You are on page 1of 8

PRINCPIOS ORAMENTRIOS

LEGALIDADE: somente aquilo que a lei expressamente autorizar. Necessidade de formalizao legal das leis oramentrias: o plano plurianual; as diretrizes oramentrias; os oramentos anuais. - PPA: define objetivos e metas da ao pblica para um perodo de quatro anos. - LDO: orienta a elaborao e execuo do oramento anual. - LOA: estima as receitas e fixa os gastos. UNIDADE OU TOTALIDADE: todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exerccio financeiro, devem integrar a Lei Oramentria Anual LOA. UNIVERSALIDADE: a LOA de cada ente federado dever conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico.

ANUALIDADE OU PERIODICIDADE: o exerccio financeiro coincidir com o ano civil, ou seja, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. EXCLUSIVIDADE: a LOA no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito. ORAMENTO BRUTO: todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, sem quaisquer dedues. PUBLICIDADE: o contedo oramentrio deve ser divulgado nos veculos oficiais para que tenha validade. No caso o DOU. TRANSPARNCIA: divulgar o oramento pblico, a arrecadao da receita e a execuo da despesa sociedade. NO-VINCULAO (NO-AFETAO) DA RECEITA DE IMPOSTOS: vedada a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa. Com exceo: FPM, FPE e Fundos de Desenvolvimento das Regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste e recursos para reas da sade e educao. RECEITA ORAMENTRIA Ingressos Extraoramentrios: So recursos financeiros de carter temporrio. O Estado mero depositrio desses recursos, que constituem passivos exigveis e cujas restituies no se sujeitam autorizao legislativa. Exemplos: tem-se os depsitos de terceiros (caues, etc.). Receitas Oramentrias: disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exerccio oramentrio. Fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e aes cuja finalidade principal atender s necessidades pblicas e demandas da sociedade. Tributo: a receita derivada instituda pelas entidades de direito pblico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies nos termos da constituio e das leis vigentes em matria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especficas exercidas por essas entidades.

Receitas pblicas Originrias: arrecadadas por meio da explorao de atividades econmicas pela Administrao Pblica. Ex.: Prestao de servios, venda de produtos industriais. Receitas pblicas Derivadas:obtida pelo poder pblico por meio da soberania estatal. Auferidas de forma impositiva. Ex.: receitas tributrias As receitas oramentrias so classificadas segundo os seguintes critrios: Natureza; Fonte/Destinao de Recursos; e Indicador de Resultado Primrio.

Categoria Econmica: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Receitas Correntes: com efeito positivo sobre o Patrimnio Lquido. Receitas de Capital: no provocam efeito sobre o Patrimnio Lquido.

ESPCIE: permite qualificar com maior detalhe o fato gerador das receitas. Ex.: dentro da Origem Receita Tributria, identifica-se as espcies: Impostos, Taxas e Contribuies de Melhoria.

RUBRICA: receitas cujas caractersticas prprias sejam semelhantes entre si, detalha a espcie. Ex.: a rubrica Impostos sobre o Patrimnio e a Renda, corresponde ao detalhamento da Espcie Impostos. ALNEA: o detalhamento da Rubrica e exterioriza o nome da receita que receber o registro pela entrada de recursos financeiros. Por exemplo, a alnea Impostos sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza corresponde ao detalhamento da Rubrica Impostos sobre o Patrimnio e a Renda. SUBALNEA:utilizado quando h necessidade de se detalhar a Alnea com maior especificidade. Por exemplo, a subalnea Pessoas Fsicas detalhamento da Alnea Impostos sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza.

ETAPAS DA RECEITA ORAMENTRIA PLANEJAMENTO: planejar e estimar a arrecadao das receitas oramentrias que constaro na proposta oramentria. As previses de receita observaro as normas tcnicas e legais, consideraro o demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas.
EXECUO: Divide-se em: - Lanamento: define o lanamento como ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta. - Arrecadao: Corresponde entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituies financeiras autorizadas pelo ente. - Recolhimento: a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro.

