You are on page 1of 4

5

REDES CELULARES 3G

A 3. Gerao (3G) de sistemas de telecomunicaes mveis celulares surgiu no final dos anos 90 com o objectivo de contornar as limitaes dos sistemas 2G, nomeadamente a necessidade de maiores ritmos de transmisso para satisfazer a crescente procura de servios de dados em cenrios de mobilidade. Para tal, as redes 3G procuraram satisfazer os seguintes requisitos: Utilizao universal; Suporte a uma maior diversidade de aplicaes para terminais mveis; Possibilitar o transporte de dados em modo de Comutao de Pacotes (PS) com QoS; Disponibilizar ritmos de transmisso at 2 Mbit/s. No mbito do projecto IMT-2000 (International Mobile Telecommunications-2000), foram especificados pelo ITU trs modos opcionais de operao para a interface rdio: WCDMA (Wideband CDMA), TD-CDMA (Time Division CDMA) e CDMA2000. Na Europa (e Japo), foi escolhido maioritariamente o primeiro (o segundo e terceiro maioritariamente na China e Amrica), tendo o ETSI, com recurso ao mesmo, definido o UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) como o sistema 3G a utilizar na Europa, e que iremos descrever na prxima seco. Posteriormente, foi formada a entidade 3GPP (3rd Generation Partnership Project), com o objectivo de dar continuidade evoluo das especificaes tcnicas do UMTS (releases). Apesar de, ao contrrio do objectivo inicial, e por questes tcnicas e comerciais, terem vindo a coexistir mais do que um sistema 3G, nesta gerao dever conseguir obter-se um cenrio de maior uniformizao de tecnologias de interface rdio em relao s geraes anteriores, nomeadamente pela adopo do mesmo sistema na Europa e Japo. Deste modo, consegue-se cumprir apenas parcialmente o objectivo de nos aproximarmos de um cenrio de roaming global.

5.1 Conceito de QoS


O QoS (Quality of Service) corresponde garantia de desempenho que a rede consegue oferecer aos servios a disponibilizar aos seus utilizadores, em parmetros como taxa de erros, atrasos e ritmos de transmisso. Para os servios em modo CS, como o tradicional servio de voz, o QoS automaticamente garantido pela utilizao de recursos dedicados durante todo o perodo em que a correspondente ligao est estabelecida. Por outro lado, no modo PS, como os utilizadores
FCA Editora de Informtica

64 Redes Celulares

partilham os recursos da rede, consegue-se uma mais eficiente utilizao dos mesmos, mas, no caso de utilizao do protocolo IP, sem garantia de QoS. No entanto, esta limitao pode ser contornada recorrendo a mecanismos adicionais (ao IP), como diferenciao de trfego, reserva de recursos para trfego prioritrio ou sobredimensionamento da rede. No caso das redes celulares, como os servios podero ser disponibilizados extremidade-a-extremidade, ou seja, entre os terminais de dois utilizadores mveis de uma mesma ligao, as redes devero conseguir garantir o suporte a diferentes tipos de QoS (classes), para diferentes tipos de servios e em ambas as sub-redes de acesso (rdio) e core (seco 5.6.4.3).

5.2 Introduo ao UMTS


O UMTS foi especificado com o objectivo de suceder ao GSM, assinalando a entrada na 3. Gerao das redes mveis celulares, de modo a satisfazer a crescente necessidade de maior capacidade e ritmos de transmisso para aplicaes em terminais mveis. Para tal, o UMTS utiliza uma tecnologia WCDMA, com uma gama de frequncias na banda dos 2 GHz na interface rdio. O UMTS caracterizado por permitir obter os seguintes ritmos de transmisso, nas seguintes condies (os valores superiores s so possveis em condies ideais de utilizao mxima de recursos partilhados): Mobilidade Elevada at 144 Kbit/s, para utilizadores que se desloquem a velocidades superiores a 120 Km/h ou que se encontrem localizados em zonas rurais, mais afastadas de Ns-B (antenas);

240 200 160 120 80 40 0 2003

2004

2005

2006

2007

2008

Figura 5.1 Evoluo do nmero de utilizadores UMTS (em milhes)


