You are on page 1of 23

Unidade II

Unidade II
3 O PROJETO DE PESQUISA

O que pesquisa? Pesquisar signica, de forma bem simples, procurar respostas para indagaes propostas Pesquisa cientca a realizao concreta de uma investigao planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela cincia. A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas, atravs do emprego de processos cientcos. 10 Pesquisa cientca um conjunto de procedimentos sistemticos, baseados no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues para os problemas propostos mediante o emprego de mtodos cientcos (Silva e Menezes, 2001). Pesquisar para qu? Para: criar novas tecnologias; explorar o desconhecido; controlar a natureza;

15

26

MTODOS DE PESQUISA
entender os sistemas; produzir inovao; buscar o desenvolvimento sustentvel; aumentar produtividade e competitividade; 5 gerar investimento, emprego e renda; buscar soluo para um problema; procurar um novo entendimento para uma dada situao. Objetivos da pesquisa: trazer uma contribuio inovadora para a cincia; 10 responder a uma pergunta de interesse para a comunidade cientca; responder a uma pergunta ainda no respondida anteriormente; 15 responder a uma pergunta de relevncia para o interesse social (caso de tecnologia); produzir uma contribuio indita em sua rea do conhecimento. A contribuio pode ser puramente terica, baseada em experimentao ou melhoria de tcnicas existentes, 20 mas em todos os casos deve ter resultados que possam ser generalizados. Ponto de partida da investigao cientca Uma pesquisa s necessria se existe uma dvida a ser esclarecida. 25 O problema = dvida inicial que motiva e orienta a pesquisa.

27

Unidade II
Redigido de forma clara e argumentativa qual a questo para a qual se busca uma resposta? No exemplo organizao de moradores e saneamento, suponha que o pesquisador que more no bairro C passa todos os 5 dias pelo bairro A e observa que em um bairro h saneamento e no outro no. Uma questo seria: Por que um bairro tem saneamento e outro no?. 10 Por motivos econmicos, geolgicos, jurdicos, demogrcos, educacionais, de engenharia, sociolgicos (sociais, polticos e culturais). Que relaes existem nestes locais que favorecem ou bloqueiam a adoo de polticas pblicas bsicas de saneamento? 15 O pesquisador possui um prazo determinado para realizar sua pesquisa no h possibilidade de esgotar todo o assunto de uma s vez. O segundo passo a delimitao dos tipos de relaes que iro tornar-se o objeto principal de estudo. 20 Em que medida as organizaes de moradores de bairro conseguem inuenciar a execuo de polticas pblicas locais?. Este problema poderia ser, ainda, desdobrado nos seguintes: Que tipos de mecanismos de representao poltica permitem esta inuncia por parte das associaes de moradores?. Quais os obstculos institucionais representao dos interesses de bairro na adoo e execuo de polticas pblicas de saneamento?.

25

28

MTODOS DE PESQUISA
Na elaborao de um projeto de pesquisa, deve-se ter em mente as perguntas que permitem estruturar seu desenvolvimento.
Perguntas O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Estrutura do projeto Tema Justicativa Objetivos Metodologia Cronograma

3.1 O que pesquisar?

H vrias formas para escolher o tema de um projeto de pesquisa: 5 escolha pela instituio; escolha baseada na rea de especializao do pesquisador; escolha decorrente de lacuna na formao; 10 escolha baseada na relevncia para uma determinada rea; escolha visando reviso de aspectos tericos ou prticos; escolha baseada na aplicabilidade. 15 O tema o ponto de partida do trabalho de pesquisa. Delimita um campo de estudo no interior de uma grande rea de conhecimento e deve ser escolhido de acordo com as tendncias e aptides do pesquisador.

Encontrada uma rea do conhecimento de interesse, deve20 se identicar um tema plausvel.

29

Unidade II
Para avaliar a escolha de um tema, podem-se fazer as seguintes perguntas: Trata-se de um problema original e relevante? Ainda que seja interessante, adequado para mim? 5 Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo? Existem recursos (nanceiros, materiais, humanos...) para o estudo? H tempo suciente para investigar tal questo? Quais so as partes do seu tema? 10 Qual o contexto do tema? Qual a importncia do seu tema? Quem deu contribuies relevantes ao tema? Como outros autores abordaram o assunto? O que resta por investigar no tema? 15 Exemplos
Tema geral O transporte clandestino em SP: estratgia de sobrevivncia do desempregado A utilizao da informtica no aprendizado de probabilidade A disperso de larvas de lagostas no Atlntico tropical Problema estudado no projeto de pesquisa. Avaliar se o aumento do nmero de transportes coletivos clandestinos uma estratgia de sobrevivncia entre os desempregados. Vericar se a utilizao de um sistema inteligente pode auxiliar no aprendizado de probabilidade. Vericar se h uma interdependncia entre disperso de larvas e os estoques pesqueiros. Vericar como a distribuio das principais plantas aquticas consumidas pelos peixes varia ao longo do ciclo anual de inundao na regio.

