You are on page 1of 8

Minicarregadeira

226

Motor Diesel 3034 Naturalmente Aspirado Caterpillar Potncia do Volante 41 kW 54 hp Peso de Operao 2560 kg 5645 lb Capacidade Nominal de Operao 680 kg 1500 lb

Minicarregadeira 226 Caterpillar


Com projeto, construo e suporte da Caterpillar para oferecer desempenho e versatilidade excepcionais, facilidade de operao e de manuteno e suporte ao cliente.
Desempenho e Versatilidade O motor 3034 Caterpillar oferece alta potncia e torque do motor, permitindo a operao com o acelerador parcialmente aberto para diminuio de rudos e menor consumo de combustvel. Um exclusivo recurso de antiestolagem incorporado ao trem de acionamento hidrosttico proporciona a mxima potncia s rodas e s ferramentas de trabalho sem estolar o motor. Um acoplamento mecnico de conexo rpida agiliza e facilita a troca das ferramentas de trabalho e faz a interface com uma ampla seleo de Ferramentas de Trabalho Caterpillar. pg. 4-5 Fcil Operao O conforto do operador e a facilidade de operao, sob todos os aspectos, foram projetados para o posto do operador. Caractersticas ergonmicas como alavancas de controle de baixo esforo, descansos para os braos almofadados e confortveis, alm de um assento anatmico e ajustvel reduzem o cansao do operador. Os braos da carregadeira, o acoplamento de conexo rpida e a cabine foram projetados para oferecer excelente visibilidade ferramenta de trabalho. Encontram-se disponveis opes adicionais para a cabine para aumentar ainda mais o conforto do operador. pg. 4 Fcil Manuteno A 226 foi projetada para a manuteno e servios rotineiros rpidos e fceis. A porta traseira abre-se at 90 graus e a unidade de arrefecimento inclina-se para cima e afasta-se oferecendo um acesso incomparvel ao compartimento do motor. Os pontos de manuteno so agrupados em locais de fcil alcance e todos os filtros so montados verticalmente para reduzir o derramamento de fluidos. A cabine inclina-se para trs expondo as bombas hidrulicas, motores, vlvulas e tubulaes. Tanto o tanque hidrulico quanto o radiador tm um visor de vidro para inspees dirias mais rpidas do nvel de fluidos. pg. 5

Fabricada para proporcionar versatilidade A Minicarregadeira 226, com suas vrias opes de ferramentas de trabalho, uma mquina de construo compacta e altamente verstil. Foi projetada para oferecer a confiabilidade e produtividade tradicionais da Caterpillar nas mais rduas condies de trabalho.

Ferramentas de Trabalho
Escolha entre uma ampla variedade de ferramentas projetadas especificamente para as Minicarregadeiras.
Suporte ao Cliente Os revendedores Caterpillar oferecem um suporte ao cliente inigualvel, com excelentes programas de garantias e pronta disponibilidade de peas, resultando em tempo mximo de atividade da mquina e custos mnimos de reparos. Os servios de manuteno de equipamentos ajudam a otimizar o desempenho e a confiabilidade da mquina. Entre os servios, incluem-se: s Contratos de Suporte ao Cliente s Anlises de leo SOS s Contratos de manuteno s Inspees tcnicas programadas Os servios de gerenciamento de equipamentos ajudam a otimizar os lucros. Esses servios incluem assistncia para: s Seleo de ferramentas de trabalho e mquinas s Aluguel e leasing s Compra e financiamento s Gerenciamento de custo de operaes e de propriedade Ferramentas de Trabalho As Ferramentas de Trabalho da Minicarregadeira Caterpillar estendem a versatilidade da mquina. Fabricadas para bom desempenho e durabilidade, essas ferramentas oferecem alta produtividade, longa durabilidade e excelente valor: s caambas de aplicao geral s caambas para terra s caambas para servios pblicos s caambas para materiais leves s caambas de mltiplas aplicaes s garfos para paletes s brocas s vassouras s fresadoras s caambas de garras s garfos de garras s martelos s ancinhos para paisagismo s revolvedores para paisagismo s tesouras s valetadeiras s compactadores vibratrios Acoplamento de Conexo Rpida As Ferramentas de Trabalho da Minicarregadeira Caterpillar podem ser trocadas rpida e facilmente com o sistema de acoplamento integral mecnico de conexo rpida. A interface universal de acoplamento da minicarregadeira apresenta as seguintes caractersticas: s Cunhas opostas asseguram um encaixe preciso das ferramentas, mesmo aps anos de uso. s Projeto de estrutura resistente com uma grande rea de contato absorve cargas e minimiza a tenso. s Pinos verticais lubrificados so cromados para evitar ferrugem e corroso e facilitam o engate. Todas as Ferramentas de Trabalho Caterpillar incorporam uma interface que combina o acoplamento integral de conexo rpida da mquina, permitindo que o operador troque rapidamente de uma ferramenta de trabalho de alto desempenho para outra.

