You are on page 1of 10

1

CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIAS POR ACADMICOS INGRESSANTES EM UMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM PARNABA-PI. Elijones Galeno Felix Fabio Marques Veras Geyce da Silva Arajo Renata Belizrio Oliveira Karla Josnana Soares Campelo Jos de Ribamar Xavier Martins.

RESUMO OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi analisar, atravs de uma pesquisa de campo, como est o consumo de frutas e hortalias dos acadmicos ingressantes de diversos cursos de uma faculdade privada de Parnaba. METODOLOGIA: Este trabalho uma pesquisa de campo do tipo descritiva quantitativa. Sendo avaliados 92 acadmicos ingressantes de diferentes cursos de uma instituio de ensino superior privada em Parnaba-Pi,onde 55% (n=50) eram do sexo feminino e 45% (n=42) do sexo masculino. Para verificar o consumo e preferncia de frutas e hortalias foi realizado um questionrio de freqncia alimentar. RESULTADOS: Analisando a freqncia e a preferncia alimentar de frutas e hortalias observamos um baixo consumo comparado com o recomendado pela OMS de 400 g dia (5 pores dirias). Verificou-se que o consumo de frutas por dia preconizado pela OMS, foi de 0% tanto para ambos os sexos, o consumo de frutas prevalente foi de 2-4 pores por semana 42% (n=18) pelo sexo masculino e de 36% (n=18) pelo feminino. J o consumo de hortalias 4-5 poro por dia foi de 6% (n=3) para mulheres, 2,28% (n=1) para homens, sendo maior prevalncia de 2-4 pores por semanas 30% (n=13) para o sexo masculino e 2-3 pores por dia 22% (n=11) pelo feminino CONCLUSO: No presente estudo pode-se observar um expressivo consumo de frutas e hortalias pelos acadmicos, sendo maior entre as mulheres, entretanto abaixo do recomendado pela Organizao Mundial da sade e pelo Guia alimentar da populao brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Frutas, Hortalias, Consumo.

1- Graduandos do curso de Nutrio FAP, Parnaba-PI. 2- Nutricionista. Professora do curso de Nutrio FAP, Parnaba-PI. 3- Fsico. Professor do curso de Nutrio FAP, Parnaba PI.

INTRODUO Os hbitos alimentares dos universitrios so fortemente influenciados por fatores como o ingresso na universidade, pois para alguns a vida universitria implica em deixar a casa dos pais e passar a viver em moradias estudantis, devido localizao da instituio, a falta de tempo para realizar refeies completas por causa das atividades acadmicas que influenciam na escolha dos alimentos, na substituio de refeies completas por lanches prticos e rpidos, com alto valor calrico; e o estabelecimento de novos comportamentos e relaes sociais. Nas ltimas dcadas, condies favorveis ocorrncia de deficincias nutricionais tm sido gradativamente substitudas por epidemia de obesidade e doenas crnicas relacionadas ao consumo excessivo e desequilibrado de alimentos. Segundo Claro et al. (2007) o padro diettico associado obesidade e a outras doenas crnicas caracterizado essencialmente pelo consumo insuficiente de frutas, legumes, verduras e pelo consumo excessivo de alimentos de alta densidade energtica e ricos em gorduras, acares e sal. Diante destes dados muitas pessoas tem procurado em se alimentar de forma mais saudvel logo observa-se um significativo aumento na demanda por alimentos nutritivos e seguros. A OMS recomenda o consumo de no mnimo, 400g ou cinco pores de frutas e hortalias frescas/dia (excluindo tubrculos de amido). Pesquisas indicam que, em geral, com esta quantidade possvel prevenir doenas crnicas, incluindo doenas do corao, diabetes tipo 2, obesidade e cncer (Aquino, 2004). As frutas e hortalias so importantes para uma dieta saudvel, pois so fontes de micronutrientes, fibras e de outros componentes com propriedades funcionais. Estes alimentos tm baixa densidade energtica, o que favorece a manuteno saudvel do peso corporal. O objetivo do trabalho foi avaliar o consumo de hortalias e frutas entre os acadmicos de diferentes reas, atravs da aplicao de questionrio de freqncia alimentar. REVISO DE LITERATURA Alimentao saudvel Inmeros estudos realizados nas ltimas dcadas tm demonstrado o importante papel da alimentao, causando ou prevenindo doenas. A populao brasileira tem, ultimamente, mudado seus hbitos alimentares e mudado para pior. O consumo dos doces, refrigerantes, massas, bolachas tem aumentado bastante. Entretanto, o consumo de arroz, feijo, frutas e verduras vm diminuindo muito. Portanto, a qualidade da alimentao do brasileiro est se tornando inadequada (MONTEIRO, MONDINI E COSTA, 2000). Uma alimentao saudvel, entendida enquanto um direito humano compreende um padro alimentar adequado s necessidades biolgicas e sociais dos indivduos de acordo com as fases do curso da vida. Tem por caracterstica trs princpios: 1)variedade, comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos

