You are on page 1of 20

IMAGEM DE MULHER: REPRESENTAES DE GNERO NA IMPRENSA BRASILEIRA OITOCENTISTA

Aluno: Marcio da Silva dos Anjos Orientadora: Diana Luz Pessoa de Barros Apoio: PIBIC Mackenzie

RESUMO Este artigo aborda as representaes de gnero constitutivas do perodo finissecular brasileiro (sculo XIX). Considerando-o como perodo de transio, tratamos de analisar um texto dA Revista Moderna estudando, a partir da proposta greimasiana, como, no discurso em que a mulher aparece como actante da narrativa, ela encarna e emana valores de uma sociedade em transformao. Tratou-se, ento, de, vendo o perodo considerado como o germe do capitalismo brasileiro, visualizar a forma como os valores dessa formao social podem ser encontrados na discursivizao da mulher de elite. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Histria. Gnero.

ABSTRACT This article approachs the gender representation constitutive of brazilian nineteenth century. Considering it as a trasition period, we treat to analyze the text of the A Revista Moderna in order to study, from the semiological proposal of Greimas, how, in discourse in that woman appears as actant of narrative, she embodies and emanates values of the one society in transformation. We treat, so, of, seeing the considerated period as the outset of Brazilian capitalism, visualize the way how the values of this social formation can be founded in the discourse about elite woman. KEY-WORDS Discourse. History. Gender.

INTRODUO Perodo de enfoque para este estudo, o ltimo quartel do sculo XIX assinala um momento de importncia para o estudo cultural do Brasil, do ponto de vista das representaes sociais. Nele, encontramos um conjunto de transformaes, de diversas ordens, em processo, cujo contedo expressa uma alterao qualitativa da organizao social brasileira. Tomado enquanto processo, o momento em questo caracterizou-se por uma profunda alterao das foras produtivas. Seguindo, por exemplo, a caracterizao histricoeconmica brasileira efetuada por Celso Furtado (1979, p. 151), temos que nesse perodo que ocorre o aumento da importncia relativa do setor assalariado, forma por excelncia da relao de produo capitalista. Uma larga expanso das foras produtivas (PRADO JUNIOR, 1970, p.207) ocorreu, com a finalidade de desintegrar o sistema econmico brasileiro fundado na grande propriedade agrria e voltado para a produo exclusiva de alguns gneros exportveis de grande expresso comercial nos mercados mundiais (idem, ibidem, p.216). Da que, considerado em sua totalidade, esse foi o perodo-germe (FERNANDES, 1976, p. 266) da emergncia e expanso de um capitalismo dependente, nascido do crescimento e consolidao do setor novo da economia (...) era esta que vai da sexta dcada do sculo XIX at os nossos dias (idem, p.229). Deparamos, por isso, com o surgimento de uma classe propriamente burguesa, distinta do antigo senhorio de terra, que alcana o topo do sistema de poder com papel de reorganizar as antigas estruturas econmicas e polticas para a conjuntura de um capitalismo em transformao. Economicamente, coube a esse novo agrupamento scio-lgico realizar na sociedade brasileira parte da evoluo interna do capitalismo competitivo (FERNANDES, 1976, p. 269). Processo que correlato, no plano social, formao da prpria modernidade no Brasil. As ltimas dcadas do sculo XIX caracterizam-se como o incio (se assim se pode dizer) de um perodo de transformao de valores e absoro de novos padres morais, em cujo contedo a burguesia nascente identificar-se-. Smbolo de modernidade e de civilizao (FERNANDES, 1976, p.268), a classe burguesa em nascimento julgar-se- o correspondente concreto, no Brasil, da ideia de modernidade. assim que, em matria de cultura,
estabelecia-se um conflito de concepes, de mentalidade, de moral e de posio diante dos problemas sociais. Um conflito radical, entre o homem rural, conservador, escravocata, monarquista, de gostos clssicos, e o indivduo mais jovem, urbano por excelncia, liberal, republicano, de tendncias romnticas. (MARTINS, 2008, p.27)

Assim, tal transformao resultou em um salto, em vrias esferas concomitantes da vida, do legado portugus s formas econmicas, jurdicas e polticas da Europa moderna (...) 2

(FERNANDES, 1976, p.12-3). De sorte que a modernizao em questo, nos quadros histricos do sculo XIX, diz Florestan Fernandes (idem, p. 268), equivale europeizao e acarreta efeitos europeizadores. Assistimos, portanto, no Brasil, ao surgimento da conscincia de um ser-moderno, e de um pertencimento a esse universo e de todo um conjunto de disposies, instituies e prticas advindas do mundo social europeu moderno. Porm, esse processo firmou-se contraditoriamente, visto que a reorganizao das antigas estruturas de poder - da era senhorial (Fernandes, 1976, p. 267) para o capitalismo competitivo - no eliminou por completo o colonialismo, em suas formas e funes sociais. Nesse perodo, o moderno e o arcaico so concomitantes.
As estruturas econmicas e sociais, constitudas sob a gide do sistema colonial, permaneceram mais ou menos intactas, ao lado das novas estruturas sociais e econmicas, criadas sob o impulso da expanso urbana e da implantao do setor capitalista correspondente, montado atravs dos processos de modernizao incentivados, orientados e comercializados a partir de fora (idem, ibidem, p. 34)

