You are on page 1of 2

Atletismo

O atletismo um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpadas realizadas na Grcia Antiga. Nos primeiros Jogos Olmpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso. Grande parte das provas de atletismo realizada em estdios fechados. Nestes estdios, existem as demarcaes especficas para cada prova e tambm os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competies como, por exemplo a maratona, so realizadas em vias pblicas. As principais modalidades do atletismo so: Corrida de pista a mais tradicional competio do atletismo e envolve vrias provas. - Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos, - Corridas de Meio Fundo (os atletas no precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros. - Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros. - Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
Regras Gerais para os Eventos de Corrida

1. O corredor desqualificado aps duas largadas em falso. Para o pentatlon, contam-se trs largadas em falso. 2. Corridas: o Corredor deve permanecer na raia durante a competio. 3. O corredor deve iniciar atrs da linha de largada. 4. O corredor ser desqualificado caso impea o progresso de outro corredor de forma a obstruir, empurrar ou interferir e ganhar uma injusta vantagem. 5. O corredor deve usar tnis ou calados atlticos. 6. Queimar a largada implicar em um falso incio, que poder levar desqualificao da competio. 7. Os atletas no so automaticamente desqualificados por deixarem as raias assinaladas caso no ganhem vantagem.

Corridas com obstculos So realizadas dentro dos estdios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino). Revezamento As provas de revezamento so disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um basto para o atleta seguinte de sua equipe. Saltos - Salto em distncia: o atleta corre numa pista, de no mnimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tbua de 20 cm de largura. Ao cair na areia feita a medio da distncia obtida. Vence o atleta que

conseguir o salto com maior distncia. - Salto em altura: nesta competio o atleta deve percorrer uma pista (mnimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porm o mesmo no pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.
Regras Gerais para o Salto em Distncia

1. Sempre iniciar atrs da linha de largada. 2. O melhor de trs saltos no-consecutivos ser considerado como placar final. 3. Mensurao da distncia do salto a partir da linha de largada / tbua impresso mais prxima deixada na areia por qualquer parte do corpo. 4. Deixar a caixa de areia pelas laterais ou por atrs. Retornar pela pista e cruzar a linha de largada resultar em falta. 5. Corrida: o Atleta dever ser capaz de saltar pelo menos 1m, a distncia mnima entre a tbua de salto e a caixa de areia. 6. Posio: o Atleta dever usar os dois ps na largada.

Arremessos e Lanamentos Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lanamento de dardo, de marte e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distncia maior. Voc sabia? - comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo. - O ltimo Mundial de Atletismo aconteceu na cidade de Daegu (Coreia do Sul) entre 27 de agosto e 4 de setembro de 2011. As competies ocorreram no Daegu World Cup Stadium (Arco Azul). - O prximo Mundial de Atletismo acontecer na cidade de Moscou (Rssia) entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro de 2013. - O primeiro Mundial de Atletismo aconteceu em 1983, na cidade de Hensinque (Finlndia). - O grande destaque do atletismo na Antiguidade foi Leonidas de Rhodes. Ele obteve doze ttulos de corrida entre os anos de 164 e 152 a.C.

You might also like