FCA Editora de Informtica

Redes Celulares 3 G 65

Mobilidade Mdia at 348 Kbit/s, para utilizadores que se desloquem a velocidades inferiores a 120 Km/h ou que se encontrem localizados em ambientes exteriores de zonas urbanas; Mobilidade Reduzida at 2 Mbit/s, para utilizadores em ambientes interiores ou em movimento pedestre em ambientes exteriores restritos de zonas urbanas, prximas de Ns-B. Como se pode comprovar na Figura 5.1, o nmero de utilizadores do UMTS, apesar de ainda muito longe do nmero de utilizadores do GSM (Figura 3.1), tem vindo a crescer de forma quase linear nos ltimos anos, o que leva a perspectivar o sucesso deste sistema.

5.3 Arquitectura de rede UMTS


5.3.1 Release 99
O UMTS, na sua primeira verso 3GPP, designada de Release 99 (R99), correspondeu a uma evoluo das arquitecturas de rede 2G (GSM) e 2,5G (GPRS), que, como se pode comprovar na Figura 5.2, teve como principal diferena para essas geraes a rede de acesso rdio. Nesta, o sistema BSS substitudo por um novo sistema UTRAN (UMTS Terrestrial Radio Access Network), onde os elementos de rede RNC (Radio Network Controller) e N-B (antena) substituem, respectivamente, a BSC e BTS, utilizando o ATM (Assynchronous Transfer Mode) como tecnologia de transporte predominante. Alm disso, relativamente ao GSM (2G), a funcionalidade de compresso de voz/dados em CS (transcoding) passa a ser efectuada na rede core, enquanto no GSM era efectuada na BSC. Esta alterao teve como objectivo a poupana de recursos de transmisso.

GSM At 9,6 Kbit/s VLR BSC PCU GPRS At 141 Kbit/s MSC

HLR

Gateway MSC CS

BTS

DNS SGSN RNC UTRAN At 2 Mbit/s PS FW GGSN

PSTN

Intranet

Internet

N-B

GRX

Rede Rdio

Rede Core

Figura 5.2 Evoluo da arquitectura de rede GSM GPRS UMTS (Release 99)
FCA Editora de Informtica

66 Redes Celulares

5.3.2 Release 4
Posteriormente R99, foi especificada uma segunda verso do UMTS, a Release 4 do 3GPP (por adopo de novo esquema de designao), ao contrrio da verso anterior, apropriada para novos operadores celulares que se iniciem na 3G sem terem redes 2G, no necessitando, por isso, de garantir a evoluo entre as mesmas. Nesta verso, a principal alterao d-se na rede core, onde o MSC separado em dois novos elementos de rede, representados na Figura 5.3: MGW (Media Gateway) comutador de trfego que faz de interface entre as (possveis diferentes) redes de acesso e uma rede de transporte comum para trfego CS e PS, na rede core. Adicionalmente, funciona tambm como interface com as diferentes redes exteriores (tradicionais ou UMTS) ao receber/enviar trfego de chamadas CS e correspondente sinalizao, que encaminha para o MSC-Server processar; MSC-Server funes de MSC para gesto de mobilidade de utilizadores e controlo de MGW, sem cursar trfego de chamadas CS (funo que passa para MGW), apenas o processamento do correspondente trfego de sinalizao para controlo das mesmas. Pelas suas caractersticas, o MSC-Server pode tambm ser designado por softswitch. O objectivo destes novos elementos de rede separar as tarefas de controlo/sinalizao e suporte/transmisso, de modo a possibilitar a utilizao de uma nica tecnologia de transporte e encaminhamento, mais flexvel e econmica, que possibilite optimizar a utilizao dos recursos da rede core, podendo suportar diferentes servios (incluindo a voz), com diferentes requisitos de QoS. Para tal, utilizada uma tecnologia de transporte PS, como o IP.
Sinalizao HLR VLR MSC Server Mc Servios Nc GMSC Server Mc PSTN Redes 2G MGW Trfego Trfego + Sinalizao

CS

Iu RNC MGW

Nb Rede de Transporte

Nb

Internet N-B Outras Redes Dados

PS

SGSN

GGSN

UTRAN

Rede Core

Figura 5.3 Arquitectura de rede UMTS (Release 4)


FCA Editora de Informtica

You might also like