RECONHECIMENTO DA RECEITA ORAMENTRIA

O reconhecimento da receita oramentria ocorre no momento da arrecadao, e decorre do enfoque oramentrio dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execuo das despesas oramentrias ultrapasse a arrecadao efetiva. Para fins contbeis, quanto ao impacto na situao lquida patrimonial, a receita pode ser: Receita Oramentria Efetiva: no momento do reconhecimento do crdito, aumenta a situao lquida patrimonial da entidade. Constitui fato contbil modificativo aumentativo. Receita Oramentria No Efetiva: no altera a situao lquida patrimonial no momento do reconhecimento do crdito e, por isso, constitui fato contbil permutativo, como o caso das operaes de crdito.
DEDUES DA RECEITA ORAMENTRIA CONCEITO DE DEDUES: Recursos arrecadados que no pertenam ao ente arrecadador, no sendo aplicveis em programas e aes governamentais de responsabilidade do mesmo. SITUAES DE USO DE DEDUES DE RECEITAS: Restituio de receitas oramentrias; Recursos que o ente tenha competncia de arrecadar mas que pertenam a outro ente; Renncia de receita. RESTITUIO DE RECEITAS: a devoluo total ou parcial de receitas oramentrias que foram recolhidas a maior ou indevidamente. No h necessidade de autorizao oramentria para sua devoluo. RENNCIAS DE RECEITA: - Anistia: o perdo da multa, que visa excluir o crdito tributrio na parte relativa multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infraes cometidas por este anteriormente vigncia da lei que a concedeu. - Remisso: o perdo da dvida, tais como valor diminuto da dvida, situao difcil que torna impossvel ao sujeito passivo quitar o dbito. - Iseno: espcie mais usual de renncia e define-se como a dispensa legal, pelo Estado, do dbito tributrio devido. A concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita dever estar acompanhada de estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva iniciar sua vigncia e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes oramentrias e a pelo menos uma das seguintes condies: I demonstrao pelo proponente de que a renncia foi considerada na estimativa de receita da lei oramentria, na forma do art. 12, e de que no afetar as metas de resultados fiscais previstas no anexo prprio da lei de diretrizes oramentrias; II estar acompanhada de medidas de compensao, no perodo mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio. TRANSFERNCIAS DE RECURSOS INTERGOVERNAMENTAIS: compreendem a entrega de recursos, correntes ou de capital, de um ente - transferidor a outro beneficirio ou recebedor. - Transferncias constitucionais e legais: aquelas que so arrecadadas por um ente, mas devem ser transferidas a outros entes por disposio constitucional ou legal. Ex. transf const.: Fundo de

Participao dos Municpios (FPM). Ex transf Legais: Transferncias da Lei Complementar n 87/96 (Lei Kandir). O ente recebedor deve reconhecer um direito a receber (ativo) no momento da arrecadao pelo ente transferidor.
- Transferncias voluntrias: a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federao, a ttulo de cooperao, auxlio ou assistncia financeira, que no decorra de determinao constitucional, legal ou os destinados ao Sistema nico de Sade. ORAMENTO

o instrumento de planejamento de qualquer entidade, pblica ou privada, e representa o fluxo de ingressos e aplicao de recursos em determinado perodo. Para o setor pblico, de vital importncia, pois a lei oramentria que fixa a despesa pblica autorizada para um exerccio financeiro.
DESPESA ORAMENTRIA Despesas Oramentrias: toda transao que depende de autorizao legislativa, na forma de consignao de dotao oramentria, para ser efetivada. Dispndios (Despesas) Extra-Oramentrios: aquele que no consta na lei oramentria anual, compreendendo determinadas sadas de numerrios, como por exemplo: devoluo de cauo.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA PLANEJAMENTO: Divide-se em: - Fixao da Despesa: refere-se aos limites de gastos, includos nas leis oramentrias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades pblicas. concludo com a autorizao dada pelo poder legislativo por meio da lei oramentria anual. - Descentralizaes de crditos oramentrios: ocorrem quando for efetuada movimentao de parte do oramento para que outras unidades administrativas possam executar a despesa oramentria.
- Programao oramentria e financeira: consiste na compatibilizao do fluxo dos pagamentos com o fluxo dos recebimentos, visando ao ajuste da despesa fixada s novas projees de resultados e da arrecadao. - Processo de licitao: compreende um conjunto de procedimentos administrativos que objetivam adquirir materiais, contratar obras, servios, etc.

