You are on page 1of 17

ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. Metforas da Desordem: o contexto social da doena mental. 1edio, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978.

PUC-Rio PUCB Nmero de chamada: 362.2 A345 CD

Bolsista: Anderson da Silva Ramos Novembro de 2008.

Autoria:
Jose Augusto Guilhon Albuquerque bacharel em Filosofia pela Fac Nacional de Filosofia, Univ. do Brasil (1962), Mestre em Sociologia do Desenvolvimento - Universit Catholique de Louvain (1969), Doutor em Sociologia do Desenvolvimento Universit Catholique de Louvan (1972) e Livredocente em Cincia Poltica - USP (1976). Atualmente Assessor Parlamentar do Presidente da Assemblia Legislativa de So Paulo e Titular aposentado da Universidade de So Paulo. Pesquisas e publicaes nas reas de Cincia Poltica (Teoria Poltica, Comportamento Eleitoral), e Relaes Internacionais ( Politica externa brasileira, Integrao regional, Mercosul, e Relaes Bilaterais com os EUA). Fundou e dirigiu o Departamento de Cincia Poltica e o Ncleo de Relaes Internacionais da USP.

Natureza do texto:
O livro Metforas da Desordem: o contexto social da doena mental. produto de uma coletnea de textos sobre um mesmo objeto, a partir de uma nica abordagem, ao longo de cinco anos de leituras, debates e pesquisas. Um texto que como prprio autor se refere, pode ser estudado a partir da ordem que voc desejar por conta de sua gama de observaes tericas sobre a questo da doena mental.

Tese central:
Um estudo sobre o horror que a ordem social manifesta diante da desordem que ela mesma provoca. uma anlise das condies concretas em que o fenmeno natural da desordem mental institucionalizada, isto , apropriado como objeto de real saber e poder legtimo por instituies socialmente reconhecidas, que se fazem reconhecer precisamente pelo domnio que exercem sobre a insanidade e seus efeitos nos indivduos e coletividades. O autor analisa as mudanas na abordagem das instituies sobre o tema das doenas mentais.

Interlocuo:
Erving Goffman com seus conceitos de instituio total. Porm Albuquerque acredita, que no necessita somente de estruturas fsicas para segregar os indivduos, porque . O sistema social conta, portanto, com meios de segregao mais sutis do que os muros da priso ou do asilo, capazes, inclusive, de prolongar com muros invisveis o sistema carcerrio.. (pg.31) Robert Castel, no que concerne relao entre juristas e mdicos. Alm do autor mostrar os avanos de Castel em suas pesquisas e formulaes ideolgicas sobre as foras de controle social. Castel parte da elucidao do que est em jogo no conflito que ope o discurso mdico ao discurso judicirio, a saber, a substituio de uma forma de controle social por outra. (pg.35) Michel Foucault e suas teorias sobre as relaes de pode presentes na sociedade. A preocupao de Foucault, e da equipe de diversas disciplinas formada em torno dele, no se restringe mais s relaes entre a psiquiatria e a justia, mas visa todo saber que se insere em uma instituio que enfeixa, portanto, relaes de poder o que finalmente pode aplicar-se a qualquer instituio. (pg. 33)

Importncia para a pesquisa:


Organiza algumas relaes j pensadas sobre o tema entre mdicos e juristas.

Aprofunda mais o conhecimento sobre alguns intelectuais e facilita a apresentao e relao de idias de diversos pensadores sobre o tema.

Abre novas questes como o problema de ideologias dentro do campo mdico.

Estrutura do texto:
Parte 1: FUNES SOCIAIS DA DOENA MENTAL. Captulo 1 Doena mental, metfora da desordem. Captulo 2 Da dessegregao ao conformismo. Captulo 3 Aventuras no Planeta Psi. Captulo 4 O contexto scio-econmico da psicoterapia. (Conhecer a terapia pelo terapeuta. No detendo nenhuma importncia para a Pesquisa). Parte 2: A DOENA MENTAL E SUA INSTITUCIONALIZAO. Captulo 5 Elementos para uma anlise da prtica institucional. Captulo 6 O louco, entre o juiz e o mdico. Captulo 7 Psicanlise e instituio.