Posto do Operador
O projeto ergonmico oferece um ambiente de trabalho confortvel.
A cabine ergonmica projetada com o operador em mente. A entrada e sada so fceis com as aberturas amplas da cabine, pega-mos e degraus largos e antideslizantes. As alavancas de controle de operao hidrulica possibilitam uso cmodo o dia todo. A excelente visibilidade das ferramentas de trabalho aumenta a produtividade. O piso bem distribudo proporciona mais espao para as pernas do operador. As caractersticas da cabine-padro do operador incluem: s cabine ROPS/FOPS (de estrutura contra capotagem e de proteo contra queda de objetos) s assento com ajuste para frente e para trs s cinto de segurana retrtil s descanso para os braos s aceleradores de pedal e de alavanca s revestimento da parede traseira s lmpada de teto s painel de instrumentos A opo de cabine de luxo oferece um assento com suspenso, buzina, revestimento do teto, vidros traseiros e de teto, alm de luzes de trabalho adicionais. A opo de cabine para baixas temperaturas inclui vidros laterais esquerdo e direito deslizantes, alm de vidros traseiros e de teto, porta dianteira com limpador de pra-brisa, aquecedor de cabine e aquecedor do lquido arrefecedor do motor. A opo FOPS Nvel II tambm encontra-se disponvel. (Mostrado com recursos opcionais.)

Trem de Fora
O trem de fora hidrosttico Caterpillar oferece eficincia de desempenho e facilidade de operao.
O motor 3034 Caterpillar proporciona alta potncia de motor e forte torque de volante. O sistema hidrosttico de alto rendimento, de circuito fechado e o sistema antiestolagem exclusivo oferecem o torque mximo s rodas. As correntes pr-tensionadas de alta resistncia operam em banho de leo para a lubrificao contnua. O ajuste do desgaste das correntes feito por ranhuras nos alojamentos dos eixos. Cada semi-eixo das rodas forjado, endurecido por induo e vedado em carter permanente. O freio de estacionamento engatado por mola e desengatado hidraulicamente. A confiabilidade inerente e testada na fbrica para assegurar anos de operao sem problemas. O sistema hidrulico limpo em um nvel que excede os padres da indstria, e a mquina testada com dinammetro de modo a oferecer o desempenho e a confiabilidade que os clientes esperam da Caterpillar.

Acoplamento Integral de Conexo Rpida


O acoplamento mecnico de conexo rpida possibilita a troca de ferramentas de trabalho de modo fcil e rpido.
O acoplamento mecnico e integral de conexo rpida faz a interface com todas as Ferramentas de Trabalho da Minicarregadeira Caterpillar. As cunhas opostas asseguram um encaixe preciso das ferramentas, mesmo aps anos de uso. O projeto de estrutura resistente com uma grande rea de contato absorve cargas e minimiza a tenso. O engate e o desengate das ferramentas feito de modo fcil e rpido. Para engatar a ferramenta, gira-se uma alavanca em um dos lados do acoplamento, no sentido horizontal; para desengatar a ferramenta, puxa-se a alavanca para cima, no sentido vertical. O projeto do acoplamento permite uma viso excelente das ferramentas de trabalho e a entrada e sada da cabine sem a presena de obstculos.