grupos; 2)moderao, no exagerar nas quantidades de alimentos ingeridas e 3)equilbrio, consumir alimentos variados, respeitando a quantidade de pores recomendadas para cada grupo de alimentos. Alm disso, uma alimentao saudvel deve ser baseada em prticas alimentares assumindo os significados scio-culturais dos alimentos como fundamento bsico conceitual (PINHEIRO e GENTIL, 2005). Portanto, a alimentao fundamental para uma vida saudvel. Quando bem nutrido, o corpo desenvolve melhor suas funes vitais e a expectativa de vida aumenta. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Ministrio da Sade, as pessoas precisam incorporar alimentos mais nutritivos ao seu cardpio. Embora a recomendao de frutas e hortalias seja conhecida por quase toda populao, ainda no uma unanimidade no cardpio dirio dos brasileiros (BRASIL. MINISTRIO DA SADE, 2009). Hortalias As hortalias tambm conhecidas como legumes e verduras, so vegetais geralmente cultivados na horta. Segundo Ornellas (2001) de grande importncia a incluso de hortalias variadas na dieta por causa do seu efeito alcalinizante sistmico alm de favorecerem o preenchimento das quotas vitamnicas, minerais, e aumentarem o resduo alimentar no trato digestivo. As hortalias como parte da alimentao diria tambm podem ajudar a prevenir as principais DCNTs. Comer uma variedade de hortalias garante, seguramente, uma adequada ingesto da maior parte dos micronutrientes, fibras e uma gama de fatores nutricionalmente essenciais. Alm disso, o aumento do consumo de hortalias pode ajudar a substituir alimentos que possuem altas concentraes de gorduras saturadas e sal (GOMES, 2007). Frutas So as frutas, segundo o Velho Testamento, o primeiro alimento de que se serviu o homem e por no necessitar preparao alguma, ou seja, ingeridas ao natural, nada perdem do seu valor nutritivo. So excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras, compostos bioativos e os glicdios so de fcil digesto (ORNELLAS, 2001). As frutas so consideradas as principais fontes de minerais necessrios na dieta humana. Anlises qumicas mostraram que as cascas das frutas apresentam, em geral, teores de nutrientes maiores do que os das suas respectivas partes comestveis, conforme verificado na literatura. Desta forma, pode-se considerar que as cascas das frutas analisadas podem ser teis como fontes alternativas de alimento ou como ingredientes para obteno de preparaes processadas. Foi determinada a composio centesimal de 7 elementos minerais com importncia nutricional (Ca, Cu, Fe, K, Mg, Na, Zn) em 7 tipos diferentes de cascas de frutas: abacate, abacaxi, banana, mamo, maracuj, melo e tangerina, cultivadas na pesquisa realizada no Estado do Rio Grande do Norte (GONDIM et al., 2005).

