You are on page 1of 8

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELGRAFOS - DIRETORIA REGIONAL DE SALVADOR - BAHIA

Advogado Jr.

Instrues Gerais
Caro Candidato:
Leia com ateno e cumpra rigorosamente as seguintes instrues. Elas so parte da prova e das normas que regem este Concurso Pblico. 1. O Caderno de Provas contm 40 questes objetivas a serem respondidas. Recebido da fiscalizao da sala, voc deve conferi-lo, verificando se est completo. Caso contrrio, deve solicitar a sua substituio. 2. O Caderno de Provas pode ser usado livremente para fazer rascunhos (clculos, desenhos etc.), a fim de concluir pelas respostas s questes formuladas. 3. O tempo de durao desta prova de 4 horas, includa a leitura das instrues e o preenchimento do carto de leitura ptica (carto de respostas). 4. No ser permitida a entrega da prova e a sada do candidato da sala antes de transcorrida uma (1) hora do incio da mesma. 5. Cada questo oferece 4 alternativas de resposta representadas pelas letras a, b, c, e d, sendo somente uma correspondente resposta correta. 6. Iniciada a prova, vedado formular perguntas, pois o entendimento das questes parte integrante da mesma. 7. No permitido comunicar-se com outro candidato ou socorrer-se de consultas a livros, anotaes, agendas eletrnicas, gravadores, usar mquina calculadora, telefone celular e/ou similares ou qualquer instrumento receptor/ transmissor de mensagens. 8. No CARTO DE LEITURA PTICA PERSONALIZADO (CARTO DE RESPOSTAS), voc deve preencher somente uma alternativa (a, b, c, d) de cada questo, totalmente com caneta de ponta grossa azul ou preta, suficientemente pressionada, conforme o exemplo: 95 96 97

A A A B B

D D

9. Ao final da prova, voc deve devolver fiscalizao da sala o CARTO DE RESPOSTAS devidamente assinado no verso, sem amass-lo ou dobr-lo, porquanto ele insubstituvel. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at a entrega da prova pelo ltimo candidato. 10. A questo no assinalada ou assinalada com mais de uma alternativa, emendada, rasurada, borrada, ou que vier com outra assinalao que no a prevista no item 8, nula. 11. O candidato somente poder levar consigo o caderno de provas, aps o encerramento oficial da mesma. 12. O gabarito da prova ser divulgado no site www.correios.com.br e nos postos de inscrio em at 5 dias teis aps aplicao da mesma. BOA PROVA!

Nome:

Inscrio:

Portugus
Porto da Barra a terceira praia mais bela do mundo A escolha est no site de turismo do jornal ingls The Guardian, sendo a primeira entre as praias brasileiras A Praia do Porto da Barra foi escolhida pelo site de turismo do jornal ingls The Guardian como a terceira mais bela do mundo em um ranking das dez melhores praias do mundo organizado pelo jornalista especializado Gavin McOwan, responsvel pela ________ de turismo. Assim como Sydney, na Austrlia, tem a Praia de Bondi, Los Angeles tem Venice e o Rio de Janeiro, Copacabana e Ipanema, lugares mundialmente famosos e que refletem o microcosmo das cidades onde esto localizadas, o Porto da Barra o destaque de Salvador, cidade onde o jornalista morou. Ele conta que, todas as manhs, ia nadar nas guas incrivelmente limpas da Barra e, ........ tardinha, ali era o seu point preferido para tomar cerveja gelada . A notcia da escolha do Porto da Barra como terceira mais bela praia do mundo chega quando Salvador se prepara para comemorar seus 458 anos de fundao. Para o presidente da Emtursa - Empresa de Turismo S/ A, Fernando Ferrero, o Porto da Barra merecidamente uma das mais belas e melhores praias do mundo . Ele lembrou que o local um dos mais movimentados da cidade, concentrando grande nmero de turistas que chegam atrados no apenas pela beleza, mas tambm pelas guas que tm temperatura mdia de 26 graus e de onde se pode ver um belssimo ________ . Fernando Ferrero disse ainda que essa escolha do site do jornal londrino The Guardian vai contribuir, e muito, para dar maior ________ ........ Salvador e ........ Bahia . Para ele, o Porto da Barra uma praia bastante conservada, sem poluio, apesar das muitas transformaes ocorridas nesse que um dos mais antigos e tradicionais bairros da cidade . Salvador nasceu na Barra. Foi l que o navegador Amrico Vespccio descortinou, em 1501, a Bahia de Todos os Santos. A posse foi oficializada com a colocao do marco da coroa portuguesa, onde hoje esto localizados o Forte e o Farol da Barra. No Porto da Barra tambm desembarcaram o primeiro Governador Geral Tom de Souza, em 1549, e os soldados da Companhia das ndias Ocidentais que invadiram a cidade em 1624.
Adaptado de www.emtursa.ba.gov.br, acessado em 02/04/2007.

