You are on page 1of 12

Aula 7

Abordagens da Teoria do Consumidor

Microeconomia
Teoria do Consumidor Oferta - Equilbrio
Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonalves UNESP Sorocaba -SP

Historicamente, ao observar-se o desenvolvimento da teoria do consumidor, nota-se a existncia de duas abordagens, segundo as quais uma srie de autores procuraram analisar o comportamento do consumidor: a abordagem cardinal e a abordagem ordinal.
1 2

TEORIA CARDINAL
Os economistas Jevons (1854) e Walras (1874), os formuladores da teoria cardinal, acreditavam que a utilidade era uma caracterstica "mensurvel" dos bens e servios, que podia ser medida. Acreditavam que a utilidade era uma qualidade "aditiva", isto , a satisfao do consumidor era a soma das utilidades obtidas no consumo dos bens e servios de sua cesta de mercadorias.

TEORIA CARDINAL
Vejamos mais detalhadamente os fundamentos da Teoria Cardinal. Em primeiro lugar, essa teoria supunha que a utilidade poderia ser medida. Em outras palavras uma xcara de caf, por exemplo, daria ao consumidor 3 unidades de utilidade, ou 3 utis.

Utilidade: de um bem ou servio a sua capacidade de satisfazer as necessidades das pessoas. A utilidade representa o grau de satisfao que os consumidores atribuem aos bens e servios que podem adquirir no mercado. 3

= 3 UTIS
4

TEORIA CARDINAL

TEORIA CARDINAL
Existem basicamente, duas crticas podem ser feitas teoria cardinal da utilidade. So elas: 1. A primeira refere-se mensurao da utilidade. Por ser uma qualidade avaliada subjetivamente, ela depende da escala de utilidade estabelecida pelo consumidor para cada bem, o que impossibilita a generalizao dessa forma de mensurao.
5 6

Se, juntamente com a xcara de caf, o consumidor comesse um pedao de po que lhe oferecesse, por exemplo, 4 "utis", a satisfao total do consumidor seria de 7 "utis".

= 7 UTIS

TEORIA CARDINAL
2. A Segunda crtica diz respeito propriedade aditiva da utilidade. Sabemos que existem alguns bens que, quando consumidos ao mesmo tempo, tm utilidade maior do que quando consumidos isoladamente. Nesse caso, no possvel somar as utilidade de cada bem para se obter a utilidade total. Assim, uma pessoa que come um prato de arroz com feijo, por exemplo, est obtendo uma utilidade bem maior do que se consumisse o arroz e feijo separadamente.
7

TEORIA ORDINAL
Os economistas Fischer (1892) e Pareto (1906) contornaram os principais problemas da teoria cardinal e deram teoria do comportamento do consumidor a forma que conhecemos hoje. Essa formulao conhecida como Teoria Ordinal do comportamento do consumidor. Inicialmente, esses economistas reconheceram que a utilidade no uma qualidade aditiva e passaram a estud-la como sendo decorrente do consumo de todos os bens simultaneamente.
8

TEORIA ORDINAL
Dessa forma, a quantidade consumida de um bem interfere na utilidade de outro bem. Por exemplo: geralmente, as pessoas tomam caf com acar, numa dada proporo. Entretanto, se for colocado muito acar no caf, ele ficar to ruim que no ser bebido, perdendo, conseqentemente, sua utilidade. Por outro lado, convencidos de que a utilidade dos bens, apesar de incontestvel, uma qualidade de avaliao subjetiva, os quatro economistas abandonaram a idia de medi-l.
9

TEORIA ORDINAL
Antes, reconhecendo que o consumidor prefere alguns bens e servios a outros, introduziram uma ordem de preferncia para qualificar a utilidade. Assim pode-se dizer que um bem tem mais utilidade do que outros, mas no se estabelece a quantidade de utilidade correspondente de cada um. Para a teoria ordinal, se uma pessoa prefere ch a caf, o ch, para essa pessoa, tem mais utilidade do que o caf. Mais uma vez, importante ressaltar que a teoria ordinal apenas ordena bens, no lhes atribuindo qualquer quantidade de utilidade.
10

