You are on page 1of 163

Sony Tablet Guia de ajuda Srie SGPT11

Leia isto primeiro Ligar o tablet Encerrar o tablet Ligar/desligar o ecr Notas sobre a utilizao do adaptador de corrente Carregar a bateria Notas sobre a utilizao da bateria Como utilizar o ecr tctil Notas sobre o ecr Manusear o ecr tctil Iniciar comunicaes Wi-Fi Notas sobre a utilizao da funo Wi-Fi Sobre a funo Bluetooth(R) Comunicar com outro dispositivo Bluetooth(R) Parar as comunicaes Bluetooth(R) Notas sobre a utilizao da funo Bluetooth(R) Acerca da Segurana Bluetooth(R) Sobre a funo GPS Activar as informaes de localizao Desactivar as informaes de localizao Para inserir/remover um carto de memria SD Notas sobre a utilizao de cartes de memria SD Notas sobre cartes de memria SD Ligar um dispositivo USB Notas sobre a ligao do tablet e um computador com um cabo USB Utilizar o tablet com a base Ajustar o ngulo da base Peas e controlos (tablet) Peas e controlos (Base) Verificar os itens fornecidos Cuidados a ter com o tablet Website de assistncia online Notas sobre como segurar o tablet Repor o tablet Prender a fita ao tablet Acerca dos dados de amostra Poupar no consumo da bateria Notas sobre a utilizao das aplicaes de comunicao por voz Utilizar a cmara integrada Notas sobre a cmara integrada

Desfrutar de jogos escala real Desfrutar de contedos de vdeo Desfrutar de contedos musicais Desfrutar de livros digitais Visualizar aplicaes recomendadas pela Sony Procurar aplicaes Desfrutar de contedos de vdeo, msica ou fotografia noutros dispositivos Utilizar vrios dispositivos AV no tablet Partilhar experincias aliciantes atravs de redes sociais Sobre o ecr Principal Personalizar o ecr Principal Favoritos Widgets Iniciador de aplicaes Sobre o Painel de Notificaes Rodar o ecr Pesquisa rpida Bloquear o ecr Apresentar aplicaes recentes Introduzir texto Utilizar o teclado virtual Recortar e colar texto Google Conta Alterar as definies Leia este documento primeiro Lista de aplicaes E-mail Navegad. Cmara Leitor de msica Leitor de vdeo O que pode fazer atravs da rede domstica Acerca de DLNA Preparar a rede domstica Reproduzir contedos guardados noutro dispositivo (servidor) Reproduzir contedos noutros dispositivos enviando-os (Throwing) Transf. Ficheiro Controlo remoto Social Feed Reader Galeria Personal Space Reader Ustream Zinio Evernote HD Games Foursquare Crackle Acerca de cpias de segurana Verif. Wi-Fi Copiar dados num computador para o tablet Formatos suportados Calculadora Calendrio

Contactos Relgio Registar uma conta Twitter ou Facebook Alternar as postagens (artigos) apresentadas Ler e escrever postagens (artigos) Procurar postagens (artigos) ou amigos Select App Video Unlimited Music Unlimited MediaRemote Utilizar o Media Go Marcas comerciais Especificaes Suporte da Sony Entertainment Network Support for Pre-installed PlayStaion(R)Certified Games O tablet no liga. O tablet inicia-se lentamente. A bateria no carrega. O indicador de carga no acende. O consumo da bateria aumenta. O indicador de carga pisca. Acumula-se calor no tablet e no adaptador de corrente quando o tablet est a ser utilizado ou a carregar. O ecr est escuro. Existe um ponto que no devidamente exibido no ecr. No foi encontrado um dispositivo Bluetooth(R). O tablet est lento/no est a desempenhar conforme esperado. O tablet no funciona. Para repor o seu tablet. O som do altifalante distorcido. O brilho do ecr no estvel. No possvel ajustar o brilho do ecr. O ajuste automtico do brilho do ecr no funciona como esperado. O ecr desaparece/escurece inesperadamente. O ecr tctil no funciona como esperado. A data e hora so repostas. Para eliminar o som do toque (som de operao). O ecr no roda quando roda o tablet. Para desligar a rotao do ecr. Para desactivar a funo de bloqueio/utilizar o tablet sem bloquear o ecr. O som do altifalante integrado interrompido quando o ecr rodado. No possvel utilizar um auscultador com microfone incorporado. O ficheiro no pode ser apresentado/reproduzido. O vdeo interrompido/salta/no est sincronizado com o udio. O tablet no recebe sinais GPS ou demora muito tempo a posicionar-se. Os resultados do posicionamento GPS podero divergir da localizao actual. As fotografias e os filmes produzidos com a cmara esto indistintos. No pode enviar contedo (Throw) para um outro dispositivo e reproduzi-lo com a aplicao DLNA. O tablet no identifica a aplicao Controlo remoto. Algumas aplicaes no so apresentadas no idioma seleccionado. No possvel desinstalar algumas aplicaes. apresentado um website para telemveis ou smartphones. O tablet no liga a uma rede Wi-Fi.

Leia isto primeiro


Parabns pela sua aquisio de um Sony tablet. Este guia de ajuda explica como utilizar o seu tablet e as respectivas aplicaes. Antes de comear a utilizar o seu tablet, leia as Informaes Importantes fornecidas (instrues de segurana). Carregar a bateria O nvel de carga da bateria poder ser reduzido quando adquirir o seu tablet. Carregue a bateria antes de comear a utilizar o seu tablet [Detalhes].

Ligar o tablet

Nota Antes de o ligar tablet, consulte Notas sobre a utilizao do adaptador de corrente [Detalhes]. 1. Ligue o tablet a uma tomada de electricidade [Detalhes]. 2. Mantenha premido o boto de ligao durante trs segundos. O seu tablet ir ligar, sendo subsequentemente iniciado o sistema operativo Google Android. Ao ligar o tablet pela primeira vez, ir visualizar Leia este documento primeiro [Detalhes].

Encerrar o tablet

Nota Antes de encerrar o tablet, consulte Notas sobre a utilizao do adaptador de corrente [Detalhes]. 1. Mantenha premido o boto de ligao at aparecer uma lista. 2. Toque em [OK]. O tablet ir desligar-se automaticamente aps alguns segundos.

Nota Para evitar a perda de dados no guardados ou danos no tablet, certifique-se de que encerra correctamente o mesmo, como descrito acima. Se no for possvel desligar o tablet segundo as instrues acima, mantenha premido o boto de ligao durante 10 segundos para forar o encerramento. Se no for possvel forar o encerramento, prima o boto de reposio (orifcio) [Detalhes].

Ligar/desligar o ecr
Pode desligar o ecr sempre que no estiver a utilizar o tablet. 1. Prima o boto de ligao. O ecr desligado. Para ligar o ecr, prima novamente o boto de ligao.

Sugesto Pode definir o tempo at o ecr desligar automaticamente sempre que o tablet estiver inactivo por um determinado perodo de tempo. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Ecr] - [Tempo limite] e seleccione o intervalo de tempo pretendido

antes de desligar. Pode tambm definir o bloqueio do ecr quando este estiver ligado [Detalhes].

Notas sobre a utilizao do adaptador de corrente


Utilize o adaptador de corrente fornecido com o seu tablet ou utilize um adaptador de corrente Sony genuno. No utilize qualquer outro adaptador de corrente, pois pode provocar avarias. No ligue o adaptador de corrente a um dispositivo de converso de corrente, como um conversor de corrente de viagem. Isso poder dar origem a sobreaquecimento ou avaria. Se o cabo do adaptador de corrente ficar danificado ou partir, no o utilize. Utilize o adaptador de corrente fornecido com o seu tablet quando utilizar uma base especfica Sony (SGPDS1, vendida separadamente) para o seu tablet.

Carregar a bateria
A bateria carregada quando o tablet ligado corrente elctrica. O tempo de carregamento depende da respectiva utilizao. 1. Ligue o cabo de alimentao ao adaptador de corrente. 2. Ligue o cabo de alimentao do adaptador a uma tomada de electricidade. 3. Vire o tablet ao contrrio e ligue o adaptador de corrente no conector de carga do tablet na direco indicada a seguir. O indicador de carga acende de acordo com o estado de carga da bateria do seu tablet.

Sugesto Utilizar a base especfica Sony (SGPDS1, vendida separadamente) para o seu tablet permite-lhe carregar mais facilmente a sua bateria.

No indicador de carga
O indicador de carga acende-se com cores diferentes, dependendo do nvel de bateria restante. Vermelho: A bateria precisa de ser carregada. Amarelo (laranja): Carga insuficiente. Verde: Carga suficiente.

Nota O indicador de carga pisca a vermelho quando a bateria est a ficar sem carga durante a respectiva utilizao.

Notas sobre a utilizao da bateria

Acerca da bateria
Para sua segurana, utilize apenas o cabo de alimentao fornecido para carregar a bateria. Dependendo da temperatura ambiente ou da forma como utilizado o tablet, a bateria poder no carregar ou poder demorar muito tempo a carregar. No carregue a bateria prximo de fogo ou sob luz directa do sol. O tablet no fornecido totalmente carregado. Acumula-se calor na bateria durante a utilizao do tablet ou quando este est a carregar. Isto normal e no constitui motivo de preocupao. Se o tablet ou adaptador de corrente ficarem excessivamente quentes, encerre o tablet e desligue o cabo de alimentao do adaptador de corrente.

Acerca da descarga da bateria


Depois de carregar, a bateria vai gradualmente perdendo a carga, mesmo que no seja utilizada. Caso no seja utilizada durante um longo perodo de tempo, a carga da bateria poder esgotar-se. Recomendamos o carregamento da bateria antes de utilizar o tablet. Caso no utilize o tablet durante um longo perodo de tempo, carregue totalmente a bateria a cada seis meses.

Acerca da vida til da bateria


A vida til da bateria depende da utilizao, definies e temperaturas.

Acerca da deteriorao da bateria


A capacidade da bateria vai-se perdendo gradualmente aps repetidos ciclos de carga e descarga. Em consequncia, a vida til da bateria reduz ou a bateria poder no apresentar um desempenho ideal mesmo depois de totalmente carregada.

Como utilizar o ecr tctil


Toque Selecciona um cone ou uma opo. Tocar duas vezes rapidamente permite-lhe ampliar ou reduzir imagens ou outros itens de ecr.

Tocar & segurar Abre o menu de uma opo.

Arrastar Desloca um item ou percorre uma pgina lentamente.

Movimentar Percorre uma pgina rapidamente.

Beliscar Amplia ou reduz.

Notas sobre o ecr


As notas sobre o manuseamento do ecr tctil e ecr LCD so explicadas aqui.

Notas sobre o ecr tctil


O tablet utiliza um ecr tctil capacitivo. Toque directamente no ecr com a ponta do dedo. No risque o ecr nem toque no mesmo com objectos pontiagudos como uma agulha, uma caneta ou as unhas. No pode utilizar uma caneta no ecr tctil. Se tocar no ecr tctil com luvas, o ecr tctil poder no funcionar correctamente ou no funcionar de todo. No utilize o tablet com objectos colocados sobre o ecr tctil. Se tocar no ecr tctil com objectos que no a ponta do dedo, este poder no reagir correctamente. No coloque o ecr tctil prximo de outros dispositivos elctricos. As descargas electrostticas podero dar origem a que o ecr tctil avarie. Se existirem gotculas de gua no ecr tctil ou se tocar no mesmo com os dedos molhados, o ecr tctil poder no reagir correctamente. No coloque o ecr tctil prximo de gua. O ecr tctil poder no funcionar correctamente em condies de humidade ou quando exposto a gua. O ecr tctil poder no reagir correctamente devido a rudo proveniente do cabo de alimentao durante o carregamento da bateria. Desligue o cabo de alimentao e utilize o tablet apenas com a bateria ligada.

Notas sobre o ecr LCD


No deixe o ecr LCD virado para o sol. Certifique-se de que bloqueia a luz solar directa quando utilizar o seu tablet perto de uma janela. A utilizao do tablet em condies de baixa temperatura pode produzir uma imagem residual no ecr LCD. Isto no indica uma avaria. O ecr voltar ao normal quando o tablet voltar a atingir uma temperatura normal. O ecr LCD aquece durante o funcionamento. Isto normal e no indica uma avaria. O ecr LCD fabricado atravs da utilizao de tecnologia de alta preciso. No entanto, pode observar pequenos pontos negros e/ou brilhantes (vermelhos, azuis ou verdes) que aparecem no ecr LCD de forma contnua. Isto uma consequncia normal do processo de fabrico e no indica uma avaria. O ecr LCD feito de vidro. Se o vidro se danificar (partir, etc.), no toque no ecr tctil nem tente repar-lo voc mesmo. Manuseie o ecr LCD com cuidado, uma vez que vulnervel a quedas e choques mecnicos. No podemos garantir quaisquer danos causados por clientes devido a um manuseamento incorrecto.

Manusear o ecr tctil


Utilize um pano macio, seco ou ligeiramente humedecido para limpar a superfcie do ecr tctil. Friccionar a superfcie com fora com um pano seco pode danificar o ecr. No utilize qumicos nem detergentes.

Iniciar comunicaes Wi-Fi


Em primeiro lugar, tem de estabelecer as comunicaes Wi-Fi entre o seu tablet e um ponto de acesso. Certifique-se de que existe um ponto de acesso configurado. Consulte as instrues de utilizao fornecidas com o ponto de acesso para obter mais informaes. Depois de configurar as comunicaes Wi-Fi, siga os passos seguintes para activar a opo Wi-Fi no seu tablet. 1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Wi-Fi].

Nota Para poupar no consumo da bateria, desactive a opo Wi-Fi sempre que no estiver a ser utilizada. A antena Wi-Fi est incorporada no seu tablet. Se cobrir a antena com as suas mos ou outro objecto quando estiver a ligar Internet utilizando a funo Wi-Fi, a qualidade das comunicaes poder deteriorar-se [Detalhes].

Para parar as comunicaes Wi-Fi


1. Execute novamente o passo 1 acima para desactivar a opo Wi-Fi no seu tablet.

Para localizar redes ao alcance do seu dispositivo


1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Definies de Wi-Fi]. - [Procurar].

2. Toque em [Wi-Fi] para activar e detectar redes. Caso [Wi-Fi] j esteja activado, toque em apresentada uma lista das redes detectadas. Sugesto Para consultar o endereo MAC do seu tablet ou outros detalhes Wi-Fi, toque em 3. Toque na rede pretendida. 4. Quando necessrio, introduza uma palavra-passe ou proceda a configuraes.

- [Avanadas].

Sugesto Se estiver dentro do alcance e [Wi-Fi] estiver activado, o tablet ir voltar a ligar automaticamente s redes disponveis que foram ligadas anteriormente.

Notas sobre a utilizao da funo Wi-Fi


A utilizao de produtos Wi-Fi pode estar limitada por regulamentos locais em alguns pases ou regies. Os dispositivos Wi-Fi funcionam numa banda de 2,4 GHz, que utilizada por uma variedade de dispositivos. Os dispositivos WiFi utilizam tecnologia para minimizar a interferncia de rdio proveniente de outros dispositivos que utilizem a mesma banda. No entanto, a interferncia de rdio pode ainda causar velocidades de transferncia de dados mais lentas, reduzir o alcance das comunicaes e provocar falhas nas comunicaes. Se ambas as funes Bluetooth e Wi-Fi de 2,4 GHz do seu tablet estiverem activadas, poder ocorrer transferncia e resultar em velocidades de transferncia de dados mais lentas ou outros problemas. Para comunicar atravs de Wi-Fi em viagens, poder ter de contratar um fornecedor de servios de ligao Wi-Fi. A velocidade de transferncia de dados e alcance das comunicaes podero variar de acordo com as seguintes condies: Distncia entre dispositivos Presena de obstculos entre os dispositivos Configurao dos dispositivos Condies do sinal Ambiente circundante (material da parede, etc.) Software em utilizao As comunicaes podero ser interrompidas, dependendo das condies do sinal. A velocidade de transferncia dos dados indicados na especificao consiste no mximo terico e poder no reflectir a velocidade de transferncia de dados real. A velocidade de transferncia de dados real poder no ser to rpida quanto a velocidade apresentada no seu tablet. As comunicaes no se encontram disponveis entre bandas de frequncia Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz. A velocidade de transferncia de dados para dispositivos IEEE 802.11g e IEEE 802.11n (2,4 GHz) poder ser afectada por interferncias quando utilizados com produtos IEEE 802.11b. Tambm, os produtos que utilizem IEEE 802.11g e IEEE 802.11n reduzem automaticamente a velocidade de transferncia para manter a compatibilidade com os produtos IEEE 802.11b. Poder recuperar a velocidade de transferncia normal, alterando as definies de canal do seu ponto de acesso. Quando a velocidade de transferncia de dados no to rpida como a esperada, a mudana do canal sem fios no ponto de acesso pode aumentar a velocidade.

Sobre a funo Bluetooth(R)


Pode estabelecer comunicaes sem fios entre o seu tablet e outros dispositivos Bluetooth, tais como um computador, um telemvel, auscultadores com microfone incorporado, auscultadores Bluetooth ou um teclado sem fios. Pode transferir dados entre estes dispositivos sem cabos at uma distncia de 10 metros em espao aberto. Um dispositivo Bluetooth pode ligar at sete dispositivos atravs de uma rede sem fios para troca de dados. Sempre que um dispositivo requerer ligao a um outro dispositivo, envia um pedido a dispositivos Bluetooth vizinhos. Se um dispositivo responder ao pedido, os dois dispositivos podero ligar-se entre si.

