You are on page 1of 25

TEORIA GERAL DO ESTADO

Prof. Me. Hugo Garcez Duarte

No se conhece, pois, a Constituio de nenhum pas pela leitura do seu texto. Para conhecermos a Constituio precisamos conhecer a jurisprudncia, a leitura que os tribunais fazem do texto diante dos casos concretos. Toda leitura contextualizada. (Jos Luiz Quadros de Magalhes).

1 Origem e evoluo do Estado Antes de analisarmos como o Estado nasceu e evoluiu necessrio compreender a origem da sociedade, pois a criao daquele se deve exatamente existncia desta. A vida em sociedade ao mesmo tempo em que traz evidentes benefcios ao homem, propicia uma srie de limitaes que em certos momentos e em determinados locais so to numerosas e freqentes que chegam a afetar seriamente a prpria liberdade humana. Apesar do referido o homem permanece vivendo em sociedade. Contudo, duas perguntas clamam por respostas: 1 Haveria uma coao irresistvel, impedindo a liberdade dos indivduos obrigando-os a viver em sociedade mesmo contra sua vontade? 2 A prpria natureza do homem o leva aceitar, voluntariamente e como uma necessidade, as limitaes impostas pela vida social?

1.1 A sociedade
Conceito A Sociedade uma coletividade de indivduos reunidos e

organizados para alcanar um objetivo comum.

Origem Duas teorias pretendem explicar a origem da sociedade. A

teoria da sociedade natural aponta que este seja fruto da prpria natureza humana, enquanto a teoria contratualista sustenta que a sociedade to-somente a consequncia de um ato de escolha. 1.1.1 Sociedade natural a que tem maior nmero de adeptos e a que exerce maior influncia na vida concreta do Estado sem, contudo, excluir a participao da conscincia e da vontade humana. No sculo IV a. C., Aristteles afirmou que o homem naturalmente um animal poltico. Para ele s o indivduo de natureza vil ou superior ao homem procuraria viver isolado dos outros homens sem que a isso fosse constrangido. Quanto aos irracionais, que tambm vivem em permanente associao, preleciona Aristteles, constituem meros agrupamentos formados pelo instinto, pois, o homem, dentre todos os animais, o nico que possui a razo, o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto. Neste mesmo sentido, Ccero afirmava que a primeira causa da agregao de uns homens a outros menos a sua debilidade do que um certo instinto de sociabilidade em todos inato; a espcie humana no nasceu para o isolamento e para a vida errante, mas com uma disposio que, mesmo na abundncia de todos os bens, a leva a procurar o apio comum. Assim, no seriam as necessidades materiais o motivo da vida em sociedade, havendo, independente dela, uma disposio natural dos homens para a vida associativa. Complementando Aristteles, So Toms de Aquino afirmava que a vida solitria exceo, que pode ser enquadrada numa de trs hipteses: excellentia naturae, quando se tratar de indivduo notavelmente virtuoso, que vive em comunho com a prpria divindade, como ocorria com os santos eremitas; corruptio naturae, referente aos casos de anomalia mental; mala fortuna, quando s por acidente, como no caso de naufrgio ou de algum que se perdesse numa floresta, o indivduo passa a viver em isolamento.

Modernamente, so muitos os autores que se filiam a esta corrente, como o italiano Ranelletti, que dizia: s na convivncia e com a cooperao dos semelhantes o homem pode beneficiar-se das energias, dos conhecimentos, da produo e da experincia dos outros, acumuladas atravs de geraes, obtendo, assim, os meios necessrios para que possa atingir os fins de sua existncia, desenvolvendo todo o seu potencial de aperfeioamento, no campo intelectual, moral ou tcnico.

1.1.2 Sociedade contratual - Nega o impulso associativo natural, aduzindo que s a vontade humana justificaria a existncia da sociedade.

Tomas Hobbes Para Hobbes o homem vive inicialmente no estado de

natureza, sendo, em tal estado egosta, luxurioso, inclinado a agredir os outros. o que ele denomina uma permanente guerra de todos contra todos. Pois o estado de natureza uma permanente ameaa para a sociedade, que pode irromper sempre que a paixo sobrepor-se razo. Por serem iguais no estado da natureza, e, inicialmente, igualmente dotados, cada um vive constantemente temeroso de que o outro venha tomar-lhe os bens ou causar-lhe algum mal, sendo que todos tm capacidade para tal. Esse temor gera um estado de desconfiana no homem levando-o a tomar a iniciativa de agredir antes de ser agredido. justamente neste momento que a razo (RACIONALIDADE) humana interfere levando aos homens celebrarem um contrato social, que a mtua transferncia de direitos, com o propsito de que cada homem esforce-se pela paz e a defesa de si mesmo. a fora desse ato racional que estabelece a vida em sociedade, cuja preservao depende da existncia de um poder visvel denominado ESTADO, apto a manter os homens dentro dos limites consentidos obrigando-os, por temor ao castigo, a realizar seus compromissos.

