You are on page 1of 38

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Manual de Iniciao para Pilotos em Vo Simulado


(verso 1.2)

Frederico Tavares Ivao VID 213595 / TAPv136

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 1

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Este manual destina-se apenas a vo simulado e no deve ser utilizado com fins civis ou outros que no os aqui . O autor no se responsabiliza pela m utilizao deste manual, sendo de cada um a boa ou m interpretao do que aqui se indica. Este manual foi elaborado com base na experincia pessoal, pelo que poder conter alguns erros tcnicos. Sugestes e dvidas podero ser enviadas para frederico-tavares@clix.pt .

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 2

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Indce
Antes de voar...registar!.............................................................................................................................5 Teamspeak.................................................................................................................................................8 FS2004: o incio......................................................................................................................................... 9 IvAp.......................................................................................................................................................... 12 Plano de vo (Flight Plan)......................................................................................................................15 Hierarquia de controladores...................................................................................................................25 Voando on-line......................................................................................................................................... 26 O que um METAR?...............................................................................................................................33 Squawk codes e alfabeto.......................................................................................................................37 Referncias utilizadas na elaborao deste manual:.............................................................................. 39

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 3

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

O vo simulado um dos campos que hoje em dia apaixona muita gente. Seja em vo solitrio, no aconchego do lar, seja em rede com outros pilotos, o que certo que acaba por ser algo mais do que um simples divertimento, dando muitas vezes lugar a uma autntica aprendizagem sobre o que a aviao em geral e o vo simulado em particular. Neste manual pretende-se dar a conhecer alguns dos passos bsicos elementares para novos pilotos que se iniciam nesta grande aventura que a simulao de vo. Se por um lado existem pessoas que raramente voam ou voaro em rede, por outro lado existe quem o queira fazer mas muitas vezes no possua os conhecimentos suficientes para se sentir confortvel a voar on-line, com outros pilotos, controladores e ainda ter que manobrar o avio. Este manual no se baseia em conhecimentos adquiridos em algum curso ou em escola de pilotagem, mas antes nas mais de 500 horas de vo online na rede IVAO, em muitas leituras de manuais de diferentes avies e, ainda mais importante, da vontade de compreender algo que se tornou um fascnio. Para elaborar este manual, foi tida como base o vo online na rede IVAO e o simulador de vo Flight Simulator 2004 da Microsoft. Assim, alerta-se desde j para a possvel existncia de alguns pontos que podero ser alvo de discrdia mas, como deve ser sempre, aceitam-se sugestes e boas crticas, no sentido de melhorar o presente documento. Se pelo menos este documento puder ajudar algum, ento j valeu a pena... Ready for takeoff?

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 4

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Antes de voar...registar!
Para iniciar o seu vo na IVAO, so necessrios alguns procedimentos prvios. Em primeiro lugar, os futuros pilotos devero ter em ateno que, no sendo 100% obrigatrio saber falar/compreender ingls, deveras importante que tal acontea. No desmotive o piloto que nesta altura j pensa em desistir por no saber falar ingls, mas convm ir aprendendo alguns termos tcnicos, uma vez que a lngua portuguesa no uma das que fazem parte do leque que a IVAO prope como lngua oficial para operaes de vo. Mas como a motivao grande, aproveite e d uma leitura no Ipack, que se encontra disponvel em http://www.ivao.aero/training/tutorials/ipack/start_here.htm . Este tutorial dar-lhe- alguns dos conceitos bsicos para se iniciar, embora no explique tudo, como bvio. Posto isto, passamos fase seguinte, que a dese registar. Dever ir a http://www.ivao.aero e procurar o item Join Ivao.

Depois, clicar em Person e aparecer uma pgina onde tem instrues para o registo.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 5

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Dever preencher os campos e guardar as password que lhe forem enviadas, pois vai necessitar delas para se ligar. Dever ainda ter em ateno o seu nmero de identificao, constitudo por 6 digitos, pois ser tambm necessrio sempre que se ligar.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 6

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Quando concluir estes passos, receber um primeiro e-mail, que contm um link onde dever clicar, de forma a confirmar o seu registo. De seguida, ir receber um outro mail onde ter diversas, informaes e que contera as passwords para se ligar, alm da sua identificao. Neste segundo mail, vai ter indicaes sobre:

VID = Esta ser a sua identificao perante a IVAO, sendo um nmero composto por seis dgitos; IVAN Password = esta password servir, entre outras coisas, para utilizar quando se ligar IVAO para voar on-line; Website password = password que utilizar quando, entre outras coisas, tentar aceder aos seus dados via site, colocar legs realizadas (por exemplo, World Tour), etc.

Depois deste passo realizado, torna-se necessrio descarregar os softwares, algo que poder fazer enquanto l o Ipack. Para comear no vo on-line via IVAO, so necessrios 3 softwares, os quais se encontram todos em http://www.ivao.aero/softdev ;

IvAp software que faz a interligao entre o simulador de vo FS2004 e os servidores da IVAO e que lhe permite voar online. MTL (Multi-traffic Libraries) este software uma biblioteca de avies que lhe permitir, entre outras coisas, poder ver os avies dos restantes pilotos com as pinturas das suas companhias areas quando est na gate de um aeroporto, por exemplo; Teamspeak 2 este o software necessrio para poder comunicar via voz (voice) com os controladores areos (ATCs).

Os softwares fornecidos no devero apresentar dificuldades na instalao, uma vez que basta ir seguindo os passos que vo sendo pedidos. No entanto, com o Teamspeak2, podero surgir algumas dvidas, pelo que ficam aqui algumas indicaes nesse sentido.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 7

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Teamspeak
O Teampseak no mais do que a interface que lhe permitir falar com os controladores via voz, semelhana do que acontece no mundo real. Aps instalar este software, torna-se necessrio configur-lo. Por defeito, o software ir ligar-se automaticamente sempre que iniciar o FS2004 e ligar o IvAp. No entanto, preciso ter em ateno dois ou trs parmetros de configurao. Um desses parmetros tem a ver com a tecla que vai usar quando quiser falar com o ATC disponvel. Dever escolher uma tecla que no seja usada pelo FS2004 pois, caso contrrio, corre o risco de dar uma instruo ao avio cada vez que falar com o ATC1. Para configurar a tecla, dever ir a Sound Input/Output Settings, depois Settings e carregar no boto Set. Aps isto, dever escolher a tecla que pretende usar para falar. Dever ainda seleccionar a opo Push to talk para evitar que, cada vez que respire ou faa algum rudo, o ATC e os restantes pilotos o ouam.

