You are on page 1of 9

Educao Inclusiva

Como todas as outras crianas, as crianas portadoras de necessidades especiais precisam de alimentao, abrigo, amor, afeto, proteo e educao. Estamos educando todos os brasileiros?

O QUE A EDUCAO INCLUSIVA?


A Educao Inclusiva promove a participao de todos os alunos, inclusive aqueles que so portadores de necessidades especiais (PNE), em escolas da rede de ensino regular. A Educao Inclusiva preocupase em com a adaptao de polticas, estruturas, materiais didticos e prticas de ensino para que essas atendam a diversidade de alunos. A Educao Inclusiva: Reconhece que todas as crianas podem aprender Reconhece e respeita as diferenas de cada criana Prepara as estruturas e os sistemas de ensino, e suas metodologias, a atenderem as necessidades de todas as crianas Engloba abordagens de ensino centradas na criana, ao invs de centradas nos currculos escolares Abordagens de ensino centradas nas crianas baseiam-se no reconhecimento de que indivduos aprendem e se desenvolvem de maneiras diferentes e em ritmos diferentes. Tais abordagens buscam criar ambientes de ensino que correspondam s necessidades de cada criana, incluindo as de crianas portadoras de deficincias. Acesso ao ensino no se trata apenas de crianas freqentando a escola, mas tambm sendo beneficiadas pelo ensino formal e tendo acesso ao currculo escolar. O ambiente escolar precisa ser flexvel e, ao mesmo tempo, oferecer alicerces para que possa atender s necessidades individuais de cada criana, no podendo presumir que a criana deveria se adaptar s estruturas de educao vigentes.
A Educao Integrada diz respeito s crianas portadoras de necessidades especiais poderem ser acolhidas nas escolas da rede regular de ensino, j a educao inclusiva diz respeito adaptao destas escolas para se tornarem aptas a

envolver todas as crianas inclusive as crianas portadoras de necessidades especiais. A educao inclusiva difere da educao especial1 , que se desenvolve atravs de vrias formas, que incluem escolas especiais, unidades pequenas de ensino, e a integrao de indivduos com apoio especializado.
Vantagens Desvantagens

Escolas especiais podem ser desenvolvidas como Escolas especiais normalmente no esto centros de excelncia. disponveis na rea de convvio imediato da criana Concentrao de conhecimento especializado em necessidades especficas. Proporo entre o nmero de alunos e professores possibilita que cada criana tenha mais ateno. As crianas crescem na companhia de seus colegas PNE e desenvolvem uma cultura comum. Conhecimentos especficos ficam disponveis para apenas um pequeno grupo de crianas. O custo do sistema de ensino elevado e, portanto, no vivel ou sustentvel para todas as crianas. As crianas encontram dificuldades na readaptao de suas vidas com suas famlias, colegas e comunidades.

QUAIS SO AS BARREIRAS PARA A EDUCAO INCLUSIVA?

A educao especial surgiu como um sistema de educao para crianas portadoras de necessidades especi ais, separado da rede de ensino regular, baseada na presuno que crianas portadoras tm necessidades que no poderiam ser atendidas em escolas regulares. A educao especial existe em todo o mundo, atravs de escolas comuns, internatos, ou pequenas unidades de ensino junto s escolas regulares. Os centros de educao especial so normalmente organizados conforme a categoria da deficincia, como escolas para crianas com defici ncias visuais e auditivas, para crianas com dificuldades de aprendizado, problemas fsicos e comportamentais, e com problemas mltiplos. A educao separada para crianas portadoras de necessidades especiais ocasionou a separao da cultura e identidade de portadores de necessidades especiais, e tambm o isolamento destas pessoas de seus lares e comunidades. Professores especializados tambm so divididos em categori as. Eles possuem formao ou experincia adicional em Braille, linguagem de surdo-mudos, etc. H tambm separao em universidades, rgos governamentais, e associaes de pais e portadores de necessidades especiais. O custo da educao especial alto demais para a maioria dos pases, e, portanto, esses podem oferecer esse tipo de educao para uma frao mnima das crianas portadoras de necessidades especiais. Nesses casos, a educao especial normalmente ocorre em cidades ou em outros locais nos quais as crianas correm o risco de ficarem distantes de seus lares. Isso fragiliza os laos familiares, distancia as crianas da vida familiar e da futura comunidade empregatcia, alm de poder levar ao abandono. Crianas portadoras de necessidades especiais, principalmente as meninas, so mais vulnerveis ao abuso fsico e sexual. Essa vulnerabilidade aumenta no caso de serem educadas em internatos.