Montesquieu Fomenta existncia, no que tange o homem, de um

estado natural, anterior ao estabelecimento da sociedade. Neste estado o homem sentia-se fraco, estando constantemente atemorizado, inferior e dificilmente encararia outrem de igual maneira, sendo a paz a primeira lei natural, pois ningum atacaria outro algum. Para ele existem leis naturais que levam o homem a escolher a vida em sociedade: O desejo da paz; o sentimento das necessidades (procura de alimentos principalmente); a atrao entre sexos opostos; o desejo de viver em sociedade, motivado pela conscincia que o homem tem de sua condio e de seu estado. Baseados no referido os homens unem-se, sentem-se fortes, a igualdade natural que existia entre eles desaparece e o estado de guerra comea, ou entre sociedades, ou entre indivduos da mesma sociedade.

Rousseau Adotou posio semelhante de Montesquieu no que toca

a predominncia da bondade humana no estado da natureza. Seguia, porm, a mesma linha de Hobbes, de modo a explicar a vida e organizao em sociedade por meio de um contrato social em sua obra mais famosa: O Contrato Social. Para Rousseau, a vontade, no a natureza humana, o fundamento da sociedade. Segundo ele, certos obstculos atentam conservao do homem no estado natural, excedendo sua fora no que tange manter-se nesse estado. No podendo persistir ento tal estado primitivo, estando o gnero humano fadado ao perecimento se no mudasse o seu modo de ser. Na impossibilidade de ser aumentada a fora de cada indivduo, o homem, consciente de que a liberdade e a fora constituem os instrumentos fundamentais de sua conservao, pensa num modo de combin-los. Ou seja, o homem visa encontrar uma forma de associao que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado, de qualquer fora comum; e pela qual cada um, unindo-se a todos, no obedea, portanto a si mesmo, ficando, assim, to livre como dantes.

ento que ocorre a alienao de cada associado, com todos seus direitos a favor da comunidade. Nesse instante, o ato de associao produz um corpo moral e coletivo, que o Estado, enquanto mero executor de decises, sendo o soberano quando exercita o poder de deciso. O soberano, portanto, continua a ser o conjunto das pessoas associadas, mesmo depois de criado o Estado. O autor sustenta haver uma igualdade natural entre os homens, fomentando ainda, que longe de destru-la, o pacto fundamental procede a uma correo, suprindo as deficincias resultantes de desigualdade fsica e fazendo com que os homens, podendo ser desiguais em fora ou engenho, se tornem iguais por conveno e de direito.

John Locke Segundo o autor, todos os homens, ao nascerem, teriam

direitos naturais como os direitos vida, liberdade e propriedade e, para garantir esses direitos naturais criaram governos. Se esses governos, contudo, no respeitassem referidos direitos (naturais), o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. Nestes moldes, poder-se-ia contestar um governo injusto, possibilitando-se s pessoas no se obrigarem a aceitar suas decises.

Pode-se afirmar predominar atualmente a aceitao de que a sociedade resulta de uma necessidade natural do homem, sem excluir a participao da conscincia e da vontade humanas. inegvel, entretanto, que o contratualismo exerceu e continua exercendo grande influncia prtica. Contudo, h que se apreciar as palavras do mesmo Rousseau: O primeiro que, cercando um terreno, se lembrou de dizer: Isto me pertence, e encontrou criaturas suficientemente simples para acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Que de crimes , de guerras, de assassinatos que de misrias e de horrores teria poupado ao gnero humano aquele que, desarraigando as estacas ou atulhando o fosso, tivesse gritado aos seus semelhantes: Guardai-vos de escutar este impostor! Estais perdidos e vos esqueceis que os frutos a todos pertencem e de que a terra no de ningum.

De tal posicionamento, resulta em ns a viso negativa do Estado sufragada por Karl Marx, que, afirma ser o Estado produto da sociedade ao chegar a uma determinada fase de seu desenvolvimento. Para o autor, o Estado um instrumento de proteo dos interesses da classe dominante. O Estado seria o meio (legtimo) pelo qual, os detentores dos meios de produo oprimem a classe operria (proletariado). Ou seja, o Estado estaria a servio dos interesses da classe dominante. Esta a viso negativa do Estado. Karl Marx defendia o desaparecimento do Estado, pois se o Estado instrumento para proteger os interesses da classe dominante, em no havendo mais classes sociais aps uma revoluo proletria, no haveria tambm, mais razo para a existncia de um aparato como o Estado, que, em uma sociedade harmonizada, entinguir-se- naturalmente.

1.2 O Estado
Conceito de Estado Trata-se da organizao poltico-jurdica de uma

sociedade para realizar o bem pblico/comum, com governo prprio e territrio determinado.
Origem do Estado Quanto a origem do Estado existem trs posies:

I O Estado, assim como a prpria sociedade, sempre existiu visto que o homem desde que vive na terra est integrado numa organizao social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento social de todo o grupo; II Outros autores defendem que a sociedade existiu sem o Estado durante um certo perodo e depois, por diversos motivos, foi se constituindo o Estado para atender s necessidades dos grupos sociais; III Alguns autores somente admitem como Estado a sociedade poltica dotada de certas caractersticas bem definidas, o que s ocorreu a partir do sculo XVII.