Comunicar com outro dispositivo Bluetooth(R)


Pode ligar dispositivos Bluetooth ao seu tablet. Dependendo do dispositivo, o procedimento para estabelecer a ligao pode variar. Consulte as instrues de utilizao do dispositivo Bluetooth. Para obter detalhes sobre a comunicao Bluetooth, consulte Sobre a funo Bluetooth(R) [Detalhes].

Para activar a funo Bluetooth


1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Bluetooth].

Nota Para reduzir o consumo da bateria, desactive a opo Bluetooth sempre que no estiver a ser utilizada. A antena Bluetooth est incorporada no seu tablet. Se cobrir a antena com as suas mos ou outro objecto quando estiver a utilizar a funo Bluetooth, a qualidade das comunicaes poder deteriorar-se [Detalhes].

Para tornar visvel o seu tablet


Pode permitir que um dispositivo Bluetooth detecte o seu tablet activando o Bluetooth. 1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Definies de Bluetooth].

2. Toque em [Detectvel].

Para emparelhar com outro dispositivo Bluetooth


Para ligar com um novo dispositivo Bluetooth, deve emparelhar com o mesmo activando o Bluetooth. S precisa de fazer isto uma vez para o seu tablet e o novo dispositivo Bluetooth poderem ligar-se novamente. Basta ligar o dispositivo da prxima vez. 1. Certifique-se de que o dispositivo Bluetooth com o qual est a emparelhar se encontra visvel. Nota Consulte as instrues de utilizao fornecidas com os dispositivos Bluetooth para obter detalhes. 2. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Definies de Bluetooth].

3. Toque em [Encontrar disp. prximos]. apresentada a lista de dispositivos detectados. 4. Toque num dispositivo para ligar. 5. Toque em [Par] ou introduza a chave (por exemplo, 0000), caso seja necessrio, para ligar ao dispositivo Bluetooth. Assim que o dispositivo estiver ligado, o indicador Bluetooth aparece numa janela no seu tablet.

Para voltar a ligar dispositivos


Para voltar a ligar o seu tablet com o dispositivo emparelhado, toque no nome do dispositivo na lista de dispositivos emparelhados.

Parar as comunicaes Bluetooth(R)


1. Toque no nome de um dispositivo emparelhado na lista de dispositivos que pretende desemparelhar do seu tablet. 2. Toque em (Definies) - [Desemparelhar].

Sugesto Para poupar no consumo da bateria, desactive a opo Bluetooth sempre que no estiver a ser utilizada.

Notas sobre a utilizao da funo Bluetooth(R)


A utilizao de produtos Bluetooth pode estar limitada por regulamentos locais em alguns pases ou regies. A funo Bluetooth poder no trabalhar com outros dispositivos, dependendo do fabricante ou da verso de software utilizada pelo fabricante. Consulte os requisitos do sistema do dispositivo Bluetooth antes de adquirir. Para obter informaes sobre os dispositivos Bluetooth suportados por tablets Sony, visite o nosso website de assistncia. Alguns dispositivos Bluetooth requerem autenticao (emparelhamento) antes de estabelecerem ligao com um outro dispositivo. Execute o processo de autenticao antes de ligar a um destes dispositivos. Os dispositivos Bluetooth funcionam numa banda de 2,4 GHz, que utilizada por uma variedade de dispositivos. Os dispositivos Bluetooth utilizam tecnologia para minimizar a interferncia de rdio de outros dispositivos que utilizam a mesma banda. No entanto, a interferncia de rdio pode ainda causar velocidades de transferncia de dados mais lentas, reduzir o alcance das comunicaes e provocar falhas nas comunicaes. A velocidade de transferncia de dados e alcance das comunicaes podero variar de acordo com as seguintes condies: Distncia entre os dispositivos de comunicao Presena de obstculos entre os dispositivos Ambiente circundante que inclua a presena de paredes e o material dessas paredes Configurao dos dispositivos Software em utilizao Condies do sinal As comunicaes podero ser interrompidas, dependendo das condies do sinal. Poder ocorrer interferncia se a funo Bluetooth e a funo Wi-Fi de 2,4 GHz estiverem activadas. Isso ir resultar em velocidades de transferncia de dados mais lentas ou noutros problemas. Devido s limitaes da norma Bluetooth e interferncia electromagntica, os ficheiros muito grandes podem ficar ocasionalmente danificados durante a transferncia contnua. A ligao de vrios dispositivos Bluetooth ao tablet poder causar congesto de canais, originando o desempenho deficiente dos dispositivos. Isto uma ocorrncia normal da tecnologia Bluetooth e no indica uma avaria. Poder ocorrer uma falha de sincronizao entre vdeo e udio se reproduzir vdeos no tablet com sada de udio a partir de um dispositivo ligado por Bluetooth. Isto uma ocorrncia frequente da tecnologia Bluetooth e no indica uma avaria. Todos os dispositivos Bluetooth devem ser certificados atravs de procedimentos estipulados pelo Bluetooth SIG para assegurar o cumprimento da norma Bluetooth. Mesmo se a norma Bluetooth for cumprida, o desempenho de um dispositivo individual, as especificaes e os procedimentos de funcionamento podem variar.

Acerca da Segurana Bluetooth(R)


A tecnologia sem fios Bluetooth tem uma funo de autenticao que lhe permite determinar com quem est a comunicar. A funo de autenticao permite impedir que qualquer dispositivo Bluetooth annimo aceda ao seu tablet. Durante a primeira comunicao entre dois dispositivos Bluetooth deve ser determinada uma chave (uma palavra-passe necessria para autenticao) comum a registar por ambos os dispositivos. Assim que um dispositivo for registado, no haver necessidade de introduzir novamente a chave. O seu tablet ser detectado por outros dispositivos Bluetooth, apenas quando definido para permitir a deteco por outros dispositivos Bluetooth. Pode definir a hora para aceitar a deteco ou se permite ou no a recepo aps o emparelhamento dos dispositivos.

Sobre a funo GPS


A funo GPS (Global Positioning System) fornece informaes de localizao, ao receber sinais a partir de satlites GPS. Pode visualizar o local onde se encontra, para onde se dirige ou orientaes para um destino no Google Maps com o seu tablet, utilizando a funo GPS.

Nota Quando outros dispositivos electrnicos se encontram prximos do seu tablet, ondas electromagnticas ou interferncia electromagntica emitidas pelos mesmos podem impedir o seu tablet de fornecer informaes de localizao precisas. Mantenha os dispositivos electrnicos afastados do tablet. Quando o seu tablet estiver numa rea com fraca recepo de sinais GPS, poder detectar problemas de posicionamento. Para receber informaes mais precisas, evite utilizar o tablet nos seguintes locais. No interior de edifcios ou veculos Em tneis ou subterraneamente Sob trilhos elevados Entre edifcios altos Em rvores densas Em vales A antena GPS est incorporada no seu tablet. Se cobrir a antena com as suas mos ou outro objecto quando estiver a utilizar a funo GPS, a preciso do posicionamento poder deteriorar-se [Detalhes].

Activar as informaes de localizao


Pode definir se pretende receber ou no informaes de localizao atravs dos satlites GPS ou redes sem fios. 1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Localizao e segurana].

2. Para activar a recepo de informaes de localizao atravs de redes sem fios, toque em [Utilizar redes sem fios]. Para activar a recepo de informaes de localizao atravs de satlites GPS, toque em [Utilizar satlites GPS]. colocada uma marca de verificao na caixa para essa opo.

Nota Desloque o seu tablet o mnimo possvel numa rea com uma vista desimpedida para o cu, at a presente localizao ser apresentada pela funo GPS. A presente localizao pode ser apresentada mais rapidamente quando imvel ao contrrio do que quando se encontra em movimento. Se a presente localizao no for apresentada ou se for apresentada uma localizao errada, desloque-se para uma rea com uma vista desimpedida para o cu.

Desactivar as informaes de localizao


1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Localizao e segurana].

2. Toque em [Utilizar redes sem fios] ou [Utilizar satlites GPS], seja qual for a opo seleccionada, para desactivar o mtodo em questo. removida a marca de verificao da caixa para essa opo.

Para inserir/remover um carto de memria SD


O tablet est equipado com uma ranhura para cartes de memria SD. Pode utilizar esta ranhura para transferir dados para e de cmaras digitais, cmaras de vdeo, leitores de msica e outros dispositivos de udio/vdeo. A ranhura para cartes de memria SD do seu tablet pode acondicionar os seguintes cartes de memria: Carto de memria SD Carto de memria SDHC

Para inserir um carto de memria SD


1. Abra a tampa da ranhura do carto de memria SD. 2. Localize a ranhura do carto de memria SD. 3. Segure no carto de memria SD com os contactos voltados para baixo e a seta a apontar na direco da ranhura do carto de memria SD.

4. Empurre cuidadosamente o carto de memria SD para dentro da ranhura at este encaixar e fazer clique. A aplicao Transf. Ficheiro inicia-se.

Nota Tenha cuidado para no inserir um carto de memria SD na orientao errada. Se forar a entrada incorrecta do carto, poder danificar a ranhura. Para detalhes, consulte o manual do carto de memria SD.

Para remover um carto de memria SD


1. Certifique-se de que no esto a ser transferidos ficheiros. 2. Localize a ranhura do carto de memria SD. 3. Empurre totalmente o carto de memria SD e solte. O carto de memria SD ejectado. 4. Segure no carto de memria SD de ambos os lados e retire-o para fora da ranhura.

Notas sobre a utilizao de cartes de memria SD


Mantenha-os afastados das crianas. Os cartes de memria SD so nocivos quando ingeridos. No toque nos contactos com os dedos ou objectos metlicos. Os cartes de memria SD contm componentes electrnicos delicados. No os sujeite a fora excessiva, no dobre nem deixe cair. No desmonte nem modifique. Evite humidade. No utilize nem guarde nos seguintes locais: Locais com elevada temperatura, tal como no interior de um automvel fechado ao sol Locais expostos a luz solar directa Ambientes hmidos ou corrosivos Locais excessivamente poeirentos Certifique-se de que utiliza cartes de memria SD compatveis com as normas suportadas pelo tablet. Um carto de tamanho inapropriado pode ficar preso na ranhura, causando danos no tablet. No pode gravar dados num carto de memria SD que esteja protegido contra escrita. Recomenda-se que faa uma cpia de segurana dos dados importantes. Para evitar perder dados guardados, mantenha os cartes de memria SD afastados de electricidade esttica ou rudo elctrico que possam interferir com o carto. Ao transportar cartes de memria SD, certifique-se de que os coloca na respectiva caixa para evitar danos por electricidade esttica. Antes de utilizar um carto de memria SD com um outro dispositivo que no um tablet, como uma cmara digital ou um leitor de udio porttil, formate (inicialize) o carto de memria SD utilizando esse dispositivo. Alguns dispositivos podero no suportar o formato de ficheiro para tablets e apresentar uma mensagem com a recomendao para formatar o carto. Se encontrar uma mensagem do gnero, copie os dados do carto para o tablet (ou para outros dispositivos atravs da rede) e formate o carto utilizando o dispositivo que no o tablet. Note que formatar um carto elimina todos os dados contidos no mesmo. Para mais detalhes, consulte o manual do dispositivo que est a utilizar. No insira objectos estranhos na ranhura do carto de memria SD. A ranhura do carto de memria SD pode ser utilizada para a leitura/gravao apenas dos cartes suportados e no pode ser utilizada para quaisquer outros fins.

Notas sobre cartes de memria SD


O seu computador foi testado e compatvel com cartes de memria SD (at 2 GB) e com cartes de memria SDHC (at 32 GB), disponveis a partir de Setembro de 2011. No entanto, isto no garante que todos os cartes de memria SD ou SDHC sejam compatveis com o seu tablet.

Ligar um dispositivo USB


O tablet est equipado com um conector USB micro-AB. Pode utiliz-lo para ligar o seu tablet a um computador ou um dispositivo USB atravs de USB. 1. Ligue um dispositivo USB ao seu tablet utilizando um cabo adaptador USB SGPUC1 (vendido separadamente) e um cabo USB.

Sugesto O carregamento da bateria atravs de USB no suportado quando o tablet estligado a um computador ou a um carregador. A capacidade da fonte de alimentao de 500mA quando o tablet est ligado a um dispositivo USB.

Notas sobre a ligao do tablet e um computador com um cabo USB


No desligue o tablet durante a leitura e gravao de dados atravs de USB. No desligue o cabo USB do tablet durante a leitura e gravao de dados atravs de USB. Isso poder dar origem a perda de dados. Utilize um cabo microUSB comercialmente disponvel para ligar o tablet e um computador.

Utilizar o tablet com a base


Utilizar uma base especfica Sony (SGPDS1, vendida separadamente) para o seu tablet permite-lhe carregar o tablet facilmente ou coloc-lo num ngulo de fcil leitura [Detalhes]. Pode seleccionar uma aplicao que se iniciar quando o tablet for colocado na base.

Colocar o tablet numa base


1. Faa deslizar o p da base para a posio superior. Isto permite-lhe ligar ou desligar o adaptador de corrente.

2. Ligue o adaptador de corrente ao conector do cabo de alimentao na parte inferior da base.

3. Ligue o adaptador de corrente tomada de electricidade. 4. Alinhe o conector de carga do seu tablet com o que se encontra no interior da ranhura superior da base.

5. Coloque o tablet na ranhura superior da base. 6. Certifique-se de que o indicador de carga est aceso.

Nota Ao segurar ou desligar o adaptador de corrente, no toque na respectiva rea dos terminais. Puxar o cabo do adaptador de corrente fora quando o desligar da base poder partir o adaptador de corrente ou a base. Por isso, certifique-se de que segura o p da base. Quando estiver a utilizar o p da base na posio inferior, faa passar o cabo do adaptador de corrente atravs do recorte do p da base para evitar que a base caia. Ao colocar o tablet na base com a fita presa, certifique-se de que a mesma no fica presa entre o tablet e a base.

Sugesto Ao colocar o tablet na base pela primeira vez, ser-lhe- pedido que indique a aplicao que pretende iniciar quando utiliza a base. Se assinalar [Utilizar por predefinio para esta aco.] e seleccionar uma aplicao, a aplicao seleccionada ir iniciar da prxima vez que colocar o tablet na base. Para voltar predefinio, toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Aplicaes] - [Gerir aplicaes] - (a aplicao

seleccionada para iniciar automaticamente). No ecr de gesto de aplicaes apresentado, toque em [Limpar predefinies]. A opo ser limpa.

Remover o tablet da base


Retire o tablet para cima, a direito.

Ajustar o ngulo da base


Pode ajustar o ngulo da base de acordo com a forma como utiliza o seu tablet, fazendo deslizar o p da base para a posio superior ou inferior. Faa deslizar o p da base para a posio inferior para utilizar o tablet como moldura fotogrfica ou relgio de mesa. Faa deslizar o p da base para a posio superior quando estiver a utilizar o ecr tctil ou para ligar um teclado (vendido separadamente).

Nota Quando estiver a utilizar o p da base na posio inferior, faa passar o cabo do adaptador de corrente atravs do recorte do p da base para evitar que a base caia.

Peas e controlos (tablet)

Vista frontal

1. Microfone 2. Porta de dados IR 3. Sensor de luz ambiente 4. Ecr tctil 5. Lente dianteira da cmara

Vista lateral

1.

Boto de ligao

2. Indicador de carga [Detalhes] 3. Botes VOL + / - (volume) O boto VOL + possui um ponto tctil para o ajudar a utilizar o seu tablet mais facilmente. 4. Boto de reposio (orifcio) 5. Altifalante integrado (lado direito)

Vista traseira

1. Lente cmara traseira 2. Tomada (auscultador)

3. Conector microUSB 4. Ranhura para cartes de memria SD 5. Altifalante integrado (lado esquerdo) 6. Orifcio da fita 7. Conector de carga

Peas e controlos (Base)

1. Conector do cabo de alimentao 2. Conector de carga (no interior da ranhura superior)

Verificar os itens fornecidos


Adaptador de corrente Cabo de alimentao Fita Manual de consulta rpida Informaes importantes

Cuidados a ter com o tablet

Tablet
Certifique-se de que fecha todas as tampas dos conectores e que as mantm seguras. Limpe a caixa com um pano macio, seco ou ligeiramente humedecido com um detergente suave. No utilize um detergente para limpar o ecr tctil. No utilize um esfrego abrasivo, p para arear ou solvente, como lcool ou benzina, pois pode danificar o revestimento do tablet. Se o seu tablet for exposto a humidade como chuva ou humidade extrema, limpe-o com um pano macio, mas no seque no forno ou com um secador.

Cmara integrada
Limpe a cobertura de proteco da lente da cmara integrada com um soprador com escova ou um pincel macio. Se a cobertura estiver extremamente suja, limpe-a com um pano seco macio. No esfregue a cobertura, visto que esta sensvel presso.

Website de assistncia online


Para obter mais informaes acerca do seu tablet, consulte http://support.sony-europe.com/computing/tablet/

Notas sobre como segurar o tablet


Na orientao horizontal, segure o tablet de modo a que a lente dianteira da cmara fique na posio superior. Na orientao vertical, segure o tablet de modo a que a lente dianteira da cmara fique na posio esquerda. Tome cuidado para no tocar no sensor de luz ambiente. Tenha cuidado para no segurar ou cobrir a antena mostrada na figura que se segue durante a utilizao das funes Wi-Fi, Bluetooth ou GPS.