2.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas pontilhadas do texto. a) b) c) d) a a a a a a

3.

O acento da forma verbal tm , em destaque no texto, deve-se ao fato de que ela est no plural, concordando com a) b) c) d) guas. Salvador e Bahia. movimentados. 26 graus.

4.

Assinale a alternativa em que todas as palavras so advrbios. a) b) c) d) incrivelmente muito mais (1 pargrafo) ali bastante atrados l onde (4 pargrafo) merecidamente mundialmente hoje melhores (1 pargrafo)

5.

Assinale a alternativa em que o que exerce funo diferente do que em ...lugares mundialmente famosos e que refletem o microcosmo das cidades ... (1 pargrafo). a) ... que um dos mais antigos ... (3 pargrafo) b) ... que, todas as manhs, ia nadar ... (1 pargrafo) c) ... que chegam atrados no apenas pela beleza, ... (2 pargrafo) d) ... que invadiram a cidade em1624. (4 pargrafo)

6.

Nas expresses um dos mais antigos e tradicionais da cidade. (3 pargrafo) e um belssimo (2 pargrafo), os adjetivos em destaque esto, a) respectivamente, no grau comparativo de superioridade e superlativo relativo. b) ambos, no grau superlativo relativo. c) respectivamente, no grau superlativo relativo e superlativo absoluto sinttico. d) respectivamente, no grau comparativo de superioridade e superlativo absoluto sinttico.

7.

Analise as afirmativas sobre a formao das palavras do texto. I. Poluio contm sufixo formador de substantivo a partir de verbo. II. Microcosmo uma palavra derivada por prefixao. III. Escolha uma palavra formada por derivao imprpria. Est(o) correta(s) a) b) c) d) apenas a I. apenas a II. apenas a III. apenas a I e a II.

1.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas de linha contnua do texto. a) b) c) d) seco seo sesso seso por-do-sol pr-do-sol por do sol pr-do-sol vizibilidade visibilidade visibilidfade vizibilidade

Advogado Jr.

8.

Quanto aos emprstimos lingsticos ranking , site e point , pode-se afirmar que a) b) c) d) todos j tiveram sua grafia aportuguesada. dois deles j tiveram sua grafia aportuguesada. apenas um deles teve sua grafia aportuguesada. nenhum deles teve sua grafia aportuguesada.

12. As afirmativas abaixo referem-se ao instituto do Direito das Coisas. Assinale a alternativa incorreta. a) O usufruto legal decorrente de negcio jurdico, podendo ser unilateral, bilateral, intervivos e causa mortis. b) Os direitos reais esto dentro do direito das coisas. Os Direitos reais podem ser subdivididos em direitos reais sobre coisas prprias, direitos reais sobre coisas alheias e direitos reais de aquisio. c) Os direitos reais sobre coisa alheia subdividemse em direito de superfcie, servides prediais, direitos reais de garantia. Esse ltimo pode ser sudividido em alienao fiduciria, penhor, hipoteca e anticrese. d) Uma caracterstica importante do condomnio geral o estado de indiviso provisria. 13. Referente aos Direitos Reais sobre coisas alheias, assinale a alternativa incorreta. a) O usufruto uma espcie de servido pessoal; um direito real sobre a coisa alheia (mvel ou imvel) que permite ao usufruturio usar e perceber os frutos produzidos por uma coisa pertencente a outra pessoa, sem que se altere a substncia da coisa. b) Uso o prprio direito de usar, mas com a excluso de perceber os frutos. c) Habitao consiste no direito de morar e residir em casa alheia. Tem como objetivo bens imveis, destinadas moradia, no se aplicando para a indstria ou comrcio. Trata-se de direito personalssimo. d) Penhor um direito real de garantia que incide sobre coisa imvel do devedor ou de terceiro sem a transmisso da posse ao credor. 14. Segundo o Cdigo Civil vigente, o negcio jurdico nulo quando a) houver incapacidade relativa do agente. b) houver vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores. c) somente por vcio resultante de erro, dolo e coao. d) no revestir a forma prescrita em lei.

9.

