You are on page 1of 48

TRANSMISSO DE DADOS

Para que possamos nos aprofundar no universo das redes locais, precisamos entender um pouco melhor como as redes funcionam. Como as redes foram criadas basicamente com um nico propsito a transmisso de dados - vamos ver um pouco mais sobre este assunto.

MODOS
Eletronicamente falando, existem trs tipos de transmisso de dados: Simplex: Nesse tipo de transmisso de dados, um dispositivo o transmissor (tambm chamado Tx) e outro dispositivo o receptor (tambm chamado Rx), sendo que esse papel no se inverte, isto , o dispositivo A sempre o transmissor e o B sempre o receptor. A transmisso de dados simplex , portanto, unidirecional. Exemplo de transmisso simplex: comunicao entre duas pessoas com uma lanterna usando o Cdigo Morse, supondo que o receptor no tenha como responder mensagem enviada.

Half-duplex: Esse tipo de transmisso de dados bidirecional mas, por compartilharem um mesmo canal de comunicao, no possvel transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Exemplo de transmisso half-duplex: comunicao usando um walkie-talkie (as duas pessoas podem conversar, mas s uma de cada vez).

Full-duplex: a verdadeira comunicao bidirecional. A e B podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo. Exemplo de transmisso full-duplex: o aparelho telefnico. Tradicionalmente em redes a comunicao full-duplex no to usual, sendo recomendada para dispositivos que necessitem de alto desempenho, como servidores de arquivo. Como as placas de rede que permitem esse tipo de comunicao esto ficando cada vez mais baratas, est cada vez mais comum encontrarmos hoje em dia redes que s usam esse tipo de comunicao, aumentando o desempenho da rede.

INFORMAO ANALGICA x DIGITAL


No mundo real, as informaes so analgicas, isto , podem assumir qualquer valor ao longo do tempo. O som e a luz so bons exemplos de sinais analgicos. Ao entrar em um quarto, voc sabe se ele est mais claro ou escuro do que o aposento onde voc se encontrava anteriormente, e pode at mesmo dizer o quanto. O mesmo ocorre com o som, voc capaz de saber se um som mais alto ou mais baixo do que outro e quantificar essa diferena, nem que seja de uma maneira simples. Abaixo mostrado o exemplo de uma informao analgica.

A grande vantagem da informao analgica - que poder representar qualquer valor - tambm a sua grande desvantagem. Como o receptor tambm analgico e o sinal analgico pode assumir qualquer valor ao longo do tempo, o receptor no tem como verificar se o sinal recebido est correto ou no. Com isso, se houver qualquer rudo no caminho - como uma interferncia eletromagntica no cabo, por exemplo - e a informao for alterada, o receptor obrigado a aceitar a informao corrompida como sendo correta, pois ele no tem como verificar se a informao est ou no correta.

Como existem inmeras fontes de interferncia eletromagntica - incluindo a outros fios que estejam ao lado do fio que esteja transmitindo a informao -, o uso de informaes analgicas invivel em sistemas de computadores. Os computadores usam um sistema de informaes digital, onde somente so possveis dois valores: O e 1. Apesar de s poder representar dois valores - ao contrrio do sistema analgico, que pode representar infinitos valores -, o receptor pode simplesmente descartar qualquer valor diferente de 0 e de 1 que receba. Assim, caso o dado seja corrompido no meio do caminho por causa de um rudo qualquer, o receptor tem como recusar o seu recebimento caso ele seja um valor diferente de 0 ou de 1. Fisicamente falando o 0 e o 1 so tenses eltricas, tradicionalmente de 0 volt e 5 volts, respectivamente.

Por exemplo, quando voc est mandando um e-mail, apesar de a mensagem conter caracteres e at mesmo fotos, essas informaes so transmitidas pelos cabos da rede em forma de nmeros: uma seqncia de 0s e 1s. O computador receptor trata de pegar esses nmeros e transform-los novamente em dados compreensveis por ns (essa converso feita pelo protocolo da rede). Como os dados transmitidos so na realidade nmeros, o dispositivo receptor pode usar mecanismos de correo de erro para verificar se o dado est correto ou no.

MODULAO
Esses nmeros digitais, por sua vez, so transmitidos em forma de impulsos eltricos, pticos ou ondas de rdio, dependendo do meio usado na conexo dos computadores (cabos eltricos, fibras pticas, transmisso via rdio, etc). Eventualmente os sinais digitais manipulados pelo computador necessitam ser transformados em sinais analgicos para serem transmitidos pelo meio de transmisso, como mostra a o desenho abaixo. Esse mtodo conhecido como modulao de dados.

Ao contrrio de uma transmisso analgica "pura", essa transmisso analgica estar enviando, atravs de sinais analgicos, dados que originalmente so digitais. Com isso, o receptor, aps os dados terem sido demodulados, poder verificar se os dados que acabou de

receber esto ou no corrompidos, pedindo uma retransmisso caso eles tenham sido corrompidos no caminho. A maioria dos usurios usa esse tipo de transmisso em seu computador atravs de um dispositivo chamado modem, que justamente significa MOdulador/DEModulador, responsvel pela transmisso de dados digitais atravs da linha telefnica (que um canal analgico, originalmente projetado para transmitir voz).

NMEROS BINRIOS
Como vimos, as informaes digitais s podem assumir dois valores: 0 e 1. Esse tipo de nmero tambm chamado nmero binrio e cada algarismo binrio chamado bit (contrao de Binary digIT). Como os nmeros binrios s possuem dois algarismos (0 e 1), sua representao feita na base 2 (os nmeros que ns normalmente usamos so chamados decimais e so representados na base 10). As palavras binrias recebem um nome especial conforme a sua quantidade de bits. Por exemplo, um nmero de 8 bits tambm chamado byte. Assim, quando falamos "transmisso de um byte" equivale a dizer transmisso de oito bits", isto , a transmisso de uma seqncia de oito zeros e uns.

TRANSMISSO EM SRIE x TRANSMISSO PARALELA


Dentro do computador, o tipo de transmisso mais usual chamada paralela. Neste tipo de transmisso, o transmissor envia todos os bits de dados que ele capaz de transmitir de uma s vez para o receptor. Tanto o transmissor como o receptor tm de ser capazes de "falar" a uma mesma quantidade de bits para que a transmisso possa ser feita. Neste exemplo, o transmissor e o receptor trabalham a oito bits por vez (comunicao paralela de oito bits) e o transmissor est enviando o dado 10101110 ao receptor.

Fisicamente falando, necessrio um fio para transmitir cada bit de dados. Assim, na transmisso paralela, so necessrios oito fios ligando o circuito transmissor ao circuito receptor para que esse esquema funcione. Urna transmisso paralela de 32 bits necessitar de 32 fios, por exemplo. Por conta disso, fora do computador a transmisso paralela usada somente por dispositivos com cabo curto - ela usada na porta paralela, que liga o micro impressora e outros dispositivos que podem ser conectados a essa porta. Os dispositivos externos ao micro

que necessitem de cabos longos - como o teclado, o mouse, a porta USB e, principalmente, as redes - usam um outro tipo de comunicao chamada em srie. Na comunicao em srie, necessrio somente um fio para transmitir os dados. Os bits so transmitidos um a um.

A transmisso em srie mais lenta do que a transmisso em paralela. Comparando as ltimas figuras apresentadas voc perceber que a transmisso em srie ser oito vezes mais lenta que a comunicao em paralela (valor vlido somente para o exemplo dado). Na transmisso paralela, o transmissor enviou para o receptor os oito bits de dados de uma s vez, enquanto na transmisso em srie, ele precisou enviar um bit de cada vez. Apesar de lenta, a comunicao em srie tem como vantagem o limite de comprimento do cabo ser maior e tambm a grande vantagem de somente usar um canal de transmisso (um fio). Imagine uma comunicao em paralelo de oito bits ligando duas cidades: seriam necessrios, pelo menos, oito fios. Dessa forma, por esse motivo que as redes locais usam comunicao do tipo em srie. A unidade de medida de velocidade de comunicaes em srie o bps (bits por segundo), que o nmero de bits por segundo que o transmissor consegue enviar para o receptor.

TIPOS DE REDES
O QUE SO REDES
Subentende-se por redes de computadores um conjunto de computadores autnomos interconectados, que podem trocar informaes por meio de uma conexo por fio de cobre, fibras pticas, microondas, ondas de infravermelho ou satlites de comunicao.

ORIGEM DAS REDES DE COMPUTADORES


As redes de dados foram um resultado dos aplicativos empresariais que foram escritos para microcomputadores. Naquela poca os microcomputadores no eram conectados, portanto no havia uma maneira eficiente de compartilhar dados entre vrios microcomputadores. Tornou-se bvio que o compartilhamento de dados atravs da utilizao de disquetes no era uma maneira eficiente e econmica de se administrar empresas. Costumeiramente se criavam vrias cpias dos dados. Cada vez que um arquivo era modificado ele teria que ser compartilhado novamente com todas as outras pessoas que precisavam daquele arquivo. Se duas pessoas modificavam o arquivo e depois tentavam compartilh-lo, um dos conjuntos de modificaes era perdido. As empresas precisavam de uma soluo que respondesse satisfatoriamente s trs questes abaixo: Como evitar a duplicao de equipamentos e recursos Como se comunicar eficazmente Como configurar e gerenciar uma rede As empresas perceberam que a tecnologia de rede aumentaria a produtividade enquanto lhes economizaria dinheiro. Novas redes foram sendo criadas ou expandidas to rapidamente quanto surgiam novos produtos e tecnologias de rede. No incio dos anos 80, houve uma grande expanso no uso de redes, apesar da desorganizao na primeira fase de desenvolvimento.

HISTRIA
O primeiro experimento conhecido de conexo de computadores em rede foi feito em 1965, nos estados unidos, por obra de dois cientistas: Lawrence Roberts e Thomas Merril. A experincia foi realizada por meio de uma linha telefnica discada de baixa velocidade, fazendo a conexo entre dois centros de pesquisa em Massachusetts e na Califrnia. Estava plantada ali a semente para o que hoje a Internet me de todas as redes. O nascimento das redes de computadores, no por acaso, esta associada a corrida espacial. Boa parte dos elementos e aplicaes essenciais para a comunicao entre computadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutao de pacotes de dados e o correio eletrnico, esto relacionados ao desenvolvimento da Arpanet, a rede que deu origem a internet. Ela foi criada por um programa desenvolvido pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) mais tarde rebatizada como DARPA. A agncia nasceu de uma iniciativa do departamento de defesa dos estados unidos, na poca preocupado em no perder terreno na corrida tecnolgica deflagrada pelos russos com o lanamento do satlite Sputinik, em 1957. Roberts, acadmico do MIT (Instituto de Tecnologia