TEORIA ORDINAL
A abordagem ordinal da teoria do consumidor representa uma linha de pensamento mais recente, em relao abordagem cardinal. Sua caracterstica fundamental est no fato de rejeitar a hiptese de mensurabilidade quantitativa da utilidade, substituindo-a pela hiptese de comparabilidade. Assim, para a abordagem ordinal, a utilidade no mensurvel, mas comparvel. , portanto, pela comparao das utilidades das coisas que o consumidor escolhe as diferentes alternativas de consumo de bens ou de combinaes de bens capazes de atender a suas necessidades.
11

Escolha do consumidor
As necessidades dos seres humanos so insaciveis, uma vez que nem todas podem ser satisfeitas inteiramente. Adicionalmente, a plena satisfao do consumidor cerceada por seu limitado poder de compra. Na realidade, grande quantidade de pessoas deseja muitas coisas que no pode adquirir. Assim, os consumidores devem escolher entre bens que precisam ter e os que podem ficar fora de seu plano de consumo.

12

Fatores que afetam a escolha do consumidor


Hbitos e costumes Falta de informaes Consumo sunturio (luxo) Diferenciao dos produtos Esforos de Venda Publicidade e Propaganda Remarcaes e liquidaes Crdito ao consumo
13

Escolha tima: a maximizao do bem-estar


As necessidades dos seres humanos no so todas passveis de atendimento adequado - em alguns casos nem mesmo podem ser atendidas, uma vez que o consumidor enfrentas uma srie de dificuldades. Em decorrncia dessas dificuldades, a escolha racional, aquela que permita efetivamente a maior satisfao possvel para cada unidade monetria gasta, praticamente inexeqvel.

14

Escolha tima: a maximizao do bem-estar


Todavia, o consumidor realiza um esforo bastante grande no sentido de maximizar seu bemestar, e esse comportamento que a Teoria Microeconmica procura explicar, definindo a escolha tima do consumidor, ou seja, a escolha que permita a execuo de um plano de consumo, que leve ao mais alto nvel de bem-estar ou de satisfao (ou ainda utilidade), compatvel com o oramento disponvel para gastos.

Escolha tima: a maximizao do bem-estar


Para explicar o mecanismo desse comportamento a Teoria Microeconmica se vale de conceitos e hipteses tirados da Teoria Ordinal do Comportamento do Consumidor, tais como os conceitos de Tabela de Indiferena, Curva de Indiferena, Taxa Marginal de Substituio e restrio Oramentria.

15

16

Tabela de Indiferena
Em uma tabela de Indiferena so colocadas infinitas combinaes possveis entre dois bens, igualmente desejveis ao consumidor, porque todas elas lhe propiciam a mesma satisfao, de tal forma que, para ele, indiferente a escolha de qualquer uma. O fato de se considerar apenas dois bens deriva da hipteses da existncia de um consumidor que possua um plano de consumo constitudo por apenas dois bens, que tenham entre si certo grau de substitutibilidade. uma hiptese bastante simplificadora, porm conveniente para a maior facilidade de compreenso do mecanismo de ajuste.
17

Tabela de Indiferena
Tomemos um exemplo numrico para facilitar a percepo do conceito da tabela de indiferena. A tabela abaixo apresenta uma lista de combinaes dos bens X e Y, todas desejadas pelo consumidor. Tabela de indiferena

Bem X 10 7 5 4

Bem Y 0 1 2 4
18

Tabela de Indiferena
A disposio das quantidades de X e Y est feita de tal forma que o consumidor no manifesta preferncia por nenhuma das combinaes. indiferente a todas elas porque todas igualmente desejveis; sente-se igualmente bem ao escolher qualquer uma das combinaes existentes.

Tabela de Indiferena
Vejamos: se a combinao 7 unidades de X e uma unidade de X indiferente combinao 10 unidades de X e 0 unidades de Y, porque para o consumidor a perda de 3 unidades de X perfeitamente compensada em termos subjetivos de bem-estar pelo ganho de 1 unidade de Y. Assim, ao passar de uma combinao para outra, seu nvel de bem-estar no muda, embora seu patrimnio se modifique em termos de quantidade possudas de cada um dos bens.

Como ajustar os desejos do consumidor e as quantidades dos bens?


19

20

Tabela de Indiferena
V-se, assim, que s possvel manter o nvel de bem-estar constante quando houver uma perfeita compensao entre a quantidade do bem que se reduz e a quantidade do bem que aumenta na nova combinao.