Estudos cientficos demonstram que o consumo de pelo menos 4 pores dirias de frutas contribuem com a promoo da sade e preveno das doenas crnicas no transmissveis (DCNTs) e na manuteno do peso (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2003 apud GOMES, 2007). Consumo de hortalias e frutas A identificao da associao entre fatores sociodemogrficos, estilo de vida, motivao individual e o consumo habitual de hortalias e frutas constitui-se em ferramenta-chave na elaborao de programas de interveno mais eficazes para a promoo do consumo destes alimentos. Estudos epidemiolgicos prvios observaram associao positiva entre idade, estilo de vida saudvel, escolaridade, estado civil, estgios de mudana e consumo de hortalias e frutas. Por outro lado, o ndice de massa corporal parece estar inversamente relacionado ao consumo destes alimentos. Os estgios de mudana permitem verificar a motivao do indivduo em alterar hbitos de vida, e a classificao dos indivduos em estgio de "ao" pode predizer o maior consumo destes alimentos (PALMA et al., 2009) Esses alimentos so importantes na composio de uma dieta saudvel, pois so fontes de micronutrientes, fibras e de outros componentes com propriedades funcionais. Ademais, frutas e hortalias tm baixa densidade energtica (FIGUEIREDO, JAIME e MONTEIRO, 2008). De acordo com as evidncias apresentadas pelo Relatrio Mundial da Sade 2003, estima-se que at 2,7 milhes de vidas poderiam ser salvas anual-mente em todo o mundo, se o consumo de hortalias e frutas fosse adequado (GOMES, 2007). A Estratgia Global sobre Alimentao Saudvel, Atividade Fsica e Sade, elaborada pela OMS, recomenda o aumento do consumo de frutas e hortalias dentre as recomendaes para preveno de doenas crnicas. No cenrio nacional, o Ministrio da Sade do Brasil recomenda o consumo dirio de no mnimo trs pores de frutas e trs pores de hortalias em seu Guia Alimentar, enfatizando a importncia de variar o consumo desses alimentos nas refeies ao longo da semana (FIGUEIREDO, JAIME e MONTEIRO, 2008). METODOLOGIA Este estudo foi realizado na cidade de Parnaba-Pi, mais especificamente na Faculdade Piauiense FAP, uma instituio de ensino superior de carter privado. A pesquisa foi feita com os acadmicos ingressantes dos cursos de Nutrio, Fisioterapia, Cincias Contbeis, Direito e Administrao. Este trabalho uma pesquisa de campo do tipo descritiva quantitativa com 92 acadmicos, os quais foram informados sobre a finalidade do estudo que tinha como objetivo constatar o consumo e preferncia de frutas e hortalias. Entre os participantes 45% (n=42) era do sexo masculino e 54% (n=50) do sexo feminino, na faixa etria dos 15 e 20/ 20 e 25/ 25 e 30 e acima de 30 anos.

Os dados foram coletados pessoalmente pelos pesquisadores nos dias 4 e 5 de novembro de 2011 nos horrios de 19:00 as 21:00 horas, por meio de entrevistas com questionrios estruturados, em salas de aulas de disciplinas bsicas, onde o nmero de estudantes por classe alto e heterogneo. O instrumento utilizado foi um questionrio de freqncia alimentar que se constituiu de 10 perguntas objetivas sendo que 2 poderiam ser respondidas de forma subjetivas. Na primeira parte buscamos delimitar o perfil socioeconmico do entrevistado e, na segunda, informaes sobre preferncias em relao a frutas e hortalias, freqncia e forma de consumo, critrios utilizados para escolha, consumo pessoal ideal e percepo da importncia de frutas e hortalias como um fator que auxilia numa melhor qualidade de vida. Para identificar que frutas e hortalias poderiam ser elencadas como de consumo habitual pelos entrevistados, considerou-se aquelas citadas como ingeridas pelo menos uma vez por dia e nenhuma. Pelo menos, 50% dos entrevistados, ou seja, pelo menos metade dos respondentes tinha a presena daquela fruta e/ou hortalia na sua alimentao pelo menos semanalmente. As respostas foram transformadas em consumo dirio e comparadas s recomendaes da Organizao Mundial da Sade que orienta que o consumo seja de cinco ou mais pores dirias tambm confrontamos as respostas com outras bibliografias. O tratamento estatstico empregado utilizou-se de clculos em termos percentuais do ndice de consumo para posterior representao em forma de tabelas e grficos. RESULTADOS O perfil socioeconmico dos estudantes entrevistados est apresentado na Tabela 1. A maioria dos entrevistados era do sexo feminino. Com relao idade encontramos salas bem heterogneas com a maioria sendo entre 15-20 anos. Observou-se que uma parcela significativa dos entrevistados possua renda de 3 a 5 salrios mnimos mensais. Entretanto, a grande maioria, 42,39 %, recebia 5 ou mais salrios mnimos mensais.
Tabela 1. Caractersticas sociodemogrficas e socioeconmicas da amostra, segundo o Sexo. Faculdade Piauiense, Parnaba Pi, Novembro de 2011. Varivel Sexo Idade (anos) 15-20 20-25 25-30 30 ou mais Renda (salrios Mnimos) 1-3 3-5 5 ou mais Fonte: Pesquisa Direta. (n) 42 16 9 7 10 8 16 18 Homens (%) 45,64 17,39 9,78 7,60 10,86 19,04 38,09 42,85 (n) 50 20 15 4 11 12 17 21 Mulheres (%) 54,35 21,73 16,30 4,34 11,95 24 34 42 Total (n) 92 36 24 11 21 20 33 39 (%) 100 39,12 26,08 11,94 22,81 17,39 35,86 42,39