Formao do Estado Existem duas teorias sobre a formao

originria do Estado: 1 Formao natural Que afirma que o Estado se formou naturalmente e no por ato voluntrio; 2 Formao Contratual Segundo esta corrente um acordo de vontades de alguns homens ou de todos levou criao do Estado. No que tange s causas do aparecimento do Estado existem as seguintes teorias: 1 Origem patriarcal (famlia) Defende que cada famlia primitiva se ampliou e deu origem a um Estado; 2 Origem em atos de fora, de violncia ou conquista Abarca que a superioridade de fora de um grupo social permitiu-lhe submeter um grupo mais fraco, nascendo o Estado dessa conjuno dominantes e dominados; 3 Origem em causas econmicas ou patrimoniais Segundo esta teoria o acmulo de riquezas individuais deteriorou a convivncia harmnica, surgindo assim a necessidade do reconhecimento de novas formas de aquisio da propriedade, que se desenvolviam umas sobre as outras, num acmulo acelerado de riquezas que dividia a sociedade em classes, sendo a classe possuidora exploradora da nopossuidora, dominando a, nascendo a instituio Estado; 4 Origem no desenvolvimento interno da sociedade Para esta corrente o prprio desenvolvimento espontneo da sociedade que deu origem ao Estado.

A evoluo do Estado 1 O Estado Oriental, Antigo ou Teocrtico Trata-se de antigas civilizaes no Oriente ou do Mediterrneo. A famlia, a religio, o Estado, a organizao econmica formavam um conjunto confuso, no se distinguindo o pensamento poltico da religio, da moral, da filosofia ou outras doutrinas econmicas, sendo marcas caractersticas a

natureza unitria e a religiosidade. O Estado aparece como uma unidade geral, sem diviso interior, territorial ou de funes. A religiosidade denomina este Estado de Teocrtico, onde a autoridade dos governantes e as normas de comportamento individuais e coletivos so a expresso da vontade de um poder divino. Em alguns casos o governante considerado representante do poder divino e, noutros, o poder do governante limitado pela vontade divina. 2 O Estado Grego Trata-se de um Estado cuja caracterstica fundamental a cidade-Estado, a polis, cujo ideal era a auto-suficincia, a autarquia. H uma elite que compe a classe poltica, com intensa participao nas decises de carter pblico do Estado, sendo restrita a autonomia individual nas relaes de carter privado. Quando citado como governo democrtico significava que uma parte restrita da populao (os cidados) que participavam das decises polticas, pois, alm destes, habitavam a cidade os Metecos (estrangeiros) e os escravos, que no participavam do poder poltico. 3 O Estado Romano No Estado Romano a famlia a base da organizao, dando-se aos descendentes dos fundadores do Estado privilgios especiais. O povo, que compreendia uma pequena parte da populao, participava diretamente do governo que era exercido pelo Magistrado. Com o tempo, novas camadas sociais surgiram, adquirindo e ampliando direitos. Com a idia do surgimento do Imprio, Roma pretendeu a integrao dos povos conquistados, mantendo um slido ncleo de poder poltico para assegurar a unidade e ascendncia da Cidade de Roma. Com a liberdade religiosa assegurada por Constantino (Edito de Milo) a noo de superioridade dos romanos desapareceu em face do cristianismo. 4 O Estado Medieval O Estado Medieval tem como caracterstica marcante o Cristianismo, as invases brbaras e o feudalismo. O Cristianismo a base da aspirao universalidade, superando a idia de que os homens valiam diferentemente, de acordo com a origem de cada um, sendo todos iguais, inclusive os ainda no convertidos. O alvo era que todos fossem cristos e adotassem mesma norma de comportamento pblico e particular. Com este intuito o Papa Leo III confere a Carlos Magno o ttulo de Imperador, que tinha sua autoridade contestada

em face multiplicidade de centros de poder (os reinos, os senhorios, as comunas, as organizaes religiosas). O Prprio Imperador recusava-se a se submeter autoridade da igreja, terminando esta luta no Estado Moderno com a afirmao da supremacia absoluta dos monarcas. A invaso dos brbaros, iniciada no sculo III e reiteradas at o sculo VI, com suas influncias estimularam as regies invadidas a se afirmarem como unidades polticas independentes, originando vrios Estados, mantendo com os brbaros relaes econmicas, caracterizando o Estado Medieval numa ordem precria com indefinies das fronteiras polticas. Com o feudalismo valorizou-se a posse da terra, onde ricos e pobres tiravam a subsistncia, desenvolvendo um sistema administrativo e uma organizao militar ligados situao patrimonial. Pela vassalagem os proprietrios menos poderosos colocavam-se a servio do senhor feudal, obrigando-se a dar-lhe apoio nas guerras e contribuir financeiramente em troca de proteo. Tambm existia o benefcio, contrato entre o senhor feudal e o chefe de famlia que no possusse patrimnio, sendo que este recebia uma faixa de terra para cultivar e sustentar sua famlia, repassando parte da produo ao senhor feudal, que tinha pleno domnio sobre as regras de comportamento social e privado de toda esta famlia. J a imunidade era o ato pelo qual se concedia a iseno de tributos s terras sujeitas ao benefcio. Assim, no Estado Medieval existiu um poder superior exercido pelo Imperador, uma infinita pluralidade de poderes menores, sem hierarquia definida, vrias ordens jurdicas (norma Imperial, eclesistica, monarquias inferiores, direito comunal desenvolvido, ordenaes dos feudos e as regras estabelecidas no fim da Idade Mdia pelas corporaes de ofcio), instabilidade social, poltica e econmica, gerando uma intensa necessidade de ordem e autoridade, germe do Estado Moderno.