1. Wi-Fi / Bluetooth 2. GPS

Repor o tablet
Se o desempenho do tablet no for o esperado e no conseguir forar o encerramento do mesmo, mantendo o boto de ligao premido durante 10 segundos, insira um pino ou outro objecto fino no boto de reposio (orifcio). O seu tablet ser forado a encerrar.

Nota Premir o boto de reposio (orifcio) no ir repor as predefinies das opes. Se premir o boto de reposio (orifcio) e desligar o tablet, perder os dados que no tiver guardado.

Prender a fita ao tablet


Prenda a fita ao tablet pela ordem indicada pelos nmeros na figura que se segue.

Nota Ao colocar o tablet na base com a fita presa, certifique-se de que a mesma no fica presa entre o tablet e a base. No puxe demasiado a fita. No baloice o tablet, segurando-o pela fita. Pode provocar o funcionamento incorrecto do tablet, ferir pessoas que estejam nas proximidades e atingir objectos.

Acerca dos dados de amostra


O seu tablet fornecido de fbrica com dados de amostra instalados para uma experincia de msica, vdeos, fotografias ou livros. Assim que eliminar os dados de amostra, no os poder repor. Tenha em ateno que a Sony no fornecer dados de amostra de substituio, se estes forem eliminados.

Poupar no consumo da bateria


Utilizar o tablet da forma que descrita a seguir ir poupar no consumo da bateria. Reduza o brilho do ecr (toque em [ Desligue os dispositivos USB. Defina um curto perodo de tempo limite para desligar o ecr automaticamente (toque em [ Ecr] - [Tempo limite]). Prima levemente o boto de ligao para desligar o ecr sempre que no estiver a utilizar o tablet. Encerre o tablet sempre que no o for utilizar durante um longo perodo de tempo [Detalhes]. Desactive cada funo sempre que no estiver a utilizar WI-Fi, Bluetooth ou GPS. Aplicaes] - [ Definies] - [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Ecr] - [Brilho]).

Notas sobre a utilizao das aplicaes de comunicao por voz


Quando utiliza aplicaes de comunicao por voz, como o caso de telefone por Internet ou o chat de voz nos casos que se seguem, no possvel a ambas as partes falarem em simultneo. Fale alternadamente. Um auscultador sem funo de microfone est ligado tomada de auscultador. No existe nada ligado tomada de auscultador. Pode falar simultaneamente quando existe um auscultador com microfone incorporado ligado tomada de auscultador.

Utilizar a cmara integrada


Pode tirar fotografias e gravar vdeos utilizando a cmara integrada do seu tablet [Detalhes].

Notas sobre a cmara integrada


No toque na lente da cmara integrada. Se a lente se sujar ou ficar riscada, a qualidade da imagem poder ser afectada. No permita que entre luz directa do sol atravs da lente da cmara integrada independentemente do estado de alimentao do tablet. Isso poder dar origem a avaria.

Desfrutar de jogos escala real


O seu tablet permite-lhe desfrutar de uma variedade de ttulos de jogos aliciantes escala real. Inclui ttulos da clssica PlayStation de primeira gerao que suportam PlayStation(R)Suite e ttulos que eventualmente iro suportar a PlayStation(R)Store que se prev abra no futuro. (O suporte PlayStation(R)Store tentador.) O seu tablet licenciado como tablet pelo programa PlayStation(R)Certified. Poder transferir ttulos de jogos de uma variedade de empresas a nvel mundial alm da Sony a partir de Android Market. Pode desfrutar de jogos escala real no amplo ecr de um tablet para uma experincia de jogo diferente da que oferecem os smartphones.

Desfrutar de contedos de vdeo

Video Unlimited Vrios contedos, como lanamentos dos principais estdios de Hollywood ou de programas televisivos populares sero enviados para o seu tablet com elevada qualidade de vdeo* 1 . Desde que seleccione alugar ou adquirir*2 contedos, pode adquirir contedos sem se preocupar com pagamentos atrasados ou mensalidades de membro. O contedo que alugar ou adquirir transferido directamente para o seu tablet atravs da Internet* 3 , permitindo-lhe usufruir desse contedo sempre que quiser. Video Unlimited um servio de vdeo disponvel na Sony Entertainment Network. *1 Os programas televisivos podero no ser fornecidos em alguns pases/regies. *2 Alguns contedos podem estar limitados apenas a aluguer ou aquisio. *3 necessrio possuir ligao Internet Wi-Fi para transferir contedos.

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies.

Desfrutar de contedos musicais

Music Unlimited Oua a msica que pretende, quando pretender. Faa o upload da sua biblioteca pessoal para acesso em qualquer altura, em qualquer lugar ou descubra novos favoritos com as recomendaes automticas baseadas nos seus hbitos de ouvir msica singulares. Music Unlimited um servio de msica disponvel na Sony Entertainment Network.

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies.

Desfrutar de livros digitais

Reader Transporte os seus livros digitais favoritos no seu tablet. O seu tablet uma ferramenta ideal para marcao de livros, realce, ajuste do tamanho da fonte e leitura em viagem. A marcao de livros e realce podem ser sincronizadas com outros dispositivos compatveis. E pode facilmente adquirir eBooks on-line na Reader(TM) Store.

Nota O Reader(TM) Store pode no se encontrar disponvel em alguns pases/regies.

Visualizar aplicaes recomendadas pela Sony

Select App So introduzidas aplicaes divertidas e convenientes que pode utilizar com o seu tablet de uma forma fcil de compreender. Dessa forma, pode procurar e adquirir vrias aplicaes facilmente.

Procurar aplicaes

Market Aplicaes, tais como jogos e ferramentas convenientes, podem ser transferidos para o tablet a partir do Android Market fornecido pela Google. Toque em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal, seguido de [ Market] no iniciador de aplicaes

apresentado. Pode tambm utilizar o Android Market a partir do seu computador. http://market.android.com Este website apresenta o Android Market e permite-lhe gerir aplicaes que tenha transferido a partir do Android Market e instalado no seu tablet.

Desfrutar de contedos de vdeo, msica ou fotografia noutros dispositivos

DLNA Se ligar o seu tablet rede domstica, poder desfrutar de vdeos, msica ou fotografias, ao ligar-se a outros dispositivos da forma a seguir explicada.

Nota Para obter detalhes sobre o formato reproduzvel no dispositivo de reproduo, consulte as instrues de utilizao fornecidas com o dispositivo de reproduo.

A: Reproduzir contedos guardados noutro dispositivo (servidor) Pode reproduzir no tablet contedos guardados num servidor, tal como um computador ou dispositivo de udio. B: Enviar contedos guardados no tablet para outro dispositivo (dispositivo de reproduo) e reproduzi-los (reproduo Throwing) Pode enviar contedos guardados no tablet para outro dispositivo, tal como um televisor, e reproduzi-los nesse dispositivo. C: Enviar contedos (Throwing) guardados num dispositivo (servidor) para outro dispositivo (dispositivo de reproduo) e reproduzi-lo Utilizando o seu tablet, pode enviar contedos guardados num servidor, tal como um computador ou dispositivo de udio para um outro dispositivo, tal como um televisor para reproduo nesse dispositivo.

Utilizar vrios dispositivos AV no tablet

Controlo remoto Pode controlar dispositivos AV na sua casa utilizando a funo de controlo remoto por infravermelhos equipado no seu tablet. Registo fcil ou aprendizagem dos sinais de controlo remoto permitem-lhe registar controlos remotos no seu tablet de modo a que s o tablet possa substituir vrios controlos remotos. Operaes frequentemente utilizadas, tal como alterar o volume ou canais podem ser realizadas por gestos intuitivos. MediaRemote MediaRemote uma aplicao de controlo remoto Wi-Fi que pode ser utilizada com dispositivos tais como televisores Sony BRAVIA e leitores de Blu-ray Disc. Alm de permitir mais operaes do que as operaes convencionais do controlo remoto, a MediaRemote possui vrias funes como entrada de teclado e apresentao de informaes de contedos, permitindo-lhe utilizar e desfrutar de dispositivos Sony mais facilmente.

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies.

Partilhar experincias aliciantes atravs de redes sociais

Social Feed Reader Pode gerir e navegar em vrios servios de rede tal como o Twitter ou Facebook com o Social Feed Reader. Operaes quotidianas, tais como postar, responder, clicar no boto Gosto ou reencaminhar mensagem podem ser realizadas com a mesma facilidade de utilizao. Aprecie tambm comunicar mais do que nunca com um ecr perfeito para a visualizao de vdeos e fotografias.

Sobre o ecr Principal


Os atalhos das aplicaes, barras de estado, widgets e mais itens so apresentados no ecr Principal. O ecr Principal composto por cinco pginas e pode movimentar para a esquerda/direita para percorrer as pginas.

A: Caixa de pesquisa rpida/iniciador rpido Caixa de pesquisa rpida Toque na caixa para pesquisar facilmente com o Google [Detalhes]. Iniciador rpido Toque em cones no iniciador rpido para iniciar as aplicaes. Assim que o iniciador rpido for apresentado em cada pgina do ecr Principal, registar as aplicaes que utiliza frequentemente permite-lhe um rpido acesso s mesmas.

Sugesto Toque e segure os cones para os ordenar no iniciador rpido ou desloque-os para dentro e para fora do iniciador rpido. B: Favoritos/iniciador de aplicaes/personalizar o ecr Principal Favoritos Toque neste para iniciar Favoritos [Detalhes]. Aplicaes Toque neste para iniciar o iniciador de aplicaes [Detalhes]. Toque neste para personalizar o ecr Principal [Detalhes]. C: Widget Os widgets esto localizados no ecr Principal [Detalhes]. D: Relgio digital Toque neste para visualizar o painel de notificaes [Detalhes]. E: Botes das operaes bsicas (Voltar): Toque neste para voltar ao ecr anterior. (Principal): Toque neste para visualizar o ecr Principal. (Aplicaes recentes): Toque neste para visualizar as aplicaes utilizadas recentemente [Detalhes].

Personalizar o ecr Principal


Adicionar cones no ecr Principal permite-lhe iniciar facilmente as aplicaes.

Personalizar o ecr Principal


1. No ecr Principal, toque em [ ] no canto superior direito do ecr.

O ecr para personalizar o ecr Principal apresentado. 2. Seleccione o item a personalizar. Seleccione o item que pretende adicionar no ecr Principal em [Aplicaes], [Widgets], [Imagens de fundo] ou [Mais] e exiba o respectivo cone. 3. Toque em [ ] para a pgina na qual pretende adicionar um cone.

4. Toque no cone que pretende adicionar ao ecr Principal. adicionado um cone pgina seleccionada.

Sugesto Para adicionar um outro cone mesma pgina, repita o passo 4. No passo 3, pode arrastar e largar o cone directamente para adicionar um cone ou widget pgina. Pode tambm adicionar um cone directamente, tocando e segurando o cone no iniciador de aplicaes que pretende adicionar ao ecr Principal e arrast-lo e larg-lo em [+ Adicionar a tela inicial]. Para apagar um cone do ecr Principal Toque e segure o cone e arraste e largue-o em (Remover).

Favoritos
Em Favoritos, so apresentadas as miniaturas dos websites que visita frequentemente e contedos, tais como vdeos, fotografias, msicas, livros ou jogos que tenha registado como favoritos. Como pode visualizar todos os itens dos contedos registados de uma vez, pode iniciar o contedo pretendido com um toque, sem ter de iniciar/terminar as aplicaes repetidamente. 1. Toque em [ Favoritos] no ecr Principal.

Favoritos apresentado. 2. Toque no seu contedo favorito apresentado do lado direito do ecr Favoritos. So apresentadas informaes detalhadas no lado esquerdo do ecr. 3. Toque no contedo que pretende utilizar. A aplicao corresponde inicia a reproduo do contedo.

Sugesto Tocar novamente no contedo seleccionado no passo 2 permite-lhe iniciar a respectiva reproduo.

Personalizar os itens apresentados


1. Em Favoritos, toque em no canto superior direito do ecr.

2. Personalize da seguinte forma. Para adicionar itens: Seleccione o item pretendido na lista no lado esquerdo do ecr e toque neste. Para eliminar um item: Toque em neste. Para deslocar um item: Arraste e largue a miniatura no lado direito do ecr. 3. Assim que terminar de personalizar, toque em no canto superior direito do ecr. na miniatura no lado direito do ecr. Ou seleccione o item a eliminar da lista no lado esquerdo do ecr e toque

Widgets
Um widget uma mini-aplicao que pode colocar no ecr Principal. Se uma aplicao for fornecida com um widget, coloque o widget no ecr Principal de modo a que possa utilizar a aplicao facilmente a partir do ecr Principal.

Adicionar um widget ao ecr Principal


1. Toque em [ ] no canto superior direito do ecr Principal.

O ecr para personalizar o ecr Principal apresentado. 2. Toque em [ ] da pgina na qual pretende adicionar um widget.

3. Toque no separador [Widgets] e depois no widget a adicionar. O widget adicionado pgina seleccionada.

Sugesto Para adicionar mais widgets na mesma pgina, repita o passo 3. Pode, em vez disso, arrastar/largar um widget directamente na pgina no passo 2. Para eliminar um widget Tocando e segurando o widget na ecr Principal, arraste/largue o widget em (Remover).

Iniciador de aplicaes
O iniciador de aplicaes apresenta os cones de todas as aplicaes disponveis, permitindo-lhe tocar nos mesmos para iniciar as aplicaes. Pode percorrer o ecr para cima e para baixo, movimentando-o. Pode tambm ordenar os cones. 1. Toque em [ Aplicaes] no ecr Principal.

O iniciador de aplicaes inicia-se.

Personalizar o iniciador de aplicaes


Para desinstalar uma aplicao 1. No iniciador de aplicaes, toque e segure o cone da aplicao que pretende desinstalar. 2. Arraste e largue o cone em [ Para ordenar os cones 1. No iniciador de aplicaes, toque nos dos seguintes cones no canto superior direito do ecr: [A a Z] : Ordenar por nome. [Mais recentes] : Ordenar por data de actualizao. [Personalizado] : Reorganizar a ordem da forma que preferir. Para personalizar a ordem dos cones 1. No iniciador de aplicaes, toque em [Personalizado] no canto superior direito do ecr, depois em 2. Arraste e largue os cones nos locais onde pretende coloc-los. 3. Assim que terminar de movimentar os cones, toque em no canto superior direito do ecr. . Desinstalar].

Sugesto Pode utilizar a linha de separao para organizar os cones visveis no iniciador de aplicaes. Arraste e largue [ no canto superior direito do ecr para adicionar uma nova linha no passo 2. Separador]

Sobre o Painel de Notificaes


O painel de notificaes apresentado quando toca no relgio digital no canto inferior direito do ecr. Toque no cone no painel de notificaes ou no prprio painel para verificar o estado ou as mensagens. Quando toca no relgio digital durante a apresentao do painel de notificaes, aparece o painel de controlo. Pode controlar os itens seguintes no painel de controlo. Modo de avio: Activa/desactiva o modo de avio. Wi-Fi: Apresenta o ecr da opo Wi-Fi. Rodar ecr automaticamente: Bloqueia o ecr para que no rode automaticamente. Luminncia: Ajusta a luminncia do ecr. Notificao: Activa/desactiva as notificaes. Definies: Apresenta o ecr das definies.

Rodar o ecr
O ecr roda quando roda o tablet para o lado, como mostrado a seguir.

Nota Dependendo da aplicao, o ecr pode rodar independentemente da orientao do tablet. Algumas aplicaes podero no suportar a rotao do ecr.

Definir o ecr para no rodar


1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Ecr] - [Rodar ecr automaticamente] nessa ordem para remover a

marca de verificao. Para definir o ecr para rodar novamente Toque em [Rodar ecr automaticamente] novamente para adicionar uma marca de verificao.

Pesquisa rpida
A caixa de pesquisa rpida aparece no canto superior esquerdo do ecr Principal. Pode pesquisar rapidamente por texto ou voz utilizando a pesquisa rpida. Para procurar por texto Toque na caixa, introduza as palavras-chave e depois toque em Para procurar por voz Toque em e fale as palavras-chave quando pedido. .

Bloquear o ecr
Pode bloquear o ecr do seu tablet para evitar que o toque acidental no ecr active operaes. Caso active a funo de bloqueio, o ecr ser bloqueado quando for desligado. Pode tambm seleccionar como desactivar o bloqueio.

Para configurar a funo de bloqueio


1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Localizao e segurana] - [Conf. ecr de bloqueio] nessa ordem.

2. Toque na opo pretendida. 3. Siga as instrues apresentadas no ecr.

Apresentar aplicaes recentes


Quando toca em (Aplicaes recentes) no canto inferior esquerdo do ecr, as aplicaes recentes so apresentadas pela ordem

em que foram utilizadas.

Introduzir texto
Sempre que pretender introduzir texto, toque na rea de texto para visualizar o teclado virtual [Detalhes].

Utilizar o teclado virtual


O teclado virtual muda sempre que tocar nas duas teclas sob a tecla do lado esquerdo [Tab].

Sugesto As barras nestas teclas mostram o estado do teclado actual. Sempre que tocar nas teclas, as barras tambm mudam. Poder tambm ser apresentado um teclado numrico. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Idioma e entrada] -

[Configurar mtodos de entrada] nessa ordem. Em [Teclado Padro], toque em [Definies] depois em [Teclas numeradas] para adicionar uma marca de verificao. Para definir o idioma de entrada Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Idioma e entrada] - [Configurar mtodos de entrada] nessa ordem. Em

[Teclado Padro], toque em [Definies] depois em[Idiomas de entrada] e assinale com uma marca de verificao os idiomas a utilizar. Para mudar o idioma de entrada Quando selecciona vrios idiomas a utilizar para entrada, pode mudar os idiomas tocando na tecla de mudana de idioma no canto inferior esquerdo do teclado virtual.