Tabela de Indiferena
...para que se mantenha o nvel de bem-estar constante, necessrio que haja uma perfeita compensao subjetiva de satisfao, provocada pela reduo da participao de X, e o ganho subjetivo de satisfao decorrente do aumento da participao de Y na nova combinao. A necessidade de compensao entre perdas e ganhos subjetivos de satisfao, quando as combinaes entre os bens so modificadas, leva a outro conceito, a Taxa Marginal de Substituio.
21 22

Em outras palavras...

Taxa Marginal de Substituio


Podemos entender por Taxa Marginal de Substituio (TMS) entre os bens, a variao necessria da quantidade de um deles, que compense a variao da quantidade do outro, para que o nvel de bem-estar mantenha-se constante. Percebe-se, assim, que a TMS vai sempre relacionar duas variaes, uma delas representando um decrscimo da participao de um dos bens e a outra representando um acrscimo da participao do outro bem. Podemos representar a TMS da seguinte forma:

Taxa Marginal de Substituio


TMS = + X Y

X: decrscimo da participao de X na combinao. + X: acrscimo da participao de Y na combinao. Isso significa que a TMS decrescente. De fato, esse comportamento pode ser observado na tabela da pgina seguinte.

23

24

Taxa Marginal de Substituio


Comportamento da TMS
Bem X 10 3 7 2 5 1 4 4
25

Curva de Indiferena
a representao grfica de uma tabela de indiferena. Utilizando, entretanto, uma linguagem mais tcnica, podemos definir curva de indiferena como uma linha em que todos os pontos representam combinaes de dois bens que proporcionam ao consumidor o mesmo nvel de satisfao, de bemestar ou ainda de utilidade. Admitindo que o plano de consumo do consumidor seja representado por diversas curvas de indiferena - identificando sua Escala de Preferncias, passa-se ao conceito de Mapa de indiferena, isto , um conjunto de curvas de indiferena, representando cada uma um dado nvel de bem-estar ou de utilidade usufrudo pelo consumidor. 26

Bem Y 0

TMS

1 1 1 2 2

-3

-2

- 0,5

Curva de Indiferena
q1 q1

Equilbrio do consumidor
A escolha tima do consumidor aquela que permite que ele maximize seu bem-estar ou de satisfao, respeitadas as limitaes do oramento disponvel para gastos. A Teoria Microeconmica considera que, quando o consumidor realiza sua escolha tima e, conseqentemente, adquire quantidades dos bens que lhe proporcionam satisfao mxima, dentro dos limites do oramento, est em equilbrio. o chamado Equilbrio do Consumidor.

U q2

U3 U2 U1 q2

Curva de indiferena

Mapa de indiferena
27 28

Equilbrio do Consumidor
Oramento e preos Para a determinao desse equilbrio, necessrio que se introduza na anlise, alm da parte subjetiva (satisfao, bem-estar, utilidade), tambm a parte objetiva, isto , os preos das mercadorias e o oramento que o consumidor dispe para gastos. O instrumento terico, passvel de representao grfica, e que permite sintetizar as informaes sobre o oramento do consumidor e sobre o preo dos bens, denominado Linha de Preos, Linha de Oramento ou ainda Restrio Oramentria.
29

Equilbrio do Consumidor
Podemos definir linha de preos como uma linha que representa as quantidades dos bens que o consumidor pode comprar, combinadamente, gastando toda a sua renda, dados os preos e dada a renda disponvel para consumo num dado momento. q1
100

Restrio Oramentria

50

100

50

100

q2
30

Determinao do equilbrio do consumidor


Equilbrio do consumidor
q1 A C E U3 U1 F 0 N B U2 q2
31

Determinao do equilbrio do consumidor


Graficamente, possvel representa o equilbrio do consumidor lanado mo das ferramentas j estudadas: as curvas de indiferena e a restrio oramentria. O grfico a seguir, a linha reta AB representa a restrio oramentria ou o oramento disponvel (renda disponvel para gastos); sua inclinao mostra a relao entre os preos dos dois bens e sua posio define a dimenso do oramento. As trs curvas de indiferena foram extradas do infinito conjunto de curvas de indiferena que constitui o mapa de indiferena do consumidor.
32

Determinao do equilbrio do consumidor


Esse consumidor estar em equilbrio no ponto E, que est simultaneamente situado sobre a linha de preos AB e sobre a curva de indiferena U1. Isso significa que ambas as linha so tangentes entre si no ponto E. A combinao dos bens q1 e q2 em E (OMq1=OMq2) a preferida a todas as outras tambm possveis. Isso ocorre porque no ponto E o consumidor maximiza seu bem-estar, representado pela curva de indiferena U1, dentro das limitaes de seu oramento, definido pela posio da linha AB.

