You are on page 1of 2

A Indstria da Construo Civil re co n h e c i d a co m o u m a d as m a i s i m p o r ta nt es atividad es pa ra o desenvolvimento econmico e social, e vem desenvolvendo-se nos ltimos anos devido a o a ume nto

o a c e nt u ad o d a p o p u l a o, p r i n c i pa l m e nte , n o s g ra n d es c e nt ro s urbanos; por outro lado, comporta-se, ainda, co m o g ra n d e ge rad o ra d e i m pa c to s ambientais, quer seja pelo consumo de re cursos natura i s , pe l a modi f i ca o da pa i s a gem ou pe l a ge ra o de res duos .

O uso de materiais pr-fabricados, como paredes, lajes e vigas, uma soluo interessante para a questo do desperdcio. Como funcionam a partir do processo de encaixe, esses materiais tm instalao rpida e costumam no produzir resduos. Embora muito utilizados em prdios comerciais e industriais, os pr-moldados no foram adotados por completo quando a construo residencial. Pensando na reduo do entulho nas obras e no reaproveitamento de materiais, um grupo de arquitetos e engenheiros da USP - So Carlos est testando uma nova matria-prima: o papelo. H quatro anos em estudo, o projeto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia quer possibilitar que uma nova opo chegue ao mercado da construo civil. um dos motivos que fazem da construo civil um setor de impacto a extrao de matria-prima da natureza. Por isso, o fato do papelo testado na USP ser produzido com papel reciclado conta a favor. A possibilidade de montar e desmontar as paredes tambm faz com que o modelo viabilize, de alguma forma, a reutilizao.

Segundo informaes da Master Ambiental, empresa de consultoria em meio ambiente, a construo civil atividade humana que mais impacta o meio ambiente. Sozinha, ela consome cerca de 75% dos insumos naturais do planeta. E mais de 30% dos gases de efeito estufa so resultados das atividades da construo civil.

No Brasil, a promulgao do Estatuto das Cidades, Lei Federal n.10.257/2001, possibilitou novas posturas por parte dos organismos responsveis pela poltica ambiental, como a Resoluo n 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) que define as responsabilidades do poder pblico e dos agentes privados quanto aos resduos da construo civil e torna obrigatria a adoo de planos integrados de gerenciamento nos municpios, alm de projetos de gerenciamento dos resduos gerados nos canteiros de obra.
A integrao entre a sustentabilidade econstruo civil tem aumentado a cada ano que passa.

H diversas opes de produtos sustentveis no mercado comotelhas, revestimento para paredes e acessrios para iluminao.

Hoje, porm, h uma nova tendncia, pela qual, os empreendimentos que desejam alcanar resultados positivos devem atrelar a imagem de sua empresa proteo do meio ambiente. Essa iniciativa das empresas no somente resultado do entendimento da necessidade de conservao do meio ambiente, por parte dos empresrios, mas tambm, obedincia em atender s leis ambientais e colaborar com o desenvolvimento sustentvel.

http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewNoticia&id=47 75

Revista Brasileira de Cincias Ambientais - Nmero 15 - Maro/2010 ISSN Eletrnico: 2176-9478

ISSN Impresso 1808-4524 /

JOHN, V. M. Reciclagem de resduos na co n st r u o c i v il : co nt r ib u i o pa ra m eto d o l o g i a d e p es q u i s a e d es e nvo l v i m e nt o. 1 20 p . Tes e ( L i v re docncia) - Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo. 2000

You might also like