A distribuio espacial de plantas aquticas consumidas na Amaznia

30

MTODOS DE PESQUISA
3.2 Por que pesquisar?

A justificativa mostra a relevncia da pesquisa e identifica quais contribuies para a compreenso, interveno ou soluo a pesquisa apresentar. a parte em que o pesquisador ir demonstrar a relevncia da proposta de 5 investigao. A relevncia de um projeto nunca est nele mesmo, nem na vontade do pesquisador, nem no ineditismo do trabalho. 10 A justicativa de um projeto est na contribuio para o conhecimento sobre um tema.

Para redigir a justificativa, o pesquisador dever ter lido a bibliografia principal. Na justificativa, apresenta as lacunas que existem nos estudos at ento realizados. Sua contribuio ser preencher as lacunas ou demonstrar, de 15 forma crtica, que aquilo que se entendia at ento como certo uma interpretao incongruente com a realidade atual.
Problema estudado do projeto de pesquisa Justicativa Recursos pesqueiros necessitam de uma legislao que vise ao comprometimento de todos os envolvidos. Vericar como a distribuio das principais plantas aquticas consumidas pelos peixes varia ao longo do ciclo anual de inundao na regio. A variao do habitat e a disponibilidade de recursos alimentares para os peixes interferem na indstria pesqueira ao longo do ano. O resultado deste trabalho poder ultrapassar os limites acadmicos, tornando-se uma efetiva contribuio para a elaborao de polticas que regulem a pesca na Amaznia.

31

Unidade II
Que motivos justicam um projeto de pesquisa? Atualidade do tema: insero do tema no contexto atual. Ineditismo do trabalho: proporcionar mais importncia ao assunto. 5 Interesse do autor: vnculo do autor com o tema. Relevncia do tema: importncia cientca, social, educacional, entre outras. Pertinncia do tema: contribuio do tema para a soluo de um problema atual.
3.3 Para que pesquisar?

10

Os objetivos indicam o que se pretende conhecer, ou medir, ou provar no decorrer da pesquisa, ou seja, as metas que se deseja alcanar. Objetivos gerais: indicam uma ao muito ampla (resultado pretendido), como, por exemplo:

15

melhorar a aprendizagem de eletromagnetismo no Ensino Mdio. Objetivos especcos: procuram descrever aes pormenorizadas ou aspectos detalhados que levaro realizao dos objetivos gerais, como, por exemplo:

20

identicar fatores que dicultem a aprendizagem de eletromagnetismo; propor mecanismos que minimizem esses fatores; aplicar procedimentos metodolgicos que garantam a melhoria da aprendizagem;

25

descrever o perl dos alunos que utilizam computadores.

32

MTODOS DE PESQUISA
Os objetivos dependem do tipo de pesquisa que realizada. Por exemplo, um projeto realizado pelo Ministrio da Sade caracterizar o perfil social das comunidades em que h casos de clera teria como objetivo orientar a 5 poltica pblica na rea de sade, visando conter a doena. No caso de pesquisa acadmica, o objetivo maior ser trazer uma contribuio ao tema. Objetivos gerais: referem-se a uma contribuio terica que se espera alcanar com a pesquisa (por exemplo, reviso de um conceito). Objetivos especcos: apresentam o resultado imediato do trabalho cientco (apresentao de uma bibliograa atualizada sobre o tema, compilao de novos dados sobre um assunto). 15 Exemplo Objetivo geral Este trabalho compara o sistema de tratamento de euente por biodigesto e o sistema de tratamento por lodo ativado, utilizando como ferramenta a anlise emergtica e seus 20 indicadores. Objetivos especcos: avaliar a sustentabilidade dos sistemas estudados; avaliar os servios do meio ambiente para diluio das emisses de cada sistema; 25 discutir os resultados obtidos; comparar os sistemas quanto sua contribuio ao meio ambiente; vericar o alcance dos indicadores emergticos na avaliao dos sistemas estudados.