Determinao do equilbrio do consumidor


Se tivesse que comprar menos de q2 e mais de q1, indo por exemplo, para o ponto C, passaria para uma curva de indiferena mais baixa, curva U2 portanto, com menos nvel de bem-estar, mas com o mesmo dispndio total AB. Por outro lado, se tivesse que comprar mais de q2 e menos de q1, iria, por exemplo para o ponto F, tambm na curva de indiferena U2, mais baixa e com o mesmo gasto total AB.

33

34

Determinao do equilbrio do consumidor


Evidentemente, o consumidor gostaria de usufruir um nvel de bem-estar representado por uma curva de indiferena mais alta - por exemplo, a curva U3; mas essa possibilidade no existe, porque seu oramento (reta AB) insuficiente para permitir esse nvel de bem-estar. Assim, o ponto E o melhor ponto possvel e a combinao dos dois bens correspondentes a ele (OMq1=OMq2) aquela que proporciona o mximo de bem-estar dentro das restries do oramento. Essa maximizao do bemestar define o equilbrio do consumidor.
35

Modificaes do equilbrio do consumidor


O consumidor encontra-se em equilbrio quando maximiza a sua satisfao, respeitada a sua restrio oramentria. A noo de equilbrio baseiase no princpio da racionalidade: o consumidor, sendo racional, vai procurar, dentro do seu oramento, tentar obter o mximo de satisfao possvel. Uma vez atingido o equilbrio, permanecer estvel enquanto for possvel manter seus prrequisitos, ou seja enquanto permanecerem inalteradas as variveis objetivas, a renda disponvel, e os preos dos bens.
36

Modificaes do equilbrio do consumidor


Logicamente, a posio de equilbrio tambm se modifica com a alterao das variveis subjetivas, como os hbitos do consumidor. Todavia estas ltimas so de difcil mensurao. As alteraes na posio de equilbrio so conhecidas na teoria do consumidor como anlise dos efeitos ou, melhor, dizendo, das causas que tm por efeito a modificao da posio de equilbrio. A anlise dos efeitos, feita separadamente pela teoria econmica, havendo uma denominao peculiar para cada uma. extremamente importante lembrar que, por razes didticas, sero analisados os efeitos separadamente. Na realidade, os mesmos ocorrem 37 simultaneamente.

Modificaes do equilbrio do consumidor


Efeito-renda Entende-se por efeito-renda a modificao na posio de equilbrio do consumidor, que decorre de uma variao na sua renda disponvel, mantidos constantes os preos dos bens. Em geral agindo racionalmente, e se houver um aumento de sua renda, o consumidor comprar maiores quantidades de bens, desde que os preos no sofram nenhuma alterao. Por conseguinte, um aumento da renda desloca a linha paralelamente para a direita. 38

Modificaes do equilbrio do consumidor


O deslocamento paralelo identifica a obteno de maiores nveis de satisfao decorrentes de aumento da renda sem haver nenhuma modificao nos preos dos bens. Se houvesse reduo da renda disponvel, os deslocamentos da linha de preos ocorreriam paralelamente para a esquerda. O efeito-renda pode graficamente na figura a seguir. ser representado

Modificaes do equilbrio do consumidor


Efeito-renda
q1 F Curva de Renda-consumo F F U3 U1 G
39

U2 G G q2
40

Modificaes do equilbrio do consumidor


Observando a figura verifica-se a existncia dos pontos A,B,C, que so pontos de equilbrio do consumidor em diferentes nveis de satisfao alcanveis, em razo da variao da renda no sentido de aumento. Unindo esses pontos, chega-se a uma linha denominada linha ou curva renda-consumo, que mostra a variao do consumo dos bens e, como decorrncia da variao da renda, mantidos constantes os preos dos bens.