Se pretender, poder ainda clicar no boto Activate local test mode, a fim de testar na sua mquina se as colunas e o microfone esto a funcionar correctamente. O Output volume tambm pode ser ajustado para uma melhor audio.

1 Por exemplo, se escolher a tecla F4 que no FS2004 corresponde desacelerao do avio ao mximo, ir ver o avio a desacelerar rapidamente sempre que carregar para falar com o ATC.
Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006 Pgina 8

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

FS2004: o incio...
Agora que j temos o Teamspeak configurado, iniciamos o FS2004. A primeira imagem que nos aparece aquela que nos permitir definir algumas opes nomeadaente o avio que queremos pilotar, a hora local do vo, o aeroporto onde o vo se vai iniciar, etc. Quanto ao tipo de avio para se iniciar, tudo discutvel e, por isso, no se recomenda nenhum em particular. H quem prefira os avies maiores e mais pesados, h quem prefira iniciar com os avies mais leves, tipo Cessna, e tambm mais fceis de manobrar. Ao longo deste manual, vamos usar como exemplo um avio Boeing 737 que existe, por defeito, no FS2004. Caso no altere nada, o FS2004 colocar o avio escolhido na Active runway (pista activa). No vo on-line, esta opo no dever ser a escolhida pois ir colocar o avio na pista do aeroporto. Se tivermos em conta que no momento da nossa ligao podero existir pessoas a levantar ou aterrar nessa pista, alm do controlador presente, isto poder causar algumas situaes indesejadas. Assim, torna-se imperativo colocar o nosso avio na gate (porta) e, a partir da, iniciar os procedimentos para o vo pretendido. Para este exemplo, colocamos o avio numa das gates de LPPT. No final da escolha feita, as suas opes devero ser idnticas s da imagem seguinte. Clique depois em ok para avanar.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 9

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

De seguida, teremos o ecran seguinte, onde poder confirmar todas as opes escolhidas:

Nesta opo, poder confirmar a hora de vo, a data, bem como a meteorologia escolhida. Caso esteja a usar as opes por defeito, aparecer User defined weather. No entanto, poder escolher outras opes, como a actualizao das condies meteorolgicas em intervalos de tempo regulares. Clicando agora em Fly now, teremos teremos ento o avio na gate escolhida, no aeroporto de Lisboa:

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 10

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Com o nosso avio pronto, estamos prontos para continuar o nosso futuro vo. A aventura comea agora!

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 11

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

IvAp
Agora que estamos na gate, devemos preparar o avio. No objectivo deste manual (quem sabe um dia...) explicar os procedimentos de configurao de um avio, o que o ZFW, etc, etc, tanto mais que alguns pormenores de programao mudam de avio para avio (como, por exemplo, os que usam FMC/MCDU e os que no usam). No entanto, h duas coisas que convm ter em ateno:

Um avio com muito combustvel torna-se excessivamente pesado e difcil de levantar/manobrar. Se est a iniciar o vo online, calcula-se que seja complicado pedir-lhe para calcular o combustvel necessrio. No entanto, nos primeiros vos, dever aligeirar o avio nos vos mais curtos pois, se nada configurar, o avio ir com a tonelagem mxima de fuel. Para tal, recomenda-se carregar na tecla Alt, ir a Aircraft, depois Fuel and Payload e reduzir um pouco a quantidade de combustvel. Mais tarde, com o tempo, poder aprender a calcul-lo mas este procedimento torna menos difcil manobrar o avio. O outro aspecto que poder estar accionada a opo Detect crash no FS2004. O que vai acontecer que, se bater em algo (um outro piloto, por exemplo), o FS2004 coloca-lhe o avio na active runway. Para tal, carregue em Alt, v a Aircraft, Realism Settings e marque a opo Ignore crash.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 12

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Agora sim, vamos ao IvAp! Carregue na tecla Alt, v opo Ivao, seleccione Start IvAp e aparecer um painel semelhante a este:

Se reparar, temos alguns botes, aparecer a informao IvAp has joined the session. Neste painel, aparecem diversas opes, mas imediatamente v escrito Offline, o que significa que ainda no est ligado rede Ivao. Temos ainda as opes FS/MP/NET com cores, enquanto que a opo FP aparece com Fault. Isto significa que ainda no enviou o seu plano de vo, no devendo por isso ligar e voar antes de o elaborar e de o enviar. O prximo passo ento...planear! Nota: as cores podem mudar, uma vez que so configurveis no painel do IvAp. Isso possvel atravs do men Iniciar -> Ivao -> IvAp.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 13

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Com o painel do IvAp, temos ainda algumas opes. Estas so:


CONN servir para conectar rede Ivao; TCAS se clicar neste boto, abrir uma janela que lhe permitir ver os outros avies que voam perto de si; PUSH permite fazer o pushback do avio (explicado mais adiante). Convm ainda atentar noutros pormenores:

Indica que est offline

Indica que o squawk est em modo Stand-by. O modo T X no deve estar activo para j (ver explicao mais adiante).

O painel do pushback ter este aspecto:

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 14

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Plano de vo (Flight Plan)


A primeira coisa que deve fazer antes de voar elaborar o seu plano de vo (Flight Plan) para depois o submeter. Este plano dever indicar diversas coisas tais como: aeroporto de partida, aeroporto de destino, rota a ser voada, hora de sada, durao estimada do vo, etc. O plano de vo um instrumento de grande importncia pois permitir aos controladores e tambm aos outros pilotos saber a sua rota, o aeroporto de partida e chegada, entre outras informaes. Para aceder ao plano de vo, dever ir ao IvAp, depois clicar em Main, de seguida Acars e depois Send Flightplan. Aparecer uma janela idntica seguinte:

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 15

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Este plano de vo est por preencher, tal como aparecer da primeira vez que o requisitar. Para melhor entender o que significa cada campo, vamos analis-los um a um:

7 Aircraft Ident = este campo serve para colocar o seu callsign, ou seja, o nome pelo qual vai aparecer identificado aos outros pilotos e tambm aos ATCs quando comunicar por voz. Para comear, poder utilizar um callsign simples, do tipo CS-FT1, (CS por estarmos em Portugal, FT por serem as iniciais do nome Frederico Tavares e 1 por ser o primeiro dos algarismos). 8 Flightrules = Regras de vo. No vo simulado, tal como no vo real, existem diversas possibilidades de efectuar o vo. Pode ser um vo por instrumentos, um vo visual, entre outros. As designaes correspondentes sero:

I = IFR = Instrumental Flight Rules (vo por instrumentos); V = VFR = Visual Flight Rules (vo visual);

Neste caso, iremos assumir o vo do tipo I, ou seja, por instrumentos.