de Massachusetts), era um dos integrantes da DARPA e um dos pais da Arpanet, que comeou em 1969 conectando quatro universidades: UCLA Universidade da Califrnia em Los Angeles, Stanford, Santa Brbara e Utah. A separao dos militares da Arpanet s ocorreu em 1983, com a criao da Milnet. Alguns dos marcos importantes para a evoluo das redes locais de computadores ocorreram nos anos 70. Ate a dcada anterior os computadores eram maquinas gigantescas que processavam informaes por meio da leitura de cartes ou fitas magnticas. No havia interao entre o usurio e a maquina. No final dos anos 60 ocorreram os primeiros avanos que resultaram nos sistemas multiusurios de tempo compartilhado. Por meio de terminais interativos, diferentes usurios revezavam-se na utilizao do computador central. A IBM reinava praticamente sozinha nessa poca. A partir de 1970, com o desenvolvimento dos minicomputadores de 32 bits, os grandes fabricantes, como IBM, HP e Digital, j comeavam a planejar solues com o objetivo de distribuir o poder de processamento dos mainframes e assim facilitar o acesso s informaes. O lanamento do VAX pela Digital, em 1977, estava calcado numa estratgia de criar uma arquitetura de rede de computadores. Com isso, a empresa esperava levar vantagem sobre a rival Big Blue. Quando um Vax era iniciado, ele j comeava a procurar por outras maquinas para se comunicar, um procedimento ousado numa poca em que poucas pessoas tinham idia do que era uma rede. A estratgia deu certo e o VAX alcanou grande popularidade, principalmente em aplicaes cientificas e de engenharia. Muitos anos depois, a Digital acabaria sendo comprada pela Compaq, que por sua vez, foi incorporada a HP. Mas as inovaes surgidas com o VAX e seu sistema operacional, o VMS, teriam grandes influencias nos computadores que viriam depois. O sistema operacional Unix, desenvolvido em 1969 nos laboratrios Bell, trouxe inovaes que logo o tornou popular nas universidades e nos centros de pesquisa a partir de 1974. Era um sistema portvel e modular, capaz de rodar em vrios computadores e evoluir junto com o hardware. Os sistemas operacionais da poca eram escritos em assembly, linguagem especifica para a plataforma de hardware. O Unix foi escrito quase totalmente em C, uma linguagem de alto nvel. Isso deu a ele uma indita flexibilidade. No comeo da dcada, ferramentas importantes foram criadas para o Unix, como o e-mail, o Telnet, que permitia o uso de terminais remotos, e o FTP, que se transformou no padro de transferncia de arquivos entre computadores em rede. Foi essa plataforma que nasceu a maior parte das tecnologias que hoje formam a Internet. Ethernet Um dos principais saltos tecnolgicos que permitiram a popularizao das redes foi o desenvolvimento da tecnologia ethernet. Para se ter uma idia do avano que essa inveno representou, basta lembrar que, at aquela poca, os computadores no compartilhavam um cabo comum de conexo. Cada estao era ligada a outra numa distancia no superior a 2 metros. O pai da Ethernet Robert Metcalfe, um dos gnios produzidos pelo MIT e por Harvard e fundador da 3Com.

Metcalfe era um dos pesquisadores do laboratrio Parc, que a Xerox mantm at hoje em Palo Alto, na Califrnia. Em 1972, ele recebeu a misso de criar um sistema que permitisse a conexo das estaes Xerox Alto entre si e com os servidores. A idia era que todos os pesquisadores do Parc pudessem compartilhar as recm-desenvolvidas impressoras a laser. Uma das lendas a respeito da criao da Ethernet que Metcalfe e sua equipe tomaram por base um sistema desenvolvido por um casal de estudantes da universidade de Aloha, no Hava. Utilizando um cabo coaxial, eles interligaram computadores em duas ilhas para poder conversar. O fato que, antes de chamar-se Ethernet, a partir de 1973, o sistema de Metcalfe tinha o nome de Alto Aloha Network. Ele mudou a denominao, primeiramente para deixar claro que a Ethernet poderia funcionar em qualquer computador e no apenas nas estaes Xerox. E tambm para reforar a diferena em relao ao mtodo de acesso CSMA (Carrier Sense Multiple Access) do sistema Aloha. A palavra ether foi uma referencia propagao de ondas pelo espao. O sistema de Metcalfe acrescentou duas letras, CD (de Collision Detection) sigla CSMA. Um detalhe importante, porque o recurso de deteco de coliso impede que dois dispositivos acessem o mesmo n de forma simultnea. Assim, o sistema Ethernet verifica se a rede est livre para enviar a mensagem. Se no estiver a mensagem fica numa fila de espera para ser transmitida. A ethernet comeou com uma banda de 2Mbps que permitia conectar 100 estaes em at 1 quilometro de cabo. No inicio, usava-se um cabo coaxial chamado yellow cable, de dimetro avantajado. A topologia era um desenho de barramento (algo parecido com um varal) no qual o computador ia sendo pendurado. O conector desse sistema foi apelidado de vampiro, porque mordia o cabo em pontos determinados. Dali saia um cabo serial que se ligava placa de rede. O yellow cable podia ser instalado no teto ou no cho, conectado ao cabo menor. O Mercado da Informao A Ethernet no foi a nica tecnologia de acesso para redes locais criada nessa poca, mas certamente se tornou o padro mais difundido, por sua simplicidade e eficincia, chegando a mais de 100 milhes de ns no mundo todo. As tecnologias Token Ring, da IBM, e a Arcnet, da Datapoint, chegaram a ter seus dias de gloria (esta ultima ainda largamente empregada no Japo para processos de automao industrial), mas perderam terreno para a poderosa concorrente. O primeiro impulso para difuso do padro Ethernet ocorreu quando a Digital, a Intel e a Xerox, em 1980 formaram um consorcio (DIX) para desenvolver e disseminar o padro que rapidamente evoluiu de 2Mbps para 10Mbps. O sistema Ethernet foi padronizado pelas especificaes do IEEE (Instituto dos Engenheiros de Eletricidade e Eletrnica), rgo que, entre outras funes, elabora normas tcnicas de engenharia eletrnica. O protocolo Ethernet corresponde especificao 802.3 do IEEE, publicada pela primeira vez em 1985. A conexo Ethernet utilizava, inicialmente, dois tipos de cabos coaxiais, um mais grosso (10 Base5) e outro mais fino (10 Base2). A partir de 1990, com o aumento da velocidade para 100Mbps, passou-se a usar o cabo de par tranado (10Base-T e 100Base-T), que tem a vantagem de ser mais flexvel e de baixo custo. Com o advento da fibra tica, o padro Ethernet j esta em sua terceira gerao. A Gigabit Ethernet, com velocidade de at 1Gbps.

Na dcada de 80, com a chegada dos computadores pessoais, as redes locais comearam a ganhar impulso. O mercado corporativo demandava solues para compartilhar os elementos mais caros da infra-estrutura de TI (impressoras e discos rgidos). A Novell, uma empresa fundada por mrmons em Salt Lake City, no estado americano de Utah, desenvolveu em 1983, o sistema operacional NetWare para servidores, que usava o protocolo de comunicao IPX, mais simples que o TCP/IP. O protocolo rapidamente ganhou fora e chegou a dominar 70% do mercado mundial at meados de 1993. A dcada de 80 foi marcada pela dificuldade de comunicao entres redes locais que e formavam e que eram vistas pelo mercado como ilhas de computadores com solues proprietrias, como SNA, da IBM, DECnet, da Digital, NetWare, da Novell, e NetBIOS da Microsoft. Esse problema fez com que um casal de namorados da universidade de Stanford, Sandra Lerner e Leonard Bosack, decidisse encontrar uma soluo para que as redes locais de cada departamento da universidade pudessem conversar. Diz lenda que a preocupao do casal, que mais tarde fundaria a Cisco, era trocar e-mails. E por isso inventaram o roteador, o equipamento que permitiu a conexo de duas redes normalmente incompatveis. A verdade que eles no inventaram, mas aperfeioaram e muito o projeto inical de um engenheiro chamado Bill Yeager. O produto foi lanado comercialmente em 1987. A Cisco hoje vale Bilhes e o resto Historia. O quebra-cabea das redes comea a se fechar a partir do momento que a Arpanet, em 1983, passa a ser de fato a Internet, adotando definitivamente a famlia de protocolos TCP/IP. No ano seguinte, surge outra grande inova o DNS (Domain Name System), mecanismo para resolver o problema de nome e endereos de servidores na rede. Com a criao da World Wide Web, em 1991, e o desenvolvimento do browser pelo fundador da Netscape, Marc Andreesen, a Internet deslanchou para se tornar a grande rede mundial de computadores. A difuso do protocolo TCP/IP no mundo corporativo que passou a ser a linguagem universal dos computadores se deu a partir das plataformas Unix da Sun e da HP. Nos anos 90, as empresas j estavam empenhadas em usar a informtica para melhorar o processo produtivo. O mercado comeou a migrar de plataformas proprietrias para sistemas abertos. A questo no era tecnologia, mas economia. O sistema Unix tinha vrios fornecedores, uma plataforma de desenvolvimento mais simples e mais verstil que os tradicionais mainframes. A pluralidade de plataformas passou a ser a regra nas empresas. Isso s foi possvel porque os obstculos interligao de sistemas de diferentes fabricantes j haviam sido superados. A Evoluo Em 1988, Dave Cutler, lder da equipe da Digital que havia criado o VMS, o arrojado sistema operacional do VAX, foi contratado pela Microsoft. A empresa j havia fracassado em uma tentativa anterior de competir com a Novell. Seu primeiro sistema operacional de rede, o LAN Manager, desenvolvido em conjunto com a IBM, no era preo para o NetWare. Culter levou para l boa parte da sua antiga equipe de programadores e tambm a filosofia que havia norteado a criao do VAX, de que a comunicao em rede deve ser um atributo bsico do sistema operacional. Ele liderou o desenvolvimento do Windows NT, lanado em 1993. Com ele, a Microsoft finalmente conseguiu conquistar algum espao nos servidores. O NT tambm foi base para o desenvolvimento do Windows 2000 e do Windows XP. De certa forma o XP neto do velho VMS.

Se, h 40 anos, a idia de uma rede de computadores era a de vrios aparelhos conectados, hoje a rede transformou-se numa dos principais meios de interao entre pessoas, de disseminao da informao e da realizao de negcios. O radio levou 38 anos at formar um publico de 50 milhes de pessoas. A TV levou 13 anos. A Internet precisou apenas quatro anos para alcanar essa marca. um salto e tanto para toda a humanidade.

EXTENSO:
PAN (Personal Area Network): Rede Pessoal. Composta por poucos equipamentos (em geral em nmero de 2). O celular e seu respectivo fone de ouvido bluetooth, um exemplo de rede PAN LAN (Local Area Network): Rede Local. Definida dentro de uma geografia limitada. Interliga equipamentos de um ambiente restrito (uma sala, um prdio ou um conjunto de prdios prximos). MAN (Metropolitan Area Network): Rede Metropolitana. Utilizadas na interligao de um conjunto de equipamentos em distncias maiores, por exemplo, escritrios ou prdios localizados em uma mesma cidade. WAN (Wide Area Network): Rede geograficamente distribuda. A distncia fsica no um fator limitante em sua constituio. Interligam equipamentos em cidades, pases e at continentes distintos.

FUNCIONALIDADE:
Cliente-Servidor (Client-Server): A tecnologia cliente/servidor uma arquitetura na qual o processamento da informao dividido em mdulos ou processos distintos. Um processo responsvel pela manuteno da informao (servidores) e outros responsveis pela obteno dos dados (os clientes). Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez, processa e envia os resultados dos pedidos. Geralmente, os servios oferecidos pelos servidores dependem de processamento especfico que s eles podem fazer. O processo cliente, por sua vez, fica livre para realizar outros trabalhos. A interao entre os processos cliente e servidor uma troca cooperativa, em que o cliente o ativo e o servidor reativo, ou seja o cliente requisita uma operao, e neste ponto o servidor processa e responde ao cliente.