As atitudes negativas em relao s necessidades especiais so, certamente, a maior barreira enfrentada pelas crianas ao terem acesso rede de ensino regular e ao beneficiarem-se dela. As atitudes negativas podem ser encontradas em vrios segmentos: pais, membros da comunidade, escolas e professores, funcionrios oficiais do governo, e at mesmo dentre as prprias crianas portadoras de necessidades especiais. Medo, tabus, vergonha, falta de conhecimento, falta de informao e valores socioeconmicos relacionados vida humana, falta de respeito, e falta de dignidade encorajam as atitudes negativas para com as necessidades especiais. O impacto de tais atitudes se torna evidente no lar, na escola, na comunidade, e na poltica federal relacionada ao planejamento, dotao oramentria e programao (da educao). No ambiente domstico, ou seja, nos lares, as crianas portadoras de necessidades especiais e suas famlias freqentemente sofrem de baixa auto-estima e, por sua vez, se escondem e evitam interaes sociais. Tais fatores podero levar essas pessoas a se tornarem excludas da educao. As crianas portadoras de necessidades especiais que no freqentam escolas so, muitas vezes, invisveis em suas comunidades. Os pais tendem a superproteger ou a negligenciar seus filhos. Por temerem por sua segurana, ou pelo respeito e honra de suas famlias, os pais s vezes trancam as crianas deficientes em casa quando precisam se ausentar, ou as escondem completamente para que vizinhos nem mesmo saibam que elas existem. Ao participar de pesquisas ou do censo, h famlias que nem mesmo incluem seus filhos PNE na contagem, a no ser que o pesquisador faa perguntas direcionadas o bastante para fazer com que as essas famlias entendam que fecharam seus olhos para essas crianas. A falta de sensibilidade das escolas poder ser traada falta de abordagens de ensino centradas nas crianas. O potencial dessas tende a ser subestimado, pouco estimulado, ou abordado de maneira negativa quando o enfoque da escola no currculo escolar e no que precisa ser ensinado, ao invs de nas necessidades individuais de cada criana e no processo de aprendizagem. Vrias crianas esto atrasadas em seu desenvolvimento, e esses atrasos podem ser mal-interpretados ou podem passar despercebidos. possvel que

tais atrasos tenham impacto a curto-prazo, mas eles podem afetar a habilidade de aprendizado de uma criana em qualquer momento de sua vida escolar. Algumas crianas podem estar atrasadas apenas em uma rea de desenvolvimento (ex. a fala), enquanto outras podem, na realidade, ter deficincias (ex. audio) que ainda no foram, ou talvez nunca sejam, detectadas. Se atrasos do desenvolvimento ou deficincias no forem detectados e tratados adequadamente, as crianas provavelmente tero dificuldades com habilidades-chave como ler e escrever. Em vrios pases, essas crianas so rotuladas como sendo lentas. Assim, sem encorajamento para aprender em seu prprio ritmo ou atravs de meios alternativos de aprendizagem, so factveis de evaso escolar, antes mesmo de completarem o ensino fundamental. O custo elevado da educao especial freqentemente causa o desinteresse dos responsveis polticos em tratar da educao de crianas portadoras de necessidades especiais. comum escutar responsveis polticos e doadores dizerem que no podem bancar a educao de crianas portadoras de necessidades especiais e que a educao especial um luxo. Isso deve presuno de que crianas portadoras de necessidades especiais devem ser educadas separadamente e que o processo tanto oneroso quanto trabalhoso. Em pases mais ricos, os regulamentos dizem que o tamanho das turmas de educao especial deve ser pequeno, normalmente com menos de dez alunos. s vezes, essas turmas tm apenas dois alunos. Todas as turmas tm assistentes de apoio, alm de um(a) professor(a). Aquelas crianas que forem inseridas na rede de ensino regular freqentemente tm seus prprios assistentes. Fica claro que, no Brasil, no seria possvel, to pouco necessariamente desejvel, replicar tamanho to pequeno de turmas nem de proporo to baixa entre nmero de alunos por profissional. O transporte e acesso infra-estrutura de ensino outro grande obstculo para a educao inclusiva. O trajeto para e da escola pode ser muito difcil para todas as crianas e freqentemente usado como um pretexto para crianas portadoras de necessidades especiais no irem escola. Uma vez nas escolas, h outros assuntos relacionados ao acesso fsico s instalaes de ensino que precisam ser considerados, tais como a entrada nas escolas e facilidade de locomoo nas reas de ensino e de recreao. A

segurana fsica e o conforto das crianas devero ser de grande relevncia em todas as escolas, caso deva haja acesso ao ensino.