Parte 1: FUNES SOCIAIS DA DOENA MENTAL. Captulo 1 Doena mental, metfora da desordem. O autor apresenta alguns exemplos concretos do que seria a funo social da doena mental no presente contexto. Uma loucura que se figura como um estigma, e como um sinal distintivo que posiciona o louco na categoria das classes perigosas. E essas classes perigosas deveriam ser regulamentadas a partir das premissas de lei e ordem do espao social. A partir da idia de ordem de carter abstrato e racional, surge a imagem do louco como contraposio a esse ideal apresentando um carter irracional a esta ordem social. E tambm da idia de lei, figura o louco como patologia e exceo nesse espao social, e que deve ser regulamentado. Dessa forma a psiquiatria no sabe da onde se legitima seu poder, se das diretrizes da lei que lhe confere autoridade legal sobre a doena mental, e consequentemente sobre os doentes mentais, ou se das normas cientficas que se baseia suas premissas e que entende que sua funo uma ao reguladora de cura sobre o louco.

Para o autor, este contato entre o saber cientfico e o saber judicirio praticamente constitutivo da cincia da doena mental e assim desta instituio. A funo social da doena mental, deve criar formas classificatrias que permita separar a marginlia do grupo dos homens vlidos a partir de um princpio que torne inteligvel a excluso desse indivduos anormais. Isso seria a busca da sociedade, se liberar se deus indivduos anormais e que algum se encarregue deles. Captulo 2 Da dessegregao ao conformismo. Neste captulo o autor apresenta basicamente os autores com quem ele faz sua interlocuo. Apresenta o argumento de Erwing Goffman, sobre as instituies totais e que esses mecanismos seriam reflexos do poder da sociedade, que poderia ser definida como simples brao repressor desse espao social. O lugar de segregao seria o hospcio, porque foi a sociedade que teve essa escolha. O hospcio observando o entendimento de Foucault seria a opo apresentada para retirar o louco do mbito da represso judiciria, mas o colocando na esfera da represso mdica, retirando o de um espao e colocando em outro.

A partir destas relaes entre espao judicirio e espao mdico, Albuquerque chama a ateno para o argumento mais forte de Castel, que por conta dessas relaes entre as instituies totalitrias, suas funes e caractersticas no desaparece, mas muda de figura. Ou seja, de tanto tentar se tratar um criminoso como um desajustado ou de se criminalizar um louco com suas possveis tendncias perigosas ao bem do espao social, se transforma loucura em crime e um criminoso em um louco. O grande problema destas relaes que o poder judicirio um poder que de certa forma detm um limite, que este poder controlado politicamente dando assim contas de sua funo a sociedade. Mas o pode mdico entende que sua legitimidade encontra-se no seu prprio saber e manuteno deste conhecimento, ou seja no detm contas com ningum, somente com sua prpria vontade. Como parte da segregao, o autor afirm que Foucault observava as inmeras opes de proteger o discurso da sociedade contra a tendncia irracional, mentirosa e amoral da loucura e a delinquncia. E entre esses mecanismos o encarceramento. Para Albuquerque, Foucault no pretende observar somente as relaes entre juistas e mdicos, mas sim entender as relaes de poder e decontrole que se formam a partir destas relaes.

Para Castel, o jogo de conflitos entre o discursos mdico e judicirio seriam definidores do embate para determinar qual conhecimento ser o detentor do controle social. E que o campo da medicina estaria ganhando terreno, por estar acontecendo uma medicalizao de fatos que antes eram considerados de ordem poltica e social. Para Albuquerque o que est acontecendo que a sociedade tenta libertar seus segregados de suas prises, mas ainda presente na sociedade preconceitos que acabam criando um espao de segregao para esses indivduos. Captulo 3 Aventuras no Planeta Psi. Este captulo no detm importncia para o Grupo de Pesquisa, mas nos dois trechos que foram atribudos no fichamento (logo abaixo) pode-se pensar numa questo muito interessante: Houve uma mudana no quadro de interesse e inteno das instituies mdicas ao longo do sculo XIX e XX, mas com essas mudanas pode se perguntar essas instituies eram meros agentes do aparelho Estatal ou meras peas nos mecanismos do poder econmico. E sendo de uma ou de outra funo, esse cientistas podem conclamar sua independncia e neutralidade cientfica?