De acordo com o texto, a) Salvador se destaca apenas pela beleza de suas praias. b) a beleza e a temperatura das guas do Porto da Barra atraem um grande nmero de turistas. c) o Porto da Barra vem logo aps a Praia de Bondi no ranking das dez melhores praias do mundo. d) o jornalista responsvel pela coluna de turismo do The Guardian Times morou na Praia do Porto da Barra.

10. Considere as seguintes afirmativas. 1. A notcia sobre a classificao do Porto da Barra entre as dez praias mais belas do mundo ocorreu aps as comemoraes dos 458 anos de fundao de Salvador. 2. O Forte e o Farol da Barra se encontram no local onde foi oficializada a posse de terra pela coroa portuguesa. 3. Para o presidente da Emtursa, o Porto da Barra um local que sofreu poucas transformaes, apesar de ser muito movimentado e sem poluio. Conforme o texto, qual(is) dela(s) est(o) correta(s)? a) b) c) d) Apenas uma. Apenas duas. Nenhuma delas. Todas elas.

Conhecimentos Especficos
11. So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer, os maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos. Porm cessar, para os menores, a incapacidade a) pela unio estvel. b) pelo exerccio de cargo em comisso em rgo pblico. c) pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver 16(dezesseis) anos completos. d) pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, mesmo que, em funo deles, o menor com 16(dezesseis) anos completos no tenha economia prpria, permanecendo na dependncia econmica dos pais ou representantes legais.

Advogado Jr.

15. Sobre o Instituto dos Contratos, considere a alternativa correta. a) No podem as partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico. b) Em caso de existncia de vcio redibitrio, a responsabilidade do alienante subsiste ainda que a coisa perea em poder do alienatrio, se perecer por vcio oculto, j existente ao tempo da tradio. c) Nos contratos de compra e venda no se poder deixar a fixao do preo taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar. d) Nos contrato de locao de coisas, havendo prazo estipulado durao do contrato, antes do vencimento no poder o locador reaver a coisa alugada, seno ressarcindo ao locatrio as perdas e danos resultantes, nem o locatrio devolv-la ao locador, seno pagando, proporcionalmente, a multa prevista no contrato. Porm, o locatrio no gozar do direito de reteno, enquanto no for ressarcido. 16. No Direito Processual Civil, quanto interveno de terceiros, assinale a assertiva incorreta. a) O procedimento sumrio no admite a assistncia. b) A oposio poder ser oferecida at a sentena. c) A nomeao autoria feita pelo ru. d) admissvel o chamamento ao processo do devedor, na ao em que o fiador for ru. 17. Quanto ao direito probatrio, assinale a assertiva correta. a) Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas e suspeitas. So considerados suspeitos: o cnjuge, bem como o ascendente e descendentes em qualquer grau. b) O incidente de falsidade pode ser argido at a sentena. c) lcito a cada parte oferecer, no mximo, oito testemunhas; quando qualquer das partes oferecer mais de trs testemunhas para a prova de cada fato, o juiz poder dispensar as restantes. d) Na prova pericial compete ao juiz formular os quesitos que entender necessrios ao esclarecimento da causa. 18. Sobre a ao rescisria, assinale a alternativa correta. a) O juzo competente para ajuizamento de ao rescisria o juzo que proferiu sentena que objetiva a resciso. b) cabvel ao rescisria em partilha de bens julgada por sentena quando se preteriu herdeiro ou incluiu quem no o seja. c) O direito de propor ao rescisria se extingue em 5 (cinco) anos, contados do trnsito em julgado da deciso. d) O ajuizamento da ao rescisria suspende o cumprimento da sentena ou acrdo rescindendo. Advogado Jr.

19. Sobre o processo de execuo assinale a alternativa incorreta. a) No realizada a adjudicao dos bens penhorados, o exeqente poder requerer sejam alienados por sua prpria iniciativa ou por intermdio de corretor credenciado perante a autoridade judiciria. b) A carta de adjudicao conter a descrio do imvel, com remisso a sua matrcula e registros, a cpia do auto de adjudicao e a prova de quitao do imposto de transmisso. c) Na execuo contra a Fazenda Pblica, os embargos s podero versar sobre falta ou nulidade da citao, se o processo correu revelia; inexigibilidade do ttulo, ilegitimidade das partes; cumulao indevida de execues e excesso de execuo. d) H excesso de execuo quando se processa de modo diferente do que foi determinado na sentena. 20. O artigo 518, 1, do Cdigo de Processo Civil dispe que a apelao no ser recebida pelo magistrado singular quando contrariar smula. Desta deciso cabe a) b) c) d) agravo retido. recurso ordinrio. recurso especial. agravo de instrumento.

