifas; concessionrio tem direito manuteno do equilbrio econmico-financeiro da concesso; concessionrio se sujeita s obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrias; poder haver encampao, que a retomada do servio pela Administrao Pblica antes do prazo estabelecido, por interesse pblico, com a conseqente indenizao do concessionrio. Trata-se de ato unilateral da Administrao Pblica; por inadimplemento contratual por parte do concessionrio, poder haver caducidade ou decadncia, sem direito indenizao, exceto parte no amortizada dos equipamentos que revertero para o poder concedente; tambm ato unilateral; reverso a incorporao dos bens do concessionrio pelo poder pblico, para prosseguimento na prestao do servio, nos casos de extino da concesso em face de termo contratual, com direito indenizao. b) permissionrias: delegao de servio pblico ou uso de bem pblico, feita pelo poder concedente cuja competncia se encontra o servio delegado; no transfere a titularidade, somente a execuo ou uso; feita atravs de contrato de adeso, no caso dos servios

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


pblicos, precedido de licitao, revogvel unilateralmente e precrio; se a permisso de uso de bem pblico, ser feita por ato unilateral, precrio; tal contrato sujeito s regras do direito pblico; entre as principais diferenas com a concesso, destaco a necessidade de contrato bilateral para este, bem como licitao na modalidade concorrncia e maiores garantias ao contratado. c) autorizao ato administrativo precrio, discricionrio, pelo qual a Administrao Pblica investe o particular na execuo e explorao de servio pblico, repassada via termo de autorizao, no se exigindo licitao. Tem lugar em situaes de urgncia e transitrias. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) O servio pblico, modernamente, busca melhorar e aperfeioar o atendimento ao pblico. Analise os itens a seguir: I. considera-se concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas; II. considera-se permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica ou consrcio de empresas; III. toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado que satisfaa as condies de atualidade compreendendo a modernidade das instalaes e a sua conservao; IV. as concessionrias de servios pblicos de direito privado, nos Estados, so obrigadas a oferecer ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est correto. b) Apenas o item III est correto. c) Todos os itens esto corretos. d) Apenas o item IV est incorreto. e) Apenas o item II est incorreto. Gab.: E SERVIDORES PBLICOS 52. Importa reafirmar a importncia de julgados do STF. Na ADI 2.135 (02/08/2007) o STF suspendeu, cautelarmente e com efeito ex nunc, a alterao do caput do art. 39, CF/88, retornando sua redao original, onde se exige a existncia de um Regime Jurdico nico (RJU) dos Servidores Pblicos. Assim, a partir dessa deciso, tornou-se inaplicvel a Lei n 9.962/2000. 53. O Estatuto no imutvel. Ao contrrio, no cabe argir violao ao direito adquirido contra mudanas no regime jurdico. Para o STF, no h direito adquirido que garanta imutabilidade do regime jurdico. 54. Funes de confiana servidores ocupantes de cargo efetivo. Cargos em comisso (= cargo em confiana) servidores de carreira ou no. 55. A investidura em cargo pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. 56. A orientao do STJ no sentido de que o candidato tem direito nomeao dentro das vagas previstas no edital (STJ, RMS 19.478/SP). Recentemente a 1 Turma do STF, ao enfrentar a questo, por 3 votos a 2 concluiu que h direito subjetivo nomeao dentro do nmero de vagas (STF, RE 227.480/RJ). 57. Provimento o ato administrativo pelo qual se preenche o cargo vago. 58. Smula 686, do STF: S por lei se pode sujeitar a exame psicotcnico a habilitao de candidato a cargo pblico. 59. A nomeao, nica possibilidade de provimento originrio de cargo pblico diante da atual Carta Poltica, precedida necessariamente de concurso pblico, exceto nos casos de cargos em comisso, preenchidos por pessoas de confiana da autoridade competente e nas hipteses de promoo na mesma carreira. 60. A promoo um movimento ascendente dentro da mesma carreira, com acrscimo de vencimentos e de responsabilidades. Tambm dito provimento derivado vertical e d-se por merecimento ou antiguidade. 61. A ESAF adora questes cobrando provimento derivado. Guarde cada hiptese e garanta uma questo na prova!!! a) Readaptao: de quem sofreu limitao fsica ou mental; b) Reverso: do aposentado por invalidez que deixou de ser invlido ou a pedido; c) Aproveitamento: daquele que est em disponibilidade; d) Reintegrao: do injustamente demitido; e) Reconduo: do reprovado em estgio probatrio em outro cargo ou de quem ocupava o cargo do reintegrado. 62. Cargo de provimento efetivo aquele assim definido em lei, que ser preenchido via concurso pblico e que garante ao nomeado estabilidade aps trs anos de efetivo exerccio.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