Recortar e colar texto

Para recortar ou copiar texto


1. Toque e segure o texto a recortar ou copiar. O texto seleccionado realado. 2. Toque em [ Copiar] ou [ Recortar].

Nota No pode recortar nem copiar texto enquanto est a introduzir texto.

Sugesto Se arrastar e largar o cursor que aparece no passo 1, pode alterar a dimenso do texto seleccionado.

Para colar texto


1. Toque e segure o local onde colar o texto e toque em [ Colar].

Sugesto Se arrastar e largar o cursor que aparece no passo 1, pode alterar o local onde colar o texto.

Google Conta
Deve registar-se para obter uma conta Google de modo a usar os servios fornecidos pela Google, tal como Gmail, calendrio e Android Market. Esses servios so fornecidos gratuitamente. Ao utilizar a conta Google pode sincronizar aplicaes, tais como Gmail, Calendrio e Contactos no seu tablet com as dos respectivos servios Google.

Utilizar a sua conta actual do Google


Pode utilizar a conta do Google que j possui com um computador ou smartphone. Introduza o nome e palavra-passe no ecr de incio de sesso apresentado para as aplicaes do servio Google.

Nota Certifique-se de que o seu tablet est ligado Internet quando faz o registo para criar uma nova conta ou iniciar sesso no Google.

Registar-se para criar uma nova conta Google no tablet


Pode registar-se para criar uma conta Google quando utiliza o tablet pela primeira vez ou iniciar uma aplicao de servio Google pela primeira vez.

Sugesto No precisa de se registar para criar uma nova conta Google quando j possui uma para o seu computador, etc. Pode registar-se para criar uma conta Google tocando em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Contas e sincronizao] -

[+ Adicionar conta] (no canto superior direito do ecr) - [Contas Google] nessa ordem. Pode tambm fazer o registo para criar uma conta Google acedendo directamente a Google (https://www.google.com/accounts/).

Alterar as definies
Pode alterar vrias definies do seu tablet no menu definies. 1. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] e nos itens pretendidos.

2. Toque nos itens de menu individual para alterar as definies. Os itens de menu so os seguintes: Redes sem fios e outras Som Ecr Localizao e segurana Aplicaes Contas e sincronizao Privacidade Armazenamento Idioma e entrada Acessibilidade Data e hora Acerca do tablet

Leia este documento primeiro


Quando utiliza o tablet pela primeira vez, pode lig-lo Internet e iniciar sesso na sua conta Google.

Sugesto Pode ligar o tablet Internet e iniciar sesso na sua conta Google mais tarde. 1. Depois de ligar o seu tablet, seleccione um idioma. 2. Ligue o seu tablet Internet atravs de Wi-Fi [Detalhes]. 3. Siga as instrues apresentadas para iniciar sesso na sua conta Google.

Lista de aplicaes
Quando adquire o seu tablet, encontra pr-instaladas as aplicaes seguintes. Pode iniciar cada aplicao tocando no respectivo cone.

Sugesto Quando aparece no canto superior direito do ecr, pode tocar no mesmo para visualizar o menu de opes.

*1 As aplicaes ou servios podero no estar disponveis em alguns pases/regies.

E-mail
Pode compor, enviar e receber mensagens de e-mail num formato idntico ao utilizado em computadores. Pode registar vrias contas de e-mail. A sua lista de contactos pode ser utilizada para adicionar endereos de destinatrios quando compe uma nova mensagem de e-mail. Pode tambm pesquisar ou ordenar mensagens de e-mail recebidas. Se estiver a utilizar o Microsoft Exchange Server, pode enviar e receber mensagens de e-mail ligando-se ao Microsoft Exchange Server.

Nota Pergunte ao seu administrador de rede, etc. como deve ligar ao Microsoft Exchange Server. 1. Toque em para iniciar a aplicao E-mail.

Antes de criar uma conta: O ecr para criar uma conta apresentado. Depois de ter sido criada uma conta: apresentado o ecr da lista de e-mails. Toque no e-mail pretendido para o visualizar.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Criar uma conta de e-mail


1. Inicie a aplicao E-mail. O ecr para criar uma conta apresentado. 2. Introduza o seu endereo de e-mail e palavra-passe e toque em [Seguinte]. 3. Siga as instrues no ecr e crie a conta de e-mail. Assim que a conta for criada, apresentado o ecr da lista de e-mails. Para alterar as definies No menu de opes do ecr da lista de e-mails, toque em [Definies da conta] - (a conta de e-mail a alterar) - (O item a alterar) nessa ordem. Para adicionar uma conta de e-mail No menu de opes do ecr da lista de e-mails, toque em [Definies da conta], depois em [ passo 3. Para remover uma conta de e-mail No menu de opes do ecr da lista de e-mails, toque em [Definies da conta] - (a conta de e-mail a remover) - [Remover conta] nessa ordem. Adicionar conta] e prossiga para o

Compor/enviar um e-mail
1. No ecr da lista de e-mails, toque em no canto superior direito do ecr.

O ecr de composio do e-mail apresentado. 2. Introduza o endereo de e-mail do destinatrio em [Para]. 3. Introduza o assunto em [Assunto]. 4. Introduza a mensagem em [Redigir correio]. 5. Toque em [ Enviar].

O e-mail que comps enviado.

Sugesto Tocar em Tocar em no passo 2 permite-lhe introduzir o endereo a partir dos que constam na aplicao Contactos. no passo 3 permite-lhe anexar um ficheiro ao seu e-mail.

Tocar em [Guardar rascunho] enquanto compe permite-lhe guardar o rascunho.

Receber e-mails
1. No ecr da lista de e-mails, toque em no canto superior direito do ecr.

So apresentados novos e-mails na caixa de entrada. Toque nos e-mails para os abrir.

Sugesto Pode definir para cada conta o nmero de e-mails recebidos a colocar numa pasta em [Definies da conta] no menu de opes do ecr da lista de e-mails. Para responder a um e-mail Visualize o e-mail ao qual pretende responder e toque em mensagem e toque em [ Enviar]. (Responder) ou (Responder a todos), componha a sua

Para reencaminhar um e-mail Visualize o e-mail que pretender reencaminhar e toque em toque em [ Enviar]. (Reencaminhar), componha a mensagem de reencaminhamento e

Eliminar um e-mail
1. Toque no e-mail que pretende eliminar no ecr da lista de e-mails. O e-mail seleccionado apresentado. 2. Toque em no canto superior direito do ecr, seguido de [OK].

O e-mail eliminado.

Ordenar e-mails
1. Toque em [Mostrar botes de ordenao] no menu de opes do ecr da lista de e-mails Os botes de ordenao so apresentados. 2. Toque na tecla de ordenao pretendida de entre as teclas apresentadas. Os e-mails so ordenados de acordo com a tecla de ordenao seleccionada.

Procurar um e-mail
1. Toque em [Abrir Pesquisa] no menu de opes no ecr da lista de e-mails. A caixa de pesquisa apresentada. 2. Toque em para seleccionar onde procurar, introduza a palavra-chave e depois toque em .

Sugesto Tocar em [Resultados do dispositivo] apresenta os resultados de pesquisa para os e-mails guardados no tablet. Tocar em [Resultados do servidor] apresenta os resultados de pesquisa para os e-mails guardados no servidor.

Fazer alteraes em vrios e-mails

Pode seleccionar vrios e-mails a mover para uma outra pasta ou para eliminao conjunta. 1. No ecr da lista de e-mails ou num ecr de e-mail, toque na caixa de verificao do e-mail pretendido para colocar uma marca de verificao. Os e-mails com a marca de verificao so seleccionados. 2. Quando terminar de seleccionar e-mails, faa alteraes aos mesmos, como mov-los para uma outra pasta ou elimine-os.

Navegad.
A aplicao Navegad. permite-lhe aceder e navegar em websites na Internet. Pode visualizar/alternar entre vrios websites utilizando os separadores. 1. Toque em para iniciar a aplicao Navegad..

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal. Alguns websites podero no ser apresentados, porque o navegador no suporta o formato de fotografia/filme ou plug-in.

Navegar em websites
1. Toque na barra de endereos do navegador. O teclado virtual apresentado. 2. Introduza o endereo (URL) do website pretendido e toque na tecla ENTER.

Nota Se o contedo no for apresentado correctamente, toque em [Definies] seguido de [Avanadas] no menu de opes e depois toque em [Activar Vista Rpida] para remover a marca de verificao.

Sugesto Pode navegar na Internet introduzindo uma palavra-chave ou frase em vez do endereo (URL) no passo 2. Se a barra de endereos no for apresentada no topo do ecr, toque no separador. Para adicionar um separador, toque em Para eliminar um separador, toque em na extremidade direita da lista de separadores. na extremidade direita interior do separador.

Para visualizar/eliminar o histrico de acessos Para visualizar os websites aos quais acedeu previamente, toque em Para apagar o histrico, toque em seguido de [Histrico] no canto superior esquerdo do ecr.

seguido de [Limpar histrico] depois de ser apresentado o histrico.

Utilizar marcadores
A funo de marcador permite-lhe gravar endereos (URLs) de websites que visite frequentemente para que possa aceder aos mesmos rapidamente. Pode tambm criar miniaturas no ecr Principal que funcionam como atalhos para os endereos (URLs). Para adicionar um marcador para um endereo (URL) Toque em direita da barra de endereos para verificar as informaes detalhadas e depois toque em [OK].

Para criar uma miniatura no ecr Principal para um endereo (URL) Toque em direita da barra de endereos, seleccione [ Ecr principal] como o destino e depois toque em [OK].

Para aceder a um website a partir do respectivo marcador Toque em para invocar a lista de marcadores gravados. Toque no website pretendido na lista.

Cmara
Pode tirar fotografias e filmar utilizando as cmaras dianteira e traseira integradas. Existem vrias definies disponveis para fotografar e filmar, como tamanho de imagem. tambm possvel adicionar informaes de localizao s fotografias. 1. Toque em para iniciar a aplicao Cmara.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal. Para adicionar informaes de localizao s fotografias, a funo GPS deve estar activada ou o tablet deve estar ligado rede quando estiver a tirar fotografias. Pode tambm ver as fotografias e filmes que gravou a partir da aplicao Galeria.

Fotografar/filmar
1. Inicie a aplicao Cmara. Toque em ou no canto superior esquerdo do ecr para seleccionar a fotografia ou filme. ou .

2. Oriente a cmara para o objecto e toque em Para fotografias: A fotografia tirada.

Para filmes: iniciada a gravao de um filme. Tocar novamente em

interrompe a gravao.

Sugesto A cmara traseira est equipada com uma funo de autofocagem. Depois de tocar em objecto focado. Pode alternar entre a cmara dianteira e a cmara traseira tocando em ou no canto superior direito do ecr. , tirada uma fotografia quando o

Encerrar a aplicao Cmara


Toque em apresentado na barra de estado no canto inferior esquerdo do ecr. Se a barra de estado no for apresentada, toque

no canto inferior esquerdo do ecr uma vez.

Nota Direitos de autor e de imagem As imagens e os sons gravados no seu tablet podero estar protegidos por direitos de autor. A utilizao no autorizada de tais materiais para outros fins que no pessoais poder violar leis de direitos de autor. A utilizao ou modificao de imagens ou nomes de outras pessoas sem a sua permisso poder violar direitos de imagem. Deve, por isso, levar em linha de conta os direitos de autor e de imagem quando decidir colocar imagens gravadas em websites na Internet. Algumas actuaes, espectculos e exibies podero limitar as gravaes at para uso pessoal. A gravao no autorizada de tais materiais poder violar as leis de direitos de autor.

Leitor de msica
A aplicao Leitor de msica permite-lhe reproduzir contedos musicais guardados no seu tablet ou rede domstica. Pode tambm enviar contedos musicais para outro dispositivo certificado DLNA e reproduzi-los nesse dispositivo. As informaes detalhadas do actual lbum ou msica podem ser pesquisadas ou apresentadas e poder adicionar uma capa ou letra ao contedo. Aplicar 12 TONE ANALYSIS aos contedos musicais permite-lhe tirar mais partido dos mesmos. Pode tambm ajustar as definies de processamento do som para reproduo atravs, por exemplo, de um equalizador. 1. Toque em para iniciar a aplicao Leitor de msica.

Aparece o ecr de navegao.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Reproduzir contedos musicais no tablet


1. Toque nos itens de lista, pastas ou lbuns para seleccionar o lbum, a msica ou a lista de msicas que pretende reproduzir. Inicia-se a reproduo.

Sugesto apresentado um cone de reproduo no canto inferior direito do ecr durante a reproduo. Se movimentar a capa para a direita ou para a esquerda no ecr de reproduo apresentado tocando na capa no canto superior esquerdo do ecr de navegao, sero apresentadas as informaes e lista de msicas sobre o contedo actualmente apresentado. Se remover os auscultadores durante a reproduo, esta automaticamente colocada em pausa para evitar que seja emitido um repentino rudo elevado pelo tablet. Alterar a visualizao Toque na lista no lado esquerdo do ecr de navegao. [ [ [ Vista da capa]: Apresenta as capas para todos os lbuns. SensMe(TM) channels]: Classifica automaticamente os contedos musicais segundo o tipo de msica. Pode Biblioteca]: Apresenta contedos musicais por msica, lbum, artista, etc.

seleccionar o canal de acordo com a hora do dia ou o seu estado de esprito.

Reproduzir contedos musicais noutros dispositivos enviando-os (Throwing) a partir do seu tablet
Com o tablet, pode enviar contedos musicais para outro dispositivo certificado DLNA atravs da rede domstica e reproduzi-los nesse dispositivo [Detalhes].

Nota Caso visualize outro ecr, tocando em , enquanto est a controlar um outro dispositivo (dispositivo de reproduo) utilizando

o tablet, volte ao ecr de controlo atravs do painel de notificaes.

Sugesto Enquanto est a enviar contedos para um outro dispositivo, pode reproduzir contedos no seu tablet.

Procurar informaes relacionadas


Pode facilmente procurar informaes relacionadas com o contedo musical actualmente reproduzido. 1. Toque na capa no canto superior esquerdo do ecr de navegao. O ecr de reproduo apresentado. 2. Movimente a capa duas vezes para a esquerda. 3. Toque no ttulo da msica, nome do artista ou nome do lbum que pretende pesquisar. 4. Seleccione e toque, na lista apresentada, a aplicao que pretende utilizar para a pesquisa. A pesquisa inicia-se utilizando a aplicao seleccionada.

Adicionar uma capa a um lbum ou msica


Pode adicionar uma fotografia ou imagem que pretenda utilizar como capa a um lbum ou msica. 1. Toque na capa no canto superior esquerdo do ecr de navegao. O ecr de reproduo apresentado. 2. Toque no menu de opes. 3. Toque em [Adicionar capa]. 4. Siga as instrues do ecr para especificar a fotografia ou imagem a utilizar como capa.

Sugesto Ao adicionar uma capa a um lbum, tocar e segurar o lbum na lista de lbuns ou vista de capas permite-lhe prosseguir para o passo 3. Para eliminar uma capa No passo 3, toque em [Eliminar capa].

Adicionar letra a uma msica


Pode adicionar ou editar letras de msicas em texto simples. O seu tablet suporta os formatos de ficheiro .lrc e .txt. 1. Toque na capa no canto superior esquerdo do ecr de navegao. O ecr de reproduo apresentado. 2. Toque no menu de opes. 3. Toque em [Adicionar letras]. 4. Siga as instrues apresentadas no ecr para introduzir ou seleccionar as letras. Para apagar letras No passo 3, toque em [Eliminar letras].

Analisar contedos musicais


Ao iniciar SensMe(TM) channels ou o visualizador, ser notificado caso as msicas ainda no tenham sido analisadas. Essa notificao pode ser desactivada nas definies de 12 TONE ANALYSIS.

Sugesto As msicas so analisadas utilizando tecnologia Sony 12 TONE ANALYSIS. Os resultados da anlise so aplicados a SensMe(TM) channels e o visualizador ir mover os grficos de acordo com o batimento da msica.

Leitor de vdeo
A aplicao Leitor de vdeo permite-lhe reproduzir vdeos. Pode tambm enviar vdeos ([Throw]) para outro dispositivo certificado DLNA e reproduzi-los nesse dispositivo. Pode tambm realizar a pesquisa de cenas. Pode tambm visualizar informaes detalhadas do actual vdeo e at eliminar o contedo do vdeo. 1. Toque em para iniciar a aplicao Leitor de vdeo.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal. Pode copiar ficheiros de vdeo para o tablet, utilizando mtodos como: Ligar o tablet a um computador atravs de um cabo microUSB para arrastar e largar ficheiros de vdeo. Transferir ficheiros de vdeo do carto de memria SD utilizando a aplicao Transf. Ficheiro. Adquirir ou alugar ficheiros de vdeo a Video Unlimited*1 . *1 Video Unlimited um servio de vdeo disponvel na Sony Entertainment Network.

Reproduzir contedos de vdeo no tablet


1. Toque em pastas ou miniaturas para seleccionar o vdeo que pretende reproduzir. A reproduo inicia-se e depois aparece o ecr de reproduo.