Type of flight = tipo de vo. Este parmetro corresponde ao tipo de vo que vamos fazer. Se fosse um vo militar, escolheriamos M mas, dado que um vo geral, escolheremos G (General). Para conhecer as demais opes, basta carregar em ... e aparecem as opes diferentes. Em algumas companhias virtuais, como na TAPvirtual, tambm comum usar-se o S de Scheduled. 9 number = por defeito, escolhe-se o nmero 1. Nesta linha temos ainda:

Type of aircraft = tipo de avio. Neste campo, vamos colocar o tipo de avio que vamos voar. Isto informar os outros pilotos e tambm os ATCs sobre a nossa aeronave. O avio Boeing 737 que vamos usar utiliza a designao de B737 mas, caso pretenda voar com outro avio e no saiba o que colocar, clique em ... e procure o respectivo avio. Automaticamente, ver que o campo Wake Turbulency Cat automaticamente preenchida, sendo neste caso H de Heavy (pesado);

10 equipment = equipamento. Neste campo, selecciona-se o equipamento (instrumentos) a bordo do avio. Por exemplo, se o avio possui GPS, dever seleccionar G. Para este caso, escolhemos as opes SDGR. Se o avio estiver equipado com instrumentos que no se enquadrem nas possibilidades apresentadas, dever tambm incluir-se a opo Z (other). Depois disto preenchido, dever escolher a letra C para indicar o tipo de transponder. RVSM Ainda ao nvel do equipamento, existe uma opo que deve ser analisada com mais pormenor. Essa opo a que aparece com a letra W, indicando se o avio tem (ou no) equipamento de RVSM.

RVSM significa Reduced Vertical Separation Minimum. Em linhas gerais, significa que em vez da habitual separao vertical de 2000 ps entre avies, passa-se a usar uma separao vertical de apenas 1000 ps. Com isto, passou-se a ter mais corredores no espao areo, que permitem maior trfego. No entanto, para poder utilizar estes corredores, os avies tm de estar equipados com um sistema de RVSM que lhes permita voar com preciso no nvel respectivo, para evitar colises. Estas separaes apenas ocorrem entre os nveis FL290 at FL410 (no caso de estarmos a voar na Europa), podendo ser diferentes em outras regies do mundo. Recomenda-se uma vista de olhos neste link: http://www.faa.gov/ATS/ato/rvsm1.htm

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 16

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Para saber qual o nvel de vo (par ou mpar), dever ter conta que:

Rota entre 000 at 179 - nveis mpares (FL 290, 310, 330, etc.) Rota entre 180 at 359 - nveis pares (FL 300, 320, 340, etc.) A partir do nvel FL410, os intervalos sero de 4000 em 4000 ps: Rota entre 000 at 179 - FL 410, 450, 490, etc. Rota entre 180 at 359 - FL 430, 470, 510, etc. 13 Departure Aerodrome = aeroporto de partida. Para preencher este campo, utiliza-se o cdigo ICAO correspondente ao aeroporto. Neste caso, como vamos partir de Lisboa, o aeroporto tem o cdigo LPPT.

Na Departure time dever ser colocada a hora de incio do vo. Esta hora a hora GMT = hora Zulu. Em Portugal, a hora ZULU igual hora portuguesa na altura de Inverno e acresce uma hora quando se est no Vero. Resumindo: Inverno: Hora Portuguesa = Hora Zulu Vero: Hora Portuguesa = Hora Zulu + 1

(Considera-se a passagem de Vero para Inverno ou vice-versa quando se d a mudana da hora) Para saber os cdigos ICAO de outros aeroportos, consulte o link: http://www.airport-technology.com/icao-codes

15 cruising speed = velocidade de cruzeiro. Neste campo, dever colocar a velocidade a que vai voar quando atingir o nvel de vo pretendido. No se trata da velocidade de subida ou descida, mas sim da velocidade depois de estabilizar. Poder faz-lo de 2 formas: ou indicando a velocidade em ns (knots) ou em velocidade Mach.

N = knot = ns; M = Mach = velocidade do som. Neste caso, a velocidade ser um sub-mltiplo da velocidade do som, por exemplo, 450 kts M 0.82, em velocidade de cruzeiro a 39 000 ps. Ainda neste ponto, preenche-se o Level ou seja, a altitude de cruzeiro a que se ir processar o vo. Os nveis de vo no so ao acaso e, tal como na vida real, tambm no vo simulado se devem respeitar algumas regras. Tenha em ateno que as altitudes aparecem sempre em mltiplos de 100, pelo que a 13000 ps corresponde um nvel de vo 130, por exemplo.

TL = transition level = nvel de transio = abaixo da altitude de transio, geralmente indicada nas cartas ou pelo ATC, a altitude tambm indicada em centenas de ps. Por exemplo, se voar a 5000 ps, a altitude 050 e no plano de vo dever escolher A050. O A indica que est abaixo do nvel de transio; Se o vo acima do nvel de transio, dever escolher a letra F de Flight Level.

Se o vo for na direco Norte- Sul, dever escolher valores mpares, do tipo 70, 90, 110, etc; Se o vo for na direco Sul-Norte, dever escolher valores pares, do tipo 80, 100, 120, etc.

Estas regras referem-se parte do globo onde se encontra Portugal (hemisfrio Norte). Caso estivessemos numa zona do hemisfrio Sul, d-se um processo inverso.
Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006 Pgina 17

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Se o vo for do tipo visual, ento dever escolher apenas VFR, no especificando a altitude directamente. O vo visual pressupe a utilizao de pontos do tipo VOR (vectors), Airways, NDB, estradas, entre outros.