Assim, apesar de sua referncia inevitvel ao mundo desenvolvido, a modernizao brasileira no se situou como uma simples reproduo da evoluo anterior do capitalismo na Europa (idem, ibidem, p.12-3), dado que o caso europeu constituiu-se sob a eliminao de todos os resqucios feudais. E isso nos importa na medida em que possamos tratar dessa simultaneidade no somente em sua realidade material, mas tambm nas formas de conscincia dela decorrentes (isto , na cultura). A adoo de novos habitus (BOURDIEU, 2009, p.14), novos esquemas de percepo e de apreciao resultado de dependncia cultural dos pases imperialistas , em suma, de uma nova relao com a cultura, na medida em que se circunscreveram a grupos especficos (classe dominante e fraes da classe dominante), atuaram brutalmente como um mecanismo de violncia simblica isto , como poder que chega a impor significaes e a imp-las como legtimas, dissimulando as relaes de fora que esto na base de sua fora (BOURDIEU & PASSERON, 2008, p.25) contra grupos sociais distantes da burguesia nascente. Dito de outro modo, as novas mentalidades, instituies e prticas, liberais e progressistas, faziam parte somente dos nveis de aspirao das classes dominantes ou de suas elites dirigentes (FERNANDES, 1976, p. 13), como forma de, por um lado, se auto-conservarem como classe para si, produzindo discursos justificadores de si mesmos e, de outro, para operar uma distino cultural em frente a tudo aquilo que no se encaixe em uma burguesia revolucionria, democrtica e nacionalista (FERNANDES, 1976, p.268), tanto no plano poltico quanto no plano cultural. Portanto, se se marcou o perodo de nosso estudo, no 3

plano cultural, por um esprito de renovao, de reviso total de estilos de pensamento e de idealizao poltica (MARTINS, 2008, p.105), no menos verdade que tal transformao atendeu, antes de tudo, s finalidades de manuteno e conservao do monoplio de uma classe particular nascente1. A esse respeito, pode-se dizer que a imprensa figurou como um dos elementos de relevante peso, seja como produto, isto , como resultado das transformaes scio-econmicas ocorridas, seja como processo necessrio para a legitimao da nova ordem. Quanto ao primeiro, no interior de seu prprio campo, o fim do sculo assinalou uma espcie de autonomizao relativa da prtica jornalstica (ou, no caso limite, um esboo de tal), autonomia por meio da qual revistas e jornais, pequenos e artesanais, passaram a estruturar-se como empresa de informao. Assim, Sodr afirma que (1983, p. 275)
A passagem do sculo, (...) assinala, no Brasil, a transio da pequena a grande imprensa. Os pequenos jornais (...) cedem lugar s empresas jornalsticas, com estrutura especfica, dotadas de equipamento tipogrfico necessrio ao exerccio de sua funo (...)

Mudana estrutural que, como assinalam Martins & De Luca (2008, p. 152), (...) no se circunscreveu composio e impresso propriamente ditas, mas atingiu a prpria fatura do contedo, que passou a contar com redatores, articulistas, crticos, reprteres, revisores, desenhistas, fotgrafos (...). Ainda segundo Sodr (idem, ibidem), a transformao na imprensa, que aqui chamamos de autonomizao,
est naturalmente ligada s transformaes do pas em seu conjunto, e, nele, ascenso burguesa, ao avano das relaes capitalistas: a transformao da imprensa um dos aspectos desse avano; o jornal ser, da por diante, empresa capitalista, de maior ou menor porte. O jornal como empreendimento individual, como aventura isolada, desaparece, nas grandes cidades.

Essa

transformao

da

imprensa

germe

de

uma

instncia

jornalstica

desinteressadamente interessada, isto , em cujos discursos as ideologias passam traduzidas agora por valores jornalsticos. - implica, por sua vez, a gnese de um corpo de profissionais destinados a produzir discursos sobre si mesmos, na medida em que so fraes de uma classe s, a burguesa.

No somente econmico, deve-se notar, como tambm poltico e, mais perto do que desejamos estudar, cultural.

Ocorre, por isso, a circulao de um conjunto de valores que, como num circuito fechado, reproduzem, no plano da linguagem, o grupo de status2 de uma burguesia nascente. Em outras palavras, as condies que do acesso a um modo de ser moderno, distante dos arcasmos portugueses e em oposio a eles, tornam-se objeto de monopolizao por grupos de status (WEBER, 1974, p.77). Ento, para alm de seu aspecto de controle poltico, uma das principais funes da imprensa foi tornar clara a identidade entre o homem burgus brasileiro, dotado de prticas e apreciaes legtimas, e o mundo moderno europeu. Excluindo, por isso mesmo, qualquer referncia que no se encaixasse nesse mbito. Seja o prprio ato da leitura (espcie de modalidade do ser-moderno, o letrado), competncia cuja posse, por si, j funcionava como um mecanismo de diferenciao social, pois que tal prtica impe uma relao privilegiada com o tempo3; seja tambm o surgimento das ditas revistas de variedades, cujo consumo se d mediante uma espcie de gratuidade intelectual (BOURDIEU, 2008, p.50), quer dizer, atividade sem nenhum fim a no ser a de esbanjar a luxria espiritual. dessa mentalidade burguesa que tratamos neste estudo. Todavia, centramo-nos em um aspecto somente, qual seja, o das relaes de gnero (masculino/feminino), analisando a construo do discurso do feminino na imprensa da poca, por meio de um estudo concreto de textos referentes ao peridico A Revista Moderna. Com isso, nosso objetivo principal foi o de compreender uma determinada relao social enquanto articulada por discursos especficos (nesse caso, o da imprensa) que a justificam, e a tornam uma realidade de segunda ordem, isto , simblica. Pois, torna-se inevitvel compreender, para alm de sua manifestao material (diviso sexual do trabalho, por exemplo), as maneiras como as relaes de gnero se concretizam no plano da cultura, por meio dos discursos. De modo que intencionamos caracterizar tal aspecto da histria cultural brasileira do fim do sculo XIX, nos discursos jornalsticos. Essa tarefa se impe caso desejemos compreender como uma sociedade se ordena (enquanto submisso e regularidade socio-lgicas) a partir de uma violncia que no fsica e explcita, mas antes simblica e, por isso, implcita. Ou seja, como os diversos textos culturais contribuem para produzir um conformismo moral e lgico (DURKHEIM, 1989; BOURDIEU, 2009), desconhecidos enquanto tais, numa determinada sociedade. Em uma palavra, essa tarefa importante quando a dimenso simblica se torna parte da dimenso
2