2 O Estado Moderno
O Estado absoluto Primeira verso do Estado moderno, cujas

caractersticas so: concentrao de todos os poderes nas mos dos monarcas (monarquias absolutistas); chega-se a personificar o Estado na figura do rei Exemplo: Luiz XIV, rei sol: o Estado sou eu; poder como origem divina soberania do monarca perptua, originria e irresponsvel em face de qualquer outro poder terreno; instrumentos de garantia do poder Burocracia (legal-racional) e exrcito; O homem passa de servo do senhor feudal para sdito do rei.

Estado Liberal (Estado burgus) - O Estado Liberal foi o primeiro tipo

de Estado Constitucional. Aponta-se como marcos para afirmao do Estado Moderno (ocorreram neste perodo): I A Revoluo Norte-Americana de 1776; II A Constituio da Federao Norte-Americana de 1787; III Revoluo Francesa de 1789. Este Estado tem como caractersticas: separao entre Estado e Sociedade Civil mediada pelo Direito Direito como ideal de justia submisso da soberania estatal lei diviso dos poderes ou funes; as constituies declaram direitos individuais entendidos como aqueles que regulam condutas individuais protegem a esfera dos direitos individuais contra o Estado; Estado tem um papel reduzido apresenta-se como Estado Mnimo Assegurando a liberdade de atuao do indivduo; omisso estatal perante problemas sociais e econmicos no consagra direitos sociais e econmicos regra bsica da no-interveno no domnio econmico; o alicerce terico da liberdade a propriedade cidado so aqueles que participam da ordem econmica de forma produtiva; direitos polticos (sentido restrito) votar e ser votado apenas proprietrios que tenham uma renda anual acima de um determinado patamar (muitas vezes constitucionalmente previsto); em fase posterior conquista-se o direito ao voto secreto, peridico e igualitrio voto em razo de sexo s desaparece em sua grande maioria no sculo XX.

O liberalismo levou a economia do sculo XIX a um processo de crescimento jamais visto at ento e a uma acumulao e concentrao de riquezas insuportveis. A concentrao de riqueza levou eliminao da livre concorrncia e da livre iniciativa (idias basilares do liberalismo), ao mesmo tempo em que acentuava a limites alarmantes a misria e outras formas excludentes de excluso social. Impera uma crescente marginalidade, criminalidade bem como revoltas sociais de trabalhadores. Pensou-se em tal momento, numa alternativa para incorporao das reivindicaes dos trabalhadores e propostas socialistas. O Estado liberal passa a admitir uma mudana de postura no que toca questes socioeconmicas, garantindo determinados direitos sociais, como a limitao da jornada de trabalho, a regulamentao do trabalho do menor e previdncia social.

Estado Social (Constitucionalismo social) Estado cuja Constituio

matriz foi a de Weimar (Alemanha 1919), embora cronologicamente a Constituio Mexicana de 1917 tenha sido a primeira. Este Estado tem como caractersticas: intervencionismo Estatal - Estado deixa de ter conduta abstencionista; busca-se preservar a livre concorrncia e a livre iniciativa; interrupo pelo nazismo e fascismo; ps-guerra - segunda guerra retomada do Estado social (Estado de bem-estar social); Estado consagra os direitos sociais como fundamentais visa-se a concretizao dos direitos individuais; assegura-se direito de livre expresso e livre concorrncia; Estado deve promover sade, educao, trabalho, etc.

Estado Democrtico Com este Estado pretende-se conjugar o ideal

democrtico: conquistas democrticas; garantias jurdico-legais; preocupao social. Seu principal objetivo promover a igualdade, no sentido de solucionar o problemas das condies essenciais de existncia, tendo como caractersticas e

aspiraes: Constitucionalidade vinculao do Estado democrtico a uma constituio como instrumento bsico de garantia jurdica; organizao democrtica da sociedade; diviso dos poderes e funes; sistema de direitos fundamentais individuais e coletivos assegura ao homem autonomia perante os poderes pblicos, sendo tambm um Estado amigo respeitando a dignidade da pessoa humana e empenhando-se na defesa e garantia da liberdade, justia e solidariedade; justia social como mecanismo corretivo das desigualdades; igualdade formal e material articulao de sociedade justa.

3 Elementos do Estado Os elementos constitutivos do Estado so o territrio, o povo e o poder (soberania).


Territrio Segundo Ivo Dantas trata-se da parte do globo em que

certo governo pode exercer seu poder de constrangimento, organizar e fazer funcionar os diversos servios pblicos. O territrio detm as seguintes funes: I Funo positiva significa dizer que tudo e todos que se encontram em seus limites estejam sujeitos sua autoridade. II Funo negativa em conseqncia lgica do item anterior, h no local onde delimita-se o territrio, a excluso de toda e qualquer autoridade diversa daquela do Estado. Pode-se apontar como componentes de um territrio: I Terra; II Rios, lagos, mares interiores, portos, golfos e estreitos; III guas territoriais;

IV Navios; V Embaixadas; VI Camada atmosfrica; VII Subsolo.

Povo O povo o elemento pessoal constitutivo do Estado.

De toda forma, far-se- necessrio, a ttulo de esclarecimento, tecermos estritos comentrios acerca dos termos populao, povo e nao. I Populao O conceito engloba todas as pessoas que habitam determinado territrio, mesmo que de permanncia temporria. Trata-se de um conceito demogrfico-matemtico. II Povo Reala o aspecto jurdico do grupo vinculado a uma determinada ordem normativa em certo territrio. Estamos diante de um conceito jurdico-constitucional. III Nao Diz respeito a identidade referente a origem, interesses, credos, etc. fruto de conceito psicossocioantropolgico.