Falta apenas referir um pormenor que no faz parte do preenchimento do plano de vo e que so as velocidades mximas permitidas na subida/descida ou de cruzeiro. Estas regras so:

Nveis de vo entre os 10000 ps (FL100) e 24500 ps (FL245) velocidade mxima permitida de 280 KT (IAS); Abaixo dos 10000 ps (FL100) velocidade mxima permitida de 250 KTS (IAS); Na aproximao intermdia velocidade mxima permitida de 210 KT (IAS); Na perna-base ou quando se recebem os vectores para aproximao de interseco do localizador velocidade mxima permitida entre 200 KT e 180 KT (IAS); A partir do momento da interseco do glide path - velocidade mxima permitida de 160 KT (IAS).

Estas restries foram publicadas por NOTAM e tornaram-se efectivas a partir de 31 de Outubro de 2006.

Route= rota. Este ponto , a meu ver, um dos mais importantes, pois permite aos pilotos e aos ATCs saber qual a trajectria que vai seguir ao longo do vo e, com isso, poderem prever algumas das suas manobras. Assim, dever evitar o DCT (direct), tentando colocar a sua rota o mais completa possvel. Caso no tenha conhecimentos para isso, poder experimentar usar o Flight Planner includo por defeito no FS2004 ou, atravs do site da Ivao, procurar a rota pretendida. Existem ainda diversos sites da internet que lhe permitem traar a rota automaticamente, sendo de todos o mais aconselhado o que se encontra no link seguinte: http://rfinder.asalink.net/free/ Um exemplo de rota entre Lisboa e Porto ser do tipo: FTM A5 MANIK PRT Na prtica, isto significa que aps levantar do aeroporto de Lisboa ir seguir a direito em direco ao VOR de Ftima, virando depois esquerda na Airway A5 em direco ao ponto de interseco MANIK, indo direito ao VOR do Porto (PRT), para aterrar em LPPR.

Por vezes, as rotas so difceis de decifrar ou seguir, sobretudo para quem est a comear. Existe uma excelente alternativa ao GPS que vem de origem com o FS2004, gratuita, e que pode ser encontrada em: http://vas-project.org/ Este um sistema de FMC Flight Management Computer e que no fundo nos permite inserir a rota, ponto de chegada, de partida, entre outras informaes, e termos um sistema de navegao praticamente automtico, que nos vai mostrando diversos pontos importantes, como NDBs, VORs, etc. Uma vez que a programao e utilizao deste sistema no elementar, no se explicar neste manual como o fazer, at porque no link indicado se encontra um manual desse sistema. No entanto, para quem quiser experimentar um sistema destes, totalmente gratuito, que quase uma rplica dos softwares pagos, recomenda-se descarregar e instalar o Boeing 747-400 da iFly, que se encontra em: http://library.avsim.net/esearch.php?DLID=85880&CatID=fs2004ac Para terem uma ideia do que se fala, aqui ficam algumas imagens mas relativas ao Airbus A3xx:
Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006 Pgina 18

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 19

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Depois de se inserir a rota, o piloto automtico segue o que foi inserido, embora tambm possa fazer o vo manualmente. So ainda visveis os aeroportos mais prximos e outras informaes.

16 Destination Aerodrome = aeroporto de destino. Neste caso, utiliza-se o cdigo ICAO para o aeroporto de chegada, semelhana do ponto 13 Departure aerodrome.

O campo Total EET corresponde ao tempo estimado para realizar o vo. No caso Lisboa-Porto, durar cerca de 01h30m, pelo que dever colocar 0130 mas, em casos onde no saiba, deixe ficar com 0000; No campo Altn Aerodrome dever colocar um aeroporto alternativo, tambm utilizando o cdigo ICAO, para o caso de ser necessrio utilizar um outro aeroporto para aterrar (por exemplo, devido a excesso de trfego ou ms condies atmosfricas). Este aeroporto dever ser perto o suficiente para chegar l com o combustvel que transporta. Num exemplo do tipo Lisboa-Porto, poderamos utilizar o aeroporto de Vigo (LEVX) como alternativa. Ter tambm em ateno que dever ser um aeroporto que lhe permita aterrar a aeronave que va!

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 20

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Other information = outra informao. Este campo tambm conhecido como remarks. Por indicaes da prpria IVAO, dever colocar aqui o seu ranking (por exemplo: RANK SFO). Se estiver a iniciar, dever tambm escrever Newbie first flight connected to IVAO. Esta indicao permitir saber aos ATCs que est a iniciar e ajud-lo no que for necessrio, nas suas dvidas ou at nas indicaes que lhe fornece.

19 Endurance = neste caso, no se poder fazer uma traduo directa, mas o que este ponto indica o tempo que o combustvel que transportamos no avio nos permite voar. Caso no saiba, preencha com 0000. Este ponto importante pois permitir ao ATC saber se tem combustvel para esperar que outro avio aterre.

Person on board = passageiros a bordo. Dever colocar o nmero de pessoas a bordo, no podendo exceder os limites de capacidade da aeronave; Pilot in command = dever colocar o seu nome real. Aircraft color and markings = este campo dever aparecer j preenchido. Caso contrrio, coloque B737 e escolha a pintura com a qual os outros pilotos o iro ver.

E j est! Plano de vo preenchido! Dever ver o plano de vo muito semelhante ao que se apresenta de seguida, excepto no nome do piloto e na hora de partida. Poder ainda gravar este plano de vo na opo Save... para o poder utilizar mais tarde novamente.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 21

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Depois de plano preenchido, hora de o enviar. Para tal, clique em Send FPL e automaticamente voltar ao ecr inicial do IvAp.