Ponto-a-ponto (peer-to-peer): Uma rede chamada ponto-a-ponto (peer-to-peer em ingls) quando as vrias estaes podem ser tanto clientes como servidores. Dessa forma, uma estao pode oferecer um servio aos demais clientes da rede ao mesmo tempo que utiliza um servio oferecido por outro cliente. Neste tipo de rede no existe uma administrao centralizada, ningum especificamente encarregado de validar senhas, direitos, etc. As redes ponto-a-ponto so caracterizadas por um desempenho sofrvel e pouca segurana, e s so indicadas para ambientes muito pequenos (exemplo: rede com aproximadamente 12 estaes). Outros termos existentes: Internet: Rede mundial de computadores. Intranet: Rede local que usa a mesma estrutura da Internet para o acesso de dados na rede (muito utilizada em empresas). Extranet: Uma intranet que permite acesso remoto, isto , que pessoas tenham acesso a elas atravs de um modem.

DISPOSITIVOS DE REDE
At agora nos parece bvio que uma rede local um circuito para a conexo de computadores e envolve, pelo menos, computadores e cabos. No desenho abaixo temos a apresentao de uma rede simples, com apenas trs micros, mas que apresenta os componentes bsicos que todas as redes possuem. Esses componentes so:

SERVIDOR: um micro capaz de oferecer um recurso para a rede. Em redes ponto-aponto no h a figura do servidor; nesse tipo de rede os micros ora funcionam como servidores, ora como clientes. Destaca-se por ser um equipamento com maior poder de processamento (processador, memria) e espao em disco (hd). CLIENTE (ESTAO): um micro ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede. Tambm conhecido como estao. Utiliza os servios fornecidos pelo servidor. RECURSO: Qualquer servio que possa ser oferecido e utilizado pelos clientes da rede, como: compartilhamento de impressoras, arquivos, unidades de disco, acesso a Internet, etc. PROTOCOLO: Para que todos os dispositivos de uma rede possam se entender, independente do programa ou do fabricante dos componentes, eles precisam conversar usando uma mesma linguagem. Essa linguagem genericamente chamada protocolo. Dessa forma, os dados de uma rede so trocados de acordo com um protocolo, como, por exemplo, o famoso TCP/IP.

MEIO DE TRANSMISSO: Canal utilizado para transmitir os dados que sero trocados entre os diversos dispositivos que compem uma rede. Pode ser cabo (coaxial, par tranado, fibra ptica), ondas de rdio ou ondas de luz. PLACA DE REDE: A placa de rede, tambm chamada NIC (Network Interface Card), permite que computadores consigam ser conectados em rede, j que internamente os equipamentos usam um sistema de comunicao totalmente diferente do utilizado em redes. A comunicao na placa me de um PC feita no formato paralelo (onde todos os bits contendo informaes so transmitidos de uma s vez), enquanto que a comunicao em uma rede feita no formato serial ( transmitido um bit por vez, apenas). Sua funo controlar todo o envio e recebimento de dados atravs da rede. Cada placa de rede possui um endereo fsico denominado Mac Address. O Mac Address composto por 12 caracteres e nada mais do que um endereo de fbrica em cada placa de rede. Isso significa que cada placa possui um endereo fsico em particular diferenciando uma da outra. um nmero de seis bytes que normalmente representado por seis bytes hexadecimais separados por hfens ( - ). Por exemplo: 00-d0-a1-b2-c3-22. Os primeiros trs bytes, no exemplo, 00-d0-a1, identificam o fabricante da placa. Os restantes trs bytes, b2-c3-22, representam os ltimos seis dgitos ou letras do nmero de srie da placa. Cada topologia (formato) de rede exige um tipo especfico de placa de rede. O meio de comunicao escolhido tambm influencia no tipo de placa de rede, uma vez que cada meio de comunicao necessita de um formato de conexo distinto. HARDWARE DE REDE: todo perifrico envolvido na infra-estruturada utilizada (seja ele essencial na composio ou apenas com objetivo de melhora na comunicao). Entre os principais hardwares de rede esto: REPETIDOR: um dispositivo responsvel por ampliar o tamanho mximo do cabeamento da rede. Ele funciona como um amplificador de sinais, regenerando os sinais recebidos e transmitindo esses sinais para outro segmento da rede. No exemplo a seguir temos dois segmentos de rede Ethernet usando cabo coaxial fino. Cada segmento pode ter at 185 metros de extenso (limite do cabo coaxial fino). Com o uso do repetidor, podemos interligar vrios segmentos em uma nica rede, ampliando o comprimento mximo possvel da rede. Na ligao entre dois repetidores, pode ou no haver mquinas instaladas. Na figura a seguir, o comprimento mximo da rede foi ampliado para 555 metros, caso estejamos tambm utilizando o cabo coaxial fino na ligao entre os dois repetidores.

Como o nome sugere, ele repete as informaes recebidas em sua porta de entrada na sua porta de sada. Isso significa que, no segmento 1 da rede apresentada acima, quando a mquina A envia dados para a mquina B, no s todo o segmento 1 recebe esses dados ao mesmo tempo, mas tambm o segmento 3. O repetidor um elemento que no analisa os quadros de dados para verificar para qual segmento o quadro destinado. Assim, ele realmente funciona como um "extensor" do cabeamento da rede. como se todos os dois segmentos de rede apresentados nas figuras anteriores estivessem fisicamente instalados no mesmo segmento. Apesar de aumentar o comprimento do cabo da rede, o repetidor traz como desvantagem diminuir o desempenho da rede. Isso ocorre porque, como existiro mais mquinas na rede, as chances sero menores do cabeamento estar livre para o envio de um dado. E quando o cabeamento est livre, as chances de uma coliso sero maiores, j que teremos mais mquinas na rede. HUB: um dispositivo concentrador, responsveis por centralizar a distribuio dos quadros de dados. Funcionando assim como uma pea central, que recebe os sinais transmitidos pelas estaes e os retransmite para todas as demais. Apresenta tambm a facilidade de se identificar um cabo defeituoso.

Os tipos de hub encontrados so: Passivos: O termo Hub um termo muito genrico usado para definir qualquer tipo de dispositivo concentrador. Funcionam como um espelho, refletindo os sinais recebidos para todas as estaes a ele conectadas. Como ele apenas distribui o sinal, sem fazer qualquer tipo de amplificao, o comprimento total dos dois trechos de cabo entre um micro e outro, passando pelo hub, no pode exceder seu limite mximo. Ativos: So hubs que regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de envilos para todas as portas. Funcionam como repetidores. Na maioria das vezes, quando falamos somente hub estamos nos referindo a esse tipo de hub. Enquanto usando um hub passivo o sinal pode trafegar apenas dentro do limite mximo permitido pelo cabeamento utilizado somados os dois trechos de cabos entre as estaes, usando um hub ativo o sinal pode trafegar pelo limite mximo do cabeamento at o hub, e aps ser retransmitido por ele, trafegar mais x metros (conforme limitao j mencionada do cabeamento). Inteligentes: So hubs que permitem qualquer tipo de monitoramento. Este tipo de monitoramento, que feito via software capaz de detectar se preciso desconectar da rede estaes com problemas que prejudiquem o trfego ou mesmo que derrubem a rede inteira; detectar pontos de congestionamento na rede, fazendo o possvel para normalizar o trfego; detectar e impedir tentativas de invaso ou acesso no autorizado rede entre outras funes, que variam de acordo com a fabricante e o modelo do hub. Empilhveis: Tambm chamado stackable. Esse tipo de hub permite a ampliao do seu nmero de portas. Isto invoca os conceitos de cascateamento e empilhamento. Cascateamento: Existe a possibilidade de conectar dois ou mais hubs entre si. Quase todos os hubs possuem uma porta chamada Up Link que se destina justamente a esta conexo. Basta ligar as portas Up Link de ambos os hubs, usando um cabo de rede normal para que os hubs passem a se enxergar. Existem alguns hubs mais baratos que no possuem a porta Up Link, mas com um cabo cross-over pode-se conectar dois hubs. A nica diferena neste caso que ao invs de usar as portas Up Link, usar duas portas comuns.

importante ressaltar que caso se esteja interligando hubs passivos, a distncia total entre dois micros da rede, incluindo o trecho entre os hubs, no poder ser maior que o limite permitido pelo cabeamento, o que bem pouco no caso de uma rede grande. Neste caso, seria mais recomendvel usar hubs ativos, que amplificam o sinal.

Empilhamento: O recurso de conectar hubs usando a porta Up Link, ou usando cabos cross-over, utilizvel apenas em redes pequenas, pois qualquer sinal transmitido por um micro da rede ser retransmitido para todos os outros. Quanto mais computadores existirem na rede, maior ser o trfego e mais lenta a rede ser e apesar de existirem limites para conexo entre hubs e repetidores, no h qualquer limite para o nmero de portas que um hub pode ter. Assim, para resolver esses problemas os fabricantes desenvolveram o hub empilhvel. Esse hub possui uma porta especial em sua parte traseira, que permite a conexo entre dois ou mais hubs. Essa conexo especial faz com que os hubs sejam considerados pela rede um s hub e no hubs separados, eliminando estes problemas. O empilhamento s funciona com hubs da mesma marca. A interligao atravs de porta especifica com o cabo de empilhamento (stack) tem velocidade de transmisso maior que a velocidade das portas

BRIDGE (PONTE): A ponte um repetidor inteligente. Ela tem a capacidade de ler e analisar os quadros de dados que esto circulando na rede. Sendo assim, ela consegue ler os campos de endereamento MAC do quadro de dados. Com isso, a ponte no replica para outros segmentos dados que tenham como destino o mesmo segmento da origem. Se o computador A transfere dados para B, todos os micros do segmento 1 recebem os dados (mas s o micro B os captura). A ponte, por verificar que o endereo MAC de destino est presente no segmento 1, no replica o quadro para o segmento 2.

No caso do micro A estar transferindo dados para o micro F, a ponte verifica que o endereo MAC de destino encontra-se no segmento 2, passando, ento, a funcionar como um repetidor tradicional, replicando o quadro gerado no segmento 1 no segmento 2. SWITCH: Os switches so pontes contendo vrias portas. Ele envia os quadros de dados somente para a porta de destino do quadro, ao contrrio do hub, onde os quadros so transmitidos simultaneamente para todas as portas. Com isso, esse dispositivo consegue aumentar o desempenho da rede, j que manter o cabeamento da rede livre. Outra vantagem que mais de uma comunicao pode ser estabelecida simultaneamente, desde que as comunicaes no envolvam portas de origem ou destino que j estejam sendo usadas em outra comunicao.

Os switches conseguem enviar quadros diretamente para as portas de destino porque eles so dispositivos que aprendem. Quando uma mquina envia um quadro para a rede atravs do switch, o switch l o campo de endereo MAC de origem do quadro e anota em uma tabela interna o endereo MAC da placa de rede do micro que est conectado quela porta. No entanto, se o endereo MAC do quadro for desconhecido pelo switch, isto , ele no sabe qual porta deve entregar o quadro, ele gera um processo conhecido como inundao (flooding): ele envia o quadro para todas as suas portas (menos para a porta de origem do quadro). Nesse momento o switch opera igual a um hub. O switch tambm desaprende um endereo MAC. Aps um determinado perodo de tempo sem receber qualquer quadro de um determinado endereo MAC (por exemplo, cinco minutos), o switch elimina esse endereo de sua tabela. Isso permite que a estrutura fsica da rede seja alterada e o switch mantenha a sua capacidade de aprendizado, mantendo a rede funcionando.