Poder (Soberania) Segundo Miguel Reale traduz-se no poder que

tem uma nao de organizar-se juridicamente e de fazer valer dentro de seu territrio a universalidade de suas decises nos limites dos fins ticos de convivncia. Aponta-se como caractersticas deste elemento de um Estado. I Uno decorrente da impossibilidade de convivncia simultnea de dois poderes soberanos. II Indivisvel concluso lgica ante sua unidade, que no impede a diviso do seu exerccio dentro de determinado territrio.

III Imprescritvel no tem prazo de durao. IV Inalienvel o poder (soberania) indisponvel.

Deve-se destacar, igualmente, que o poder (soberania), seja concebido em dois aspectos: um interno e outro externo. I Interno refere-se ao fato de que haja insubordinao a poder superior. II Externo reside na evidncia de ser independente de qualquer outro Estado.

4 Formas de Estado Os Estados adotam, geralmente, as seguintes formas de Estado:


Estado Unitrio prima por monopolizar o poder poltico nas mos de

um nico ncleo (poder central). So caractersticas do Estado unitrio: I Configurao por lei ordinria; II Centralizao na execuo das leis e gesto de servios pblicos; III Um nico centro de deciso aliado a um instrumento de execuo burocratizado hierarquia agentes locais tem atribuio de competncias uma parcela do poder pblico passada mas no a autonomia; IV No h agentes administrativos independentes.

H quem aponte fundamentos positivos e negativos acerca desta forma estatal. Apontamentos positivos: I Existncia de uma s ordem jurdica, econmica e social; II Burocracia nica Eficaz e racionalizada. III Haveria um fortalecimento da autoridade estatal.

Apontamentos negativos: I Sobrecarga administrativa do poder; II Temas de interesse local resolvidos no plano da legislao nacional; III Retardamento das decises administrativas.

Estado Federado (Federao) a forma de Estado onde h um unio, aliana, pacto entre Estados. O primeiro pas a adotar esta forma estatal foi os EUA (sc. XVIII), que a partir de 1787, transforma sua confederao em federao. So caractersticas da federao: I Configurao constitucional; II Descentralizao do poder poltico; III Repartio rgida de competncias entre o rgo do Poder Central (Unio), e as organizaes regionais (Estados Membros). OBS No territrio brasileiro h um terceiro nvel, vale dizer, os municpios, que tambm participam da referida repartio de competncias; IV Poder poltico partilhado significa haver poderes prprios a cada ente federado; V Estado detm a soberania; VI Entes federados detm autonomia; VII uma estrutura forte sem a destruio das peculiaridades dos Estados membros.

5 Formas de governo o modo pelo qual o poder se organiza e se exerce, permitindo agrupar os Estados em seu modo de ser substancial, determinando a situao jurdica e social dos indivduos em relao autoridade.

A classificao mais antiga das formas de governo que se conhece a de Aristteles, baseada no nmero de governantes. Distingue ele trs espcies de governo: a monarquia, quando um s indivduo quem governa em prol do bem geral; a aristocracia, que o governo exercido por um grupo de minoria privilegiada da nobreza em benefcio da sociedade; e a democracia quando o poder exercido pelo povo com o objetivo do bem comum. Cada uma destas formas de governo pode sofrer uma degenerao, quando quem governa deixa de se orientar pelo interesse geral e passa a decidir segundo convenincias particulares. Assim, as formas puras de governo so substitudas por forma impuras: a monarquia degenera em tirania (um s quem governa em proveito prprio); a aristocracia degenera em oligarquia (governo exercido por um grupo de minoria privilegiada da nobreza em benefcio prprio); e a democracia degenera em demagogia (o governo nas mos da multido revoltada ou esta domina diretamente os governantes, implantando um regime de violncia e de opresso). Maquiavel sustentou a existncia de ciclos de governo, ou seja, o ponto de partida um estado anrquico, inicio da vida humana em sociedade. Para se defenderem melhor os homens escolheram o mais robusto e valoroso, nomeando-o chefe e obedecendo-o. No dando certo, mudaram as caractersticas para o mais justo e sensato, tendo esta monarquia eletiva se tornado hereditria, sendo que algum tempo depois os herdeiros comearam a degenerar, surgindo a tirania. Para coibir seus males, os que tinham mais riquezas organizaram conspiraes e se apoderaram do governo, instaurando a aristocracia, orientada no bem comum. Contudo, os descendentes dos governantes aristocratas, despreocupados com o bem comum, passaram a utilizar o governo em proveito prprio convertendo a aristocracia em oligarquia. O povo no suportando mais esta situao destituiu os oligarcas e resolveu governar a si mesmo, surgindo o governo popular ou a democracia. Mas o prprio povo sofreu um processo de degenerao e cada um passou a utilizar em proveito pessoal a condio de participante no governo, gerando a anarquia e voltando-se ao estgio inicial e recomeando-se o ciclo que j foi cumprido vrias vezes na vida de todos os povos. Assim, a nica maneira de se quebrar o ciclo, segundo Maquiavel, seria a conjugao da monarquia, da aristocracia e da democracia em um s governo.