63. Cargo de provimento vitalcio tambm gera direito estabilidade, sendo trs as principais diferenas entre este e o cargo efetivo: a) a Carta Magna estabeleceu os cargos que devem assim ser providos, no cabendo legislao infraconstitucional ampliar esse rol; b) a aquisio da vitaliciedade d-se, na primeira instncia, aps 02 (dois) anos de exerccio; c) a perda do cargo s se dar por sentena judicial transitada em julgado. 64. A vitaliciedade constitui uma exceo regra da estabilidade, dando mais garantias aos titulares dos cargos com essa prerrogativa, quais sejam, membros da Magistratura, do Tribunal de Contas e do Ministrio Pblico. Outra caracterstica prpria, no caso dos juzes (primeiro grau) o tempo para adquirir a vitaliciedade, que ser de dois anos de exerccio. No caso dos membros do Ministrio Pblico, estes tambm, aps dois anos de exerccio, tero as garantias da vitaliciedade. etapa obrigatria do processo de vitaliciamento a participao em curso oficial ou reconhecido por escola nacional de formao e aperfeioamento. 65. A posse poder dar-se mediante procurao especfica, em at 30 dias da nomeao. O prazo de quinze dias para o servidor entrar em exerccio, contados da data da posse. Memorize todos os prazos citados neste resumo!!! 66. Estgio probatrio o perodo a que se submete todo o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo. Segundo o STJ, o estgio probatrio tem durao de 3 anos. 67. Possibilidades de perda do cargo do servidor estvel: a) em virtude de sentena judicial transitada; b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; c) mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho; d) para o cumprimento dos limites com a despesa com pessoal ativo e inativo. 68. Vacncia a situao do cargo pblico que est vago, ou seja, sem titular. As hipteses j foram cobradas vrias vezes: exonerao; demisso; promoo; readaptao; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulvel; falecimento. 69. Por ltimo, d uma boa lida no art. 37 da CF/88. Praticamente impossvel ter uma prova da ESAF sem cobrar as regras desse artigo. J que est com a CF aberta, leia tambm o art. 41. (ESAF/AFC-STN/2008) Em relao ao regime jurdico dos servidores pblicos, pode-se afirmar corretamente: a) a investidura em todo e qualquer cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. b) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. c) so condies para a aquisio da estabilidade aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico: dois anos de efetivo exerccio e avaliao especial de desempenho por comisso constituda para essa finalidade. d) adquirida a estabilidade, o servidor pblico passa a ter direito adquirido ao regime estatutrio a que est submetido, diferentemente do que ocorre com as relaes contratuais trabalhistas. e) o servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Gab.: B. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. 70. Neste ponto as perguntas da ESAF xostumam explorar os mesmos pontos, a seguir destacados. Acrescento tambm algumas importantes novidades, com grandes chances de serem cobradas: a) Responsabilidade objetiva, ou teoria do risco administrativo: em havendo um dano provocado pela Administrao, ele deve ser reparado, independente de dolo ou culpa desta. Excees responsabilidade objetiva do Estado: culpa exclusiva do prejudicado, culpa de terceiro e fora maior. (ESAF/PGDF/2007) Embora a Constituio preveja responsabilidade civil objetiva do Estado pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, o dever de indenizar no surge, necessariamente, em todo ato praticado pelo poder pblico que gere dano a particular. Se no houver nexo causal entre o ato e o dano ou se houver culpa exclusiva da vtima, caso fortuito ou fora maior, por exemplo, o Estado poder no ser obrigado a pagar indenizao. Gab. Certa. b) A responsabilidade por omisso subjetiva.