No sentido de portadores especficos de todas as convenes, por meio das quais a estilizao da vida, isto , as modalidades de condio de classe, manifesta-se. (WEBER, 1974, p.77). 3 A leitura o que ocorre espontaneamente quando se vai ter tempo para no fazer nada, quando se vai ficar fechado sozinho em algum lugar (BORDIEU & CHARTIER, 2009, p.238).

do poder. Pois, se o mundo material mantm sua eficcia de conservao e a reproduo de si mesmo, isso se deve sobremaneira aos mecanismos ideolgicos de inculcao que, por meio do discurso, contribuem para produzir e reproduzir a integrao intelectual e a integrao moral do grupo ou da classe em nome dos quais ele se exerce (BOURDIEU & PASSERON, 2008, p.57). Quer dizer, fazendo com que formas concretas de vida tomem o contedo de uma suposta segunda natureza quando as instncias culturais (imprensa, arte, etc.) tratam de represent-las, esse nvel uma das estratgias determinantes pela qual a ordem se perfaz e , portanto, de necessria compreenso. Nesse contexto, ao realizar este estudo, ns pretendemos: 1) compreender a maneira pela qual o peridico Revista Moderna constri um discurso sobre a mulher; 2) desvendar em que procedimentos, mecanismos, estratgias e tticas discursivas e textuais esse discurso sobre a mulher se assenta; 3) mostrar em que quadros de valores esse discurso se insere, ou seja, quais funes ideolgicas ele cumpre numa determinada fase da sociedade brasileira de classes.

REFERNCIAL TERICO

Para dar conta disso, embasamo-nos no referencial da semitica francesa greimasiana. Ela nos fornece um modelo terico que permite analisar os processos de estruturao do discurso e que, entre outros resultados, explicita a relao dos sujeitos da enunciao com os valores e as ideologias postos no texto. Greimas concebe o texto a partir do percurso gerativo, por meio do qual a construo do sentido se processa. Como caminho que passa por diferentes etapas, esse percurso constitudo por trs nveis: 1) o fundamental; 2) o narrativo; 3) o discursivo, cada um deles possuindo uma sintaxe e uma semntica prpria. No possvel tratar de todos aqui. Por isso, falaremos somente daquele que nos interessa mais de perto, isto , o nvel discursivo. Sintaticamente, nesse nvel que se observa a projeo da enunciao no discurso, temporal, espacial e actorialmente. Nessas trs dimenses, ele realiza debreagens enuncivas e enunciativas (FIORIN, 2008, p.44), isto , projeta para fora de si os actantes e

as coordenadas espaciotemporais do discurso de modo a produzir determinados efeitos de sentido. Semanticamente, so dois os procedimentos que revestem concretamente aos esquemas narrativos cannicos abstratos: a) tematizao, que se refere construo de textos em um nvel distante das sensaes. Ele construdo segundo categorias genricas. Em outras palavras, os percursos so constitudos pela ocorrncia de traos semnticos ou semas, concebidos abstratamente (BARROS, 2007, p.68). A despeito disso, a tematizao no deixa de ser uma concretizao do sentido (FIORIN, 2008, p.64). , ao contrrio, de ordem explicativa e ordenatria. Classificam e ordenam a realidade significante, estabelecendo relaes e dependncias (idem, ibidem, p.65). (...) So categorias que organizam, categorizam, ordenam os elementos do mundo natural: elegncia, vergonha, raciocinar, calculista, orgulhoso, etc. (idem, ibidem, ibidem). b) figurativizao, que diz respeito ao grau de concretude de um dado texto. Concretizao de um tema, esse procediemento discursivo usa elementos que visam a inculcar no enunciatrio determinados efeitos de sentido de realidade e de veridico. A funo descritiva e representativa (FIORIN, 2008, p.64) predomina, sendo as diversas unidades mnimas de sentido revestidas de concretude: cor, temperatura, dimenso, sonoridade, cheiro etc. Ambos os processos ocorrem de maneira relacional, cabendo analisar o movimento pelo qual a totalidade de figuras e temas se desenvolve, ou seja, como se desenrolam os percursos temticos e figurativos (FIORIN, 2008, p.69) que, a partir de repeties, reprodues e redundncias, formam percursos isotpicos que do coerncia interna aos discursos. Portanto, ao ler os textos, nossa ateno foi para esse nvel. Para nossa anlise, que pressups uma relao determinada entre histria e instncia da enunciao, ele foi o de maior importncia, dado que nas estruturas discursivas que a enunciao mais se revela e onde mais facilmente se apreendem os valores sobre os quais ou para os quais o texto foi construdo" (BARROS, 2007, p.54). Por isso, na medida em que estuda as relaes da enunciao com o enunciado, a maneira como aquela deixa suas marcas neste, a anlise do discurso contribui para a compreenso sistemtica das formaes ideolgicas que regem a construo de sentido do texto. Nele, torna-se possvel encontrar o conjunto de elementos semnticos habitualmente usados nos discursos de uma dada poca e que constitui a maneira de ver o mundo numa dada formao social (FIORIN, 1988, p.19). 7