10

33

Unidade II
3.4 Como pesquisar?

A metodologia a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no trabalho de pesquisa. Descreve a estratgia de pesquisa para coletar dados necessrios a m de testar a hiptese formulada. 5 Por exemplo, na pesquisa sobre associaes de moradores e poltica de saneamento: Que dados seriam necessrios? Como obt-los de forma dedigna? Quantos dados seriam representativos? 10 Como analis-los?

Podem-se combinar mtodos qualitativos (como a histria de vida) com mtodos quantitativos a elaborao de um ndice de casas atendidas pelo sistema de saneamento correlacionado ao ndice de membros liados associao 15 de bairro, a partir de dados retirados de uma amostra de moradores dos bairros A, B e C. A metodologia explica: o tipo de pesquisa; o instrumental utilizado (questionrio, entrevista, entre outros); 20 o tempo previsto; a equipe de pesquisadores e a diviso do trabalho; as formas de tabulao e tratamento dos dados; tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

34

MTODOS DE PESQUISA
3.5 Quando pesquisar?

O cronograma deve descrever o tempo necessrio para a realizao de cada uma das partes propostas no projeto. As etapas podem ser coincidentes, mas no excludentes. Por exemplo, possvel fichar um texto e levantar dados 5 secundrios no mesmo ms, mas no possvel fazer uma anlise comparativa das entrevistas sem t-las terminado.
Exemplo de cronograma
Etapas Leitura e chamento Levantamento de dados em campo Entrevista com operrios Entrevista com dirigentes Anlise comparativa Redao do texto Jan Fev Mar Abr Mai Jun

4 O RELATRIO DE PESQUISA

O relatrio de pesquisa o documento que mostra: como o projeto foi executado; 10 que dados foram coletados; como esses dados foram analisados; que resultados podemos extrair deles. O projeto pode ser retomado no relatrio, no mais como proposta de trabalho, mas como relato da realizao desse 15 trabalho. O relatrio a primeira divulgao da pesquisa efetuada, pois, sem divulgao dos resultados, sua pesquisa no servir a seu m.

35

Unidade II
Passos para a divulgao da pesquisa: 1. Formular a pergunta. 2. Realizar a pesquisa. 3. Interpretar os resultados. 4. Divulgar os resultados.
4.1 O que considerar ao planejar um relatrio ou um resumo?

O texto deve ser conciso, informativo, com maior ou menor detalhamento. A forma importante, mas no substitui resultados consistentes e interpretao adequada. Apresente o aparato terico que deu suporte pesquisa, que auxiliou a levantar hipteses e a estabelecer seus 10 objetivos. Esclarea conceitos importantes; apresente, discuta e se posicione a respeito de diferentes vises ou abordagens; mostre que voc conhece o que se diz sobre o assunto, discutindo questes polmicas ou problematizando 15 algumas delas e explicite sempre seu posicionamento nessas discusses.
No deixe para a ltima hora Leia relatrios, resumos e artigos Faa um esboo Mostre para o orientador Escreva Revise Critique

Reescreva / corrija

Imprima a cpia nal

Passos para a divulgao da pesquisa

36

MTODOS DE PESQUISA
4.2 Como escrever um relatrio?

Os relatrios de pesquisa devem, obrigatoriamente, conter os seguintes itens: Identicao Resumo 5 Introduo Material e mtodos Resultados Discusso / Concluses Bibliograa 10 Perspectivas de continuidade ou desdobramento do trabalho Apoio Agradecimentos 4.2.1 Identicao Faa uma capa simples com: Nome da Instituio 15 Ttulo do trabalho Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) Local e data Identique: Projeto 20 Nmero do processo Bolsista

37

Unidade II
Orientador Local de execuo Vigncia 4.2.2 Resumo Resumo: apresentao concisa das ideias de um texto (Norma NBR 6028, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas). a apresentao sinttica e seletiva das ideias de um 5 texto, ressaltando sua progresso e articulao. Mostra as principais ideias do autor e feito quando o relatrio est finalizado. Forma: tamanho: determinado em muitos casos: 10 um s pargrafo; frases pouco extensas; terminologia especca; ordem direta das frases. O resumo deve conter: 15 1. Identicao 2. Introduo 3. Material e mtodos 4. Resultados 5. Discusso / Concluses 20 6. Apoio

