You are on page 1of 4

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia Pedagogia

DISCIPLINA : LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Fernanda Gomes de Oliveira 2330432693 Gisele Fernandes F. Marques 2329407058 Margareth R. do Nascimento Magalhes 2329417417

So Caetano do Sul 2011

PLANO DE AULA Pblico Alvo: Ensino Fundamental I Srie: 4 ano Perfil da turma: Alunos entre 9 e 10 anos, de escola pblica, matriculados no 4 ano do Ensino Fundamental I. Na sala h um aluno de incluso com deficincia auditiva: perda bilateral profunda, porm usurio fluente e proficiente de Libras e acompanhado por um interprete.

TEMA: FRAES Justificativa: para as crianas que tem entre nove e dez anos, entender o conceito de equivalncia dos nmeros racionais e sua aplicao em problemas matemticos no algo natural. Para os alunos com deficincia auditiva, essa assimilao ainda mais complexa, pois eles no so familiarizados a conceitos como meio ou um quarto. O professor pode facilitar a compreenso dos alunos utilizando situaes-problema que representem atividades cotidianas.

Objetivo: Realizar divises com materiais concretos: utilizar a matemtica como ferramenta para o estabelecimento da justia, dividindo em partes iguais.

Contedo Previsto: O professor trabalhar com todos os alunos as Fraes, propondo situaes em que o aluno possa usar o raciocnio lgico, com materiais que podem ser manipulados facilmente, como o papel dobradura, para que no s o aluno com deficincia auditiva, como tambm toda a sala possa compreender, pois a manipulao de materiais concretos durante as atividades facilita a apreenso dos conceitos por parte de toda a turma.

Procedimentos de Ensino: Os alunos sero disponibilizados em frente professora (modo convencional da sala de aula). Cada aluno dever ter em sua mesa papis espelho ou dobradura de vrias cores cortados em forma de crculo com 10 cm de dimetro cada um. A aula comea com a explicao da professora sobre o crculo e que cada um deles representa uma pizza inteira e cada cor um sabor. O professor deve convidar os alunos para a brincadeira da pizzaria. Cada aluno escolher os sabores de pizza que mais gostam ou que gostariam de comer, mas para que cada um monte sua pizza, os alunos iro pegar os dois crculos de cores diferentes e dobr-los ao meio. A ideia da primeira etapa da

brincadeira que as crianas tenham noo de meio ou metade, ento a professora dir a eles que a pizza ter dois sabores diferentes e para isso tero que fazer metade cada sabor.

Trabalhando a dobradura, os alunos automaticamente vero que de um crculo inteiro se fez uma metade, portanto, sero duas metades que equivalem a uma pizza inteira. Para trabalhar outras formas de representao dos pedaos de pizza, podese dobrar a metade da pizza ao meio, tendo assim quatro pedaos de pizza. (para essa atividade sero utilizados 4 crculos)

Seguindo sucessivamente, podemos obter 8 pedaos de pizza, isto , dobrando mais uma vez ao meio. (para essa atividade sero utilizados 8 crculos)

Depois que os alunos montarem suas pizzas, com 2,4 e 8 pedaos, a professora explica as fraes de forma ilustrativa como: Se temos uma pizza 8 inteira cortadas em oito pedaos, logo temos 8 partes de 1 pizza = porm 8 7 se eu comer um pedao, fico com 7 pedaos de uma pizza inteira e assim 8 segue a explicao. Para que fique claro para toda a sala, a professora dever utilizar crculos bem maiores, para que fique fcil a visualizao dos alunos, especialmente o aluno surdo que possui apenas o recurso visual para apreender o que est sendo ensinado nessa aula. Ao final da brincadeira os alunos iro colar as pizzas no caderno e as representaro por meio de 8 fraes. Exemplo: = 8

Recursos de Ensino: Recursos visuais: Crculos grandes de papel dobradura, Professor.

Avaliao: Observar a participao dos alunos nas diferentes etapas da brincadeira. Como a visualizao e a materializao so fatores importantes na educao do surdo, essa atividade alm de inseri-lo no grupo tambm auxiliar na assimilao do contedo aplicado, o intrprete ser solicitado quando necessrio para auxiliar na comunicao entre a aula dada pela professora e o aluno surdo. A avaliao ser feita por meio de perguntas, cujas respostas sero dadas ou mostradas pelos prprios alunos. Recursos Materiais: Crculos cortados de papel dobradura com 15 cm de dimetro de vrias cores, lpis de cor, lpis, cola e tesoura.

Referncias Bibliogrficas: NADAL, Paula. Programas e Materiais que ajudam na incluso de surdos. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacaoespecial/programas-materiais-inclusao-deficientes-auditivos-613076.shtml? page=all. Acesso em: 31 de out 2011 RODRIGUES, Cinthia. Falar com as mos. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/falar-maos432193.shtml. acesso em 31 de out 2011. RODRIGUES, Cinthia. Recebi um aluno surdo. E agora?. Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/recebi-aluno-surdoagora-inclusao-602191.shtml. Acesso em: 31 de out 2011. ROSSETO, Larissa. Incluso de fato. Revista Guia Escolar Especial. So Paulo. Ano I. n. 2. p.15. 2010. SERRANO, Adriana. Alfabetizao Para Surdos. Revista Guia Escolar Especial. So Paulo. Ano I. n.2. p. 32-33. 2010.

You might also like