Nele, tem-se o campo da determinao ideolgica propriamente dita (idem, ibidem, ibidem) e, nesse sentido, as condies sociais de sua construo, isto , as determinaes de classe que ele comporta. Por fim, esse nvel que nos proporciona o estudo da relao entre as instncias enunciador-enunciatrio, to cara ao nosso trabalho. Pois, dado que essa relao pressupe um contrato comunicativo, por meio do qual o enunciador determina como o enunciatrio deve interpretar o discurso, deve ler a verdade (BARROS, 2007, p.63), os valores e as ideologias postos intepretao para o enunciatrio j estaro encerrados no mbito do prprio texto. De sorte que a eficcia ideolgica do discurso, a sua legitimidade enquanto difusor de uma determinada conscincia social, ser condicionada, sobretudo, pelas escolhas que a enunciao faz para construir o discurso, pelas regras sintticas e semnticas utilizadas por ele a fim de fazer funcionar o jogo de linguagem entre autor e leitor. Da que se para a manipulao dos jornais funcionar, necessrio, entre outros aspectos, que o pblico partilhe do mesmo sistema de valores do jornal (HERNANDES, 2006, p.18), tambm necessrio afirmar que, nesse processo, o autor produz o leitor, no s por lhe impor temas, mas tambm por lhe determinar regras de sintaxe e de semntica necessrias interpretao do texto. D a ele a sua forma e o seu fim4.

MTODO

A realizao desta pesquisa teve dois momentos. O primeiro, dedicado pesquisa bibliogrfica acerca de temticas determinantes para nossa problemtica. O que incluiu: a) o estudo da histria econmica e poltica referente ao perodo considerado, atravs de autores que estudaram o perodo em sua especificidade (FERNANDES, 1976, 1973; PRADO JUNIOR, 1970; FURTADO, 1979), tratando-o sob o ponto de vista transformacional por ns levado em conta, isto , observando as condies sob as quais se deram o surgimento de formas capitalistas de ao econmica. Em outros termos, de que forma a racionalidade econmica capitalista implantou-se numa economia ainda colonial; b) do perodo considerado, o estudo do que se poderia chamar de histria cultural, entendida menos do ponto das culturas objetivadas (literatura etc.), e mais no sentido de formas de vida, isto , de costumes, no sentido, j mencionado, de mentalidades e de

O objeto de arte - como qualquer outro produto cria um pblico capaz de apreciar a arte e de sentir prazer com a beleza. A produo, por conseguinte, produz no s um objeto para o sujeito, mas tambm um sujeito para o objeto. Cf. MARX, 2011, p.47.

esquemas de percepo. Assim, tal abordagem nos fez enfatizar a chamada histria privada (DINCAO, 2002; FREYRE, 2009, 2000, 1985; MARTINS, 2008; MELLO, 1997), particularmente no que esses autores abordam a respeito das temticas sobre: a condio feminina, o espao domstico e privado, a famlia e, sobretudo, sexualidade. c) alm disso, buscamos estudar tambm o campo jornalstico em sua especificidade, por meio do mtodo de reconstruo histrica a partir de autores que tratam do tema (SODR, 1999; BAHIA, 1990;MARTINS & DE LUCA, 2008). d) por fim, nos foi fundamental o estudo propriamente terico (e, ao mesmo tempo, epistemolgico) da principal hiptese aqui levantada. Ela postulou que uma determinada estrutura social engendra os prprios meio de sua perpetuao, dentre os quais se situa a prpria cultura enquanto instrumento de conformao (BOURDIEU, 2009, 2008a, 2008b et al; GODELIER, 1981; WEBER, 1974; et al). E, dado que a linguagem (mais especificamente, o seu aspecto semntica) um dos principais elementos por meio do qual essa hiptese pode ser verificada, tratamos de operacionaliz-la por meio da pesquisa teoria do discurso (BARROS, 2007; FIORIN, 2005, 2008; GREIMAS, 1973; COURTS & GREIMAS, 2011 et al).Tendo essa base, selecionamos o corpus a seguir 5 (o nico disponvel da revista no Arquivo Pblico do Estado de So Paulo): 1) De 1898 - n 26, dezembro; 2) De 1889 - n 27, janeiro; n 28, fevereiro; n 29, maro; Com esse material, recortamos alguns textos que tinham como trao semntico dominante mulher, funcionando como figurativizao do sema feminilidade. A partir disso, efetuamos a anlise de tais textos nos trs nveis considerados pela teoria a fim de reconhecer todos os seus planos e graus de manifestao. Depois, buscamos as temticas e figuras que neles predominavam, observando o modo de desenvolvimento de ambos, isto , o decorrer de seus percursos temticos e figurativos. Tais percursos foram postos em relao entre si, de maneira a podermos depreender os dilogos que o peridico, explicita ou implicitamente, constri. Alm de descrever os processos de construo de sentido, isto , de mostrar sua organizao interna, explicamos tambm quais funes cumpriam determinadas escolhas de sintaxe e semntica espalhadas ao longo do texto, ou seja, os porqus de tal ou qual uso e quais efeitos deles se obtinham (BARROS, 2007, p.62).
5

preciso, desde j, esclarecer que ns estudamos o corpus descrito em sua totalidade. Todavia, em virtude dos limites de exposio, no ser possvel expor os resultados exaustivamente. Restringir-nos-emos, ento, somente a um dos diversos textos a que nos foi possvel ter acesso.