A OFERTA
a quantidade de um bem ou servio que os produtores desejam vender por unidade de tempo. um desejo, um plano, uma aspirao.

41

42

LEI GERAL DA OFERTA


A quantidade ofertada um bem depende de seu preo, ceteris paribus. Sendo essa relao direta, ou seja, teoricamente se o preo do bem aumentar, a quantidade ofertada aumentar.

A oferta depende de um conjunto de fatores:


o preo do bem que se deseja oferecer os preos dos fatores de produo ou custo de produo o preo dos bens alternativos tecnologia
44

43

Tabela de Oferta Curva de Oferta individual


A relao numrica entre o preo e a quantidade oferecida a Tabela de Oferta. A expresso grfica dessa relao conhecida como Curva de Oferta Individual A curva de oferta mostra a quantidade de uma mercadoria que os produtores esto dispostos a vender a um determinado preo, considerando constantes outros fatores que possam afetar a quantidade ofertada.
45

A curva de oferta
Preo ($ por unidade)

P2 P1

Grfico da Curva de Oferta


A curva de oferta tem inclinao positiva, demonstrando que, para preos mais elevados, as firmas produziro mais

Q1

Q2

Quantidade
46

Tabela de Oferta Curva de Oferta individual


Preo ($) 1,00 Quantidade ofertada 1.000 5.000 9.000 11.000 13.000

Deslocamentos da curva de oferta


Depende: dos preos dos fatores de produo da tecnologia disponvel

Preo

3,00 6,00 8,00 10,00

10,00

8,00

6,00

4,00

2,00

Quantidade
2.000 4.000 6.000 8.000 10.000 12.000

As variaes de qualquer desses elementos alteram a quantidade oferecida a cada um dos preos e, em conseqncia, fazem a curva da oferta se deslocar
47 48

OBSERVAES ADICIONAIS SOBRE A OFERTA importante distinguir variaes da oferta e variaes na quantidade ofertada. VARIAES DA OFERTA: deslocamento por inteiro da curva da oferta, devido alteraes no preo dos outros bens ou servios ou preo dos fatores de produo.

Deslocamento da Oferta
Ex: O custo das matrias-primas cai
Ao preo P1, produz-se Q2 Ao preo P2, produz-se Q1 P1 P S S

A Curva de Oferta desloca-se para a direita P2 (S) Para qualquer preo, a produo em S maior do que em S Q0
49

Q1

Q2

Q
50

GRFICO DAS VARIAES NA OFERTA


P

Elasticidade da Oferta (EOF)


O conceito de elasticidade tambm pode ser utilizado na curva de oferta, para medir a reao dos empresrios s variaes do preo. Como j foi visto, a curva de oferta a relao entre as quantidades de um bem ou de um servio que os empresrios esto dispostos e aptos a produzir a diferentes preos alternativos.

Of1 Of2

P1

Q1

Q2

Qut

EXEMPLO: Aplicao de uma nova tecnologia. Dessa forma possvel diminuir os custos de produo, possibilitando manter o preo constante, aumento a quantidade ofertada desse bem. 51

52

Elasticidade da Oferta (EOF)


Elasticidade da oferta a razo entre a variao percentual na quantidade ofertada de um bem e a variao percentual no preo desse mesmo bem.

Frmula

Interpretao

Equilbrio de Mercado

EOF = Q2 - Q1
Q1 P2 - P1 P1

.EOF > 1 .EOF = 1 .EOF < 1

Oferta elstica. Oferta com elasticidade unitria. Oferta inelstica.

53

54

Equilbrio de Mercado
Quando se fala em equilbrio, a noo intuitiva que nos vem imediatamente cabea de um balanceamento de foras. Quando se transfere essa noo de equilbrio para anlise do mercado, o balanceamento de foras ocorre entre as foras bsicas do mercado, quais sejam, oferta e a procura. Dessa forma, pode-se dizer que o mercado est em equilbrio quando o preo pelo qual os vendedores pretendem vender uma quantidade do produto exatamente igual ao preo pelo qual os compradores pretendem comprar essa mesma quantidade do produto.
55

Equilbrio de Mercado
Colocando-se em um grfico a representao das curvas de oferta e de procura, podemos visualizar o equilbrio de mercado. Esse equilbrio definido pelo ponto A, determinado pela interseco das duas curvas.
Grfico 1 - Equilbrio de mercado