Figura do switch

ROTEADOR: Roteadores so pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI (camada 3). Essa camada produzida no pelos componentes fsicos da rede, mas sim pelos protocolos de alto nvel. Tomando como base o protocolo mais utilizado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo IP o responsvel por criar o contedo dessa camada. O papel fundamental do roteador poder escolher um caminho para o datagrama chegar at o seu destino. Em redes grandes pode haver mais de um caminho, e o roteador o elemento responsvel por tomar a deciso de qual caminho percorrer. Em outras palavras, o roteador um dispositivo responsvel por interligar redes diferentes. Abaixo temos um exemplo de uso de roteadores. H dois caminhos para conectar um micro da rede 1 com um micro da rede 5: atravs do roteador 2 ou atravs do roteador 4.

Os roteadores podem decidir qual caminho tomar atravs de dois critrios, que: o caminho mais curto (que, nesse exemplo, o caminho do roteador 4) ou o caminho mais descongestionado (que no podemos determinar nesse exemplo; se o caminho do roteador 4 estiver congestionado, o caminho do roteador 2, apesar de mais longo, pode acabar sendo mais rpido). A grande diferena entre uma ponte e um roteador que o endereamento que a ponte utiliza o endereamento usado na camada de Link de Dados do modelo OSI, ou seja, o endereamento MAC das placas de rede, que um endereamento fsico. O roteador, por operar na camada de Rede, usa o sistema de endereamento dessa camada, que um endereamento lgico. No caso do TCP/IP, esse endereamento o endereo IP.

Em redes grandes - e a Internet o melhor exemplo - praticamente impossvel para uma ponte saber os endereos MAC de todas as placas de rede existentes na rede. Quando uma ponte no sabe um endereo MAC, ela usa a tcnica de inundao, isto , ela envia o pacote de dados para todas as suas portas. Imagine se na Internet cada roteador enviasse para todas as suas portas uma inundao toda vez que ele no soubesse um endereo MAC! A Internet simplesmente no funcionaria, por causa do excesso de inundaes! A vantagem do uso de endereos lgicos em redes grandes que eles so mais fceis de serem organizados hierarquicamente, isto , de uma forma padronizada. Mesmo que um roteador no saiba onde est fisicamente localizada uma mquina que possua um determinado endereo, ele envia o pacote de dados para outro roteador que tenha probabilidade de saber onde esse pacote deve ser entregue (roteador hierarquicamente superior). Esse processo continua at o pacote atingir a rede de destino, onde o pacote atingir a mquina de destino. Esta tcnica conhecida como tabela de roteamento (detalhamento a seguir). Outra vantagem que no caso da troca do endereo fsico de uma mquina na rede - por exemplo, a troca de uma placa de rede defeituosa - isso no faz com que o endereo lgico dessa mquina seja alterado. importante notar que o papel do roteador interligar redes diferentes (redes independentes), enquanto o papel de repetidores, hubs, pontes e switches de interligar segmentos pertencentes a uma mesma rede. Tabela de roteamento: Os roteadores possuem uma tabela interna que lista as redes que eles conhecem, chamada tabela de roteamento. Essa tabela possui ainda uma entrada informando o que fazer quando chegar um datagrama com endereo desconhecido. Essa entrada conhecida como rota padro ou default gateway. Assim, ao receber um datagrama destinado a uma rede que ele conhece, o roteador envia esse datagrama a essa rede, atravs do caminho conhecido. Caso ele receba um datagrama destinado a uma rede cujo caminho ele no conhece, esse datagrama enviado para o roteador listado como sendo o default gateway. Esse roteador ir encaminhar o datagrama usando o mesmo processo. Caso ele conhea a rede de destino, ele enviar o datagrama diretamente a ela. Caso no conhea, enviar ao roteador listado como seu default gateway. Esse processo continua at o datagrama atingir a sua rede de destino ou o tempo de vida do datagrama ter se excedido o que indica que o datagrama se perdeu no meio do caminho. Quando se fala em roteadores, pensamos em basicamente trs usos: conexo Internet, conexo de redes locais (LAN) ou conexo de longo alcance (WAN). Relembrando como vimos anteriormente podemos definir esse equipamento como sendo um modulo processador que interliga duas ou mais redes. Para ficar mais claro seu uso, vamos dar o exemplo do uso de roteadores na interligao entre duas redes: a Internet e a rede local de uma empresa, veja figura:

O roteador tpico para esse uso deve possuir basicamente duas portas: uma porta chamada WAN e uma porta chamada LAN. A porta WAN recebe o cabo que vem do backbone da Internet. Normalmente essa conexo na porta WAN feita atravs de um conector chamado V.35 que um conector de 34 Pinos. A porta LAN conectada sua rede local. Essa porta tambm pode ser chamada Eth0 ou sada Ethernet, j que a maioria das redes locais usa essa arquitetura. Existem outros tipos de conexes com o roteador, a ligao de duas redes locais (LAN), ligao de duas redes geograficamente separadas (WAN). O roteador mostrado apenas um exemplo ilustrativo, pois normalmente os roteadores vm com mais de uma porta WAN e com mais de uma porta LAN, sendo que essas portas tm caractersticas de desempenho muito distintas, definidas pelo modelo e marca de cada roteador.

Mantendo as mensagens em movimento Quando voc envia um e-mail a um amigo do outro lado do pas, como a mensagem chega ao computador dele em vez de chegar a outro dos milhes de computadores do mundo? Muito do trabalho de enviar uma mensagem de um computador a outro feito pelos roteadores, porque eles so as peas fundamentais para que a mensagem trafegue entre redes em vez de dentro delas. Vejamos o que um simples roteador pode fazer. Imaginemos uma pequena empresa que faz divertidos desenhos em 3-D para uma estao de televiso regional. A empresa tem 10 funcionrios, cada um com um computador. Quatro dos empregados so desenhistas de animaes, ao passo que o restante trabalha em vendas, na contabilidade e no gerenciamento. Os desenhistas, quando engajados em um projeto, necessitaro enviar, de um para o outro, grandes lotes de arquivos. Para tanto, eles iro utilizar uma rede.

Quando um desenhista envia um arquivo para outro, os grandes arquivos usam a maior parte da capacidade da rede, fazendo que ela fique muito lenta para os demais usurios. A razo disso que um nico usurio pode afetar toda a rede em razo da forma que a rede Ethernet funciona. Cada pacote de informao enviado de um computador visto por todos os outros computadores na rede local. Cada computador examina o pacote de dados e decide se ele foi destinado para aquele endereo. Isso mantm a configurao da rede simples, porm traz conseqncias ao desempenho, medida que aumenta o tamanho ou o nvel de atividade da rede. Para manter o trabalho dos desenhistas sem interferir no do restante das pessoas do escritrio, a empresa cria duas redes separadas, uma para os desenhistas e outra para o restante da empresa. Um roteador une as duas redes e as conecta Internet. Direcionando o trfego O roteador o nico equipamento que visualiza todas as mensagens enviadas por qualquer computador de qualquer uma das redes da empresa. Quando o desenhista, em nosso exemplo, envia um grande arquivo para outro, o roteador olha para o recipiente de endereamento e mantm o trfego na rede dos desenhistas. De outro lado, quando o desenhista envia uma mensagem para o contador perguntando sobre o cheque de uma despesa, o roteador olha para o recipiente de endereamento e despacha a mensagem entre as duas redes. Uma das ferramentas que o roteador usa para decidir onde o pacote de dados deve ir a tabela de configurao/roteamento. Uma tabela de configurao um conjunto de informaes que incluem: informao de quais conexes se ligam a um grupo de endereos em particular; prioridades a serem usadas nas conexes; regras para gerenciar tanto os casos de trfego rotineiro quanto os de trfego especial. A tabela de configuraes pode ter meia dzia de linhas, em roteadores pequenos, mas pode crescer consideravelmente em tamanho e complexidade em grandes roteadores que gerenciam enormes quantidades de mensagens da Internet. Um roteador tem, ento, duas tarefas distintas, porm relacionadas: Garantir que a informao no v para onde ela no necessria. Isso crucial para impedir que grandes volumes de dados venham a entupir as conexes de "meros espectadores"; Garantir que as informaes cheguem ao destino desejado. Ao executar esses dois servios, o roteador muito til em negociar separadamente com as duas redes de computadores. O roteador liga as duas redes, passando informaes de uma para a outra, e em alguns casos faz a traduo de vrios protocolos entre elas. Ele tambm protege as redes uma da outra, prevenindo o desnecessrio compartilhamento do trfego entre elas. medida que o nmero de redes anexadas umas s outras cresce, a tabela de configurao para o gerenciamento de trfego entre elas cresce e o poder do roteador ampliado. No obstante a quantidade de redes agregadas ao conjunto, a operao e a funcionalidade do roteador permanecem as mesmas. J que a Internet uma

imensa rede de milhares de pequenas redes, ela precisa dos roteadores como uma necessidade absoluta. Transmitindo pacotes de dados Quando voc faz uma chamada telefnica para algum do outro lado do pas, o sistema de telefonia estabelece um circuito estvel (em ingls) entre seu telefone e o telefone para o qual voc est ligando. O circuito pode envolver meia dzia ou mais de elementos, como cabos de cobre, comutadores, fibra ptica, microondas e satlites, mas uma vez estabelecidos eles permanecem constantes durante toda a a chamada. Esse circuito garante que a qualidade da linha entre voc e a pessoa chamada seja consistente durante a chamada, mas problemas com qualquer parte do circuito - talvez um fio desencapado em uma das linhas usadas, ou uma queda de fora em uma controladora fazem que sua chamada termine precoce e repentinamente. Ao enviar um e-mail com anexos para o outro lado do pas, um processo muito diferente usado. Dados de Internet, seja no formato de uma pgina da Web, seja um arquivo baixado em uma mensagem de e-mail, trafegam em uma sistema conhecido como rede de pacotes de dados comutados. Nesse sistema, os dados da mensagem ou arquivo so quebrados em pacotes com cerca de 1.500 bytes de tamanho. Cada um desses pacotes ganha uma moldura que inclui informaes do endereo do remetente, o endereo do destinatrio, o espao ocupado pela mensagem no pacote e como o computador receptor pode estar certo de que o pacote de dados chegou intacto. Cada pacote de dados ento enviado para seu destino pela melhor via disponvel - uma rota que pode ser pega por todos os outros pacotes na mensagem ou por nenhum outro. Isso parece ser muito complicado comparado com os elementos usados pelo sistema de telefonia, mas em uma rede designada para dados existem duas grandes vantagens para o plano de empacotamento comutado: A rede pode balancear as cargas entre vrios equipamentos em questo de milissegundos; Se houver um problema em um trecho da rede enquanto a mensagem est sendo transferida, pacotes podem ser direcionados contornando o problema, garantindo a entrega da totalidade da mensagem. O caminho de um pacote de dados Os roteadores que compem a principal parte da Internet podem reconfigurar os caminhos que os pacotes tomam, pois eles pesquisam as informaes com os roteadores adjacentes, trocando informaes sobre as condies da linha, como atrasos no recebimento e no envio dos dados do trfego em vrios segmentos da rede. Nem todos os roteadores, entretanto, executam tantos servios. Roteadores so apresentados em diferentes tamanhos. Por exemplo: Caso voc tenha habilitado uma conexo de Internet compartilhada entre dois computadores com Windows 98, voc estar usando um dos computadores (aquele com a conexo com a Internet) como um roteador simples. Nesse caso, o roteador faz pouco - simplesmente pesquisa os dados para saber quando eles so dirigidos a um