Sugesto Pode reproduzir contedos de vdeo adquiridos a Video Unlimited*1 . Utilizando o menu de opes do ecr de reproduo, pode activar legendas e sons. Tocar em (avano rpido) ir reproduzir o vdeo a uma velocidade 1,5 vezes mais rpida. Pode ajustar a velocidade de reproduo para 10 vezes, 30 vezes ou 100 vezes (mx.) mais rpida continuando a tocar. Se remover os auscultadores durante a reproduo, esta automaticamente colocada em pausa para evitar que seja emitido um repentino rudo elevado pelo tablet. *1 Video Unlimited um servio de vdeo disponvel na Sony Entertainment Network.

Reproduzir contedos de vdeo noutros dispositivos enviando-os (Throwing) a partir do seu tablet
Com o tablet, pode enviar contedos de vdeo para outro dispositivo certificado DLNA atravs da rede domstica e reproduzi-los nesse dispositivo [Detalhes].

Nota Caso visualize outro ecr, tocando em , enquanto est a controlar um outro dispositivo (dispositivo de reproduo) utilizando

o tablet, volte ao ecr de controlo atravs do painel de notificaes. No pode enviar para outro dispositivo (dispositivo de reproduo) nem reproduzir contedos de vdeo adquiridos a Video Unlimited*1 .

Sugesto Enquanto est a enviar contedos para um outro dispositivo, pode reproduzir contedos no seu tablet. *1 Video Unlimited um servio de vdeo disponvel na Sony Entertainment Network.

Visualizar informaes detalhadas sobre contedos de vdeo


1. No ecr de reproduo, toque no menu de opes. 2. Toque em [Detalhes]. So apresentadas informaes detalhadas do vdeo actual.

Sugesto No ecr da lista de vdeos, toque e segure o vdeo para o qual pretende visualizar informaes e prossiga para o passo 2. Quando toca no ttulo de vdeo no ecr de informaes detalhadas, pode pesquisar informaes relacionadas com o vdeo actualmente reproduzido.

Eliminar contedos de vdeo


1. No ecr de reproduo, toque no menu de opes. 2. Toque em [Eliminar]. O contedo de vdeo eliminado.

Sugesto No ecr da lista de vdeos, toque e segure o vdeo que pretende eliminar e prossiga para o passo 2.

Pesquisar cenas
Pode pesquisar cenas no vdeo actualmente reproduzido. 1. No ecr de reproduo, toque em .

O ecr de pesquisa de cenas apresentado. 2. Movimente o ecr para a esquerda/direita para seleccionar a cena que pretende iniciar e toque na cena. A reproduo inicia-se a partir da cena que seleccionou.

Sugesto Quando toca no boto no centro do ecr, pode alterar a durao das cenas.

O que pode fazer atravs da rede domstica


Pode fazer coisas, como as mostradas a seguir, ligando o tablet rede domstica. Reproduzir contedos guardados noutro dispositivo (servidor)

Se ligar o tablet a um servidor certificado DLNA (tal como um computador) [Detalhes], pode reproduzir no tablet vdeos, fotografias, msicas ou outros contedos guardados no servidor. Enviar contedos (Throwing) para um outro dispositivo e reproduzi-los

Pode enviar contedos de vdeo, fotografia ou musicais guardados no tablet para um outro dispositivo (dispositivo de reproduo) e reproduzir os contedos nesse dispositivo.

Sugesto Utilizando o tablet, pode tambm enviar contedos guardados num servidor atravs da rede domstica para um outro dispositivo (dispositivo de reproduo) e reproduzi-los nesse dispositivo.

Acerca de DLNA
Deve ligar dispositivos certificados DLNA sua rede domstica para reproduzir no seu tablet contedos guardados num outro dispositivo (servidor) ou reproduzir num outro dispositivo (dispositivo de reproduo) contedos guardados no seu tablet.

Dispositivos que podem funcionar como um servidor Computador certificado DLNA, dispositivo de udio certificado DLNA, etc. Dispositivos que podem funcionar como um dispositivo de reproduo Televisor certificado DLNA, computador certificado DLNA, etc.

Sugesto DLNA a abreviatura de Digital Living Network Alliance. A palavra DLNA indica a organizao, que desenvolve directrizes para a transferncia de contedos digitais, tais como msica ou imagens atravs da rede domstica e o prprio sistema integrante.

Preparar a rede domstica


Ligue os dispositivos certificados DLNA rede domstica atravs do seguinte procedimento. Exemplo: Quando utiliza um computador como um servidor e um televisor como um dispositivo de reproduo 1. Ligue rede domstica o computador que ir funcionar como um servidor. Para obter detalhes sobre as definies DLNA, consulte as instrues de utilizao fornecidas com o computador. 2. Ligue rede domstica o televisor que ir funcionar como um dispositivo de reproduo e para o qual o contedo que ser enviado. Para obter detalhes sobre as definies DLNA, consulte as instrues de utilizao fornecidas com o dispositivo de reproduo. 3. Ligue o seu tablet rede domstica [Detalhes].

Nota Dependendo do servidor ou do dispositivo de reproduo, poder ter de registar o tablet ou dispositivo de reproduo no servidor. Caso contrrio, a lista de contedos do servidor ou o contedo enviado para o dispositivo de reproduo no sero apresentados, originando um erro no dispositivo de reproduo. Para obter detalhes, consulte as instrues de utilizao fornecidas com os dispositivos.

Reproduzir contedos guardados noutro dispositivo (servidor)


Pode reproduzir no tablet contedos tais como vdeos, fotografias ou msicas guardados no servidor [Detalhes]. As suas pastas e contedos favoritos tambm sero gravados com marcadores. Deve fazer as devidas preparaes antecipadamente para utilizar a rede domstica [Detalhes]. 1. Toque em para iniciar a aplicao DLNA.

Quando iniciar a aplicao DLNA pela primeira vez: Aparece um ecr a explicar o que pode fazer e a descrever as preparaes necessrias. Se j tiver utilizado a aplicao DLNA antes: Os servidores so automaticamente pesquisados e a lista de servidores apresentada na parte superior do ecr. 2. Toque no cone do servidor que comporta os contedos que pretende reproduzir. 3. Toque no item de uma lista, pasta, etc. para seleccionar o contedo que pretende reproduzir. Uma aplicao que suporta o contedo inicia-se e comea a reproduo.

Nota O tablet no consegue reproduzir alguns contedos. Se remover os auscultadores durante a reproduo, esta automaticamente colocada em pausa para evitar que seja emitido um repentino rudo elevado pelo tablet.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal. As pastas seleccionadas at alcanar a pasta actual esto listadas por ordem na lista de servidores. Pode regressar a pastas anteriores, tocando em itens na lista. Se no for possvel localizar o servidor no passo 2, actualize a lista de servidores no menu de opes, no canto superior direito do ecr. Contedos e pastas gravadas com marcadores aparecem na parte superior do ecr com a lista de servidores. Toque nos marcadores no passo 2 para seleccionar o respectivo contedo. Se o contedo gravado com marcador no for apresentado, toque em adjacente aos cones do servidor para visualizar o contedo.

Para colocar marcadores em pastas ou contedos Toque em apresentado direita de cada pasta ou item de contedo que pretende gravar com marcador.

Para eliminar um marcador Toque e segure no marcador que pretende eliminar da lista de marcadores na parte superior do ecr e depois seleccione [Eliminar marcador].

Reproduzir contedos noutros dispositivos enviando-os (Throwing)


Contedos de vdeo, fotografia ou musicais que podem ser reproduzidos no seu tablet so enviados para um outro dispositivo (dispositivo de reproduo [Detalhes]) atravs da rede domstica e reproduzidos nesse dispositivo. Pode usar esta funo com as aplicaes Leitor de vdeo (vdeo), Galeria (fotografia), Leitor de msica (msica) e DLNA. Deve fazer as devidas preparaes antecipadamente para utilizar a rede domstica [Detalhes]. 1. Toque no contedo que pretende enviar e reproduzir. iniciada a reproduo do contedo. 2. Toque em [ ] (Throw).

3. Toque no cone do dispositivo para o qual pretende enviar o contedo na lista de cones de dispositivos de reproduo. A reproduo iniciada no dispositivo de reproduo seleccionado. Pode controlar a reproduo utilizando o tablet.

Nota Algum contedo poder no ser reproduzido noutros dispositivos (dispositivos de reproduo). Caso visualize outro ecr, tocando em , enquanto est a controlar um outro dispositivo (dispositivo de reproduo) utilizando o tablet, volte ao ecr de controlo atravs do painel de notificaes. Contedos adquiridos a Video Unlimited*1 ou contedos protegidos por direitos de autor no podem ser enviados (Thrown) para e reproduzidos num outro dispositivo (dispositivo de reproduo). Para reproduzir num outro dispositivo, ligue o tablet a um computador atravs de um cabo USB para transferir o contedo utilizando Media Go.

Sugesto Pode tambm seleccionar e reproduzir contedos guardados num outro dispositivo (servidor) utilizando a aplicao DLNA ([Detalhes]) e prosseguir para o passo 2. Quando toca e segura num contedo da aplicao Galeria, pode prosseguir para o passo 2. Quando toca em [Throw] no menu apresentado, tocando e segurando a lista de contedos na aplicao DLNA, Leitor de vdeo ou Leitor de msica, pode tambm prosseguir para o passo 3 sem reproduo. Enquanto est a enviar contedos para um outro dispositivo, pode reproduzir contedos no seu tablet. *1 Video Unlimited um servio de vdeo disponvel na Sony Entertainment Network.

Transf. Ficheiro
A aplicao Transf. Ficheiro permite-lhe transferir dados entre a memria interna e um carto de memria SD, assim como entre a memria interna e o suporte de gravao ligado ao conector microUSB. 1. Insira um carto de memria SD na ranhura do carto de memria SD ou ligue o suporte de gravao ao conector microUSB. Aparece o ecr de confirmao. 2. Toque em [Transf. de ficheiro]. A aplicao Transf. Ficheiro inicia-se. 3. Toque no ficheiro ou pasta que pretende transferir e adicione uma marca de verificao. Tocar no cone do suporte de gravao alterna entre ecrs para importao e exportao. Para mover para uma pasta, toque no cone da pasta na lista. Para visualizar informaes detalhadas sobre a pasta, toque e segure no cone da pasta. 4. Para seleccionar uma pasta de destino, toque em em [Importar para] ou [Exportar para].

Se no seleccionar uma pasta, o ficheiro transferido para a pasta [transferred] no suporte. 5. Toque em ou em .

Inicia-se a transferncia do ficheiro.

Nota No retire o suporte durante a transferncia de dados.

Sugesto Pode tambm iniciar a aplicao Transf. Ficheiro tocando em canto direito do ecr Principal. no iniciador de aplicaes, tocando em [ Aplicaes] no

Controlo remoto
A aplicao Controlo remoto permite-lhe usar o seu tablet como um controlo remoto, registando-o como controlo remoto de vrios dispositivos AV. Pode usar a funo de controlo remoto gesto accionada por gestos como movimentar ou deslizar, assim como a funo de controlo remoto completo accionada pelo toque. 1. Toque em para iniciar a aplicao Controlo remoto.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Registar o controlo remoto definindo a categoria e fabricante do dispositivo


O controlo remoto normalmente registado da forma a seguir indicada. 1. Inicie a aplicao Controlo remoto. 2. Toque em [ Registar dispositivo] ou [Registar dispositivo].

3. Toque em [Registo fcil]. 4. Registe o seu tablet como controlo remoto utilizando as seguintes instrues do ecr. Execute [Teste de controlo remoto], se necessrio. Assim que terminar a configurao, apresentado o ecr da lista de dispositivos. O seu tablet pode depois ser utilizado como controlo remoto.

Sugesto Se no conseguir encontrar a categoria ou o fabricante, permita que o tablet identifique o sinal do controlo remoto e depois o registe. Podero ser apresentados dois ou mais dispositivos dependendo da categoria ou do fabricante. Neste caso, teste a operao do controlo remoto com cada Tipo apresentado e seleccione um que funcione correctamente.

Para registar como um controlo remoto para outro dispositivo Toque em [ Registar dispositivo] no ecr da lista de dispositivos.

Identificar o sinal do controlo remoto e regist-lo


Se no conseguir encontrar a categoria ou o fabricante do dispositivo em [Registo fcil], registe o controlo remoto da seguinte forma. 1. Inicie a aplicao Controlo remoto. 2. Toque em [ Registar dispositivo] ou [Registar dispositivo].

3. Toque em [Aprender a partir do controlo remoto]. 4. Seleccione a categoria. apresentado um controlo remoto no ecr. 5. Toque no boto ao qual pretende atribuir o sinal. 6. Quando o ecr de menus for apresentado, toque em [Aprender comandos remotos]. 7. Aproxime o controlo remoto da porta de dados IR do tablet para o registar, toque em [Iniciar] e prima o boto para que seja

identificado no controlo remoto. Assim que o boto for registado, o ecr volta a apresentar o controlo remoto.

Sugesto Para identificar mais botes, repita os passos 4 a 7.

Utilize o tablet como um controlo remoto


Encontram-se disponveis os seguintes dois tipos de controlo remoto. Controlo remoto completo Pode utilizar o dispositivo tocando nos botes, tal como um controlo remoto IR normal. Controlo remoto completo Isto confere uma nova dimenso s operaes de controlo remoto. O dispositivo reage quando detecta o movimento dos dedos, como o toque e movimento no ecr tctil, independentemente do ponto onde tocar no ecr. Dessa forma, pode utilizar o dispositivo instintivamente, sem olhar para o ecr do tablet. 1. No ecr da lista de dispositivos, toque no cone do dispositivo que pretende controlar. O ecr do controlo remoto apresentado e pode controlar o dispositivo tocando no ecr. Quando toca no boto no canto superior direito do ecr de controlo remoto, pode alternar entre controlo remoto por gesto e completo.

Sugesto O cone no dispositivo aparece no canto superior esquerdo do ecr de controlo remoto. Ao tocar nos botes direita ou esquerda do cone, pode alternar o dispositivo que pretende controlar.

Social Feed Reader


Social Feed Reader permite-lhe aceder a Servios de Redes Sociais como o Twitter ou Facebook. As postagens (artigos) relativas a vrios servios so apresentados em conjunto no mesmo ecr. Pode tambm filtrar postagens por vrias condies tais como apenas postagens com vdeos ou fotografias anexadas. 1. Toque em para iniciar a aplicao Social Feed Reader.

Antes de registar contas: O ecr para registar uma conta apresentado. Aps registar contas: O ecr da lista de postagens apresentado.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Galeria
A aplicao Galeria permite-lhe apresentar ou reproduzir fotografias ou vdeos no seu tablet ou Picasa Web Albums. Pode tambm enviar fotografias para outro dispositivo certificado DLNA e reproduzi-los nesse dispositivo, como tambm pode facilmente postar fotografias em servios de rede para as partilhar. Pode tambm visualizar informaes detalhadas de fotografias ou vdeos e pode ordenar ou filtrar fotografias ou vdeos. Pode tambm recortar fotografias especificando um limite. 1. Toque em para iniciar a aplicao Galeria.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Reproduzir fotografias ou vdeos no tablet


1. Toque em lbuns ou miniaturas para seleccionar as fotografias ou vdeos que pretende reproduzir. As fotografias ou vdeos seleccionados so reproduzidos no ecr de reproduo.

Sugesto Pode reproduzir fotografias ou vdeos guardados em Picasa Web Albums. Se definir para sincronizar com Picasa Web Albums disponvel com a conta Google que criou com a aplicao Definies, Picasa Web Albums aparece na sua lista de lbuns. Utilizando o menu no canto superior direito do ecr, pode ordenar fotografias ou vdeos por detalhes como, por exemplo, a hora ou o local onde foram tiradas/filmados. Ao tocar e segurar nas miniaturas em sucesso, pode seleccionar vrias fotografias ou vdeos. Pode controlar a reproduo no ecr de reproduo. Para expandir a rea de visualizao de fotografias Toque em no canto superior direito do ecr de reproduo de fotografias. Para cancelar a expanso, toque em .

Para visualizar fotografias em ecr de pgina inteira Toque em [Encher a rea de visualizao] a partir do menu de opes do ecr de reproduo de fotografias. Para cancelar a vista em ecr de pgina inteira, toque em [Ajustar rea de visualizao]. Para visualizar o local onde foi tirada a fotografia Toque em ou com a rea de visualizao no expandida. Se a fotografia incluir informaes sobre o local onde foi tirada, .

aparece um mapa com a localizao indicada no mesmo. Para voltar s miniaturas, toque em

Sugesto Pode tirar fotografias que incluem informaes de localizao utilizando cmaras integradas.

Reproduzir fotografias num outro dispositivo enviando-as (Throwing) a partir do seu tablet
Com o tablet, pode enviar fotografias para outro dispositivo certificado DLNA atravs da rede domstica e reproduzi-las nesse dispositivo [Detalhes].

Nota Caso visualize outro ecr, tocando em , enquanto est a controlar um outro dispositivo (dispositivo de reproduo) utilizando

o tablet, volte ao ecr de controlo atravs do painel de notificaes.

Sugesto Enquanto est a enviar contedos para um outro dispositivo, pode reproduzir contedos no seu tablet.

Partilhar fotografias ou vdeos


1. Toque e segure no lbum ou miniaturas das fotografias que pretende partilhar e toque em 2. Toque no nome do servio que pretende utilizar para a partilha de fotografias ou vdeos. 3. Poste as fotografias ou vdeos seguindo as instrues apresentadas no ecr. .

Sugesto Ao tocar e segurar nas miniaturas em sucesso, pode seleccionar vrias fotografias ou vdeos.