COMO SUPERAR AS BARREIRAS ?


Promover atitudes positivas. A falta de conhecimento da sociedade, bem como a falta de informao e atitudes negativas, podem levar meninas e meninos portadores de necessidades especiais a serem excludos da educao. Alm disso, provvel que as crianas portadoras desenvolvam baixa auto-estima e atitudes negativas para com elas mesmas, se suas capacidades, direitos e necessidades forem constantemente sub estimados . H necessidade de elevar a conscincia de que cada criana nica e diferente, e que crianas portadoras de necessidades especiais tm os mesmos direitos, necessidades e sonhos de todas as crianas. Para combater o medo, a falta de conhecimento e as atitudes negativas, trabalhos de conscientizao so importantes em todos os nveis da sociedade criana, famlia, comunidade. A maneira mais eficiente de realizar tais trabalhos atravs da participao de adultos e crianas portadores de necessidades especiais. O impacto gerado pelas atitudes negativas tambm so evidentes na poltica na legislao e nas prticas escolares. Oficiais da educao, professores, e ONGs precisam analisar as necessidades especiais como um desafio social como algo relacionado falta de oportunidades que as crianas deficientes tm para desenvolverem seus potenciais e participarem da sociedade, ao invs de serem vistas como indivduos que no possuem habilidades. Quando esse conceito for compreendido, os indivduos e organizaes envolvidos com a educao podero reconhecer sua obrigao em ajudar a quebrar o ciclo de atitudes negativas e segregao. Programas de educao inclusiva podem fazer uma grande diferena, mas, a longo-prazo, as atitudes negativas refletem os valores da sociedade. As atitudes da sociedade se tornaro mais positivas apenas quando as pessoas deficientes forem fortalecidas, atravs da educao, para fazerem parte da sociedade, de forma igualitria, como professores, advogados, arquitetos, etc.

A criao de um ambiente de ensino acolhedor no qual as crianas possam aprender um grande fator na educao inclusiva. As crianas precisam poder se locomover com segurana para a escola, e estar num ambiente fsico e social saudvel. As crianas tambm precisam de um ambiente onde haja carinho e estmulos para entenderem o que est sendo ensinado e interagirem com seus colegas e professores. Para isso, e ao invs de tentar adaptar as crianas aos mtodos vigentes, pode haver necessidade de ajustes nas metodologias de ensino, nos materiais didticos, nos espaos fsicos e n cronogramas. Alguns ajustes os beneficiaro a qualidade da educao para todas as crianas, e no apenas para as portadoras de necessidades especiais. No desenvolvimento de toda criana desejvel que haja interveno precoce. altamente reconhecido que o maior impacto para melhorar a qualidade de vida de uma criana portadora de necessidades especiais pode ser alcanado na primeira infncia (0 6 anos). Intervenes precoces adequadas tero um impacto muito maior e mais eficaz que intervenes feitas por perodos prolongados em pessoas maiores que 6 anos. Esse freqentemente o caso quando possvel evitar que uma deficincia se torne mais grave. Em outras palavras, quanto mais cedo houver uma interveno, maior ser o impacto no desenvolvimento futuro da criana. Toda criana precisa de exemplos positivos. Adultos que servem de exemplos positivos so essenciais para o desenvolvimento da auto-estima e autovalorizao em crianas. No entanto, vrias crianas portadoras de necessidades especiais crescem sem nunca terem conhecido um adulto portador de necessidades especiais e, por isso, no conseguem entender o que o crescer significar para elas. O ideal seria que homens e m ulheres portadores de necessidades especiais estivessem, de alguma forma, envolvidos na educao de crianas portadoras de necessidades especiais. Isso poderia ocorrer, inicialmente, atravs de visitas. Os adultos PNE poderiam ajudar a preparar as crianas para a escola e, ao mesmo tempo, encorajar e motivar os pais a verem a importncia da educao. Homens e mulheres portadores de necessidades especiais poderiam ser convidados a dar palestras nas escolas sobre suas vidas e conquistas. Estas pessoas exerceriam a funo de articuladores na educao,