21. No havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato dever avisar a outra da sua resoluo com a antecedncia mnima de a) 8 (oito) dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior. b) 8 (oito) dias, se o pagamento for efetuado quinzenalmente ou mensalmente. c) 30 (trinta) dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior. d) 30 (trinta) dias aos que perceberem por quinzena ou ms, ou que tenham mais de 06 (seis) meses de servio na empresa. 22. Quanto ao Direito de Frias, assinale a resposta incorreta. a) Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, pelo prazo de 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes. b) No ser considerada falta ao servio, para os efeitos do artigo anterior, a ausncia do empregado durante a suspenso preventiva para responder a inqurito administrativo ou de priso preventiva, quando for impronunciado ou absolvido. c) A poca de concesso de frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador. d) O empregado poder entrar em gozo das frias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social, para que nela seja anotada a respectiva concesso.

23. Assinale a alternativa correta. a) Conveno coletiva de trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual um Sindicato representativo de categoria dos trabalhadores estipula condies de trabalho com um empregador, aplicveis s relaes individuais de trabalho. b) Acordo coletivo de trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis s relaes individuais de trabalho. c) Conveno coletiva de trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis s relaes individuais de trabalho. d) Acordo coletivo de trabalho o acordo que o Sindicato representativo de uma categoria econmica faz com alguns trabalhadores, estipulando condies de trabalho aplicveis no mbito da empresa. 24. O direito de ao quanto a crditos resultantes das relaes de trabalho prescreve a) em 2 (dois) anos, aps a extino do contrato de trabalho, para o trabalhador urbano. b) em 5 (cinco) anos para o trabalhador urbano, at o limite de 2 (dois) anos aps a extino do contrato. c) em 5 (cinco) anos para o trabalhador rural, at o limite de 2 (dois) anos aps a extino do contrato. d) em 5 (cinco) anos para o trabalhador urbano, at o limite de 3 (trs) anos aps a extino do contrato. 25. No compete Justia do trabalho processar e julgar a) os crimes contra a organizao do trabalho e, nos casos determinados por lei, contra o sistema financeiro e a ordem econmicafinanceira. b) as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. c) as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao dos relaes de trabalho d) as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho.

26. Na indicao dos princpios informativos da licitao, consideram-se como princpios da licitao: I. Da vinculao ao instrumento convocatrio princpio essencial cuja inobservncia enseja nulidade do procedimento. II. Do julgamento objetivo decorrncia tambm do princpio da legalidade, pois, o julgamento das propostas h de ser feito de acordo com os critrios fixados no edital. III. Da adjudicao compulsria significa que a Administrao pode, uma vez concludo o procedimento, atribuir o objeto da licitao a outrem, mesmo que no o vencedor, desistindo ou no do contrato, desnecessrio qualquer argumentao. Logo, consideram-se corretos como princpios de licitao, a) b) c) d) apenas o I e o II apenas o I e o III apenas o II e o III Todos eles.

27. Os poderes administrativos so inerentes Administrao Pblica, pois, sem eles, ela no conseguiria fazer sobrepor-se a vontade da lei vontade individual, o interesse pblico ao interesse privado. Embora o vocbulo poder d a impresso de que se trata de faculdade da Administrao, trata-se de poder-dever . Conforme lio de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, todos os poderes encerram prerrogativas de autoridade, e, ao contrrio, um deles d idia de restrio. Assim sendo, dos chamados poderes administrativos no encerra prerrogativa do Poder Pblico, na idia de restrio, a) b) c) d) o poder vinculado. o poder da discricionariedade. o poder normativo. o poder disciplinar.

28. Alguns autores indicam regras a serem observadas pela polcia administrativa, com o fim de no eliminar os direitos individuais. Assim, no considerada como regra, ou limite, da lei a) b) c) d) a da necessidade a da excessividade a da eficcia a da proporcionalidade

29. So elementos do ato administrativo: a) a discricionariedade, a vinculao e a arbitrariedade. b) o sujeito passivo, o sujeito ativo e o ato danoso. c) o sujeito, o objeto, a forma, o motivo e a finalidade. d) o sujeito ativo, a leso ao patrimnio pblico, a ilegalidade ou imoralidade praticada pelo Poder Pblico.

Advogado Jr.