38

MTODOS DE PESQUISA
Exemplo Caractersticas biolgicas de clulas hematopoiticas transfectadas com o gene egfp. Leonardo Augusto Karam Teixeira, Ceclia Matte Fricke, Camila Ilgenfritz e Nance Beyer 5 Nardi. Departamento de Gentica Instituto de Biocincias, UFRGS Porto Alegre/RS. Clulas hematopoiticas esto sendo intensamente investigadas devido a seu potencial como alvo de terapia gnica. Tem sido mostrado, entretanto, que a transferncia de genes exgenos pode alterar biologicamente as clulas-alvo, diminuindo sua capacidade de proliferao e diferenciao. O presente trabalho teve como objetivo a anlise das caractersticas biolgicas de clulas da linhagem hematopoitica K562, previamente transfectadas com o gene reprter egfp (enhanced green fluorescent protein), cuja expresso detectada por citometria de fluxo. Clulas K562 transfectadas ou normais foram cultivadas em diferentes condies, e comparadas com relao a diferentes parmetros que incluram a expresso de marcadores de superfcie. Os principais resultados encontrados foram: (1) quando cultivadas na ausncia de presso seletiva, a expresso do gene reprter mostrou um rpido declnio; (2) clulas K562 transfectadas apresentaram uma capacidade mittica diminuda quando cocultivadas com clulas K562 normais, em diferentes concentraes; e (3) os nveis das molculas de adeso CD11c, CD31 (baixo) e CD49e (alto) no foram afetados pela transfeco, enquanto a baixa expresso dos marcadores DL e CD117 mostraram uma tendncia a aumentar nas clulas transfectadas. Estes resultados mostram que dois dos principais problemas dos protocolos de terapia gnica, manuteno da expresso do transgene e expanso das clulas transfectadas, podem ser analisados para correo in vitro. Apoio: CNPq, FINEP.

10

15

20

25

30

39

Unidade II
4.2.3 Introduo A introduo deve esclarecer qual a pergunta que voc est fazendo (tema) e por que vale a pena faz-la. Explique o que voc pesquisou, ou seja, o seu objeto de pesquisa. A introduo dever ser um breve resumo do projeto, 5 contendo o problema e os objetivos, se for o caso, de forma que possa informar ao leitor, com uma leitura rpida, o que pretende a pesquisa proposta. A introduo apresenta as razes da pesquisa. Expe o que levou o pesquisador a realizar a investigao, 10 situando o trabalho em relao a outros j publicados no mesmo campo. Ao estabelecer, de forma sucinta, o estado atual em que se encontra o problema a ser investigado, a introduo mostra a importncia do trabalho, limita o problema a ser estudado e o 15 situa no setor especializado. Deve-se convencer o leitor de que sua pesquisa relevante. Faa um pequeno histrico sobre o tema, conte de onde ele surgiu e por qu. Mostre, sutilmente, para seu leitor, que seu trabalho merece ser lido. 20 De maneira geral, a introduo deve informar sobre: antecedentes do tema; tendncias; natureza e importncia do tema; justicativa da escolha do tema; 25 relevncia;

40

MTODOS DE PESQUISA
possveis contribuies esperadas; objetivos do estudo. 4.2.4 Material e mtodos Mostra o que voc utilizou e o que voc fez para responder questo colocada como tema. Essa parte pode variar muito, 5 dependendo do objeto de trabalho, mas normalmente especica os seguintes aspectos: sujeitos da pesquisa: quem so, faixa etria, sexo, grau de escolaridade, diferenas entre os grupos, entre outros; 10 mtodo de coleta de dados (procedimentos): que materiais foram usados, como os dados foram coletados etc.; materiais: citar os equipamentos, reagentes e outros itens utilizados, informando fabricante ou fornecedor; mtodos: descrever os procedimentos detalhados, que possam ser reproduzidos com os materiais e equipamentos descritos. 4.2.5 Resultados Quais as respostas que voc encontrou? A descrio dos resultados deve ser clara e objetiva, resumindo os achados principais que sero detalhados em tabelas e guras. 20 Exemplo Tabela 1 - Extenso do desorestamento bruto (km2) de janeiro de 1978 a agosto de 1998. Table1 - Extent of gross deforestation (km2) from January 1978 to August 1998.