computador ou ao outro - e pode operar na retaguarda do sistema, sem afetar significativamente outros programas que voc possa estar executando. Roteadores um pouco maiores, do tipo utilizado para conectar uma pequena rede de escritrio Internet, faro um pouco mais. Esses roteadores freqentemente reforam as regras pertinentes segurana da rede do escritrio (tentando proteger a rede de certos ataques). Eles gerenciam trfego suficiente para os tornar, geralmente, equipamentos de espera em vez de programas executados em um servidor. Os grandes roteadores que costumam trabalhar os dados entre os principais pontos da Internet processam milhes de pacotes de dados por segundo, trabalhando para tornar a rede mais eficiente. Esses roteadores so grandes sistemas dedicados que tm muito mais em comum com supercomputadores do que com o servidor de seu escritrio. Sabendo para onde enviar os dados Os roteadores so um dos muitos equipamentos que formam o "encanamento" de uma rede de computadores. Hubs, switches e roteadores, todos tomam os sinais dos computadores ou das redes e os passam para outros computadores e redes, mas o roteador o nico que examina cada pacote de dados e toma a deciso exata para onde ele deve ir. Para tomar essas decises, os roteadores precisam primeiramente saber dois tipos de informaes: endereos e estrutura da rede. Quando um amigo envia um carto de aniversrio para ser entregue para voc em sua casa, ele provavelmente usa um endereo parecido com este: Jos da Silva Rua do Rosrio, 123 Lugar Qualquer, SP 45678 O endereo tem vrias partes, e cada uma ajuda os funcionrios do correio a transportar a carta at sua casa. O CEP pode agilizar o processo, mas mesmo sem ele a carta vai chegar at sua casa, contanto que seu amigo inclua seu Estado, cidade e rua no endereo. Voc pode pensar nesse endereo como um endereo lgico, porque ele descreve o meio pelo qual algum pode enviar uma mensagem para voc. Esse endereo lgico conectado a um endereo fsico que voc geralmente v somente quando est comprando ou vendendo uma propriedade. O mapa cartogrfico de um terreno ou planta de uma casa com latitude, longitude ou outros indicadores de limites dos terrenos d a descrio legal ou localizao de uma propriedade. Endereos lgicos Todo equipamento que se conecta a uma rede, desde uma rede de escritrio at a Internet, tem um endereo fsico. Esse um endereo nico para o equipamento que est agora conectado ao cabo de rede. Por exemplo, se sua estao de trabalho tem um carto de interface de rede (NIC), esse carto possui um endereo fsico permanente gravado em um local especial de memria. Esse endereo fsico, que chamado endereo MAC (sigla em ingls de Controle de Acesso de Mdia), tem duas partes, cada uma com 3 bytes

de comprimento. Os primeiros 3 bytes identificam a companhia que criou o NIC. Os 3 bytes seguintes so o nmero de srie do NIC. O interessante que seu computador pode ter vrios endereos lgicos ao mesmo tempo. Claro que voc est acostumado a ter vrios "endereos lgicos" trazendo mensagens para apenas um endereo fsico. Seu endereo de correspondncia, nmero telefnico (ou nmeros) e endereo de e-mail, todos servem para trazer mensagens para voc quando voc est em casa. Eles so simplesmente usados por diferentes tipos de mensagens diferentes redes, por assim dizer. Endereos lgicos em redes de computadores funcionam exatamente da mesma forma. Voc pode estar usando os esquemas de endereamento, ou protocolos, de vrios tipos de redes simultaneamente. Se voc est conectado Internet (e se voc estiver nos lendo provavelmente estar), ento tem um endereo que faz parte de um protocolo de rede TCP/IP . Se voc tambm tem uma rede caseira montada para a troca de arquivos entre vrios computadores caseiros, pode estar usando um protocolo NetBEUI da Microsoft. Se voc se conecta rede de sua empresa a partir de casa, provvel que seu computador tenha um endereo que se guie pelos protocolos IPX/SPX da Novell. Tudo isso pode coexistir em seu computador. Como o programa que permite a seu computador se comunicar com cada rede usa recursos como memria e tempo de processamento, voc no quer carregar protocolos que no usaria, mas no h problema em ter todos os protocolos que seu servio requeira rodando ao mesmo tempo. Entendendo os protocolos O primeiro e mais bsico servio de um roteador saber para onde enviar as informaes endereadas a seu computador. Assim como o funcionrio do correio do outro lado do pas sabe o suficiente para permitir que o carto de aniversrio chegue a voc sem saber onde fica sua casa, a maioria dos roteadores que encaminham uma mensagem de e-mail para voc no sabe o endereo MAC de seu computador, mas sabe o suficiente para fazer a mensagem prosseguir seu caminho. Os roteadores esto programados para entender os mais comuns protocolos de rede. Isso significa que eles conhecem os formatos dos endereos, quantos bytes esto no pacote de dados enviado para fora da rede e como ter a certeza de que os pacotes de dados atinjam seu destino e sejam ali reorganizados em seu formato original. Para os roteadores que so parte principal da "espinha dorsal" da Internet isso significa gerenciar e fazer circular milhes de pacotes de informaes a cada segundo. O simples movimento de pacotes de dados para seus destinos no tudo que um roteador ir fazer. importante, no atual mundo dos computadores, manter as mensagens seguindo seu caminho pela melhor rota possvel. Em uma rede moderna, todas as mensagens de e-mail so divididas em pequenos segmentos. Os segmentos so enviados individualmente e remontados quando recebidos em seu destino final. Como os segmentos individuais de informaes so chamados pacotes, e cada um deles pode ser enviado por diferentes caminhos, como um trem percorrendo diversos desvios, esse tipo de rede chamada rede de pacotes comutados. Com isso, no necessrio construir uma rede dedicada entre voc e seu amigo do outro

lado do pas. Seu e-mail seguir por qualquer um dos milhares de diferentes caminhos para chegar de um computador a outro. Dependendo da hora do dia ou do dia da semana, algumas partes das enormes redes pblicas de pacotes de dados comutados podem estar mais congestionadas do que outras. Quando isso ocorre, o roteador que compe esse sistema ir se comunicar com outro, e o trfego fora dos limites para a rea congestionada pode ser enviado para outra rota da rede que esteja mais livre. Com isso, a rede funciona com capacidade mxima sem sobrecarregar as reas j com filas. Rastreando uma mensagem Se voc estiver usando o sistema Windows da Microsoft, pode ver perfeitamente quantos roteadores esto envolvidos em seu trfego de Internet usando um programa de seu computador. O programa chamado Traceroute (segue-rota), e isso descreve o que ele faz. Ele rastreia a rota que o pacote de informaes toma para seguir de seu computador para outro computador conectado Internet. Para executar esse programa, clique em "Prompt de comando" no menu "Iniciar". No comando "C:WINDOWS>" digite: "tracert www.hsw.com.br". O resultado foi parecido com isto:

A primeira coluna mostra quantos roteadores existem entre seu computador e o roteador mostrado. Nesse caso, havia 14 roteadores envolvidos no processo (o nmero 15 o servidor de destino). As prximas trs colunas mostram quanto tempo um pacote de informao leva para ir de seu computador para o roteador mostrado e voltar. Em seguida, nesse exemplo, a partir da linha seis, vem o "nome " do roteador ou servidor. Isso algo que ajuda as pessoas a olhar para essa lista, mas no importante para os roteadores e computadores, assim como o trfego ao longo da Internet. Por fim, voc ver o endereo do Protocolo Internet (IP) de cada computador ou roteador. Os dados finais do diagnstico de rotas mostram que existem 14 roteadores entre o servidor de Internet e eu e que leva, em mdia, pouco mais do que 2,5 segundos para a informao ir de meu computador ao servidor e voltar.

Podemos usar o programa Traceroute para ver quantos roteadores existem entre voc e qualquer outro computador que voc possa especificar ou cujo endereo IP voc conhea. Pode ser interessante ver quantas fases so requeridas para ir de seu computador para fora do pas. Como moro nos Estados Unidos, decidi ver quantos roteadores existiam entre meu computador e o servidor de Internet da BBC - British Brodcasting Corporation - na Inglaterra. No comando "C:WINDOWS>" prompt, digitei "tracert www.bbc.com". O resultado foi este:

Voc pode ver que foi necessrio apenas mais um passo para alcanar o servidor da Web do outro lado do Oceano Atlntico, em relao a outro servidor a apenas dois Estados de distncia. Backbone da Internet Para atender a todos os usurios de uma grande rede privada, milhes e milhes de pacotes de trfego de dados precisam ser enviados ao mesmo tempo. Alguns dos maiores roteadores so feitos pela Cisco Systems, Inc. (em ingls), uma empresa especializada em equipamentos de rede. A srie de roteadores Gigabit Switch 12000 da Cisco o tipo de equipamento utilizado no backbone da Internet. Esses roteadores usam o mesmo tipo de projeto dos mais poderosos supercomputadores do mundo, um projeto que liga muitos processadores diferentes com uma srie de comutadores extremamente rpidos. A srie 12000 usa processador de 200 MHz MIPS R5000, o mesmo tipo de processador usado nas estaes de trabalho que geraram muitas das animaes de computadores e efeitos especiais usados nos filmes. O maior modelo da srie 12000, o 12016, usa uma srie de comutadores que podem gerenciar at 320 bilhes de bits de informaes por segundo e, quando completamente carregado com placas, move tanto quanto 60 milhes de pacotes de dados a cada segundo. Alm do poder dos processadores, esses roteadores podem gerenciar muitas informaes porque so altamente especializados. Aliviados da carga de

mostrar os desenhos 3-D e esperando por uma entrada de dados do mouse, os modernos processadores e programas podem lidar com surpreendentes quantidades de informao. Mesmo levando em conta o enorme poder de processamento de um grande roteador, como ele sabe qual, entre as muitas possibilidades de conexo, um pacote particular de dados deve escolher? A resposta est na tabela de configurao. O roteador ir pesquisar o endereo de destino e casar o endereo IP frente s regras na tabela de configurao. As regras diro quais pacotes de dados em um grupo particular de endereos (um grupo que pode ser grande ou pequeno, dependendo da preciso do roteador) devem ir em uma direo especfica. Em seguida, o roteador ir verificar o desenvolvimento da conexo primria naquela direo frente a outro conjunto de regras. Se o desempenho da conexo suficientemente bom, o pacote de dados enviado, e o prximo pacote tratado. Se a conexo no tem os parmetros de desenvolvimento esperados, uma alternativa escolhida e verificada. Finalmente, uma conexo encontrada com o melhor desempenho em um dado momento, e o pacote de dados ser enviado nessa rota. Tudo isso acontece em uma frao de segundo, e essa atividade acontece milhes de vezes em um segundo por todo o mundo, 24 horas por dia. Saber onde e como enviar uma mensagem a mais importante tarefa de um roteador. Alguns roteadores simples fazem isso e nada mais. Outros roteadores adicionam funes aos servios executados. Regras sobre quais mensagens dentro de uma empresa podem ser enviadas e de quais empresas as mensagens podem ser aceitas podem ser aplicadas a alguns roteadores.

