You are on page 1of 4

A tecnologia NFC (Near Field Communication), ou a Comunicao de Curto Alcance, um conceito tecnolgico a ser utilizado em aparelhos eletrnicos com

m um sistema bem simples: apenas com a proximidade de dois dispositivos eletrnicos compatveis, voc capaz de realizar a troca de informaes de maneira bastante segura. O SURGIMENTO DE UMA NOVA TECNOLOGIA A NFC uma tecnologia que surgiu em meados dos anos 2000, a partir da RFID (Radio Frequency Identification), que permite a comunicao de dois aparelhos longa distncia, por meio de radiofreqncia: um deles traz uma fonte de energia e age ativamente, buscando informaes no outro dispositivo, que no necessita de uma fonte de energia prpria para funcionar. A Near Field Communication, ou NFC, limita o campo de atuao de freqncias para uma distancia de at 10 centmetros. Sendo assim, necessrio estar bem prximo ao objeto para que exista a troca de dados o que a torna bastante segura. Vale ressaltar, que os dados so obtidos da fonte passiva pela fonte ativa para que dessa forma as informaes contidas em qualquer aparelho que use a tecnologia no podem ser acessadas por outros dispositivos. A NFC foi criada para transmitir dados de maneira mais segura. A tecnologia to segura que pode ser aplicada para a realizao de operaes bancrias. Isso j no aconteceria com a tecnologia RFID devido a abrangncia da freqncia, onde poderia ser utilizada por pessoas maliciosas, para tentar obter dados sem autorizao ou clonar aparelhos, o que a necessidade de proximidade da NFC no permite.

A UTILIDADE NOS DIAS ATUAIS Se existe um aparelho que seja capaz de utilizar uma tecnologia podendo trazer tantas facilidades para as nossas vidas, esse aparelho o celular. No Japo, por exemplo, o sistema de metr permite que passagens sejam compradas com a aproximao do celular junto s catracas, transformando esse aparelho comum em um objeto inteligente, capaz de armazenar e transmitir informaes. Existem inmeras formas de usar a NFC. Muitos acreditam que ela deve substituir os cdigos de barras e at mesmo os cartes de crdito. Assim, o consumidor no precisaria mais buscar por mquinas de leitura nas lojas: basta aproximar o celular para conferir o preo do produto. Ao final da compra, para efetuar o pagamento, basta mesma ao em um aparelho instalado no caixa.

A BMW apresentou em Fevereiro desse ano um prottipo de chave que utiliza o NFC. Com ela, seria possvel realizar vrias atividades. No vdeo abaixo, as possibilidades so demonstradas: os usurios seriam capazes de comprar passagens de trem ou metr usando um sistema exclusivo adaptado ao carro, alm de pagar por qualquer outro servio ou produto em pontos de venda. http://youtu.be/SB2LTwWTPAw Outra facilidade proporcionada por este modelo de chave seria a verificao das condies do carro, apenas com a aproximao a aparelhos com NFC. Segundo engenheiros da empresa, o sistema aplicado chave seria ainda mais seguro do que em outros aparelhos portteis. Alm disso, a tecnologia pode estar em documentos, facilitando o impedimento de acesso de adolescentes a locais como bares e clubes noturnos, por exemplo. Com a NFC, tambm seria possvel assistir ao trailer de um filme apenas colocando o aparelho celular prximo ao seu cartaz. Estima-se que a tecnologia NFC faa parte ativa do cotidiano de usurios na Amrica do Norte at o ano de 2015.

GADGETS COM NFC O novo modelo da Samsung, Nexus S, traz a tecnologia j acoplada ao aparelho. Com o funcionamento no sistema Android, possvel perceber que a Google est disposta a investir nesta nova maneira de transmisso de dados.

Segundo noticias publicadas na internet, a Visa estaria testando na Europa um sistema de pagamento de metr, similar ao utilizado em Tquio, utilizando o NFC em um iPhone 4. Pesquisas realizadas pela Visa demonstram que 87% dos usurios do iPhone estariam dispostos a comprar um hardware para ser acoplado em seus aparelhos, possibilitando a realizao de pagamentos via NFC. A Apple uma das grandes empresas que no se decidiu se deve ou no incluir a tecnologia em seus gadgets. Mas segundo publicaes recentes, os bancos americanos no quiseram esperar a esta deciso e acabaram encontrando suas prprias maneiras de instalar a tecnologia para seus clientes que preferem o iPhone.

Adotaram um fino carto (contendo o chip e a antena), colocado entre a bateria do aparelho e o vidro traseiro. No exemplo acima, a traseira transparente, mas nos casos normais, no se percebe que o aparelho foi modificado, podendo ser usado normalmente em mquinas de pagamento. A tecnologia ainda no teve sua incluso anunciada para a nova gerao do iPhone (prevista para lanamento entre Setembro e Outubro desse ano). Segundo a Apple, isso se deve por causa da falta de padronizao dos servios de pagamento via NFC.

Definitivamente Isso talvez possa acelerar a incluso da tecnologia no uso dirio, transformando em poucos meses a forma como consumimos informaes e produtos. O sucesso do NFC bastante esperado, j que o custo de produo dos dispositivos que enviam dados so relativamente baixos.

You might also like