15

41

Unidade II
Estados da Amaznia Amaznia States Jan/78 Jan/78 Abr/88 Apr/88 Ago/89 Ago/90 Ago/91 Ago/92 Ago/94 Ago/95 Ago/96 Ago/97 Ago/98 Aug/89 Aug/90 Aug/91 Aug/92 Aug/94 Aug/95 Aug/96 Aug/97 Aug/98

Acre Amap Amazonas Maranho Mato Grosso Par Rondnia Roraima Tocantins

2500 8900 9800 10300 10700 1100 12064 13306 13742 14203 14714 200 800 1000 1300 1700 1736 1736 1782 1782 1846 1962 1700 19700 21700 22200 23200 23999 24739 26629 27434 28140 28866 63900 90800 92300 93400 94100 95235 95979 97761 99338 99789 100590 20000 71500 79600 83600 86500 91174 103614 112150 119141 125023 131808 56400 131500 139300 144200 148000 151787 160355 169007 176138 181225 188372 4200 30000 31800 33500 34600 36865 42055 46152 48648 50529 53275 100 2700 3600 3800 4200 4481 4961 5124 5361 5563 5791 3200 21600 22300 22900 23400 23809 24475 25142 25483 25768 26404

Amaznia Brasileira Brazilian Amazon


(incluindo desorestamento antigo) (includes old desforestation)

152200 377500 401400 415200 426400 440186 469978 497055 517069 532086 551782

Tabelas e guras so muito importantes; seu nmero deve ser o menor possvel, e elas devem ser construdas com cuidado, para incluir todas as informaes necessrias com clareza. Tabelas so numeradas sequencialmente (Tabela 1, 5 Tabela 2 etc.); seu ttulo deve ser informativo, colocado acima; notas de rodap (a, b, c...) podem ser colocadas diretamente abaixo da tabela. Figuras (fotos, esquemas, grcos) so numeradas sequencialmente (Figura 1, Figura 2 etc.); seu ttulo deve ser 10 informativo e devem ser autoexplicativas. A legenda deve ser colocada abaixo da gura. .
120 100 Contagem 80 60 40 20 0 -4 -4 2 Amplitude do rudo Histograma do rudo branco acima com 50 bins -2 4

42

MTODOS DE PESQUISA
4.2.6 Discusso / Concluses No fechamento da sua pesquisa, retome os objetivos propostos na introduo, faa um breve resumo do que foi feito e apresente as suas principais concluses. 5 O que estas respostas encontradas nos resultados signicam? Como elas ajudam a resolver o problema? Quais as principais diculdades encontradas? Quais as perspectivas de continuidade do trabalho? Raramente chegamos a concluses muito denitivas, por 10 isso, em muitos casos, melhor tratar de consideraes nais e deixar a concluso para os casos em que ela realmente ocorrer. A concluso deve resultar de dedues lgicas, sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo 15 do trabalho e conter comentrios e consequncias prprias da pesquisa. Dadas as particularidades e restries de cada pesquisa, normalmente, o que temos so indcios, tendncias, e no concluses. 4.2.7 Bibliograa citada 20 Referncia bibliogrca um conjunto de elementos que permite a identicao de publicaes, no todo ou em parte. Todas as referncias utilizadas no texto devem estar listadas nesse item. Lembre-se: no liste se no citar e no cite se no listar. Dependendo do meio de divulgao, h diversos formatos 25 para apresentao das referncias bibliogrcas. Desta forma,

43

Unidade II
aps denir o meio de divulgao, deve-se escolher o formato apropriado. Exemplos Livros: CERVO, A. L., BERVIAN, P. A. Metodologia cientca. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. FRANA, J. L. et al. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientcas. 3. ed. rev. aum. Belo Horizonte: UFMG, 1996. 5 Peridicos: CADERNOS DE PSICOLOGIA. Belo Horizonte: FAFICH - UFMG, v.1, n.1, out. 1984. Artigos de peridicos: OLIVEIRA, M. A. e NASCIMENTO M. Da anlise de erros aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita. Educao em revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 12, p. 33-43, dez. 1990. Artigos de jornal: NUNES, E. Retrato do nordeste; ou observaes de uma estagiria do jornalismo, na terra que o presidente no viu. Estado de Minas, Belo Horizonte, 20 ago. 1980. 2. cad. p.8. Filmes: A LIBERDADE azul. Direo de Krzysztof Kieslowski. So Paulo: Look Filmes, 1994. 97 min., color., legendado. (Traduo de Blue. Fita de vdeo - VHS) Sites: GOLDIN, Jos Roberto. Projeto de Pesquisa: Aspectos ticos e Metodolgicos. Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/HCPA/ gppg/projeto.htm>. (Acessado em 06/06/2003).