Reproduzir automaticamente fotografias (apresentao de diapositivos)


1. Seleccione os lbuns ou as miniaturas das fotografias que pretende reproduzir como uma apresentao de diapositivos e depois toque em .

Inicia-se a reproduo da apresentao de diapositivos.

Recortar fotografias
1. No ecr de reproduo, toque no menu de opes e depois em [Recortar]. 2. Especifique o limite de recorte e depois toque em A fotografia recortada no limite especificado. .

Personal Space
Partilha privada simples gratuita de fotografias e vdeos com amigos & famlia! Basta escolher a partir de Gallery do seu tablet ou tirar novas fotografias com a cmara integrada. Acabaram-se os anexos de e-mail complexos, o redimensionamento ou a codificao manual. Os Grupos de Partilha permitem que voc e a sua famlia e amigos visualizem um fluxo contnuo de contedos partilhados da Web, smartphones e outros dispositivos ligados. Para obter mais informaes, visite http://personalspace.sony.net

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Personal Space oferece 1 gigabyte de armazenamento gratuito. Informaes de suporte Reino Unido http://support.sony-europe.com/personal_space/index.aspx?site=odw_en_GB Frana http://support.sony-europe.com/personal_space/index.aspx?site=odw_fr_FR Alemanha http://support.sony-europe.com/personal_space/index.aspx?site=odw_de_DE Marcas comerciais Personal Space uma marca comercial da Sony Corporation.

Reader
Transporte os seus livros digitais favoritos no seu tablet. O design intuitivo ideal para a leitura em viagem, permitindo gravar com marcadores, realar e ajustar o tamanho de fonte medida que vai lendo. Pode at sincronizar estes itens com outros dispositivos compatveis. A aquisio de contedos simplificada com a Reader(TM) Store online. Nos pases onde no for possvel realizar compras na Reader Store, pode continuar a desfrutar de livros no seu tablet, instalando-os a partir de um carto de memria (apenas livros no protegidos por direitos de autor). Gravar marcador e realar Tamanhos de fontes ajustveis Sincronizao com outros dispositivos compatveis Navegao intuitiva

Nota Deve criar uma conta Reader(TM) Store para comprar e ler publicaes digitais. Se j possui uma ID da Adobe, deve utilizar a mesma ID de utilizador e palavra-passe para criar uma conta Reader(TM) Store. Marcas comerciais Sony Electronics Inc., Sony e o logtipo Sony so marcas comerciais da Sony Corporation. Todas as outras marcas comerciais pertencem aos respectivos proprietrios. Todos os direitos reservados.

Ustream
Ustream fornece vdeo ao vivo que permite a qualquer pessoa ver e interagir com um pblico global. Com Ustream para Android, publique no mnimo tempo possvel e esteja sempre actualizado relativamente aos seus programas favoritos! Acompanhe acontecimentos ao vivo, RSVP para acontecimentos prximos, esteja a par das mais recentes publicaes, e partilhe com as suas redes sociais em viagem. Publique e interaja com o seu pblico atravs de chat e sondagens Acompanhe acontecimentos ao vivo e participe atravs do chat Descubra os contedos mais interessantes do Ustream sob Featured Acompanhe os seus programas favoritos associando-se ao Ustream Crowds, obtendo informaes sobre os eventos em que ir participar Partilhe com as redes sociais quando publica e descobre contedos Agora optimizado para a interface Android 3.0 do tablet!

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Informaes de suporte http://www.ustream.tv/support-center/mobile

Zinio
Zinio a experincia lder mundial de leitura mvel de alta fidelidade, que integra as melhores revistas mundiais, em forma digital pura. Zinio permite-lhe ler e partilhar artigos de ttulos do top, adquirir subscries digitais ou edies exclusivas e gerir a sua biblioteca em vrios dispositivos. Leia o que entender!

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Informaes de suporte http://www.zinio.com/help/index.jsp

Evernote
Evernote transforma o seu tablet numa extenso do seu crebro. Esta aplicao galardoada permite-lhe recordar e invocar acontecimentos na sua vida. Desde notas, ideias, fotografias e gravaes, coloque tudo na Evernote e observe como sincroniza instantaneamente a partir do seu tablet com a Web com o seu computador. Informaes de suporte http://www.evernote.com/about/contact/support/

HD Games
Descarrega jogos de alta qualidade para o teu tablet Android a partir da seco Melhores Jogos HD na loja online da Gameloft. Escolhe entre grandes sucessos tais como Asphalt 6, Real Football 2011 e N.O.V.A. 2 - Near Orbit Vanguard Alliance. Informaes de suporte support@gameloft.com Reino Unido 0-808-234-8679 (08:00-17:00 Seg-Sex) Frana 0-800-903-778 (09:00-18:00 Seg-Sex) Alemanha 0-800-182-8613 (09:00-18:00 Seg-Sex) Espanha 900-868-529 (09:00-18:00 Seg-Sex) Itlia 39-0662-20-7635 (09:00-18:00 Seg-Sex) Rssia apenas suporte por e-mail Sucia 46-850-163-257 (09:00-17:00 Seg-Sex) Noruega 47-241-595-12 (09:00-15:00 Seg-Sex) Dinamarca 45-72-27-42-22 (09:00-15:00 Seg-Sex) Finlndia 35-89-725-190-22 (09:00-15:00 Seg-Sex) Holanda 31-20-51-74-737 (09:00-18:00 Seg-Sex) Blgica 0800-773-85 (Franais), 0800-793-17 (English) (09:00-18:00 Seg-Sex) ustria 0800-296-458 (09:00-18:00 Seg-Sex) Sua 0-800-838-654 (Deutsch), 0-800-835-164 (Franais), 0-800-835-164 (English) (09:00-18:00 Seg-Sex) Portugal 0-800-863-334 (08:00-17:00 Seg-Sex) Turquia apenas suporte por e-mail Polnia 48-22-398-73-03 (09:00-18:00 Seg-Sex)

Foursquare
Foursquare ajuda-o a explorar o mundo sua volta. Saiba onde esto os seus amigos, obtenha dicas internas e receba descontos e prmios. Em viagem, pode facilmente dizer aos seus amigos onde est, partilhar fotografias e receber os seus comentrios (Estou ao virar da esquina, passo j por a para dizer ol.) e obtenha dicas internas (Encomenda a Lagosta Ravioli; de longe o melhor prato.). So muitos os locais que oferecem descontos e coisas gratuitos aos utilizadores do Foursquare e pode ainda ganhar pontos e crachs para fazer as coisas que gosta. Divirta-se a explorar!

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Informaes de suporte http://support.foursquare.com/home

Crackle
Veja longas metragens e programas televisivos de tempo integral, sem cortes, no seu tablet. Dispe de 250 filmes e mais de 1.000 episdios televisivos no seu tablet.

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Informaes de suporte http://www.crackle.com/support/help.aspx android@crackle.com

Acerca de cpias de segurana


Deve copiar os dados do seu tablet e guard-los num dispositivo de armazenamento (cpias de segurana). Vrios dados, tais como imagens gravadas, contedos musicais e de vdeo transferidos, iro acumular-se no seu tablet medida que o for utilizando. Se ocorrerem problemas imprevistos com o seu tablet, esses dados podero ficar danificados ou perderem-se. Como medida preventiva em caso de tais acidentes, deve realizar cpias de segurana frequentes, para que possa recuperar os seus dados preciosos.

Nota Poder no ser possvel copiar alguns dados no seu tablet. Algumas definies e aplicaes podero no dispor de qualquer mtodo de cpia de segurana. Faa notas escritas e guardeas num local seguro.

Dados para os quais poder criar cpias de segurana


Pode copiar e guardar os seguintes dados no seu tablet como cpias de segurana. Ficheiros de msica/vdeo/eBook no protegidos por direitos de autor Dados de imagens de jogos Fotografias/imagens de fundo Os dados so guardados nas seguintes pastas. Ficheiros de msica: \Music Ficheiros de imagens de fundo: \Pictures Ficheiros de vdeo: \Movie Ficheiros de fotografia: \DCIM Ficheiros de imagens de jogos: \games Ficheiros eBook: \Reader

Cpias de segurana de dados (copiar)


Utilize a aplicao Transf. Ficheiro para guardar os dados num carto de memria SD comercialmente disponvel. 1. Toque em [ Aplicaes] seguido de para iniciar a aplicao Transf. Ficheiro.

2. Insira o carto de memria SD no seu tablet. 3. Seleccione o ficheiro/pasta que pretende copiar do seu tablet. 4. Toque em .

Uma pasta chamada \transferred criada no carto de memria SD e os dados so copiados para essa pasta.

Nota Uma vez que contedos de vdeo adquiridos a Video Unlimited*1 esto protegidos por direitos de autor, no poder fazer cpias de segurana para os mesmos segundo o mtodo indicado. Copie-os num computador utilizando o software informtico Media Go. *1 Video um servio de vdeo fornecido pela Sony Entertainment Network.

Verif. Wi-Fi
A aplicao Verif. Wi-Fi permite-lhe verificar a ligao Wi-Fi do seu tablet quando ocorre um problema de ligao. 1. Toque em para iniciar a aplicao Verif. Wi-Fi.

2. Toque em [Testar] no canto superior direito do ecr para comear a verificar a ligao. Os itens so verificados em sucesso, sendo apresentadas possveis causas e solues.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Se tocar em Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal. (Definies) no canto superior direito do ecr, pode visualizar o ecr de definies para a ligao Wi-Fi. Utilize para visualizar o ecr Principal, o ecr de definies aparece

para voltar aplicao Wi-Fi checker. Se tocar em quando inicia a aplicao Wi-Fi checker a prxima vez.

Copiar dados num computador para o tablet


Se ligar um computador ao tablet utilizando o cabo microUSB vendido separadamente ([Detalhes]), pode copiar dados num computador para o tablet. Os dados copiados podem depois ser reproduzidos no tablet.

Nota No retire o cabo microUSB durante o processo de cpia de dados. Isto pode danificar os dados. Os dados copiados so armazenados na memria interna. No pode alterar o destino para guardar os dados. Apenas os dados copiados em formatos de ficheiro suportados podem ser reproduzidos no tablet.

Formatos suportados
Os formatos reproduzveis dependem da aplicao ou contedos utilizados.

Nota Alguns ficheiros podero no ser reproduzveis no seu tablet.

Vdeo

Formato/ Codec

Perfil

Resoluo mxima

Taxa mxima de bits (Mbps)

Galeria Leitor de vdeo Extenso

H.263

Perfil0

704576 (4CIF) 19201080

.mp4 .3gp .mp4 .m4v .3gp .mp4 .3gp -

.mp4 .m4v .3gp .mp4 .m4v .3gp .wmv

H.264 / AVC Perfil Baseline

18

MPEG-4 WMV

Perfil simples/perfil simples Advanced 19201080 Perfil simples/perfil principal 19201080

10 20

Msica

Formato/ Taxa mxima de bits Taxa de amostragem (kHz) Msica Leitor de msica Codec (kbps) Extenso AAC MP3 WAV WMA At 48 At 48 44,1 44,1 160 320 320 192 256 .m4a .mp3 .wav .flac .mid .xmf .ogg .m4a .mp4 .3gp .mp3 .wav .wma .wma -

WMA Pro 44,1 FLAC MIDI Vorbis At 48 At 48

Fotografia

Formato/ Resoluo Galeria Codec mxima (pixis) Extenso JPEG GIF PNG BMP WBMP 6048 4032 2000 2000 2000 2000 2000 2000 2000 2000 .jpg .gif .png .bmp .wbmp

Calculadora
Utilize o tablet como uma calculadora. Para alm de quatro operaes aritmticas de adio, subtraco, multiplicao e diviso, encontra tambm disponveis a funo trigonomtrica, funo exponencial, logartmica, etc. 1. Toque em para iniciar a aplicao Calculadora.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Calendrio
Pode gerir a sua agenda no seu tablet. Ao registar a sua conta Google, pode sincronizar o seu calendrio do Google e os dados da sua agenda, tornando a sua agenda ainda mais prtica. Se estiver a utilizar o Microsoft Exchange Server, pode gerir a sua agenda ligando a Microsoft Exchange Server.

Nota Pergunte ao seu administrador de rede, etc. como deve ligar ao Microsoft Exchange Server. 1. Toque em para iniciar a aplicao Calendrio.

O calendrio apresentado. Tocar nos cones no canto superior direito do ecr permite-lhe realizar as seguintes operaes. : Adicionar marcaes : Defina uma data a apresentar : Procure uma marcao : Proceda a definies detalhadas da aplicao Calendrio [ Today]: Visualizar as marcaes para o dia de hoje

[Month]: Visualizar o calendrio por ms [Week]: Visualizar o calendrio por semana [Day]: Visualizar as marcaes para um dia

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal. Pode alterar o ms ou data e hora movimentando para cima/baixo/direita/esquerda as marcaes ou o mini-calendrio.

Adicionar uma marcao


1. Toque e segure a data e hora s quais pretende fazer uma marcao. 2. Introduza a data e hora iniciais e os detalhes da marcao e toque em [ Done] no canto superior direito do ecr.

Sugesto Pode programar o tablet para que o notifique assim que se aproximar a data e hora marcadas.

Alterar uma marcao


1. Toque na marcao que pretende alterar. 2. Toque em [Details]. 3. Toque em [ direito do ecr. Edit] no canto superior direito do ecr, introduza o item a alterar e toque em [ Done] no canto superior

Eliminar uma marcao


1. Toque na marcao que pretende eliminar. 2. Toque em [Delete] seguido de [OK].

Nota Quando partilhar marcaes no calendrio do Google, escolha muito cuidadosamente as pessoas com quem deseja partilh-las para evitar que fiquem expostas a utilizadores indesejados. Se o seu calendrio no sincronizar automaticamente com o calendrio do Google, toque em [ Definies] seguido de [

Contas e sincronizao] e verifique se [Sincronizao automtica] est activado ou no. Se definir o seu calendrio para sincronizar automaticamente com o calendrio do Google e alterar as marcaes num computador ou outros dispositivos, o tablet ir ligar-se automaticamente com o calendrio do Google. Isto poder originar um custo de comunicaes imprevisto.

Contactos
Pode registar nomes, nmeros de telefone, endereos, etc. como contactos frequentemente utilizados. Ao registar a sua conta Google, pode sincronizar contactos com os contactos do Gmail, tornando-os ainda mais prticos. Se estiver a utilizar o Microsoft Exchange Server, pode gerir os seus contactos ligando a Microsoft Exchange Server.

Nota Pergunte ao seu administrador de rede, etc. como deve ligar ao Microsoft Exchange Server. 1. Toque em para iniciar a aplicao Contactos.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Registar contactos
1. Inicie a aplicao Contactos. 2. Toque em [ Novo]. Concludo].

3. Introduza os dados e toque em [ O contacto registado.

Sugesto Se utilizar vrias contas no seu tablet, toque em [ passo 2 e prossiga para o passo 3. Para editar contactos Toque no contacto que pretende editar e em Para eliminar contactos Toque no contacto que pretende eliminar e em [Eliminar contacto] no menu de opes. no canto superior direito do ecr apresentado. Novo] seguido de (conta qual pretende adicionar novos contactos) no

Juntar contactos
Pode juntar o contacto de uma pessoa que tenha dois ou mais endereos de e-mail, etc, e que tenham sido registadas como contactos separados. 1. Inicie a aplicao Contactos. 2. Toque num dos seus contactos e em 3. Toque em [Associar] no menu de opes. 4. Toque no contacto que pretende juntar. O contacto seleccionado no passo 2 juntado ao contacto seleccionado no passo 4. no canto superior direito do ecr apresentado.

Nota Se os contactos no sincronizarem automaticamente com os contactos do Google, toque em [ Contas e sincronizao] e verifique se [Sincronizao automtica] est activado ou no. Definies] seguido de [

Relgio
O relgio fcil de ver mesmo distncia e possui um fundo que muda de acordo com o tempo. Pode utilizar o tablet como um relgio de secretria, colocando-o sobre uma base especfica Sony (SGPDS1, vendido separadamente) para o seu tablet. 1. Toque em para iniciar a aplicao Relgio.

O relgio digital apresentado. Tocar nos cones permite-lhe realizar as operaes seguintes. : Programe o alarme : Inicie a aplicao Galeria e a apresentao de diapositivos : Reproduza msica : Volte ao ecr Principal : Altere o brilho do ecr entre dois nveis

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal. A hora programada para o alarme apresentada no ecr.

Registar uma conta Twitter ou Facebook


Pode registar uma conta Twitter ou Facebook com a aplicao Social Feed Reader. Ter de adquirir uma conta Twitter ou Facebook antecipadamente. 1. Toque em para iniciar a aplicao Social Feed Reader.

O ecr de configurao da conta apresentado. 2. Toque no servio a registar na lista de servios apresentada no lado direito do ecr. 3. Autentique a conta na pgina de autenticao de servios apresentada automaticamente. A conta registada apresentado no lado esquerdo do ecr. 4. Toque em [OK]. O ecr da lista de postagens para a conta registada apresentado.

Nota Se o ecr da lista de postagens for apresentado no passo 1, toque em [Contas] no menu de opes.

Sugesto Com o Social Feed Reader, pode registar uma conta Facebook e vrias contas Twitter. Para adicionar uma conta Toque em [Contas] no menu de opes do ecr da lista de postagens para visualizar o ecr de configurao da conta e prossiga para o passo 2. Para eliminar uma conta Toque em [Contas] no menu de opes do ecr da lista de postagens para visualizar o ecr de configurao da conta e toque em direita da conta que pretende eliminar.