Facilidade de Manuteno
O acesso rpido e o projeto superior facilitam a manuteno da 226.
A porta traseira do compartimento do motor abre-se em um ngulo de 90 graus para o fcil acesso aos dois lados do motor montado em linha. Os pontos de manuteno so agrupados em locais de fcil acesso. Todos os filtros de tipo rosqueado so montados verticalmente, reduzindo os derramamentos de fluidos. O radiador, o arrefecedor de leo hidrulico e a grade inclinam-se para cima, permitindo mais espao para manuteno e facilitando a limpeza. A bateria, o filtro de ar e a correia simples do motor encontram-se convenientemente localizados. A cabine inclina-se para trs com um esteio de controle pneumtico, expondo todas as bombas, motores, vlvulas e tubulaes. A cabine mantida no lugar por um mecanismo de autotravamento. O tanque hidrulico e o radiador tm um visor de vidro para rpidas inspees dirias do nvel de fluidos. Os drenos ecolgicos simplificam a tarefa de troca do leo do motor e do leo do sistema hidrulico. Todas as graxeiras so escareadas nas extremidades dos pinos para impedir avarias. Lquido arrefecedor de vida prolongada e intervalos de troca de leo de 500 horas para um menor custo de manuteno.

Motor
3034 Caterpillar, de aspirao natural, arrefecido a gua, ciclo de quatro tempos, diesel de quatro cilindros. Potncias a 2600 rpm Potncia bruta Potncia lquida Dimenses Dimetro Curso 97 mm 100 mm
kW hp

Cabine
Estrutura Contra Capotagem (ROPS-Rollover Protective Structure) e Estrutura Protetora Contra Queda de Objetos (FOPS-Falling Objects Protective Structure).
s

Trem de Fora, Eixos e Freios


Bombas hidrostticas duplas, de pistes axiais, de circuito fechado, acionadas diretamente do motor. As bombas fornecem presso e fluxo a dois motores de deslocamento fixo. Velocidade de percurso com pneus de 10 x 16.5:
km/h mph

43 41

58 54

3,82 pol 3,94 pol

Potncia lquida segundo a SAE J1349, ISO 9249:EEC 80/1269. O motor 3034 Caterpillar atende aos requisitos da EPA (agncia de proteo ambiental) e aos requisitos projetados de emisso de Estgio 1 da Unio Europia at 2004.

ROPS atende a SAE J1040 de maio de 94 e a ISO 3471:1994 FOPS atende a SAE J1043 de setembro de 87 e a ISO 3449:1992 Nvel I FOPS Nvel II atende a SAE J231 de janeiro de 81 e a ISO 3449:1992 Nvel II (opcional)

frente/ r

11,1

Caractersticas s Alavanca de controle simples, de operao hidrulica, controla a velocidade e o sentido s Eixos forjados, endurecidos por induo so vedados em carter permanente e no exigem manuteno s Roda motriz direta ao comando das correntes s Freios de servio hidrostticos s Freio de estacionamento de mltiplos discos, engatado por mola e desengatado hidraulicamente s Sistema antiestolagem maximiza o torque para as rodas sem estolar o motor

Especificaes de Operao
Capacidade nominal de operao* 680 kg Capacidade nominal de operao* (com contrapeso opcional) 760 kg Peso em operao 2560 kg Carga de tombamento 1360 kg Fora de desagregao, cilindro de levantamento 1422 kg Fora de desagregao, cilindro de inclinao 1770 kg
*SAE J818 maio de 87, ISO 5998:1986 Nota: Quando equipada com: Caamba para Terra de 1525 mm (60 pol) pneus de 10 X 16,5 6 PR combustvel completo 65 kg (143 lb) operador 75 kg (165 lb)

1500 lb 1600 lb 5645 lb 3000 lb 3136 lb p 3903 lb p

Capacidades de Reabastecimento de Servio


litros gales

Caixa de correntes, cada lado 6 Sistema de arrefecimento 10 Crter do motor 7 Tanque de combustvel 65 Sistema hidrulico 55 Tanque hidrulico 35

1,6 2,6 1,8 17,0 14,5 9,2

Sistema Hidrulico da Carregadeira


Centro aberto, deslocamento fixo. Sada a 2600 rpm e 23.000 kPa (3300 psi) 57 l/min (15,1 gpm) com leo SAE 10W a 66C (150F). Caracterstica s Alavanca de controle simples, de operao hidrulica, controla as funes de levantamento, abaixamento e inclinao