BIZU DO PONTO AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO


c) Responsabilidade por atos legislativos e jurisdicionais: em ambos os casos, a regra a irresponsabilidade estatal por esses atos. No entanto, entende-se como possvel a responsabilizao do Estado no caso de edio de leis inconstitucionais ou leis de efeitos concretos. No que pertine aos atos jurisdicionais, a prpria Carta Maior prev a responsabilizao estatal, mas apenas na esfera penal, em caso de erro judicirio ou priso alm do tempo fixado na sentena (art. 5, LXXV). d) Teorias previstas no art. 37, 6, CF/88: teoria da responsabilidade objetiva do Estado; teoria da responsabilidade subjetiva do agente. e) A responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico objetiva relativamente tanto aos usurios do servio quanto a terceiros no-usurios (STF, RE 591.874/MS, 26/08/2009). f) O art. 37, 6, da CF, consagra dupla garantia: uma em favor do particular, possibilitando-lhe ao indenizatria contra a pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado que preste servio pblico; outra, em prol do agente, que somente responde administrativa e civilmente perante a pessoa jurdica a cujo quadro funcional pertencer, pois seus atos se confundem com os prprios atos estatais. O particular que sofra o dano no pode, ento, ajuizar ao, diretamente, contra o agente pblico; o agente pblico somente responde, regressivamente, pessoa jurdica a cujos quadros funcionais pertena (STF, RE 327.904, DJ 08/09/2006, RE 344.133, DJ 14/11/2008). g) O direito de requerer a indenizao prescreve em cinco anos, e aplica-se tanto Administrao Pblica quanto s pessoas privadas prestadoras de servios pblicos. h) Cabe ao Estado cobrar de seu agente o prejuzo que teve com a indenizao, sempre que provado que houve dolo ou culpa: a chamada responsabilidade subjetiva do agente. Essa responsabilizao efetivada atravs da ao de regresso, ou ao regressiva. i) Requisitos fundamentais para o exerccio do direito de regresso: que haja dano ao particular indenizado pela Administrao Pblica com base em sua responsabilidade objetiva; que o agente tenha agido com dolo ou culpa no surgimento desse dano. j) Tratando-se de dano causado a terceiro, o servidor no responder mediante denunciao da lide, mas sim em ao regressiva. CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA 71. Essa costuma ser uma parte fcil da prova. Anote os detalhes essenciais. 72. Chama-se controle interno o exercido no mbito interno do mesmo Poder, por rgos presentes em sua estrutura. D-se sobre a legalidade, eficincia e mrito dos seus atos. Diz-se controle externo o exercido de um Poder sobre outro, relativamente a atos administrativos. Para a Professora Maria Sylvia Z. Di Pietro, tambm externo o controle da Administrao Direta sobre a Indireta. 73. O controle sobre a Administrao Indireta fruto do poder de tutela, exercido nos limites da lei, respeitada a autonomia de cada entidade. 74. Controle administrativo - espcies: I hierrquico prprio: realizado pelos rgos superiores, sobre os inferiores, ou dos chefes sobre os subordinados. II hierrquico imprprio: realizado entre rgos onde no h hierarquia direta, mas sim competncias diversas atribudas a cada um deles, de forma que a um compete julgar recursos relativos a atos realizados por outro. III finalstico: a chamada superviso ministerial, baseada na vinculao entre a Administrao Pblica Direta e a Indireta (autarquias, empresas pblicas etc). No h subordinao, mas sim controle finalstico, dentro dos limites legais, como j citado, em face da autonomia que essas pessoas jurdicas tm. 75. STJ, Smula 373: ilegtima a exigncia de depsito prvio para admissibilidade de recurso administrativo. 76. Chama-se controle parlamentar, ou legislativo, aquele realizado pelo Poder Legislativo sobre alguns atos da Administrao Pblica, com observncia obrigatria das previses constitucionais, em face da separao dos Poderes, no cabendo legislao ordinria a ampliao dessas situaes. Exercido sob os aspectos poltico e financeiro. 77. Relembre a Smula Vinculante 3 (item 4). (ESAF/PFN/2007-1) Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao, cassao ou suspenso de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. (ESAF/PFN/2007-2) Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, inclusive a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. Gab. Ambas erradas.

You might also like