44

MTODOS DE PESQUISA
Essas normas costumam modicar-se a cada ano. Apresentamos, aqui, as formas mais frequentemente encontradas em documentos acadmicos. Lembramos tambm que, mais importante que fazer de um jeito ou de outro, 5 manter, dentro do que estabelecem as regras, a constncia, a coerncia em todo o trabalho. 4.2.7.1 Citaes A citao, alm de fundamentar a argumentao, confere credibilidade ao trabalho. Existem pelo menos trs formas diferentes de mencionarmos 10 um autor ou, mais precisamente, seu discurso em um texto. Citao literal: reproduo ipsis verbis do texto, com as mesmas palavras que ele prprio utilizou no texto original, com os devidos crditos ao autor. interessante fazer um comentrio aps uma citao literal. 15 Isso demonstra que se est atento relao das palavras do autor, com o seu texto. Parfrase: tambm a reproduo das ideias contidas em um texto, porm em palavras diferentes das utilizadas pelo autor. Essa forma de citao j demonstra mais independncia da 20 parte do autor, mas cuidado! A falta de ateno pode mudar o sentido das palavras que se est citando. Plgio: a cpia das ideias ou do texto de outrem sem indicao de autoria, constituindo-se como crime. H basicamente trs formas de se fazer citaes literais: 25 citaes longas: aquelas que ocupam mais de trs linhas completas no texto. Devem ser destacadas no texto, em pargrafo recuado e independente (o uso de aspas

45

Unidade II
opcional), no sendo necessrio espaamento datilogrco entre linhas; citaes curtas: aparecem integradas ao texto, sempre entre aspas; 5 citao de citao: so indicadas por aspas simples. No se deve fazer um trabalho com um mosaico de citaes. adequado discorrer sobre um assunto com as prprias palavras e usar outros autores para dar suporte. 4.2.8 Perspectivas de continuidade ou desdobramento do trabalho O projeto foi concludo ou ser continuado? 10 Neste item, podem-se sugerir opes para a continuidade do trabalho (pelo prprio pesquisador ou no). 4.2.9 Apoio Citar as agncias que nanciaram o projeto. Exemplo O projeto teve nanciamento do CNPq e da UNIP. 4.2.10 Agradecimentos 15 Citar pessoas ou instituies que tenham colaborado para a execuo do projeto. Bibliograa bsica ALVES, Rubem. Filosoa da cincia. So Paulo: Ars Potica, 1996. ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico; elaborao de trabalhos na graduao. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

46

MTODOS DE PESQUISA
BASTOS, L. R.; PAIXO, L.; FERNANDES, L. M. Manual para a elaborao de projetos e relatrios de pesquisa, teses e dissertaes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. CERVO, A. L.; Bervian, P. A. Metodologia cientca. So Paulo: Makron Books, 1996. CONTANDRIOPOULOS, A. P. et al. Saber preparar uma pesquisa. So Paulo: Hucitec & ABRASCO,1994. DEMO P. Introduo metodologia da cincia. So Paulo: Atlas, 1991. GIL, A. C. Projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1994. LAKATOS, E. Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientca. So Paulo: Atlas, 1991. MARCANTONIO, A. T. Elaborao e divulgao do trabalho cientco. So Paulo: Atlas, 1993. MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 17. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. MOREIRA, D. A. O mtodo fenomenolgico na pesquisa. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002. SELLTIZ, WRIGHTSMAN, COOK. Mtodos de pesquisa nas relaes sociais. V. 2: Medidas na pesquisa social. So Paulo: EPU, 1987. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientco. So Paulo: Cortez, 1993. SIDMAN, M. Tticas de pesquisa cientca. So Paulo: Brasiliense, 1976. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao. 6. ed. So Paulo: Cortez, 1994.

47

Unidade II
Bibliograa complementar CHIZZOTI, A. A pesquisa em cincias humanas e sociais. So Paulo: Cortez, 1995. CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criao. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 9. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 51-66. DEMO P. Metodologia cientca em cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1989. DESLANDES, S. F. A construo do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 9. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 31-50. GOMES, R. A Anlise de Dados em Pesquisa Qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 9. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. p 67-80. HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 6. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. LUCKESI, C. C. Fazer universidade: uma proposta metodolgica. So Paulo: Cortez, 1987. MINAYO, M. C. S. O desao do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 4. ed. So Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1996. SOLOMON, DV. Como fazer uma monograa. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1996.

48

You might also like