You are on page 1of 9

17/8/2012

Tema 5: Tecnologias de Treinamento Profa. Ma. Karem Angely Grubert Rojas

Tema 5: Tecnologias de Treinamento


Objetivos de Aprendizagem

Conhecer as tecnologias disponveis para o processo de


educao. Analisar o novo contexto e os desafios para a educao a distncia. Compreender as abordagens para o ensino a distncia.
.

Tecnologias de Treinamento

Apresentao do Tema 5

17/8/2012

A tecnologia de treinamento refere-se aos recursos didticos, pedaggicos e instrucionais utilizados no treinamento. A TI est influenciando os mtodos de treinamento e reduzindo custos operacionais.

As Etapas do Processo de Treinamento


1 Levantamento de necessidades de treinamento

4 Avaliao dos Resultados do Treinamento

2 Desenho do Programa de Treinamento

3 Aplicao do Programa de Treinamento

Tecnologia Educacional de Treinamento


Escolha das tcnicas a serem utilizadas no programa de treinamento.

Otimizar a aprendizagem, alcanar maior volume de aprendizagem com menos dispndio de esforo, tempo e dinheiro.

17/8/2012

Tecnologia Quanto ao Uso


Orientada para o contedo: transmisso conhecimento ou informao. Leitura. Recursos audiovisuais. Instruo programada. Instruo assistida por computador. de

Autoinstrucionais

Tecnologia Quanto ao Uso


Orientada para o processo: desenhada para mudar atitudes, desenvolver conscincia de si e dos outros, desenvolver habilidades interpessoais. Role-playing. Treinamento da sensitividade. Treinamentos de grupos T.

Tecnologia Quanto ao Uso


Mista: no s se transmite informaes, mas tambm procura mudar atitudes e comportamentos. Conferncias. Estudo de caso. Simulaes. Jogos. Varias tcnicas on the job.

17/8/2012

Tecnologia Quanto ao Tempo

Pode ser aplicada: Antes do ingresso no trabalho. Depois do ingresso no trabalho.

Tecnologia Quanto ao Local de Trabalho


No local de trabalho: ministrado por meio de outros funcionrios, supervisores ou especialistas de staff que atuam como instrutores.

utilizado em razo de sua praticidade; o funcionrio aprende enquanto trabalha, e no abandona o servio.

17/8/2012

Tecnologia Quanto ao Local de Trabalho


No local de trabalho: ministrado por meio de outros funcionrios, supervisores ou especialistas de staff que atuam como instrutores. utilizado em razo de sua praticidade, o funcionrio aprende enquanto trabalha, e no abandona o servio.

Tecnologia Quanto ao Local de Trabalho


No local de trabalho: Admisso de aprendizes a serem treinados em certos cargos. Rodzio de cargos. Treinamento em tarefas. Enriquecimento do cargo.

Tecnologia Quanto ao Local de Trabalho


Fora do local de trabalho: a maioria no to diretamente relacionada ao trabalho; geralmente suplementar ao treinamento em servio.

17/8/2012

Tecnologia Quanto ao Local de Trabalho


Fora do local de trabalho: Aulas expositivas. Filmes, slides, videoteipes. Mtodo do caso. Discusso em grupos, painis, debates. Dramatizao (role-playing). Simulao e jogos. Instruo programada.

Tecnologia Quanto ao Local de Trabalho


Fora do local de trabalho: Palestras e conferncias. Seminrios e workshops. Oficinas de trabalho ou oficinas de ideias. Reunies tcnicas. EaD. Coaching. Mentoring.

Orientadas para o Contedo Quanto ao Uso


Orientadas para o Processo

Leitura, instruo programada, instruo assistida por computador Dramatizao, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos Estudo de casos, jogos e simulaes, conferncias e vrias tcnicas on-the-job Programa de induo ou de integrao empresa Treinamento no local (em servio) ou fora do local de trabalho (fora de servio) Treinamento em tarefas, rodzio de cargos, enriquecimento de cargos Aulas, filmes, painis, casos, dramatizao,debates, simulaes, jogos

Tcnicas

Mistas (Contedo e Processo)

de
Quanto ao Tempo (poca)
Antes do ingresso na empresa Aps o ingresso na empresa No local de trabalho Fora do local de trabalho

Treina-

mento
Quanto ao Local

17/8/2012

Tecnologia de Treinamento
Tecnologia educacional envolve um modo sistmico de planejamento, estruturao, implementao e avaliao do processo total da aprendizagem e da instruo.

Tecnologia de Treinamento
Pode ser desdobrada em 2 tipos de sistemas: 1. Sistemas fsicos ou concretos (hardware) mquinas, instalaes etc. 2. Sistemas conceituais ou abstratos (software) programas, contedos.

Tecnologia de Treinamento

Recursos didticos, pedaggicos e instrucionais. TI.

17/8/2012

Tecnologia de Treinamento - Tcnicas


Recursos audiovisuais. Teleconferncia ou videoconferncia. Comunicaes eletrnicas - correio de voz. Correio eletrnico. Tecnologia multimdia voz, vdeo e texto.

Tecnologia de Treinamento - Tcnicas


Ensino a distncia: Aprendizagem sncrona instrutor guia os alunos, comunicando-se com eles on-line. Aprendizagem assncrona ocorre de maneira imprevista ou em diferentes perodos de tempo. Aprendizagem hbrida mtodos tradicionais, elearning.

Finalizando: Ferramenta 5W2H


1. What 2. Why 3. How 4. Who 5. When 6. Where 7. How much
O que fazer? Por que fazer Como fazer? Quem responde? Quando fazer? Onde fazer? Quanto custa?

17/8/2012

Finalizando
a segunda etapa do ciclo de treinamento, precisa ser cuidadosamente preparada, pois precisar conciliar a agenda dos envolvidos, o mtodo que ser utilizado, quais tcnicas podem ser adotadas, quem so as pessoas a serem treinadas etc.

Saiba Mais
Desenvolvendo um plano de treinamento. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/kenaum/desenvolvendoum-plano-de-treinamento>. Acesso em: ago. 2012.

Tema 5: Tecnologias de Treinamento Profa. Ma. Karem Angely Grubert Rojas

You might also like