Mais tarde Montesquieu apontou trs espcies de governo: o governo republicano, o monrquico e o desptico, tendo grande influncia prtica. Cita Montesquieu que governo republicano aquele que o povo, como um todo, ou somente uma parcela do povo possui poder soberano; a monarquia aquela em que um s governa, mas de acordo com leis fixas e estabelecidas; e no governo desptico, uma s pessoa governa sem obedecer a leis e regras, realiza tudo por sua vontade e seus caprichos. Na verdade, ainda hoje, a monarquia e a repblica so as formas fundamentais de governo.
Monarquia a forma de governo em que um s indivduo, ocupando

o cargo em carter vitalcio e sujeito sucesso hereditria, governa em prol do bem geral. So caractersticas fundamentais da monarquia: 1 Vitaliciedade O monarca pode governar enquanto viver ou enquanto tiver condies para tanto; 2 Hereditariedade A escolha do monarca se d pela simples verificao da linha de sucesso. Quando morre o monarca ou este deixa o governo por outra razo, imediatamente substitudo pelo herdeiro da coroa; 3 Irresponsabilidade O monarca no tem responsabilidade poltica, ou seja, no deve explicaes ao povo ou qualquer rgo sobre os motivos pelos quais adotou certa orientao poltica.

Repblica - a forma de governo tpica da coletividade, em que o

poder e o exerccio da soberania so atribudos ao povo, que elege os representantes para um mandato pr-fixado. O desenvolvimento da ideia republicana se deu atravs das lutas contra a monarquia absoluta e pela afirmao da soberania popular que exigia participao do povo no governo, surgindo, assim, a Repblica, mais que uma forma de governo, um smbolo de todas as reivindicaes populares. As caractersticas principais da Repblica so:

1 Temporariedade O Chefe do Governo recebe um mandato, como o prazo de durao predeterminado; 2 Eletividade Na repblica o Chefe do Governo eleito pelo povo, no se admitindo a sucesso hereditria ou por qualquer forma que impea o povo de participar da escolha; 3 Responsabilidade - O Chefe do Governo politicamente responsvel, o que significa que deve prestar contas de sua orientao poltica ao povo diretamente ou a um rgo de representao popular.

6 Sistemas de governo Sistema de governo refere-se organizao e estruturao do governo de cada Estado, donde aponta-se o Presidencialismo e o Parlamentarismo.
Parlamentarismo Sistema de governo surgido na Inglaterra, em 1200.

Pode-se dizer que quantos Estados adotarem o sistema parlamentar, tantos sistemas parlamentares existiro. Trata-se de um sistema complexo, no havendo um sistema igual ao outro. Todavia, apontam-se como caractersticas deste sistema de governo: 1 queda do governo pelo parlamento e dissoluo do parlamento pelo governo o sistema parlamentar baseia-se em dois mecanismos fundamentais. 2 no h acmulo de funes, sendo o primeiro-ministro chefe de governo e o presidente ou monarca, chefe de Estado com funo simblica;

O modelo clssico do parlamentarismo O modelo considerado

clssico do parlamentarismo previa a escolha, pelo parlamento, de todo o gabinete, ou seja, do primeiro-ministro e dos ministros que o compunham. Desta forma, assegurava-se que o primeiro-ministro fosse um igual entre pares. As decises seriam coletivas, de todo o gabinete, e o primeiro-ministro apenas um coordenador dos trabalhos do governo coletivo e um representante deste.

O sistema parlamentar ingls atual O sistema parlamentar ingls

atual caracteriza-se pela existncia de um primeiro-ministro forte e de um governo forte. O primeiro-ministro no escolhido pelo parlamento, assim como os seus ministros. O primeiro-ministro ser sempre o lder do partido majoritrio. Como o sistema eleitoral distrital majoritrio tem privilegiado os partidos tradicionais (conservador e trabalhista), existe no Reino Unido um bipartidarismo de fato ainda resistente, embora ameaado e s mantido pelo voto distrital majoritrio, uma vez que so os partidos que recebem votao uniforme em todos os distritos eleitorais (este sistema distrital fez com que, por exemplo, uma aliana entre sociais democratas e liberais obtivesse, em 1983, 25 por cento dos votos, dois pontos percentuais a menos que os trabalhistas, mas, no entanto, os trabalhistas obtiveram 32 por cento das cadeiras no parlamento contra apenas 3,5 por cento das cadeiras para a aliana de sociais democratas e liberais, pois os votos destes ltimos foi territorialmente concentrado, a exemplo do que ocorre com os partidos nacionalistas escocs e gals). Isto faz com que o primeiro-ministro tenha sempre maioria absoluta do seu prprio partido poltico no parlamento, partido do qual ele o lder eleito.

O sistema parlamentar alemo O sistema parlamentarista alemo

tambm um sistema com primeiro-ministro forte e estvel, mas por motivaes diferentes do sistema ingls. O parlamento escolhe apenas o primeiro-ministro, que, ento, tem liberdade para escolher os seus ministros. Isto faz com que ele no seja um igual entre pares, mas efetivamente o chefe do gabinete. Entretanto, a principal caracterstica a estabilidade do sistema alemo, conseguida atravs do mecanismo de destituio do primeiro-ministro e seu gabinete. De forma diferente da maioria dos sistemas parlamentares, a queda do governo no depende apenas da aprovao de um voto de desconfiana (a crtica do governo), mas tambm da aprovao de um novo nome de primeiro-ministro com o seu programa de governo simultaneamente, o que torna o processo de queda do governo muito mais difcil, mas, por outro lado, evita transies delicadas, o que ocorre quando cai o governo e ainda no h uma nova maioria para constituir um novo.