10

RESULTADOS E DISCUSSO: DISPOSIO PARA O LAZER A construo do discurso operada pela enunciao no simplesmente uma operao mental que visa contemplar determinada categoria de agentes dentro de uma sociedade. Ela tambm o prprio lado ativo da representao, na medida em que, por sua funo de inculcao e, por a, de conformidade lgica e moral dentro de uma estrutura social, essa representao produz, ela mesma, prticas e apreciaes em conformidade com os valores que ela euforiza. Como afirma Fiorin (1988, p.74-5), trata-se de uma ao no mundo que contribui para reforar as estruturas de dominao. E no outro o caso a seguir. Temos, no texto, uma valorizao eufrica de uma atividade cultural distante da vida brasileira de ento. Vindas do mundo moderno, as prticas esportivas, associadas s de lazer, constituem uma efetiva marca de distino e de posio da burguesia6. Da ser esse texto, no nvel das relaes entre enunciador e enunciatrio, sobretudo uma incitao ao, j que realiz-la , sobretudo, obter reconhecimento em um grupo monopolizante. Em Os country clubs na Inglaterra: sports dinverno e sport de vero, publicada na sesso Sport da revista, instaura-se, na instncia da enunciao, um programa narrativo em que o enunciador (S1), destinador de objetos-valores, procura convencer S2, o enunciatrio explicitamente marcado no texto como leitora (n 25, s/p.) a entrar em conjuno com os valores associados aos agrupamentos sociais aristocrticos como os Country Clubs britnicos, associaes em que se praticam diversos tipos de esportes (futebol, crquete, plo, etc.), e cuja forma tomada como modelo no sentido do que capaz de servir de objeto de imitao (COURTS & GREIMAS, 2011, p. 316) de sociabilidade pelo ator da enunciao. Em um trecho, assim descreve o narrador: Durante o vero, as famlias ah renem-se todas as tardes numa hospitaleira intimidade e, sob a sombra de rvores, tomam o clssico ch e comem o nacional plum-puding e no inverno, quando rapazes e raparigas, meninos e meninas, aproveitam o ultimo raio de sol nos longos exerccios de patinagem, trens e bolas de neve, o vasto
6

estilizao da vida de que falamos no incio deste trabalho e que encontramos bem expressada no seguinte trecho: Capacidade generalizada de neutralizar as urgncias habituais e suspender as finalidades prticas, inclinao e aptido duradouras para uma prtica sem funo prtica, a disposio esttica consegue constituir-se apenas em uma experincia do mundo desembaraada da urgncia, assim como na prtica de atividades que tem sua finalidade em si mesmas, por exemplo, os exerccios escolares ou a contemplao das obras de arte. Ou dito em outras palavras, ela pressupe o distanciamento do mundo (...) que o princpio da experincia burguesa do mundo. (BOURDIEU, 2008a, p.55).

11

salo bem aquecido espera-os, para continuar na dansa e nos differentes jogos, as boas palestras interrompidas ao cahir da noite (n 25, p.96). No que diz respeito sintaxe discursiva, ao se projetar enuncivamente (ele-ento-algures), evitando marcas de uma enunciao explicitamente enunciada, bem como ao ancorar espacial, temporal e actancialmente o discurso (durante o vero, famlias, meninos, salo, sob a sombra de rvores) o narrador cria uma iluso de referencialidade, um simulacro do real, que fornece, nesse caso, condies para o xito do programa entre S1-S2 mencionado acima. Trata-se, ento, de um lugar e de um tempo solidamente preexistentes ao sujeito que os narra e, por isso, crvel de ser assimilado culturalmente. Tal procedimento direciona utilizao das figuras e de temas, que recobrem o sentido do texto, para um modo mais distante e mais objetivo, dando ao enunciado carter de independente e de autnomo em relao ao prprio sujeito da enunciao. Vejamos alguns trechos: Sobre o gelo duro e resistente elegantes Miss e correctos rapazes deslizam sem rudo sobre o equilbrio dos patins, recebendo, em pleno rosto, o ar glacial e vivificador de uma temperatura de Dezembro (idem, ibidem) Essas associaes, conhecidas em geral pelo nome de Clube Campestre so uma espcie de prolongao da famlia, com todas as suas liberdades tambm com todas as garantias (idem, ibidem) No primeiro pargrafo, encontramos as figuras do deslizar sem rudo, ar glacial e vivificador, sobre o equilbrio dos patins associadas figura de elegantes Miss. Essas, por sua vez, semnticamente opondo-se ao gelo duro e resistente, remetem ao tema da suavidade e da leveza. Vemos, ento, que, configurao discursiva mulher, homologado, aqui, o tema do lazer, isto , da ao desinteressada, recreativa, do fazer por esporte, com o papel temtico da mulher que se diverte. Porm, ela no s marcada por um saber-fazer os diversos esportes como tambm por um modo de fazer especfico (a suavidade, a delicadeza), que a marca e a diferencia. Modo de fazer que suas prprias vestimentas exigem. A esse respeito, as imagens que acompanham o texto so reveladoras. A primeira, na parte superior-direita da pgina, mostra um dilogo entre duas damas e um rapaz, cujos estilos 7 se opem frontalmente. Considerando a categoria esttico-dinmico, o primeiro termo dessa relao que assumido pelas damas, j que toda a sua vestimenta as colocam, num ambiente esportivo, ressalte-se, numa situao de objeto a ser visto e admirado. a tpica

Alm de outros sentidos, enquanto modo de construo, pelo ator da enunciao, dos personagens da narrativa, e, nesse sentido, concentrando um mundo, definindo um modo de presena. (DISCINI, 2003, p.107)