Alternar as postagens (artigos) apresentadas


A aplicao Social Feed Reader permite-lhe definir filtros para as postagens (artigos) a apresentar. Os conjuntos filtrados de postagens so chamados de sequncias e poder registar vrias sequncias em Social Feed Reader. As sequncias registadas so apresentadas como separadores no canto superior esquerdo do ecr. Pode facilmente alternar entre sequncias como todas as postagens de amigos, postagens de amigos prximos, respostas e mensagens para si. 1. Toque em para iniciar a aplicao Social Feed Reader.

O ecr da lista de postagens apresentado.

Nota Se o ecr de configurao da conta for apresentado, registe uma conta de Servio de Rede Social [Detalhes].

Registar filtros para as postagens apresentadas


1. Toque no separador [ ] na parte superior do ecr da lista de postagens.

O ecr [Criar nova sequncia] apresentado. 2. Introduza um nome para a sequncia e depois toque em [Adicionar filtro] e filtro de entrada. 3. Quando terminar, toque em [Adicionar]. Pode registar vrios filtros. Para adicionar mais filtros, toque em [Adicionar filtro]. 4. Quando terminar de introduzir filtros, toque em [OK]. A sequncia registada apresentada na parte superior do ecr da lista de postagens como um separador. Para alterar o nome de uma sequncia ou dos filtros para apresentao de postagens Toque no separador da sequncia que pretende alterar no ecr da lista de postagens e depois toque em [Definies da sequncia para separador] no menu de opes. Para eliminar uma sequncia Toque no separador da sequncia que pretende eliminar no ecr da lista de postagens e depois toque em [Eliminar separador] no menu de opes.

Nota No pode eliminar os separadores [Todos os amigos] e [Pesquisar]. Pode alterar o nome da sequncia criada a partir de [Guardar result. pesquisa como separador sequncia] no menu de opes para os resultados de pesquisa, mas no os filtros.

Apresentar a sequncia
Toque no separador da sequncia pretendida no ecr da lista de postagens. As postagens que cumpram as condies do filtro registado so apresentadas com as postagens mais recentes primeiro.

Nota Quando selecciona amigos como filtros de sequncias para a apresentao de postagens, as respectivas postagens sero apresentadas apenas na lista de postagens se tiverem publicado postagens recentemente.

Sugesto Tocar em seguido de [Mostrar apenas vdeos e imagens] no canto superior direito do ecr apenas ir apresentar as

sequncias que incluam postagens com vdeos ou fotografias anexadas.

Ler e escrever postagens (artigos)


A aplicao Social Feed Reader permite-lhe visualizar todas as postagens (artigos) em vrios servios como Twitter e Facebook. Pode tambm escrever a mesma postagem simultaneamente em vrios servios. 1. Toque em para iniciar a aplicao Social Feed Reader.

O ecr da lista de postagens apresentado.

Nota Se o ecr de configurao da conta for apresentado, registe uma conta de Servio de Rede Social [Detalhes].

Ler postagens
As postagens publicadas pelas pessoas que segue no Twitter ou Facebook sero apresentadas no ecr da lista de postagens pela ordem em que foram escritas.

Sugesto Tocar em sob a postagem apresenta a restante postagem. Toque em para a ocultar.

Tocar na miniatura direita da postagem permite-lhe aceder a websites associados ou a fotografias, ou procurar postagens utilizando etiquetas hashtags. Para importar novas postagens Toque em [Actualizar] no menu de opes do ecr da lista de postagens. Para responder ou comentar postagens Toque na postagem no ecr da lista de postagens e depois toque no devido cone para a operao que pretende. Para visualizar o perfil da pessoa que escreveu a postagem Toque no ecr da lista de postagens e depois em .

Escrever postagens
1. Toque em no canto superior direito do ecr da lista de postagens.

2. Toque no servio no qual pretende escrever uma postagem e adicione uma marca de verificao. 3. Escreva uma postagem. 4. Quando terminar, toque em [Enviar]. A postagem publicada no servio seleccionado.

Sugesto Pode publicar a mesma postagem em vrios servios simultaneamente. Pode anexar fotografias e vdeos ou abreviar ligaes (URLs). Toque em [Anexar] ou [URL reduzido] na parte inferior do ecr no passo 3.

Procurar postagens (artigos) ou amigos


A aplicao Social Feed Reader permite-lhe procurar postagens (artigos) ou amigos que tenham subscrito os servios. 1. Toque em para iniciar a aplicao Social Feed Reader.

O ecr da lista de postagens apresentado. Nota Se o ecr de configurao da conta for apresentado, registe uma conta de Servio de Rede Social [Detalhes]. 2. Toque no separador [Pesquisar] na parte superior do ecr da lista de postagens. O ecr de pesquisa apresentado. 3. Toque na conta que pretende pesquisar. 4. Toque em e seleccione uma das seguintes opes.

Procurar uma postagem: [Pesquisar posts] Procurar um amigo: [Pesquisar pessoas] 5. Introduza palavras-chave e toque em O resultado da pesquisa apresentado. .

Sugesto Para procurar em todas as contas simultaneamente, seleccione [Todas as contas] no passo 3. Toque no resultado da pesquisa de uma postagem para consultar respostas, comentrios e perfis. Para voltar ao resultado de pesquisa, toque no separador [Pesquisar]. Toque no resultado da pesquisa de um amigo para consultar o seu perfil. Para voltar ao resultado de pesquisa, toque no separador [Pesquisar]. Para regressar ao ecr da lista de postagens, toque no separador de uma sequncia ([Todos os amigos], etc.) no canto superior esquerdo do ecr. Pode guardar o resultado da pesquisa de uma postagem como um separador. Seleccione [Guardar result. pesquisa como separador sequncia] no menu de opes.

Select App
Select App permite-lhe aceder a um website que apresenta uma gama selectiva de aplicaes adequadas para utilizao com o seu tablet. 1. Toque em para visualizar o website Select App.

O navegador inicia-se e apresenta o website.

Nota O seu tablet deve ser configurado de modo a que possa aceder ao Android Market atravs da sua conta Google antes de transferir do Android Market. Algumas aplicaes implicam custos. transferido um grande volume de dados quando transfere e actualiza aplicaes.

Sugesto Se no conseguir encontrar o cone para iniciar a aplicao, procure pelo mesmo no iniciador de aplicaes apresentado tocando em [ Aplicaes] no canto superior direito do ecr Principal.

Video Unlimited
Video Unlimited coloca sua disposio um novo mundo de entretenimento em dispositivos Sony com acesso Internet. Agora pode transferir os seus vdeos favoritos para o seu tablet e visualiz-los sempre que quiser, onde quiser.

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Podero aplicar-se taxas de utilizao de Internet para a utilizao deste servio. O utilizador responsvel por todas as taxas de Internet aplicveis. Contacte o seu operador para obter mais informaes. Pode pesquisar contedos sem iniciar sesso, contudo, certifique-se de que possui uma conta registada para adquirir e transferir contedos. O seu tablet deve estar ligado a uma rede utilizando Wi-Fi ou WAN sem fios para utilizar a funo de pr-visualizao. O seu tablet deve estar ligado a uma rede utilizando Wi-Fi para transferir os contedos adquiridos. Os contedos adquiridos podem ser transferidos de [Transferncias]. Para transferir contedos, a sua localizao actual deve ser igual do pas/regio da sua conta. Certifique-se de que possui espao livre suficiente para descarregar os contedos. Marcas comerciais O logtipo Sony Entertainment Network e Sony Entertainment Network so marcas comerciais da Sony Corporation.

Music Unlimited
Msica sob pedido Oua as msicas que preferir, quando quiser Milhes de msicas, desde os xitos mais recentes aos clssicos favoritos Canais de rdio que incluem Gneros, Estados de Esprito e pocas Sem publicidade e avanos ilimitados Possibilidade de sincronizar e reproduzir a sua coleco pessoal Acesso a partir de uma variedade de dispositivos

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Marcas comerciais O logtipo Sony Entertainment Network e Sony Entertainment Network so marcas comerciais da Sony Corporation.

MediaRemote
Pode utilizar MediaRemote com dispositivos Sony suportados. MediaRemote permite-lhe controlar esses dispositivos como um controlo remoto e visualizar informaes nos discos inseridos. (Para confirmar os dispositivos suportados, consulte o website da Sony.)

Nota Esta aplicao ou servio poder no estar disponvel em alguns pases/regies. Tenha em ateno a segurana da rede domstica quando introduzir itens como informaes pessoais.

Preparar o MediaRemote
1. Ligue o dispositivo Sony sua rede domstica. Para obter detalhes sobre a ligao, consulte as instrues de utilizao fornecidas com o dispositivo e router. 2. Ligue o seu tablet mesma rede domstica qual se encontra ligado o dispositivo Sony. 3. Registe o seu tablet no dispositivo Sony. Para obter detalhes sobre as definies, consulte as instrues de utilizao fornecidas com o dispositivo. Consulte a ajuda do MediaRemote para saber como utilizar o MediaRemote.

Utilizar o Media Go
O Media Go um software informtico que suporta a gesto de contedos e transfere-os entre o seu tablet e o computador. Ao instalar o Media Go no seu computador, pode transferir msicas, fotografias e vdeos para o seu tablet.

Nota Para obter detalhes sobre como utilizar o Media Go, consulte a ajuda no menu principal do Media Go.

Instalar o Media Go no seu computador


1. Aceda a http://www.sony.com/mediago/Tablet a partir do seu computador e transfira o Media Go. 2. Faa duplo clique no ficheiro transferido. 3. Instale o Media Go seguindo as instrues do ecr. Se lhe for pedido para instalar componentes de software adicionais durante a instalao, transfira e instale-os, seguindo as instrues.

Transferir contedos para o tablet utilizando o Media Go


1. Ligue o seu computador ao tablet com um cabo microUSB comercialmente disponvel [Detalhes]. 2. Inicie o Media Go seleccionando-o no menu inicial do seu computador. Pode agora transferir contedos entre o seu tablet e computador.

Nota Se [Sony Tablet] no for apresentado esquerda do ecr Media Go, o seu tablet no reconhecido pelo computador. Verifique se o controlador do dispositivo se encontra correctamente instalado. Para obter detalhes sobre a utilizao do Media Go no computador, consulte http://www.sony.com/mediago/Tablet

Marcas comerciais
Sony Tablet uma marca comercial da Sony Corporation. Clear Phase ,Clear Bass e xLOUD so marcas comerciais da Sony Corporation. DLNA(R), the DLNA Logo and DLNA CERTIFIED(R) are trademarks, service marks, or certification marks of the Digital Living Network Alliance. Personal Space uma marca comercial da Sony Corporation. Reader e o logtipo Reader so marcas comerciais da Sony. 12 TONE ANALYSIS e o respectivo logtipo so marcas comerciais da Sony Corporation. O logtipo Sony Entertainment Network e Sony Entertainment Network so marcas comerciais da Sony Corporation. SensMe e o respectivo logtipo so marcas comerciais ou marcas registadas da Sony Ericsson Mobile Communications AB. PlayStation uma marca comercial ou marca registada da Sony Computer Entertainment Inc. Pinball Heroes(TM) (C)2009 Sony Computer Entertainment America. Published by Sony Computer Entertainment Europe. Developed by San Diego Studios. Pinball Heroes is a trademark of Sony Computer Entertainment America. All rights reserved. Crash Bandicoot and related characters (TM) & (C) Universal Interactive Studios, Inc. Licensed by Universal Studios Licensing, Inc. (C)1996 Universal Interactive Studios, Inc. Source Code; (C)1996 Naughty Dog, Inc. All rights reserved. MEDIEVIL(TM) (C)1998-2011 Sony Computer Entertainment Europe. Published by Sony Computer Entertainment Europe. Developed by SCE Cambridge Studios. MEDIEVIL is a trademark or a registered trademark of Sony Computer Entertainment Europe. All rights reserved. Google, o logtipo Google estilizado, Android, o logtipo Android estilizado, Android Market, o logtipo Android Market estilizado, Gmail, Calendrio Google, Google Checkout, Google Latitude, Google Maps, Google Talk, Picasa e YouTube so marcas comerciais da Google Inc. Adobe Flash Player Copyright(C) 1996-2011 Adobe Systems Incorporated. All rights reserved. Adobe and Flash are either registered trademarks or trademarks of Adobe Systems Incorporated in the United States and/or other countries. THIS PRODUCT IS LICENSED UNDER THE AVC PATENT PORTFOLIO LICENSE FOR THE PERSONAL AND NONCOMMERCIAL USE OF A CONSUMER TO (i) ENCODE VIDEO IN COMPLIANCE WITH THE AVC STANDARD (AVC VIDEO) AND/OR (ii) DECODE AVC VIDEO THAT WAS ENCODED BY A CONSUMER ENGAGED IN A PERSONAL AND NON-COMMERCIAL ACTIVITY AND/OR WAS OBTAINED FROM A VIDEO PROVIDER LICENSED TO PROVIDE AVC VIDEO. NO LICENSE IS GRANTED OR SHALL BE IMPLIED FOR ANY OTHER USE. ADDITIONAL INFORMATION MAY BE OBTAINED FROM MPEG LA, L.L.C. SEE HTTP://MPEGLA.COM Bluetooth uma marca comercial ou marca registada da Bluetooth SIG Inc. e a utilizao da marca por parte da Sony feita sob licena. Crackle and the Crackle logo are trademarks of Crackle, Inc Evernote e o logtipo do elefante Evernote so marcas comerciais da Evernote Corporation. Facebook, the Facebook logo, and the F logo are trademarks or registered trademarks of Facebook, Inc. Foursquare is the registered trademark of Foursquare Labs, Inc. (C) 2011 Gameloft. Todos os direitos reservados. Gameloft e o logtipo Gameloft so marcas registadas da Gameloft nos E.U.A. e/ou outros pases. iWnn (C) OMRON SOFTWARE Co., Ltd. 2008-2011 All Reserved. Este software baseia-se em parte no trabalho da Independent JPEG Group. Tecnologia de codificao de udio MPEG Layer-3 e patentes licenciadas da Fraunhofer IIS e Thomson. ESTE PRODUTO EST LICENCIADO AO ABRIGO DA MPEG4 PATENT PORTFOLIO LICENSE PARA A UTILIZAO PESSOAL E NO COMERCIAL POR PARTE DE UM CONSUMIDOR PARA (i) CODIFICAR VDEO EM CONFORMIDADE COM A NORMA MPEG4 ( MPEG4 VIDEO) E/OU (ii) DESCODIFICAR MPEG4 VIDEO QUE TENHA SIDO CODIFICADO POR UM CONSUMIDOR NO DECURSO DE UMA ACTIVIDADE PESSOAL E NO COMERCIAL E/OU QUE TENHA SIDO ADQUIRIDO A UM FORNECEDOR DE MATERIAL DE VDEO COM LICENA PARA FORNECER MPEG4 VIDEO. NO CONCEDIDA NEM EST IMPLCITA QUALQUER LICENA PARA QUALQUER OUTRA UTILIZAO. PODER OBTER INFORMAES ADICIONAIS JUNTO DA MPEG LA, L.L.C. CONSULTE HTTP://MPEGLA.COM NVIDIA e Tegra (TM) 2 so marcas comerciais ou marcas registadas da NVIDIA Corporation nos EUA e noutros pases. SD, SDHC, microSD e os logtipos microSDHC so marcas comerciais da SD-3C, LLC. TinyURL is a trademark or registered trademark of TinyURL, LLC. Twitpic is a trademark or registered trademark of Twitpic, Inc.

The Twitter name, logo, Twitter T, Tweet, and Twitter bird are trademarks of Twitter, Inc. in the United States and other countries. ESTE PRODUTO EST LICENCIADO AO ABRIGO DA VC-1 PATENT PORTFOLIO LICENSE PARA A UTILIZAO PESSOAL E NO COMERCIAL POR PARTE DE UM CONSUMIDOR PARA (i) CODIFICAR VDEO EM CONFORMIDADE COM A NORMA VC-1 ( VC-1 VIDEO) E/OU (ii) DESCODIFICAR VC-1 VIDEO QUE TENHA SIDO CODIFICADO POR UM CONSUMIDOR NO DECURSO DE UMA ACTIVIDADE PESSOAL E NO COMERCIAL E/OU QUE TENHA SIDO ADQUIRIDO A UM FORNECEDOR DE MATERIAL DE VDEO COM LICENA PARA FORNECER VC-1 VIDEO. NO CONCEDIDA NEM EST IMPLCITA QUALQUER LICENA PARA QUALQUER OUTRA UTILIZAO. PODER OBTER INFORMAES ADICIONAIS JUNTO DA MPEG LA, L.L.C. CONSULTE HTTP://WWW.MPEGLA.COM Wi-Fi, o logtipo Wi-Fi CERTIFIED, WPA, WPA2 e Wi-Fi Protected Setup so marcas comerciais ou marcas registadas da Wi-Fi Alliance. Windows Media is either a registered trademark or trademark of Microsoft Corporation in the United States and/or other countries. Yfrog is a trademark or registered trademark of ImageShack Corp. (C) 2001-2011 Zinio LLC. - San Francisco - New York - London - Barcelona - Taipei - All rights reserved. Microsoft, Outlook, Exchange and ActiveSync are registered trademarks or trademarks of Microsoft Corporation in the United States and/or other countries. Microsoft Exchange ActiveSync in the Implementation user interface where appropriate Microsoft(R) Exchange ActiveSync(R) for any printed material (including packaging, literature, marketing materials and advertising) Todos os outros nomes de sistemas, produtos e servios so marcas comerciais ou marcas registadas dos respectivos proprietrios. No manual, as indicaes (TM) ou (R) no so especificadas.