6
Grfico 1. Consumo de Hortalias entre Acadmicos Ingressantes. Parnaba-Pi, Novembro 2011. Consumo de Hortalias Masculino 30,9% 20% 2,3% 6% 12% 7,1% 6% 7,1% 1-3 por 1 por sem 2-4 por ms sem 22% 21.42% 16,6% 14% 14% 11,9% 2,3% 5-6 por 1por dia 2-3 por sem dia Consumo de Hortalias Feminino

6%

Nunca

4-5 por dia

Fonte: Pesquisa direta.

Grfico 2. Consumo de Frutas entre Acadmicos Ingressantes. Parnaba-Pi, Novembro 2011. Consumo de Frutas Masculino 42,8% 36% Consumo de Frutas Feminino 34% 16,6% 16,6% 8%

2,3%

0% 2,3%

12% 6% 11,9%

7,1% 4%

0% 0% 4-5 por dia

Nunca

1-3 por 1 por sem 2-4 por ms sem

5-6 por 1por dia 2-3 por sem dia

Fonte: Pesquisa Direta.

O grfico 1. Apresenta o consumo de hortalias entre os acadmicos ingressantes. O grfico foi divido em gnero (Sexo), onde o consumo foi avaliado em nunca, 1-3 pores por ms, 1 pores por semana, 2-4 pores por semana, 5-6 pores por semana, 1 pores por dia, 2-3 pores por dia, 4-5 pores por dia, sendo o ultimo o recomendado pelo Organizao Mundial da Sade (OMS) e Pelo guia alimentar da populao brasileira. O consumo observado de hortalias foi maior entre as mulheres. 22% das mulheres entrevistadas disseram comer de 2-3 pores por dia, enquanto que os homens a grande maioria consome 2-4 pores por semana. Apenas 6% das mulheres e 2,3% dos homens consomem o recomendado pelos rgos de sade. O grfico 2. Apresenta o consumo de Frutas. O grfico foi dividido da mesma forma do grfico 1. O consumo de frutas foi maior pelas mulheres, onde as duas grandes maiorias responderam que consome 2-4 pores por semana 36%, e outra maioria respondeu 2-3 pores por dia 34%. O consumo de frutas entre homens foi prevalente 42,8% 2-4 pores por semana. Nenhum dos entrevistados de ambos os sexos no consomem de 4-5 pores por dia, sendo esse o recomendado tanto para frutas e hortalias.

Tabela 2. Preferncias de Hortalias. Parnaba PI, Novembro 2011.


Consumo de Hortalias (Preferncias) Abbora Abobrinha Alface Berinjela Cebola Chuchu Couve Couve-flor Maxixe Pepino Pimento Quiabo Beterraba Cenoura Repolho Tomate
Fonte: Pesquisa Direta.

Masculino (%) (n) 14 33,33% 16,66% 7 32 79,19% 11,90% 5 22 52,38% 21,42% 9 16,66% 7 21,42% 9 28,57% 12 20 46,61% 28,57% 12 47,61% 20 2,38% 1 30 71,42% 18 42,85% 32 76,19%

Feminino (%) (n) 26 52% 28% 14 38 76% 10% 5 22 44% 18% 9 26% 13 30% 15 26% 13 33 66% 32% 16 34% 17 56% 28 33 66% 29 58% 42 84%

A tabela 2. Mostra as preferncias no consumo de hortalias pelos acadmicos. Tendo maiores destaques para a abbora, alface, cebola, pepino, cenoura, repolho e tomate como hortalias mais consumidas entre os participantes dessa pesquisa. Alface aparece em primeiro lugar na preferncia dos homens e o tomate em primeiro na preferncia das mulheres. A tabela 3. Apresenta tambm as preferncias s que de frutas. Laranja e a fruta de maior preferncia entre os homens e a banana e a de maior preferncia das mulheres. Tabela 3. Preferncia de Frutas. Parnaba PI, Novembro 2011.
Consumo de Frutas (Preferncia) Laranja Limo Abacate Caju Banana Abacaxi Manga Goiaba Maa Mamo Uva Melo Melancia
Fonte: Pesquisa Direta.