12

situao de mulher-objeto, apontada por Freyre (1981, p.98), feita para ser cultuada (narcisisticamente) pelo homem8. Ao contrrio, ele, segurando uma raquete, trajado e posicionado esportiva, revela-se possuidor do segundo termo da relao. E, na medida em que o esporte um poder-fazer condicionado por esse termo, seu papel o nico que efetivamente se adequa ao espao cnico descrito pela enunciao. Quanto segunda foto, localizada na parte inferior-esquerda da tela, a relao descrita acima pode tanto ser confirmada pelo o que essa imagem diz, quanto, por meio dela, ainda se pode visualizar outras relaes. Numa pista de gelo, a foto mostra, frente, uma senhora patinando, enquanto dois homens a ajudam. Um pouco atrs, outros dois homens os acompanham e, no canto direito da foto, situa-se outra senhora, dessa vez parada. O que se pode depreender, aqui, da relao mostrada na outra foto, o fato de os ares e donaires, as delicadezas expressas, ademais, pelas vestimentas atuarem como um impedimento realizao da competncia (poderfazer) esportiva. Assim, ao se defrontar com um programa do fazer, no consegue dominlo, o que resultaria numa consequncia negativa (COURTS & GREIMAS, 2011, p.93), no fossem os homens para auxili-la. Estes atuam, ento, como doadores (COURTS & GREIMAS, 2011, p.152), como adjuvantes operando ora no sentido do desejo, ora facilitando a comunicao (RECTOR, 1978, p.99). Depreende-se daqui no s uma relao de dependncia entre gneros em relao consecuo de uma prtica, como tambm uma relao contratitria entre texto escrito e imagem na medida em que o que afirmado no primeiro plano de expresso (cf., acima, (...) elegantes Miss e correctos rapazes deslizam (...)) negado no segundo. Ainda do ponto de vista da semntica discursiva, h outro aspecto do texto que merece ser destacado. Figurativizando temporalmente o ambiente por meio da hospitaleira intimidade, no primeiro trecho citado, o enunciador introduz os eixos semnticos da privacidade e da individualidade, papis temticos tpicos do mundo familiar, a despeito (e em contraste com) da prpria ideia de comunidade que tais clubes, tematicamente, representam (todos correm com mais ou menos ardor...).

O homem patriarcal se roa pela mulher macia, frgil, fingindo ador-la, mas na verdade para sentir-se mais sexo forte, mais sexo nobre, mais sexo dominador. (FREYRE, 1981, p.98)

13

Tanto isso que, em complementao, no segundo pargrafo, h uma associao metonmica entre as figuras famlia e Clube Campestre. O que no s cria um efeito de sentido que concretiza, com preciso, algum tema que se deseja transmitir ao leitor (FIORIN, 2008, p.100), como tambm, do ponto de vista semntico, permite transferir esquemas de percepo, ou seja, sistema das disposies socialmente constitudas que (...) constituem o princpio gerador e unificador das prticas e das ideologias caractersticas de um grupo de agentes (BOURDIEU & PASSERON, 2008, p.62) de um campo social (famlia) a outro (esportes e lazer). Trata-se, por isso, de uma representao da mulher que, embora a apresente em papel pblico (o que, deve-se ressaltar, um fato novo), no evita estiliz-la por meio de requintes e maneiras do papel privado feminino. a mulher que sai rua, todavia custa da dura e contnua vigilncia familiar e, principalmente, masculina (DINCAO, 2002, p.228). Da que tais ares e modos femininos, longe de serem um acessrio, eles adquirem um carter de necessidade, uma espcie de obligation, de conveno moral sem a qual essa mulher no poderia atuar nos espaos pblicos. Sob a condio de perderem a sua prpria nobreza, essas mulheres tiveram de aprender a comportar-se em pblico, a viver de maneira educada (idem, ibidem, ibidem). Assim que a delicadeza, a suavidade, o decoro, maneiras femininas de fazer esporte, so papis temticos que correspondem, por sua vez, tambm a papis familiares. Assim, a aspectualizao da mulher operada pela enunciao significativa, pois, se no homloga, ao menos mantm uma relao contratual com um conjunto de valores da burguesia de ento. Ou seja, observa-se aqui um paralelismo entre categoria smicas e estrutura social. Antes de tudo, o fato de a categoria INDIVDUO-sociedade, princpio de classificao fundamental do ser-burgus, ser aqui determinante, principalmente pelo fato de a famlia (no texto, ancorada em avs, filhos etc.), com todas as suas oposies e hierarquias de sexualidade, ser um tema fundamental para a leitura do texto, aliado o tema do lazer. No -toa essa valorizao eufrica do indivduo sintomtica nesse perodo. Na economia, ela revestida, ento, sob o elemento da livre-iniciativa (FERNANDES, 2006, p.120), isto , sob o indivduo inteiramente voltado com suas atividades e atenes para o objetivo nico de enriquecer (PRADO, 1970, p.208). Na cultura, ela coincide com a prpria forma burguesa da individualidade, que reorganiza os tipos de privacidade e de experienciao do ego. Da, por exemplo, que
o desenvolvimento das cidades e da vida burguesa no sculo XIX influiu na disposio do espao no interior da residncia, tornando-a mais aconchegante; deixou ainda mais claros os limites do convvio e as

14

distncias sociais entre a nova classe e o povo, permitindo um processo de privatizao da famlia marcado pela valorizao da intimidade. (DINCAO, 2002, p.226).

Dessarte, na medida em que o sistema patriarcal comea a declinar, as estratgias para a obteno da distino, da raridade e do poder apesar de dependerem em alto do grau do capital econmico, social e cultural monopolizado pela elite (por meio dos quais os dominantes fechavam-se em si, contra qualquer mecanismo de ascenso) faziam recair, doravante, sobre o sujeito-em-si o sucesso ou o fracasso de determinadas apostas e investimentos. Trata-se, por isso, de um sujeito ensimesmado, este a que agora assistimos: a vocao, o seu talento, o seu dom so os princpios (des)classificadores, que produzem a estima ou a denegao. A ttulo de exemplo, eis um dos im aginrios emergentes no momento: individualismo romntico, valorizando o amor independente de qualquer considerao de famlia ou de raa: ou de Romeu por Julieta. O amor independente da considerao econmica dos amantes 9 (FREYRE, 2000, p.291). Correspondente, no homem, da auto-iniciativa, do altrusmo, da nobreza, em suma, de categorias que conduzem para o exterior, essa individualidade , entretanto, modalizada na mulher a partir de papis temticos que remetem ao indivduo em sua interioridade. Uma srie de aspectualizaes que demarcam a mulher, os seus limites e as suas regras de ao, esse conjunto caracteriza-se por enfatizar uma dimenso noolgica (GREIMAS, 1973, p.158) desse sujeito, em contraposio com a dimenso cosmolgica (idem, ibidem, ibidem), esta dominante no sexo masculino. Em outras palavras, so representaes sociais que ressaltam, na mulher, a isotopia temtica do mundo interior (no habitar o espao domstico), do sentimento (nas prticas culturais cultas artes etc.), da delicadeza (nas prticas de lazer, esportes etc.). Inscrevendo tal oposio na biologia, naturalizando-a, portanto, a nfase tal dimenso constri a prpria maneira como a mulher concretamente vista em sua figura, bem como em todos os papis actanciais (COURTS, GREIMAS, 2011, p.357) que, socialmente, lhe so reservados. A respeito do primeiro, a comparao a seguir de Gilberto Freyre (1997, p.181) ilustrativa.
Um ideal muito brasileiro tornou-se, por influncia do Romantismo, o de sinhazinha adolescente, quase menina e, de to delgada, quase de seios virginalmente discretssimos e de mos e de ps ostensivamente pequenos.
9