P Of P1 De Q1 Q
56

Equilbrio Esttico
O equilbrio identifica um balanceamento de foras focalizado em um dado momento do tempo. como se fosse um fotografia tirada em um dado momento. Os exemplos dessa forma de equilbrio na anlise microeconmica so diversos: equilbrio do consumidor, equilbrio do produtor, equilbrio de mercado. Grfico 2 - Equilbrio Esttico

Equilbrio Esttico Comparativo


O Equilbrio Esttico Comparativo constitui-se na comparao de diferentes equilbrios estticos em diferentes momentos do tempo. Essa forma de equilbrio pode ser explicado por meio da anlise das diferentes relaes econmicas, tais como as relaes entre oramento e bem-estar, nos modelos de equilbrio do consumidor; as relaes entre produo e custos, nos modelos de equilbrio da firma. Tomando-se como exemplo o modelo de equilbrio de mercado, podemos representar o Equilbrio Esttico Comparativo na pgina seguinte. Q
57 58

P P1

Of

De Q1

Equilbrio Esttico Comparativo


Grfico 3 - Equilbrio Esttico Comparativo

Equilbrio Dinmico e Dinmico Comparativo


O Equilbrio Dinmico e o Equilbrio Dinmico Comparativo constituem-se na anlise simultnea de diversos equilbrios em diferentes momentos no tempo. Quando for possvel a comparao entre esses equilbrios em diferentes momentos no tempo, temos a Anlise Dinmica Comparativa.

P
Of1 P2 P1 D2 D1 Q1 Q2

Q
59 60

10

Tendncia ao Equilbrio
importante mencionar que o equilbrio uma posio para qual as foras que se confrontam tendem a se dirigir. Tomandose como exemplo o equilbrio de mercado, podemos verificar claramente esse fato.
61

Tendncia ao equilbrio
Para qualquer preo superior ao preo de equilbrio, a quantidade que os ofertantes desejam vender maior que aquela que os consumidores desejam comprar chamado excesso de oferta

62

Tendncia ao equilbrio
Preo
100 Excesso de Oferta Ponto de Equilbrio

Tendncia ao equilbrio
Para qualquer preo inferior ao preo de equilbrio, a quantidade que os consumidores desejam comprar maior que aquela que os ofertantes desejam vender chamado excesso de demanda

40 10 130

20

90

Quantidade

63

64

Tendncia ao equilbrio
Preo
100 Ponto de Equilbrio

Tendncia ao equilbrio
Quando existir excesso de demanda surgiro presses para que os preos subam, pois:
Os compradores esto dispostos a pagar mais A situao de escassez vista pelos produtores como oportunidade para elevao de preos.

40 10

Excesso de demanda 20 90 130

Quantidade

65

66

11

Equilbrio de Mercado
Mudanas no ponto de equilbrio devido a deslocamentos da curva de demanda
Ex: Situao de aumento de renda
Num primeiro momento h o deslocamento da curva da demanda de 1 para 2

O equilbrio de mercado
Quando existir excesso de oferta surgiro presses para que os preos caiam, pois:
Os vendedores percebem que no podem vender tudo que desejam, seus estoques aumentam e os produtos encalham levandoos a realizar promoes. Os compradores notam a fartura e passam a barganhar por preos mais baixos.

3 1 2

Esse movimento provoca excesso de demanda ao preo P que provoca alta nos preos at que esse excesso de demanda se acabe. Um novo ponto de equilbrio em 3 estabelecido ao preo P e quantidade Q.

67

68

Equilbrio de Mercado
Mudanas no ponto de equilbrio devido a deslocamentos da curva de oferta
Ex: Situao de reduo preos de matria prima Preo do trigo dos

Oo 1 3

O1 2 D

Num primeiro momento h o deslocamento da curva da oferta de 1 para 2 Esse movimento provoca excesso de oferta ao preo Po que provoca queda nos preos at que esse excesso de oferta se acabe. Um novo ponto de equilbrio em 3 estabelecido ao preo P1 e quantidade Q1.

Po = 10 P1 = 5

Qo=10

Q1=12 Qx

Qtde de trigo
69

12

You might also like