30. Em se tratando de agentes pblicos e agentes polticos da Administrao Pblica, considere as afirmaes seguintes: I. Servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplica-se a disposio constitucional quando tratar-se de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, ficando afastado de seu cargo, emprego ou funo. II. Em qualquer caso que exija o afastamento de servidor pblico para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio no ser contado para os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. III. O servidor pblico investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, podendo perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo cumulativamente. Assim, das alternativas propostas, a) b) c) d) esto corretas a I, a II e a III. esto corretas somente a I e a III. esto incorretas somente a II e a III. esto incorretas a I, a II e a III.

b) Aos impostos sobre a propriedade territorial rural, compete Unio, aos Estados e aos Municpios, de forma concorrente. c) Qualquer anistia relativa a impostos, s poder ser concedida mediante lei do Congresso Nacional. d) Todas as alternativas anteriores esto certas. 34. correto afirmar que a) vinte e cinco por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre o IPVA pertencem aos Municpios. b) vinte e cinco por cento do produto da arrecadao do imposto que a Unio instituir no exerccio da competncia que lhe atribuda pelo art. 154, II da CF/88, pertencem aos Estados e ao Distrito Federal. c) permitida a reteno aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios quando se tratar do Fundo de Participao, neles compreendidos adicionais e acrscimos relativos aos tributos. d) a Unio entregar, do produto da arrecadao do IPI, dez por cento aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportaes de produtos industrializados. 35. correto afirmar que no se incluem na classificao como espcies tributrias a) os impostos, as taxas e os emprstimos compulsrios. b) as taxas e as contribuies sociais. c) os impostos e a contribuio de melhoria decorrente de obras pblicas. d) o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais. 36. No Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) da Constituio Brasileira promulgada em 5 de outubro de 1988, afirma-se que I. os parlamentares federais a partir dos seis meses posteriores promulgao, reunidos em nmero no inferior a trinta, podero requerer ao Tribunal Superior Eleitoral o registro de novo partido poltico, juntando ao requerimento o manifesto, o estatuto e o programa devidamente assinados pelos requerentes. II. caber Cmara Municipal, no prazo de um ano, votar a Lei Orgnica respectiva, em dois turnos de discusso e votao, caso no tenha ainda sido promulgada. III. so acrescidos quinze anos ao prazo fixado no art. 40 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, referente Zona Franca de Manaus, com suas caractersticas de rea de comrcio e de incentivos fiscais. Assim, est(o) correta(s)

31. Assinale a alternativa correta quanto competncia tributria. a) O custeio do servio de iluminao pblica, conforme a Constituio Brasileira de 1988, poder ser competncia comum da Unio, dos Estados, da Distrito Federal ou dos Municpios. b) Ao Distrito Federal compete os impostos federais, estaduais e municipais. c) Aos Estados e ao Distrito Federal compete instituir impostos sobre a transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos. d) Aos Municpios compete instituir impostos sobre servios de qualquer natureza, inclusive os compreendidos no art. 155, II da Constituio Brasileira de 1988. 32. Com relao s limitaes da competncia tributria, sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, exceto a) exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea. b) cobrar tributos antes de decorridos sessenta dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, desde que observado o disposto na alnea b , do art. 150, inciso III da CF/88. c) utilizar tributo com efeito de confisco. d) instituir impostos sobre templos de qualquer culto. 33. Assinale a alternativa correta. a) Aos impostos extraordinrios, na iminncia ou no caso de guerra externa, podero ser institudos pela Unio. Advogado Jr.

a) b) c) d)

apenas a afirmativa I. somente as afirmativas I e II. somente as afirmativas II e III. a I, a II e a III.

37. Dentre as vrias espcies de controle concentrado contempladas pela Constituio Federal de 1988, correto afirmar que trata-se de objeto principal da ao a) a argio de descumprimento de preceito fundamental. b) a ao declaratria de constitucionalidade. c) a ao direta de inconstitucionalidade por omisso. d) todas alternativas anteriores esto corretas. 38. Compete privativamente Unio legislar sobre a) b) c) d) custas de servios forenses. preservao das florestas, da fauna e da flora. servio postal. assistncia jurdica e defensoria pblica.

39. O texto da Carta da Repblica de 1988 consagra como princpios constitucionais, os referentes aos direitos e deveres individuais e coletivos abaixo listados, exceo de um. Assinale-o. a) plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. b) vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s ser nos casos previstos em lei. c) A lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. d) livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. 40. Considera-se com condio de elegibilidade, a assertiva pela qual encontra-se incorreta: a) b) c) d) a filiao partidria. o alistamento eleitoral. o pleno exerccio dos direitos polticos. a idade mnima de trinta e cinco anos para governador e vice-governador de Estado.

Advogado Jr.

You might also like