sabido que, no casamento pr-romntico, a felicidade conjugal no decorria predominantemente do relacionamento entre marido e mulher, mas (sic) do atendimento de outras necessidades prticas de que o casal era apenas instrumento. convenincia conjugal bastava a estima e o respeito mtuos, a reciprocidade de servios, sobretudo em caso de doena. Se a aliana tinha lados negativos do ponto de vista dos cnjuges, eles tornavam-se irrelevantes em face do xito do que era reputado o essencial. Cf. MELLO, 1997, p.397.

15

Contraste com aquele outro ideal: o de sinh-dona de meia idade, gorda, ostensivamente bem nutrida, apta ao desempenho de mulher me de sucessivos filhos e a cujo fsico no faltavam ancas mais dignamente maternas que provocantemente sexuais.

Esse ideal descrito em que vemos a oposio NOOLOGIA-cosmologia acima dita reforada pelas nomeaes: delgada, seios discretos, ps pequenos, que remetem, antes de tudo, a uma ausncia de virilidade, isto , de honra e, portanto, de possibilidade de poder se plasmou, dentre outros, na vestimenta10, elemento de distino social por excelncia. O corpus que ns aqui mostramos ilustra bem esse aspecto. Fundamentada em valores da nova Europa (FREYRE, 1997, p.33), para as mulheres, a alta costura funcionou como um mecanismo de: 1) insgnia da alta cultura, demonstrao cabal de uma segunda natureza, sendo a escolha de um adorno qualquer a prpria afirmao de uma classe; 2) diferenciao, pois, na escolha da cor, do tecido ou do penteado, ela mostra um contedo que lhe prprio, distinto daquele que o homem, em seu thos corporal, exibe. Um ritmo de andar que tendia a apuros de delicadeza, de graa, de donaire, ento associados de modo consagrador ao tipo, figura, personalidade da mulher, em aguda diferenciao da personalidade mscula., afirma Gilberto Freyre (1997, p.20-1). Nesse sentido, na representao das prticas, sobressai-se, na mulher, uma determinada maneira de fazer e de realizar, ou seja, uma forma da ao ou do objeto em detrimento de sua funo (BOURDIEU, 2009, p.16), inscrita em diversas oposies, que do mulher o seu sentido e sua posio dentro da totalidade social. Claro/escuro, interior/exterior, egosmo/altrusmo e, como a anlise exposta pde visualizar, dinmico/esttico, em suma, a actante-mulher retira a sua diferencialidade a partir de uma srie de modalizaes que simbolizam claramente a posio diferencial dos agentes na estrutura social (...), j que parecem ser as propriedades essenciais da pessoa, como um ser irredutvel ao ter, enfim, como uma natureza, mas que paradoxalmente uma natureza cultivada, uma cultura tornada natureza, uma graa e um dom (idem, ibidem, ibidem).

CONSIDERAES FINAIS Em diversas direes, o texto escolhido infirma a nossa tese, segundo a qual, a mulher um dos elementos em que a transformao social observada se apoia e em que a referida
10

Gorgores e veludos e, no fim do sculo XIX, at peles passaram a ser moda feminina num Rio de Janeiro de calores, nos seus nada curtos veres tropicais. Luvas francesas passaram a requinte ortodoxo no trajo feminino e segundo modelos ingleses, no trajo masculino, marcando esse extremo, contrrio ao clima carioca (..) o absurdo atingido pela europeizao do trajo elegante nessa Corte. Cf. FREYRE, 1985, p.131.