Se reparar, ver que onde antes tinha o FP em Fault, agora aparece Sent de cor verde.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 22

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

De seguida, escolher CONN (connect), aparecendo o painel seguinte:

Neste painel, designado por IVAO Network Connect, dever escolher :


Callsign pretendido: por exemplo, o tal CSFT1; VID nmero de identificao que lhe foi atribudo pela IVAO, composto por 6 dgitos; Password: password que lhe foi enviada por mail, juntamente com o VID, pela IVAO; Base airport: neste caso, poder escrever o aeroporto mais perto do ponto onde se encontra. Se morar perto de Aveiro, poder escrever LPAV, por exemplo;

E pronto, est quase tudo. Agora s falta clicar em...Connect. Se tiver as colunas ligadas, ir ouvir um som e receber uma mensagem informando que est online. Alm disso, do lado direito da janela do IvAp, aparecer a informao online.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 23

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Para ver se h algum controlador on-line na sua rea, clique em Acars. Do lado esquerdo iro aparecer os diversos controladores on-line. Caso no haja nenhum presente no momento, apenas ver 122,800 UNICOM. Dever manter-se nesta frequncia, at que seja contactado por um controlador. Caso haja algum controlador na zona, dever ajustar o seu rdio do avio para a frequncia do controlador. Automaticamente, o Teamspeak ir ligar-se, de modo a que possa comunicar por voz com esse controlador. Tenha em ateno que, mesmo no tendo microfone, poder sempre comunicar com o controlador por texto. Na existncia de controlador, no dever efectuar operaes sem que o mesmo lhe d autorizao para tal! Se entretanto existir controlador, receber uma mensagem do tipo Good day, please contact LPPT_TWR in 118,100 e dever nesta altura ir ao seu rdio e alterar a frequncia para 118,100.

Ao ligar-se, receber ainda uma informao sobre o aeroporto em questo, bem como pista em uso, estado do tempo, etc. A esta informao d-se a designao de ATIS do aeroporto.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 24

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Hierarquia de controladores Por vezes, sobretudo em zonas com muito trfego, poder encontrar mais do que um controlador areo presente ao mesmo tempo. Dever assim ligar-se pela ordem respectiva, de acordo com o ponto onde se encontra. Essa ordem : 1 = Ground = cho. Caso exista, aparece com a sigla GND. Por exemplo: LPPT_GND 2 = Tower = torre. Caso exista, aparece com a sigla TWR. Por exemplo: LPPT_TWR 3 = Approach = aproximao. Caso exista, aparece com a sigla APP. Por exemplo, LPPT_APP 4 = Center = centro. Caso exista, aparece com a sigla CTR. Por exemplo: LPPC_CTR Existem ainda outras designaes, como por exemplo _X _ CTR ou Oceanic, que no sero explicadas neste manual. Como exemplo, ficam aqui as frequncias de alguns aeroportos nacionais:

Aeroporto LPPT_GND Lisboa LPPT_TWR LPPT_APP LPPC_CTR Porto LPPR_TWR LPPR_APP Faro LPFR_TWR LPFR_APP Madeira (Funchal) LPMA_TWR LPMA_APP LPPD_TWR LPPD_APP

Frequncia 121,750 118,100 119,100 125,550 118,000 121,100 118,200 119,400 118,350 119,200 118,300 119,400

Ponta Delgada (Aores)

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 25

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Voando on-line...
Finalmente tem tudo para voar on-line. Aps preenchimento do plano de vo, conectado IVAO e j com a frequncia sintonizada, hora de voar. Apenas um pormenor: caso no haja controlador disponvel de momento, dever reportar as suas intenes na UNICOM (122,800). Uma breve explicao sobre esses procedimentos ser dada adiante. A par disso, ser feita uma traduo livre pois, apesar de estas instrues poderem ser comunicadas ao ATC em portugus, convm comear a familiarizar-se com o a lingua inglesa. Utilizar-se- como exemplo um vo LisboaPorto (LPPT-LPPR) e convm ainda consultar a tabela no final deste manual, com as designaes de cada letra utilizada (por exemplo: A = Alfa, B = Bravo, etc). Ter ainda em ateno que o texto pode variar ligeiramente entre piloto e controlador, mas aqui ser dado um possvel exemplo.

Voando com controlador (partindo do princpio que existem todas as hierarquias presentes)
Estacionados na gate, comeamos por contactar o ground.

CSFT1 Lisboa Ground, bom dia. Aqui CSFT1 (Charlie Sierra Fox-Trot Tango One), com a informao Charlie a bordo, pede autorizao do plano de vo com destino ao Porto. Ingls: Lisbon Ground, good day. Here CSFT1 (Charlie Sierra Fox-Trot Tango One), with information Charlie on bord, request ifr clearance as filed, destination Oporto. Nota: Informao Charlie a informao dada quando se ligou ao controlador disponvel. Poder ser diferente mas, para mais esclarecimentos, consultar O que um METAR? neste manual. Ground CSFT1 bom dia. Aqui Lisboa Ground, est autorizado com destino ao Porto conforme plano de vo, via Ftima VOR (FTM), nvel inicial de voo 050, nvel final de vo 160 e transponder com cdigo 3603. Ingls: CSFT1, good day. Here Lisbon Ground, youve ifr clearance, destination Oporto as filed, via Ftima VOR (FTM), initial flight leve 050 (zero five zero), final flight leve 160 (one six zero) and squawk 3603 (three six zero three). CSFT1 Autorizado o vo com destino ao Porto, via Ftima (FTM), nvel de vo inicial 050, nvel de vo final 160, e transponder com cdigo 3603, CSFT1. Nota: a este procedimento chama-se readback, ou seja, o piloto repete a informao dada pelo ATC para que este (controlador) possa confirmar que esta foi bem recebida. Ingls: Clear as filed to destination Oporto, via Ftima VOR (FTM), initial flight level 050 (zero five zero), final flight leve 160 (one six zero) and squawk 3603 (three six zero three), CSFT1. Ground CSFT1, a sua leitura est totalmente correcta. Contacte quando estiver pronto para empurrar e ligar motores. Ingls: CSFT1, your readback is fully correct. Contact when ready for pushback and start. CSFT1 Reportarei quando estiver ponto para empurrar e ligar motores, CSFT1 Ingls: Will report when ready for pushback and start, CSFT1.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 26