TOPOLOGIA DE REDE
A topologia de rede diz respeito forma como os micros so fisicamente ligados entre si, ou seja, a estrutura fsica da rede ou, se preferir ainda, sua organizao geogrfica. A escolha da organizao topolgica de uma rede pode definir que tipo de hardware ser utilizado nela, como as mquinas sero interligadas, e ainda, em alguns casos, como ela ser organizada do ponto de vista lgico. Ao longo da historia das redes, varias topologias foram experimentadas, com maior ou menor sucesso. Os trs tipos abaixo so esquemas bsicos empregados na conexo dos computadores. Os outros so variantes deles: Barramento: Esta a topologia fsica utilizada pelas redes que utilizam cabos coaxiais. Neste tipo de rede um computador ligado ao outro, usando vrios segmentos de cabos e conectores T, que possuem o mesmo formato da letra, onde uma ponta ligada na placa de rede e as outras duas so ligadas s estaes vizinhas. Nas duas extremidades da rede temos terminadores, que absorvem os sinais, evitando que eles retornem na forma de interferncia. Os dados so transmitidos para todos os PCs conectados, mas apenas o destinatrio correto l os pacotes dados. Tambm permite uma boa flexibilidade, j que para adicionar mais computadores necessrio apenas conect-los aos j existentes e o custo baixo, j que no necessrio utilizar nenhum hardware de rede adicional. Apesar disso, esta topologia entrou em desuso, pois a velocidade ficou estacionada nos 10 megabits e os conectores so muito susceptveis a mal contatos e outros problemas difceis de isolar. Outro detalhe que, um problema em algum segmento do cabo ou em algum conector faz com que toda a rede seja paralisada, dificultando desta forma a identificao do problema.

Anel (Token Ring): Os computadores so ligados um aps o outro em uma linha que se fecha em forma de anel. Pode-se entender essa rede como um barramento sem comeo nem fim. As redes Token Ring, da IBM, utilizam esse tipo de organizao para seus clientes. As redes desenvolvidas dessa maneira so normalmente redes ponto-a-ponto (as mquinas se comunicam umas com as outras, sem possuir um servidor central). Em uma rede de anel uma estao de trabalho pode sempre receber e/ou enviar dados de duas outras estaes: a anterior a ela e a imediatamente posterior. Tanto o hardware de rede ( hubs) quanto as placas de rede e at mesmo os conectores dos cabos tm que ser prprios para redes Token Ring. O custo de montar uma rede Token Ring muito maior que o de uma rede Ethernet, e sua velocidade de transmisso est limitada a 16 mbps, contra os 100 mbps permitidos pelas redes Ethernet. Porm, as redes

Token Ring trazem algumas vantagens sobre sua concorrente: a topologia lgica em anel quase imune a colises de pacote, e pelas redes Token Ring obrigatoriamente utilizarem hubs inteligentes, o diagnstico e soluo de problemas mais simples. Devido a estas vantagens, as redes Token Ring ainda so razoavelmente utilizadas em redes de mdio a grande porte. Contudo, no recomendvel pensar em montar uma rede Token Ring para seu escritrio, pois os hubs so muito caros e a velocidade de transmisso em pequenas redes bem mais baixa que nas redes Ethernet. Como mencionado anteriormente, as redes Token Ring utilizam uma topologia lgica de anel. Apesar de estarem fisicamente conectadas a um hub, as estaes agem como se estivessem num grande anel e so praticamente imunes a colises. Uma explicao simples do seu modo de funcionamento o seguinte: o Se voc tem uma grande quantidade de pessoas querendo falar (numa reunio por exemplo), como fazer para que apenas uma fale de cada vez? Uma soluo seria usar um basto de falar: quem estivesse com o basto (e somente ele) poderia falar por um tempo determinado, ao final do qual deveria passar o basto para outro que quisesse falar e esperar at que o basto volte, caso queira falar mais. justamente este o sistema usado em redes Token Ring. Um pacote especial, chamado pacote de Token circula pela rede, sendo transmitido de estao para estao. Quando uma estao precisa transmitir dados, ela espera at que o pacote de Token chegue e, em seguida, comea a transmitir seus dados. A transmisso de dados em redes Token tambm diferente. Ao invs de serem irradiados para toda a rede, os pacotes so transmitidos de estao para estao (da a topologia lgica de anel). A primeira estao transmite para a segunda, que transmite para a terceira, etc. Quando os dados chegam estao de destino, ela faz uma cpia dos dados para s, porm, continua a transmisso dos dados. A estao emissora continuar enviando pacotes, at que o primeiro pacote enviado d uma volta completa no anel lgico e volte para ela. Quando isto acontece, a estao pra de transmitir e envia o pacote de Token, voltando a transmitir apenas quando receber novamente o Token. O sistema de Token mais eficiente em redes grandes e congestionadas, onde a diminuio do nmero de colises resulta em um maior desempenho em comparao com redes Ethernet semelhantes. Porm, em redes pequenas e mdias, o sistema de Token bem menos eficiente do que o sistema de barramento lgico das redes Ethernet, pois as estaes tm de esperar bem mais tempo antes de poder transmitir.

Estrela: Esta a topologia mais recomendada atualmente. Nela, todas as estaes so conectadas a um ponto de convergncia ou n comum em outras palavras, um perifrico concentrador (hub ou switch). Alm disso, para que uma rede seja considerada em estrela o elemento central (concentrador) deve gerenciar o fluxo de dados, estando diretamente conectado a cada n. Uma rede com um servidor central s considerada como em topologia estrela quando este se encontra conectado a um concetrador que, por sua vez, se comunica com as estaes de trabalho.

Ao contrrio da topologia linear onde a rede inteira parava quando um trecho do cabo se rompia, na topologia em estrela apenas a estao conectada pelo cabo interrompe seu funcionamento. Alm disso, temos a grande vantagem de podermos aumentar o tamanho da rede sem a necessidade de interromp-la. Na topologia linear, quando queremos aumentar o tamanho do cabo necessariamente devemos parar a rede, j que este procedimento envolve a remoo do terminador resistivo. No caso da utilizao de um hub, a topologia fisicamente ser em estrela, porm logicamente ela continua sendo uma rede de topologia linear. O hub um perifrico que repete para todas as suas portas os pacotes que chegam, assim como ocorre na topologia linear. Em outras palavras, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, todas as demais estaes recebem esse mesmo pacote. Portanto, continua havendo problemas de coliso e disputa para ver qual estao utilizar o meio fsico. J no caso da utilizao de um switch, a rede ser tanto fisicamente quanto logicamente em estrela. Este perifrico tem a capacidade de analisar o cabealho de endereamento dos pacotes de dados, enviando os dados diretamente ao destino, sem replic-lo desnecessariamente para todas as suas portas. Desta forma, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, somente esta recebe o pacote de dados. Isso faz com que a rede torne-se mais segura e muito mais rpida, pois praticamente elimina problemas de coliso. Alm disso, duas ou mais transmisses podem ser efetuadas simultaneamente, desde que tenham origem e destinos diferentes, o que no possvel quando utilizamos topologia linear ou topologia em estrela com hub.

CABEAMENTO
O projeto de cabeamento de uma rede, que faz parte do meio fsico usado para interligar computadores, um fator de extrema importncia para o bom desempenho de uma rede. Esse projeto envolve aspectos sobre a taxa de transmisso, largura de banda, facilidade de instalao, imunidade a rudos, confiabilidade, custos de interface, exigncias geogrficas, conformidade com padres internacionais e disponibilidades de componentes. O sistema de cabeamento determina a estabilidade de uma rede. Pesquisas revelam que cerca de 80% dos problemas fsicos ocorridos atualmente em uma rede tem origem no cabeamento, afetando de forma considervel a confiabilidade da mesma. O custo para a implantao do cabeamento corresponde a aproximadamente 6% do custo total de uma rede, mais 70% da manuteno de uma rede direcionada aos problemas oriundos do cabeamento.

Em matria de cabos, os mais utilizados so os cabos de par tranado, os cabos coaxiais e cabos de fibra ptica. Cada categoria tem suas prprias vantagens e limitaes, sendo mais adequado para um tipo especfico de rede. Os cabos de par tranado so os mais usados pois tem um melhor custo beneficio, ele pode ser comprado pronto em lojas de informtica, ou feito sob medida, ou ainda produzido pelo prprio usurio, e ainda so 10 vezes mais rpidos que os cabos coaxiais. Os cabos coaxiais permitem que os dados sejam transmitidos atravs de uma distncia maior que a permitida pelos cabos de par tranado sem blindagem (UTP), mas por outro, lado no so to flexveis e so mais caros que eles. Outra desvantagem que a maioria delas requerem o barramento ISA, no encontradas nas Placas mes novas. Os cabos de fibra ptica permitem transmisses de dados a velocidades muito maiores e so completamente imunes a qualquer tipo de interferncia eletromagntica, porm, so muito mais caros e difceis de instalar, demandando equipamentos mais caros e mo de obra mais especializada. Apesar da alta velocidade de transferncia, as fibras ainda no so uma boa opo para pequenas redes devido ao custo. Cabos de Fibra ptica: Sem as fibras pticas, a Internet e at o sistema telefnico que temos hoje seriam inviveis. Com a migrao das tecnologias de rede para padres de maiores velocidades como ATM, Gigabit Ethernet e 10 Gigabit Ethernet, o uso de fibras

pticas vem ganhando fora tambm nas redes locais. O produto comeou a ser fabricado em 1978 e passou a substituir os cabos coaxiais nos Estados Unidos na segunda metade dos anos 80. Em 1988, o primeiro cabo submarino de fibras pticas mergulhou no oceano, dando inicio a superestrada da informao. O fsico indiano Narinder Singh Kanpany o inventor da fibra ptica, que passou a ter aplicaes praticas na dcada de 60 com o advento da criao de fontes de luz de estado slido, como o raio laser e o LED, diodo emissor de luz. Sua origem, porem, data do sculo 19, com os primeiros estudos sobre os efeitos da luz. Existem dois tipos de fibras pticas: As fibras multmodo e as monomodo. A escolha de um desses tipos dependera da aplicao da fibra. As fibras multmodo so mais utilizadas em aplicaes de rede locais (LAN), enquanto as monomodo so mais utilizadas para aplicaes de rede de longa distancia (WAN). So mais caras, mas tambm mais eficientes que as multmodo. Aqui no Brasil, a utilizao mais ampla da fibra ptica teve inicio ma segunda metade dos anos 90, impulsionada pela implementao dos backbones das operadoras de redes metropolitanas. Em 1966, num comunicado dirigido Bristish Association for the Advancement of Science, os pesquisadores K.C.Kao e G.A.Hockham da Inglaterra propuseram o uso de fibras de vidro, e luz, em lugar de eletricidade e condutores de cobre na transmisso de mensagens telefnicas. Ao contrrio dos cabos coaxiais e de par tranado, que nada mais so do que fios de cobre que transportam sinais eltricos, a fibra ptica transmite luz e por isso totalmente imune a qualquer tipo de interferncia eletromagntica. Alm disso, como os cabos so feitos de plstico e fibra de vidro (ao invs de metal), so resistentes corroso. O cabo de fibra ptica formado por um ncleo extremamente fino de vidro, ou mesmo de um tipo especial de plstico. Uma nova cobertura de fibra de vidro, bem mais grossa envolve e protege o ncleo. Em seguida temos uma camada de plstico protetora chamada de cladding, uma nova camada de isolamento e finalmente uma capa externa chamada bainha

A transmisso de dados por fibra ptica realizada pelo envio de um sinal de luz codificado, dentro do domnio de freqncia do infravermelho a uma velocidade de 10 a 15 MHz. As fontes de transmisso de luz podem ser diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. O cabo ptico com transmisso de raio laser o mais eficiente em potncia devido a sua espessura reduzida. J os cabos com diodos emissores de luz so muito baratos, alm de serem mais adaptveis temperatura ambiente e de terem um ciclo de vida maior que o do laser.