Masculino (%) (n) 31 73,80% 38,09% 16 38,09% 16 35,71% 15 29 69,04% 47,61% 20 45,23% 19 40,47% 17 23 54,76% 42,85% 18 21 50% 28,57% 12 23 54,76%

Feminino (%) (n) 33 66% 20% 10 54% 27 30% 15 36 72% 44% 22 56% 28 46% 23 28 56% 52% 26 29 58% 46% 23 32 64%

No questionrio aplicado a todos os participantes foram feitas duas perguntas que esto traduzidas na Tabela 4. 64,28% dos homens consideram seu consumo de frutas e hortalias (regular), enquanto 85,71% pretendem aumentar o seu consumo. 38% das mulheres consideram seu atual consumo de frutas e hortalias (bom), 48% consideram (Regular), sendo que 92% das entrevistadas do sexo feminino pretendem aumentar o seu consumo dirio de frutas e hortalias. Tabela 3. Avaliao do atual consumo, pretenses de consumo de Frutas e Hortalias. Faculdade Piauiense, Parnaba Pi, Novembro de 2011
Como voc avalia seu atual consumo de frutas e hortalias? Bom Regular Ruim Voc pretende aumentar o seu consumo de frutas e hortalias? Sim No
Fonte: Pesquisa Direta.

Masculino (n) (%) 8 19,04 27 64,28 9 22,42

Feminino (n) (%) 19 38 24 48 7 14

36 6

85,71 14,28

46 4

92 8

DISCUSSO O principal achado deste estudo foi a inadequao dos hbitos alimentares dos universitrios com relao ao consumo de frutas, verduras e legumes, independente do gnero. Tais resultados condizem com uma pesquisa realizada por Vieira et al., com estudantes ingressos em uma universidade pblica, no qual o grupo de alimentos mais rejeitado entre os alunos (79,5%) foram os vegetais. Similarmente outros estudos encontraram baixa frequncia de consumo de frutas e vegetais em universitrios. Nessa pesquisa podemos observar a maior prevalncia de consumo de frutas e hortalias entre as mulheres, indicando que as mulheres cuidam mais da alimentao do que os homens. Entretanto o consumo de frutas e hortalias est abaixo do recomendado pela (OMS), sendo esse um fator de causa de varias doenas crnicas no transmissveis. Apesar da grande maioria de ambos os sexos est na faixa de renda de acima de 5 salrios mnimos, apontando a no influencia do fator renda nessa pesquisa. O baixo consumo de frutas, verduras e legumes pela populao brasileira um fenmeno que vem sendo identificado nas ltimas Pesquisas de Oramentos Familiares (POF) conduzidas pelo IBGE entre os anos de 1987 e 2003. Este quadro se configura possivelmente por conta do aumento na aquisio de produtos industrializados e reduo de alimentos in natura por parte das famlias. Acrescenta-se entre estudantes universitrios fatores como a falta de tempo para realizar uma alimentao mais saudvel, decorrentes da rotina universitria, o que leva a realizao de lanches prticos de alta densidade energtica e poucos nutritivos (TORAL, N. et al).