Ainda mais recentemente a prtica da medicina comeou a ser enfocada de um outro ponto de vista, j presente, de certa forma, nos estudos de Foucault: no mais como arte ou articulao de cincias, mas como instituio. Deixouse, ento, de considerar as teorias mdicas e certos aspectos de sua prtica, sobretudo a prtica hospitalar como objeto de uma histria das idias, passando-se a encar-las como contrapartida ideolgica e pratica da instituio mdica. Com isso, a anlise da instituio mdica inseriu-se num movimento intelectual mais amplo: o da crtica generalizada a que tm sido submetida as instituies e organizaes que, na sociedade industrial, congregam especialmente os intelectuais. in ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. Metforas da Desordem: o contexto social da doena mental. 1edio, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978. pg. 38 O que parece central, e justifica a nfase dada a toda a analise sociolgica do problema, a questo de saber se os intelectuais tm, ainda, alguma base para proclamar sua independncia e neutralidade cientfica, no momento em que as instituies que garantiam e onde se praticava essa independncia e essa neutralidade passaram a agir como se eles fossem meros agentes do aparelho de Estado, ou meras peas nos mecanismo do poder econmico. in ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. Metforas da Desordem: o contexto social da doena mental. 1edio, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978.pg.40

Parte 2: A DOENA MENTAL E SUA INSTITUCIONALIZAO. Captulo 5 Elementos para uma anlise da prtica institucional. Albuquerque apresenta os elementos da prtica institucional para poder entender como esse sistema funciona e que se resumiriam pelo menos em:o objeto institucional, o mbito de ao institucional, os atores institucionais. O objeto institucional aquilo sobre cuja propriedade a instituio reivindica o monoplio de legitimidade. Definir-se como instituio , portanto, apropriar-se de um objeto Do primeiro ponto de vista, a definio do objeto institucional opera atravs de um eixo em funo do qual se polariza o objeto e se outro: sade/doenas, salvao/danao, normal/patolgico, cidado/deliquente, etc O que sustenta o objeto institucional so relaes sociais, o que de resto, vale para todo objeto social. A propriedade do objeto, ou sua guarda, o que autoriza a ao institucional, sobre as relaes sociais que sustentam esse objeto. O mbito de uma instituio deve ser definido, portanto, a partira das relaes sociais que inclui, e no em funo de suas fronteiras materiais. O mbito de uma escola, por exemplo, no seria os alunos matriculados, mas a sua relao pedaggica com a escola em qualquer idade o tempo escolar.

Por conta deste monoplio do objeto, a instituio se torna totalitria sobre o objeto, detendo qualquer legitimidade de ao sobre o seu monoplio do objeto. S pode ser restringida pela extenso do mbito de outra instituio. E nesse embate como resultado quem sofre so os atores dessas instituies. (pode-se pensar que por conta dos embates entre mdicos e juristas, quem sofre o doente? Pensando na lgica de Albuquerque.) A ao institucional nada mais do que a prtica de um de seus agentes, mandantes, clientes, etc. Ou, mais precisamente, o resultado de relaes sociais entre agentes e mandantes ou agente e clientes, e assim por diante. Ora, a prtica de cada um desses atores , com freqncia, divergente, e muitas vezes complementar e contraditria com respeito de outros. A prtica institucional , portanto, a resultante das prticas conflitantes dos diversos atores.

Para o autor, a forma institucional que se configura acaba criando afirmaes no interior deste espao institucional. Como o saber profissional institucionalizado sendo publicamente reconhecido no espao da sociedade, o profissional acaba se distanciando do seu objeto e somente se preocupando com o aprimoramento do seu saber e de sua prtica. O objeto se torna propriedade da comunidade e da sociedade, na perspectiva das instituies, dessa maneira relega as instituies um atributo de guardi desta saber.

Captulo 6 O louco, entre o juiz e o mdico.