Presidencialismo O sistema presidencial surgiu nos Estados Unidos,

aps a revoluo iniciada em 1776, que culminou com a Constituio de 1787. So caractersticas do presidencialismo: 1 acmulo de funes na figura do Presidente da Repblica, que simultaneamente chefe de Estado (funo simblica); chefe de governo (funo de poder poltico) e chefe da administrao pblica (funo tcnico-poltica); 2 separao de poderes ou de funes do Estado e busca do equilbrio entre os trs poderes por meio de um sistema de freios e contrapesos; 3 mandatos fixos do chefe do Executivo e dos membros do Legislativo; 4 possibilidade de impeachment, ou processo de crime de

responsabilidade, que permite afastar o presidente, o qual ser julgado pelo senado.

7 Estado, Direito e Poltica Todo Estado desenvolve complexa atividade, que tm aspectos jurdicos e contedo poltico, pois, toda fixao de regras de comportamento se prende a fundamentos e finalidades, enquanto que a permanncia de meios orientados para certos fins depende de sua insero em normas jurdicas. Assim, reduz-se a margem de arbtrio e discricionariedade, assegurando a existncia de limites jurdicos ao do Estado. Enquanto sociedade poltica, voltada para fins polticos, o Estado participa da natureza poltica, que convive com a jurdica, ocorrendo uma interao entre elas. O carter poltico do Estado que lhe d a funo de coordenar os grupos e indivduos em vista de fins a serem atingidos, impondo a escolha dos meios adequados, levando-se em conta: 1 A necessidade e possibilidade deve se identificar as necessidades preponderantes do povo (conjunto de condies e dos elementos que assegurem a sobrevivncia dos indivduos e dos grupos sociais compatveis com a natureza humana) e os meios disponveis de cada Estado para viabiliz-las.

2 Indivduos e coletividade Deve-se considerar, igualmente, ao tomar decises polticas a conciliao entre as necessidades dos indivduos e as da coletividade, pois, no se pode considerar as necessidades do indivduo isoladamente. 3 Liberdade e autoridade Na escolha dos meios de satisfao das necessidades ser necessrio, no raro, determinar limitaes liberdade individual a fim de aumentar a eficcia dos meios disponveis. Alm disso, para que a dinmica social se oriente no sentido de um fim determinado, ser preciso coordenar a atuao dos indivduos e dos grupos sociais com o uso da ordem, inclusive com a possibilidade de se usar de coao.

ESTADO E NAO No sculo XVIII foi criado o conceito de nao,

smbolo da unidade popular com forte conotao emocional, a fim de levar a burguesia, economicamente poderosa, que manipulava emocionalmente o povo, conquista do poder poltico. Era em nome da Nao que se lutava contra a monarquia absoluta, dando-se a entender que era justo e necessrio que o povo assumisse o seu prprio governo. Com as Revolues Americana e Francesa a Nao passou a ser identificada com o prprio Estado pelo fato do termo Nao ser muito vago e j utilizado com xito como smbolo de reivindicaes populares, se prestando mais para despertar reaes emocionais, o que culminou na derrubada ou enfraquecimento das monarquias. Depois, os novos governantes passaram a utilizar a fora mstica da expresso para justificar suas investidas sobre os pequenos Estados. No sculo XX numa explorao de sentimentos nacionais eclodiram as duas guerras mundiais sobre o pretexto de reunir numa s unidade poltica os componentes da mesma nao e, alm disso, a afirmao da existncia de Naes superiores. Assim, o conceito de Nao foi um artifcio para envolver o povo em conflitos de interesses alheios, sem contexto jurdico.

A regra hoje o plurinacionalismo, ou seja, em cada Estado existem indivduos pertencentes a vrias Naes, evidenciando a existncia, dentro do mesmo Estado, de grupos sociais claramente distintos por sua cultura e costumes, gerando uma unidade jurdica que respeita estas diferenas. Contudo, convm ao Estado que haja a possibilidade de estabelecer o mximo possvel de regras gerais e uniformes para todo o povo. Portanto, Estado uma sociedade e Nao uma comunidade, podendo-se definir:
Estado organizao poltico-jurdica de uma sociedade para realizar o

bem pblico, com governo prprio e territrio determinado;


Sociedade coletividade de indivduos reunidos e organizados para

alcanar uma finalidade comum;


Nao grupo de indivduos que se sentem unidos pela origem

comum, pelos interesses comuns, e principalmente, por idias e aspiraes comuns.