Especificaes

Sistema operativo Processador Memria principal Monitor Armazenamento

Android (TM) Processador mvel NVIDIA(R) Tegra(TM) 2 Velocidade Tamanho da memria (instalada) Tamanho do ecr (polegadas) Tipo Capacidade total Porta USB 1,0 GHz 1 GB 9,4 LCD TFT a cores SGPT111: 16 GB SGPT112: 32 GB USB de alta velocidade (USB 2.0), conector micro A/B (suporte anfitrio/cliente) 1 Mini-tomada estreo 1 (funciona como tomada mono para microfone)

Entradas e sadas Tomada para auscultadores LAN sem fios Funo GPS Tecnologia Bluetooth(R) Funo de controlo remoto IR Ranhuras de expanso Altifalantes Microfone Cmara (dianteira) Cmara (traseira) Acessrios fornecidos IEEE 802.11b/g/n Sim Norma Bluetooth(R) Ver. 2.1 + EDR Sim Carto de memria SD 1 Altifalantes estreo internos Microfone mono interno 0,3 M pixis 5 M pixis Sim Durao da bateria em espera Durao da bateria durante a reproduo de msica Durao da bateria Durao da bateria durante a reproduo de vdeo

430 horas 31,0 horas 6,0 horas

Durao da bateria ao navegar na 6,2 horas Web com Wi-Fi Tempo de carregamento da bateria Tempo de carregamento da bateria Largura (mm) Dimenses da unidade principal Altura (A1) (mm) Altura (A2) (mm) Profundidade (P1) (mm) Peso da unidade principal Peso da unidade principal (g) 5,0 horas 241,2 mm 10,1 mm 20,6 mm 174,3 mm 598 g

Suporte da Sony Entertainment Network


U.S.A. http://qriocity-en-us.custhelp.com/app/home/?locale=en_US Canada (Anglais) http://qriocity-en-us.custhelp.com/app/home/?locale=en_CA Canada (Franais) http://qriocity-fr-ca.custhelp.com/app/home United Kingdom http://qriocity-en.custhelp.com/app/home/?locale=en_GB Espaa http://qriocity-es.custhelp.com/app/home Deutschland http://qriocity-de.custhelp.com/app/home France http://qriocity-fr.custhelp.com/app/home Italia http://qriocity-it.custhelp.com/app/home Ireland http://qriocity-en.custhelp.com/app/home/?locale=en_IE Australia http://qriocity-en.custhelp.com/app/home/?locale=en_AU New Zealand http://qriocity-en.custhelp.com/app/home/?locale=en_NZ http://qriocity-jp.custhelp.com/app/home

Support for Pre-installed PlayStaion(R)Certified Games


U.S.A. and Canada http://us.playstation.com/support/

Mexico http://mx.playstation.com/soporte/ http://www.jp.playstation.com/support/

United Kingdom http://uk.playstation.com/support/

Germany http://de.playstation.com/support/

Spain http://es.playstation.com/support/

France http://fr.playstation.com/support/

Italy http://it.playstation.com/support/

Russia http://ru.playstation.com/support/

Sweden http://se.playstation.com/support/

Netherlands http://nl.playstation.com/support/

Belgium http://be.playstation.com/support/

Norway http://no.playstation.com/support/

Austria

http://at.playstation.com/support/

Switzerland http://ch.playstation.com/support/

Portugal http://pt.playstation.com/support/

Turkey http://tr.playstation.com/support/

Poland http://pl.playstation.com/support/

India http://in.playstation.com/support/

Taiwan http://asia.playstation.com/tw/cht/support/

Hong Kong http://asia.playstation.com/hk/en/support/

Singapore http://asia.playstation.com/sg/en/support/

Australia http://au.playstation.com/support/

New Zealand http://nz.playstation.com/support/

O tablet no liga.
O nvel de carga da bateria poder ser extremamente reduzido ao ligar. Ligue o tablet a uma tomada de electricidade e carregue a bateria. O tablet poder estar completamente desligado. Mantenha premido o boto de ligao durante trs segundos para ligar o tablet. Quando o tablet estiver a utilizar corrente fornecida pela tomada de electricidade, certifique-se de que ligou devidamente o tablet e o adaptador de corrente, o adaptador de corrente e o cabo de alimentao e o cabo de alimentao a uma tomada de electricidade. Quando o tablet estiver colocado na base (vendida separadamente), certifique-se de que ligou devidamente o tablet e a base, a base e o adaptador de corrente, o adaptador de corrente e o cabo de alimentao e o cabo de alimentao a uma tomada de electricidade. Caso no tenha desligado correctamente o tablet, o controlador que controla a fonte de alimentao pode parar devido a uma falha do programa. Mantenha premido o boto de ligao durante 10 segundos ou prima o boto de reposio para forar o encerramento do tablet e volte a lig-lo [Detalhes].

O tablet inicia-se lentamente.


Quando liga o tablet depois de ter estado desligado, poder demorar algum tempo a iniciar o sistema operativo Google Android.

A bateria no carrega.
Certifique-se de que ligou devidamente o tablet e o adaptador de corrente, o adaptador de corrente e o cabo de alimentao e o cabo de alimentao a uma tomada de electricidade. Se a temperatura do tablet aumentar durante a utilizao das aplicaes, a ligao Internet, o envio/recepo de e-mails, utilizao da cmara integrada, reproduo de vdeos/msica, etc., a bateria poder no estar a carregar. Neste caso, feche todas as aplicaes em execuo. A bateria comear a carregar quando o tablet voltar a atingir uma temperatura normal. O carregamento da bateria atravs de uma porta USB no suportado quando o tablet est ligado a um computador ou a um carregador.

O indicador de carga no acende.


Certifique-se de que ligou devidamente o tablet e o adaptador de corrente, o adaptador de corrente e o cabo de alimentao e o cabo de alimentao a uma tomada de electricidade.

O consumo da bateria aumenta.


A bateria poder estar a deteriorar-se. Contacte o servio de assistncia/centro de suporte indicado na garantia para substituir a bateria.

O indicador de carga pisca.

O indicador de carga pisca lentamente (a cada 1 segundo) quando o nvel de carga restante da bateria de 15% ou menos. Ligue o tablet corrente e carregue a bateria [Detalhes]. O indicador de carga no pisca quando o tablet se est a desligar, mesmo quando o nvel de carga restante da bateria de 15% ou menos. Quando o indicador de carga pisca rapidamente (a cada 0,5 segundos), o seu tablet poder ter de ser reparado. Pare de utilizar o tablet e contacte o servio de assistncia/centro de suporte indicado na garantia.

Acumula-se calor no tablet e no adaptador de corrente quando o tablet est a ser utilizado ou a carregar.
Acumula-se calor no tablet e no adaptador de corrente quando o tablet est a ser utilizado ou a carregar. Isto normal e no deve afectar o desempenho do tablet. Em caso de sobreaquecimento, o tablet poder desligar-se por razes de segurana. Neste caso, utilize o tablet numa rea fresca depois de arrefecer. Se o tablet ficar excessivamente quente, poder ter de ser reparado. Desligue o tablet, o cabo de alimentao do adaptador de corrente e pre de utilizar o tablet. Contacte o servio de assistncia/centro de suporte indicado na garantia.

O ecr est escuro.

Certifique-se de que o brilho do ecr do tablet no est definido para o nvel mais baixo. Certifique-se de que o nvel de carga restante da bateria suficiente. Tome cuidado para no tapar o sensor de luz ambiente. No exterior num dia claro, poder achar que o ecr est escuro. Caso tenha a opo de brilho automtico activada, o brilho do ecr automaticamente ajustado de acordo com a luminosidade do local. Toque em [ de verificao. Aplicaes] - [ Definies] - [ Ecr] - [Brilho] - [Brilho automtico] nessa ordem para remover a marca

Existe um ponto que no devidamente exibido no ecr.

Poder ver minsculos pontos pretos no ecr LCD em raras ocasies. Isto no indica uma avaria [Detalhes].

No foi encontrado um dispositivo Bluetooth(R).

Certifique-se de que a funo Bluetooth do tablet est activada. Toque em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Bluetooth] nessa ordem para colocar a

marca de verificao. Certifique-se de que o dispositivo Bluetooth com o qual est a emparelhar est ligado. Quando toca em [ Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Definies de Bluetooth] - [Encontrar disp.

prximos], poder no ser imediatamente detectado um dispositivo Bluetooth devido ao nmero de dispositivos presentes volta do tablet, a distncia, o ambiente, a propagao de ondas de rdio. Aproxime o dispositivo Bluetooth com o qual est a emparelhar o mais possvel do tablet e tente novamente. Certifique-se de que o dispositivo Bluetooth com o qual est a emparelhar se encontra visvel. A funo Bluetooth do dispositivo Bluetooth, comercialmente disponvel, com o qual est a tentar emparelhar deve estar ligado e o dispositivo deve estar visvel. Quando desliga um dispositivo Bluetooth que ligou ao seu tablet uma vez e o volta a ligar, ligue o dispositivo depois de eliminar o registo no dispositivo Bluetooth e no tablet.

O tablet est lento/no est a desempenhar conforme esperado.


O tablet poder tornar-se lento quando o utiliza num ambiente quente ou frio. Utilize o tablet num local com uma temperatura o mais adequada possvel. O tablet poder apresentar um melhor desempenho se o desligar e voltar a ligar quando estiver lento ou o desempenho no for o esperado. Se o desempenho do tablet no for o esperado, a rea de armazenamento dos dados do tablet poder estar cheia. Desinstale as aplicaes desnecessrias.

O tablet no funciona.
Mantenha premido o boto de ligao durante 10 segundos para forar o encerramento e volte a lig-lo [Detalhes]. Se no for possvel forar o encerramento, insira um pino ou outro objecto fino no orifcio do boto de reposio [Detalhes]. Contacte o servio de assistncia/centro de suporte indicado na garantia quando no conseguir eliminar o sintoma.

Para repor o seu tablet.

Toque em [

Aplicaes] - [

Definies] - [

Privacidade] - [Reposio dos dados de fbrica] e depois em [Repor o

tablet] na parte inferior do menu direita. Todos os dados na rea de armazenamento dos dados so eliminados, incluindo as informaes de conta Google, os dados e as definies do sistema, assim como eventuais dados de aplicaes que tenha transferido. Os dados do utilizador, tais como msicas, fotografias e eBooks transferidos de um carto de memria SD ou de um dispositivo que ligue atravs de USB no so eliminados. Para eliminar todos os dados do utilizador, tais como msicas, fotografias e eBooks, toque em [Apagar armazenamento USB] para colocar uma marca de verificao e depois toque em [Repor o tablet]. Recomenda-se que faa uma cpia de segurana dos dados importantes uma vez que no poder recuperar os dados do utilizador depois de serem eliminados. O tablet reinicia-se automaticamente.

O som do altifalante distorcido.


Ajuste o volume de reproduo. Certifique-se de que tablet possui carga suficiente. O som poder melhorar se desligar os efeitos sonoros. Seleccione [Desligar] para [Equalizador] e elimine a marca de verificao de [Normalizador dinmico] ou de [xLOUD(TM)] no menu definies quando utilizar a aplicao [Leitor de msica]. Retire a marca de verificao de [Normalizador dinmico] ou de [xLOUD(TM)] no menu definies quando utiliza a aplicao [Leitor de vdeo].

O brilho do ecr no estvel.

Quando define o ajuste automtico do brilho do ecr, este automaticamente ajustado de acordo com a luminosidade do local. Toque em [ de verificao. Aplicaes] - [ Definies] - [ Ecr] - [Brilho] - [Brilho automtico] nessa ordem para remover a marca

No possvel ajustar o brilho do ecr.


Quando define o ajuste automtico do brilho do ecr, no o poder ajustar manualmente. Toque em [ de verificao. Aplicaes] - [ Definies] - [ Ecr] - [Brilho] - [Brilho automtico] nessa ordem para remover a marca

O ajuste automtico do brilho do ecr no funciona como esperado.


Quando define o ajuste automtico do brilho do ecr, o ecr torna-se mais brilhante uma vez, mas no escurece. Isto no indica uma avaria. O brilho voltar ao normal assim que o tablet for desligado e novamente ligado.

O ecr desaparece/escurece inesperadamente.


O ecr automaticamente desactivado aps um determinado perodo de tempo para reduzir o consumo da bateria. O ecr volta a ligar quando prime o boto de ligao. Quando pretender alterar o perodo de tempo que demora at o ecr se desligar, toque em [ Definies] - [ Ecr] - [Tempo limite] nessa ordem para definir o tempo. Aplicaes] - [

Se definir um intervalo mais longo, a bateria ir gastar-se mais rapidamente.

O ecr tctil no funciona como esperado.


Certifique-se de que sabe como utilizar o ecr tctil [Detalhes]. Se o ecr tctil estiver danificado (arranhado, etc.), contacte o servio de assistncia/centro de suporte indicado na garantia. Se o ecr tctil no funcionar, desligue o tablet e volte a lig-lo. Se no conseguir desligar o tablet, mantenha premido o boto de ligao durante 10 segundos para forar o encerramento e volte a lig-lo [Detalhes]. Se no for possvel forar o encerramento, insira um pino ou outro objecto fino no orifcio do boto de reposio [Detalhes].

A data e hora so repostas.


Se a carga restante da bateria for extremamente reduzida, a data e hora podero ser repostas. Carregue a bateria e depois defina a data e a hora novamente.

Para eliminar o som do toque (som de operao).

Toque em [ verificao.

Aplicaes] - [

Definies] - [

Som] - [Seleco audvel] nessa ordem para remover a marca de

Prima o boto - (Volume) do tablet para minimizar o indicador de volume apresentado no ecr, depois prima o boto - (Volume) para inverter o cone e defina para desligar o som de operao.

O ecr no roda quando roda o tablet.


Algumas aplicaes podero no suportar a rotao do ecr. Isto no indica uma avaria.

Para desligar a rotao do ecr.

Toque em [ de verificao.

Aplicaes] - [

Definies] - [

Ecr] - [Rodar ecr automaticamente] nessa ordem para remover a marca

Para desactivar a funo de bloqueio/utilizar o tablet sem bloquear o ecr.

Toque em [

Aplicaes] - [

Definies] - [

Localizao e segurana] - [Conf. ecr de bloqueio] nessa ordem para

desactivar a funo de bloqueio, depois toque em [Desligar].

O som do altifalante integrado interrompido quando o ecr rodado.


O som pode ser interrompido quando o ecr rodado durante a utilizao do altifalante integrado. Isto no indica uma avaria.

No possvel utilizar um auscultador com microfone incorporado.


Utilize o auscultador com microfone incorporado Sony MDR-EX38IP testado. Quando o auscultador com microfone incorporado MDR-EX38IP ligado ao tablet, no poder usar as seguintes funes. Saltar para a msica seguinte Saltar para a msica anterior Ajustar o volume (+/-) Voice over Fazer uma chamada Terminar uma chamada

O ficheiro no pode ser apresentado/reproduzido.


Os dados podero estar danificados. Certifique-se de que o formato do ficheiro dos dados corresponde ao do seu tablet. Certifique-se de que o ficheiro adequado para o formato de reproduo da aplicao. Se no for possvel apresentar o ficheiro quando utiliza a aplicao [Leitor de msica] ou a aplicao [Leitor de vdeo], execute [Actualizar base de dados] no menu definies.

O vdeo interrompido/salta/no est sincronizado com o udio.


Certifique-se de que o ficheiro adequado para o formato de reproduo da aplicao. Desligue o tablet e volte a lig-lo. Os dados podero estar danificados.

O tablet no recebe sinais GPS ou demora muito tempo a posicionar-se.


Desloque-se para uma rea com boa recepo de sinais GPS e com uma vista desimpedida para o cu [Detalhes].

Os resultados do posicionamento GPS podero divergir da localizao actual.


Desloque-se para uma rea com boa recepo de sinais GPS e com uma vista desimpedida para o cu [Detalhes].

As fotografias e os filmes produzidos com a cmara esto indistintos.


Certifique-se de que elimina qualquer mancha ou sujidade da lente ou a tampa da cmara.

No pode enviar contedo (Throw) para um outro dispositivo e reproduzi-lo com a aplicao DLNA.
Determinados contedos podero no ser reproduzidos noutros dispositivos.

O tablet no identifica a aplicao Controlo remoto.


O tablet poder no identificar algumas operaes de controlo remoto, dependendo do controlo remoto. Isto no indica uma avaria.

Algumas aplicaes no so apresentadas no idioma seleccionado.


Algumas aplicaes no suportam o idioma seleccionado nas definies de idioma do tablet e so apresentados num idioma diferente.

No possvel desinstalar algumas aplicaes.


No possvel desinstalar algumas aplicaes (eliminadas). Isto no indica uma avaria do tablet ou um problema na aplicao.

apresentado um website para telemveis ou smartphones.


Alguns websites podero apresentar-se com a configurao de telemveis ou smartphones.

O tablet no liga a uma rede Wi-Fi.


Certifique-se de que a funo Wi-Fi est ligada. Toque em [ verificao. Certifique-se de que no existem obstculos a bloquear o sinal entre os dispositivos e que estes no esto muito distantes um do outro [Detalhes]. Poder tornar disponvel uma ligao, alterando as definies de canal do seu ponto de acesso. Certifique-se de que a [SSID da rede] e a [Segurana] do seu ponto de acesso esto correctamente definidas. Aplicaes] - [ Definies] - [ Redes sem fios e outras] - [Wi-Fi] nessa ordem para colocar a marca de

You might also like