Neste captulo, o autor chama a ateno para o entendimento de Foucault sobre a cumplicidade entre a instituio mdica e judiciria, e que a instituio mdica acaba se utilizando da mentalidade carcerria. No entendimento de Foucault, para se negar as vozes que colocavam em perigo o equilbrio social deveria se utilizar de todos os mecanismo da sociedade, um deles o sistema prisional, para assim acabar com o discurso de negao da ordem moral e social proveniente da delinquncia e a loucura. Outro intelectual apresentado por Albuquerque, Jacques Donzelot definia a eficcia prpria do aparelho institucional como o efeito conjugado da criao de uma ordem simblica e cultural, e da manuteno da ordem social. A sociedade utiliza dos mecanismos de regulamentao para conseguir estabelecer a sua ordem social, que simplismente demonstra a fora de atuao do Estado sobre esse espao social.

A viso de Castel sobre a interveno mdica sobre este espao judicirio depende de trs variveis possveis: a posio do perito psiquitrico com relao ao saber mdico, a posio com relao medicina psiquitrica e sua posio dentro da estrutura do poder local ou nacional. Castel acredita que neste sentido o diagnstico pode variar entre a no-loucura do mdico do interior, para a loucura de tendncia criminosa dos mdicos prximos a capital e ao poder jurisdicional. Mas o mais importante para Albuquerque sobre a viso de Castel, que Robert Castel acredita que o que est em jogo nesse embates entre mdicos e juristas sua teoria sobre qual instituio ira deter o controle social e assim regulamentar estas sociedades.

Captulo 7 Psicanlise e instituio. Neste captulo Albuquerque apresenta os embates ideolgicos dentro da instituio mdica e psiquitrica e como sua ideologia e interesses mudaram de rumo.Para o autor o cientista no seu exerccio profissional acaba seguindo as regras e leis desse prprio setor institucional, oq eu acaba atrapalhadno os embates entre os profissionais.

Porm o que pode mudar na tica dessa instituio a demanda que a sociedade busca deste tipo de saber. A nova relao de trabalho define ao mesmo tempo a nova forma de prtica profissional e a demanda social, que se modificando provoca todas as outras modificaes. O impasse a que leva esta posio deve-se a duas razes. Em primeiro lugar, tais profissionais so forados a distinguir uma demanda boa, ou real, de uma demanda falsa ou m. A primeira a que esto disposto a satisfazer, e a segunda definida por entidades impalpveis, o Estado , a Sociedade, a Famlia, o Meio. A demanda real (por exemplo, essa necessidade de regresso e de viagem de que tanto falam certos anti-psiquiatras_ refere-se sua prpria prtica anti-institucional; a demanda falsa, refere-se, por outro lado, prtica das instituies que combatem, correspondentes imaginrios da Famlia ou da Sociedade. Toda resposta imaginria contm sempre sua prpria questo...A demanda social, que condensa, ao mesmo tempo, nova relao de trabalho, a prtica profissional e seu produto, deslocada, de um pblico especfico, para totalidades abstratas: a Famlia, a Escola, a Sociedade (deslocamento de parta para o todo). Por meio de nova condensao, essas totalidades abstratas se confundem, por sua vez, e ao mesmo tempo, com a instituio e a prtica profissional dominante na instituio. Para eles, e Estado, a Famlia, etc., por um lado, definem a demanda e, por outro lado, determinam as prticas institucionais que a satisfazem. O profissional, portanto, nada mais do que um joguete na tramas dessas instncias imaginrias. in ALBUQUERQUE, J. A. Guilhon. Metforas da Desordem: o contexto social da doena mental. 1edio, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978.pg.108

Bibliografia (interessante Pesquisa):

BORDIEU & PASSERON, BORDIUE & PASSERON, Rapport pdagogique et communication, Paris, Mouton , 1965. CASTEL, Robert. Linsititution psychiatrique en question, Ver. Franaise de Sociologie, XII (1971). CASTEL, Robert. Linconscient social de la psychanalise, in Topique, n 1 (1969) FIRST, Elsa. Em defesa da humanidade dos loucos, in Opinio, 10/VI/74. GENTIS, Roger. Lidologie mdicale, in Le Monde, 19/v/71, p. 16. GOFFMAN, Erwin. Manicmios, prises e conventos. So Paulo, Perpesctiva, 1974.

You might also like