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Chegado a este ponto, o piloto dever mudar o seu squawk code para o valor indicado pelo ground (neste caso 3603. Para tal, poder clicar em ponto e depois x e escrever o nmero: .x 3603. Automaticamente, dever ver este valor a aparecer no IvAp. Aps isto, contactar de novo o ground. CSFT1 Lisboa Ground, aqui CSFT1 pronto para empurrar e ligar motores. Ingls: Lisbon Ground, here CSFT1 ready for pushback and start. Ground CSFT1, autorizao concedida para empurrar e ligar motores, virar a Sul/Norte, pista em uso a 03, QNH 1015, contacte quando estiver pronto para taxiar. Nota: QNH 1015 corresponde presso em hPa, que dever ser corrigida no altimetro. Por defeito, este valor aparece como 1013 hPa ou 2992 mB no seu avio. Para mais informaes sobre este ponto, consultar O que um METAR? neste manual. Ingls: CSFT1, clear for pushback and start, turn South/North, runway in use is 03, QNH 1015 (one zero one five), contact when ready for taxi. CSFT1 Autorizao para empurrar e ligar motores, pista em uso a 03, QNH 1015. Contactarei quando estiver pronto para taxiar, CSFT1. Ingls: Clear for pushback and start, runway in use is 03, QNH 1015 (one zero one five), will contact when ready for taxi, CSFT1. Para fazer o pushback pode utilizar-se a funo disponibilizada pelo prprio IvAp.Bastar para tal destravar o avio, escolher o tipo de viragem que se pretende que o avio realize e carregar em pushback. Aps o avio iniciar o movimento, ao chegar ao ponto em que se pretende que efectue a viragem, clicar em start turn e o avio efectuar a volta sozinho. Aps isto, carregar em Stop Pushback, carregar de novo em Pushback e voltamos ao painel inicial do IvAp.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 27

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Neste momento, estamos com o avio alinhado no sentido Norte-Sul, prontos para o taxi at pista 03 (que fica direita desta imagem). Depois deste procedimento, contacta-se de novo o ground para continuar: CSFT1 Lisboa Ground, aqui CSFT1 pronto para taxiar. Ingls: Lisbon Ground, here CSFT1, ready for taxi. Ground CSFT1, taxiar at ao ponto de espera M5 (mike cinco), via MIKE. Reporte quando estiver no ponto de espera. Ingls: CSFT1, taxi to holding point runway M5 (mike five), via MIKE. Report on holding point. Esta a altura em que inicia o movimento do avio pelas vias. M2, M3 e M4 o trajecto que dever seguir no aeroporto de Lisboa. Para tal, dever consultar a carta do aeroporto, a fim de saber por onde ir. Chegado ao ponto M5, contactar novamente o ground. Nos aeroportos que no se conhea as taxiways sugere-se ter sempre mo as cartas do prprio aeroporto, para poder seguir as instrues dadas pelo controlador.

Esta imagem traduz a posio M5, entrada da pista 03 do Aerorporto de Lisboa. Ser este o holgind point em que dever aguardar, antes de fazer o line up na pista. CSFT1 Lisboa Ground, aqui CSFT1 no ponto de espera M5 da pista 03. Ingls: Lisbon Ground, here CSFT1 at holding point M5 of runway 03.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 28

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Ground CSFT1, contacte Lisboa Torre na frequncia 118,100. Bom dia. Ingls: CSFT1, contact Lisbon Tower on frequency 118,100. Good day. CSFT1 Contactar Lisboa Torre na frequncia 118,100, CSFT1. Obrigado e bom dia. Ingls: Contact Lisbon Tower on frequency 118,100, CSFT1. Thanks and good day. A partir deste ponto, o piloto deixa de comunicar com o ground e passa a comunicar com a torre (LPPT_TWR / 118,100). Dever ir ao seu rdio e mudar a frequncia para a indicada (neste caso, 118,100). Automaticamente, aparece outra mensagem no IvAp. CSFT1 Lisboa Torre, aqui CSFT1 no ponto de espera M5 da pista 03. Ingls: Lisbon Tower, here CSFT1 at holding point M5 of runway 03. Torre: CSFT1, bom dia, alinhar na pista 03. Reporte quando estiver pronto para partir. Ingls: CSFT1, good day, line up on runway 03. Report when ready to leave CSFT1 Autorizao para alinhar na pista 03. Reportarei quando estiver pronto para partir. Ingls: Clear to line up on runway 03. Will report when ready for leave. Neste momento, dever ir ao seu IvAp e colocar o transponder em modo Charlie, ou seja, mud-lo para TX. Depois de alinhar na pista 03, dever voltar a contactar a torre:

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 29

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

CSFT1 Lisboa Torre, aqui CSFT1, pronto para partir. Ingls: Lisbon Tower, here CSFT1, ready for departure. Torre: CSFT1 autorizado a descolar da pista 03, ventos a 110 graus com 04 ns, reporte quando estiver no ar. Ingls: CSFT1, takeoff at runway 03, winds at 110 degrees at 04 knots, report when airborne. CSFT1 Autorizado a descolar da pista 03, ventos a 110 graus com 04 ns, reportarei quando estiver no ar. Ingls: Clear for takeoff on runway 03, winds at 110 degrees at 04 knots, will report when airborne. Dever ento iniciar a descolagem e, assim que estiver no ar, dever reportar o airborne torre.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 30

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

CSFT1 Lisboa Torre, CSFT1 no ar. Ingls: Lisbon Tower, here CSFT1 airborne. Torre: CSFT1, contacte a Lisboa Aproximao em 119,100. Bom dia. Ingls: CSFT1 contact Lisbon Approach on 119,100. Good day. CSFT1: Contactando Lisboa Aproximao em 119,100, CSFT1. Obrigado e bom dia. Ingls: Will contact Lisbon Approach on 119,100, CSFT1. Thanks and good day. Novamente, dever ir ao seu rdio e colocar a frequncia de LPPT_APP que 119,100. Automaticamente, receber nova mensagem no IvAp. CSFT1 Lisboa Aproximao, bom dia, aqui CSFT1 a 3500 ps, subindo para o nvel de vo 050. Ingls: Lisbon Approach, good day, here CSFT1 at 3500 feets (three thousand and five hundred feets), climbind to flight level 050 (zero five zero). Aproximao: CSFT1, bom dia. Est identificado no radar, continue a subida at ao nvel de vo final 160, directo a Ftima VOR (FTM). Ingls: CSFT1, good day, youre radar identified, continue climbing to final flight level 160 (one six zero) directo to Ftima VOR (FTM). CSFT1 Subindo para o nvel final de vo 160, CSFT1. Ingls: Climbing to final flight level 160 (one six zero), CSFT1.
Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006 Pgina 31

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

A partir daqui, dever continuar a subir at atingir o nvel de vo final nos 16000 ps. Ter em ateno que no pode ultrapassar a velocidade de 250 ns em subida, at atingir os 11000 ps. Caso tenha dvidas sobre este procedimento, contacte o ATC. Quando atingir o limite de controle do LPPT_APP, ser contactado para mudar para LPPC_CTR. O procedimento idntico aos anteriores. Caso em algum momento no exista controlador, o ltimo controlador informlo- de que dever mudar para UNICOM (122,800). Nesta frequncia no so efectuadas as comunicaes por voz, mas sim por texto.