EXECUO: Divide-se em: - Empenho: o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Ser formalizado mediante a emisso de um documento denominado Nota de Empenho, do qual deve constar o nome do credor, a especificao do credor e a importncia da despesa, bem como os demais dados necessrios ao controle da execuo oramentria. Os empenhos podem ser classificados em:

Ordinrio: utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento
deva ocorrer de uma s vez.

Estimativo: utilizado para as despesas cujo montante no se pode determinar previamente, tais como servios de fornecimento de gua e energia eltrica, aquisio de combustveis e lubrificantes e outros. Global: utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguis.

- Liquidao: consiste na verificao do direito adquirido pelo credor com base no contrato, ajuste ou acordo respectivo; na nota de empenho; e nos comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio. O Ateste a verificao da administrao, por servidor designado para tal, de que o servio ou obra contratado(a) foi executado(a) segundo as especificaes. - Pagamento: consiste na entrega de numerrio ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crdito em conta, e s pode ser efetuado aps a regular liquidao da despesa.

CRDITOS ORAMENTRIOS INICIAIS E ADICIONAIS - Crdito Oramentrio Inicial: aquele aprovado pela LOA. O oramento anual consignar importncia para atender determinada despesa a fim de executar aes que lhe caiba realizar. Tal importncia denominada de dotao. - Crdito Oramentrio Adicional: so as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento. Classificam-se em:
- Suplementares: destinados a reforo de dotao oramentria; - Especiais: destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica; - Extraordinrios: destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica. Os crditos suplementares e especiais sero autorizados por lei e abertos por decreto executivo. A abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. Consideram-se recursos disponveis, desde que no comprometidos: I - o supervit financeiro; II - os provenientes de excesso de arrecadao; III - os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em Lei; IV - o produto de operaes de crdito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiz-las.

A despesa oramentria pode ser classificada em: - Despesa Oramentria Efetiva: reduz a situao lquida patrimonial da entidade. Constitui fato contbil modificativo diminutivo.

- Despesa Oramentria No Efetiva: no reduz a situao lquida patrimonial da entidade e constitui fato contbil permutativo. CLASSIFICAES DA DESPESA ORAMENTRIA
- Classificao Institucional: (quem o responsvel?) reflete a estrutura de alocao dos crditos oramentrios e est estruturada em dois nveis hierrquicos: rgo oramentrio e unidade oramentria. Os rgos oramentrios correspondem a agrupamentos de unidades oramentrias e unidade oramentria o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio. - Classificao Funcional: (em que rea fazer?) segrega as dotaes oramentrias em funes e subfunes, buscando responder basicamente indagao em que rea de ao governamental a despesa ser realizada. - Classificao por Estrutura Programtica: (Por que feito, para que feito e o que se espera?) Divide-se em: - Projetos: conjunto de operaes, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de Governo. - Atividades: conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao de Governo. Exemplo: Fiscalizao e Monitoramento das Operadoras de Planos e Seguros Privados de Assistncia Sade.

- Operaes Especiais: Despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de governo, das quais no resulta um produto, e no gera contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.
- Classificao por Natureza: segundo a sua natureza divide-se em: - Categoria Econmica: identifica se o gasto vai contribuir para formao ou aquisio de um bem de capital. Ex.: Desp Corrente: No contribui para formao ou aquisio bem de capital Compra de material de consumo; Desp de Capital: Contribui para formao ou aquisio de bem de capital ou amortizao de dvida - Amortizao da dvida. - Grupo de Natureza da despesa: identifica de forma sinttica o objeto de gasto. Ex.: Desp Correntes: Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargos da Dvida e Outras Despesas Correntes; Desp de Capital: Investimentos, Inverses Financeiras e Amortizao da Dvida .

- Modalidade de aplicao: finalidade de indicar se os recursos so aplicados diretamente por rgos ou entidades no mbito da mesma esfera de Governo ou por outro ente da Federao e suas respectivas entidades. - Elemento de Despesa: Identifica os objetos de gastos; o que vai ser adquirido para consecuo dos programas.

You might also like