sejam elas pais, membros de comits escolares, professores ou apenas membros da comunidade local. No caso de crianas surdas, essencial que elas tenham a oportunidade de interagir com adultos surdos e com outras crianas surdas para que elas possam desenvolver suas habilidades com a linguagem de surdo-mudo. essencial que adultos portadores de deficincias sejam contratados como professores e para exercerem cargos de liderana. Apoiando as polticas apropriadas e a implementao dessas. As atitudes negativas da sociedade so freqentemente traduzidas em polticas nacionais inapropriadas. raro ver esforos sendo feitos para que haja a incluso de crianas portadoras de necessidades especiais no desenvolvimento de polticas pertinentes s suas necessidades. No Brasil, a legislao que trata de educao inclusiva bastante avanada o que est faltando a implementao das polticas que resultam dessas legislaes. Apoiando uma mudana no sistema de educao. Na educao, a introduo de prticas mais inclusivas requer uma mudana no currculo de ensino para torn-lo mais centrado na criana, no treinamento, na qualificao e atitude de professores e na metodologia de ensino. Atravs dessas prticas mais inclusivas, todos os alunos seriam beneficiados.

QUAIS SO OS BENEFCIOS DA EDUCAO INCLUSIVA ?


A educao inclusiva pode ajudar a quebrar o ciclo de pobreza e excluso
H uma forte ligao entre necessidades especiais e pobreza. menos provvel que crianas pobres sejam alvo de intervenes precoces e apoio; mais provvel que elas sofram de deficincias duradouras . O oposto tambm verdadeiro: as famlias que batalham contra uma deficincia esto mais sujeitas a ficarem presas na pobreza em funo de um universo de desafios, que inclui atitudes negativas, problemas com locomoo, dificuldade em obter renda, problemas com cuidados da criana, etc. Crianas e famlias batalhando contra deficincias so sistematicamente excludas e, quanto

mais pobres forem, maiores so as chances desta excluso. A educao pode proporcionar a habilidade prtica e o conhecimento necessrio para que este ciclo de pobreza seja rompido.

A educao inclusiva permite que crianas portadoras de necessidades especiais permaneam com suas famlias e comunidades. Mandar crianas para longe de seus lares e famlias para freqentarem escolas especiais internas uma contradio quanto aos seus direitos a um lar, famlia e seu envolvimento com a comunidade. Apesar de haver, em alguns momentos, benefcios educativos em freqentar escolas especiais, a separao de crianas deficientes de suas famlias e comunidade muitas vezes confirma o preconceito da sociedade para com pessoas portadoras de necessidades especiais.

A educao inclusiva pode melhorar a qualidade do ensino para todos.


A educao inclusiva pode funcionar como um catalisador de mudanas das prticas educativas, podendo gerar uma melhoria na qualidade da educao. A incluso de crianas portadoras de necessidades especiais em escolas da rede de ensino regular desafia os professores a desenvolver abordagens que sejam mais centradas na criana e mais participativas e ativas, que beneficiam todas as crianas. Os professores muitas vezes pensam que precisam de formao especfica para ensinar crianas portadoras de necessidades especiais. No entanto, a experincia mostra que, na maioria dos casos, crianas portadoras de necessidades especiais podem ser includas atravs d ensino bom, claro e o acessvel que encoraja tambm a participao ativa de todas as crianas. Essas so habilidades das quais professores precisam para poder oferecer ensino de qualidade para todas as crianas, sejam elas portadoras de necessidades especiais ou no. Alm destas, os professores podem tamb m precisar de alguma acessoria de profissionais especializados e/ou de equipamentos para atender as necessidades especficas de algumas crianas.

A educao inclusiva foi introduzida em vrios pases com oramentos modestos para a educao e com pouco auxlio tcnico. Alguns resultados dessa introduo tm sido a melhora na qualidade de ensino e no rendimento escolar, bem como uma reduo nos ndices de evaso escolar e reprovao.

A educao inclusiva pode ajudar a superar a discriminao.


Atitudes que descriminam pessoas portadoras de necessidades especiais continuam a existir na sociedade em virtude da falta de conscientizao e informao, e da pouca (ou falta de) convivncia com pessoas portadoras de necessidades especiais. Romper essas barreiras adicionais uma tarefa difcil, mas a experincia mostra que, dentro do contexto certo, crianas conseguem ser mais receptivas s diferenas que adultos. As crianas so nossos futuros pais, professores, advogados e polticos. Se elas freqentarem escolas com crianas portadoras de necessidades especiais, elas aprendero a no discriminar isto uma lio para toda a vida.

MAS A RAZO PRINCIPAL QUE UMA EDUCAO DE QUALIDADE DIREITO DE TODOS OS BRASILEIROS E FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA !

You might also like