Voando sem controlador (Unicom 122,800)

Quando no existem controladores presentes no espao areo em que se encontra, nem por isso deve deixar de reportar as suas intenes. Para tal, dever ir ao seu rdio e sintonizar a frequncia 122,800 que a frequncia UNICOM. Nesta frequncia, no utilizada voz mas sim texto, pelo que dever escrever as suas intenes, a fim de que outros pilotos saibam o que pretende fazer. Se com o controlador diz Ready for pushback and start, aqui dever fazlo da mesma forma, s que por escrito. Uma vez que no h retorno, s tem que ter em ateno os restantes pilotos que consigo partilham o mesmo espao. Aqui fica um exemplo de reporte de operaes:

Ready for pushback (quando estiver pronto para o pushback no aeroporto de partida); Ready for taxi to holding point M5, rwy03 LPPT (significa que vai fazer o taxi para o ponto M5 da pista 03 de Lisboa); Ready to line up and takeoff rwy03 (significa que est pronto para fazer o line up e descolar da pista 03. Nesta altura, no esquecer de mudar o transponder para TX); Airborne (aps levantar, dever reportar que j se encontra no ar); A partir daqui, convm indicar as manobras que for fazendo. Como exemplo, temos seguir uma rota diferente, descer para uma determinada altitude, reportar problemas nos motores, etc.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 32

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

O que um METAR?
A sigla METAR significa METeorological Aerodrome Report, ou seja, no fundo um boletim meteorolgico para um determinado aeroporto. Resumindo, ento algo que nos pode fornecer indicaes sobre o estado do tempo num dado aeroporto. Esta uma informao que reportada a uma dada hora, pelo que podero haver alteraes entre a hora em que o METAR elaborado e a hora em que se encontra. No entanto, as actualizaes so feitas, regra geral, de 30 em 30 minutos. No caso da IVAO, os METAR podem ser consultados directamente pelo IvAp. Para tal, depois de ter enviado o plano de vo, basta ir ao IvAp, carregar em Main, depois Acars e de seguida em nome do aeroporto de partida, por exemplo.

Automaticamente, ir aparecer um METAR (a menos que o servidor da IVAO esteja em baixo), dando indicaes do tempo no aeroporto escolhido. Um exemplo do incio do METAR em Lisboa (LPPT) poderia ser do gnero: METAR LPPT 1030Z De uma forma geral, o METAR constitudo por cerca de 10 campos, sendo precedida por 3 componentes. Esses componentes so:

O tipo de report: neste caso ser METAR (poderia ser TAF, mas esses no sero includos aqui); O aeroporto a que se refere: neste caso aparece o cdigo ICAO do mesmo; A hora em que o METAR foi elaborado: esta hora a hora UTC (GMT) = hora Zulu que, regra geral, em Portugal menos uma hora que a hora actual, da que aparea com a letra Z depois da hora.

No caso do nosso METAR, significa que nos dado um report do tipo METAR, para o aeroporto de Lisboa (LPPT), elaborado s 10h30 minutos ZULU. Quanto aos 10 campos que constituem um METAR, estes vo aparecer pela seguinte ordem: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) Vento (winds); Visibilidade (visibility); RVR (runway visual range); Tempo meteolgico (weather); Nuvens (cloud); Temperatura de dia/ Ponto de orvalho (Temperatura/Dew point); QNH; Condies de tempo recentes (recent weather); Wind shear Taxa com que muda a direco do vento, de ponto a ponto, na vertical; Tendncia (Trend).
Pgina 33

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Vamos ento descodificar cada um dos componentes: 1 Ventos (winds) Esta componente d-nos a direco do vento e a sua intensidade. A direco dada pelos trs primeiros digitos, em graus, sendo a segunda parte a da intensidade dos ventos, em ns. Por exemplo:

09015KT significa que temos ventos a 090, com 15 ns de intensidade (KT = knots); 00000KT significa que os ventos esto calmos; VRB02KT significa que os ventos esto variveis, com 2 ns de intensidade, mas no possuem uma direco fixa;

Este ponto muito importante pois ele que nos pode indicar qual a pista em uso. Por norma, escolhe-se a pista que est mais prxima dos ventos indicados pelo METAR. Por exemplo, tomemos de novo o caso de Lisboa (LPPT). Neste aeroporto, temos a pista 03 e a pista 21.

Situao A ventos 07008KT temos ventos a 070, com intensidade de 8 ns. Uma vez que a pista 03 se encontra com um heading 030 e a pista 21 se encontra com 210, a pista em uso (activa) ser a 03 pois: 070 030 = 040 070 210 = -140 Verifica-se que a proximidade entre a direco da pista 03 menor do que se escolhessemos a pista 21.

Situao B ventos 26012KT temos ventos de 12 ns a 260. Neste caso, a pista activa seria a 21 pois a que tem a direco mais prxima dos ventos indicados no METAR. 2 Visibilidade (visibility) Esta componente composta por 4 dgitos, em metros ( 1 milha nutica (nm) 2000 metros).