Especificaes da Minicarregadeira 226

Equipamentos-padro
Os equipamentos-padro podem variar. Consulte seu revendedor Caterpillar para obter detalhes. Purificador de ar, elemento duplo, vedador radial Alternador, 55 amp Descanso para o brao, de rebaixamento Bateria, 12 volts, 650 CCA Freio, estacionamento, SAHR Controles, operados pelo piloto, hidrulicos Acoplamento, mecnico, de conexo rpida Motor, diesel 3034 Caterpillar Filtro, combustvel, montagem tipo baioneta Filtro, hidrulico, rosqueado, 5 micra Filtro, leo, rosqueado Estrutura Protetora contra Queda de Objetos, Nvel I Sistema hidrulico Instrumentao: Audvel - temperatura do lquido arrefecedor do motor - presso do leo do motor - temperatura do leo hidrulico Medidores - nvel do combustvel - hormetro, digital Indicadores - restrio de filtro de ar - sada do alternador - temperatura do lquido arrefecedor do motor - presso do leo do motor - restrio do filtro hidrulico - temperatura do leo hidrulico - freio de estacionamento, engatado Revestimento, fundo da cabine, supresso de rudos Silenciador, detentor de fagulhas Vlvulas de Anlise Peridica de leo SOS Auxlio de Partida, velas de aquecimento Assento, esttico Cinto de segurana, retrtil, 50 mm (2 pol) Suporte, brao de levantamento Interruptor, ignio Faris traseiros Amarraes, dianteiras e traseiras Pr-purificador, autodescarregamento Bomba, hidrulica, engrenagem do tandem Bomba, carga hidrosttica e ventilador hidrulico Vlvula, hidrulica, duas sees Separador de gua, montagem tipo baioneta

Equipamentos Opcionais
Alarme, marcha r Controle, ferramenta de trabalho, eltrico Contrapeso, 100 kg (221 lb) Porta, dianteira, vidro laminado com limpador/lavador Porta, dianteira, policarbonato, com limpador/lavador, para uso em demolies Estrutura Protetora contra Queda de Objetos, Nvel II Revestimento do teto da cabine Aquecedor, cabine Aquecedor, lquido arrefecedor do motor Buzina Sistema hidrulico, auxiliar Sistema hidrulico, autonivelamento Suprimento de levantamento: quatro pontos ponto nico Faris: de trabalho dianteiro de trabalho traseiro pisca-alerta, giratrio Assento, suspenso Cinto de segurana, 75 mm (3 pol) para assento esttico Cinto de segurana, 75 mm (3 pol) para assento com suspenso Tanque, gua, para ferramenta de trabalho, vassoura Pneus: ITL 7.50 x 16 Solid 60" AirBoss 10 x 16.5 60" GY SGL 10 x 16.5 6 PR 60" GY IT323 10 x 16.5 8 PR 60" Galaxy 10 x 16.5 8 PR 60" GY SGL 10 x 16.5 6 PR 66" IT323 10 x 16.5 8 PR 66" Galaxy 10 x 16.5 8 PR 66" Flotation 31-15.5 x 15 66" Vidros: lateral, deslizante de teto e traseiro

Dimenses (aproximadas)
As dimenses mostradas baseiam-se em mquina-padro equipada com pneus de 10 x 16.5 6 PR e Caamba para Terra de 1525 mm (60 pol) opcionais.

97

40 505 mm 1' 8" 3709 mm 12' 2" 2854 mm 9' 4" 1280 mm 4' 2" 2661 mm 8' 9" 2169 mm 7' 1" 1576 mm 5' 2" 1485 mm 4' 10" 1940 mm 6' 4"

1950 mm 6' 5"

26 195 mm 8" 967 mm 3' 2" 1199 mm 3' 11" 986 mm 3' 3" 2519 mm 8" 3" 3233 mm 10' 7"

Especificaes da Minicarregadeira 226

Minicarregadeira 226

www.CAT.com 2000 Caterpillar Impresso nos EUA Os materiais e especificaes esto sujeitos a mudanas sem aviso. As mquinas apresentadas em fotografias podem incluir equipamentos adicionais. Consulte seu revendedor Caterpillar para obter as opes disponveis.

APHQ5352-01 (1-00) (Substitui a APHQ5352)

You might also like