You are on page 1of 3

Conhea a maneira de fazer negcios ao estilo Bill Gates

Na escola, o apelido de nerd pegou logo. Com um intelecto fora do comum, culos fundo de garrafa, caspa e acne, Bill Gates aos 13 anos j era um crnio no computador. Nessa idade, fechou seu primeiro negcio na rea de informtica. O acordo era cheio de vantagens para o menino - procurar falhas em softwares e, em troca, utilizar computadores, na poca, muito caros, raros e limitados. Mas isso abriu um mundo novo para o adolescente e impulsionou um obsessivo caso de amor que gerou uma das maiores fortunas do planeta.

Mas, como o jovem nerd conseguiu fazer de sua paixo um caso de absoluto sucesso empresarial e se tornar um milionrio na casa dos 20 anos de idade? Em "Negcios ao Estilo Bill Gates" (UP Negcios), o escritor Des Dearlove conta como isso foi possvel e revela os dez segredos que fizeram desse homem um dos mais ricos e importantes lderes empresariais no mundo. Com a Microsoft, ele realizou um sonho: o de cada pessoa poder ter um computador em casa ou no trabalho, funcionando com o programa criado por ele, o Windows.

1. Esteja no lugar certo na hora certa. 2. Apaixone-se pela tecnologia. 3. No faa prisioneiros. 4. Contrate gente muito inteligente.

5. Aprenda a sobreviver. 6. No espere agradecimentos. 7. Assuma uma posio visionria. 8. Cubra todas as bases. 9. Construa uma empresa do tamanho de um byte. 10. Nunca, jamais, perca a bola de vista.

A inteligncia ajudou, a paixo pela tecnologia tambm. Mas, segundo o autor, outros elementos contriburam para que Gates se tornasse um cibermagnata e um fenmeno do sculo 21. S contratar gente inteligente outro fator de sucesso apontado por ele. Na Microsoft, estudantes brilhantes so recrutados logo aps sarem da faculdade. "No recruto tolos", diz Gates. Na hora de convencer uma estrela do mercado a ingressar no time, ele no deixa ao azar: d um telefonema pessoal ao seu estilo e convence o candidato.

Acusado de elitista por isso, mas Gates no tem tempo para ouvir crticas. A cultura da Microsoft "trabalhe muito, depois trabalhe mais". Assim, so comuns entregas de pizza na mesa dos funcionrios para que eles no tenham que parar para comer. E de bebidas com cafena, claro. Para tanto trabalho, o salrio pode nem ser assim to alto, mas Gates tem feito de muitos de sua equipe milionrios tambm. Eles recebem uma "opo" de compra de aces da Microsoft por preo fixo no futuro, e isso faz a diferena na conta bancria. A maneira de fazer negcios de Bill Gates -vale dizer, ele abandonou o curso de direito em Harvard, para se dedicar 100% aos computadores -, deixa o mundo empresarial tonto.

Os inimigos dizem que a Microsoft uma ave de rapina. Ou seja, furta as ideias dos outros convertendo-as em seus produtos. O Windows, por exemplo, visto como uma imitao do software da Apple para o Macintosh. Tambm chamam-no de "imprio do mal", que ele tem um "marketing truculento" e outros vo mais longe, que ele o prprio "anticristo". O caso que esse empresrio de gnio difcil -dizem que ele no perdeu os acessos de raiva que tinha na infncia- tem apenas um nico temor na vida: de que a empresa seja ultrapassada por outra mais gil. Segundo Dearlove, essa parania de Gates um indicador da prpria natureza valor do setor de informtica. Para no ser pega desprevenida, a Microsoft defende-se com vrias tecnologias diferentes. s vezes conflitantes. De olho no futuro, o visionrio Gates vai em busca, sempre e sempre, de um novo grande lance.

You might also like