0000 indica que a visibiidade inferior a 50 metros; 9999 indica que a visibilidade superior a 10 km. 750NW 4000S indica que a visibilidade de apenas 750 metros do lado Noroeste mas de 4000 metros a partir de Sul. 3 RVR (Runway Visibility Range) Alcance da visibilidade da pista

Este parmetro indica a visibilidade a partir da pista e utiliza-se quando a visibilidade inferior a 1500 metros, pelo que na maioria dos casos no aparecer nos METAR. Esta indicao sempre precedida da letra R, seguida do nmero da pista em causa e da visibilidade em metros. Por exemplo: R03/1100 significa que o alcance da visibilidade de 1100 metros na pista 03. Caso este valor seja inferior aquele que permitido para a aproximao, os pilotos podero ter de abortar a aterrar ou fazer uma hold (espera) no ponto indicado pelo ATC.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 34

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

4 Tempo meterolgico (Weather) Neste caso, so utilizadas 2 letras que designam o estado do tempo. Podem ainda aparecer combinaes de 2 grupos de letras, dando origem a 4 letras. Ficam aqui alguns exemplos:

Letras FG RA SN TS

Significam... Nevoeiro Chuva Neve Tempestade

Letras CB -RA +FG FZFG

Significam.... Cumulonimbus Chuva fraca Nevoeiro intenso Nevoeiro gelado

O sinal + representa forte e o sinal - representa fraco. 5 Nuvens (Clouds) Este grupo constitudo por 6 dgitos: 3 letras e 3 nmeros. As letras indicam o tipo de nuvens que se vo encontrar e os 3 nmeros indica a altitude, em centenas de ps, onde estas condies se encontram. Os grupo de letras que podem aparecer so (entre outros):

FEW = Algumas; SCT = Scattered (espalhadas); BRK = Broken (quebradas, repartidas); OVC = Overcast (fechadas, compactas); SCK = Clear sky = cu limpo; CAVOK = utilizado se no h nuvens abaixo dos 5000 ps E a visibilidade superior a 10 km E no h chuva, neve ou nevoeiro. Como exemplo, temos ento:

FEW020 OVC160 significa que temos algumas nuvens a 2000 ps (020 x 100 = 2000) e nuvens cerradas a 16000 ps (160 x 100 = 16000). 6 Temperatura e Ponto de orvalho (Temperatura/Dew Point) A temperatura e o ponto de orvalho so medidos em graus Celsius. A letra M antes de um valor de temperatura indicar uma situao de temperatura inferior a 0 C. 22/10 = Temperatura de 22 C / Ponto de orvalho de 10 C; 12/M03 = Temperatura de 12 C / Ponto de orvalho 3 C 7 QNH presso baromtrica Este campo dado pela letra Q e por 4 dgitos. Exemplo: Q1013

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 35

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

8 Condies recentes (Recent Weather) Este campo poder indicar situaes recentes. composta pelas letras RE, seguido de outros cdigos. Por exemplo, RERA significa Recent Rain, ou seja, chuva recente. 9 Wind shear Este campo indicar a taxa de mudana do vento, ponto a ponto, na vertical. No aparece sempre e ser iniciado pelas letras WS, seguidas da pista ao qual se refere. Por exemplo:

WS LDG RWY03 WS TKOF RWY21 10 Tendncia (Trend)

Esta situao poder aparecer em apenas alguns aeroportos. Este campo indicar possveis alteraes meterolgicas passadas 2 horas sobre a hora em que foi realizada a ltima observao para elaborar o METAR.

Se a alterao for temporria, aparecer escrita a palavra TEMPO; Se a alterao for permanente, aparecer escrita a palavra BECMG (becoming); Se no estiverem previstas alteraes significativas, aparecer a palavra NOSIG. Exemplos: BECMG 11022KT = significa que esto previstos ventos permanentes de 22 ns, vindos a 110.

Posta esta explicao, altura de juntar todas as peas do METAR. Um exemplo descodificado apresentase de seguida: METAR LPPT 0930Z 26012KT 9000 RA BKN040 16/10 Q1008 NOSIG O que esta informao indica que um report do tipo METAR, para o aeroporto de Lisboa (LPPT), elaborado s 0930Z (hora ZULU = hora GMT). No aeroporto esto ventos de 26012KT, ou seja, ventos com orientao de 260 com 12 ns de intensidade. Temos ainda uma visibilidade de 9000 metros (9 km), est a chover (RA) e existem nuvens broken a 4000 ps de altitude, com uma temperatura local de 16 C e um ponto de orvalho de 10 C. A presso ao nvel do mar (QNH) de 1008 mB e no se esperam alteraes s condies climatricas nas prximas 2 horas (NOSIG). Nota: este METAR apenas exemplificativo.

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 36

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Squawk codes e alfabeto


Para mais informaes sobre o que um squawk e o que significa, recomenda-se consultar o link: http://en.wikipedia.org/wiki/Transponder-code De seguida, indicam-se alguns dos squawk codes mais comuns:

Squawk 1200 7000 7700 7600 7500 7777

Abreviadamente, significa... Cdigo do transponder para voo VFR nos E.U.A. Cdigo do transponder para voo VFR na Europa. Cdigo do transponder para emergncias Cdigo do transponder para situaes de perda de comunicaes Cdigo do transponder para situaes de terrorismo (hijack) proibido utilizar na IVAO Cdigo do transponder para situaes de intercepo militar

Este o alfabeto utilizado nas comunicaes durante o vo. Apenas utilizado em comunicaes por voz, no sendo necessrio escrever tudo quando se comunica por texto. Exemplo: Para indicar a porta E02, dir-se-a ao controlador via voz: Porta Echo Zero Dois. Se fosse escrito, bastaria Porta E02.

Letra A B C D E F G H I J K L M N

L-se... Alfa Bravo Charlie Delta Echo Foxtrot * Golf Hotel Indica Juliet Kilo Lima Mike November

Letra O P Q R S T U V W X Y Z

L-se... Oscar Papa Quebec Romeo Sierra Tango Uniform Victor Whisky X-Ray Yankee Zulu

* Nota: Fox-trot abreviado pode ler-se apenas Fox.


Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006 Pgina 37

Manual para novos pilotos

Flight Simulator 2004/IVAO

Referncias utilizadas na elaborao deste manual: Manual Ivao 1 vez - Srgio Miguens; http://www.ivao.aero http://www.tapvirtual.com http://www.fsportugal.com http://en.wikiedia.org/wiki/Transponder_code http://www.google.com (pesquisa de informao geral) FS2004 Microsoft Flight Simulator 2004

Frederico Tavares/ TAPv 136 / 2006

Pgina 38

You might also like