O cabo de fibra ptica pode ser utilizado tanto em ligaes ponto a ponto quanto em ligaes multmodo. A fibra ptica permite a transmisso de muitos canais de informao de forma simultnea pelo mesmo cabo. Utiliza, por isso, a tcnica conhecida como multiplexao onde cada sinal transmitido numa freqncia ou num intervalo de tempo diferente.

A fibra ptica tem inmeras vantagens sobre os condutores de cobre, sendo as principais: Maior alcance Maior velocidade Imunidade a interferncias eletromagnticas O custo do metro de cabo de fibra ptica no elevado em comparao com os cabos convencionais. Entretanto seus conectores so bastante caros, assim como a mo de obra necessria para a sua montagem. A montagem desses conectores, alm de um curso de especializao, requer instrumentos especiais, como microscpios, ferramentas especiais para corte e polimento, medidores e outros aparelhos sofisticados.

Devido ao seu elevado custo, os cabos de fibras pticas so usados apenas quando necessrio atingir grandes distncias em redes que permitem segmentos de at 1 KM, enquanto alguns tipos de cabos especiais podem conservar o sinal por at 5 KM (distncias maiores so obtidas usando repetidores).

Mesmo permitindo distncias to grandes, os cabos de fibra ptica permitem taxas de transferncias de at 155 mbps, sendo especialmente teis em ambientes que demandam uma grande transferncia de dados. Como no soltam fascas, os cabos de fibra ptica so mais seguros em ambientes onde existe perigo de incndio ou exploses. E para completar, o sinal transmitido atravs dos cabos de fibra mais difcil de interceptar, sendo os cabos mais seguros para transmisses sigilosas. A seguir veremos os padres mais comuns de redes usando fibra tica: FDDI (Fiber Distributed Data Interface) FOIRL (Fiber- Optic InterRepeater Link) 10BaseFL 100BaseFX 1000BaseSX 1000BaseLX Cabo Coaxial: O cabo coaxial foi o primeiro cabo disponvel no mercado, e era at a alguns anos atrs o meio de transmisso mais moderno que existia em termos de transporte de dados, existem 4 tipos diferentes de cabos coaxiais, chamados de 10Base5, 10Base2, RG-59/U e RG-62/U. O cabo 10Base5 o mais antigo, usado geralmente em redes baseadas em mainframes. Este cabo muito grosso, tem cerca de 0.4 polegadas, ou quase 1 cm de dimetro e por isso muito caro e difcil de instalar devido baixa flexibilidade. Outro tipo de cabo coaxial o RG62/U, usado em redes Arcnet. Temos tambm o cabo RG-59/U, usado na fiao de antenas de TV. Os cabos 10Base2, tambm chamados de cabos coaxiais finos, ou cabos Thinnet, so os cabos coaxiais usados atualmente em redes Ethernet, e por isso, so os cabos que voc receber quando pedir por cabos coaxiais de rede. Seu dimetro de apenas 0.18 polegadas, cerca de 4.7 milmetros, o que os torna razoavelmente flexveis. Os cabos coaxiais so cabos constitudos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plstico, chamada de dieltrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta.

O cabo Thin Ethernet deve formar uma linha que vai do primeiro ao ltimo PC da rede, sem formar desvios. No possvel portanto formar configuraes nas quais o cabo forma um Y, ou que usem qualquer tipo de derivao. Apenas o primeiro e o ltimo micro do cabo devem utilizar o terminador BNC.

O Cabo 10base2 tem a vantagem de dispensar hubs, pois a ligao entre os micros feita atravs do conector T, mesmo assim o cabo coaxial caiu em desuso devido s suas desvantagens: Custo elevado Instalao mais difcil e mais fragilidade Se o terminador for retirado do cabo, toda a rede sai do ar Redes formadas por cabos Thin Ethernet so de implementao um pouco complicada. preciso adquirir ou construir cabos com medidas de acordo com a localizao fsica dos PCs. Se um dos PCs for reinstalado em outro local preciso utilizar novos cabos, de acordo com as novas distncias entre os PCs. Pode ser preciso alterar duas ou mais sees de cabo de acordo com a nova localizao dos computadores. Alm disso, os cabos coaxiais so mais caros que os do tipo par tranado.

O 10 na sigla 10Base2, significa que os cabos podem transmitir dados a uma velocidade de at 10 megabits por segundo, Base significa banda base e se refere distncia mxima para que o sinal pode percorrer atravs do cabo, no caso o 2 que teoricamente significaria 200 metros, mas que na prtica apenas um arredondamento, pois nos cabos 10Base2 a distncia mxima utilizvel de 185 metros.

Usando cabos 10Base2, o comprimento do cabo que liga um micro ao outro deve ser de no mnimo 50 centmetros, e o comprimento total do cabo (do primeiro ao ltimo micro) no pode superar os 185 metros. permitido ligar at 30 micros no mesmo cabo, pois acima disso, o grande nmero de colises de pacotes ir prejudicar o desempenho da rede, chegando a ponto de praticamente impedir a comunicao entre os micros em casos extremos. Cabo Par Tranado: O cabo par tranado surgiu com a necessidade de se ter cabos mais flexveis e com maior velocidade de transmisso, ele vem substituindo os cabos coaxiais desde o incio da dcada de 90. Hoje em dia muito raro algum ainda utilizar cabos coaxiais em novas instalaes de rede, apesar do custo adicional decorrente da utilizao de hubs e outros concentradores. O custo do cabo mais baixo, e a instalao mais simples. O nome par tranado muito conveniente, pois estes cabos so constitudos justamente por 4 pares de cabos entrelaados. Os cabos coaxiais usam uma malha de metal que protege o cabo de dados contra interferncias externas; os cabos de par tranado por sua vez, usam um tipo de proteo mais sutil: o entrelaamento dos cabos cria um campo eletromagntico que oferece uma razovel proteo contra interferncias externas.

Existem basicamente dois tipos de cabo par tranado: os cabos sem blindagem chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair) e os blindados conhecidos como STP (Shielded Twisted Pair). A nica diferena entre eles que os cabos blindados alm de contarem com a proteo do entrelaamento dos fios, possuem uma blindagem externa (assim como os cabos coaxiais), sendo mais adequados a ambientes com fortes fontes de interferncias, como grandes motores eltricos e estaes de rdio que estejam muito prximas. Outras fontes menores de interferncias so as lmpadas fluorescentes (principalmente lmpadas cansadas que ficam piscando), cabos eltricos quando colocados lado a lado com os cabos de rede e mesmo telefones celulares muito prximos dos cabos.

Na realidade o par tranado sem blindagem possui uma tima proteo contra rudos, s que usando uma tcnica de cancelamento e no atravs de uma blindagem. Atravs dessa tcnica, as informaes circulam repetidas em dois fios, sendo que no segundo fio a informao possui a polaridade invertida. Todo fio produz um campo eletromagntico ao seu redor quando um dado transmitido. Se esse campo for forte o suficiente, ele ir corromper os dados que estejam circulando no fio ao lado (isto , gera Rudo). Em ingls esse problema conhecido como cross-talk. A direo desse campo eletromagntico depende do sentido da corrente que esta circulando no fio, isto , se positiva ou ento negativa. No esquema usado pelo par tranado, como cada par transmite a mesma informao s que com a polaridade invertida, cada fio gera um campo eletromagntico de mesma intensidade mas em sentido contrario. Com isso, o campo eletromagntico gerado por um dos fios anulado pelo campo eletromagntico gerado pelo outro fio.

Alm disso, como a informao transmitida duplicada, o receptor pode facilmente verificar se ela chegou ou no corrompida. Tudo o que circula em um dos fios deve existir no outro fio com intensidade igual, s que com a polaridade invertida. Com isso, aquilo que for diferente nos dois sinais rudo e o receptor tem como facilmente identific-lo e elimin-lo. Quanto maior for o nvel de interferncia, menor ser o desempenho da rede, menor ser a distncia que poder ser usada entre os micros e mais vantajosa ser a instalao de cabos blindados. Em ambientes normais porm os cabos sem blindagem costumam funcionar bem.

Existem, no total, 5 categorias de cabos de par tranado. Em todas as categorias a distncia mxima permitida de 100 metros. O que muda a taxa mxima de transferncia de dados e o nvel de imunidade a interferncias. Os cabos de categoria 5 que tem a grande vantagem sobre os outros 4 que a taxa de transferncia que pode chegar at 100 mbps, e so praticamente os nicos que ainda podem ser encontrados venda, mas em caso de dvida basta checas as inscries no cabo, entre elas est a categoria do cabo, como na foto abaixo.

A EIA/TIA (Electronic Industries Alliance/Telecommunications Industry Association), rgo norte-americano responsvel pela padronizao de sistemas de telecomunicaes, padronizou os cabos do tipo par tranado em uma norma chamada 568. Nessa norma, os cabos so classificados em categorias, de 1 a 5. Os cabos de categoria 1 e 2 so usados por sistemas de telefonia, enquanto os cabos de categoria 3, 4 e 5 so usados por redes locais: Categoria 3: Permite comunicaes at 16 Mbps. utilizado por redes 10BaseT, isto , por redes utilizando par tranado operando a 10 Mbps. tambm utilizado em redes Token Ring. Categoria 4: Permite comunicaes at 20 Mbps. Categoria 5: Permite comunicaes, at 100 Mbps. o tipo de cabo par tranado mais usado hoje em dia. Possui uma impedncia de 100 Mbps e utilizado por redes 100BaseT. Tambm utilizado em redes 1000BaseT. Dessa forma, atualmente quando dizemos 'par tranado' est implcito o uso de cabo categoria 5, que o tipo de cabo mais usado atualmente. A utilizao do cabo de par tranado tem suas vantagens e desvantagens, vejamos as principais: Vantagens: Preo. Mesma com a obrigao da utilizao de outros equipamentos na rede, a relao custo beneficia se torna positiva. Flexibilidade. Como ele bastante flexvel, ele pode ser facilmente passado por dentro de condutes embutidos em paredes. Facilidade. A facilidade com que se pode adquirir os cabos, pois em qualquer loja de informtica existe esse cabo para venda, ou at mesmo para o prprio usurio confeccionar os cabos.

Velocidade. Atualmente esse cabo trabalha com uma taxa de transferncia de 100 Mbps. Desvantagens: Comprimento. Sua principal desvantagem o limite de comprimento do cabo que de aproximadamente 100 por trecho. Interferncia. A sua baixa imunidade interferncia eletromagntica, sendo fator preocupante em ambientes industriais. No cabo de par tranado tradicional existem quatro pares de fio. Dois deles no so utilizados pois os outros dois pares, um utilizado para a transmisso de dados (TD) e outro para a recepo de dados (RD). Entre os fios de nmeros 1 e 2 (chamados de TD+ e TD ) a placa envia o sinal de transmisso de dados, e entre os fios de nmeros 3 e 6 (chamados de RD+ e RD ) a placa recebe os dados. Nos hubs e switches, os papis desses pinos so invertidos. A transmisso feita pelos pinos 3 e 6, e a recepo feita pelos pinos 1 e 2. Em outras palavras, o transmissor da placa de rede ligado no receptor do hub ou switch, e vice-versa.

Como confeccionar cabos de par tranado A montagem do cabo par tranado relativamente simples. Alm do cabo, voc precisar de um conector RJ-45 de presso para cada extremidade do cabo e de um alicate de presso para conectores RJ-45 tambm chamado de Alicate crimpador. Tome cuidado, pois existe um modelo que usado para conectores RJ-11, que tm 4 contatos e so usados para conexes telefnicas.