8 Mudanas do Estado por Reforma e Revoluo O Estado contemporneo depara-se com um problema fundamental, que conciliar a ideia de ordem com o intenso dinamismo social, que ele deve assegurar e promover e que implica a ocorrncia de uma constante mutao. A incompreenso de que o Estado um todo dinmico, submetido a um constante sistema de tenses, mas, ao mesmo tempo, uma ordem que permite novas criaes sem anular os resultados j obtidos, tem sido desastrosa para a liberdade humana e a justia social. Ocorrem dois erros bsicos: 1 Manuteno de organizao inadequada; 2 Adoo de processos muito eficazes para objetivos limitados, mas conflitantes com o objetivo de consecuo do bem comum de todo o povo. Tem-se uma viso formalista e esttica de ordem, que leva utilizao do Estado como um embarao s mudanas sociais, prestigiando valores j superados pela realidade social. Assim inevitvel o uso da fora para impor as novas

exigncias da realidade e adotar o Estado adequado. Desta forma, a ordem jurdica deve ter fundamento na realidade social, tendo sempre o caminho aberto a uma permanente transformao que a acompanha. Para se assegurar a permanncia do Estado adequado deve se aceitar o conflito de opinies e de interesses como fatos normais, componentes da realidade e participantes do processo dialtico de que resulta a ordem capaz de promover e assegurar o bem comum. A observao dos fatos revela que os conflitos entre pessoas so produto de necessidades naturais que cada indivduo sente em fazer prevalecer sua opinio ou interesse, devendo o Estado se organizar de maneira a permitir a livre expresso das idias e das aspiraes, estabelecendo regras gerais e uniformes para a escolha da vontade preponderante. Se isso no for feito, somente atravs da fora se manter um Estado inadequado, que no corresponde vontade social preponderante, que se enfraquecer visto que o povo no se empenhar na manuteno de uma ordem que no corresponde aos seus desejos e s suas necessidades. Com a EVOLUO ocorre o desenvolvimento natural e progressivo das idias e dos costumes, da constante adaptao do Estado s novas condies de vida social, caminhando-se com mais segurana, sendo mais fcil avaliar o sentido real das mudanas verificadas nas condies de vida e nas aspiraes dos indivduos, a fim de integr-las na ordem jurdica. Caso contrrio, somente com a REVOLUO (movimento sbito e generalizado, de carter social e poltico, por meio do qual uma grande parte do povo procura conquistar pela fora o governo do pas, a fim de dar-lhe outra direo ou de transformar suas instituies fundamentais) se pode remover os obstculos livre transformao do Estado, restaurando-se os mecanismos de adaptao constantes s novas exigncias da realidade social. A revoluo no se caracteriza pela simples substituio de governantes, ou a mudana de uma para outra ordem formal, ou mera substituio do grupo dominante e introduo de modificaes superficiais que afetam apenas a burocracia do Estado. Para que seja reconhecida a revoluo ela deve ter os seguintes requisitos:

1 Legitimidade Ser legtima se de fato houver um desacordo profundo entre a ordem jurdica vigente e aquela que deveria corresponder realidade social. 2 Utilidade Exige que a revoluo se processe de maneira eficaz e apropriada, capaz de atingir os objetivos almejados, pois do contrrio haver a mera destruio de uma ordem sem a colocao de outra mais adequada. 3 Proporcionalidade Com o abatimento da ordem jurdica vigente h um momento de incerteza jurdica, durante o qual ficam abertas as portas arbitrariedade, violncia e ao uso indiscriminado dos meios de coao, sempre havendo quem se utilize desse momento para resolver seus problemas particulares em nome da revoluo. A transio entre a velha e a nova ordenao deve ser breve, restaurando-se os mecanismos de transformao evolutiva, para que o Estado, mantendo a sua constante adequao realidade social, seja um instrumento do bem comum.

9 O Estado contemporneo e sua funo social O Estado hodierno trata-se de um Estado Democrtico de Direito. Estado este, segundo Streck que tem como princpios a constitucionalidade, entendida como vinculao deste Estado a uma Constituio, concebida como instrumento bsico de garantia jurdica; a organizao democrtica da sociedade; um sistema de direitos fundamentais individuais e coletivos, de modo a assegurar ao homem uma autonomia perante os poderes pblicos, bem como proporcionar a existncia de um Estado amigo, apto a respeitar a dignidade da pessoa humana, empenhado na defesa e garantia da liberdade, da justia e solidariedade; a justia social como mecanismo corretivo das desigualdades; a igualdade, que alm de uma concepo formal, denota-se como articulao de uma sociedade justa; a diviso de funes do Estado a rgos especializados para seu desempenho; a legalidade imposta como medida de Direito, perfazendo-se como meio de ordenao racional, vinculativamente prescritivo de normas e procedimentos que excluem o arbtrio e a prepotncia; a segurana e correo jurdicas. Em outras palavras, o Estado Democrtico de Direito visa a promoo de um processo de convivncia social numa sociedade, livre, justa e solidria, em que o

poder emana do povo, e deve ser exercido em proveito do povo, diretamente ou por representantes eleitos; participativa, porque envolve a participao crescente do povo no processo decisrio e na formao dos atos do governo; pluralista, porque respeita a pluralidade de ideias, culturas e etnias e pressupe assim o dilogo entre opinies e pensamentos divergentes e a possibilidade de convivncia de formas de organizao e interesses distintos da sociedade, h de ser um processo de libertao da pessoa humana das formas de opresso que no depende apenas do reconhecimento formal de direitos individuais, coletivos, polticos e sociais, mas especialmente da vigncia de condies econmicas, suscetveis de favorecer o seu pleno exerccio Neste vis, a funo social do Estado contemporneo, caracterizado pelo intervencionismo e que agrega a questo social e a busca da igualdade nada mais do que a efetividade dos direitos fundamentais da pessoa humana, entendidos como direitos individuais, sociais, econmicos e polticos.

You might also like