O consumo dirio e variado de tais alimentos auxilia na preveno de algumas deficincias nutricionais, diminui o risco de desenvolvimento de doenas crnicas no transmissveis, como: diabetes, alguns tipos de cncer, doenas cardiovasculares e obesidade; alm de tornar o organismo mais resistente contra infeces (OMS). CONCLUSO No presente estudo pode-se observar um expressivo consumo de frutas e hortalias pelos acadmicos ingressantes, sendo esse consumo prevalente entre as mulheres, entretanto abaixo do recomendado pela Organizao Mundial da Sade (OMS) e pelo Guia Alimentar da Populao Brasileira. O fator renda que em algumas pesquisas e tido como importante no consumo de frutas e hortalias, no foi considerado um fator de interferncia nessa pesquisa, pelo fato da grande maioria ter renda acima de cinco salrios. Pode-se tambm observar que as frutas e hortalias mais consumidas ou preferidas so as mais comuns e com preos mais acessveis encontrados nos supermercados e hortifruti. Tornam-se necessrios a conscientizao e o reconhecimento da importncia de uma alimentao saudvel com a realizao de programas de educao alimentar no ambiente universitrio e eventos que valorizem prticas saudveis de vida, visando fomentar uma qualidade de vida futura. ABSTRACT Objective: The objective of this study was to analyze, through field research, as is the consumption of fruits and vegetables entering the academics of various courses of Parnaba a private college. Methodology: This study is a research field of quantitative descriptive type. Since entering academics evaluated 92 different courses in a private institution of higher education in Parnaba-Pi, where 55% (n = 50) were female and 45% (n = 42) male. To check the preferences and consumption of fruits and vegetables was carried out a food frequency questionnaire. Results: Analyzing the frequency and food preference of fruits and vegetables we observed a low compared with the WHO recommendation of 400 g day (5 servings). It was found that the consumption of fruit a day recommended by WHO, was 0% for both men and women, the prevalent consumption of fruits was 4.2 servings per week 42% (n = 18) for males and 36 % (n = 18) for females. The consumption of vegetables, 4.5 serving per day was 6% (n = 3) for women, 2.28% (n = 1) for men, higher prevalence of 2-4 servings per week 30% (n = 13) for males and 2-3 servings per day 22% (n = 11) for females

10

Conclusion: In this study we can observe a significant consumption of fruits and vegetables by academics, being higher among women, though lower than recommended by the World Health Organization and the Food Guide of the population. REFERNCIAS Oliveira, Jos Eduardo Dutra de Oliveira. et AL. Cincias Nutricionais: aprendendo a aprender. 2. Ed. Sarvier, So Paulo, 2008. TORAL, N. et al. Comportamento alimentar de adolescentes em relao ao consumo de frutas e verduras. Rev. Nutr., Campinas, v. 19, n. 3, p. 331-340, maio/jun. 2006. . BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Alimentos regionais brasileiros. Braslia, DF, 2002. 140 p. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Coordenao Geral da Poltica de Alimentao e Nutrio. Guia alimentar para a populao brasileira: promovendo a alimentao saudvel. Braslia, DF, 2006. 210 p. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases: report of a joint WHO/FAO Expert Consultation. Geneva, 2003. (Technical Report Series n. 916). Disponvel em: http:// www.who.int/ dietphysicalactivity/publications/trs916/ en/gsfao_introduction.pdf. Acesso em: 22 set. 2004. CLARO, R. M. et al. Renda, preo dos alimentos e participao de frutas e hortalias na dieta. Revista de Sade Pblica, So Paulo, v.41, n.4, p.12-20, ago. 2007. FIGUEIREDO, I. C. R.; JAIME, P. C.; MONTEIRO, C. A. Fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verdura em adultos da cidade de So Paulo. Revista de Sade Pblica, So Paulo, v.42, n.5, p.30-36, out.2008. GOMES, F. S. Frutas, legumes e verduras: recomendaes tcnicas versus constructos sociais. Revista de Nutrio, Campinas, v.20, n.6, p.18-24, nov./dez. 2007. ORNELLAS, L. H. Tcnica Diettica: seleo e preparo de alimentos. 7 ed. So Paulo: Atheuneu Editora, 2001. 330 p. PALMA R. F. M. et al. Fatores associados ao consumo de frutas, verduras e legumes em Nipo-Brasileiros. Revista Brasileira de Epidemiologia, So Paulo, v.12, n.3, set. 2009. JAIME, P.C.; MACHADO F. M. S.; WESTPHAL M.F.; MONTEIRO C.A. Educao nutricional e consumo de frutas e hortalias: ensaio comunitrio controlado. Revista de Sade Pblica, v.41, n.1,p.154-7, 2007. GONDIM, J. A. M. et al. Composio centesimal e de minerais em cascas de frutas. Cincia e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v.25, n.4, out./dez. 2005.

You might also like