Assim como ocorre com o cabo coaxial, fica muito difcil passar o cabo por condutes e por estruturas usadas para ocultar o cabo depois que os plugues RJ-45 esto instalados. Por isso, passe o cabo primeiro antes de instalar os plugues. Corte o cabo no comprimento desejado. Lembre de deixar uma folga de alguns centmetros, j que o micro poder posteriormente precisar mudar de lugar. Alm disso, voc poder errar na hora de instalar o plugue RJ-45, fazendo com que voc precise cortar alguns poucos centmetros do cabo para instalar novamente outro plugue. Para quem vai utilizar apenas alguns poucos cabos, vale a pena compr-los prontos. Para quem vai precisar de muitos cabos, ou para quem vai trabalhar com instalao e manuteno de redes, vale a pena ter os recursos necessrios para construir cabos. Devem ser comprados os conectores RJ-45, algumas um rolo de cabo, um alicate para fixao do conector e um testador de cabos. No vale a pena economizar comprando conectores e cabos baratos, comprometendo a confiabilidade. O alicate possui duas lminas e uma fenda para o conector. A lmina indicada com (1) usada para cortar o fio. A lmina (2) serve para desencapar a extremidade do cabo, deixando os quatro pares expostos. A fenda central serve para prender o cabo no conector.

(1): Lmina para corte do fio (2): Lmina para desencapar o fio (3): Fenda para crimpar o conector Corte a ponta do cabo com a parte (2) do alicate do tamanho que voc vai precisar, desencape (A lmina deve cortar superficialmente a capa plstica, porm sem atingir os fios) utilizando a parte (1) do alicate aproximadamente 2 cm do cabo. Pois o que protege os cabos contra as interferncias externas so justamente as tranas. parte destranada que entra no conector o ponto fraco do cabo, onde ele mais vulnervel a todo tipo de interferncia Remova somente a proteo externa do cabo, no desencape os fios.

Identifique os fios do cabo com as seguintes cores: Branco com verde Verde Branco com laranja Laranja Branco com azul Azul Branco com marrom Marrom Desenrole os fios que ficaram para fora do cabo, ou seja, deixe-os retos e no tranados na ordem acima citada, como mostra a figura abaixo.

O par tranado possui um limite de dois dispositivos por cabo; ele sempre usado com dois plugues RJ-45, cada um conectado em uma das pontas do cabo. Os cabos par tranado normalmente utilizam um esquema de ligao chamado pino-a-pino. Neste esquema, o pino 1 do primeiro plugue ligado ao pino 1 do segundo plugue, o pino 2 ligado ao pino 2 e assim sucessivamente at o oitavo pino.

O sistema de cabeamento 10BaseT original utiliza o seguinte padro:

Esse esquema de fiao derivado do padro T568A do TIA/EIA, que o padro preferido na ligao dos fios do cabo par tranado no plugue RJ-45.

Corte os fios com a parte (1) do alicate em aproximadamente 1,5cm do invlucro do cabo.Observe que no conector RJ-45 que para cada pino existe um pequeno tubo onde o fio deve ser inserido. Insira cada fio em seu tubo, at que atinja o final do conector. Lembrando que no necessrio desencapar o fio, pois isto ao invs de ajudar, serviria apenas para causar mau contato, deixado o encaixe com os pinos do conector folgado.

Ao terminar de inserir os fios no conector RJ-45, basta inserir o conector na parte (3) do alicate e pression-lo. A funo do alicate neste momento fornecer presso suficiente para que os pinos do conector RJ-45, que internamente possuem a forma de lminas, esmaguem os fios do cabo, alcanando o fio de cobre e criando o contato, ao mesmo tempo, uma parte do conector ir prender com fora a parte do cabo que est com a capa plstica externa. O cabo ficar definitivamente fixo no conector.

Aps pressionar o alicate, remova o conector do alicate e verifique se o cabo ficou bom, par isso puxe o cabo para ver se no h nenhum fio que ficou solto ou folgado. Uma dica que ajuda bastante a utilizao das borrachas protetoras dos conectores RJ45, pois o uso desses traz vrios benefcios com facilita a identificao do cabo com o uso de cores diferentes, mantm o conector mais limpo, aumenta a durabilidade do conector nas operaes de encaixe e desencaixe, d ao cabo um acabamento profissional.

Montar um cabo de rede com esses protetores fcil. Cada protetor deve ser instalado no cabo antes do respectivo conector RJ-45. Depois que o conector instalado, ajuste o protetor ao conector.

Testar o Cabo Para testar o cabo muito fcil utilizando os testadores de cabos disponveis no mercado. Normalmente esses testadores so compostos de duas unidades independentes. A vantagem disso que o cabo pode ser testado no prprio local onde fica instalado, muitas vezes com as extremidades localizadas em recintos diferentes. Chamaremos os dois componentes do testador: um de testador e o outro de terminador. Uma das extremidades do cabo deve ser ligada ao testador, no qual pressionamos o boto ON/OFF. O terminador deve ser levado at o local onde est a outra extremidade do cabo, e nele encaixamos o outro conector RJ-45.

Uma vez estando pressionado o boto ON/OFF no testador, um LED ir piscar. No terminador, quatro LEDs piscaro em seqncia, indicando que cada um dos quatro pares est corretamente ligado. Observe que este testador no capaz de distinguir ligaes erradas quando so feitas de forma idntica nas duas extremidades. Por exemplo, se os fios azul e verde forem ligados em posies invertidas em ambas as extremidades do cabo, o terminador apresentar os LEDs piscando na seqncia normal. Cabe ao usurio ou tcnico que monta o cabo, conferir se os fios em cada conector esto ligados nas posies corretas. Para quem faz instalaes de redes com freqncia, conveniente adquirir testadores de cabos, lojas especializadas em equipamentos para redes fornecem cabos, conectores, o alicate e os testadores de cabos, alm de vrios outros equipamentos. Mais se voc quer apenas fazer um cabo para sua rede, existe um teste simples para saber se o cabo foi crimpado corretamente: basta conectar o cabo placa de rede do micro e ao hub (ou switch). Tanto o LED da placa quanto o do hub devero acender. Naturalmente, tanto o micro quanto o hub devero estar ligados. No fique chateado se no conseguir na primeira vez, pois a experincia mostra que para chegar perfeio preciso muita prtica, e at l comum estragar muitos conectores. Para minimizar os estragos, faa a crimpagem apenas quando perceber que os oito fios chegaram at o final do conector. No fixe o conector se perceber que alguns fios esto parcialmente encaixados. Se isso acontecer, tente empurrar mais os fios para que encaixem at o fim. Se no conseguir, retire o cabo do conector, realinhe os oito fios e faa o encaixe novamente. Cabo Cross-over Os cabos par tranado fazem uma ligao pino-a-pino entre os dispositivos que estejam interligando, por exemplo, a ligao de um micro a um concentrador (hub/switch). Um par de fios usado para a transmisso e outro par usado para a recepo. O que acontece dentro do concentrador que esse dispositivo conecta os sinais que esto saindo das mquinas (TD) s

entradas de dados das demais mquinas (RD) e vice- versa, para que a comunicao possa ser estabelecia. Esse esquema chamado cross-over (cruzamento). Sem o cross-over dentro do concentrador a comunicao no seria possvel, j que os micros tentariam transmitir dados para a sada de dados dos demais micros, e no para a entrada de dados, como o correto.

Em algumas situaes pode ser que tenhamos de interligar equipamentos que no faam o cross-over internamente. Por exemplo, se voc quiser montar uma rede com apenas dois micros usando par tranado sem utilizar um concentrador (isto , ligando os micros diretamente) o cabo pino-a-pino no funcionar, pois com ele voc ligar a sada de dados do primeiro micro sada de dados do segundo micro (e no entrada de dados, como seria o correto). Nesse tipo de situao, voc precisa utilizar um cabo cross-over, que faz o cruzamento externamente, no cabo.

Outro uso bastante comum do cabo cross-over na ligao de dois concentradores. Se voc ligar dois concentradores usando portas convencionais, que j faam o cross-over, um cabo pino-a-pino ir anular o cruzamento, e os sinais de transmisso do primeiro concentrador sero ligados aos sinais de transmisso do segundo concentrador, e no s entradas de recepo, como o correto. A seguir vemos a correta ligao de dois hubs usando portas com cross-over interno, utilizando, para isso, um cabo cross-over.

O cabo cross-over, ao contrrio do cabo pino-a-pino, interliga a sada de dados do primeiro micro entrada de dados do segundo e vice-versa. A pinagem desse tipo de cabo para redes 10BaseT mostrada na tabela a seguir.

Cabeamento Estruturado As redes mais populares utilizam a arquitetura Ethernet usando cabo par tranado sem blindagem (UTP). Nessa arquitetura, h a necessidade de um dispositivo concentrador, tipicamente um hub, para fazer a conexo entre os computadores. Em redes pequenas, o cabeamento no um ponto que atrapalhe o dia-a-dia da empresa, j que apenas um ou dois hubs so necessrios para interligar todos os micros. Entretanto, em redes mdias e grandes a quantidade de cabos e o gerenciamento dessas conexes pode atrapalhar o dia-a-dia da empresa. A simples conexo de um novo micro na rede pode significar horas e horas de trabalho (passando cabos e tentando achar uma porta livre em um hub). a que entra o Cabeamento Estruturado. A idia bsica do cabeamento estruturado fornece ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento que facilite a instalao e remoo de equipamentos, sem muita perda de tempo. Dessa forma, o sistema mais simples de cabeamento estruturado aquele que prov tomadas RJ-45 para os micros da rede em vez de conectarem o hub diretamente aos micros. Podendo haver vrios pontos de rede j preparados para receber novas maquinas. Assim, ao trocar um micro de lugar ou na instalao de um novo micro, no haver a necessidade de se fazer o cabeamento do micro at o hub; este cabeamento j estar feito, agilizando o dia-a-dia da empresa.

A idia do cabeamento estruturado vai muito alem disso. Alm do uso de tomadas, o sistema de cabeamento estruturado utiliza um concentrador de cabos chamado Patch Panel (Painel de Conexes). Em vez de os cabos que vm das tomadas conectarem-se diretamente ao hub, eles so conectados ao patch panel. Dessa forma, o patch panel funciona como um grande concentrador de tomadas.

O patch panel um sistema passivo, ele no possui nenhum circuito eletrnico. Trata-se somente de um painel contendo conectores. Esse painel construdo com um tamanho padro, de forma que ele possa ser instalado em um rack.

O uso do patch panel facilita enormemente a manuteno de redes medis e grandes. Por exemplo, se for necessrio trocar dispositivos, adicionar novos dispositivos (hubs e switches, por exemplo) alterar a configurao de cabos, etc., basta trocar a conexo dos dispositivos no patch panel, sem a necessidade de alterar os cabos que vo at os micros. Em redes grandes comum haver mais de um local contendo patch panel. Assim, as portas dos patch panels no conectam somente os micros da rede, mas tambm fazem a ligao entre patch panels. Para uma melhor organizao das portas no patch panel, este possui uma pequena rea para poder rotular cada porta, isto , colocar uma etiqueta informando onde a porta esta fisicamente instalada. Dessa forma, a essncia do cabeamento estruturado o projeto do cabeamento da rede. O cabeamento deve ser projetado sempre pensado na futura expanso da rede e na facilitao de manuteno. Devemos lembrar sempre que, ao contrario de micros e de programas que se tornam obsoletos com certa facilidade, o cabeamento de rede no algo que fica obsoleto com o passar dos anos. Com isso, na maioria das vezes vale pena investir em montar um sistema de cabeamento estruturado.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like