16

concomitncia (cf. acima, p.03). Ela tanto encarna determinados valores dessa estrutura nova, quanto se mantm, em si, ainda mecanismo de conservao de uma realidade patriarcal. Por um lado, na vestimenta e nas marcas corporais, reserva-se a ela novas caractersticas (, encerrando-a num mundo de novos modos e costumes. Nas prticas de lazer, das quais o texto analisado mostra somente um caso, ela tambm se mostra moderna, por meio de consumos culturais como os de clubes desportivos, de leitura, cultivo de flores (todos importados da Europa). Porm, a mulher moderna mostra a sua verdadeira raiz no modo como atua dentro de um espao como o clube. Seus ares e maneiras, sua incapacidade para a realizao de um programa, dado que, por diversos motivos, ela est ali antes para ser olhada e vigiada. Alm disso, ela no est livre das categorias de percepo que a famlia e o mundo androcntrico lhe impe. Ambos os espaos clube e famlia possuem estruturas semnticas correspondentes, de modo que a vigilncia do segundo no cessa quando ela est no primeiro. Esse viver de maneira educada (DINCAO, 2002, p.228), modo de ser feminino que conduz a diversas oposies semnticas (INTERIOR-exterior, ESTTICO-dinmico etc.) no espao social, , desse modo, uma espcie de pan-ptico para o ser e o fazer femininos. E ele se traduz, entre outros, na prtica feminina do lazer, em que a postura e o traje conduzem a uma incapacidade no fazer-esportivo, isto , a uma situao em que a maneira educada (interiorizada, sobretudo, no prprio corpo feminino) implica um nopoder-fazer, no-saber-fazer e tambm um no dever-fazer, em suma, uma condio de cio, fruto de uma posio de classe que como a oposio ESTTICO-dinmico demonstra torna a mulher um objeto a ser visto, admirado e trocado. Este talvez seja um dos valores que se mantiveram inalterados. O de a mulher, apesar de toda a transformao em direo secularizao das prticas, e apesar de participar de prticas modernas (esportes, artes etc.), mostrar-se ainda no papel sacral do sujeito excessivamente protegido, que no age no mundo, mas, que somente tem paixes a respeito dele. Germinado nesse perodo, o amor romntico (DINCAO, 2002, p.230), por exemplo, conjunto de regras que eufemizam toda a relao entre sexos, parece justamente ter feito o trabalho de conciliar os dois tempos: trazer formas de relao entre sexos modernas, mantendo a distncia e a dominao patriarcais entre ambos. Isto , por meio de uma forma de diviso do trabalho sexual, essa chamada romntica, que d aos homens e s mulheres tarefas diferentes (ATIVO-passivo, RETO-curvo, EXTERIOR-interior, ACIMAabaixo) as relaes entre sexos, sob a capa do amor romntico, atuam como um princpio de manuteno da maneira patriarcal do homem agir sobre a mulher. Concomitncia, nesse 17

sentido. Em outras palavras, na maneira, toda calculada, do homem conquistar a mulher, falando de seus pesinhos mimosos. De suas mos delicadas. De sua cintura estreita. De seus seios salientes e redondos (FREYRE, 1985, p.97), encontra-se, na verdade, um mecanismo que busca exprimir e acentuar sua diferena fsica do homem; sua especializao em boneca de carne para ser amolengada pelo homem. Pela imaginao do poeta e pelas mos do macho (idem, ibidem, ibidem).

REFERNCIAS BAHIA, Juarez. Jornal: histria e Tcnica. 4. ed. So Paulo: tica, 1990. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semitica do Texto. 4. ed. So Paulo, tica, 2007. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. 6. ed. So Paulo: Perspectiva, 2009. ________________. A distino: crtica social do julgamento. Porto Alegre: Edusp, Zouk, 2008. ________________& PASSERON, Jean-Claude. A reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. _______________&CHARTIEIR, Roger. A leitura: uma prtica cultural. In: CHARTIER, Roger (org.). Prticas da leitura.4 ed. So Paulo: Estao Liberdade, 2009. COURTS, Joseph; GREIMAS, Algirdas Julien. Dicionrio de Semitica. So Paulo: Contexto, 2008. DINCAO, Maria ngela. Mulher e famlia burguesa. In: DEL PRIORE, Mary (org.). Historia das mulheres no Brasil. 6 ed. So Paulo: Contexto, 2002. DISCINI, Norma. O Estilo nos Textos: histria em quadrinhos, mdia, literatura. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2003. DURKHEIM, mile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totmico na Austrlia. So Paulo: Paulinas, 1989. ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A Ideologia Alem. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. FERNANDES, Florestan. A Revoluo Burguesa no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. ____________________. Capitalismo Dependente e classes sociais na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. 18

FIORIN, Jos Luiz. Linguagem e Ideologia. 4 ed. So Paulo: tica, 1988. ______________. As astcias da enunciao: as categorias de pessoa, espao e tempo. 5. ed. So Paulo: tica, 2005. _____________. Elementos de anlise do discurso. 14 ed. So Paulo: Contexto, 2008. FREYRE, Gilberto. Modos de homem & modas de mulher. 3 ed. So Paulo: Record, 1997.

_______________. Ordem e progresso. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. _______________. Sobrados e mucambos: decadncia do patriarcado rural e

desenvolvimento urbano. 7 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1985. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 16 ed. So Paulo: Editora Nacional, 1979. GODELIER, Maurice; CARVALHO, Edgar de Assis (org.). Godelier: antropologia. So Paulo: tica, 1981. GREIMAS, Algirdas Julien. Semntica estrutural. So Paulo: Cultrix, 1973. _____________________. Semitica e cincias sociais. So Paulo: Cultrix, 1981. HERNANDES, Milton. A mdia e seus truques: o que jornal, revista, tv, rdio, internet fazem para captar a inteno do pblico. So Paulo: Contexto, 2006. MARTINS, Ana Luza & DE LUCA, Tania Regina. Histria da Imprensa no Brasil. So Paulo: Contexto, 2008. MARTINS, Lus. O patriarca e o bacharel. 2 ed. So Paulo: Alameda, 2008. MARTINS, Ana Luza & DE LUCA, Tnia Regina (orgs.). Histria da Imprensa no Brasil. So Paulo: Contexto, 2008. MARX, Karl. Grundrisse. So Paulo: Boitempo, 2011. MELLO, Evaldo Cabral de. O fim das casas-grandes. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.). Histria da vida privada no Brasil: Imprio, vol. 2. So Paulo: Companhia da Letras, 1997. PRADO JNIOR, Caio. Histria econmica do Brasil. 13 ed. So Paulo: Brasiliense, 1970. RECTOR, Mnica. Para ler Greimas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978.

19

SODR, Nelson Werneck. Histria da Imprensa no Brasil. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1983. WEBER, Max. Classe, status, partido. In: BERTELLI, Antnio, PALMEIRA, Moacir & VELHO, Otvio Guilherme (orgs.). Estrutura de classes e estratificao social. 5 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

marciodosanjos@ymail.com dianaluz@mackenzie.br

20

You might also like